You are on page 1of 18

Anlise Psicolgica (2013), 1 (XXXI): 69-86

A elaborao da psicologia scio histrica cultural: As cartas vigotskianas


Joo Batista Martins* / Nara Akemi H. P. Alves*
*

Departamento de Psicologia Social e Institucional, Universidade Estadual de Londrina, Brasil

O artigo tem como objetivo analisar as cartas de Lev Semenovich Vigotski, escritas no perodo de 1926 1934 e publicadas no Journal of Russian and East European Psychology. Esta uma oportunidade de conhecermos um pouco mais sobre a realidade em que Vigotski viveu, e acessarmos seu itinerrio intelectual, identificando os crculos de suas relaes, suas preocupaes acadmicas e suas reflexes tericas acerca da construo da teoria scio histrica cultural. Tal tarefa ocorreu em dois momentos, primeiramente, na traduo e sistematizao das cartas e, posteriormente, na anlise dessas, embasada no referencial terico de estudiosos da teoria vigotskiana. Aps breve introduo do momento histrico da psicologia sovitica, traamos trs perspectivas que nos auxiliaram a analisar as cartas: (1) a situao de sua sade e os impedimentos para realizar seu trabalho; (2) uma reflexo crtica sobre a psicologia, com vistas a criar as condies para a emergncia de uma nova psicologia; (3) a consolidao do grupo de trabalho, afastamentos e rupturas, em torno de questes relativas a psicologia e seus desdobramentos tericos e metodolgicos. Enfatizamos a maneira humanista com que Vigotski vivenciou esses momentos. Palavras-chave: Cartas, Psicologia scio histrica cultural, Vigotski.

Este trabalho se inscreve num projeto mais amplo que tem como objetivo compreender a trajetria que Vigotski percorreu para construir a teoria scio histrica cultural. Nossos esforos tm-se concentrado na leitura dos trabalhos do autor de uma forma cronolgica, tentando abarcar toda a obra, e, acompanhando essa leitura, temos procurado identificar os momentos de construo e desconstruo da teoria, assim como as situaes vividas por Vigotski, articulando-o com o seu tempo. Tal perspectiva terica se aproxima de uma proposta indicada pelo prprio Vigotski, quando ele afirma que as explicaes sobre as mudanas e o desenvolvimento de novas ideias num determinado campo cientfico deveriam estar relacionadas:
(1) com o substrato scio-cultural da poca, (2) com as leis e condies gerais do conhecimento cientfico, (3) com as exigncias objetivas que a natureza dos fenmenos objetos de estudo coloca para o conhecimento cientfico no estgio atual da investigao. Ou seja, em ltima instncia, com as exigncias da realidade objetiva que a cincia em questo estuda. (Vigotski, 1927/2004:219)

Esta perspectiva, por sua vez, tambm se articula com um movimento que tem apontado para novas formas de fazer histria, seja do ponto de vista interpretativo, seja do ponto de vista metodolgico. Nesse sentido, nos identificamos com a posio de Farr (2002) que, ao explicitar a histria da psicologia social, recorre para histria dos fatos, das instituies e das pesquisas
A correspondncia relativa a este artigo dever ser enviada para: Joo Batista Martins. Departamento de Psicologia Social e Institucional, Universidade Estadual de Londrina, Caixa Postal 6001, Campus Universitrio, Londrina, Paran, Brasil, CEP 86000-000. E-mail: jbmartin@sercomtel.com.br

69

publicadas; situaes que, cada uma, a seu modo, circunscreveram o aparecimento e a evoluo deste campo de pesquisa. O autor observa que tal opo deixa de lado um fazer histria que se pauta na identificao de nomes de autores ou de fundadores. Tambm temos nos identificado, no que tange aos trabalhos desenvolvidos em torno da obra de Vigotski, com os trabalhos de Anton Yasnitsky e Elena Iu. Zavershneva. O primeiro, superando a histria oficial da psicologia sovitica do incio do sculo passado, que localiza nas figuras de Vigotski, Luria e Leontiev a trica os fundadores da psicologia scio histrica cultural, nos remete para uma outra dinmica denominada por ele de Crculos Vigotskianos (Yasnitsky, 2009, 2011). Yasnitsky focaliza seu estudo nos grupos de pesquisadores que mantiveram algum tipo de contato com Vigotski e que o influenciaram na construo de suas proposies tericas. Os trabalhos de Zavershneva, por sua vez, nos fazem olhar para os contextos em que a obra de Vigotski foi construda, uma vez que ela organiza suas pesquisas em torno dos arquivos de Vigotski que ainda no foram publicados, tais como notas, blocos de anotaes, dirios, etc. (Zavershneva, 2010a,b,c)1. A partir dessas consideraes iniciais, objetivamos em nosso trabalho analisar um conjunto de cartas escritas por Vigotski, no perodo de 1926 a 1934 articulando-as com suas proposies tericas. Este perodo corresponde quele em que ele trabalhou no Instituto de Psicologia de Moscou. Estas cartas foram publicadas em 2004 na revista Vestnik Moskovskogo Universiteta, Series 14, Psychology, na lngua nativa de Vigotski o russo; e em 2007, no Journal of Russian and East European Psychology, traduzidas para o ingls, material este que utilizamos para elaborar estas reflexes (Vygotsky, 2007). A importncia da anlise dessas cartas est na possibilidade de um melhor entendimento do momento histrico ao qual esse autor estava inserido, do universo de relaes que estabeleceu, o que nos permite ampliar nosso conhecimento acerca do contexto em que ele construiu sua obra. Entendemos tambm que este trabalho nos permite uma interpretao mais segura acerca da teoria de Vigotski. Cabe lembrar que ele no conseguiu concluir seu projeto e que grande parte de sua obra foi reeditada aps sua morte, tal situao tem possibilitado vrias interpretaes acerca de sua teoria, o que, em alguns casos, trouxe muitas distores na compreenso da mesma (Koshmanova, 2007)2. Antes de discutirmos as cartas, traremos algumas informaes acerca do momento histrico em que Vigotski estava vivendo, e suas possibilidades para a construo de uma nova psicologia.

DA PSICOLOGIA SOVITICA OS ANOS 1920 E 1930 Tendo em vista as demandas sociais vivenciadas pelo povo russo, observa-se um rpido desenvolvimento das cincias na Unio Sovitica aps a Revoluo de 1917, trazendo o Zeitgeist da transformao revolucionria as prximas geraes. Esse perodo foi caracterizado pelo crescimento da produo cientfica, pautada em um iderio marxista e, motivada pela necessidade da construo de uma nova sociedade e de um novo homem, tema recorrente em algumas obras de Vigotski (Vigotski, 1926/2004; Vygotsky, 1930/1994).
1

Yasnitsky (2010) localiza os trabalho de Zavershneva em torno da discusso do que tem sido denominada de Archival Revolution. Ver tambm Mainardes e Pino (2000) para uma anlise da situao das apropriaes brasileiras da obra de Vigotski.

70

No mbito doutrina filosfica marxista doutrina oficial encampada pelos dirigentes da Unio Sovitica segundo Bakhurst (1991), a questo da relao entre o ser e o pensamento a questo da conscincia era respondida a partir de duas formas: a idealista e a materialista. Enquanto o materialismo afirmava que o ser anterior para e primrio em relao ao pensar, o idealismo assegurava o oposto e argumentava que o mundo (em algum sentido) idntico para, ou uma consequncia do, pensamento, conscincia, ou ideia. Os filsofos soviticos foram unnimes ao endossar o ponto de vista materialista. Tal forma de pensar tambm ressoava nos meandros da psicologia sovitica. Os psiclogos viviam em constante tenso entre as ambas as correntes: a idealista e a materialista, tenso esta evidenciada nos debates ocorridos durante o I Congresso Pan-Russo de Psiconeurologia, realizado em Leningrado no ano de 1923. Os psiclogos que se identificavam com o iderio da revoluo de outubro entendiam que nem a psicologia subjetiva proposta por Tchelpanov, nem as tentativas muito simplificadas para reduzir a complexidade da atividade consciente a simples esquemas reflexos, proporcionavam um modelo satisfatrio da psicologia humana (Teixeira, 2004). Tchelpanov foi substitudo no cargo de diretor do Instituto por Kornilov que, ao assumir o cargo, apresenta uma posio diferente da instituda at ento, identificando-se com a filosofia marxista. Foi nesse Instituto que os jovens Alexander Romanovich Luria e Alexis Nicolaievich Leontiev comearam realizar seus estudos e, posteriormente em 1924, Lev Semenovich Vigotski integrou a equipe. No que tange a esse momento histrico, Luria comenta:
Encontrei em Moscou uma cidade que, como Kazan, estava entusiasticamente engajada no trabalho de reconstruo. Mas, diferena de minhas condies de trabalho em Kazan, os psiclogos moscovitas tinham metas bem estabelecidas e meios adequados pesquisa especializada. Reuni-me a um pequeno grupo acadmico, cuja tarefa era reconstruir a psicologia russa, a fim de aproxim-la das metas revolucionrias. (Luria, 1979:28)

Com a chegada de Vigotski, outras perspectivas se abriram para os pesquisadores:


Quando Vygotsky chegou a Moscou, eu ainda estava realizando estudos pelo mtodo motor combinado com Leontiev, que havia sido discpulo de Tchelpanov, a quem me associei desde ento. Reconhecendo as habilidades pouco comuns de Vygotsky, Leontiev e eu ficamos encantados quando se tornou possvel inclulo em nosso grupo de trabalho, que chamvamos de trica3. Com Vygotsky como lder reconhecido, empreendemos uma reviso crtica da histria e da situao da psicologia na Rssia e no resto do mundo. Nosso propsito, superambicioso como tudo na poca, era criar um novo modo, mais abrangente, de estudar os processos psicolgicos humanos. (Luria, 1979:39-40)

Nesse mesmo ano, aps a morte de Lenin (Vladimir Ilitch Ulianov), Josef Stlin (Josef Vissarionovitch Djugashvili) assume o cargo de Secretrio Geral do Partido Comunista da Unio Sovitica (PCUS). Seu governo foi marcado pela violncia, como ele mesmo alegava, em defesa do socialismo. Os que discordaram de suas posies foram presos, torturados ou assassinados e ainda obrigados a confessar, publicamente, seus crimes contra o povo sovitico. Porm, foi a partir de 1929, com a consolidao de seu governo, que a liberdade cientfica na Unio Sovitica sofrera grande ataque. O intuito era eliminar da cincia socialista influncias pequeno burguesas do ocidente, como as escolas psicolgicas ocidentais: da Gestalt e do Behaviorismo (Teixeira, 2004). Vigotski nunca deixou de reconhecer a importncia dessas escolas para a psicologia, seus trabalhos tiverem grande influncia de ambas s tendncias, porm, no h como negar o cunho marxista de suas obras, no plano ontolgico sua tese sobre o desenvolvimento da conscincia
3

Yasnitsky (2009), problematiza a organizao do grupo Vygotsky-Luria-Leontiev, descontruindo essa articulao.

71

humana encontra ressonncia com a tese criada por Marx e Engels em Ideologia alem, no plano filosfico seu trabalho se enraza no materialismo histrico e dialtico, na medida em que operacionaliza as leis da dialtica no entendimento do desenvolvimento humano.

DAS CARTAS VIGOTSKIANAS As cartas de Vigotski que utilizamos para realizar este trabalho foram escritas no perodo de 1924 a 1934. Este material extremamente importante pois, com ele, acessamos os meandros do laboratrio criativo de Vigotski, suas preocupaes intelectuais, seu cotidiano profissional, suas tarefas, etc. Quando nos propusemos a analisar estas cartas aps sua publicao em 2007 na lngua inglesa tivemos como primeira tarefa fazer uma traduo do texto, e, aps uma leitura mais refinada, elencamos alguns temas que percorrem todo seu contedo. Assim, identificamos algumas preocupaes com (1) sua situao de sua sade e os impedimentos para realizar seu trabalho; (2) uma reflexo crtica sobre a psicologia, com vistas a criar as condies para a emergncia de novos parmetros para a criao de uma psicologia geral; (3) a consolidao do grupo de trabalho em torno de questes relativas a psicologia e seus desdobramentos tericos e metodolgicos. A sade e os comprometimentos para com o trabalho Segundo alguns dados biogrficos disponveis sobre Vigotski (Leontiev, 1991; Luria, 1976, 1979; Shuare, 1990), ele contraiu tuberculose em 1920 e, durante toda vida ele esteve submetido a um tratamento da doena, vindo a falecer em 1934. Na viso de Puzyrei (2007), sua doena era vivenciada por de uma maneira bastante promissora. Segundo ele
A integridade com que Vygotsky controlou sua prpria vida e a subordinou ao seu trabalho e percurso era tal que ele ainda foi capaz, at mesmo, de colocar sua prpria doena (tuberculose crnica e progressiva) a servio de seus objetivos gerais de sua vida e de seus valores, os quais se mantiveram inabalveis durante toda sua vida adulta. Talvez no seja acidental que a escrita das obras mais importantes de Vygotsky [...] coincidiu as vezes com a exacerbao de sua doena, mas parece que, para Vygotsky, esta doena foi uma constante reflexo de sua percepo da vida, seu memento mori no tanto como uma espcie de doping que o ajudou constantemente sublimar seus poderes intelectuais e o forou a se apressar e a no esperar pelo depois, mas tambm como uma maneira existencial de aumentar a perspectiva da situao. Diante de uma morte inevitvel, [...], Vygotsky adquiriu uma capacidade de ver a situao corretamente e avaliar os eventos e situaes de forma adequada, e, assim, adquiriu a habilidade de super-los, para alcanar uma liberdade em relao a eles [...]. A doena de Vygotsky serviu-lhe como um meio de controlar sua mente e afi-la, ajudando-o a se manter firme em situaes crticas, no apenas como um cientista, mas tambm como um ser humano. (Puzyrei 2007:13)

Aps sua primeira e nica viagem ao exterior, para uma conferncia em Londres (ver alguns detalhes dessa viagem em van der Veer & Zavershneva, 2011), Vigotski teve que ficar hospitalizado, durante vrios meses entre 1925 a 1926, por causa de uma crise de tuberculose. Na carta Sakharov, de 15 de fevereiro de 1926, ele relata ao amigo o difcil momento em que estava passando:
Eu tenho estado [no hospital] h uma semana em grandes enfermarias, com seis pacientes gravemente doentes cada, com barulho e gritos, sem qualquer mesa, e assim por diante. As camas so dispostas lado a lado sem espao entre elas, como em um quartel. Alm disso, eu me sinto terrvel fisicamente e estou deprimido e desmotivado psicologicamente. (Vygotsky, 2007:15)

72

Por causa de sua situao, ele encontrava-se desanimado em relao perspectiva de seu futuro e trabalho e, principalmente com a psicologia da poca. No entanto, continua produzindo e incentivando os amigos e colaboradores em pr ao projeto comum maior: reformular a teoria psicolgica, atravs de um vis marxista (como veremos mais a frente). Os destinos da psicologia Em um desabafo A. R. Luria, na carta de 5 de maro de 1926, enquanto ainda estava no sanatrio, ou seja, em pleno processo de recuperao, ele demostra preocupao com o destino cientfico da psicologia e com os seus interlocutores:
Caro Alexander Romanovich, eu queria escrever-te h algum tempo, mas a situao em torno de mim, nesses tempos, tem sido de tal forma que estranho e difcil pegar uma caneta e eu no tenho sido capaz de pensar com calma. Fiquei muito feliz em receber seu artigo alemo. Eu estou orgulhoso por voc ter ido alm dos limites estreitos do profundo provincialismo em que nossa literatura psicolgica se encontra. Claro, isso apenas um sintoma, eu no estou superestimando a importncia do trabalho, mas isto muito, um sintoma muito importante, uma tentativa de encontrar um leitor realmente interessado no problema cientfico. Quem nos l aqui? Chelpanov, a fim de contar os erros e, em seguida, gritar de alegria; Frankfurt, a fim de avaliar a confiabilidade e definir um ndice sobre essas bases. [...] Quo seriamente precisamos pensar em nosso destino (cientfico) e sobre o destino da causa, que temos empreendido se K. N. [Kornilov] e outros lderes no esto dispostos a pensar nisso. Sinto-me em algum lugar fora da vida, ou, mais precisamente entre a vida e a morte; eu no estou desesperado ainda, mas eu abandonei esperana. Por esta razo, meus pensamentos de alguma forma no conseguem se concentrar em questes relacionadas com a minha vida futura e trabalho... (Vygotsky, 2007:17).

Este trecho da carta dirigida a Luria deixa claro que Vigotski considerava o seu trabalho em psicologia como uma causa, ele via a necessidade de reestruturar radicalmente a psicologia, o que se desdobraria, mais tarde no programa metodolgico que se esboou em O significado histrico da crise da psicologia: uma investigao metodolgica (terminado em 1927 e publicado somente em 1982). Um ponto que nos chamou ateno neste trecho aquele em que ele avalia que a psicologia russa est enraizada num profundo provincialismo. Duas questes podem estar subsidiando esta afirmao. A primeira sua considerao de que a superao da crise da psicologia no poder ser solucionada exclusivamente nos limites da psicologia sovitica. Isto fica explicito no artigo: Sobre el artculo de K. Koffka La introspeccin y el mtodo de la psicologia A modo de introduccin, publicado em 1926, material que foi publicado como uma introduo a um artigo de Kofka, inserido no livro de Kornilov intitulado: Problemas de psicologia atual. Vigotski assim se expressa:
Cuando los compiladores de esta obra seleccionaron el artculo de K. Koffka La introspeccin y el mtodo de la psicologa, les estaba guiando la consideracin de que para construir un sistema psicolgico marxista es necesario orientarse correctamente entre las actuales corrientes psicolgicas. Hace mucho ya que la ciencia y su desarrollo han salido del estado en que cada pas poda elaborar sus problemas por separado, de forma aislada y relativamente independiente. No puede haber mayor error para comprender la actual crisis de la psicologa que reducirla a los lmites y fronteras del pensamiento cientfico ruso. Y se es el modo en que reflejan la cuestin los representantes de nuestra psicologa emprica: si les diramos crdito, en la psicologa de Occidente todo permanecera tan inmutable y tranquilo como la mineraloga, la fsica y la qumica, mientras que nosotros los marxistas hemos emprendido nada menos que la reforma de la ciencia. Volvemos a repetir: no se puede presentar el estado real de las cosas bajo un aspecto ms falso y tergiversado. (Vygotski, 1926/1997:61)

A outra questo que pode estar sendo vinculada a essa afirmao de Vigotski, diz respeito a maneira pela qual os estudiosos de seu tempo estavam articulando a psicologia com o marxismo, qual seja, introduzindo em suas teorias conceitos marxistas, sem uma reflexo epistemolgica e 73

metodolgica mais profunda4. Vigotski, opondo-se a esses autores, assinala que a psicologia marxista, aquela que se subsidia no materialismo dialtico ainda est para ser construda, mas
preciso, antes, criar a teoria do materialismo psicolgico, e no entretempo ainda no se pode escrever manuais de psicologia dialtica. Mas, em nosso caso, tambm no nvel do raciocnio crtico carecemos de um critrio fundamental. A forma com que hoje se estabelece, como se se tratasse do escritrio de marcas e patentes, se determinada doutrina concorda com o marxismo, no vai alm do mtodo da superposio lgica ou seja, de contrastar a coincidncia de formas, de traos lgicos (monismo etc.). Mas preciso saber o que se pode e o que se deve buscar no marxismo. No se trata de adaptar o indivduo ao sbado, mas o sbado ao indivduo; o que precisamos encontrar em nossos autores uma teoria que ajude a conhecer a psique, mas de modo algum a soluo do problema da psique, a frmula que contenha e resuma a totalidade da verdade cientfica. (...) O que sim pode ser buscado previamente nos mestres do marxismo no a soluo da questo, e nem mesmo uma hiptese de trabalho (porque estas so obtidas sobre a base da prpria cincia), mas o mtodo de construo [da hiptese R.R]. No quero receber de lambuja, pescando aqui e ali algumas citaes, o que a psique, o que desejo aprender na globalidade do mtodo de Marx como se constri a cincia, como enfocar a anlise da psique. (Vigotski, 1927/2004:395)

As questes que Vigotski apresenta nessa carta, que se referem ao processo de construo de uma psicologia que se subsidie no materialismo dialtico e no materialismo histrico, podem tambm ser vislumbradas em outras duas cartas. Ambas foram dirigidas a Leontiev uma em 15 de abril de 1929 e a outra em 23 de julho do mesmo ano. Na primeira carta Vigotki escreve a Leontiev assinalando a necessidade de se considerar teoricamente as relaes entre as funes psicolgicas superiores, tarefa ainda a ser feita:
Caro Aleksei Nikolaevich, muito obrigado pela carta. Primeiro e mais importante, ns devemos conquistar a percepo, devemos conceituar e compreender a natureza da percepo dos homens cultos, de percepo voluntria intencional (compare com o excelente artigo de Jaensch sobre por que os verbos ver, ouvir, e outros so seguidos de acusativo, ou seja, como acontece com verbos de movimento). Na maior parte, o caminho que voc escreve sobre isso est correto, mas 1,001 por cento questiona e uma falta de clareza reina nas consideraes at o momento presente, embora isto seja basicamente o que ns teremos que esclarecer terica e heuristicamente no vero. Mais importante, ns ainda no temos a conexo; a integrao de funes no sentido cultural, no a mesma como no sentido natural: ateno + memria + percepo, e assim por diante. O caminho em si, repito, est correto e a ideia est correta, tanto em teoria e prtica: ou Montessori ou cultura S [enso] M[otor sistema] no sentido prprio da palavra (c-u-l-t-u-r-a). (Vygotsky, 2007:22)

A soluo para a questo levantada nesta carta junto Leontiev a da conexo e a integrao das funes psicolgicas superiores foi dada por Vigotski no trabalho Sobre os sistemas psicolgicos, apresentado em 1930 na Clnica de Doenas Neurolgicas (publicado somente em 1982). Neste trabalho Vigotski articula a ideia de uma estrutura sistmica das funes mentais superiores e uma gnese social dessas funes e coloca a tarefa de estudar sistemas funcionais e seus resultados (ver Vigotski, 1930/2004). Em carta dirigida a Luria em 11 de julho de 1931, Vigotski retoma essa questo indicando, para seu interlocutor, o avano significativo que tal proposta representa para a compreenso dos fenmenos psicolgicos.
Caro Alexander Romanovich, estou lhe escrevendo, literalmente, [no] emphasia, em uma espcie de fervor que eu raramente experiencio. Eu recebi o relatrio n 3 e os registros dos experimentos. No me lembro da ltima vez em que tive um dia to brilhante e alegre. Isto , literalmente, como uma chave que abre as fechaduras de uma srie de problemas psicolgicos. Essa a minha impresso. Para mim, a importncia do primeiro ranking dos experimentos , fora de dvida, a nossa nova direo que foi agora conquistada (por
4

Esta mesma avaliao encontramos em Leontiev, 1991.

74

voc) no apenas na teoria, mas na prtica, experimentalmente. (...) Um novo captulo na psicologia est agora aberto para ns, um captulo concreto; as operaes em si mesmas, respectivamente, as funes individuais agora surgem sob uma nova luz no contexto do todo compreendido. Eu tenho um sentimento de gratido, alegria e orgulho. (...) No psicologia de operaes individuais, mas a psicologia dos sistemas. (Vygotsky, 2007:41-42)

A euforia de Vigotski tambm expressa na carta de 01 de agosto de 1931:


Caro Alexander Romanovich, estou escrevendo um carto postal, porque impossvel obter um envelope aqui ou goma arbica, a fim de fazer um. Anteriormente eu enviei cartas para Samarkand e Fergana sobre a enorme impresso, totalmente incomparvel que seus relatrios e registros deixaram em mim. Este um enorme passo decisivo, fundamental em nossa pesquisa em direo a um novo ponto de vista. Mas mesmo em qualquer contexto da investigao europeia, uma pesquisa dessa natureza seria um evento. Este estudo ser a viagem para Tenerife. Estou experimentando uma sensao de euforia, no sentido literal da palavra, de estar beira de um grande sucesso interno. Eu recebi o relatrio n 5, e tambm, como todo o resto (fiquei menos entusiasmado com o Relatrio n 1), marca um evento: um estudo sistemtico das relaes sistmicas em psicologia histrica, na filognese da vida, algo que ningum nunca fez antes, a partir de qualquer ponto de vista. Para nossa clnica e nossas experincias com crianas, este um novo e inesperado (para mim, eu admito) captulo alegre e brilhante. (Vygotsky, 2007:42)

Na carta de 23 de julho de 1929, escrita para Leontiev, Vigotski aborda algumas questes metodolgicas que afetam, de certa forma, o encaminhamento de suas pesquisas no mbito do grupo de pesquisadores que coordena.
Caro Aleksei Nikolaevich, obrigado pela carta. Eu estou plenamente de acordo com seus sentimentos. H algum benefcio para uma situao na qual p[sicologia] i[nstrumental] acaba nas categoria de atividades no rentveis. Em particular, no posso dizer com fora suficiente como valorizo (em termos ticos tambm) o pensamento de que a ideia deve ser to pura e rigorosa quanto possvel. Esta a nossa principal tarefa lutar contra as ideias confusas e nos tornar confortveis. Eu estou revisando a s[egunda] parte de macaco. Ai! O p[rimeiro] capitulo foi escrito inteiramente de acordo com os freudianos (e nem mesmo de acordo com Freud, mas de acordo com V. F. Schmidt (seus materiais), M. Klein e ou[tras] estrelas de segunda magnitude); ento o Piaget impenetrvel transformado em algo absoluto alm de qualquer medida; instrumento e sinal so misturados ainda mais, e assim por diante. Isso no culpa de A. R. [Luria], pessoalmente, mas de toda uma poca de nossa mentalidade. (...) Coisas que, do nosso ponto de vista, ainda no esto claras em termos de como elas devem ser refinadas em vista a tornar-se uma parte orgnica de nossa teoria, no devem ser includas no sistema. Vamos adiar. Que haja o mais rigoroso, monstico regime de pensamento; recluso ideolgica, se necessrio. E vamos exigir o mesmo dos outros. Vamos explicar que estudar psicologia cultural no brincadeira e no algo a fazer em momentos mpares ou, entre outras coisas, e no terreno para conjecturas prprias de cada pessoa nova. Da mesma forma o mesmo esquema de organizao externamente. Temos de abordar as coisas de tal forma que os erros de macaco, do artigo de A. R. [Luria], do paralelismo Zankov, e assim por diante se tornem impossveis. Eu vou ficar feliz se conseguirmos alcanar a mxima clareza e preciso sobre este assunto. Estou contando firmemente com sua iniciativa e papel em evitar isso. (Vygotsky, 2007:25-27)

Neste trecho da carta, mais uma vez Vigotski expressa suas preocupaes com os destinos da psicologia. Uma diz respeito aos aspectos tericos e metodolgicos utilizados pelos membros do grupo coordenado por Vigotski, que demandam mais refinamento e uma elaborao menos confusa. o caso do macaco, livro que Vigotski escreveu com Luria, intitulado Estudos sobre a histria do comportamento: o macaco, o primitivo e a criana (Vygotsky & Luria, 1930/1996). Na carta, Vigotski reconhece o carter contraditrio de sua prpria teoria, assim como a interpretao dada por Luria e indica o caminho da pesquisa e da reflexo para superar as dificuldades tericas na compreenso dos fenmenos psicolgicos (ver tambm Akhutina, 2003). 75

Ele expressa tambm a seriedade necessria com que os membros do grupo devem enfrentar a tarefa que lhe cabe, qual seja: a de construir uma nova psicologia. Assim, ele sugere que os membros do grupo se envolvam com as atividades em regime monstico, e em recluso ideolgica, se necessrio. Como temos assinalado em outro lugar (Martins, 2010), a teoria de Vigotski uma teoria em devir. Nas cartas que estamos analisando, podemos perceber esse movimento, tanto no que tange a elaborao de sua teoria, que vai se consolidando ao longo do tempo, como nos seus interesses de pesquisa. At agora, temos vislumbrado nas cartas analisadas preocupaes de Vigotski referente a aspectos tericos e metodolgicos da psicologia em devir. Mas as cartas tambm nos dizem sobre a emergncia de novos interesses, novas perspectivas de pesquisa, que sero cruciais para o desenvolvimento de sua teoria. o que se evidencia na carta escrita para Leontiev, de 23 de julho de 1929. Aqui, Vigotski, se referindo s possibilidades de trabalho com Leontiev, comenta: Se voc vai se candidatar para se tornar um assistente, eu faria isso. Falaremos sobre isso no outono. Eu tenho o meu prprio interesse, aqui (por exemplo, delrios da fala com relao ao problema do significado) (Vygotsky, 2007:27). Em carta Luria, datada em 12 de junho de 1931, ele se apresenta apreensivo com relao aos estudos sobre o significado das palavras, especialmente com relao aos aspectos metodolgicos:
Todo mundo estava feliz em ver que voc est novamente de volta ao trabalho na mente e no corao e fazendo pesquisa. Esse o aspecto mais importante, e isso tudo. Contra a minha vontade, meu conselho a respeito do estudo do significado das palavras muito seco e pobre: o que posso dizer, antes de ter pensado sobre as coisas? No entanto: (1) um teste seletivo algo chama-se tal e tal, porque (1)... (2)... (3)... (4)... Pode ser bastante interessante, e (1), (2), (3) e (4) deve incluir menes... (Estou sentado para continuar esta carta, pela terceira vez, em 16 de junho, com a firme inteno de concluir, ainda que de forma um pouco abreviado)... as causas da similaridade do som os atributos, as conexes com outras coisas, os motivos aleatrios, talvez, isto que o que as pessoas chamam. (2) conversas clnicas la Piaget, a fim de esclarecer o quadro clnico de pensar sobre as palavras e os nomes dos objetos. (3) mudanas de nome e uma discusso com estes significados alterados. (4) Finalmente, os significados um jogo, como acontece com [NG] Morozova. Isso tudo que posso dizer sobre isso agora. (Vygotsky, 2007:35)

Em outra carta, tambm dirigia Luria, datada de 20 de junho de 1931, ele retoma as possibilidades dos estudos referentes aos significados das palavras:
Eu lhe escrevi anteriormente sobre os significados das palavras: Isto imensamente valioso, o mesmo verdadeiro para as metforas. Consegui exatamente a mesma coisa com surdos mudos h alguns dias: eles podem compreender frases e provrbios conhecidos, mas no podem entend-los na traduo. (Vygotsky, 2007:41)

O interesse de Vigotski pela questo do significado compreendido, por alguns autores (Minick, 1987; Rey, 2007), como a etapa final de seu trabalho, onde a noo de mediao semitica consolidada. As cartas consideradas at aqui nos revelam os movimentos de Vigotski em torno da construo da psicologia scio histrica cultural. Nesse sentido, concordamos com Zavershneva, que identifica, a partir de seus estudos sobre os arquivos no publicados pertencentes a famlia de Vigotski, a seguinte organizao da obra vigotskiana:
As premissas da abordagem, claro, esto contidas em todos os primeiros trabalhos de Vygotsky, mas foi somente em 1926 que elas foram reunidas e um ncleo slido, assim, criadas para a teoria, ou seja, uma srie de postulados sobre em que todo o programa de pesquisa repousa, e que foram posteriormente clarificadas e dadas novas formulaes. Em 1930, elas foram suplementadas com o princpio sistmico, e em 1932, com o princpio da estrutura semntica da conscincia. Propomos precisamente este critrio para o incio da teoria histrico-cultural, no sentido estrito da palavra: a sntese de duas ideias, que at 1926 estavam sendo

76

elaboradas sem uma ligao clara entre elas (o princpio de mediao semitica, que posteriormente sofreu alteraes significativas e diminuiu para o fundo da teoria, e a ideia do desenvolvimento cultural da psique). Foi previamente assumido que a fase crtica, o ano de transio, foi 1927; a correspondncia de Vygotsky com seus colegas sugeriu que a pesquisa experimental na nova metodologia de estimulao dupla j estava em curso, no Vero de 19275, mas no estava sendo publicada. Agora ns sabemos que os princpios tericos desta pesquisa foram formulados um ano antes. (Zavershneva, 2010c:27)

A consolidao dos grupos de pesquisa Os Crculos Vigotskianos Anton Yasnitsky, abordando a histria da psicologia sovitica no incio do sculo XX durante o perodo de 1924 a 1941, identifica vrios grupos que participaram da vida de Vigotski o que foi denominado por ele de Crculos Vigotskianos. Esse autor organizou tais Crculos tendo como suporte alguns autores que participaram das redes informais de pessoas que conviveram com Vigotski. Ele entende que tal abordagem traz novos elementos para compreendermos os processos de desenvolvimento da cincia. Nesse sentido, Mark B. Adams, que introduziu a noo de redes informais na historiografia do discurso de cincia, esclarece:
Aqui, no estou me referindo a qualquer coisa arcana ou tcnica (...) mas o significado mais flexvel, mais evocativo que a palavra chegou a ter na linguagem cotidiana, algo familiar para todo tipo de historiador: redes pessoais. Uma rede pessoal mais flexvel, uma estrutura menos coerente do que uma instituio ou uma disciplina. Desenvolvidas fora da famlia ampliada, laes escolares antigos, experincia mtua, hobbies, paixes particulares e interesses compartilhados, tais redes envolvem ramificaes de contatos que so mltiplos e complexos como so todas as associaes livres que perpassam a sociedade cvica. Eles tambm podem formar ns ou gnglios onde so feitas vrias novas conexes e interfaces de redes por vezes sob a forma de crculos informais, sociedades privadas, clubes, sales, noitadas e assim por diante, s vezes em formas, mais organizadas que vo desde coisas que poderamos chamar de movimentos para grupos de interesses, organizaes polticas e at mesmo mfias. E alguns destes, por sua vez, podem eventualmente ganhar ainda mais estrutura como potenciais disciplinas ou proto-instituies. (Adams citado por Yasnitsky, 2011:426)

A partir das redes pessoais, Yasnitsky identificou quatro fases na insero de Vigotski no campo da psicologia sovitica no perodo de 1924 a 1934 (Yasnitsky, 2009, 2011). A primeira fase (1924-1927) comea com a mudana de Vigotski de Gomel para Moscou, onde inicia suas atividades no Instituto de Psicologia e em vrios institutos de defectologia e, comea a trabalhar com Luria e Leontiev. Ela caracterizada pela procura de uma nova definio de programa e tema de pesquisa. A maioria dos participantes de seu crculo social e profissional, nesse perodo, foram seus primeiros estudantes de graduao: Zankov, Solovev, Sakharov, Varshava e colaboradores do Instituto de Psicologia de Moscou: Artemov, Dobrynin, Bernstein, Gellersein e Luria. Ao propor a segunda fase dessa trajetria (1927-1931), o autor questiona a narrativa histrica tradicional onde se afirma que a psicologia de scio histrica cultural foi desenvolvida primeiramente pela trica (o trio: Vigotski, Leontiev e Luria). Yasnitsky questiona tal histria assinalando que, do ponto de vista da articulao terica e da produo conjunta, observa-se uma maior aproximao entre Vigotski e Luria, e no entre Vigotski e Leontiev. A terceira fase (1931-1934) caracterizada pela variedade de grupos de pesquisa envolvidos com a teoria vigotskiana, grupos que trabalhavam, paralelamente, em vrias instituies nas
5

Na carta de Vigotski para Luria de 26 de julho de 1927 ele afirma: O nico comentrio srio que todos devem trabalhar em seu campo de acordo com o mtodo instrumental. Estou investindo todo o resto de minha vida e toda minha energia nisso (Vygotsky, 2007:20)

77

cidades de Moscou, Karkov e Leningrado. Vigotski e Luria faziam o papel de mediadores desses grupos, coordenando as pesquisas clnicas, de patologia e de desenvolvimento. A fase quarto (1934-1936) identificada como um momento de desintegrao dos grupos, bem como do programa original de pesquisa proposto por Vigotski. Nas cartas que estamos considerando, vamos observar um esforo muito grande de Vigostski na constituio destes grupos, estimulando um trabalho coletivo e colaborativo entre as pessoas que compartilhavam seus interesses. Como relao a isso, na introduo do texto Tool and sign publicado por Vigotski e Luria em 1930 (ver Vygotsky & Luria, 1930/1994) Anna Stetsenko, afirma:
Vygotsky escreveu Tool and Sign em estreita colaborao e em discusses vvidas com um nmero de pessoas... Eles formaram o chamado Crculo de Vygotsky, que incluiu vrias mulheres brilhantes, e eles realizaram projetos de investigao coletivamente. Isto bastante revelador, a esse respeito, que at mesmo a autoria de Tool and Sign contestada; h razes para acreditar que Vygotsky o escreveu juntamente com Luria... Qualquer que seja o caso da autoria deste trabalho especfico, a natureza onipresentemente colaborativa do projeto Vygotsky em geral deve ser enfatizada, especialmente porque tal fato tem sido, muitas vezes, subestimado ou at mesmo ignorado nas consideraes anteriores do seu patrimnio. (Stetsenko, 2004:502-503)

Isto significa dizer que a abordagem de Vigotski para com as questes da psicologia encarna, em sua histria de vida real, os prprios princpios tericos centrais, tais como, a indissociabilidade do conhecimento e ao, teoria e prtica e a natureza colaborativa da cognio (Stetsenko & Arievitch, 2004:58). A carta de Vigotski, de 5 de abril de 1929, para o grupo intitulado os cinco, demonstra esse carter colaborativo de seu trabalho:
Meus caros amigos perdoem-me por escrever em prosa a resposta a seu verso e por ser demasiado srio e profundo em resposta a sua brincadeira: afinal, cada brincadeira contem um fundo de seriedade. [...] Eu li o encarte de vocs [...] com enorme satisfao, espero que minha Coleo de Trabalhos traga um dia, a cada um de vocs, a mesma satisfao. Em uma nota sria, deixe-me dizer resumidamente que a sua ltima linha diz algo que para mim agora o lema principal do meu estado completo de sade e estado de vida: A estrada longa ... [...] Eu nunca me permitiria falar com tanta franqueza (eu tenho mantido esse lema para mim mesmo) se eu no sentisse que vocs tambm esto comeando, de um ngulo, apreciar a enormidade do caminho abrindo-se diante do psiclogo que procura reconstruir os passos da histria da psique mental. Este um novo territrio. Quando eu percebi isso em vocs, eu fiquei muito surpreso: esse dia pareceu-me surpreendente que, nas circunstncias e tendo em conta que muitos esbooes so ainda pouco claros, pessoas que esto apenas escolhendo o seu caminho se lanaram nesta jornada especial. Eu experimentei um sentimento de surpresa enorme quando A. R. [Luria] foi o primeiro a sair nesta jornada, quando A. N. [Leontiev] o seguiu, e assim por diante. Agora, para minha surpresa, h a alegria acrescentada que, baseada nas faixas que foram descobertas, no apenas eu sozinho e no apenas ns trs, mas cinco outras pessoas veem a grande avenida. (Vygotsky, 2007:21-22)

Mais uma vez fica evidente a posio de Vigotski frente psicologia. Ele se v diante de um longo caminho que dever ser percorrido na construo de uma nova psicologia, com a perspectiva de superar o cataclismo em que se encontrava a disciplina no incio do sculo XX. Em sua carta, fica tambm evidente sua surpresa com relao ao grupo que comea a se ocupar das tarefas que se apresentavam na construo de uma nova psicologia; surpresa essa acompanhada de um certo otimismo na consolidao deste trabalho. Sobre a relevncia do trabalho coletivo, Vigotski a expressa em carta dirigida a Nataliia Grigorevna, datada de 29 de julho de 1930. Essa correspondncia faz referncia a uma situao de afastamento de Nataliia, em funo de um estado de impotncia e de tristeza. Em resposta a maneira com Nataliia se coloca diante do grupo, Vigotski diz: 78

Acho que foi neste tipo de estado que voc escreveu a carta. E eu tambm acho que voc sabe que voc tem que lutar contra esses estados e que voc pode super-los. Um homem vence a natureza fora de si, mas tambm dentro de si mesmo, nisso reside a nossa psicologia e tica, no ? Assim voc pode ver que eu no me oponho sua carta, embora talvez eu tenha uma objeo. Tem a ver com o coletivo. Como voc pode dizer que vamos nos ajeitar sem voc, que o coletivo vai se ajeitar tambm, que voc uma individualista no coletivo e assim por diante. Tudo isso fundamentalmente falso. Ns no vamos levar a vida sem voc, no podemos passar sem voc, o coletivo no vai passar sem voc. Nosso coletivo, como qualquer coletivo, no verdadeiro sentido da palavra, no nega o individualismo, mas depende disso para apoio. Assim como um organismo depende da cooperao organizada de rgos especializados e diferenciados (isto , individualizadas). De fato, o coletivo consiste na cooperao das individualidades. Quanto maior o nmero dessas individualidades e quanto mais marcantes elas forem, mais elas esto repletas de auto-conhecimento, em outras palavras, quanto mais elas esto conscientes de si mesmos, como personalidades (e isso o individualismo, bem entendido), maior a coletividade. Portanto, no importa o quanto voc pode estar perturbada, no importa o quanto isso possa ser uma coisa depois da outra, sempre saiba e lembre-se disso: firmeza e inflexibilidade so coisas que todo mundo deve ter nessa empreitada, uma conexo com os outros e com a causa. Aqui eu estou, como disse Lutero. Todo ser humano deve saber onde ele est. Voc e eu tambm sabemos disso, e devemos permanecer firmes. (Vygotsky, 2007:27)

Em um tom quase paternal, ele finaliza esta carta dizendo:


[...] E agora, se voc concorda comigo, peo-lhe para escrever concretamente, na ntegra, em detalhes, sem medo e sem constrangimento, sobre o que voc est enfrentando, o que incomoda voc, o que no est indo bem, o que aconteceu e como, o que te traz desespero. Espero muito isso e voc tem a minha total ateno. (Vygotsky, 2007:27)

Nesta carta assim como em vrias outras um aspecto das relaes que Vigotski estabelece com seus parceiros fica bastante enfatizado: a do acolhimento, a do respeito, a do companheirismo. Entre as cartas destacam-se duas que nos apontam para o rompimento terico entre Vigotski e Leontiev. Sabemos que essa questo bastante polmica6 no campo da histria da psicologia scio histrica cultural, mas documentos recentemente publicados nos apontam para tal situao (ver Yasnitsky, 2009, 2011; Zavershneva, 2010a,b,c). A primeira datada de 13 de julho de 1932, e dirigida Luria. A carta diz respeito abordagem sistmica e necessidade da investigao experimental que se desdobra com esta abordagem. Vigotski analisando o envolvimento de Luria e de Leontiev com tal perspectiva afirma:
Estou esperando bastante de voc (no importa o quo cegamente, por assim dizer, os experimentos procedam), porque pensar na experimentao pensar de forma mais produtiva, mesmo quando errar. E voc est no caminho certo, como eu estou e como est A. N. [Leontiev], ele no entende, em parte, at de forma deliberada, a nova distino nos experimentos, mas ele est desenhando essa distino em sua pesquisa sobre o intelecto prtico a partir de conexes com a fala e suas mudanas, sobre mudanas a partir do fim para o comeo que uma dinmica sistmica. (Vygotsky, 2007:44)

Com esta carta podemos perceber, talvez, o incio das divergncias tericas que se estabeleceram entre estes autores, uma vez que aqui Vigotski avalia o afastamento deliberado de Leontiev quanto ao seu engajamento dos procedimentos experimentais subsidiados pela viso sistmica que se estabelecia. A ruptura entre eles fica explcita na carta de 2 de agosto de 1933:
Caro Aleksei Nikolaevich! Eu mantive a inteno de enviar uma carta atravs do A. R. [Luria], mas nunca vimos um ao outro antes de sua partida. Da o atraso. Eu me senti em mais de uma ocasio em que nos encontramos, por assim dizer, beira de algum tipo de discusso muito importante para ns dois e que, ao
6

Ver o texto de Tunes e Prestes (2009), onde defendem a ideia de que no houve uma ruptura entre as ideias de Vigotski e Leontiev.

79

que parece, ainda estamos despreparados e, portanto, temos uma m compreenso em que ela deveria consistir. Mas agora temos visto o raio de vero disto muitas vezes, inclusive em sua ltima carta. Por esta razo, no posso deixar de lhe responder com o mesmo tipo de raio de vero, algo semelhante a uma premonio (vaga) de uma conversa futura. Seu destino externo aparentemente vai ser decidido no outono por alguns anos. E ao mesmo tempo o nosso (e meu prprio) destino, e em parte o destino da nossa causa. No entanto, subjetivamente voc deve suportar o seu exlio para Kharkov, quaisquer alegrias que ele possa oferecer em compensao (no passado e ainda mais no futuro), sua partida final objetivamente, em termos do seu real significado interno como interno, grave, e talvez um irreparvel revs para ns, um revs decorrente de nossas iluses e negligncia pura e simples da tarefa que nos foi confiada. Parece que o que ocorreu uma vez nunca mais se repetir, quer na sua biografia ou minha, ou na histria da nossa psicologia. Ainda assim, estou tentando entender tudo isso de um modo como Spinoza, com tristeza, mas como algo necessrio. Em meus prprios pensamentos, eu parto disso como de um fato existente. O destino interno de uma pessoa s pode ser decidido em associao com o destino externo, mas ele no , naturalmente, decidido por ele completamente. Por essa razo, no claro para mim, confuso, a minha viso obscurecida, e preocupa-me com a maior preocupao que tenho experimentado nos ltimos anos. Mas dado que a sua posio interna, como voc escreve, j est cristalizada num sentido pessoal e cientfico, a deciso externa tambm est pr-determinada at um certo ponto. Voc est certo em dizer que primeiro voc deve se livrar da necessidade de agir enganosamente. Seria possvel fazer isso por meio de abstrair ( la Kharkov) ou fissionar ( la Moscou), independentemente das condies externas de qualquer um de ns. Penso, portanto, ele est certo, apesar do fato de eu avaliar tudo o que aconteceu com A. R. [Luria] de forma diferente (e no em um sentido favorvel). Mas vamos falar sobre isso separadamente em algum momento. Eu sei e considero apropriado que interiormente voc atravessou a estrada (final) at o amadurecimento nos ltimos dois anos. Do fundo do meu corao, como eu desejo boa sorte a um amigo muito ntimo em momentos decisivos, desejo-lhe fora, coragem e clareza de pensamento agora que voc est diante de uma deciso no que diz respeito ao seu caminho na vida. O mais importante, tome essa deciso livremente. Sua carta se rompe naquela nota, e assim vou romper a minha naquela nota tambm embora sem qualquer motivo externo. Eu firmemente, aperto sua mo. Com todo meu corao, teu, L. Vygotsky. (Vygotsky, 2007:46-47)

As cartas nos indicam que o rompimento entre Vigotski e Leontiev, se efetivou em torno dos desdobramentos da viso sistmica (como nos referimos anteriormente e como ele prope no texto Sobre os sistemas psicolgicos de 1930). Tal indicao pode ser confirmada a partir do texto de Zavershneva onde, foram identificadas duras crticas s proposies de Leontiev uma vez que as anlises de seus estudos implicavam numa reduo do nvel de generalizao terica, e por no levar plenamente em considerao os processos psicolgicos superiores. Para Zavershneva
Vygotsky criticou Leontiev por perder o centro da investigao e por ter adotado uma abordagem espontnea. O passo para o lado que Leontiev estava fazendo era para ele no apenas um desvio do objetivo geral a teoria da conscincia , mas tambm um passo para trs, em direo anlise das funes psicolgicas, que foi dominante no Crculo Vygotsky entre 1928 e 1931. Cada componente da conscincia naquele momento foi investigado separadamente, sem uma abordagem sistmica: A. N. Leontiev estudou memria; L. S. Sakharov, Iu. V. Kotelova e E. I. Pashkovskaia estudou pensamento, e assim por diante. Vygotsky pode ter visto a investigao de Leontiev apenas como uma tentativa de estudar a dinmica da ao como apenas uma outra funo psicolgica. O tempo tinha chegado, no entanto, de trazer todos os resultados em conjunto, sintetizlos e reinterpret-los. (Zavershneva, 2010b:83)

Zavershneva indica tal ruptura apoiando-se em notas de Vigotski escritas em 1934, notas que foram escritas em funo da apresentao do trabalho de Leontiev no grupo de pesquisa. Em uma das notas ele diz:
H duas unidades de atividade dinmica: o pensamento e a atividade real. Ambos tm seu aspecto dinmico, isto , existe um sistema dinmico sui generis, de um certo tipo e variedade. Os dois tipos de dinmica no existem in abstracto, sem atividade. Este o ponto mais importante e fundamental...

80

Na verdade, o papel do pensamento na atividade consiste na introduo de novas possibilidades dinmicas para a atividade. Dizer que o pensamento est prejudicado o mesmo que dizer que os processos dinmicos sutis e complexos da atividade esto prejudicados. (Entrada Sehr wichtig. A unidade do afeto e intelecto [Sehr wichtig. Edinstvo affektai intellekta], Arquivo familiar) (Vygotsky citado por Zavershneva, 2010b:83)

Complementando essa entrada do arquivo, a autora apresenta outras duas notas:


NB! AN, Vygotsky escreve sobre Leontiev (o item est marcado !!!!!!) que ele olha para trs e no toma um passo decisivo para um novo nvel de trabalho anlise semitica. Qual o significado de uma ao significante? (Vygotsky citado por Zavershneva, 2010b:89, n. 35) Como inspirar o camarada Leontiev com a luz do problema de conscincia! (Vygotsky citado por Zavershneva, 2010b:89, n. 37)

A partir das referncias acima podemos dizer que a divergncia entre os autores se pauta fundamentalmente sob uma dimenso metodolgica, entretanto, assevera Zavershneva:
Os argumentos contra Leontiev no iam alm do debate cientfico. Em nenhum lugar, nem mesmo em notas para si mesmo, ns encontramos ataques pessoais sobre Leontiev, embora Vygotsky estivesse definitivamente a comear a perder a pacincia. Cada pessoa d seu passo independentemente aps partir de um ponto de partida comum. Mas onde que ele colocou o p? (Zavershneva, 2010b:83)

Mais a frente ela continua


difcil no perceber que eles estavam falando lnguas diferentes. Vygotsky no parecia perceber que, alm de argumentos cientficos, o que estava por trs da deciso de Leontiev de dissociar-se da investigao sobre a conscincia foram fatores aparentemente ideolgicos. Ao concentrar-se na teoria ideologicamente mais complacente da atividade, A. N. Leontiev sobreviveu no ambiente complexo da cincia reprimida (termo de M. G. Yaroshevskii), e mais tarde tornou-se no apenas o criador de um grande movimento, mas tambm o fundador do departamento de psicologia na Universidade Estadual de Moscou. Devemos notar, no entanto, que a psicologia foi principalmente privada de seus trabalhos [de Vigotski] at a dcada de 1980, enquanto Leontiev assumiu cargos de liderana na cincia sovitica. (Zavershneva, 2010b:83-84)

As cartas nos revelam tambm que, durante as dcadas de 1920 e 1930, Vigotski passou por difceis momentos, que fizeram com que o direcionamento de suas pesquisas ficasse sob influncia de vrios fatores: as presses polticas do regime ditatorial Stalinista; sua doena, a tuberculose, a sobrecarga extra de compromissos que se estabelecia (tradues, publicaes de artigos, prlogos de livros, participaes em congressos, discusses acadmicas entre os grupos etc.). O trecho da carta para Luria, de 12 de junho de 1931, demonstra bem esse momento o qual Vigotski estava vivendo. Luria e Leontiev haviam se mudado para Karkov, enquanto ele se manteve em Moscou. Ele comenta como a sobrecarga de trabalhos extras estava afetando suas pesquisas cientficas:
Nosso trabalho vai nem bem, nem mal, medocre. Tem sido muito difcil se concentrar depois do que aconteceu (desde a dissoluo). Mas estamos trabalhando e vamos completar nossas pequenas tarefas. Levina se contenta em Kursk. Eu ainda estou envolvido com milhares de tarefas mesquinhas. A inutilidade do que fao muito me aflige. Meu pensamento cientfico est saindo para o reino da fantasia, e eu no posso pensar nas coisas de uma forma realista at o fim. Nada est dando certo: eu estou fazendo as coisas erradas, escrevendo as coisas erradas, dizendo que as coisas erradas. Uma reorganizao fundamental e desta vez eu irei realiz-la. (Vygotsky, 2007:35-36).

Nesta carta, Vigotski vivencia os desdobramentos da dissoluo do grupo de seguidores que inclua uma parte do troika (Luria e Leontiev) e uma parte da pyaterka (os cinco) (Zaporozhets e Bozhovich) que foram para Kharkov, ento capital do Ucrania sovitica, para iniciar os trabalhos 81

em uma nova unidade organizacional, o setor de psicologia a Academia de Psiconeurolgica Ucraniana (UPNA). Alm disso, a situao poltica vivida por Vigotski extremamente complexa, conforme podemos observar no seguinte comentrio de van der Veer:
Para ser e permanecer um psiclogo profissional na Unio Sovitica dos anos 1920 e 1930 era necessria sorte, flexibilidade e habilidades considerveis. Em todos os livros sobre a histria da psicologia sovitica [...] podemos ler sobre os debates orquestrados que dominou a agenda cientfica (por exemplo, no reducionismo, dialtica, dualismo, prtica). Psiclogos individualmente tinham de tomar a posio correta sobre estas questes ou tinha riscos a sofrer as consequncias. Em 1930, em particular, a presso ideolgica se transformou em terror de Estado genuno e nenhum estudioso poderia estar certo de que ele ou ela tinha manifestado o e apenas o ponto de vista correto sobre um determinado tpico. Infelizmente, os pontos de vista oficiais infalveis sobre esses tpicos se deslocavam repetidamente. por isso que muitos intelectuais estavam preparados para o pior e sempre tinham uma mala pronta, caso da polcia secreta viesse prend-los (eles invariavelmente vinham durante a noite). (van der Veer, 2000:3)

Podemos imaginar que sua situao fica mais tensa na medida em que levamos em considerao que, a partir de 1930, os debates em torno das ideias vigotskianas comearam a se tornar pblicos, especialmente pela sua vinculao com a pedologia7, motivo de crticas e questionamentos (algumas destas crticas foram efetivadas por AbelSkaaiand & Opikhonova, 1932/2000; Feofanov, 1932/2000; Talankin, 1930/2000). Em 1936, aps a sua morte, sua obra foi rechaada pela inteligncia sovitica por conta desta vinculao, uma vez que os estudos dos pedlogos se tornaram ideologicamente suspeitos, considerados como uma pseudocincia reacionria e burguesa (van der Veer & Valsiner, 1991). O decreto do Comit Central do Partido Comunista da Unio Sovitica (PCUS), o Decreto da Pedologia de 1936, determinava abolio do ensino da pedologia como cincia das academias soviticas e a censura das obras sobre essa rea publicadas at julho de 1936 (Teixeira, 2004). Porm, isso no impediu que as pesquisas sobre a psicologia da criana continuassem avanando, os cientistas tiveram que criar subterfgios de linguagem ou a no divulgao, para que pudessem continuar seus trabalhos (cf. Golder citado por Teixeira, 2004). As obras de Vigotski foram censuradas, em 1936, juntamente aos materiais relacionados pedologia. Durante 20 anos suas ideias foram transmitidas oralmente pelos seus discpulos, que as faziam circular clandestinamente. Em 1956, seus textos comearam a ser recuperados, e foram relanados.

CONSIDERAES FINAIS Ao longo deste trabalho pudemos confirmar a importncia em levarmos em considerao o contexto social e pessoal de Vigotski que termos uma compreenso um pouco melhor de seu trabalho na construo de sua teoria. As informaes disponibilizadas em suas cartas nos permitiu retratar Vigotski no como um gnio solitrio frente de seu tempo e distante da realidade social, no acadmica, mas inscrito em um projeto, pautado no iderio poltico da igualdade, justia e mudana social e principalmente, na prtica coletiva do mesmo (Stetsenko, 2004; Stetsenko & Arievitch, 2004). Elas nos possibilitaram tambm enxergar as vrias dimenses da vida intelectual de Vigotski, mas, mais ainda, pudemos vislumbrar como essas dimenses se mesclam e se movimentam no
7

Sobre o envolvimento de Vigotski com este campo de pesquisa, ver Schneuwly e Leopoldoff-Martin (2011).

82

interior das relaes e de sua vida. H uma aproximao da dimenso profissional e particular; intelectual e emocional, privado e pblico; onde podemos perceber que ele estabelecia uma relao de amizade com seus colaboradores de trabalho, eles cresciam juntos, preocupavam-se e incentivavam-se uns aos outros, um grupo articulado em torno de um iderio comum. Conforme alguns trabalhos nos indicam (Stetsenko 2004; Stetsenko & Arievitch, 2004), podemos considerar que, a prtica profissional desenvolvida pelo grupo de Vigotski, era compatvel com iderio marxista: eles viviam e inspiravam-se no esprito comunista em seu cotidiano. Procuravam solues que respondessem as demandas do processo revolucionrio, ao mesmo tempo em que se articulavam na criao de uma nova psicologia essa era a causa do grupo. Vigotski demonstra em sua obra ser um homem de imenso conhecimento cultural envolvendose com questes vinculadas literatura, ao drama, s artes, msica etc. Recita passagens de poemas, romances e peas aos amigos e colaboradores. Tal vinculao se apresenta na carta dirigida N. G. Morozova, de 07 de abril de 1930, onde ele demonstra solidariedade amiga, recitando um trecho de um poema de F. I. Tiutchev, que condiz com o momento difcil ao qual essa est passando:
No pior dos casos, envie um sinal de socorro de rdio, como o SOS (Salvem nossas almas) dos navios afundando, e ns iremos salvar as vossas almas. No importa o quo opressivo a mo do destino, O que pode resistir ao sopro E esse primeiro encontro com a primavera... Tiutchev (Vygotsky, 2007:26-27)

A anlise das cartas nos permitiu vislumbrar uma dimenso da vida de Vigotski muito afirmada entre seus comentadores, mas pouco explorada, que est relacionada com sua posio humanista diante do mundo. Tal posio inerente forma como enxergava a vida e na maneira como se relacionava profissional e pessoalmente. Apesar de todas as dificuldades do contexto ao qual estava vivendo, mostrava-se sempre atencioso e preocupado com pessoas em sua volta. Tal forma de ver a vida est presente na carta enviada R. E. Levina, de 16 de junho de 1931, onde ele aconselha a amiga a enxergar a vida de uma forma mais profunda do que expressa no exterior; em continua evoluo, dando importncia e a ateno essa e a obteno de uma filosofia para sustent-la e base-la:
[...] Voc queria tanto ir a algum lugar onde a prpria vida, no apenas o seu trabalho, seria novo, educacional e revigorante. Mas Kursk no ruim. Voc vai em breve ser capaz de abandonar o local, tendo concludo a sua tarefa de trabalho institucional. As coisas que voc escreve sobre o seu trabalho me deram pensamentos tristes sobre o que est sendo feito atualmente, onde voc est, em nome do desenvolvimento infantil. O problema no o afastamento ou o primitivismo, o problema reside na falsidade, na mentira, na obra fraudulenta. Mas isso no tudo, claro. H ncleos de honestidade e verdade em qualquer trabalho, e temos de olhar para eles acima de tudo. Esses ncleos tambm esto, sem dvida, presentes em seu trabalho em Kursk. Alm disso, , naturalmente, necessrio prosseguir a pesquisa que ir nutri-l e instru-la, e dar-lhe alguma coisa para viver e respirar, e que seria necessrio objectivamente, isto , que levar a verdade. [...] Sobre os problemas internos e dificuldades da vida. Acabei de reler (quase que por acidente) Tri goda [ThreeYears] do Chekhov. Voc deve l-lo tambm. Essa a vida. Ela mais profunda e mais ampla do que sua expresso exterior. Tudo sobre ela est em evoluo. Tudo evolui. A coisa mais importante, agora e sempre, no equacionar a vida com a sua expresso externa, ponto final. Ento, quando voc presta ateno a vida (e esta a virtude mais importante, uma atitude um tanto passiva em primeiro lugar), voc ir encontrar dentro de si mesmo, fora de si mesmo e em todas as coisas de tal maneira que nenhum de ns poderia contlo dentro de ns mesmos. , naturalmente, impossvel viver sem ter um conceito de vida em um sentido

83

intelectual. Sem a filosofia (uma filosofia pessoal de vida) pode haver o niilismo, o cinismo, o suicdio, mas no a vida. Mas o fato que todo mundo tem uma filosofia. (Vygotsky, 2007:37-38)

A tarefa de reconstruir o escopo da histria da psicologia scio histrica cultural ainda est aberta. O artigo que aqui se encerra nos proporcionou um vislumbre sobre essa histria, que nos mostrou que sua teoria est estreitamente relacionada com o trabalho colaborativo que Vigotski exercitou com seus companheiros pessoas com grandes qualidades, que juntas compartilhavam um caminho comum, seja no campo profissional como no campo pessoal projeto que se refletia tanto no modo como compreendiam a psicologia como em suas vidas. Nesse sentido, concordamos com Souza Jr., Cirino e Gomes (2010) quando enfatizam a necessidade de aprofundarmos a anlise histrica do processo de construo da obra do autor bielo-russo, o que pode competir para o incremento da compreenso atual do seu pensamento, alm de auxiliar no desenvolvimento de aplicaes mais alinhadas com os significados originais da produo intelectual vigotskiana.

REFERNCIAS
AbelSkaaiand, R., & Opikhonova, I. S. (1932/2000). The problem of development in german psychology and its influence on soviet pedology and psychology. Journal of Russian and East European Psychology, 38(6), 31-44. Akhutina, T. V. (2003). L. S. Vygotsky and A. R. Luria: Foundations of neuropsychology. Journal of Russian and East European, 41(3/4), 159-190. Bakhurst, D. (1991). Consciousness and revolution in soviet philosophy: From the bolsheviks to Evald Ilyenkov. Cambridge: Cambridge University Press. Farr, R. M. (2002). As razes da psicologia social moderna (1872-1954) (5 ed.). Petrpolis: Vozes. Feofanov, M. P. (1932/2000). The theory of cultural development in pedology as an eclectic conception with basically idealist roots. Journal of Russian and East European Psychology, 38(6), 12-30. Koshmanova, T. S. (2007). Vygotskian scholars: Visions and implementation of cultural-historical theory. Journal of Russian and East European Psychology, 45(2), 61-95. Leontiev, A. N. (1991). Artculo de introduccin sobre la labor creadora de L. S. Vygotski. In Lev S. Vygotski (Ed.), Obras escogidas Tomo I (pp. 417-449). Madrid: Visor Aprendizaje/Ministerio de Educacin y Ciencia. Luria, A. R. (1976). Cognitive development its cultural and social foundations. Cambridge (MA): Harvard University Press. Luria, A. R. (1979). The making of mind. Cambridge (MA): Harvard University Press. Mainardes, J., & Pino, A. (2000). Publicaes brasileiras na perspectiva vigotskiana. Educao & Sociedade, XXI(71), 255-269. Martins, J. B. (2010). A importncia do livro Psicologia Pedaggica para a teoria histrico-cultural de Vigotski. Anlise Psicolgica, 28(2), 343-357. Minick, N. (1987). The development of Vygotskys thought: An introduction. In R. W. Rieber & A. S. Carton (Eds.), The collected works of L. S. Vygotsky Vol. 1 (pp. 17-36). New York: Plenun. Puzyrei, A. A. (2007). Compilers Notes. Journal of Russian and East European, 45(2), 12-15.

84

Rey, F. L. G. (2007). Social and individual subjectivity from an historical cultural stanpoint. Outlines. Critical Practice Studies, 2, 3-14. Schneuwly, B., & Leopoldoff-Martin, I. (2011). Vygotskys Lectures and articles on pedology An interpretative adventure. Ttigkeitstheorie, 4, 37-52. Shuare, M. (1990). La psicologa sovitica tal como yo la veo. Moscou: Progress. Souza Jr., E. J., Cirino, S. D., & Gomes, M. F. C. (2010). A construo do legado de Lev Vigotski: A necessidade de discusses histricas. Memorandum, 18, 118-129. Stetsenko, A. (2004). Introduction to Tool and sign in the development of the child. In R. Rieber & D. Robinson (Eds.), The essential Vygotsky (pp. 501-512). New York: Kluwer Academic/Plenum. Stetsenko, A., & Arievitch, I. M. (2004). Vygotskian collaborative project of social transformation History, politics, and practice in knowledge construction. International Journal of Critical Psychology, 12(4), 5880. Talankin, A. A. (1930/2000). III On the Vygotsky and Luria group. Journal of Russian and East European Psychology, 38(6), 10-11. Teixeira, E. S. (2004). Censura imposta a Vigotski e seus colegas na Unio Sovitica entre 1936 e 1956: O decreto da pedologia. Revista Cientfica in Pauta, II, 222-244. Tunes, E., & Prestes, Z. (2009). Vigotski e Leontiev: Ressonncias de um passado. Cadernos de Pesquisa, 39(136), 285-314 van der Veer, R. (2000). Editors introduction Criticizing Vygotsky. Journal of Russian and East European Psychology, 38(6), 3-9. van der Veer, R., & Valsiner, J. (1991). Understanding Vygotsky: A quest for synthesis. Cambridge: Blackwell. van der Veer, R., & Zavershneva, E. I. (2011). To Moscow with love: Partial reconstruction of Vygotskys trip to London. Integrative Psychological and Behavioral Science, 45(4),458-474. Vygotski, L. S. (1926/1997). Sobre el artculo de K. Koffka La introspeccin y el mtodo de la psicologa. A modo de introduccin. In L. S. Vygotski. Obras Escogidas. Vol. 1. (pp. 61-64). Madrid: Visor Aprendizaje/Ministerio de Educacin y Ciencia. Vigotski, L. S. (1926/2004). Psicologia pedaggica. So Paulo: Martins Fontes. Vigotski, L. S. (1927/2004). O significado histrico da crise da psicologia. Uma investigao metodolgica. Teoria e mtodo em psicologia (3rd ed., pp. 201-417). So Paulo: Martins Fontes. Vigotski, L. S. (1930/2004). Sobre os sistema psicolgicos. Teoria e mtodo em psicologia (pp. 103-135). So Paulo: Martins Fontes. Vygotsky, L. S. (1930/1994). The socialist alteration of man. In R. van der Veer & J. Valsiner (Eds). Vygotsky Reader (pp. 175-184). New York: Blackwell. Vygotsky, L. S. (2007). In memory of L. S. Vygotsky (1896-1934) L. S. Vygotsky: Letters to students and colleagues. Journal of Russian and East European Psychology, 45(2), 11-60. Vygotsky, L. S., & Luria, A. R. (1930/1994). Tool and symbol in child development. In R. van der Veer & J. Valsiner (Eds). Vygotsky Reader (pp. 99-175). Oxford: Blackwell. Vygotsky, L. S., & Luria, A. R. (1930/1996). Estudos sobre a histria do comportamento: O macaco, o primitivo e a criana. Porto Alegre: Artmed. Wertsch, J. V. (1988). Vygotsky y la formacin social de la mente. Barcelona: Paids. Yasnitsky, A. (2009). Vygotsky circle during the decade of 1931-1941: Toward an integrative science of mind, brain, and education. Learning. University of Toronto.

85

Yasnitsky, A. (2010). Guest Editors Introduction Archival Revolution in vygotskian studies? Uncovering Vygotskys archives. Journal of Russian and East European Psychology, 48(1), 3-13. Yasnitsky, A. (2011). Vygotsky circle as a personal network of scholars: Restoring connections between people and ideas. Integrative Psychological & Behavioral Science, 45(4), 422-57. Zavershneva, E. I. (2010a). The Vygotsky family archive: New findings notebooks, notes and scientific journals of L. S. Vygotsky (1912-1934). Journal of Russian and East European Psychology, 48(1), 34-60. Zavershneva, E. I. (2010b). The Way to Freedom (on the publication of documents from the family archive of Lev Vygotsky). Journal of Russian and East European Psychology, 48(1), 61-90. Zavershneva, E. I. (2010c). The Vygotsky family archive (1912-1934) new findings. Journal of Russian and East European Psychology, 48(1), 14-33.

The article is intended to analyze the letters of Lev Semenovich Vygotsky, written during the period from 1926 to 1934 and published in the Journal of Russian and East European Psychology. This is an opportunity to know a little more about the times in which he lived, and to access his intellectual itinerary, identifying their circles and their relationships; their theoretical academic concerns and their reflections about the construction of the socio cultural and historical theory. This task took place in two stages, first, in the translation and systematization of letters and, subsequently, in the analysis of these, based on theoretical referential vygotskian theory scholars. After a brief introduction of the historic moment of Soviet psychology, draw three perspectives which we helped to analyze the letters: (1) the situation of his health and the impediments to accomplish its work; (2) a critical reflection on the psychology, with a view to creating the conditions for the emergence of a new psychology; (3) working group consolidation, departures and ruptures, around issues of psychology and its theoretical and methodological developments. We emphasize the humanist way with that experienced these moments Vigotski. Key-words: Letters, Socio cultural historical psychology, Vigotski.

86

You might also like