You are on page 1of 52

Autoconhecimento

Reforma ntima

AUTOCONHECIMENTO
Significa o conhecimento de um indivduo sobre si mesmo. A prtica de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoes, independente de serem positivas ou no. Tal controle emocional provocado pelo autoconhecimento pode evitar sentimentos de baixa autoestima, inquietude, frustrao, ansiedade, instabilidade emocional e outros, atuando como importante exerccio de bem-estar e ocasionando resolues produtivas e conscientes acerca de seus variados problemas.

REFORMA NTIMA
Proposta de aperfeioamento gradativo, de ns mesmos, cujo objetivo maior a nossa felicidade. Reforma ntima deve ser considerada como melhoria de ns mesmos e no a anulao de uma parte de ns considerada ruim.

O conhecimento de si mesmo , portanto, a chave do melhoramento individual.

(Santo Agostinho Livro dos Espritos . Perg. 919)

O homem vive e se relaciona com seus semelhantes, de acordo com suas crenas a respeito do que ele pensa ser, de sua origem, do futuro que lhe aguarda e das leis naturais que regem sua vida.

RELACIONAMENTOS
CONSIGO MESMO COM O PRXIMO
COM DEUS

AUTO-ESTIMA

SOCIALIZAO

ESPIRITUALIZAO

O ponto de partida para o desenvolvimento da conscincia o preciso e claro reconhecimento de estar imerso na inconscincia, de no se ter plena conscincia dos prprios processos cognitivos e emocionais

Porque se desconhece, vitimado por heranas ancestrais - de outras reencarnaes -, de castraes domsticas, de fobias que prevalecem da infncia, pela falta de amadurecimento psicolgico e outros, o indivduo permanece fragilizado, suscetvel aos estmulos negativos, por falta de autoestima, do autorrespeito, dominado pelos complexos de inferioridade e pela timidez, refugiando-se na insegurana e padecendo aflies perfeitamente superveis, que lhe cumpre ultrapassar mediante cuidadoso programa de discernimento dos objetivos da vida e pelo empenho em vivenci-lo.
Joana de ngelis Autoconhecimento

Todo pensamento mau resulta, pois, da imperfeio da alma; mas, de acordo com o desejo que alimenta de depurar-se, mesmo esse mau pensamento se lhe torna uma ocasio de adiantarse, porque ela o repele com energia. indcio de esforo por apagar uma mancha. No ceder, se se apresentar oportunidade de satisfazer a um mau desejo. Depois que haja resistido, sentir-se- mais forte e contente com a sua vitria.
(E.S.E , cap. VIII, item 5)

Que aquele que tem a vontade sria de se melhorar sonde sua conscincia, a fim de arrancar de si as ms tendncias, como arranca as ms ervas de seu jardim.
(Santo Agostinho Livro dos Espritos . Perg. 919)

De onde eu vim?

...Deus no criou seres para serem voltados perpetuamente ao mal; apenas os criou simples e ignorantes, e todos devem progredir num tempo mais ou menos longo, de acordo com a vontade de cada um. A vontade pode ser mais ou menos tardia, assim como existem crianas mais ou menos precoces, mas se manifestar cedo ou tarde pela irresistvel necessidade que o Esprito sente de sair de sua inferioridade e ser feliz.
(Livro dos Espritos Questo 1006)

Para onde eu vou?

Para quem no sabe para onde ir, qualquer caminho serve

LE 614 O que se deve entender por lei natural? A lei natural a lei de Deus. a nica verdadeira para a felicidade do homem; ela lhe indica o que deve ou no fazer, e ele infeliz somente quando se afasta dela.

O homem quase sempre o


agente de sua prpria infelicidade. Ao praticar a lei de Deus, se pouparia dos males e desfrutaria de uma felicidade to grande quanto o comporta sua existncia grosseira.
(Livro dos Espritos Questo 921)

No h falta alguma, por mais leve que seja, nenhuma infrao da sua lei, que no acarrete forosas e inevitveis consequncias, mais ou menos deplorveis. Da se segue que, nas pequenas coisas, como nas grandes, o homem sempre punido por aquilo em que pecou. Os sofrimentos que decorrem do pecado so-lhe uma advertncia de que procedeu mal. Do-lhe experincia, fazemlhe sentir a diferena existente entre o bem e o mal e a necessidade de se melhorar para, de futuro, evitar o que lhe originou uma fonte de amarguras.
(E.S.E , cap. V, item 5)

existncia corporal, pelos males que so a consequncia dessa infrao e de nosso prprio excesso. Se voltarmos gradativamente origem do que chamamos de nossas infelicidades terrenas, as veremos, na maioria das vezes, como consequncia de um primeiro desvio do caminho reto. Por esse desvio, entramos no mau caminho e, de consequncia em consequncia, camos na infelicidade.
(Livro dos Espritos Questo 921)

Somos punidos, j nesta vida, pelas infraes s leis da

Muitas vezes olhamos vocs reclamarem de muitas doenas como se as mesmas fossem reflexos de outras vidas e enxergamos que na verdade comearam nesta vida mesmo, em gestos impensados e sentimentos cronificados de desesperana, de incompreenso, de orgulho ferido, de gestos de maledicncia de sentimentos de inveja, de gestos de intolerncia, principalmente com os quais convivem... Victor
Extrado do Livro Viva com Vitalidade, Gibson Bastos, Edies Celd.

642. Para agradar a Deus e assegurar a sua posio futura, bastar que o homem no pratique o mal? Resp.: No; cumpre-lhe fazer o bem no limite e suas foras (...)
(LE, Parte 3. - Cap. I)

L E. 643 H pessoas que, pela sua posio, no tm a possibilidade de fazer o bem? No h ningum que no possa fazer o bem; somente o egosta nunca encontra ocasio. Bastam as relaes sociais com outros homens para encontrar ocasio de fazer o bem, e cada dia de vida d a oportunidade a quem no esteja cego pelo egosmo; porque fazer o bem no somente ser caridoso, ser til na medida de vosso poder todas as vezes que vossa ajuda se fizer necessria.

LE 845 As predisposies instintivas que o homem traz ao nascer no so um obstculo ao exerccio do livrearbtrio? As predisposies instintivas so do Esprito antes de sua encarnao; conforme mais ou menos adiantado, podem lev-lo a praticar atos condenveis, e ele ser auxiliado nisso pelos Espritos com essas mesmas tendncias, mas no h arrebatamento irresistvel quando se tem a vontade de resistir. Lembrai-vos de que querer poder.

Conhece-te a ti mesmo.

Posturas do buscador
1. Aprimorar a percepo de si mesmo; 2. Desenvolver a f em si mesmo e em Deus; 3. Buscar a aceitao de si mesmo; 4. Exercitar auto perdo; 5. Assumir a responsabilidade pela prpria transformao; 6. Estabelecer metas; 7. Educar o pensamento e o sentimento; 8. Identificar problemas como desafios a serem superados; 9. Trabalhar, sempre, da melhor maneira que puder; respeitando os prprios limites; 10. Resguardar-se na Vigilncia e na Orao.

1. Aprimorar a percepo de si mesmo


...A experincia do autodescobrimento faculta-lhe identificar os limites e as dependncias,as aspiraes verdadeiras e as falsas, os embustes do ego e as imposturas da iluso. Inadvertidamente ou por comodidade, a maioria das pessoas aceita e submete-se ao que poderia mudar a benefcio prprio, autopunindo-se, e acreditando merecer o sofrimento e a infelicidade com que v a braos, quando o propsito da Divindade para com as suas criaturas a plenitude, a perfeio.
(Joanna de ngelis - Autodescobrimento)

...As leis que regulam a renovao universal esto tambm dentro de voc. (Lourival Lopes)

Como estou me sentindo em relao a mim mesmo? Com relao s pessoas que estou sendo obrigado a conviver? Como anda minha relao com Deus? Estou me sentindo feliz, satisfeito ou ser que preciso melhorar? LUTAR OU NO? Essa indagao faremos muitas vezes,pois o sofrimento ser inevitvel pois os conflitos internos estaro em ebulio e no bastar a aparncia para concretizar qualquer modificao substancial. VAMOS MUDAR? A mudana comea no momento em que voc toma uma atitude a seu favor,como olhar-se,rever sua postura perante si mesmo e a vida

O estudo de si mesmo vai exigir duas posturas que asseguram melhores resultados: 1 - ATENO PLENA: a arte de observar-se incansavelmente, olhe-se sempre. Hbito dirio e, noite, faa a reflexo do dia. A disposio de melhorar, portanto, a base de dinamizao. Observe-se sem culpa,sem julgamento,seja terno com voc porm sem desculpismo; errou, busque o acerto. 2- INTERIORIZAO: Dispor-se a melhorar no basta para o autoconhecimento necessrio CORAGEM para enfrentar seu mundo interior, admitir para si a natureza de seus sentimentos estudar as reaes perante a vida. Um trabalho muitas vezes doloroso e que poucos desejam realizar vivendo em constante fuga de si mesmo. No tomar conscincia de nossas limitaes como se admitssemos que os outros e ns mesmos devssemos ser onisciente e todo-poderoso.

2. Desenvolver a f em si mesmo e em Deus No homem, a f o sentimento inato de seus destinos futuros; a conscincia que ele tem das faculdades imensas depositadas em grmen no seu ntimo, a princpio em estado latente, e que lhe cumpre fazer que desabrochem e cresam pela ao da sua vontade.

Ela d uma espcie de lucidez que permite se veja, em pensamento, a meta que se quer alcanar e os meios de chegar l, de sorte que aquele que a possui caminha, por assim dizer, com absoluta segurana. Num como noutro caso, pode ela dar lugar a que se executem grandes coisas. Se todos os encarnados se achassem bem persuadidos da fora que em si trazem, e se quisessem pr a vontade a servio dessa fora, seriam capazes de realizar o a que, at hoje, eles chamaram prodgios e que, no entanto, no passa de um desenvolvimento das faculdades humanas

Todos os sofrimentos: misrias, decepes, dores fsicas, perda de seres amados, encontram consolao em a f no futuro, em a confiana na justia de Deus, que o Cristo veio ensinar aos homens. Sobre aquele que, ao contrrio, nada espera aps esta vida, ou que simplesmente duvida, as aflies caem com todo o seu peso e nenhuma esperana lhe mitiga o amargor.
Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. VI, item II. Allan Kardec

3. Buscar a aceitao de si mesmo

Aceitar nossa realidade tal qual representa um ato benfico em nossa vida. Aceitao traz paz e lucidez mental, a fim de que visualizemos o ponto principal da partida,e realizemos satisfatoriamente nossa transformao interior. S conseguiremos modificar aquilo que admitimos e que vemos claramente em ns mesmos; muitos de ns fantasiamos o que poderamos ser, no convivendo com nossa pessoa real e desgastando desta forma uma enorme energia, por carregar constantemente vrias mscaras.

Quando no enfrentamos os fatos existenciais com plena aceitao,criamos quase sempre uma estrutura mental de defesa: A negao. Negamos, no por sermos teimosos e estarmos querendo mentir para ns mesmos, alis negar no mentir, mas sim no permitir tomar conscincia da realidade em pauta.

Autoaceitao aceitar o que somos e como somos, no confundamos como sendo uma rendio conformada, essa ltima significa que nada mais importa. Ao aceitar-nos,inicia-se o fim da rivalidade de ns para conosco e a partir de ento, ficamos do lado da nossa realidade em vez de viver em conflito com ela. Aceitao bem mais uma maneira nova de encarar as circunstncias da vida e, para que a fora do progresso encontre espaos e no mais limites na alma at ento restrita; e a vida terrestre nada mais do que o relacionar-se consigo mesmo e com os outros no contexto social em que vivemos.
A AUTO ACEITAO ME LEVA AO AUTO QUESTIONAMENTO QUE A BASE DO AUTO CONHECIMENTO

Faa as pazes com tuas imperfeies. Descubra tuas qualidades, acredite nelas e coloque-as a servio de suas metas de crescimento, essa a frmula da verdadeira transformao. Sem ansiar pelas grandezas das estrelas, ama-te na condio de singelo pirilampo que esfora por fazer luz na noite escura
(Ermance Dufaux).

4. Exercitar o autoperdo
- Tenho raiva de mim, por no ter dito a verdade... - Eu me odeio, por ter confiado nesta pessoa... As expresses acima, so maneiras de expressarmos nossa culpa e o fato de no nos perdoarmos por termos errado. Perdoar-nos resulta no amor a ns mesmos sendo o pr-requisito para alcanarmos a PLENITUDE do bem viver. Autoperdo para se poder crescer Perdoar-nos e no importar-nos com o que fomos, pois a renovao est no instante presente e o que importa como somos agora e quais so as determinaes atuais para nosso progresso espiritual.

O autoperdo no uma simples anulao de erros mas uma ao consciente que requer responsabilidade. Vamos substituir o desamor pelo amor, transformando energias egicas em essenciais (seus muitos pecados lhe so perdoados,porque muito amou). Este o movimento interno que propicia o autoperdo. Para nos libertarmos, tanto da culpa, quanto da desculpa, necessitamos cultivar o processo da ao responsvel. Ele fruto da observao amorosa, tanto de ns mesmos, quanto dos outros, pela qual nos responsabilizamos pelo nossos atos.

A ao responsvel um processo de auto conscincia composto das seguintes atitudes: Responsabilizao, Arrependimento, Autoanlise, Aprendizado e Reparao. A ao responsvel um processo de auto exame consciente de si mesmo,propiciador do autoperdo. Autoperdo significa dar-se oportunidade de crescimento interior, de reparao dos prejuzos, de aceitao das prprias estruturas, que devero ser fortalecidas. Graas a essa compreenso, torna-se mais fcil o perdo aos outros, sem discusso dos fatores que geraram o atrito, com imediato, natural olvido do incidente (...).
Livro Autoconhecimento-Joana de ngelis-pag.108.

5. Assumir a responsabilidade pela prpria transformao . Enquanto no se conscientize das prprias possibilidades, o indivduo aturde-se em conflitos de natureza destrutiva, ou foge espetacularmente para estados depressivos, mergulhando em psicoses de vria ordem, que o dominam e inviabilizam a sua evoluo, pelo menos momentaneamente. (Joanna de ngelis Autodescobrimento)

Liberando-se das imagens errneas a respeito da vida, o ser deve assumir a realidade do processo de evoluo e vencer-se, superando os fatores de perturbao e de destruio
(Joanna de Angelis Autodescobrimento)

6. Estabelecer metas

indispensvel parar, de modo a examinar os rumos e seguir aquele que te constitui o objetivo primordial. O ser psicolgico, amadurecido, ama e confia, fitando o alvo e avanando para ele, sem ter, nem ser problema na prpria trajetria.
Joanna de ngelis - O autodescobrimento

7. Educar o pensamento e os sentimentos

O pensamento delicado instrumento do esprito para exteriorizar as ocorrncias internas da sua existncia facultando a comunicao racional e inteligente com o mundo, pessoas e coisas. Ao aprender a pensar e a usar a mente de modo correto, o homem percebe haver feito uma preciosa conquista, pois, alm da capacidade de raciocinar, percebe um aumento de autodomnio, de equilbrio de coordenao interna e de serenidade.

O pensamento energia que pode conduzir sublimao ou ao desespero conforme os contedos psquicos de que se revista.
Disciplinar e edificar o pensamento atravs da fixao da mente em ideias superiores da vida, da arte elevada do bem, da imortalidade, constitui objetivo moral da reencarnao,de modo que a plenitude, a felicidade sejam a conquista a ser lograda.

Para avanarmos espiritualmente precisamos aprender a educar nossos sentimentos, fazendo o esforo para aprendermos a agir, com a razo, evitando simplesmente reagir, atuao puramente instintiva.

Sentimentos so estados afetivos produzidos por diversos fenmenos da vida intelectual ou moral. Emoo o estado afetivo intenso muito complexo proveniente da reao ao mesmo tempo mental e orgnico do indivduo todo, sob a influncia de certas excitaes internas ou externas Os nossos sentimentos, emoes, pensamentos, atraes, repulsas, simpatias e antipatias manifestamse, ainda, de forma incompreensvel e sem controle, dificultando as nossas relaes intra e interpessoais.

8. Identificar problemas como desafios a serem superados. Os obstculos que surgem no seu caminho no so para impedir seus passos. So desafios para serem superados. Cada vez que voc consegue vencer uma dificuldade, sai dela mais fortalecido e mais confiante. Assim, no se deixe, jamais, desestimular em circunstncia alguma, pois Deus confia no seu poder de vencer os impedimentos e vencer a si mesmo.
( Do livro Para uso dirio, pelo Esprito Joanes, psicografia de Raul Teixeira, ed. Frter.)

9. Trabalhar, sempre da melhor maneira que puder, respeitando os prprios limites.

O trabalho sempre veculo de renovao processo dignificante, em cujo exerccio o homem se eleva, elevando a humanidade com ele. Sejam quais forem as tuas possibilidades sociais ou econmicas, trabalha. Se necessitas armazenar moedas, com fim previdencirio, trabalha sem desnimo.

Trabalhando, estars menos vulnervel agresso dos males ou a leviandade dos maus. O trabalho mensagem de vida, colocada na direo das pessoas para construir a felicidade que todos perseguimos. No desanime, porque o trabalho contnuo e nobre falar pelos teus pensamentos e palavras em atos que te seguiro at alm das fronteiras da vida orgnica. Se s independente, trabalha pelo bem comum convertendo a hora ociosa em beno para os outros.

10.Resguardar-se na Vigilncia e na Orao

Vigiar tomar ateno nossa prpria conduta, tentando corrigir defeitos e apurar qualidades. Orar entrar em contacto com o mundo espiritual, para pedir, louvar ou agradecer. A vigilncia regular e insistente, o antdoto valioso e incorruptvel que ningum pode prescindir para colimar xito nos empreendimentos relevantes do bem. necessrio vigiar as faixas mentais que repousamos nossos pensamentos e as entradas do corao e permanecer no posto da prece.

TCNICA PARA EXERCITAR A VIGILNCIA E O AUTOAMOR:


1 - PERCEPO - o primeiro passo no processo da vigilncia, pois no podemos mudar o que no percebemos. A percepo deve ser isenta de julgamento e culpa, ela deve surgir de uma observao amorosa de si mesmo. Precisamos do sentimento amoroso da compaixo,entendendo que, apesar de nossas imperfeies, vamos buscar o melhor para ns dentro da realidade possvel. 2 - ACEITAO - Aceitar os sentimentos negativos geradores das tentaes e que nos impedem de sermos equilibrados. Aqui encontramos o orgulho disfarado ou manifestado que nos impede de ver nossas limitaes, criamos um eu idealizado e no aceitamos que existem em ns, sentimentos a serem transmutados. Necessitamos de humildade e compaixo para aceitarmos nossas limitaes.

3 - REFLEXO Precisamos refletir, plena e conscientemente sobre o autoconhecimento. Julgamento e as idealizaes fantasiosas. A reflexo ir proporcionar a identificao das nossas distores e transmut-las.
4 - DECISO - Tomar a deciso consciente do que fazer para iniciar o trabalho de reforma de nossas atitudes. A mudana de hbito tarefa difcil, porm inadivel.

Concluso

A reforma intima, ou transformao moral, s possvel se a criatura envidar esforos para se conhecer

(Santo Agostinho Livro dos Espritos . Perg. 919)

S atravs desse autoconhecimento que o individuo poder conhecer as suas limitaes, as suas dependncias, as suas fraquezas, como tambm os seus potenciais, as suas virtudes, o seu lado bom. Somente atravs do autoconhecimento a criatura conseguir vencer a dvida, a insegurana, o medo de amar, o medo de crescer, o medo de ser feliz...

"Aprendei de mim que sou manso e humilde de corao."


(Mt 11,29).

No se turbe o vosso corao; credes em Deus, crede tambm em mim. - (Joo 14:1). E eis que estou convosco todos os dias at consumao do sculo. - (Mateus 28:20).

You might also like