You are on page 1of 6

Exame de Qumica Orgnica Licenciatura em Bioqumica 1.- O composto A obteve-se pela adio de HBr a dois alcenos diferentes.

Quais so as estruturas destes alcenos? Os produtos obtidos pela adio de DBr aos mesmos alcenos seriam diferentes?
Br CH3

2.- Os resultados obtidos na adio de HBr ao 3,3,-dimetil-1-buteno encomtram-se na tabela. Explique porque a utilizao de condies diferentes origina diferentes produtos. Escreva com detalhe o mecanismo das reaces que explicam a formao de dcada um dos produtos.
CH3 H3C C Br CH(CH3)2
H3C CH3 C CH CH3
H3C CH3 C CH3 CH2CH2Br

CH3 Br

Sem perxidos Com Perxidos

71% 2%

29% 3%

----95%

3.- Explique a inactividade ptica obtida pela hidrogenao cataltica de: a) (S)-3-metil-1-penteno b) 2-etil-1-penteno 4.- Diga quais todos os produtos esperados, especificando a esteroequmica, quando cada um dos seguintes produtos reage com etxido de sdio em etanol a) (R)-2-bromopentano
H H2CH2CH3C C D Br

b)

5.- Diga quais os compostos que se formam nas seguintes reaces:


C6H5 O

C6H5MgI
C6H5 C H C CH3

LiAlH4

Exame de Recurso de Qumica Orgnica Licenciatura em Bioqumica Julho 2004 1.- O tert-butil metil ter utilizado comercialmente como aditivo da gasolina. Sugira uma sntese para este composto utilizado como reagentes 2-metilpropeno e metanol. Justifique a sua resposta apresentando o mecanismo da reaco.

2.- Diga quais os produtos esperados quando o composto A reage com etxido de sdio em etanol. Justifique a sua resposta apresentando os mecanismos.
H H3CH2CH2C D Br

A (projeco de Fischer)

3.- Apresente as estruturas dos principais produtos esperados nas seguintes reaces. Justifique a sua resposta apresentando o mecanismo da reaco.
Cl

a)

+ (exc)

AlCl3

Cl

H2SO4/HNO3 0C

b)

4.- Proponha uma rota sinttica para a obteno do composto A a partir do cido 2metilpropanoico. Justifique a sua resposta.
O

Qumica Orgnica Licenciatura em bioqumica 31-Janeiro-2008 (poca de recurso)

1.- A fluvastatina um inibidor da biossntese do colesterol.


F

N OH OH

COOH

a) b) c) d)

Identifique os carbonos quirais e atribua a configurao R ou S. Defina a configurao da ligao dupla da cadeia alqulica (E ou Z) Desenhe a estrutura do outro componente da mistura racmica da fluvastatina Desenhe a estrutura de um diastereoismero da fluvastatina

2.- Quais so os possveis produtos do tratamento de (2R,3R)-2-bromo-3-metilpentano com hidrxido de sdio? Justifique apresentando o mecanismo da reaco.

3.- Qual a estrutura dos compostos que se formam nas seguintes reaces? Justifique
Br OH H2SO4 1)Mg, Et2O A 2) O B

4.- O produto da condensao aldlica, catalisada por base, do composto C um aldedo ,-insaturado enquanto que o produto da mesma reaco do composto D um hidroxialdedo. Justifique apresentando o mecanismo da reaco.
CHO C CHO D

5.- Indique o mecanismo para a sntese de estradiol e etinilestradiol a partir de estrona.


OH LiAlH4, eter HO HO O HC C- Na+ liq. NH3 HO OH

Exame de Qumica Orgnica


Licenciatura em Bioqumica Ano Lectivo 2005/2006 1.- Descreva todos os possveis produtos da seguinte reaco. Justifique a sua resposta apresentando o mecanismo das reaces.
Br CH3CH2ONa CH3CH2OH, 55C

2.- Quais as estruturas dos compostos A, B eC?. Justifique a sua resposta apresentando o mecanismo das reaces.
Cl O H2SO4/HNO3 i) OH, Py A B

ii) H3C H

Cl2, h C

*Descreva s os produtos da monobromao

3.- No esquema apresenta-se a equao qumica para a transformao biologia de etanol em acetaldedo. i) Identifique as espcies qumicas que sofrem oxidao e as que sofrem reduo. ii)Proponha um mecanismo para esta transformao qumica
O CH3CH2OH + N+ R NAD+ NH2 alcol desidrogenase CH3 O O H + N R NADH NH2

1.

Exame de Qumica Orgnica Licenciatura em Bioqumica 16/01/2009 Identifique os grupos funcionais assinalados, na estrutura da Vitamina B5:
B
OH H3C HO CH3 O OH NH O

2.

Em relao s seguintes estruturas:


I
HO CH 2NHCH 3

HO I I

N CH3 N
OH

OH

CO 2 NH3
+

i)Nicotina

ii)Adrenalina

iii)Tiroxina

3.

4.

a. Identifique os carbonos quirais. b. Escreva a estrutura em projeco de Fischer correspondente ao enatimero R de i) e ii) Identifique, justificando, os compostos que nos seguintes pares, ter uma velocidade de reaco maior, por um mecanismo SN1: a. Brometo de isopropilo ou Cloreto de isopropilo b. Brometo de ciclopentilo ou 1-bromo-2,2-dimetilpropano Identifique e apresente a estrutura dos compostos assinalados pelas letras, nos seguintes esquemas de reaco. Apresente os mecanismos e tenha em conta a estereoqumica quando se aplique. a. b.
CH3 H3C

(R)-2-clorobutano + NaSH

H2O, H2SO4(dil)
CH3 CH2
O OH

H3C

OH CH3

H3 O + C

c.

Exame de Qumica Orgnica Licenciatura em Bioqumica Setembro 2004 1.- A reaco de butilamina com 1-bromobutano numa soluo aquosa de etanol segue a seguinte lei de velocidade: v = k[butilamina[1-bromobutano. O produto desta reaco (CH3CH2CH2CH2)2NH2+Br-. A seguinte reaco, segue uma lei de velocidade de primeira ordem v = k[A.

NH2 Br

NH2 Br

Descreva um mecanismo para cada reaco que permita explicar as diferentes leis de velocidade.

2.- a) Qual a configurao absoluta dos carbonos quirais da estrutura A? b) Qual a reaco estereoqumica entre as estruturas representadas na figura?
CH3 H H H CH3 OH OH OH HO HO H CH3 CH3 H H HO HO CH3 H H H CH3 HO H HO CH3 CH3 H OH H H HO H CH3 CH3 OH H OH

OH HO

3.- Diga quais os produtos esperados nas seguintes reaces. Justifique a sua resposta apresentando o mecanismo da reaco
O SOCl2 A CH3NH2 B

a)

OH
AlCl3
OH

+ CH3CH2CH
CH3

Cl

b)

Questo 1- 4 valores, Questo 2- 6 valores, Questo 3- 6 valores, Questo 4- 4 valores, Durao: 2 horas

You might also like