You are on page 1of 7

5 tcnicas de autocura para acabar com suas dores

Repetio de frases e toques nos canais energticos. Esta a tcnica de cura emocional e fsica chamada EFT.
O psiclogo americano Roger Callahan, tambm estudioso de acupuntura e cinesiologia, procurava h anos a melhor forma de curar uma de suas pacientes com fobia de gua. Numa das sesses, pediu a ela que se concentrasse na sensao de angstia que sentia no estmago quando o assunto vinha tona. Em seguida, com a ponta dos dedos, deu leves batidas embaixo do olho da paciente, ponto onde est localizado o meridiano do estmago (segundo a acupuntura, terapia da medicina chinesa, meridianos so os canais por onde circula a energia vital do nosso corpo). Para sua surpresa, a mulher se curou totalmente da fobia. Dessa experincia surgiu a EFT (Emotional Freedom Techniques), que, em portugus, significa tcnica de liberao emocional. como uma acupuntura emocional ou psicolgica, mas sem agulhas, diz a naturopata e terapeuta de EFT Meire Yamaguchi. De acordo com a terapia, tudo o que nos faz sofrer, ou seja, as emoes negativas como raiva, medo e tristeza, resultado de uma ruptura do sistema energtico corporal. Essa ruptura pode ter vrias causas, desde um trauma relacionado a um acidente ou a uma traio, por exemplo, at uma memria celular proveniente da gestao, esclarece Meire. Para rearmonizar esses meridianos permitindo que a energia flua de novo e, consequentemente, eliminar qualquer dificuldade emocional ou sentimento ruim, outro americano, chamado Gary Craig, adaptou a tcnica que se tornou de domnio pblico em 2009. Ele criou uma sequncia de pontos em que todos os meridianos so acessados por meio de toques com a ponta dos dedos (figura B). Ao mesmo tempo que executa o movimento, o paciente sintoniza no problema em questo por meio da repetio de frases relacionadas s sensaes negativas que esto sendo trabalhadas, explica o tambm terapeuta de EFT Andr Lima. Essa sequncia permite que problemas de naturezas diferentes sejam acessados, de dores fsicas a compulso alimentar, depresso, estresse e insnia. Um dos grandes diferenciais da tcnica reconhecida pela Associao Americana de Psiclogos como eficaz em casos de depresso, dor e sndrome do estresse ps-traumtico que ela pode ser autoaplicvel, alm de ser rpida (uma rodada de EFT dura cerca de 15 segundos) e fcil de ser aprendida. O segredo primeiro pensar no problema, depois nas emoes que ele traz, como insegurana e revolta, e, finalmente, identificar no corpo onde e de que forma voc as sente, como corao acelerado, uma pontada no estmago ou uma agulhada na cabea, aconselha Meire. A prtica ainda conduz ao autoconhecimento justamente porque voc comea a reconhecer a origem das suas emoes, completa a dentista Suzana Arantes, praticante h dois anos. S vale frisar que problemas mais complexos, como a depresso, pedem a ajuda de um profissional de EFT. Ele ajudar o paciente a desvendar as causas do problema, diz Meire.

Este o primeiro passo da sequncia. Na lateral da mo, entre a base do dedo mnimo e o osso do pulso, est o ponto carat. Usando a ponta dos dedos indicador, do meio e anelar, d batidinhas constantes nesse local enquanto repete, em voz alta, trs vezes a frase: Mesmo tendo... *dar o nome do problema+, eu me aceito profunda e completamente.

Esta figura um exemplo de como a tcnica continua: com a ponta dos dedos indicador e mdio (da mo esquerda ou direita), d leves batidas (entre cinco e sete) nos pontos indicados abaixo (em qualquer lado da face).

Aps estimular o ponto carat, continue a sequncia de EFT repetindo a frase-lembrete em voz alta (esta sensao de...) ao mesmo tempo que toca os seguintes pontos com a ponta dos dedos: No osso do comeo da sobrancelha, no osso sob o final dela e no meio do osso abaixo do olho.

Abaixo do nariz e do lbio inferior.

Abaixo e entre os ossos da clavcula e abaixo da axila na lateral do tronco.

No meio do topo da cabea.

You might also like