You are on page 1of 18

Escultura com Formas Geomtricas

8 de maio de 2012por Leila Grillo postado em Atividades

A data uma homenagem a um artista de nome Jos Ferraz de Almeida Jnior, que nasceu no dia 8 de maio de 1851, na cidade de Itu, no interior de So Paulo.

A utilizao de componentes visuais ou tteis para expressar o mundo real e o imaginrio o que se denomina de artes plsticas. daquilo que se ocupa um artista plstico, ao criar obras pictricas ou esculturas.

O artista plstico cria desenhos, pinturas, gravuras, colagens e esculturas, fazendo uso do papel, da tinta, do gesso, da argila, da madeira, de metais, de programas de computador ou de qualquer outro material que lhe permita projetar sua criatividade e impresses do mundo do qual faz parte.

Desde os tempos mais remotos, o homem sentia necessidade de expressar suas ideias ou impresses atravs por meio de rabiscos ou desenhos. Sabemos que, na Idade da Pedra, o homem j utilizava imagens para registrar seus conhecimentos e ansiedades, e a prova disso so os diversos e antigos afrescos encontrados nas cavernas do mundo inteiro. Eles nada mais so do que as primeiras pinturas, ou seja, as primeiras manifestaes do pensamento humano em forma de representao simblica.

E ento nos vem de imediato uma curiosidade: quem ensinou esses homens a desenhar? Quem lhes deu aulas de pintura ou noes de proporo e cor? Seria um impulso? Talvez fosse um impulso de manifestar as sensaes do meio que o cercava, o impulso da criao, da expresso. Impulso que, no caso da arte, independe de aprendizado. PercebemosAssim, podemos dizer, ento, que, ao recriarem os temas da natureza e do dia a dia por meio da pintura, os primeiros homens eram autodidatas, ao recriarem os temas da natureza e os do dia-a-dia atravs da pintura.

As artes plsticas so uma das formas de o homem eternizar sua singularidade e tambm de se distinguir-se dos outros animais. O artista plstico , antes de tudo, um sensvel. U, uma pessoa que usa o desenho, a pintura ou a escultura para expressar seu deslumbramento diante do mundo. E as impresses do que sua viso vai captando ou descortinando so registradas no tipo de arte com a qual se identifica ou se expressa melhor. O artista plstico, com sua arte, no permite que a luta diria da vida atrapalhe a constante surpresa perante a emoo das grandes e das pequenas coisas contidas no universo. Parabns, artista plstico!

OBJETIVOS:

- Ampliar o repertrio de imagens dos alunos;. - Estimular a capacidade de realizar a apreciao artstica e de leitura deos diversos tipos de artes plsticas;. - Reconhecer obras e histrias de artistas, apreciar e emitir suas ideias sobre essas produes;. - Estimular o senso esttico e crtico dos alunos.

SUGESTES DE ATIVIDADES:

- Mostre aos alunos quais so as outras artes que existem e compare-as;. - Proponha uma pesquisa, sobre os principais artistas plsticos ao longo da Histria;. - Pesquise sobre os artistas brasileiros mais conhecidos e reconhecidos mundialmente;. - Proponha aos alunos vrias atividades artsticas com a utilizao de tcnicas variadas e diversos materiais.

Amigo fofinho

You might also like