You are on page 1of 5

Resumos de Geografia

Radiao solar
a emisso de energia proveniente do sol sob a forma de ondas eletromagnticas. A radiao solar permite a vida na terra, emite energia do sol, sob a forma de ondas eletromagnticas de onda curta que: Aquecem a Atmosfera. Despoletam processos fsicos, qumicos e biolgicos.

1.Distncia entre a terra e o sol


longa, tem cerca de !"" #atts de energia e o limite superior da a atmosfera denomina$se %&osfera. Atmosfera: 'roposfera ( " )m %stratosfera ( *" )m +esosfera ( ," )m 'ermosfera ( *"" )m %&osfera ( *-" )m Contm gases como: A.oto /&ignio Di&ido de 0arbono 1apor de 2gua 3ases raros

Quase metade da energia (+/- 1. !! "atts# $erde-se at% c&egar ' su$erf(cie terrestre atra)%s da:
Absoro 4efle&o 5no topo das nuvens e na superfcie terrestre, principalmente nas regi6es cobertas de gelo, que tem maior albedo $ medida de refletividade de uma superfcie7 Difuso 5disperso da radiao7

A radiao pode ser difusa 5parte da radiao que acaba por atingir indiretamente a superfcie terrestre7 ou global 5energia recebida na terra diretamente do sol7

A terra en)ia $ara a atmosfera a energia *ue a+sor)eu,


8durante o dia sob a forma de %nergia 0alorfica de grande comprimento de onda. %ssa %nergia vai ser su9eita ao -.-/01 -203.A: +ecanismo natural que e&iste na Atmosfera e que $ossi+ilita a esta+ilidade das tem$eraturas a :;$ *<0. =uanto maior for a inclinao dos raios solares mais e&tensa a 2rea pela qual se distribui a radiao solar e menor a quantidade de energia que recebe.

2.A distribuio da energia solar em Portugal


Dependem do >ngulo de incid?ncia da lu. solar 5que a inclinao dos raios solares em relao a uma superfcie7 e tambm do tempo de e&posio 2 radiao solar +ovimentos so feitos com o ei&o inclinado 4atitude ( > diferentes inclina6es dos raios solares, durao do dia se9a diferente da durao da noite na superfcie terrestre. 5ortugal @atitude A B-< C ; !-< C ( Apresenta maior quantidade de energia solar no: 2olst(cio de 6un&o ( +aior quantidade de %nergia:

*uando se inicia o )ero:

- 4aios solares com menor inclinao - Dias maiores do que a noite 2olst(cio de de7em+ro ( A inclinao dos raios solares maior e a durao do dia menor do que a noite o que cria menor quantidade de energia. 8istri+uio da -nergia em 5ortugal Apresenta uma variabilidade sa.onal bastante acentuada no vero no solstcio de 9unDo a radiao solar mais elevada e no inverno apresenta valores de radiao global mdia mais bai&a.

Alm da variao regional da radiao global mdia, verifica$se tambm, no territrio continental Eortugu?s, uma acentuada diferenciao es$acial. A %nergia Folar aumenta de Coroeste para Fudeste 1alores mais bai&os no Corte e entre o 0abo 0arvoeiro e a 4egio de Aveiro.

Causas:

@atitude Ero&imidade do mar ( nebulosidade ( insolao ( n.< de Doras de sol

descoberto acima do Dori.onte que aumente de noroeste para sudeste. Altitude ( aumento de nebulosidade ( diminui o n.< de Doras de sol a descoberto. %&posio das vertentes ( influencia a insolao.

9os ar*ui$%lagos:

+adeira C.< de Doras de sol descoberto maior do que nos

Aores devido 2 latitude ser mais bai&a. Aores 1alores mais elevados de latitude ( +aior Gnflu?ncia /ce>nica ( +aior Dumidade no ar ( +aior nebulosidade.

3.A temperatura:
A distribuio espacial da '<0 do ar, representa$se por linDas que unem pontos de igual temperatura mdia isot%rmicas. Devido 2 latitude a temperatura em Eortugal de um modo geral amena, apresentando uma variao que acompanDa as esta6es do ano. Haneiro ( disposio das isotrmicas obliquas em relao 2 linDa de costa: as temperaturas diminuem de sul para norte e do litoral para o interior, varia entre -<c ; I<c. HunDo ( 5-J<c ; I<c7 ( isotrmicas esto paralelas 2 linDa de costa ocidental: as temperaturas aumentam de oeste para este, D2 uma infle&o para leste das temperaturas no vale superior do rio +ondego e tambm D2 outra infle&o para oeste, das temperaturas no vale superior do rio douro.
/ traado das Gsotrmicas representativas do inverno e vero, mostram

contrastes regionais: mais frio no norte e mais calor no sul.

Regi:es montan&osas distribuio das temperaturas mdias circundantes mais elevadas e apresenta temperaturas mais bai&as durante todo o ano.

4.As caractersticas topogr icas


%&ercem uma influ?ncia significativa Acidentes do terreno: 0olinas ( temperaturas mais bai&as do que nos vales. 1ales ( temperaturas mais bai&as do que nos vales estreitos. 1ales abertos ( temperaturas mais bai&as do que nos vales estreitos. 1ales estreitos ( temperaturas mais altas.

A dis$osio do rele)o
tanto pode favorecer a circulao das massas de ar, como servir$lDes de obst2culo.

A $ro;imidade do oceano atl<ntico


fator importante na variao regional da temperatura do ar pois a circulao atmosfrica 2 nossa latitude e de oeste para este a influ?ncia do ar DKmido martimo fa. se sentir mais ao longo da fai&a paralela ao litoral ocidental, a temperatura diminui de norte para sul. as 2reas onde e&istem menor diferena entre a temperatura mdia do m?s mais frio e a temperatura mdia do m?s mais quente so as que se locali.am numa posio mais pr&ima do mar. as amplitudes de variao trmica 5diferena entre a temperatura mdia do m?s mais frio e a temperatura mdia do m?s mais quente7 mais elevadas no nordeste sem influ?ncia atl>ntica so e&posto aos ventos de leste. as regi6es do litoral apresentam uma amplitude de variao trmica anual bastante mais fraca do que as do interior.

=.Resumo

You might also like