You are on page 1of 11

ESPECIFICAO TCNICA Posto de Transformao

NDICE

1 MBITO DO PROJECTO 2 REGULAMENTAO 3 CLIENTE 4 LOCALIZAO 5 CARACTERSTICAS GERAIS DO POSTO DE TRANSFORMAO 6 EDIFCIO 7 REDE DE ALIMENTAO 8 APARELHAGEM DE MDIA TENSO 9 APARELHAGEM DE BAIXA TENSO 10 11 12 13 14 15 16 TERRA DE PROTECO TERRA DE SERVIO TERRAS INTERIORES ILUMINAO E TOMADAS VENTILAO SEGURANA ACESSRIOS

1. MBITO DO PROJECTO

Este projecto tem como finalidade a especificao das condies tcnicas de construo, explorao e de segurana do Posto de transformao, de caractersticas normalizadas, cujo objectivo o fornecimento de energia elctrica em Baixa Tenso.

2. REGULAMENTAO

Este projecto foi elaborado de acordo com as normas e regulamentos em vigor, nomeadamente: - Regulamento de segurana de Subestaes e Postos de Transformao e de Seccionamento. - Regulamento de segurana de Instalaes de Utilizao de Energia Elctrica. - Regulamento de segurana de Instalaes Colectivas de Edifcios e Entradas. - Normas Portuguesas aplicveis ao equipamento includo neste projecto. - Recomendaes tcnicas da CEI e outra regulamentao, aplicveis ao equipamento includo neste projecto. - Determinaes da empresa responsvel pelo fornecimento de energia elctrica e respectivas DRIE's.

3. CLIENTE

EFACEC AMT

4. LOCALIZAO

S. Mamede de Infesta - Portugal

5. CARACTERSTICAS GERAIS DO POSTO DE TRANSFORMAO

O Posto sobre o qual se refere o presente projecto ser para instalao e explorao no exterior, e ser composto por celas pr-fabricadas em invlucro metlico. A chegada ser subterrnea, alimentada da rede de AltaTenso de 10kV, frequncia de 50 Hz, sendo a Empresa Distribuidora a EDP - rea de Rede

Grande Lisboa CARACTERISTICAS GERAIS DAS CELAS As celas a usar no posto de Transformao sero da gama FLUOFIX GC. A gama monobloco FLUOFIX GC, homologada pela Direco Geral de Energia, constituda por celas com isolamento, corte e extino do arco em hexafluoreto de enxofre - SF6. As celas sero construdas em chapa de ao revestida de alumnio e zinco (Aluzinc) e sero revestidas por uma pintura electrosttica de epoxy-poliester, na cor standard RAL 7032 (cinzento claro) As celas respeitaro, na sua concepo e fabrico, a definio de aparelhagem sob envolvente metlica compartimentada de acordo com as Normas CEI: 298; 129; 694; 420; 56; 60265-1. As Celas sero divididas em trs compartimentos separados, da seguinte forma: - Compartimento de Mdia Tenso. - Compartimento de Cabos. - Compartimento de Fusveis 6. EDIFCIO

O Posto de Transformao ser instalado numa cabina monobloco em ao inoxidvel, de dimenses3200 x 1550 e altura til de 1930 mm, que ser destinada unicamente a esta finalidade. A referida cabina ter uma estrutura interna metlica executada em perfis de ao inoxidvel, revestidos exteriormente com tecto, painis e portas em chapa de ao inoxidvel. A unio dos painis aos perfilados feita por soldadura e rebitagem. Para melhorar o efeito esttico exterior, o invlucro revestido com uma laca constituda por 2 componentes com uma cor semelhante RAL7032. O acesso aos compartimentos de Mdia Tenso e Baixa Tenso realizado atravs de portas duplas, com as dimenses 1260X1650 mm. O transformador montado ao nvel do solo atravs de uma porta dupla com as dimenses 1800X1650 mm. Todas as portas so munidas de fechadura de segurana. O PT est homologado pela Direco Geral de Energia. O acesso ao PT ser restrito ao pessoal da Empresa Distribuidora e ao pessoal de manuteno especialmente autorizado. Dispor-se- de uma porta cujo sistema de fechadura permitir o acesso ao pessoal descrito.

IMPLANTAO

Para instalar o posto no local desejado, e simultaneamente facilitar o acesso para a passagem de cabos e tubagens suficiente colocar uma laje prfabricada de beto no local. A laje que servir de base para assentamento do PUC, de dimenses 1550 mm por 3200 mm, ser provida de valas para a passagem dos cabos MT e BT.

EQUIPOTENCIALIDADE A prpria estrutura do Posto em ao inoxidvel garantir a perfeita equipotencialidade de todo o conjunto. Seguindo a regulamentao, tambm todas as portas estaro ligadas ao sistema equipotencial. IMPERMEABILIDADE Toda a estrutura do monobloco metlico executada em ao inoxidvel, sendo a unio dos painis aos perfilados feita atravs de soldadura e rebitagem. Todos os acessrios que esto em contacto com o exterior so em ao inoxidvel. Estas caractersticas garantem uma elevada robustez e a total ausncia de infiltraes. Os tectos sero concebidos para impedir a acumulao de gua e quaisquer infiltraes, escoando-se a gua directamente para o exterior. O invlucro exterior sendo de ao inoxidvel no requer qualquer manuteno. Para melhorar o efeito esttico exterior, o invlucro revestido com uma laca de cor semelhante RAL7032. NDICE DE PROTECO O ndice de proteco dos compartimentos do Posto (Mdia Tenso, Baixa Tenso e Transformador) ser o IP35D de acordo com a recomendao CEI 529. Os principais componentes que formaro o PUC 3R sero: Laje para assentar o PUC Estrutura do PUC que inclui paredes e Tecto Portas de acesso ao interior Cuba de recolha de leo (no caso de transformador de isolamento a leo)

ESTRUTURA E PAREDES A estrutura interna metlica do Posto executada em perfis de ao inoxidvel de 2mm de espessura, revestidos exteriormente com painis e portas em chapa de ao inoxidvel de 1,5 mm de espessura. A unio dos painis aos perfilados feita por soldadura e rebitagem. A estrutura ser assente numa laje em beto pr-fabricada que dispor de valas para a entrada e sada de cabos de AT e BT.

TECTOS Os tectos so tambm construdos em chapa de ao inoxidvel, mas de 2mm de espessura, sendo a unio dos painis aos perfilados feita por soldadura e rebitagem. Este sistema, complementado pela concepo do tecto, garante a estanquidade do edifcio. PAVIMENTO Uma laje plana, pr-fabricada, de beto armado servir como base para assentar o edifcio metlico. Nesta laje existem valas que permitem a passagem de cabos para as celas de Mdia Tenso e para os quadros elctricos de Baixa Tenso. DEPSITO DE RECOLHA DE LEO O depsito de recolha de leo far parte da prpria concepo do posto, estando dimensionado para recolher no seu interior todo o leo do transformador sem que este se derrame. Um par de carris situado sobre o depsito permitir uma fcil instalao do transform ador no interior do PUC 3R, que se realizar ao nvel do solo por deslizamento. PORTAS O acesso aos compartimentos de Mdia Tenso e Baixa Tenso realizado atravs de portas duplas equipadas com dobradias e fechos especialmente desenhados para resistirem ao impacto do arco interno. semelhana do que acontece para o restante edifcio as portas, de ao inoxidvel, no requerem qualquer manuteno. Para melhorar o efeito esttico exterior, so revestidas com uma laca de cor semelhante RAL7032. 7. REDE DE ALIMENTAO

A rede de alimentao do Posto ser subterrnea a uma tenso de 10 kV e frequncia de 50 Hz. A potncia de curto-circuito mxima da rede de alimentao ser de 200 MVA, segundo os dados fornecidos pela Empresa Distribuidora.

8. APARELHAGEM DE MDIA TENSO

CARACTERSTICAS GERAIS DAS CELAS

- Tenso estipulada: - Tenso de isolamento: de curta durao a 50 Hz/1 minuto : onda de choque (1,2/50 s) : - Intensidade estipulada da entrada:

12kV

28kV eff. 75 kV crista 400 A

- Intensidade estipulada para cela fusvel :

200 A

- Intensidade estipulada de curta durao admissvel : durante 1segundo 16kA eff.

- Valor de crista da intensidade estipulada de curta durao admissvel: 50 kA crista i.. 2.5 vezes a intensidade estipulada de curta durao admissvel - ndice de proteco segundo IEC 259: Partes activas IP 3X Comando IP 2XC - Colector de terra. O condutor de ligao terra estar disposto ao longo de todo o comprimento das celas e estar dimensionado para suportar a intensidade de curtadurao admissvel. O barramento ser sobredimensionado para suportar sem deformao permanente os esforos dinmicos que, em caso de curto-circuito, se podem apresentar, o que se detalha no captulo 'Clculos Justificativos'.

Funo Interruptor Seccionador tipo IS - Funo(es) n 1 As funes tipo IS tero as seguintes caractersticas: Barramento tripolar em barra de cobre para uma intensidade de corrente nominal de 400 A, existente no interior de uma cuba metlica estanque e cheia com SF6. Um interruptor-seccionador ISFG de trs posies (fechado, aberto, terra) com isolamento em SF6, 400 A, tripolar, com comando manual tipo CI1.

Conjunto de 3 isoladores-condensadores e uma caixa indicadora de presena de tenso com lmpadas de non Seccionador de terra, com poder de fecho, integrado no ISFG. Conjunto de encravamentos mecnicos directos entre o ISFG e a porta de acesso ao compartimento de cabos.

Cela preparada para receber 3 cabos at 240 mm 2 Funo proteco transformador com disparo por fuso fusvel tipo CIS - Funo(es) n 2 As funes tipo CIS tero as seguintes caractersticas: - Barramento tripolar em barra de cobre para uma intensidade de corrente nominal de 400 A, existente no interior de uma cuba metlica estanque e cheia com SF6. - Um interruptor-seccionador ISFG de trs posies (fechado, aberto, terra) com isolamento em SF 6, 200 A, tripolar, com comando manual tipo CI2. O interruptor abre automaticamente por actuao de um percutor, em caso de fuso de um ou mais fusveis. - Conjunto de 3 isoladores-condensadores e uma caixa indicadora de presena de tenso com lmpadas de non - Seccionador de terra, com poder de fecho, integrado no ISFG. Seccionador de terra adicional, ligado extremidade do fusvel junto ao cabo, localizado no interior da cuba metlica estanque. - Conjunto de encravamentos mecnicos directos entre o ISFG e a porta de acesso ao compartimento de cabos e fusveis. - Funo preparada para receber 3 cabos at 90 mm2 Equipamento especial includo: - Conjunto de 3 fusveis de 24 kV, com dimenses definidas pela norma DIN 43625 - Bobina de disparo com 1 contacto auxiliar - Fechadura de encravamento do seccionador de terra na posio fechado e fechadura para porta de acesso ao transformador

Transformador 1 O transformador a instalar, de fabrico EFACEC, empregar a tecnologia de enchimento integral em banho de leo mineral e ter arrefecimento natural. As suas caractersticas mecnicas e elctricas estaro de acordo com a recomendao internacional, Norma CEI 60076 e apresentam-se de seguida: - Potncia estipulada: - Tenso estipulada primria: - Regulao no primrio: - Tenso estipulada secundria em vazio: - Tenso de curto-circuito: - Grupo de ligao: - Tenso de ensaio onda de choque (1,2/50 s) : - Tenso de ensaio a 50 Hz 1 min 500 kVA 10000 V + - 2x2.5% 420 V 4% Dyn5 75 kV crista 28 kV

Acessrio: Bloco integrado de proteco (gs, presso e temperatura) do tipo DGPT2, equipado com contactos para alarme e disparo LIGAO NO LADO PRIMRIO (AT) :

A ligao no lado primrio ser feita por trs cabos monocondutores do tipo LXHIOV - 8,7 / 15 kV, 1 x 120 mm2 e sua ligao atravs de extremidades termoretrcteis de 17,5 kV e de terminais bimetlicos de 120 mm2 ao transformador de potncia (lado de AT) e cela CIS. LIGAO NO LADO SECUNDRIO (BT) : A ligao no lado secundrio ser feita por quatro cabos monocondutores por fase do tipo XV, 1x95 mm2 e quatro para o neutro do tipo XV, 1x50mm2 e sua ligao atravs de terminais bimetlicos ao transformador de potncia (lado de BT) e ao Quadro Geral de Baixa Tenso.

9. APARELHAGEM DE BAIXA TENSO

Quadro geral de baixa tenso do tipo capsulado (fechado), com configurao dependente do tipo de instalao em causa. 10. TERRA DE PROTECO

Sero ligados terra de proteco os elementos metlicos da instalao que normalmente no esto em tenso, mas que podero eventualmente estar, devido a avarias ou circunstncias externas (defeito de isolamento). As celas disporo de uma barra de cobre que as interligar, constituindo o colector de terra de proteco. O circuito de terra de proteco ser constitudo por uma barra de cobre qual todos os elementos metlicos sero ligados. 11. TERRA DE SERVIO

Ligar-se-o terra de servio o neutro do transformador, como se indica no captulo 'Clculos justificativos' deste projecto.

12. TERRAS INTERIORES

A terra no interior do Posto ter como misso pr em continuidade elctrica todos os elementos que esto ligados terra exterior. Prximo da sada do edifcio e dentro deste existir uma ligao amovvel que permita efectuar a medio das resistncias de terra dos elctrodos.

* REGIME DO NEUTRO DE BAIXA TENSO

Regime de neutro em BT tipo TT. Neutro ligado directamente terra. Massas de utilizao interligadas terra num ponto. O dispositivo de proteco deve assegurar o disparo ao primeiro defeito num tempo compatvel com a curva de segurana.

13. ILUMINAO E TOMADAS

No interior do Posto ser instalada uma lmpada fluorescente de 36W posicionada de forma a proporcionar um nvel de iluminao suficiente para verificao e manobras dos elementos do mesmo e uma tomada para usos gerais.

14. VENTILAO

A ventilao do Posto ser feita de modo natural, no qual o prprio edifcio age como dissipador, no sendo necessrio recorrer ao uso de grelhas de ventilao. Foi desenvolvido um sistema especial de ventilao inserido no tecto, paredes laterais e portas que garante uma dissipao segura do calor gerado no transformador. Este sistema tambm evita a acumulao de humidade. Painis protectores nas paredes laterais evitam a acumulao excessiva de calor no interior do compartimento nas horas de sol.

15. SEGURANA

SEGURANA NAS CELAS FLUOFIX As celas tipo FLUOFIX dispem de uma srie de encravamentos funcionais que respondem s recomendaes CEI 298 que descrevem da seguinte forma : - S possvel fechar o interruptor se o seccionador de terra estiver aberto e o painel de acesso colocado no lugar - O fecho do seccionador de ligao terra s possvel se o interruptor estiver aberto - A abertura do painel de acesso ao compartimento dos cabos s possvel se o seccionador de ligao terra estiver fechado - Com o painel dianteiro retirado, possvel abrir o seccionador de ligao terra para realizar o ensaio dos cabos, mas no possvel fechar o interruptor Dos encravamentos funcionais tambm est previsto que algumas das diferentes funes se encravaro entre elas mediante fechadura.

As celas Fluofix dispem de reforos estruturais quer nos painis quer na porta de acesso ao compartimento de cabos que lhes permite resistir em caso de arco interno. Para alm deste reforo, estas celas possuem dispositivos de escape de sobrepresses de modo a proteger os operadores dos fumos e gases quentes.

16. ACESSRIOS Fornecimento e montagem dos acessrios seguintes: 1 tapete isolante em borracha 1 par de luvas isoladas 1 quadro de instrues para Primeiros Socorros 1 quadro de registo de valores de resistncia de terra dos elctrodos respectivos 3 chapas de aviso de "Perigo de Morte" 1 lanterna

You might also like