You are on page 1of 8

Administrao de Redes

Aula 07

Os direitos desta obra foram cedidos Universidade Nove de Julho

Este material parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso s atividades, contedos multimdia e interativo, encontros virtuais, fruns de discusso e a comunicao com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente virtual de aprendizagem UNINOVE.

Uso consciente do papel. Cause boa impresso, imprima menos.

Aula 07: Editores de texto do Linux


OBJETIVO: mostrar ao aluno os editores de texto mais utilizados no ambiente Linux, criando um gama de opes para o administrador escolher o que melhor lhe agrada para utilizar na configurao dos servios de rede.

Editores de texto

Editor vi

O vi um dos editores de texto mais utilizados e existentes em quase todas as verses do Linux. Possui uma infinidade de recursos. Quando executado, o vi possui trs modos bsicos: Modo inicial; Modo edio; Modo de linha.

Modo inicial

o modo em que o vi inicia. Nesse modo, o editor entende os caracteres digitados como comandos, e no como texto a ser escrito. Alguns usurios sentem dificuldades em entender isso e acabam por classificar esse editor como o mais difcil de todos. Os principais comandos do vi so:

Movimentao k Movimenta o cursor para cima j Movimenta o cursor para baixo l Movimenta o cursor para a direita h Movimenta o cursor para a esquerda 0 (zero) Movimenta o cursor para o inicio da linha $ Movimenta o cursor para o final da linha Shift+g ou G Movimenta o cursor para o fim do arquivo

Ctrl+f Passa para a tela seguinte Ctrl+b Passa para a tela anterior H Move o cursor para a primeira linha da tela M Move o cursor para o meio da tela. L Move o cursor para a ltima linha da tela w Move o cursor para o incio da prxima palavra (ignora pontuao) W Move o cursor para o incio da prxima palavra (no ignora pontuao) b Move o cursor para o incio da palavra anterior (ignora pontuao) B Move o cursor para o incio da palavra anterior (no ignora pontuao) nX Move o cursor para a linha X.

Procura f+c Posiciona no primeiro caractere c encontrado na linha. /palavra Posiciona na primeira ocorrncia abaixo do cursor encontrada igual a palavra no texto ?palavra Posiciona na primeira ocorrncia acima do cursor encontrada igual a palavra no texto. Ctrl+g Mostra o nome do arquivo, o nmero da linha corrente e o total de linhas.

Excluso de texto x Exclui o caractere que est sobre o cursor dw Exclui a palavra. Do incio da posio do cursor at o fim. dd Exclui a linha inteira D Exclui do cursor at o fim da linha p Recupera o ltimo texto removido u Desfaz a ltima alterao

Insero o Insere linha abaixo do cursor cl Troca o caractere e entra em modo de insero Sh+o ou O Insere linha acima do cursor

r Insere texto no incio da linha corrente. a Insere aps o cursor sh+a ou A Insere no fim da linha. ESC passa para o modo de comando

Modo de edio

Quando se usa qualquer comando de insero, o vi passa do modo de linha de comando para o modo de edio. Nesse modo voc pode digitar seu texto normalmente. Para sair do modo de edio para o modo de comando, basta pressionar a tecla ESC.

Modo linha

um modo em que se tem acesso a comandos especiais. Para entrar em modo de linha, deve-se estar em modo de comando e pressionar :. Alguns comandos especiais: :w [nome do arquivo] Salva o arquivo em disco :q Sair do vi :q! Sair abandonando alteraes do texto :e [arquivo] Para editar outro arquivo :! [comando] Executa um comando :r [arquivo] Insere outro arquivo no texto corrente a partir do cursor :x Sair e salvar

mc

O mc (midnight commander) uma poderosa ferramenta de manipulao de arquivos e possui uma infinidade de funes. Sua tela inicial dividida em reas distintas e independentes. Pode-se alterar entre elas utilizando a tecla <TAB>. Seja qual for o lado em que o cursor se encontre, ele chamado de origem e o outro, consequentemente, chamado de destino. Para entrar em um diretrio, basta posicionar o cursor em cima e pressionar

<ENTER> e para subir um nvel basta pressionar <ENTER> no diretrio. No lado inferior encontram-se algumas opes que so utilizadas nas teclas de funo, por exemplo, para se copiar um arquivo de um diretrio para outro basta posicionar o cursor em cima e pressionar a tecla <F5> (ele enviar o arquivo para o diretrio que estiver indicado na tela de destino).

mcedit

Este editor um dos mais utilizados no Linux, muito parecido com o editor do MS-DOS. Possui todas as ferramentas bsicas de um editor, como marcador de bloco (por meio da combinao de teclas <shift>+<setas>), e ainda um menu inferior com vrias funes.

Nano

Editor de texto executado em modo caractere (texto) em um terminal Linux. um dos editores mais simples de se utilizar. Isso faz do Nano o editor preferido para tarefas rpidas e simples.

Foi criado em 1999 por Chris Allagretta. Ele decidiu criar esse clone do Pico porque o programa no foi liberado sob a GPL. O nome foi mudado oficialmente em 10 de janeiro de 2000 para diminuir a confuso entre o novo editor e o comando "tip" (o comando "tip" comum em Sun Solaris).

Nano usa combinaes muito simples de teclas para trabalhar com arquivos. Um arquivo aberto ou iniciado com o comando:

nano <nomedoarquivo>

Em que <nomedoarquivo> o nome do arquivo que voc deseja abrir, ou, se voc precisa editar um arquivo que somente o usurio root tem acesso, faa sudo nano <nomedoarquivo>. Quando o arquivo estiver aberto no Nano, voc ver uma pequena lista de exemplos de comando na parte inferior da janela do terminal. Veja na figura:

Todas as combinaes de teclas para Nano comeam com a tecla CTRL. Para executar um comando voc deve manter a tecla CTRL pressionada e clicar na segunda tecla para executar a ao. As combinaes mais comuns para Nano so: CTRL-x Sai do editor. Se voc estiver no meio da edio de um arquivo, o processo de sada ir perguntar se voc quer salvar seu trabalho. CTRL-R Ler um arquivo em seu arquivo de trabalho atual. Isso permite que voc adicione o texto de outro arquivo enquanto trabalha dentro de um novo arquivo. CTRL-c Mostra a posio atual do cursor. CTRL-k recorta o texto. CTRL-U cola o texto. CTRL S Salva o arquivo e continua trabalhando. CTRL-T Verifica a ortografia do seu texto. CTRL-w Faz uma busca no texto. CTRL-a Leva o cursor para o incio da linha. CTRL-e Leva o cursor para o fim da linha. CTRL-g Mostra a ajuda do Nano.

Existem muito mais comandos para usar no Nano. Para ver a lista de comandos, use o comando CTRL-g.

REFERNCIAS NEMETH, Evi; SNYDER, Garth; HEIN, Trent R. Manual Completo do Linux Guia do Administrador. 2. ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. SMITH, Roderick W. Redes Linux Avanadas. Rio de Janeiro: Cincia Moderna, 2003.

You might also like