You are on page 1of 27

TEORIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PHILIPPE PERRENOUD

PHILIPPE PERRENOUD
O socilogo suo Philippe Perrenoud bastante citado por educadores brasileiros. O principal motivo do sucesso o fato de ele discorrer, de forma clara e explicativa, sobre temas complexos e atuais, como formao, avaliao, principalmente, o desenvolvimento de competncias, que um dos pontos mais reconhecidos de seu trabalho.

PHILIPPE PERRENOUD
a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informaes etc.) para solucionar uma srie de situaes (PERRENOUD, 2000).

10 COMPETNCIAS PARA ENSINAR

1. ORGANIZAR E DIRIGIR SITUAES DE APRENDIZAGEM.

Conhecer, para determinada disciplina, os contedos a serem ensinados e sua traduo em objetivos de aprendizagem. Trabalhar a partir das representaes dos alunos. Trabalhar a partir dos erros e dos obstculos aprendizagem. Construir e planejar dispositivos e sequncias didticas. Envolver os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimentos.

2. ADMINISTRAR A PROGRESSO DAS APRENDIZAGENS.

Conceber e administrar situaes-problema ajustadas ao nvel e s possibilidades dos alunos. Adquirir uma viso longitudinal dos objetivos de ensino. Estabelecer laos com as teorias subjacentes s atividades de aprendizagem. Observar e avaliar os alunos em situaes de aprendizagens, de acordo com uma abordagem formativa. Fazer balanos peridicos de competncias e tomar decises de progresso.

3. CONCEBER E FAZER EVOLUIR OS DISPOSITIVOS DE DIFERENCIAO.

Administrar a heterogeneidade no mbito de uma turma. Abrir, ampliar a gesto de classe para um espao mais vasto. Fornecer apoio integrado, trabalhar com alunos portadores de grandes diculdades. Desenvolver a cooperao entre os alunos e certas formas simples de ensino mtuo.

4. ENVOLVER OS ALUNOS EM SUAS APRENDIZAGENS E EM SEU TRABALHO.

Suscitar o desejo de aprender, explicar a relao com o saber, o sentido do trabalho escolar e desenvolver no aluno a capacidade de auto-avaliao. Instituir e fazer funcionar um conselho de alunos (conselho de classe ou de escola) e negociar com eles diversos tipos de regras e de contratos. Oferecer atividades opcionais de formao, la carte. Favorecer a denio de um projeto pessoal do aluno.

5. TRABALHAR EM EQUIPE.

Elaborar um projeto de equipe, representaes comuns. Dirigir um grupo de trabalho, conduzir reunies. Formar e renovar uma equipe pedaggica. Enfrentar e analisar em conjunto situaes complexas, prticas e problemas prossionais. Administrar crises ou conitos interpessoais.

6. PARTICIPAR DA ADMINISTRAO DA ESCOLA.

Elaborar, negociar um projeto da Instituio. Administrar os recursos da escola. Coordenar, dirigir uma escola com todos os seus parceiros (servios paraescolares, bairro, associaes de pais, professores de lngua e cultura de origem). Organizar e fazer evoluir, no mbito da escola, a participao dos alunos.

7. INFORMAR E ENVOLVER OS PAIS.

Dirigir reunies de informao e de debate. Fazer entrevistas. Envolver os pais na construo dos saberes.

8. UTILIZAR NOVAS TECNOLOGIAS.

Utilizar editores de textos. Explorar as potencialidades didticas dos programas em relao aos objetivos de ensino. Comunicar-se distncia por meio da telemtica. Utilizar as ferramentas multimdia no ensino.

9. ENFRENTAR OS DEVERES E OS DILEMAS TICOS DA PROFISSO.

Prevenir a violncia na escola e fora dela. Lutar contra os preconceitos e as discriminaes sexuais, ticas e sociais. Participar da criao de regras de vida comum referentes disciplina na escola, s sanes e apreciao da conduta. Analisar a relao pedaggica, a autoridade, a comunicao em aula. Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justia.

10. ADMINISTRAR SUA PRPRIA FORMAO CONTINUA.

Saber explicitar as prprias prticas. Estabelecer seu prprio balano de competncias e seu programa pessoal de formao contnua. Negociar um projeto de formao comum com os colegas (equipe, escola, rede). Envolver-se em tarefas em escala de uma ordem de ensino ou do sistema educativo. Acolher a formao dos colegas e participar dela.

BIBLIOGRAFIA
PERRENOUD, Philippe. 10 Novas Competncias para Ensinar. Porto Alegre. Editora Artmed. 2000; PERRENOUD, Philippe. Formando professores prossionais. Quais estratgias? Quais competncias? Porto Alegre, Editora Artmed, 2001.

VIDEOS
http://www.youtube.com/watch?v=7Xuw1PuvsTk http://www.youtube.com/watch?v=AQvAVuTPW80

You might also like