You are on page 1of 2

condenadas, tanto no Velho como no Novo Testamento. , absolutamente e sempre, errado tentar consultar os mortos.

O Que a Bblia Ensina sobre

Concluso: O que faremos?

entendimento correto do ensinam ento Bblico sobre a morte tem aplicao prtica em nossas vidas. Eis duas sugestes especficas sobre as aplicaes que devemos fazer:

Devemos resistir s doutrinas e prticas que no so baseadas na Bblia, incluindo: ! A ideia de que a existncia termina com a morte ! As tentativas de comunicar com os mortos ! A doutrina do purgatrio ! A doutrina da reencarnao Devemos viver de acordo com os ensinamentos da Bblia, de modo que estejamos prontos, quando encontrarmos Jesus (Mateus 24:42-44; 2 Pedro 3:10-13).
D12e-11j

Morte e o Julgamento?
a

ascemos, vivemos e morremos. E depois? Esta pergunta tem desafiado a humanidade atravs da Histria do Mundo. Nosso entendimento do que acontece aps a morte influenciar muito a maneira pela qual vivemos. Para aqueles que procuram agradar a Deus, importante saber o que ele revelou sobre este assunto. S por um estudo da Bblia podemos evitar os perigosos erros da sabedoria humana. O que a morte? O que acontecer depois que morrermos? A Bblia responde a essas perguntas.

por Dennis Allan

O que a morte?

morte uma separao. Podemos entender este fato claramente, considerando como a Bblia descreve a morte espiritual. Comecemos no livro de Gnesis, onde encontramos pela primeira vez o conceito de morte.

www.

estudosdabiblia .net

! Dezenas de Vdeos ! Centenas de udios ! Milhares de Estudos Escritos ! Centenas de perguntas e respostas ! Estudos textuais de vrios livros da Bblia ! Um site independente, no vinculado a nenhuma denominao ! Todos os recursos deste site so totalmente gratuitos! ! Comece, hoje, a compreender a Bblia!

Quando Deus disse a Ado que no comesse da rvore do conhecimento do bem e do mal, ele revelou que a consequncia da desobedincia seria a morte no mesmo dia do pecado (Gnesis 2:17). Com certeza, Deus cumpriu sua promessa sobre a consequncia do pecado, porque ele sempre fala a verdade e nunca quebra uma promessa. Por causa do pecado do casal original, Deus expulsou-os do Jardim do den (Gnesis 3:23-24). Mesmo tendo Ado vivido, em seu corpo fsico, por 930 anos, ele e sua esposa morreram no dia de seu pecado, no sentido de que eles foram separados de Deus. A morte espiritual a separao de Deus. O caso de Ado e Eva nos ajuda a entender que possvel estar fisicamente vivo, enquanto morto espiritualmente (veja Efsios 2:1-6, por exemplo). A razo para esta morte espiritual esta separao de Deus sempre a mesma. Separamo-nos de Deus pelo nosso prprio pecado (Isaas 59:1-2).

A morte fsica tambm uma separao. Quando o corpo est separado do esprito, ele est morto (Tiago 2:26). Eclesiastes 12:7 nos diz que isto o que acontece no fim da vida fsica: O p volte terra, com o o era, e o esprito volte a Deus, que o deu .

Doutrina humana: A reencarnao

O que acontecer aps a minha morte?

claro que o esprito voltar a Deus, mas o que ele far com meu esprito? Mesmo que a Bblia possa no satisfazer toda a nossa curiosidade sobre o que acontece depois da morte, ela clara ao apresentar diversos fatos vitais:

Deus confortar o fiel e mandar o mpio para um lugar de tormento (Lucas 16:25). Deus julgar cada pessoa (Hebreus 9:27). Este julgamento ser de acordo com a palavra que Deus revelou atravs de seu Filho (Joo 12:48). Ele julgar as coisas que fizem os em corpo (2 Corntios 5:10). Passagens como Mateus 25:31-46 e 2 Tessalonicenses 1:7-12 mostram claramente que haver uma eterna separao (morte espiritual) entre os justos (obedientes) e os injustos (desobedientes). Podemos concluir, ento, que a morte eterna no o fim da existncia, mas um a eterna separao de Deus. bvio no caso do homem rico, porm desobediente, em Lucas 16 que uma pessoa ainda estar consciente, mas que o injusto nunca poder atravessar a separao para estar na presena de Deus.

uitas pessoas esto fascinadas pela ideia da reencarnao, incluindo-se aquelas que seguem religies orientais, como o hindusmo, e outras que aceitaram a filosofia da Nova Era ou os ensinamentos do Espiritism o. A doutrina da reencarnao que nossa alma voltar, possivelm ente centenas de vezes, para viver novamente e para ser aperfeioada em consecutivas vidas. A Bblia no diz nada para provar esta ideia. Em contraste, a Bblia ensina que morreremos s uma vez. Hebreus 9:27-28 diz: E, assim como aos homens est ordenado morrerem uma s vez, vindo, depois disto, o juzo, assim tambm Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecer segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvao. Pense no significado desta afirmao. Se uma pessoa precisa morrer muitas vezes, qual o valor do sacrifcio de Jesus? Teria ele tambm que morrer muitas vezes? Esta passagem mostra que ele morreu uma vez para pagar o preo de nossos pecados. 2 Corntios 5:10 afirma que cada pessoa ser julgada segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo. Neste versculo, Paulo no fala de corpos, mas de um corpo s. O meu esprito no voltar para ser aperfeioado em outros corpos. Quando morremos, o nosso esprito volta para Deus. Note, tambm, que a ideia de que nossas almas so aperfeioadas atravs da reencarnao absolutamente oposta doutrina Bblica de que somos salvos pela graa de Deus (Efsios 2:8-9).

Aplicaes: Respondendo s doutrinas humanas

Doutrina humana: O purgatrio

nfelizmente, h muitas doutrinas conflitantes sobre a morte e a eternidade. Consideremos, brevemente, quatro exemplos de doutrinas humanas que contradizem o ensinamento da Bblia.

Doutrina humana: A morte o fim da existncia

s pessoas que no acreditam na existncia de Deus, obviamente, negam a ideia de vida aps a m orte. Outros, mesmo entre aqueles que se proclamam seguidores de Jesus, ensinam que os injustos deixaro de existir, quando morrerem. Em contraste, Jesus claramente ensinou que a existncia no cessa com a morte (Mateus 22:31-32; Lucas 16:19-31). O problema fundamental nesta doutrina hum ana que diz que a existncia cessa com a morte, o erro de no entender que a morte uma separao, e no o fim da existncia da pessoa (veja Tiago 2:26). Algumas igrejas, seguindo doutrinas de homens, negam a existncia do inferno, mas a Bblia mostra que todos sero julgados e separados, os justos para a vida eterna e os mpios para o castigo eternam ente, separados de Deus para sempre (Joo 5:28-29; Mateus 25:41,46).

doutrina do purgatrio foi propagada pelo catolicismo, e sugere que h uma oportunidade depois da morte para sofrer por causa de certos pecados antes de entrar no cu. Esta doutrina diminui o valor do sacrifcio de Cristo, que deu a seus servos o dom gratuito da salvao. No podemos merecer nossa passagem para o cu, nem antes nem depois da morte. Quando a Bblia fala da situao dos mortos, ela diz que impossvel ao mpio escapar dos tormentos para entrar no conforto dos fiis (Lucas 16:25-26). A doutrina do purgatrio, simplesmente, no encontrada na Bblia.

Doutrina humana: Comunicao com os mortos

prtica do espiritismo e de algumas outras religies, ao tentar comunicar-se com os mortos, absolutamente oposta ao ensinamento da Bblia. Quando o homem rico de Lucas 16 pediu que um mensageiro dos mortos fosse enviado para ensinar sua famlia, Abrao disse que isso no seria permitido, e que nem era necessrio (Lucas 16:27-31). No Velho Testamento, Deus condenou, como abominaes, esses esforos para consultar os mortos (Deuteronmio 18:9-12). A consulta aos mortos ligada idolatria e feitiaria, coisas que so sem pre

You might also like