You are on page 1of 5

PUTTING PEOPLE IN THE CENTER, LINA BO BARDI: TOGETHER

Projeto no existe no papel ou na tela sozinho. Ele foi criado para ser feito , construdo, colocado em uso e viveu . Amei , mesmo . Atravs deste processo , design torna-se mais do que conceito ou filosofia - torna-se um sistema de vida para melhorar nossas vidas , uma conversa. Arquiteto e designer de origem italiana Lina Bo Bardi entendido que a interao humana que d sentido design. Um verdadeiro polmata , Bo Bardi aplicou sua filosofia de projeto populista para todos os seus esforos : arquitetura, cenografia, curadoria , de edio, de ensino, de ilustrao, de mobilirio e de design de moda . Mas, atravs de todas as suas inumerveis disciplinas , Bo Bardi colocar as pessoas no centro de seu design. Atravs de explorar suas muitas influncias , Bo Bardi criou o esprito de experimentao que transcendeu os limites da disciplina. Suas criaes animadas foram inspirados pela interao como as pessoas se relacionam entre si , com a natureza, com o espao pblico e privado - mas sempre projetado com uma sensibilidade e uma curiosidade sincera que inspirou a inovao em tudo o que ela fez. Ela valorizava o que era essencial - na natureza e no projeto - mas sempre com a participao humana no centro .

" A exposio sobre a atmosfera que seu trabalho gera ", diz Noemi Blager , curador . " As atividades contidas dentro de seus edifcios esto organizados sem hierarquia: a natao to importante quanto um concerto de jazz , ou jogar xadrez. Ela cria uma cultura de diversidade de convvio : ambientes inclusivos , onde interagem velhos e jovens, e todos tem um propsito. Isto o que ela conseguiu no SESC Pompeia centro de lazer , So Paulo ' .

Mostrando interao contnua com ela arquitetura, instalaes de cinema por Tapio Snellman retratar a vida e atividade dentro do SESC Pompeia , um dos projetos mais notveis de Bo Bardi .

O SESC Pompeia , um centro social e cultural formado em uma antiga fbrica em So Paulo, um lugar para interao com a comunidade , natao habitao , futebol, teatro, arte , dana, e uma cantina - permitindo espao apenas para passagem.

O prdio era devido para demolio at Bo Bardi proposto para o centro a ser construdo dentro dele. Ela ento ouviu aqueles construindo suas vises e desenvolveu o edifcio com eles. Marcelo Ferraz , que trabalhou com Bo Bardi no projeto, descreveu-a como "a pessoa que inspirou a maior confiana no local ' .

uma velha histria , a oposio entre a viso de um arquiteto e os desejos dos utilizadores dos edifcios . imortalizado no livro de Ayn Rand A Nascente ea subsequente filme Gary Cooper, em que o heri arquiteto absurdo explode um projeto de habitao social construdos para uma verso comprometida de seus projetos , em vez de deixar essa posio afronta esttica. Por outro lado , as tentativas de construir "o que as pessoas querem " ter uma maneira de acabar de ser branda e sem inspirao . Eles conseguem , em grande parte em no fazer o que as pessoas no querem.

A verdade certamente bvio ululante que ambos tm valor, habilidade e imaginao de arquitetos e as experincias e desejos do pblico . Sua aproximao susceptvel de envolver alguns atritos , mas vale a pena o esforo , porque esse encontro que faz arquitetura vale a pena ter . Muito poucos arquitetos percebeu isso melhor do que a brasileira Lina Bo Bardi , que alcanou uma rara combinao de paixo e generosidade. Por esta razo, h muito nutria uma obsesso leve para seu trabalho e fizeram dela a herona do meu livro, Por que ns construmos . Ela tambm inspirou uma abertura da exposio em Londres amanh , organizado pelo British Council e patrocinado pela empresa de mobilirio Arper .

Nascido na Itlia em 1914 e chegar ao Brasil em 1946, Bo Bardi foi , assim como um arquiteto, um ativista poltico , um designer de mveis e estgio sets, um editor e escritor e curador de exposies. Voc poderia cham-la de um modernista , como ela usou formas simples e concreto e vidro , mas ela tambm abraou as culturas tradicionais de seu pas adotivo e acrescentou barro e palha para sua paleta . Uma de suas mais belas criaes uma escada de madeira com tcnicas adequadas a partir da confeco de carros de bois .

Para ela, isso no foi suficiente para projetar o objeto fsico de um edifcio, ou para agir como um artista solitrio . Noemi Blager , o curador da exposio , diz que " colocar as pessoas no centro do projeto" . Tais declaraes so muitas vezes mais do que um voto piedoso , mas Bo Bardi quis dizer isso. Isso fica claro no SESC Pompia, um centro social e cultural formado a partir de uma antiga fbrica em So Paulo 1977-1986 . Abriga futebol , natao , teatro, dana e arte. Velhos jogar xadrez l, e as crianas brincam com blocos de construo . Voc pode comer em uma cantina popular, e voc pode tomar sol em um calado chamado de "a praia " . Ou voc pode simplesmente sentar e assistir a cena que passava, como voc pode em um parque.

Aqui primeiro movimento de Bo Bardi foi argumentar que a antiga fbrica no deve ser demolido, como havia sido planejado, com o fundamento de que j foi informalmente colonizadas por alguns dos usos - como churrascos e teatros de fantoches - que o novo centro se destinava para servir. Ela, ento, fez -lo em uma assemblia da vila de espaos , enriquecido com as coisas tais como um lar comum e um sinuoso , comprimento do rio -como de gua.

Mais tarde, ela acrescentou trs torres de concreto , de castelo e conscientemente desafiadora de qualquer governo de direita que pode querer varrer o complexo de distncia. Um deles uma torre de gua e as outras duas casas os tribunais e barras de esportes e vestirios . Pontes conect-los , de modo que a viagem do armrio ao tribunal, geralmente uma viagem montona ladeada por lino e iluminado por lmpadas fluorescentes , um evento do drama urbano, com a cidade espalhados ao seu redor.

Quando SESC estava sendo construda, Bo Bardi trabalhou no local , absorvendo e jogando fora idias e ouvir os construtores e usurios. Depois que ele foi completa , ela continuou a contribuir , com a inveno e design de exposies , de insetos e arte popular. O momento da perfeio arquitetural, quando um edifcio est oficialmente terminado, era de pouco interesse para ela.

SESC Pompia generoso , permitindo que as suas mltiplas actividades de co-existir feliz, mas tambm poderosa. Bo Bardi , que morreu em 1992, era de temperamento forte e apaixonado , como os inesquecveis espectculos de concreto do castelo. Ele consegue muitas vezes as coisas que se esperam, como a co- existncia de alta e baixa cultura , xadrez, futebol e bal, de velhos e jovens, de arquitetura ambiciosa e do cotidiano.

Est aberto para os efeitos do tempo e do acaso , assim como outros de seus edifcios. SESC , por exemplo, transformada pela chuva quase -tropical de So Paulo , que, jorrando em canais de grande porte, forrado de seixos , torna o lugar em um festival de gua. Em 1951 Bo Bardi construiu uma casa de vidro , para ela e seu marido , erguida sobre palafitas acima de um terreno inclinado na orla da cidade. Ao longo dos anos , a vegetao tem rodeado , como ela sabia que seria, de tal forma que se tornou um lugar mais rico e mais bonito do que quando o primeiro construdo.

LINA BO BARDI TOGETHER " A liberdade do artista sempre foi" indivduo " , mas a verdadeira liberdade s pode ser coletiva . A liberdade consciente das responsabilidades sociais , o que pode derrubar as fronteiras da esttica ... ' LBB

No teatro , um palco ganha vida quando os atores comeam a se realizar . Assim com a arquitetura de Lina Bo Bardi . Seus prdios so vibrantes quando habitado : eles ganham vida com a energia , a diversidade ea criatividade das pessoas .

Nascido em Roma em 1914 , o legado extraordinrio de Lina como um arquiteto, cengrafo , editor , ilustrador, designer de mveis e curador , ainda tem de ser plenamente reconhecido .

Lina mudou-se para So Paulo em 1946. Mas a virada veio em 1958-1964 , quando , vivendo em Salvador de Bahia , ela descobriu as razes da cultura popular do Brasil . Lina conseguiu integrar com sucesso os valores do Movimento Moderno com a cultura popular.

Ela aplicou tcnicas sofisticadas de construo aprendidas com artesos locais para seu projeto para o Museu de Arte Popular do Unho . Ela tambm planeja a criao de um centro de artesanato e uma escola de design industrial. Em suas palavras: " Era para ser um Museu de " Arte " como uma" arte " , ou seja, de" fazer as coisas " , os acontecimentos do cotidiano. "

Anos mais tarde, em So Paulo, Lina foi contratado para projetar SESC Pompia, um centro de lazer construdo em uma antiga fbrica . Ela organizou o espao sem hierarquia: natao foi considerado to importante como a tecelagem de aprendizagem , um concerto de jazz , ou jogar xadrez. Ela criou uma cultura de diversidade de convvio que continua at hoje : ambientes inclusivos , onde o velho eo jovem interagir.

Lina Bo Bardi : Juntos presta homenagem a capacidade de Lina se envolver com todas as facetas da cultura e ver o potencial em todos os tipos de pessoas. Artista Madelon Vriesendorp realizou oficinas no Solar do Unho e objetos combinados feitos l com outros de sua prpria e artefatos por artesos brasileiros. Instalao filme de Tapio Snellman explora a vida gerada pelo SESC Pompia dentro de So Paulo e traa um paralelo com a cidade de Salvador .

Combinados, esses dois trabalhos no apenas recriar mtodos de Lina ou representar seu trabalho, mas ao invs disso permitir uma experincia mais direta atravs de uma forma de re -promulgao .

You might also like