You are on page 1of 29

A ser publicado como captulo de livro organizado por Hubert C. de Grammont, pela Ed.

Flacso, Mexico - 2007

A pluriatividade no meio rural brasileiro: caractersticas e perspectivas para investigao1


SCHNEIDER, Sergio2

Introduo sobre os estudos da pluriatividade no Brasil

As pesquisas sobre a pluriatividade no Brasil so relativamente recentes, mas na ltima dcada apresentaram uma rpida evoluo. Assim como em outros pases, os primeiros estudos sobre a combinao de atividades agrcolas e no-agrcolas no Brasil tambm comearam tratando das formas complementares de trabalho e renda, utilizando-se das noes de campons-operrio (peasant-worker). Estes trabalhos mostraram que em algumas regies e contextos sociais especficos, os membros das famlias rurais eram levados a buscar algum tipo de trabalho e/ou obteno de renda, geralmente em tempoparcial, fora das suas propriedades rurais, configurando-se a dupla ocupao. Esta primeira fase de trabalhos sobre dupla atividade dos agricultores circunscreveu-se a dcada de 1980, sendo os estudos de Seyferth sobre os colonosoperrios as principais referncias (1984; 1987). Numa segunda etapa, as pesquisas incorporaram as noes de part-time farming e multiple-job holding, que j haviam sido utilizadas na Europa e em outros pases desenvolvidos, para descrever as situaes em que parcela crescente dos agricultores dedica apenas uma parte de sua jornada de trabalho s atividades agrcolas. Desta fase, destacam-se os trabalhos de Schneider (1994, 1999), Sacco dos Anjos (1995), Carneiro (1996a) e Neves (1995, 1997), entre outros. A terceira etapa, compreende o final da dcada de 1990 at o perodo atual, e caracteriza-se pelos estudos sobre pluriatividade na perspectiva que esta noo adquiriu a partir da definio de Fuller (1990), que a entende como um elemento de diversificao que pode se produzir no interior da famlia ou a partir do exterior, pois ela funciona como uma estratgia que se modifica de acordo com a dinmica das famlias e de sua relao com a estrutura agrria (Brun e Fuller, 1991). Os principais estudos desta fase sobre a pluriatividade (Carneiro, 1998; Schneider, 2003; Sacco dos Anjos, 2003; Kageyama, 1998)
1

Uma verso preliminar deste trabalho foi apresentada no VII Congresso da ALASRU (Quito, Novembro de 2006). O autor agradece aos colegas Prof. Mauro Del Grossi pelo processamento dos dados da PNAD e Prof. Antnio Csar Ortega pelos comentrios a uma verso anterior do texto. Este trabalho conta com o apoio do CNPq. 2 Socilogo, Mestre e Doutor em Sociologia. Professor dos Programas de Ps-Graduao em Sociologia e Desenvolvimento Rural da UFRGS. Pesquisador do CNPq (Bolsa Produtividade em Pesquisa). Endereo: Av. Joo Pessoa, 31, Centro - Porto Alegre, RS: 90.040-000. E-mail: schneide@ufrgs.br.

2 concentraram-se na anlise da combinao de atividades agrcolas e no-agrcolas na agricultura familiar e nos efeitos sobre as economias locais. Neste perodo, as pesquisas sobre a pluriatividade vieram acompanhas pelo debate sobre (nova) ruralidade, que discutiu temas como as relaes rural versus urbano, as mudanas demogrficas, a discusso sobre a identidade social e as representaes simblicas sobre o rural (Carneiro, 2001; Veiga, 2002; Moreira, 2002; Wanderley, 2004). Mas o impulso decisivo ao estudo da pluriatividade ocorreu medida que se ampliaram as pesquisas sobre as mudanas no mercado de trabalho rural no Brasil. Os estudos conduzidas no mbito do Projeto Rurbano3 tornaram-se referncia na anlise das mudanas espaciais e ocupacionais do meio rural (Campanhola e Graziano da Silva, 2004; Graziano da Silva, 1999). As pesquisas do grupo Rurbano produziram uma renovao na compreenso das caractersticas demogrficas e ocupacionais do espao rural no Brasil. Uma de suas principais contribuies foi a sedimentao da idia de que o espao rural deveria ser pensado para alm da produo agrcola. Como conseqncia, vrios outros estudiosos passaram a perceber a necessidade de repensar tanto os aspectos analticos e conceituais como as formas de interveno do Estado e a prpria ao poltica. Os trabalhos do Rurbano tambm mostraram que nas ltimas duas dcadas houve um crescimento continuado das atividades no-agrcolas no meio rural do Brasil e uma reduo do nmero de ativos (PEA) ocupados em atividades agrcolas. Malgrado os avanos que representaram estas pesquisas sobre as mudanas nos mercados de trabalho, no perfil ocupacional das pessoas e famlias e nas caractersticas dos postos de trabalho rurais, em nossos trabalhos sempre alertamos para a necessidade de esclarecer as diferenas entre as dinmicas das ocupaes no-agrcolas e a pluriatividade das famlias (Schneider, 2003a). Mesmo que a pluriatividade seja dependente da possibilidade de combinao das atividades agrcolas com as no-agrcolas em um determinado contexto social e econmico, sustenta-se que a manuteno das mltiplas inseres ocupacionais depende de um conjunto de variveis e fatores relacionados dinmica das famlias e dos indivduos que as compem. Ao no considerar este aspecto fundamental, muitos analistas acabaram tratando a pluriatividade como uma caracterstica transitria e efmera com tendncia ao desaparecimento, to logo as condies econmicas do entorno melhorassem.

Inicialmente um projeto de pesquisa sobre as mudanas no mercado de trabalho rural coordenado pelo Prof. Jos Graziano da Silva, esta iniciativa avanou para um grupo integrado que passou a agregar pesquisadores de distintas instituies de pesquisa do Brasil a partir de 1998. Para maiores informaes sobre os projetos, os integrantes e os textos disponveis vide o site www.eco.unicamp/projetos/rurbano.

3 Em vrios trabalhos, temos demonstrado que o crescimento das atividades noagrcolas est relacionado s alteraes no mercado de trabalho, expressando os novos modos de ocupao da fora de trabalho. Na realidade, em vrias regies e pases nota-se o crescimento das ocupaes no-agrcolas das pessoas ou famlias com domiclio rural, neste ou naquele setor ou ramo4. Mas este fenmeno no implica, inexoravelmente, em um aumento proporcional da pluriatividade. Afinal, os indivduos que formam uma famlia podem optar entre combinar duas ou mais ocupaes (assumindo a condio de pluriativos) ou escolher pela troca de ocupao, deixando o trabalho agrcola e passando a ocupar-se exclusivamente em atividades no-agrcolas, mesmo sem deixar de residir no meio rural. Esta diferenciao no traz apenas implicaes para a anlise das transformaes dos mercados de trabalho e das alteraes do perfil scio-profissional e identitrio das famlias no meio rural, mas tambm para as polticas pblicas. Os programas de estmulo s atividades no-agrcolas como a prestao de servios, o turismo rural, o artesanato e outros, podem no implicar na expanso da pluriatividade das famlias, pois pode haver uma transio direta da ocupao em atividades agrcolas para no-agrcolas. Por esta razo, o estudo da pluriatividade requer uma anlise do contexto e das condies sociais e econmicas em que vivem as famlias assim como o estudo das expectativas e dos interesses dos indivduos.

Definindo a pluriatividade

Assim como a entendemos, a pluriatividade que ocorre no meio rural refere-se a um fenmeno que pressupem a combinao de pelo menos duas atividades, sendo uma delas a agricultura. Estas atividades so exercidas por indivduos que pertencem a um grupo domstico ligado por laos de parentesco e consanginidade (filiao) entre si, podendo a ele pertencer, eventualmente, outros membros no consangneos (adoo), que compartilham entre si um mesmo espao de moradia e trabalho (no necessariamente em um mesmo alojamento ou habitao) e se identificam como uma famlia. A referncia s vrias (pluri) atividades requer uma definio. Uma atividade consiste na execuo de um conjunto de tarefas, procedimentos e operaes de carter
4

A revista World Development (2001, vol. 29, n03) publicou um nmero especial que trata do debate sobre as atividades no-agrcolas na Amrica Latina e o relatrio sobre o emprego de 2005 da OIT (World Employment Report da Organizao Internacional do Trabalho) dedica um captulo especial agricultura e s polticas de reduo da pobreza rural destacando o papel complementar entre o incremento da produo de alimentos e a gerao de ocupaes no-agrcolas.

4 produtivo e laboral, tais como plantio, manejo, colheita, limpeza, preparao, organizao, beneficiamento, etc. A atividade agrcola, ou simplesmente a agricultura, compreende uma mirade diversificada e complexa de tarefas, procedimentos e operaes que envolvem o cultivo de organismos vivos (animais e vegetais) e o gerenciamento de processos biolgicos dos quais resulta a produo de alimentos, fibras e matrias-primas. Em funo desta diversidade e complexidade torna-se difcil e muito relativo definir onde comea e termina uma atividade agrcola, pois nem sempre estas atividades so realizadas no interior de um nico estabelecimento. No obstante, para fins de definio das atividades agrcolas, importante considerar a base fsica onde estas se realizam, que o estabelecimento agropecurio. Mesmo assim, pode-se falar de atividades agrcolas desempenhadas no prprio estabelecimento ou de terceiros. Seja como for, dependendo das situaes e dos contextos, sempre haver algum grau de arbitrariedade neste tipo de definio. Existem tambm as chamadas atividades para-agrcolas, que formam um conjunto de operaes, tarefas e procedimentos que implicam na transformao, beneficiamento e/ou processamento de produo agrcola (in natura ou de derivados) produzida dentro de um estabelecimento ou adquirida (em parte ou no todo) fora. As atividades para-agrcolas podem ter a finalidade de transformar a produo visando o consumo pelos prprios membros da famlia produo para autoconsumo - ou destin-la para a venda. Como atividades no-agrcolas so consideradas todas aquelas que no se enquadram na definio de atividade agrcola ou para-agrcola. Em geral, so atividades de outros ramos ou setores da economia, sendo os mais tradicionais a indstria, o comrcio e os servios. A interao entre atividades agrcolas, para-agrcolas e no-agrcolas gera a pluriatividade, que tende a ser mais intensa medida que mais complexas e diversificadas forem as relaes entre os agricultores e o ambiente social e econmico em que estiverem inseridos. A pluriatividade heterognea e diversificada e est ligada, de um lado, as estratgias sociais e produtivas que vierem a ser adotadas pela famlia e por seus membros e, de outro, sua variabilidade depender das caractersticas do contexto ou do territrio em que estiver inserida5. Por outro lado, a pluriatividade pode adquirir significados diversos e servir para satisfazer projetos coletivos ou como resposta s decises individuais. Alm disso, as caractersticas da pluriatividade variam de acordo com o indivduo-membro (chefe, cnjuge ou filhos) que a exerce, pois tal processo social acarreta efeitos distintos sobre o grupo domstico e a unidade produtiva, de acordo com variveis como o sexo ou posio na hierarquia da famlia de quem a pratica. O mesmo pode-se dizer das condies
5

Os trabalhos de Saraceno (1994) e Kageyama (1998) so importantes referncias na discusso das relaes entre a pluriatividade das famlias rurais e o papel da economia local.

5 sociais e econmicas locais, do ambiente ou do contexto, em que ocorre a pluriatividade. Nesse caso, variveis exgenas unidade familiar, como o mercado de trabalho e a infraestrutura disponvel, entre outros, so fatores determinantes da sua evoluo. Em trabalhos recentes (Schneider e Conterato, 2006; Schneider, 2006), foram indicadas ainda outras variveis que contribuem para diferenciao da pluriatividade, tais como o grau de escolaridade dos membros da famlia, a superfcie de terra disponvel para a produo, o nmero de membros na famlia, a diferenciao etria e o acesso a renda. A combinao de atividades agrcolas e no-agrcolas tanto pode ser um recurso do qual a famlia faz uso para garantir a reproduo social do grupo ou do coletivo que lhe corresponde como tambm pode representar uma estratgia individual, dos membros que constituem a unidade domstica. Neste sentido, seguindo a sugesto de Ellis (2000), a pluriatividade pode ser entendida como uma estratgia de reao (coping), em face h uma situao de risco ou vulnerabilidade, ou uma estratgia de adaptao, que ocorre quando os indivduos dotados de capacidade de escolha conseguem optar e decidir frente a um conjunto de oportunidades e possibilidades. Assim, a pluriatividade tem a ver com o exerccio das capacidades e o poder de agncia dos indivduos. Mas a definio operacional da pluriatividade tambm requer a referncia uma unidade de anlise a ser utilizada. A rigor, pode-se falar da pluriatividade de uma pessoa, quando esta exerce mais de uma atividade, ou da pluriatividade de uma famlia ou ainda de parte dos membros que integram a famlia. Nos trabalhos que temos realizado, a pluriatividade sempre se refere famlia, pois consideramos pluriativa a famlia em que pelo menos um dos membros que a integra exerce a combinao de atividades agrcolas, para-agrcolas e no-agrcolas. Trata-se, portanto, da pluriatividade familiar que ocorre nos espaos rurais. Neste sentido, a definio da pluriatividade afasta-se da discusso da combinao de rendas e do tempo de trabalho dos membros que exercem a combinao de atividades. Ou seja, no o fato de que em uma famlia existe o acesso a diferentes tipos de rendas, alm das agrcolas, tais como as rendas de aposentadorias, a remessa de dinheiro de parentes ou membros da famlia que residem e trabalham fora do estabelecimento, que faz com que uma famlia seja considerada pluriativa. Enquanto no se configurar uma situao que implique na combinao de diferentes atividades com a agricultura, no se pode falar em pluriatividade. A no ser, claro, que a referncia deixe de ser o meio rural e se passe a falar de pluriatividade como sinnimo de dupla profisso, tal como as situaes de

6 professor e mdico, advogado e administrador, motorista e comerciante, etc . Da mesma forma, no se deve levar em considerao o tempo de trabalho da pessoa que exerce a segunda (ou mais de uma) atividade, pois no o tempo de trabalho, quer seja parcial ou integral, que caracteriza a pluriatividade. claro que o tipo de trabalho e o tempo de trabalho que for exercido tero efeitos diferentes sobre as rendas que forem obtidas, mas isto no influencia nem determina a definio da pluriatividade. Embora a combinao de atividades produtivas seja uma caracterstica histrica e recorrente no meio rural, sobretudo entre camponeses, pode-se dizer que a pluriatividade distingue-se destas formas de trabalho complementares por ter deixado de ser um recurso ocasional e temporrio, tornando-se uma estratgia planejada e permanente de insero dos membros das famlias rurais no mercado de trabalho. Neste sentido, o aparecimento da pluriatividade tende a estar acompanhado de um processo social de mercantilizao, que se refere insero crescente de indivduos e famlias em formas de interao em que predominam as trocas mercantis (Ploeg, 1992). Este processo pode ocorrer tanto naquelas situaes em que os agricultores j estiverem inseridos em mercados de produtos, bens e servios ou em outros onde a integrao produtiva muito incipiente e a venda da fora de trabalho passa a ser a principal mercadoria de troca dos agricultores com o mercado. Isto significa, primeiro, que este processo promove e aprofunda a insero dos agricultores familiares aos circuitos mercantis e; segundo, que esta insero ocorre a partir das caractersticas previamente existentes nos territrios, podendo se dar concomitantemente em mercados de produtos (nas situaes em que vigora o sistema de integrao agroindustrial, por exemplo) e de trabalho (atravs da venda da fora de trabalho). Nestes termos, o que diferencia a combinao de atividades que os agricultores realizavam no passado da pluriatividade atual o fato que esta aparece como uma etapa final do processo de integrao dos agricultores e de suas famlias sociedade regida pelo intercmbio mercantil (Polanyi, 1980). No obstante, problematizar a suposta novidade da pluriatividade parece no ser um exerccio profcuo. Carneiro (2006) tem insistido, e com razo, no argumento de que a pluriatividade surgiu na literatura como uma noo importada do campo tcnico-poltico, onde era usada para qualificar todos aqueles que no eram considerados verdadeiros agricultores, que eram aqueles que no viviam somente da agricultura. Por isto, na opinio da autora, trata-se de uma noo que o campo acadmico importou e que no
6

Para uma discusso da pluriativizao das formas de trabalho na sociedade contempornea, ver os excelentes trabalhos de Jean-Louis Laville, no nmero especial da Revista Esprit, n 217, 1995

7 alcana o estatuto de um conceito, porque se refere uma heterogeneidade de prticas. Da mesma forma, preciso esclarecer que a pluriatividade no leva emergncia de uma nova categoria social ou mesmo de uma classe social. Trata-se, to somente, de um fenmeno que agrega caractersticas distintas s categorias sociais j existentes, notadamente os agricultores familiares. Seja como for, os estudos at aqui realizados sobre pluriatividade permitem concluir que se trata de um fenmeno estvel e diversificado que, embora exista desde longo tempo no meio rural, apenas recentemente passou a ser estudado sob esta denominao. Tambm j se sabe que se trata de uma estratgia de reproduo social das famlias rurais, que recorrem s atividades externas por diferentes razes (adaptao, reao, estilo de vida), no sendo a pobreza o nico fator determinante. Para avanar no estudo da pluriatividade prope-se, enfim, situ-la no debate mais geral sobre o desenvolvimento rural. Para alm de ser uma estratgia familiar e individual de reproduo social, a pluriatividade poder contribuir de forma decisiva para ajudar a solucionar dificuldades e restries que afetam as populaes rurais, tais como a gerao de emprego, o acesso renda e sua estabilizao, a oferta de oportunidades para jovens, entre outros. Em outro trabalho (Schneider, 2007), sugere-se analisar as relaes entre pluriatividade e desenvolvimento rural a partir do debate mais geral sobre as formas de incrementar a autonomia dos agricultores e os modos de ampliar a sustentabilidade dos modos de vida e nos territrios rurais7.

Proposta de uma tipologia da pluriatividade

Uma vez que so vrias as causas que podem afetar o aparecimento da pluriatividade no meio rural, pode-se estabelecer que no existe um nico tipo de pluriatividade e que sua variao decorre dos prprios fatores que estimulam o seu aparecimento. Para compreender a ampla diversidade de formas que pode assumir a pluriatividade em face dos condicionantes internos unidade familiar (idade, nmero de membros da famlia, escolaridade) e dos contextos em que se desenvolve, considera-se necessrio recorrer elaborao de uma tipologia da pluriatividade. Com o intuito de preencher esta lacuna nos estudos sobre o tema e oferecer uma caracterizao das diferentes formas e feies que a pluriatividade pode assumir, na seqncia apresenta-se uma proposta de quatro tipos de pluriatividade.
7

Perspectiva esta que corroborada pelos trabalhos de outros autores, tais como Kinsella et. all. (2000); Ellis, (2000); Ploeg et. alii. (2000), Marsden (2003).

8 A tentativa de elaborar tipologias das formas de pluriatividade surgiu da necessidade dos estudiosos ampliar o enfoque do fenmeno para alm das situaes que configuram a forma clssica da pluriatividade, que da interao intersetorial da agricultura com outros setores, notadamente, a indstria. em face desta limitao, alguns estudiosos passaram a argumentar que mesmo nas situaes em que no havia a integrao entre diferentes setores a pluriatividade poderia ocorrer pela combinao de distintas atividades e ocupaes em um mesmo ramo da economia. Sampedro Gallego (1996), por exemplo, foi um dos primeiros a se referir a uma pluriatividade interna ao setor agrrio, que denominou de pluriatividade agrria8. Deve-se registrar, por fim, que a utilizao da tipologia comum por diferentes pesquisadores e em diferentes contextos empricos pode trazer avanos promissores ao estudo do tema.

Pluriatividade tradicional ou camponesa Trata-se da situao em que a pluriatividade faz parte de um modo de vida, no sentido de que so famlias que se encontram em condies semelhantes aquelas descritas pelos estudiosos das sociedades camponesas (Redclift, Wolf, Mendras), caracterizados como grupos sociais relativamente autonmos, realizando uma produo

fundamentalmente para o autoconsumo, com uma dbil relao com os mercados. Nestas unidades, tal como havia enfatizado Chayanov e o prprio Kautsky, a pluriatividade ocorre dentro da propriedade por meio da combinao de atividades de produo, transformao e artesanato. Muitas vezes, so atividades no-agrcolas ligadas elaborao de peas e equipamentos para uso prprio, como ferramentas e utenslios de trabalho (balaios, cestos, material de selaria). Portanto, trata-se da pluriatividade que sempre existiu e caracteriza de forma genuna as unidade de produo familiares no meio rural. O que diferencia este tipo de pluriatividade das demais o fato de que ela no visa a mercantilizao e sua existncia determinada por um modo de viver e organizar a produo. Pluriatividade intersetorial Trata-se de um tipo de pluritividade que decorre do processo de encadeamento e articulao da agricultura com os demais setores da economia, principalmente a indstria e o comrcio. Em termos histricos, um tipo de pluriatividade que remonta ao putting out system, sendo a figura do worker-peasant sua forma social tpica. No perodo mais recente,
8

Ver tambm os trabalhos de Etxezarreta et. alii. (1995); Brun (1987) e, na Amrica Latina, a excelente coletnia organizada por Neiman e Craviotti (2006) e o artigo de Weller (1997).

9 contudo, este tipo de pluriatividade decorre de dois processos macro que so a descentralizao industrial e a rurbanizao, tambm chamada de commuting ou periurbanizao (Gama, 1987; Blakely e Bradshaw, 1985). A descentralizao industrial decorre da flexibilizao dos processos produtivos ps-fordistas e da importncia crescente das economias locais. A segmentao do mercado de trabalho, a subcontratao, a informalizao e a precarizao das relaes de trabalho geralmente acompanham este processo. O deslocamento das empresas para os espaos rurais e peri-urbanos deve-se a vrios fatores, em geral ligados procura por fora de trabalho mais barata. J a rurbanizao ou o commuting system, embora em parte decorrente do anterior, est relacionado expanso crescente das reas de habitao no entorno das grandes regies metropolitanas e do fluxo dirio e pendular das pessoas que habitam no meio rural mas trabalham em atividades no-agrcolas. A rurbanizao transforma as reas rurais e lhes imprime uma nova dinmica, caracterizada pela valorizao imobiliria e pelo crescimento da prestao de servios. Em razo disso, os mercados de trabalho rural e urbano vo se homogeneizando e a pluriatividade das famlias torna-se a caracterstica mais saliente deste processo (Mingione e Pugliese, 1987). A pluriatividade intersetorial manifesta-se, nestes termos, como a expresso das transformaes ps-fordistas sobre o mercado de trabalho rural, trazendo para este espao um conjunto de novas relaes de trabalho. Neste caso, em geral o contexto territorial que responde pelo aparecimento da pluriatividade e torna-se uma caracterstica das economias locais (Bagnasco, 1997). Pluriatividade de base agrria A pluriatividade de base agrria decorre da demanda crescente por servios e atividades no-agrcolas geradas pelo prprio processo de modernizao da agricultura (Sampedro Gallego, 1996; Weller, 1997). uma pluriatividade que ocorre dentro do setor agropecurio, mas se caracterizada pela combinao de atividades agrcolas e novas atividades no-agrcolas. Ela surge e se expande com a terceirizao de etapas ou fases dos processos produtivos na agricultura, o que implica na sub-contratao, aluguel de mquinas e equipamentos e na contratao de servios de terceiros para execuo de tarefas que antes eram realizadas no interior de cada explorao agropecuria (Laurenti, 2000; Conterato, 2004; Niederle, 2007). Os processos de terceirizao e subcontratao ampliaram-se rapidamente no Brasil nas ltimas duas dcadas, coincidindo com a organizao e gesto do setor no esquema de cadeias que integram a produo, o beneficiamento, a distribuio e a comercializao.

10 A pluriatividade de base agrria se manifesta de trs formas, sendo a primeira atravs dos indivduos que residem no meio rural e trabalham na atividade agrcola, mas uma parcela relevante, seno a maior parte, de sua jornada de trabalho dedicada prestao de servios. Em geral, trata-se de situaes em que um agricultor que dispe mquinas e equipamentos passa a realizar tarefas para os vizinhos (e mesmo propriedades mais distantes) que no possuem escala de produo suficiente que compense a aquisio prpria do maquinrio. Assim, as atividades agrcolas como plantio, colheita, manejo, transporte, tornam-se ocupaes realizadas em propriedades de terceiros, mediante pagamento (em dinheiro ou em produto). Mesmo que o operador do servio seja um agricultor, importante frisar que ele passa a atuar tambm na condio de contratado pois no se trata de uma forma de ajuda mtua. A segunda forma de pluriatividade de base agrria refere-se contratao de pessoas que moram no meio rural e integram famlias de agricultores para atuar em atividades como o processamento, o beneficiamento, o transporte, a comercializao, entre outras, da produo agrcola. So atividades e empregos gerados pela prpria dinmica do setor agroindustrial que ao se desenvolver vai gerando um conjunto de atividades no-agrcolas como os tratoristas, armazenadores, ensacadores, pessoal de administrao. A pluriatividade de base agrria tambm se manifesta atravs da informalidade e da precariedade da venda da fora de trabalho no meio rural, em larga medida decorrente da sazonalidade dos processos de produo na agricultura. No meio rural, existe um conjunto de atividades no-agrcolas espordicas, intermitentes, que no tem jornada formal de trabalho pr-estabelecida e que so exercidas no artesanato, no comrcio informal (vendedores ambulantes, de porta-em-porta), nos servios estacionais ligados as colheitas e servios como diaristas e empreeiteiros. comum agricultores recorrerem a elas em razo da sazonalidade do trabalho agrcola ou mesmo como uma forma de remunerao temporria. A sua execuo pode se dar dentro ou fora do estabelecimento, assim como ser prxima ou longe da moradia, como no caso das pessoas que se deslocam aos centros urbanos para prestar servios domsticos. Embora precrias e informais, estas atividades so fontes importantes de renda para muitas famlias.

Pluriatividade pra-agrcola

A pluriatividade pra-agrcola resulta das atividades que formam um conjunto de operaes, tarefas e procedimentos que implicam na transformao, beneficiamento e/ou processamento de produo agrcola (in natura ou de derivados) obtida dentro de um

11 estabelecimento ou adquirida em parte ou na totalidade de fora deste destinada comercializao. Trata-se de uma evoluo da produo para autoconsumo que era produzida para a subsistncia da famlia que passa a ser destinada venda. medida que este tipo de produo cresce e comea a ocupar espaos fora do mbito domstico, ela se torna uma atividade independente, inaugurando uma nova jornada de trabalho e rotinas diferenciadas, sendo possvel afirmar que surge uma nova atividade ou outra ocupao que, combinada com a agricultura como atividade principal, gera a pluriatividade. Em geral, este um tipo de pluriatividade que resulta de atividades ligadas produo de derivados de leite, cana, carnes, frutas e outros que passaram a ser processados e transformados no interior da propriedade mediante agregao de valor. No Brasil, estes empreendimentos vm sendo chamados de agroindstrias rurais familiares. Quase sempre so de pequeno porte e esto organizados em forma de cooperativas, associaes ou redes de comercializao. claro que h uma enorme diversidade de agroindstrias familiares que possuem os mais diversos tipos de escalas e formas de gesto (individuais, associativas, cooperativas, etc). Este tipo de pluriatividade tende a aparecer em regies onde predomina a agricultura familiar e onde os mercados de trabalho em atividades no-agrcolas intersetoriais so dbeis ou quase inexistentes, como a regio norte do Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina, o sudoeste do Paran, no Sul do Brasil. A pluriatividade praagrcola surge como uma alternativa de emprego, ocupao e renda para as famlias de pequenos agricultores que vislumbram uma forma de insero econmica e mercantil por mecanismos diferentes dos usuais esquemas de integrao agroindustrial como as aves e sunos ou a produo de commodities como a soja.

Fatores que podem estimular a pluriatividade

Ainda que seja um fenmeno multideterminado, alguns dos principais fatores que afetam e estimulam a pluriatividade podem ser identificados. Estes fatores foram compilados e organizados a partir da leitura de bibliografias sobre o tema e resultados de pesquisas que conduzimos nos ltimos anos. Neste espao no ser possvel apresentar evidncias empricas para cada um dos fatores selecionados. Entre as razes apontadas para explicar as mudanas nas formas de ocupao no meio rural e o crescimento da pluriatividade destaca-se, em primeiro lugar, a prpria modernizao tcnico-produtiva da agricultura. preciso considerar que em razo do

12 intenso processo de modernizao tecnolgica, experimentado pelas atividades agropecurias, e a crescente externalizao de etapas da produo, os processos de trabalho tornaram-se mais individualizados gerando, em muitos casos, uma reduo significativa dos ativos rurais e da utilizao da mo-de-obra disponvel nas famlias (Ploeg, 1992; Weller, 1997). Portanto, a disponibilidade de tecnologias cada vez menos intensivas gera tanto ociosidade de mo-de-obra como sub-ocupao da fora de trabalho, tornando-se um fator que estimula os membros das famlias com domiclio rural a buscar outras formas de ocupao. Em segundo lugar, destaca-se os processos de terceirizao e crescimento da prestao de servios no meio rural. Nos anos recentes, vem se ampliando o processo de sub-contratao ou aluguel de mquinas e equipamentos e contratao de servios de terceiros para execuo de tarefas que antes eram realizadas no interior da explorao agropecuria (Laurentti, 2000; Niederle, 2007). Como exemplos, destacam-se atividades como a preparao do solo, plantio, manejo e colheita ou a prestao de servios pessoais (inseminao artificial, gesto de propriedades), que passam a ser realizados por terceiros. Neste sentido, a terceirizao agrcola pode ser entendida como uma conseqncia da prpria modernizao tcnico-produtiva que sofreu a agropecuria nas ltimas dcadas, o que permitiu o surgimento de um conjunto de novas ocupaes no-agrcolas tais como motoristas, administradores, entre outros. Um terceiro fator est relacionado queda crescente e continuada das rendas agrcolas. Em contextos em que a agricultura torna-se altamente modernizada e inserida em padres de concorrncia internacionais os agricultores tendem a sofrer, cada vez mais, os efeitos da dependncia tecnolgica, que implica em aumentos freqentes e compulsrios dos custos de produo agrcola. Isto decorre do fato de que os agricultores so compelidos a acompanhar, de forma incessante, os avanos nos ndices de produtividade (da terra e do trabalho), fundamentalmente a partir do incremento em capital imobilizado (maquinrio e benfeitorias) e pelo aumento da utilizao de insumos industriais (sementes, adubos, defensivos, combustveis, etc.). Segundo Ploeg (2006; 2000), mesmo que os agricultores consigam produzir cada vez volumes maiores, os incrementos de volume e produtividade nem sempre se traduzem em maior rentabilidade. Segundo o autor, isto gera um profit squeeze, que consiste na contrao dos ganhos financeiros provocada pelo aumento crescente dos custos de produo. Por um lado, os agricultores modernizados esto submetidos uma situao de dependncia que eleva constantemente o valor do consumo intermedirio e, de outro, esto cada vez mais vulnerveis as variaes de preos, barreiras protecionistas e problemas de sanidade. O resultado desta relao expressa-se na corroso

13 das rendas agrcolas e gera um aperto ou estrangulamento dos ganhos dos agricultores. Nestas circunstncias, a opo pelo exerccio da pluriatividade torna-se um recurso interessante e uma opo, mesmo para os agricultores que possuem acesso as tecnologias mais modernas de produo. O quarto fator importante refere-se s mudanas nos mercados de trabalho. Refletindo uma tendncia mais geral, a expanso da pluriatividade no meio rural tambm pode ser atribuda dinmica do mercado de trabalho no-agrcola de algumas regies. Existem vrios estudos sobre os processos de descentralizao de indstrias para espaos rurais mostrando seu significativo impacto na gerao de empregos. No Brasil, apenas para citar dois exemplos, temos o caso de algumas regies nos estados sulinos de Santa Catarina (Vale do Itaja) e do Rio Grande do Sul (Encosta Inferior e Superior da Serra do Nordeste). Nestas regies houve processos de industrializao relativamente descentralizados em reas de elevada densidade demogrfica, onde as indstrias foram buscas vantagens comparativas relacionadas ao custo da fora de trabalho, logstica e outros (Schneider, 2003)9. Em quinto lugar, a pluriatividade aparece como uma resposta determinadas polticas de desenvolvimento rural, que estimulam atividades no-agrcolas no meio rural tais como o turismo, as pequenas e mdias indstrias, a preservao ambiental, entre outras. Estas polticas so mais comuns nos pases desenvolvidos (OConnor et. alli. 2006), onde se observa uma preocupao com a busca de solues para o abandono das reas rurais marginalizadas e mesmo a reduo dos impactos ambientais decorrentes das formas intensivas de produo. Em geral, so polticas que visam gerar empregos, estimular a diversificao das rendas e oferecer alternativas econmicas aos agricultores que no sejam exclusivamente ligadas ao aumento da produo, fazendo com que possam reanimar as regies desfavorecidas ou pouco competitivas. Na literatura internacional sobre desenvolvimento rural h vrios exemplos neste sentido focalizando programas como LEADER, na Europa (Ray, 2000; Ploeg and Renting, 2000). No Brasil, existem exemplos embrionrias com experincias de apoio ao turismo rural, ecolgico, tnicocultural (indgenas, quilombolas, povos tradicionais) e s agroindstrias familiares rurais. So iniciativas que alm de incentivar formas de ocupao em atividades no-agrcolas geram rendas e so capazes de oferecer alternativas de trabalho e renda para a populao nas reas rurais. Em ltimo lugar, mas no menos importante, pode-se citar como fator de estmulo pluriatividade o fato de ela uma caracterstica intrnseca da agricultura familiar. Vrios
9

Para o caso dos pases desenvolvidos consultar, entre outros, o trabalho de Bagnasco (1997).

14 estudos demonstraram que o exerccio de mltiplas ocupaes por uma mesma famlia no um sinal de fraqueza ou definhamento, mas uma caracterstica do modo de funcionamento de unidades que se organizam sob a gide do trabalho familiar (Schneider, 2003; Anjos, 2003). Assim, a pluriatividade passou a ser percebida como uma das estratgias fundamentais de reproduo da agricultura familiar e adaptao s transformaes macro-estruturais na agricultura. No Brasil, desde o incio da dcada de 1990, a agricultura familiar tornou-se um tema em ascenso, com uma crescente legitimidade poltica, social e econmica. Assim, medida que amplia-se o reconhecimento da importncia da agricultura familiar, tambm se amplia a ateno sobre a pluriatividade.

A pluriatividade no Brasil: algumas evidncias

Em face da enorme diversidade e heterogeneidade do meio rural no Brasil, traar um quadro da pluriatividade reveste-se em um grande desafio. As aproximaes mais consistentes, no entanto, tem sido alcanadas por meio da utilizao das pesquisas domiciliares, realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). O Brasil realiza anualmente a Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (PNAD), que uma pesquisa amostral que toma como referncia o universo dos dados fornecidos pelo ltimo censo demogrfico e utiliza os domiclios como unidade de anlise. A PNAD classifica os domiclios nas reas urbanas e rurais a partir da sua localizao, que no Brasil definida pela legislao municipal vigente no perodo da realizao do censo demogrfico. Isto significa que a cada 10 anos, quando se realiza um novo censo, o tamanho das reas muda porque os municpios expandem as reas urbanas e a parte rural vai diminuindo10. Os dados aqui utilizados consideram somente os domiclios situados nas reas rurais no metropolitanas que englobam os aglomerados rurais isolados cujo solo pertence a um nico proprietrio, evitando-se deste modo a interferncia dos aglomerados populacionais que ficam no entorno dos espaos rurais e mesmo aquelas que ficam dentro das reas metropolitanas, assim como dos efeitos das pequenas localidades,

10

Para uma boa discusso dos problemas relacionados s definies das reas rurais e urbanas consultar Veiga (2002). Segundo Del Grossi e Graziano da Silva (2006) as informaes das PNADs dos anos 2000 no so inteiramente compatveis com as de dcadas anteriores porque o IBGE realiza uma reclassificao das reas rurais e urbanas a cada novo censo. Os autores acreditam que por causa dessa atualizao, a populao rural contabilizada pelas PNADs reduziu-se de 32,6 milhes de pessoas em 1999, para 27,3 milhes de pessoas em 2001, uma diminuio de mais de 5 milhes de pessoas.

15 Segundo os dados da PNAD/IBGE, em 2005 residiam nas reas rurais no metropolitanas do Brasil em torno de 6.117.000 famlias. Em relao ao ano de 2001, quando eram 5.847.000 milhes, o nmero de famlias domiciliadas no espao rural aumentou em 270 mil, conforme indica a Tabela 1, o que por si s j representa uma mudana importante, uma vez que nas ltimas dcadas houve uma queda constante da populao rural.

Tabela 1. Brasil. Evoluo das famlias de empregadores, conta-prpria, empregados e no-ocupados domiciliados na rea rural no metropolitana segundo o tipo de atividade 2001 - 2005 (1.000 famlias). LOCAL DOMICLIO / TIPO DE FAMLIA
Empregadores/patres Agrcola Pluriativo No-agrcola Conta-Prpria/familiares Agrcola Pluriativo No-agrcola Empregados/assalariados Agrcola Pluriativo No-agrcola No-ocupados na semana TOTAL DE FAMLIAS

BRASIL
2001 303 149 113 41 2.859 1.756 874 230 2.053 1.269 262 522 631 5.847 2002 227 99 94 34 2.938 1.780 938 220 2.031 1.229 275 527 578 5.774 2003 265 128 105 33 2.982 1.749 920 312 2.050 1.264 267 518 645 5.941 2004 279 143 100 36 2.882 1.713 908 261 2.167 1.289 297 582 637 5.965 2005 293 137 112 44 2.845 1.581 967 297 2.302 1.351 309 642 677 6.117 Tx. Cresc 2001-05 1,4 2,1 0,3 2,1 -0,3 -2,4** 1,7* 7,1* 3,0** 1,7* 4,2*** 5,3** 2,4 1,2***

Nota: exclusive as famlias sem declarao de renda e tipos de famlia com menos de 5 observaes. a) estimativa do coeficiente de uma regresso log-linear contra o tempo. Neste caso, o teste t indica a existncia ou no de uma tendncia nos dados. ***, **, * significam respectivamente 5%, 10% e 20%. Fonte: PNAD/IBGE - Tabulaes Especiais do Projeto Rurbano.

Do total de 6.117.000 famlias que residiam nas reas rurais da regio no metropolitana em 2005, 2.302.000 eram de famlias de empregados assalariados (37,6%), 293.000 eram famlias de empregadores (4,7%), sendo que destes 3,9% (240 mil) empregavam at dois assalariados de forma permanente e 0,86% (53 mil) empregavam mais de dois empregados permanentes11. A categoria mais numerosa do meio rural brasileiro formada pelos ocupados por conta prpria, que em 2005 alcanavam 2.845.000

11

A famlia considerada empregadora quando pelo menos um de seus membros declarou estar nessa posio na semana de referncia. considerada de empregados se pelo menos um membro se declarou empregado e nenhum como empregador. So famlias de conta-prpria aquelas que trabalham explorando o seu prprio empreendimento, sozinhas ou com scios, sem ter empregado e contando, ou no, com a ajuda dos membros da famlia na forma de trabalho no remunerado. As famlias no-ocupadas so aquelas em que nenhum dos seus membros se declarou ocupado na semana de referncia

16 (46,5%) das famlias. Alm dos empregadores, assalariados e conta-prpria, em 2005 havia ainda 11,6% (677 mil) de famlias estavam desempregados ou sem ocupao na semana em que foram coletados os dados. Segundo a classificao utilizada pela PNAD/IBGE, chama a ateno a pequena quantidade de empregadores, indicando que no meio rural predominam as formas de propriedade gerenciadas de forma autnoma como ocupaes por conta prpria. No que se refere ao tipo de atividades que exerciam as famlias domiciliadas nas reas rurais da regio no metropolitana do Brasil, os dados apontaram que em 2005 as famlias ativas ocupadas exclusivamente na agricultura eram um total de 3.069.000, representando 50,1% do total. Mas neste mesmo ano, os dados da PNAD tambm apuraram que 983.000 famlias (16%) se ocupavam exclusivamente em atividades noagrcolas. As famlias em que pelo menos um dos membros combinava a ocupao em atividades agrcolas e no-agrcolas foram consideradas como pluriativas, e chegaram a um total de 1.388.000 no ano de 2005, representando 22,7% do total de famlias rurais. Analisando-se a evoluo do perodo 2001-2005, verifica-se que o nmero de domiclios nos quais os membros se ocupam em atividades agrcolas aumentou apenas na categoria dos empregados assalariados (1,7%)12. Na categoria contra prpria houve uma reduo de 2,4% ao ano, indicando que so as famlias ocupadas na agricultura que mais se reduziram. As famlias pluriativas aumentaram tanto na categoria dos ocupados por contaprpria (1,7%) como dos empregados (4,2%). J as famlias domiciliadas no meio rural em que todos os membros esto ocupados em atividades no-agrcolas aumentaram de modo mais expressivo, registrando um crescimento anual de 7,1% ao ano na categoria dos contaprpria e de 5,3% na categoria dos empregados. Estes resultados vo de encontro s tendncias registradas em estudos anteriores, em que se analisou os dados para as dcadas de 1980 e 1990, quando o maior crescimento registrado sempre ficou por conta dos ocupados em atividades no-agrcolas e a queda constante dos ativos ocupados nas atividades agrcolas. Este comportamento permite afirmar que sempre que se analisa os dados no agregado nacional ou mesmo regional verifica-se que a pluriatividade tambm funciona como uma estratgia dos indivduos e famlias para passar das ocupaes agrcolas para as no-agrcolas. Isto explica porque so as ocupaes em atividades noagrcolas as que mais crescem no meio rural e porque a pluriatividade, apesar de mostrar crescimento, apresenta variaes constantes. por esta razo que anteriormente se chamou

12

O que em grande parte se deve aos preos favorveis das principais commodities agrcolas que o Brasil exporta (soja, milho e frango) durante os primeiros anos da dcada atual.

17 a ateno para a necessidade de diferenciar a dinmica do mercado de trabalho rural da pluriatividade. Na verdade, os dados agregados no permitem ir alm desta concluso, pois os fatores que intervm na pluriatividade so multi determinados e variam desde o contexto local e regional at a conjuntura econmica mais geral, conforme j indicado anteriormente. No Brasil, as pesquisas do Projeto Rurbano tm demonstrado que estes fatores tendem a se ampliar medida que as anlises utilizam recortes mais especficos, como os Estados, por exemplo. Neste sentido, os dados secundrios apurados nas pesquisas domiciliares devem ser tomados como uma bssola e servir de inspirao para realizao de estudos de caso mais aprofundados. Uma hiptese interessante a ser investigada, por exemplo, verificar em que medida a pluriatividade pode ser um caminho que est sendo adotado por indivduos e famlias pobres para abandonar a agricultura e buscar uma outra atividade no meio rural, em geral no-agrcola (Berdegu, et. alii. 2001). Neste caso, a pluriatividade poderia estar representando uma ponte no processo de passagem de uma atividade a outra e, talvez, uma sada da situao de pobreza. Um outro aspecto a ser analisado em relao pluriatividade refere-se questo das rendas. De fato, havendo pluriatividade tambm existem pluri-rendimentos. No entanto, as anlises sobre as rendas rurais exigem certos cuidados, ainda mais quando a fonte de dados so as pesquisas domiciliares por amostragem, tal como o caso da PNAD, que realiza a coleta de dados em um determinado ms do ano (em geral setembro). Alm disso, no Brasil existem diferenas edafoclimticas e regionais importantes que fazem com que o ano agrcola tenha suas especificidades e pode haver distores no levantamento das rendas. Outro problema refere-se dificuldade da coleta de dados sobre os diferentes tipos de rendas auferidos pelos produtores, alm do fato de que no momento da entrevista em geral eles informam a receita lquida, sem deduzir os custos de produo e a depreciao, o que pode super ou sub estimar os valores informados. No caso dos produtores familiares sempre h a presena da produo destinada ao autoconsumo, que no desprezvel, mas que raramente informada como parte da renda. Feitas estas ressalvas, pode-se dizer que os dados da PNAD oferecem uma aproximao razovel em relao composio das rendas rurais. A Tabela 2, a seguir, apresenta os quatro principais tipos de rendas que a pesquisa permite extrair, a renda agrcola, a no-agrcola, as rendas oriundos dos benefcios previdencirios e as outras fontes de renda como juros e remessas de parentes, por exemplo. A Tabela apresenta ainda o valor mdio da renda segundo o tipo de atividade tomando no ano de 2005, que a ltima informao disponvel no momento.

18 Um olhar de conjunto sobre a Tabela permite destacar algumas caractersticas importantes sobre a composio das rendas entre as distintas categorias de famlias do meio rural do Brasil. A primeira observao que a renda agrcola continua respondendo por algo em torno de 50% do total nas trs categorias, empregadores (52,7%), contaprpria (50,3%) e assalariados (46,1%). Segundo, que com exceo da categoria dos contaprpria, as rendas no-agrcolas esto em segundo lugar em ordem de importncia para os empregadores e assalariados. Terceiro, as rendas de aposentadorias e penses so muito relevantes, sobretudo entre as famlias de conta prpria. Por fim, cabe destacar que na rea rural no metropolitana como um todo, as rendas agrcolas representam 45,8%, as rendas no-agrcolas 25,4%, as rendas de aposentadorias e penses 22,5% e as rendas de outras fontes 6,3%. Tabela 2. Brasil. Composio (%) das rendas das famlias com domiclio na rea rural no metropolitana segundo o tipo de atividade e renda mdia ano 2005 (em reais de setembro de 2005).
LOCAL DOMICLIO / TIPO DE FAMLIA Renda agrcola (%) Renda noagrcola (%) Rendas de aposentadorias e penses (%) Rendas de outras fontes (%) Rende mdia em 2005 (em R$)

Rural no metropolitano Empregadores/patres Agrcola Pluriativo No-agrcola Conta-Prpria/familiares Agrcola Pluriativo No-agrcola Empregados/assalariados Agrcola Pluriativo No-agrcola No-ocupado na semana

45,8 52,7 75,9 56,1 0,0 50,3 63,4 49,3 0,0 46,1 81,4 55,6 0,0 0,0

25,4 28,8 0,0 26,1 91,0 20,7 0,0 29,1 78,1 35,7 0,0 32,2 78,4 0,0

22,5 13,0 16,2 13,2 6,2 22,7 29,6 15,9 16,2 12,8 12,1 6,7 17,3 88,1

6,3 5,5 7,9 4,6 2,8 6,3 7,0 5,7 5,6 5,5 6,5 5,5 4,3 11,9

754,36 2.475,58 2.030,73 2.718,45 3.268,86 736,88 652,05 846,56 833,71 646,49 494,62 800,06 841,52 462,71

Fonte: Tabulaes Especiais do Projeto Rurbano, NEA-IE/Unicamp, Maro 2007

A anlise das rendas pela tica dos tipos de atividade em que esto classificadas as categorias sociais permite realar ainda outras questes. Primeiro, entre as famlias que dependem exclusivamente da agricultura percebe-se uma dependncia muito forte das renda agrcolas, especialmente entre na categoria dos assalariados, em que esta fonte representa 81,4% do total. Entre os empregadores (patres) a renda agrcola representa 75,9% e entre os conta-prpria que trabalham exclusivamente na agricultura a renda agrcola representa apenas 63,4%. Isto leva a pensar, em segundo lugar, o importante papel das rendas de aposentadorias e penses para as famlias que dependem da agricultura, sobretudo os conta-prpria, que obtm quase 30% dos seus rendimentos desta fonte. Vale

19 notar que entre os empregadores que est a proporo mais elevada (7,9%) de rendas de outras fontes, provavelmente indicando ganhos advindos de outros setores. A terceira questo que chama a ateno nesta Tabela refere-se ao portoflio diversificado de fontes de rendas das famlias pluriativas, valendo a pena notar que a renda de atividades agrcolas representa algo em torno de 50% ou mais, seguida das rendas no-agrcolas (algo em torno de 30%, um pouco menos entre os empregadores), das rendas de aposentadorias e penses (em torno de 13%, mas bem menos entre os assalariados, onde representa apenas 6,7%) e das rendas de outras fontes (em torno de 5%). Uma quarta questo a ser destacada refere-se ao fato de as famlias exclusivamente no-agrcolas so as que possuem a maior dependncia em relao a uma nica fonte de renda (a no-agrcola, claro).Talvez valha a pena chamar a ateno para um ltimo aspecto, que se refere ao fato de que as rendas das famlias de pluriativas alm de serem mais diversificadas so tambm, em geral, mais elevadas, tal como mostra a coluna referente ao valor da renda mdia para o ano de 2005, com exceo dos pluriativos assalariados. Por esta razo, possvel concordar com outros estudiosos (Ellis, 1998; 2000; Kinsella, et alii, 2000; Berdegu, et.alii. 2001) de que a estratgia de diversificao das atividades ocupacionais assim como das rendas pode representar uma proteo s famlias em situaes de risco, choques ou vulnerabilidades, to freqentes no meio rural, sobretudo nas regies mais empobrecidas. medida que as famlias conseguem ter um portoflio mais diversificado de opes de trabalho, tornando-se pluriativas, suas rendas tendem a se elevar, adquirir maior estabilidade e as fontes se diversificam (Schneider 2007). Algumas destas dimenses sero discutidas a seguir a partir dos resultados de pesquisas empricas que temos conduzido no Sul do Brasil.

Pluriatividade e agricultura familiar13 Para se compreender melhor a presena da pluriatividade na agricultura familiar e sua ocorrncia em distintas situaes empricas realizou-se uma pesquisa em quatro microrregies do Estado do Rio Grande do Sul, tal com indicado no Mapa a seguir. A metodologia da pesquisa consistiu da seleo de um municpio representativo da realidade
13

A pesquisa resulta de produo coletiva elaborada no mbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural GEPAD/PGDR/UFRGS. Os trabalhos iniciaram no mbito da pesquisa Agricultura Familiar, Desenvolvimento Local e Pluriatividade no Rio Grande do Sul: a emergncia de uma nova ruralidade de 2003, e tiveram seguimento no projeto Desenvolvimento Territorial Rural e Segurana Alimentar, ambas financiadas pelo CNPq e realizadas em parceria com o Programa de Ps-Graduao em Desenvolvimento Rural da UFRGS e com o Programa de Ps-Graduao em Agronomia da UFPel.

20 de cada regio de estudo a partir de pesquisas exploratrias e visitas a campo, procurandose respeitar a diversidade de dinmicas da agricultura familiar existente no Estado. O prximo passo foi a aplicao de um questionrio semi-estruturado em uma amostra de cerca de 11% das unidades familiares em cada um dos municpios, utilizando a tcnica da amostragem aleatria e sistemtica por comunidade rural. O perodo de coleta dos dados ocorreu durante o ano agrcola 2002/2003, sendo aplicados um total de 238 questionrios em um universo de cerca de 2.693 estabelecimentos. Figura 1: Localizao das regies de no estado do Rio Grande do Sul/Brasil.

Tomando o universo total de unidades da pesquisa, verificou-se que 44,1% das famlias de agricultores nas quatro regies estudadas eram pluriativas e 56% eram famlias monoativas, assim definidas aquelas em que todos os membros ocupavam-se exclusivamente na agricultura14. Os dados primrios coletados indicam que a presena da pluriatividade no Rio Grande do Sul representa o dobro dos 22,7% de pluriativos encontrados nos dados da PNAD para o Brasil como um todo. Examinando-se os dados de forma desagregada para cada uma das quatro regies, verifica-se que a pluriatividade assume caractersticas distintas e varia significativamente em cada uma delas. Merece

14

Ainda que aqui seja apresentada apenas a separao entre pluriativos e monoativos, as pesquisas sobre esta mesmo base de dados continuam e possvel, a qualquer momento, abrir-se a pluriatividade em diferentes tipos, tal como sugerido na seo anterior.

21 destaque o fato de que na regio da Serra Gacha, localizada geograficamente no nordeste do Estado, quase 60% das famlias eram pluriativas ao passo que no Alto Uruguai, localizado no extremo norte do estado gacho, a pluriatividade estava presente em 28,8% das famlias. A explicao para estas diferenas se deve, em larga medida, as caractersticas das economias locais e a interao dos membros das famlias rurais com os mercados de trabalho no-agrcolas15. Tabela 3. Classificao das famlias segundo condio de atividade em municpios selecionados no Rio Grande do Sul (%). Sul do RS Misses Tipos de famlias de Serra Alto Uruguai Total Morro Salvador das agricultores familiares Veranpolis Trs Palmeiras Redondo Misses Monoativas 55,9 40,6 58,1 53,4 71,2 Pluriativas 44,1 59,4 41,9 46,6 28,8 Total 100 100 100 100 100
Fonte: Pesquisa AFDLP- CNPq/UFPel/UFRGS, 2003.

Outra informao importante extrada da pesquisa refere-se ao nmero de membros das famlias. A pesquisa demonstrou que o nmero mdio de membros entre as famlias monoativas de 3,8 pessoas e de 4,7 pessoas nas famlias pluriativas. Aproximadamente 27% das famlias monoativas possuiam at dois membros, ao passo que as famlias pluriativas com at dois membros so inferiores a 5%. Nos demais estratos, que representam as famlias com maior nmero de membros, as famlias pluriativas possuem um nmero de pessoas superior aos monoativos. Grfico 1 - Nmero de membros das famlias pesquisadas por condio de atividade em municpios selecionados no Rio Grande do Sul.
50,0 45,0 40,0 35,0 30,0 % 25,0 20,0 15,0 10,0 5,0 0,0

50,0 37,3 31,3 26,9 35,6

Famlias monoativas
9,6 4,8 4,5
3a4 membros 5a6 membros 7 membros ou mais

Famlias pluriativas

at 2 membros

Fonte: Pesquisa AFDLP- CNPq/UFPel/UFRGS, 2003.


15

Estas caractersticas e especificidades regionais foram estudadas de modo aprofundado nos estudos de caso realizados por Conterato (2004); Radomsky (2006) e Niederle (2007).

22 Os dados da pesquisa indicam ainda que as famlias pluriativas possuem reas de terra menores e cultivam uma superfcie agrcola mdia menor do que as famlias exclusivamente agrcolas ou monoativas. Quando verificados os dados sobre a rea total e a rea relativa superfcie agrcola til dos estabelecimentos familiares, verifica-se que em mdia as famlias pluriativas possuem e exploram em torno de 4 a 5 hectares a menos do que as famlias monoativas. Neste caso, por terem maior nmero de membros e menor rea de terra disponvel para a produo, a busca de atividades complementares para ocupar a fora de trabalho excedente e a necessidade de melhorar renda familiar podem ser considerados elementos explicativos da pluriatividade. Grfico 2 Mdia da rea total e da superfcie agrcola til (SAU) por condio de atividade das famlias pesquisadas no Rio Grande do Sul (em hectares).
30,0 25,0 20,0 Ha 15,0 10,0 5,0 0,0 rea total SAU 25,5 21,2 19,6 14,7 Famlias monoativas Famlias pluriativas

Fonte: Pesquisa AFDLP UFRGS/UFPEL 2003.

Estas caractersticas tambm se refletem na composio das rendas das famlias estudadas16. A Tabela 4 mostra que no conjunto das quatro regies do Estado do Rio Grande do Sul as rendas agrcolas continuam sendo decisivas para a maioria dos agricultores familiares, respondendo por praticamente 59% da renda total (o que coincide com os dados secundrios apurados atravs da PNAD para o pas como um todo), seguidas das rendas auferidas das transferncias sociais, especialmente aposentadorias, que

16

Renda agrcola: provem das atividades agropecurias (cultivos e criaes) realizadas dentro da unidade de produo e/ou de atividades para-agrcolas. Renda no-agrcola: tem como origem as atividades noagrcolas, podendo ser realizadas fora ou dentro da unidade de produo, na condio de empregado, empregador ou conta-prpria. Outras rendas do trabalho: obtidas necessariamente fora da unidade de produo e de atividades inerentes ao setor agropecurio. Rendas de outras fontes: provenientes de aluguis, juros, aplicaes, arrendamentos, doaes. Rendas de transferncias sociais: resultantes de transferncias governamentais, tais como aposentadorias, penses, programas assistenciais, como bolsafamlia.

23 alcanam 19,6%. Os ganhos oriundas de atividades no-agrcolas esto em terceiro lugar e respondem por 17,5% do total da renda das famlias de agricultores, o que revela a sua importncia significativa como fonte de ingresso. Mas em cada um dos quatro territrios estudados o comportamento das fontes de renda e o seu significado distinto. Enquanto na Serra Gacha a renda de atividades noagrcolas representa 21% sobre a renda total e a renda agrcola 54,5%, na microrregio do Alto Uruguai esta proporo de 6,6% e 72,9%, respectivamente, revelando que nessa ltima regio h uma dependncia quase absoluta dos agricultores familiares em relao s rendas agrcolas. Tambm deve-se salientar a importncia, ainda que diferenciada, que assumem as transferncias sociais (aposentadorias e penses) na renda das famlias. No municpio de Morro Redondo elas representam praticamente 27% da renda total das famlias, neste caso bem acima da mdia do Estado onde esta proporo chega a 19,6%. Tabela 4 - Composio da renda total das famlias pesquisadas em municpios selecionados no Rio Grande do Sul (%). Total e municpios Renda Renda No- Renda Ou- Transferncias Outras Ren- Renda Agrcola agrcola tras Fontes Sociais das Trabalho Total representativos Veranpolis 54,5 21,1 2,8 20,2 1,4 100 Morro Redondo 49,5 18,7 1,6 26,8 3,4 100 Salvador das Misses 62,5 17,7 1,0 16,2 2,6 100 Trs Palmeiras 72,9 6,6 0,8 15,3 4,3 100 Total 58,6 17,5 1,8 19,6 2,6 100 Fonte: Pesquisa AFDLP- CNPq/UFPel/UFRGS, 2003.

Outro aspecto a ser considerado refere-se desigualdade dos rendimentos auferidos e o papel da pluriatividade na elevao da renda total. De acordo com o Grfico 3, 50,8% das famlias monoativas possuem renda total de at 10 mil reais anuais, enquanto que 70,2% das famlias pluriativas possuem renda total acima de 10 mil reais anuais. A pesquisa demonstrou que as famlias pluriativas possuem uma renda total anual mdia de R$ 20.352,46 (referente ao ano agrcola de 2002, quando os dados foram levantados), enquanto as famlias monoativas tinham, em mdia, uma renda total anual de R$ 14.378,11. O Grfico 3 mostra que nos estratos de renda superiores a R$ 10 mil as famlias monoativas representam sempre uma proporo menor, indicando que quanto maior a renda total das famlias maior a presena da pluriatividade.

24 Grfico 3 - Estratos de renda total segundo condio de atividade em municpios selecionados no Rio Grande do Sul (%).
40,0 35,0 30,0 25,0 20,0 15,0 10,0 5,0 0,0 35,1 34,6 26,9 20,2 15,7 9,6 14,4 12,7 9,0 21,2

Famlias monoativas Famlias pluriativas

at 5 mil

5.001 a 10 mil

10.001 a 20 mil

20.001 a 30 mil

mais de 30 mil

Fonte: Pesquisa AFDLP UFRGS/UFPEL 2003. Em janeiro de 2003 cada U$1 dlar americano equivalia a R$ 3,36 reais (moeda brasileira)

Estes dados reforam o argumento de que a pluriatividade no contribui apenas para diversificar e ampliar o portoflio de fontes de rendimento mas, sobretudo, gera um aumento considervel renda total familiar resultante da combinao vrios tipos de renda. Vale salientar que as famlias pluriativas raramente abandonam a agricultura e que, na maioria da vezes, esta representa sua principal fonte de rendimentos. Alm disso, a pluriatividade tem um papel importante na estabilizao da renda ao longo do ano agrcola, permitindo que os agricultores e suas famlias no fiquem to vulnerveis aos riscos e instabilidades intrnsecas atividade agrcola.

Consideraes finais Neste trabalho procurou-se apresentar informaes e caractersticas sobre o estudo da pluriatividade no Brasil. As primeiras sees foram dedicadas a um breve resgate histrico sobre a evoluo das pesquisas nas dcadas recentes e anlise da bibliografia que discutiu aspectos analticos, conceituais e normativos acerca do tema. Tambm procurou-se apresentar uma proposta tipologia sobre a pluriatividade com o objetivo de criar condies para que as pesquisas sobre o tema permitam comparaes entre diferentes situaes empricas e concluses mais gerais. Das sees iniciais vale salientar a insistncia no fato de que a pluriatividade um fenmeno que decorre dos processos mais gerais de transformao da sociedade contempornea, especialmente no que se refere aos modos de produo e formas de ocupao do trabalho. No obstante, a pluriatividade tambm est relacionada ao repertrio cada vez mais complexo de respostas dos agricultores aos contextos em que vivem e s

25 situaes adversas que enfrentam, notadamente em face dos problemas advindos de sua crescente vulnerabilidade e perda de autonomia. Na tentativa de demonstrar, ao mesmo tempo, a relevncia e as diferenas da pluriatividade no Brasil, foram apresentadas informaes que indicam que 22,7% (o que corresponde a 1.388.000 domiclios rurais) do total de 6.117.000 famlias que possuem domiclio nas reas rurais no metropolitanas, combinam atividades agrcolas e noagrcolas. Ainda que a agricultura tenha uma importncia decisiva no meio rural brasileiro (50,1% do total das famlias com domiclio no meio rural esto ocupadas na agricultura), j expressivo o nmero de famlias que no possui uma vinculao profissional e laboral com a atividade agrcola, pois j so 983.000 famlias (16%) que habitam no meio rural mas trabalham exclusivamente em atividades no-agrcolas. Analisando-se a composio das rendas das rendas famlias com domiclio rural constatou-se, igualmente, que a renda agrcola mantm uma importncia inquestionvel, pois em torno de 50% ou mais das rendas advm desta fonte. No obstante, destacou-se tambm a importncia decisiva das transferncias de recursos governamentais na composio das rendas, especialmente a aposentadoria rural, para a categoria dos ocupados na condio de conta prpria, que so a ampla maioria dos domiclios rurais no Brasil. Mas o papel das rendas de atividades no-agrcolas no menos importante para as diferentes categorias ocupacionais, sejam eles patres, assalariados ou ocupados por conta prpria. Por fim, destacou-se a importncia da diversificao das fontes de renda, mostrando-se que, em geral, os domiclios pluriativos possuem um portoflio mais heterogneo de fontes de ingresso e, via de regra, possui uma renda mdia mais elevada. Com o objetivo de apresentar algumas evidncias empricas acerca das caractersticas e dos efeitos diversos da pluriatividade, apresentou-se algumas informaes sobre a presena da pluriatividade em regies de agricultura familiar no Estado do Rio Grande do Sul, situado no extremo sul do Brasil. Os dados mostram que a pluriatividade varia bastante segunda as regies analisadas mas que, no geral, seu papel na elevao da renda e no aproveitamento de oportunidades de trabalho para as famlias com maior nmero de membros e reas de terra menores constante. Isto permite concluir que a pluriatividade poder representar uma alavanca importante ao processo de desenvolvimento das reas rurais, pois permite gerar formas de trabalho e renda que se assentam tanto nas capacidades dos indivduos como nas condies existentes nos contextos locais. Alm disso, a pluriatividade parece desafiar tanto os estudiosos como os agentes de interveno e formuladores de polticas. Enquanto processo que expressa algumas das mudanas societrias mais gerais, trata-se de um fenmeno que

26 exige dos pesquisadores repensar o carter das relaes sociais de trabalho no meio rural. Assim como ela pode ser uma alternativa vulnerabilidade, conforme indicado, tambm poder representar formas de precarizao ou mesmo intensificao das jornadas de trabalho. Aos agentes de desenvolvimento, por sua vez, cabe uma indagao sobre como o Estado e as polticas pblicas podero impulsionar a pluriatividade em contextos e situaes em que ela dbil ou inexistente. Seja como for, a sociologia e as demais cincias sociais que se ocupam com os temas rurais tem a uma promissora e instigante agenda de (pluri) atividades pela frente.

Referncias bibliogrficas
BAGNASCO, A. La funcin de las ciudades en el desarrollo rural: la experiencia italiana. In: Polticas Agrcolas, N Especial, Taxco, Mxico, 1997. BERDEGU, J.L; REARDON, T. e ESCOBAR, G. ECHEVERRIA, R.G Opciones para el desarrollo del empleo rural no agrcola en Amrica Latina. Washington, BID, Nov. 2001. BLAKELY, E. J., BRADSHAW, T. D. Amrica Rural: un nuevo contexto. Agricultura y Sociedad, Madrid, n.36/37, 1985. BRUN, A. Pluriatividad Agraria en Francia: medidas y concepciones. In: ARKLETON RESEARCH. Cambio Rural en Europa. Colquio de Montpellier. Madrid, Ministerio de Agricultura, Pesca y Alimentacion, 1987. BRUN, A., FULLER, A. Farm Family Pluriactivity in Western Europe. United Kingdom, The Arkleton Research , 1991. CAMPANHOLA, C. e GRAZIANO DA SILVA, J. (orgs.). O Novo rural brasileiro: novas ruralidades e urbanizao. Braslia/DF, Embrapa/UNICAMP, 2004. CARNEIRO, M. J. Camponeses, agricultores e pluriatividade. Rio de Janeiro, Contracapa, 1998. CARNEIRO, M. J. Pluriatividade no campo: o caso francs. Revista Brasileira de Cincias Sociais, 11 (32): 89-105, So Paulo, 1996a CARNEIRO, M.J.Do rural e do urbano: uma nova terminologia para uma velha dicotomia ou a reemergncia da ruralidade? In: II Seminrio sobre o Novo Rural Brasileiro. Campinas IE/Unicamp, outubro de 2001; CARNEIRO,M.J. Pluriatividade da agricultura no Brasil: uma reflexo crtica. In: SCHNEIDER, S. A diversidade da agricultura familiar. Porto Alegre, RS: UFRGS, 2006. CONTERATO, M. A. A mercantilizao da agricultura familiar do Alto Uruguai/RS: um estudo de caso no municpio de Trs Palmeiras. Porto Alegre, UFRGS/PGDR. (Dissertao), 2004. DEL GROSSI, M.; GRAZIANO DE SILVA, J. Movimento Recente da Agricultura Familiar. XLIV Congresso da SOBER. Anais... Fortaleza., 2006 ELLIS, F. Household strategies and rural livelihood diversification. The Journal of Development Studies, 35 (1): 01-38, 1998; ELLIS, F. Rural livelihoods and diversity in developing countries. Oxford: Oxford University Press, 273p., 2000. ETXEZARRETA, M.; CRUZ, J.; GARCA MORILLA M.; VILADOMIU, L. La agricultura familiar ante las nuevas polticas agrarias comunitarias. Madrid: MAPA, 1995. FULLER, A. M. From part-time farming to pluriactivity: a decade of change in rural Europe. Journal of Rural Studies, 6 (4): 361-373, 1990.

27
FULLER. A. M. From Part Time Farming to Pluriactivity: a decade of change in rural Europe. Journal of Rural Studies, local? London, v.6, n.4, p.361-373, 1990. GAMA, A. Indstria e produo de um espao peri-urbano. Revista Crtica de Cincias Sociais, Portugal, 1987. GRAZIANO DA SILVA, J. O novo rural brasileiro. Campinas, UNICAMP, Instituto de Economia, (Coleo Pesquisas, 1), 1999. KAGEYAMA, A. Pluriatividade e ruralidade: aspectos metodolgicos. Economia Aplicada, So Paulo, v.2, n.3, p.515-551, jul./set.,1998. KINSELLA, J. et alii. Pluriativity as a livelihood strategy in Irihi farm households and its role in rural development. Sociologia Ruralis, Netherlands v. 40, n. 4: 481-496., 2000 LAURENTI, A. C.Terceirizao na Produo Agrcola: a dissociao entre a propriedade e o uso dos instrumentos de trabalho na moderna produo agrcola. Londrina, IAPAR, 2000. LAVILLE, J.L. et PERRET, B. Le tournant de la pluriactivit. Esprit Revue International, n 217, decmbre, p. 5-55, 1995. MARSDEN, T. The condition of rural sustainability. Assen, The Netherlands, Van Gorcun, 2003. MINGIONE, E. e PUGLIESE, E. A difcil delimitao do urbano e do rural. Revista Crtica de Cincias Sociais, no 22, 1987, p. 83- 99; MOREIRA, R. Ruralidades e globalizaes: ensaiando uma interpretao. CPDA-Ruralidades, n 1, 2002. NEIMAN, G.; CRAVIOTTI, C. (orgs.). Entre el campo y la ciudad. Ediciones CICCUS. Buenos Aires, 2006. NEVES, D.P. Agricultura familiar e mercado de trabalho. Revista Estudos Sociedade e Agricultura, 8: 7-25, abr, Rio de Janeiro, 1997. NEVES, D.P. Agricultura familiar: questes metodolgicas. Revista Reforma Agrria, 25: 21-37, maio/dez., Campinas/SP, 1995. NIEDERLE, P.A. Mercantilizao, estilos de agricultura e estratgias reprodutivas dos agricultores familiares de Salvador das Misses, RS. Porto Alegre, UFRGS/PGDR. (Dissertao), 2007. OCONNOR, D.; RENTING, H.; GORMAN, M.; KINSELLA, J. Driving rural development: policy and practice in seven EU countries. Assen, The Netherlands, Van Gorcun, 2006. PLOEG J.D. van der et. alii. Rural Development: from practices and policies towards theory. Sociologia Ruralis, Netherlands, 40 (4): 391-407, 2000. PLOEG, J. D.van der. El proceso de trabajo agrcola y la mercantilizacin. In: E. S. Guzman (ed.), Ecologa, campesinado y historia, Espanha, Las Ediciones de la Piqueta, 1992. PLOEG, J.D.V.; RENTING, H. Impact and Potential: a comparative review of European rural development practices. The Netherlands,, Sociologia Ruralis, Vol. 40, n 4, 2000. PLOEG, Jan D. van der. Agricultural production in crises. In: CLOKE, Paul; MARSDEN, Terry; MOONEY, Patrick (eds.), Handbook of Rural Studies, London: Sage, 2006, p. 258-77. POLANYI, K. A grande transformao: as origens da nossa poca. RJ .Ed. Campus, 1980. RADOMSKY, G.F.W. Redes Sociais de Reciprocidade e de Trabalho: as bases histrico-sociais do desenvolvimento na Serra Gacha. Porto Alegre, UFRGS/PGDR. (Dissertao), 2006. RAY, C. The EU LEADER Programme: rural development laboratory. The Netherlands, Sociologia Ruralis, Vol. 40, n 4, 2000. SACCO DOS ANJOS, F. Agricultura familiar em transformao: os colonos-operrios de Massaranduba (SC). Pelotas, UFPEL, 1995. SACCO DOS ANJOS, F. Agricultura familiar, pluriatividade e desenvolvimento rural no Sul do Brasil. Pelotas: EGUFPEL, 2003.

28
SAMPEDRO GALLEGO, R. Gnero y ruralidad. Las mujeres ante el reto de la desagrarizacin. Madrid: Ministerio de Trabajo y Assuntos Sociales/Instituto de la Mujer, 1996. SARRACENO, E. Recent trends in rural development and their conceptualization. Journal of Rural Studies, London v.10, n.4, p.321-330, 1994. SCHNEIDER, S. O desenvolvimento agrcola e as transformaes da estrutura agrria nos pases do capitalismo avanado: a pluriatividade. Revista Reforma Agrria, 24 (3):106-132, set./dez., Campinas/SP, 1994. SCHNEIDER, S. Agricultura familiar e Industrializao. Porto Alegre, Ed.UFRGS, 2 Edio,1999. SCHNEIDER, S. A pluriatividade como estratgia de reproduo social da agricultura familiar no Sul do Brasil. Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, v. 16, p. 164-184, 2001 SCHNEIDER, S. A pluriatividade na agricultura familiar. Porto Alegre, Editora da UFRGS, 2003. SCHNEIDER, Sergio. Rurbanizao e pluriatividade: o mercado de trabalho no-agrcola e a pluriatividade das famlias em reas rurais. In: CARVALHO, F; GOMES, M.M.; LRIO, V.S.(Org.). Desigualdades sociais: pobreza, desemprego e questo agrria. Viosa, 2003a. SCHNEIDER, S.; CONTERATO, M. A. Transformaes agrrias, tipos de pluriatividade e desenvolvimento rural. In: NEIMAN, G.; CRAVIOTTI, C. (orgs.). Entre el campo y la ciudad. Ediciones CICCUS. Buenos Aires, 2006. SCHNEIDER, S. (Org.) A diversidade da agricultura familiar. Porto Alegre, Ed. UFRGS, 2006. SCHNEIDER, S. A contribuio da pluriatividade para as polticas pblicas de desenvolvimento rural: um olhar a partir do Brasil. In: ARCE, Alberto. (forthcoming), Ed. Flacso, 2007 SEYFERTH, G. Aspectos da proletarizao do campesinato no Vale do Itaja (SC): os colonosoperrios. In: LOPES, J. S. L (Org.). Cultura e identidade operria: aspectos da cultura da classe trabalhadora. So Paulo, Marco Zero, 1987. SEYFERTH, G. Camponeses ou operrios? O significado da categoria colono numa situao de mudana. Revista do Museu Paulista, So Paulo, v.29, Nova Srie, 1984. VEIGA, J. E. Cidades Imaginrias: o Brasil menos urbano do que se calcula. Campinas: Autores Associados, 2002. WANDERLEY, M. N. B. Olhares sobre o rural brasileiro. Campina Grande, Revista Razes, Vol. 23, n 1 e 2 (jan-Dez), 2004. WELLER, J. El empleo rural no agropecurio en el istmo centroamericano. Revista de la Cepal, N62, p.75-90 (ago),1997.

This document was created with Win2PDF available at http://www.win2pdf.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only. This page will not be added after purchasing Win2PDF.

You might also like