You are on page 1of 43

- A litosfera - Constituio - Caracterizao - Utilizao

Escola Bsica e Secundria de Ides


Ano letivo 2013-2014

A Litosfera
A litosfera a parte slida da Terra. Esta constituda pelos continentes e pelo fundo ocenico.
Fundo dos oceanos Continentes

As rochas constituem a crosta terrestre que faz parte da litosfera, e podem ser observadas desde os topos das montanhas at aos fundos dos oceanos.

As rochas
As rochas so grandes massas formadas por um ou vrios minerais associados. Os minerais so corpos slidos, naturais, inorgnicos e homogneos. Do s rochas aspetos variados, por exemplo, de cor.
Exemplo:

moscovite

As rochas podem ser classificadas de acordo com a sua composio qumica, forma, textura, cor, dureza, cheiro, tamanho e forma dos gros minerais e o modo como estes esto dispostos...

Rochas frequentes
- Comparao com outras rochas relativamente a algumas propriedades.
As rochas podem aflorar superfcie da Terra...

ou esconderem-se no sob solo...

e no interior de grutas.

Podem ser banhadas pela gua dos rios...

erguem-se, majestosamente, nas montanhas...

ou estenderem-se pelas praias e pelos mares.

As rochas, geralmente, so slidas, mas tambm se podem encontrar no estado lquido, como acontece com o petrleo bruto.

O petrleo uma rocha lquida, formado pelo processo decomposio de matria orgnica - restos vegetais, algas, alguns tipos de plncton e restos de vrios animais marinhos - ocorrido durante centenas de milhes de anos da histria geolgica da Terra.

As rochas podem ser constitudas, essencialmente, por um s mineral...

... ou por vrios minerais.

As rochas distinguem-se umas das outras e classificam-se atravs de algumas das suas propriedades, como a cor, a dureza, o cheiro, a coerncia, a estrutura, a textura, a forma, o tamanho, a reao com os cidos, a composio qumica, a forma dos gros minerais e o modo como estes esto dispostos, ...
Assim:

Cor A cor de uma rocha a que predomina quando esta observada a uma certa distncia (cerca de 50 cm). As rochas podem ser brancas, negras, cinzentas, castanhas, avermelhadas, etc. Dureza Uma rocha pode ser mais ou menos dura, dependendo do mineral ou minerais que a constituem. Cheiro A maioria das rochas no tem cheiro, mas algumas cheiram a barro quando bafejadas.

Coerncia Uma rocha coerente quando constituda por gros unidos entre si e no coerente quando constituda por gros soltos. Estrutura Uma rocha laminada se apresenta lminas ou macia se no as apresenta. Textura As rochas podem ter minerais visveis a olho nu ou estes no serem visveis a olho nu. Reao com os cidos H rochas que reagem com os cidos, como o cido clordrico, fazendo efervescncia (produzindo bolhas gasosas) e outras que no reagem.

Areia !
Areia uma rocha dividida em grnulos, composta basicamente por slica.
Propriedades Rocha constituda por gros soltos. Cor varivel, entre o branco e o negro. Utilizao

Arenito !
Os arenitos so rochas sedimentares constitudas por areias aglutinadas por um cimento natural. Propriedades Rochas constitudas por pequenos gros juntos por um cimento.. No faz efervescncia com cidos. Cor varivel.
Utilizao

Xisto !
uma rocha metamrfica fortemente laminadas.
Propriedades

Rocha com aspecto laminado. Quando bafejado no cheira a barro. No faz efervescncia com cidos. Cor varivel
Utilizao

Argila !
Rocha sedimentar formada pela alterao de certas rochas, a argila pode ser encontrada prxima de rios, muitas vezes formando barrancos nas margens.
Propriedades

No faz efervescncia com os cidos. constituda por sedimentos de gros muito finos. Quando bafejada, cheira a barro.
Utilizao

Marga !
uma rocha sedimentar constituda por calcrio e argila.

Propriedades
Rocha de aspecto macio, constituda por sedimentos de gro finos de calcrio e argila. Faz efervescncia com os cidos. Quando bafejada, cheira a barro. Cor acinzentada ou amarela. Utilizao

Calcrio !
Os calcrios so rochas sedimentares que contm minerais com quantidades acima de 30% de carbonato de clcio. Propriedades Rocha macia com aspecto bao. Quando bafejada no cheira a barro. Faz efervescncia com os cidos. Cor variada entre o branco e o negro.
Utilizao

Mrmore !
Mrmore uma rocha metamrfica originada de calcrio exposto a altas temperaturas e presso. Propriedades Rocha macia com aspecto granuloso e brilhante. Quando bafejada no cheira a barro. Faz efervescncia com cidos. Cor variada.
Utilizao

Granito !
O granito uma rocha magmtica de gro grosso, composta principalmente, por quartzo e feldspato, tendo como minerais acessrios frequentes biotite e moscovite. Propriedades Rocha macia com gros bem visveis a olho nu. Quando bafejado no cheira a barro. No faz efervescncia com os cidos.
Utilizao

Basalto !
O basalto uma magmtica eruptiva, de granulao fina, os cristais no so observveis vista desarmada. Propriedades Rocha macia com poucos gros visveis. Quando bafejada no cheira a barro. No faz efervescncia com cidos. Cor tipicamente negro.
Utilizao

Sntese
Na Natureza encontram-se uma grande variedade de minerais e de rochas que se distinguem pelas suas propriedades. A parte das crusta terrestre constituda por rochas chama-se litosfera. As rochas, na sua maioria, so slidas e podem ser constitudas por um s mineral ou por agregados de diferentes minerais. Mas tambm existem rochas lquidas, como, por exemplo, o petrleo bruto, que um lquido pastoso e negro. No continente portugus, as rochas mais frequentes so o granito, o calcrio, a argila, o xisto e a areia. Nas ilhas dos Aores e da Madeira predomina o basalto. Os gelogos ocupam-se do estudo das rochas e dos e no fenmenos naturais que conduzem sua formao, encontrando-se assim vrios dados (informaes) sobre a Histria da Terra. Para estudar as rochas procede-se :
!! !! !!

comparao das suas propriedades com as de outras rochas; sua classificao, agrupando-as conforme as propriedades que apresentam; sua identificao, descobrindo, conforme as propriedades que apresentam, o grupo em que foram classificadas anteriormente.

O Homem utiliza os minerais e as rochas desde a mais remota antiguidade.


Com slex, mineral duro e que, ao ser partido adquire formas cortantes, o Homem pr-histrico fabricou machados rudimentares.

Foi tambm com slex que o homem descobriu como obter fogo

Com a Arte rupestre, o Homem primitivo transmitiu-nos a sua arte atravs de pinturas e de gravaes nas rochas.

Os dlmenes so monumentos simples sepulcrais, construdos na Antiguidade com grandes blocos de rocha.

s ruinas de antigas povoaes construdas na Pennsula Ibrica, alguns sculos a.C., designam-se por Citnia.

E atualmente

Atualmente

O quartzo um mineral utilizado no fabrico de alguns relgios.

As pedras preciosas ou gemas so minerais que se utilizam em valiosas peas de joalharia, p.e., diamantes e esmeraldas .

A turquesa um mineral considerado como pedra semipreciosa e usada desde a mais primitiva joalharia.

No lpis, um mineral que permite escrever.

Os metais, utilizados para vrios fins, so extrados de minerais.

Igreja construda em granito, rocha usada na construo de grandes edifcios...

e de pequenas habitaes.

Monumentos construdos em calcrio.

Passeios pavimentados com calcrio negro.

Telhados protegidos por ardsia e paredes de outro xisto.

O basalto muito utilizado nos Aores, na pavimentao de passeios e praas e na construo de edifcios.

As porcelanas e as fainas so obtidas da argila sem impurezas (caulino).

Da argila com impurezas obtm-se as louas de barro.

Da argila com impurezas tambm tambm se obtm telhas e tijolos.

Esculturas em mrmore.

O Cimento obtm-se em fornos, aquecendo a altas temperaturas certas rochas ricas em calcrio e argila ou misturas pulverizadas destas duas rochas.

O Fabrico do vidro faz-se com uma mistura de areias e outros materiais.

Existem formaes rochosas que, com o decorrer dos tempos, vo adquirindo formas invulgares.
Rocha com a configurao de uma cara.

Rochas muito fraturadas por estarem expostas a grandes variaes de temperatura, ao dos musgos e lquenes que vivem sobre elas e s razes das plantas que se vo infiltrando nas suas fraturas.

A Pedra Bolideira, em Trs-os-Montes, um monumento da Natureza, movimenta-se com um toque, sendo um grande bloco grantico, arredondado por estar exposta chuva e ao vento.

Arcos naturais escavados pelas ondas do mar.

A velocidade com que a gua do rio corre arranca e arrasta materiais que deposita em grande quantidade junto foz. No fundo do mar e dos rios, os fragmentos das rochas vo ficando cada vez mais pequenos.

A acumulao de gelo sobre as rochas e no interior das fraturas contribui para a sua desagregao.

O maior agente de desagregao das rochas o Homem. Exemplo: extrao de rocha numa pedreira

Alterao e eroso das rochas

As rochas dilatam quando a temperatura aumenta e contraem quando a temperatura diminui. Estas diferenas de volume fazem partir a rocha.

O vento transporta areia que atua sobre as rochas como uma lixa, acelerando a alterao.

O crescimento das razes das rvores , muitas vezes, responsvel pelo alargamento de fendas nas rochas, provocando a sua fragmentao.

Alterao das rochas pelo gelo.

A gua o principal agente atmosfrico que provoca a eroso das rochas.


A gua da chuva infiltra-se nas rochas e dissolve determinados minerais, fazendo com que a rocha fique mais frgil e se fragmente mais facilmente.

As rochas esto sujeitas a alteraes devidos ao dos factores do meio, principalmente do clima da temperatura, do vento e da chuva. Este processo chama-se eroso.

Processos de eroso

Sntese
Na Natureza, acontece muito frequentemente durante o dia, as rochas sofrerem um aquecimento prolongado e intenso e, seguidamente, estas serem arrefecidas bruscamente devido ao arrefecimento noturno, podendo, por vezes estalarem e at se desfazerem em pedaos pequenos. A este fenmeno de desgaste das rochas d-se o nome de eroso. O vento, a chuva, as gua correntes, o mar, o gelo, alguns seres vivos, incluindo o ser humano, etc., tambm provocam a eroso das rochas e, por isso, denominam-se agentes erosivos. Os fragmentos que se separam das rochas pela ao dos agentes erosivos vo-se tornando cada vez mais pequenos, chegando a atingir o tamanho de areias ou ainda mais finos, como so as partculas de argila e as poeiras.

You might also like