You are on page 1of 7

Experincia 06

- OXIDAO - REDUO__________________________________ OXIDAO REDUO

1. Objetivos No final dessa experincia o aluno dever ser capaz de: Identificar a natureza das reaes de oxi-reduo. Montar uma tabela a partir de dados experimentais. Escrever equaes para as semi-reaes de oxidao e reduo. 2. Introduo Nas reaes de oxi-reduo eltrons so transferidos de um reagente para outro. Por exemplo, na formao da ferrugem, Fe2O3, xido de ferro (III), eltrons so transferidos do ferro para o oxignio. 4Fe( s ) 3O2( g ) 2Fe2 O3( s )
0 0 +3 2

O ferro que tinha nmero de oxidao igual a zero quando estava na forma metlica cedeu 3 eltrons (e-) ao oxignio do ar ficando cada tomo de ferro como Fe+3 e cada tomo de oxignio como O-2. Originalmente o termo oxidao e reduo referia-se combinao ou remoo do oxignio de uma substncia, implicando no aumento ou diminuio do nmero de oxidao de uma substncia. Atualmente sabe-se que a oxidao ou reduo devido ao ganho ou a perda de eltrons. Por exemplo, o tungstnio usado nas lmpadas de filamento (lmpadas comuns) pode ser preparado pela reduo do xido de tungstnio (VI) com hidrognio a 1200 C:

WO3( s ) 3H 2( g ) W( s ) 3H 2O( g )
+6 0 0 +1

O tungstnio reduzido e seu nmero de oxidao passa de +6 para zero. Como eltrons no podem ser criados ou destrudos, oxidao e reduo sempre ocorrem simultaneamente nas reaes qumicas ordinrias. Agentes oxidantes so substncias que oxidam outras substncias e, portanto, ganham eltrons sendo reduzidas. Agentes redutores so substncias que reduzem outras substncias, logo elas perdem eltrons sendo oxidadas.

Fe2O3( s ) 3CO( g ) 2Fe( aq) 3CO2( g )


+3 +2 0 +4

Agente redutor: CO Agente oxidante: Fe2O3

Reduo

Oxidao

2FeBr3( aq) 3Cl 2( g ) 2FeCl3( aq) 3Br2(l )


+3 -1 0 +3 -1 0

Oxidao

Reduo

Agente redutor: FeBr3(aq) Agente oxidante: Cl2

Experincia 06 Na reao:

- OXIDAO - REDUO__________________________________
F2 2 Br 2 F Br2
0 -1 -1 0

Reduo

Oxidao

O flor reduzido enquanto o brometo oxidado para a sua forma de elemento. Isso demonstra que o flor um oxidante mais ativo do que o brometo (ver tabela potenciais de eletrodos padro em anexo). Na primeira parte desta experincia voc ir determinar as foras redutoras do Cu, Fe, H, Mg e Zn. Lembre-se que se a forma elementar do metal A perde eltrons para o metal B que se deposita e A passa para a soluo, o metal A um agente redutor melhor do que o metal B. Se a forma elementar do metal A no passa para a soluo, ento o metal B um agente redutor melhor do que A. Nota importante: Magnsio metlico reage com a gua vagarosamente para formar hidrxido de magnsio e gs hidrognio. Quando estiver investigando a reatividade do magnsio metlico, procure ver se alguma reao ocorre alm da formao de bolhas na sua superfcie. Na segunda parte da experincia voc determinar a atividade oxidante relativa do Br2, Cl2, I2 e Fe+3. Semi-Reao ou Meia Reao Um dos dois mtodos mais comuns para balancear uma reao redox e tambm elucidar os processos individuais que ocorrem nos dois eletrodos de uma bateria ou uma clula eletroltica chamado mtodo de semi-reao. Neste mtodo uma reao redox dividida em duas semireaes, uma de oxidao e outra de reduo. Uma moeda de alumnio colocada em uma soluo de sulfato de cobre (II) rapidamente fica com uma camada de cobre a medida que o alumnio passa para a soluo de acordo com a equao:

2 Al 0 3Cu 2 2 Al 3 3Cu 0
Nesta reao o alumnio oxidado a on alumnio e cobre (II) reduzido a cobre elementar. O processo de oxidao, Al0 Al+3 primeiro balanceado de acordo com as massas e ento eltrons so adicionados para o balano das cargas, Al0 Al+3 + 3e- . A mesma coisa feito no processo de reduo: Cu 2 Cu 0 Cu 2 2 e Cu 0 Para se obter a equao inica total as duas semi-reaes devero ser consideradas. Como oxidao do alumnio libera trs eltrons para cada on alumnio que formado, e a reduo do on cobre (II) requer dois eltron por on cobre (II). Assim, para que o nmero de eltrons cedidos e recebidos sejam iguais, a semi-reao do alumnio dever ser multiplicada por 2 e a semi-reao do cobre por 3: 3 Cu 2 6 e 3 Cu 0 2 Al 0 2 Al 3 6 e 3 Cu 2 2 Al 0 3 Cu 0 2 Al 3 Este mtodo funciona muito bem para reaes redox complexas quando o balanceamento por simples verificao torna-se difcil. Lentes fotocromticas: Um exemplo de reao de transferncia de eltrons utilizada para o nosso conforto, a dos culos com lentes fotocromticas. Estes culos possuem lentes de vidro que ficam escuras quando expostas ao sol.

Experincia 06

- OXIDAO - REDUO__________________________________

O vidro uma substncia amorfa, isto , no apresenta uma estrutura cristalina. Consiste de slica e uma variedade de aditivos. A unidade bsica tem a forma estrutural de um tetraedro que consiste de um tomo de silcio ligado covalentemente com quatro tomos de oxignio. Os tetraedros so unidos entre si por tomos de oxignio que so compartilhados. Um vidro fotocromtico contm cristais de cloreto de prata entre os tetraedros de slica. Quando o vidro est claro, estes cristais no bloqueiam a luz visvel, mas eles absorvem comprimentos de onda mais curtos da luz ultravioleta. Neste tipo de vidro, quando exposto luz do sol que contm ultravioleta, ocorre a transferncia de eltrons do on Cl- para o on Ag+ produzindo tomos de prata e cloro: Luz Cl Cl 0 e Ag e Ag 0 Os tomos de prata juntam-se formando pequenas partculas de prata, que absorvem e refletem a luz escurecendo a lente. Alguns ons Cu+ esto presentes com os cristais de cloreto de prata para reagir com os Cu Cl 0 Cu 2 Cl tomos de cloro liberados. Cada on Cu+ libera 1e- para o cloro formado o on Cu+2 e cloreto. Os tomos de prata migram para a superfcie dos cristais de cloreto de prata e se agregam em pequenos cristais coloidais de prata metlica. Como resultado, eles absorvem luz visvel escurecendo as lentes. Quando a pessoa que est usando um desses culos vem de fora para dentro de casa, os ons Cu+2 migram para a superfcie do cristal onde eles aceitam um eltron da prata. O on prata volta a formar o cristal de cloreto de prata e as lentes ficam claras novamente. Cu 2 Ag 0 Cu 0 Ag Os culos de lentes fotocromticas so um exemplo do resultado de pesquisas na obteno de novos materiais que nos propiciam maior conforto. Imagine voc quando os automveis tiverem pra-brisas fotocromticos? Seria bem mais tranqilo viajar de automvel mesmo contra o sol. Isso ser possvel quando o preo do vidro fotocromtico baixar, e muitas outras aplicaes viro.

3. Materiais 4 tubos de ensaio pequenos 6 pipetas graduadas de 5mL ou frascos conta-gotas gua clorada (hipoclorito de sdio) cobre metlico (lixar o fio antes) esponja de ao (bombril) magnsio metlico (fita) zinco metlico ZnSO4 0,1 mol/L CuSO4 0,1 mol/L NaBr 0,1 mol/L NaCl 0,1 mol/L NaI 0,1 mol/L FeCl3 0,1 mol/L H2SO4 3,0 mol/L

Resduos 1. Os resduos de CuSO4 e ZnSO4 podem ser colocados nos recipientes identificados para ser encaminhados para tratamento. 2. Os resduos de NaBr, NaCl, NaI e FeCl3 podem ser descartados na pia. 3. Os resduos de cido sulfrico devem ser neutralizados ao final de cada aula pelo monitor. O resduo neutralizado (Na2SO4 e gua) pode ser descartado na pia. Cuidados O cido sulfrico 3,0 mol/L extremamente corrosivo e causa queimaduras na pele e mucosas. Deve ser manuseado com muito cuidado. Em caso de acidente, lave as partes atingidas com bastante gua. Use guarda p.

Experincia 06 4. Procedimento

- OXIDAO - REDUO__________________________________

A. Metais como agentes redutores. Obs: Para reduzir a produo de resduos qumicos use uma quantidade mnima de cada soluo, aproximadamente 10 gotas ( 0,5 mL), o suficiente para cobrir o metal. 1. Enumere 4 tubos de ensaio 1 4. Coloque no tubo 1 um pedao de cobre metlico; no tubo 2 fita de magnsio; no tubo 3 zinco metlico; no tubo 4 uma pequena bola de esponja de ao ( 0,5 cm de dimetro). 2. Adicione 10 gotas ( 0,5 mL) de CuSO4 0,1 mol/L em cada tubo. Use conta-gotas. 3. Espere 3 minutos e observe se ocorreu alguma mudana de cor na mistura (na soluo ou no slido) indicando reao qumica. Se houve reao escreva a equao balanceada na folha de dados. Caso contrrio, escreva aparentemente no ocorreu. 4. Descarte o contedo de cada tubo de ensaio com os pedacinhos metlicos utilizados no bquer coletor de resduos de CuSO4. Lave os tubos de ensaio. 5. Repita o procedimento do item 1, a seguir adicione 10 gotas ( 0,5 mL) de ZnSO4 0,1 mol/L em cada tubo. Use o conta-gotas. Proceda de acordo com o item 3. 6. Ao terminar, descarte o contedo de cada tubo de ensaio com pedacinhos metlicos utilizados no bquer coletor de resduos de ZnSO4. Lave os tubos de ensaio. 7. Repita o procedimento do item 1. A seguir adicione 10 gotas ( 0,5 mL) de H 2SO4 3,0 mol/L em cada tubo. Cuidado ao manusear o cido sulfrico extremamente corrosivo. Use contagotas. Proceda de acordo com o item 3. Obs: A reao com o ferro lenta. 8. Ao terminar descarte o contedo de cada tubo de ensaio com os pedacinhos metlicos utilizados no bquer coletor de resduos de H2SO4. Lave todo o material.

B. Halognios e Fe+3 como agente oxidante. 9. Enumere 3 tubos de ensaio limpos. Coloque 10 gotas ( 0,5 mL) de brometo de sdio (NaBr) 0,1 mol/L no tubo 1; 10 gotas de cloreto de sdio (NaCl) 0,1 mol/L no tubo 2; e 10 gotas de iodeto de sdio (NaI) 0,1 mol/L no tubo 3. Adicione 10 gotas de FeCl3 0,1 mol/L a cada um dos trs tubos. Observe qualquer mudana de cor. Um enfraquecimento de cor devido a diluio no constitui uma mudana de colorao. O ferro (III) oxidou algum dos haletos? Anote suas observaes na folha de dados. 10. Lave os tubos de ensaio. As solues dos tubos de ensaio podem ser desprezadas na pia, estes sais no so txicos ao meio ambiente nestas concentraes. 11. Enumere 3 tubos de ensaio limpos. Coloque 10 gotas ( 0,5 mL) de brometo de sdio (NaBr) 0,1 mol/L no tubo 1; 10 gotas de cloreto de sdio (NaCl) 0,1 mol/L no tubo 2; e 10 gotas de iodeto de sdio (NaI) 0,1 mol/L no tubo 3, acrescente 10 gotas de gua clorada recentemente preparada em cada um dos tubos e descreva o que ocorreu na folha de dados. 12. Lave os tubos de ensaio. As solues dos tubos de ensaio podem ser desprezadas na pia, estes sais no so txicos ao meio ambiente nestas concentraes.

Experincia 06 5. Questionrio

- OXIDAO - REDUO__________________________________

1. Coloque os quatro metais (Cu, Zn, Mg, Fe) e o hidrognio em ordem decrescente de ao redutora comeando pelo melhor agente redutor. 2. Escreva as equaes das semi-reaes de oxidao e reduo e a reao inica total para as reaes: a) sulfato de cobre + zinco b) cido sulfrico + magnsio 3. Coloque Br2, Cl2, I2 e Fe+3 em ordem de suas reatividades, comeando pelo melhor agente oxidante. 4. Escreva as equaes de semi-reaes de oxidao e reduo e a equao inica total para as reaes: a) ferro (III) + iodeto b) cloro + iodeto 5. Para as reaes abaixo, escreva as equaes das semi-reaes de oxidao e reduo e a equao inica completas adicionando H+, OH- ou H2O, quando necessrio. I 2 SO 2 (em soluo cida) a) H 2 SO 4 HI Zn 2 N 2 (em soluo cida) b) Zn NO 3
Cl ClO 3 c) Cl 2 (em soluo bsica)

Experincia 06

- OXIDAO - REDUO__________________________________

FOLHA DE DADOS
Equipe:__________________________________________________ Turma:_______ __________________________________________________ Data:___/___/___

A.

Para as reaes abaixo (1-12), assuma que, quando o ferro metlico reagir formar Fe (II). Se a reao ocorreu, complete e balanceie a equao. Se a reao no foi observada experimentalmente, escreva a reao no foi observada.
Equao Balanceada

1. CuSO4 + Cu0 2. CuSO4 + Mg0 3. CuSO4 + Zn0 4. CuSO4 + Fe0 5. ZnSO4 + Cu0 6. ZnSO4 + Mg0 7. ZnSO4 + Zn0 8. ZnSO4 + Fe0 9. H2SO4 + Cu0 10. H2SO4 + Mg0 11. H2SO4 + Zn0 12. H2SO4 + Fe0

B.

Halognio e Fe+3 como agentes oxidantes. Se a reao ocorreu, complete e balanceie a equao. Se a reao no foi observada experimentalmente, escreva a reao no foi observada. Assuma que, Fe+3 reduzido a Fe+2 quando ele reage.
Equao Balanceada

1. Fe+3 + Br2. Fe+3 + Cl3. 2 Fe+3 + 2I4. Cl2 + 2Br5. Cl2 + Cl6. Cl2 + 2I-

Experincia 06

- OXIDAO - REDUO__________________________________

Anexo 1 Potenciais padro de reduo, 25C Semi-reao F2(g) + 2e- 2FPbO2(s) + SO42-(aq) + 4H+ + 2e- PbSO4(s) + H2O 2HOCl(aq) + 2H+(aq) + 2e- Cl2(g) + 2H20 MnO4-(aq) + 8H+(aq) + 5e- Mn2+(aq) + 4H20 PbO2(s) + 4H+(aq) + 2e- Pb2+(aq) + 2H2O BrO3-(aq) + 6H+(aq) + 6e- Br-(aq) + 3H2O Au3+ (aq) + 3e- Au(s) Cl2 (g) + 2e- 2Cl-(aq) O2(g) + 4H+(aq) + 4e- 2H2O Br2 (aq) + 2e- 2Br-(aq) NO3-(aq) + 4H+(aq) + 3e NO(g) + 2H2O Ag+(aq) + e- Ag(s) Fe3+(aq) + e- Fe2+(aq) I2(s) + 2e- 2I-(aq) NiO2(aq) + 4H+(aq) + 3e- Ni(OH)2(s) + 2OH-(aq) Cu2+(aq) + 2e- Cu(s) SO42- + 4H+(aq) + 2e- H2SO3(aq) + H2O 2H+ (aq) + 2e- H2(g) Sn2+ (aq) + 2e- Ni(s) Ni2+ (aq) + 2e- Ni(s) Co2+ (aq) + 2e- Co(s) PbSO4 (s) + 2e- Pb(s) + SO42Cd2+ (aq) + 2e- Cd(s) Fe2+ (aq) + 2e- Fe(s) Cr3+ (aq) + 3e- Cr(s) Zn2+ (aq) + 2e- Zn(s) 2H2O (aq) + 2e- H2(g) + 2OH-(aq) Mg2+ (aq) + 2e- Mg(s) Na+ (aq) + e- Na(s) Ca2+ (aq) + 2e- Ca(s) K+ (aq) + e- K(s) Li+ (aq) + e- Li(s) E (V) +2.87 +1.69 +1.63 +1.51 +1.46 +1.44 +1.42 +1.36 +1.23 +1.07 +0.96 +0.80 +0.77 +0.54 +0.49 +0.35 +0.17 0.00 -0.14 -0.25 -0.28 -0.36 -0.40 -0.44 -0.71 -0.76 -1.66 -2.37 -2.71 -2.76 -2.92 -3.05

You might also like