You are on page 1of 5

Resumo: Este estudo tem como objetivo compreender a importncia do acompanhante para o paciente hospitalizado atravs de pesquisas bibliogrficas,

refletindo a situao de crise que o sujeito passa no ambiente hospitalar e como o acolhimento e a presena do acompanhante/cuidador pode dar um melhor suporte emocional para o mesmo. Observou-se que o vnculo afetivo entre acompanhante e paciente alm de promover melhor qualidade de vida a este, ainda favorece a sade global do paciente em seu processo de hospitalizao. Palavras-Chave: crise, Acolhimento, acompanhante/cuidador.

1. Introduo
A partir da prtica de estgio em Psicologia Hospitalar em um hospital pblico geral de grande porte foi observado que os pacientes quando se encontram hospitalizados passam por um grande processo de mudana em sua vida. Costa, Silva e Lima (2010) afirmam no seu estudo que o sujeito comea a passar por um processo de conhecer o ambiente hospitalar e de se perceber doente, podendo atravs disso apresentar sentimentos de angstia, medo e insegurana.
A doena, a internao, o afastamento de familiares, a espera, o abandono, principalmente a impotncia e o desamparo, so indicativos de que a internao no hospital geral se caracteriza como situao de risco, tambm psquico (JURKIEWICZ, 2003, p. 4).

A hospitalizao faz com que o sujeito abandone suas rotinas deixando para trs o papel de ser um indivduo ativo para ser um paciente, passando de um sujeito independente para um ser dependente de cuidados em um ambiente que lhe estranho e totalmente novo. Diante desses sentimentos, dessa nova rotina de vida, o paciente poder viver um momento de crise diante da hospitalizao. O ambiente, a doena, as dores, os medos, os procedimentos e a espera pelo diagnstico so alguns dos inmeros fatores que podem desencadear a crise no paciente e em sua famlia no meio hospitalar. A crise desencadeada pela hospitalizao e os sentimentos que essa crise pode gerar no sujeito precisa receber a ateno de toda a equipe de sade, e sobre tudo do psiclogo que tambm dever estender a assistncia psicolgica ao familiar que acompanha o processo de adoecer e de hospitalizao do seu paciente. Quando se pensa em acolhimento no ambiente hospitalar, importante refletir que o sujeito hospitalizado precisa de cuidados mais complexos, pois alm da doena, o mesmo se encontra mais vulnervel pela exposio a um ambiente to hostil quanto o hospital. Santos, Fernandes e Oliveira (2012) discutem no seu estudo a importncia do acolhimento e da humanizao dentro do hospital, refletindo que uma melhor relao entre paciente e equipe de sade pode proporcionar mais segurana ao paciente. Lembrando que o mesmo quando se encontra no ambiente hospitalar continua sendo um sujeito biopsicossocial, e no um fgado, uma perna, um brao doente. O acolhimento, a ateno, o carinho da equipe de sade e o modo como equipe se comunica com o paciente fundamental para uma boa relao no ambiente hospitalar. Neste estudo, a expresso acolhimento ser entendida a partir da concepo de Schneider et al (2008) que a compreende como o apoio e escuta atenta ao usurio de servios de sade. Percebe-se, ento, que esse acolhimento sendo dado por um ente querido, por um acompanhante/cuidador que estabelea com o paciente um bom vnculo afetivo far com que ele se sinta numa melhor condio emocional para poder passar pelo

processo de adoecimento, que na maioria das vezes doloroso. A este respeito, Prochnow et al (2009) nos diz que:
O acompanhante todo e qualquer indivduo que de forma voluntria ou remunerada permanece junto do paciente por um perodo de tempo consecutivo e sistemtico, proporcionando companhia, suporte emocional e que, eventualmente, realiza cuidados em prol do paciente mediante orientao ou superviso da equipe de sade. (p.12)

Assim, o objetivo deste estudo compreender a importncia do acompanhante para o paciente hospitalizado, considerando aqui, no s membros da famlia biolgica do paciente, mas qualquer pessoa que, no lugar de acompanhante, tenha vnculo estabelecido com o mesmo. Ento, a princpio se far uma reflexo da situao de crise que o sujeito passa no ambiente hospitalar e o papel do acompanhante neste contexto, para depois discutir como o acolhimento e a presena desse acompanhante/cuidador pode dar um melhor suporte emocional para o mesmo.

2. A Hospitalizao como uma Situao de Crise


O processo de hospitalizao causa no sujeito uma grande mudana no seu cotidiano, alterando o seu estado fsico e psquico, pois, ao encontrar-se hospitalizado frequente surgir sentimentos como medo e ansiedade, alm da angstia e tristeza associadas ao estar doente. Destaca-se ainda, que esses sentimentos podem ser potencializados na hospitalizao pela longa espera na definio do seu diagnstico, e por se verem submetidos a vrios procedimentos invasivos.
Estar doente implica em conviver com uma srie decorrentes de uma doena, tais como as inibies de mudanas nos hbitos de rotina, relacionamentos produtiva isso num perodo que pode variar de dias, anos (JURKIEWICZ, 2003, p.3). de mudanas funes vitais, e capacidade meses, ou at

importante pensar como fica o estado emocional do paciente aps uma mudana de vida e da descoberta de uma doena. Um estudo realizado por Costa, Silva e Lima (2010) compreende que o paciente quando passa por algum procedimento invasivo ou cirrgico pode apresentar pensamentos fantasiosos, podendo gerar sentimentos de incertezas diante do procedimento, e, dependendo de como o paciente reaja a esse sentimento, ele poder passar por uma situao de crise e o seu estado emocional prejudicar o procedimento que seria feito, pois muitos pacientes apresentam alto grau de ansiedade podendo chegar at ao cancelamento da cirurgia, para segurana do mesmo. J Molina et al (2007) afirmam que, em relao a hospitalizao infantil, a criana pode apresentar sentimentos de ansiedade,tristeza, medo e dificuldade para dormir, podendo tambm sentir falta da escola, do ambiente familiar e dos amigos. Os autores acreditam, ainda, que os profissionais de sade percebem que o vnculo familiar seria um ponto primordial para a melhora emocional da criana, pois a famlia por perto, principalmente a me pode fazer com que a mesma se sinta mais perto do seu convvio dirio. Porm, a famlia, como passa a maior parte do tempo no hospital, geralmente apresenta sentimentos parecidos com o que a criana sente, precisando do apoio da equipe de sade. Ressalta-se que a mudana repentina do ambiente domstico para um ambiente hospitalar pode gerar um desequilbrio emocional tanto no paciente quanto na famlia/cuidadores e esses passaro a precisar de uma ateno a mais da equipe de sade (MOLINA et al, 2007). Assim, observa-se, que a hospitalizao um momento delicado na vida do sujeito

independente da idade podendo gerar situao de crise. Lemgruber (2010) cita o importante estudo de Caplan publicado em 1966 intitulado de Princpios de Psiquiatria Preventiva, onde o autor discute as crises acidentais (determinadas por situaes inesperadas) que seria quando o sujeito sofre um acidente, descobre uma doena, perde um ente querido, se encontra hospitalizado e as crises normativas (parte do ciclo de vida do individuo). Estas ltimas fariam parte da experincia de todos os indivduos e seriam vivenciadas no desenvolvimento humano e, portanto, ocorreriam na infncia, na adolescncia, na vida adulta e velhice.
Toda doena leva o indivduo a vivenciar uma situao de crise. Alm de romper com o equilbrio fsico, a pessoa doente demanda uma nova estruturao psicolgica para suportar esse momento. O fato, por si s, gerador de angstias, medo e ansiedades. Quando a doena exige a hospitalizao, essa fragilidade se potencializa (COSTA, SILVA e LIMA, 2010, p. 286).

Contudo, esse momento de doena, de novos hbitos, de novos sentimentos, pode gerar no sujeito pensamentos questionadores do que seria a sua existncia, a importncia dela e fazer um balano da sua vida e do que gostaria de ser e de fazer no futuro (WALDOW e BORGES, 2008). Porm quando o paciente se encontra em estado terminal, o olhar diante da vida muda de contexto. Souza, Souza e Souza (2005) relatam no seu estudo que o paciente em estado terminal primeiramente precisa de uma assistncia dos profissionais de sade, focando na humanizao, no acolhimento ao mesmo, e conscientiz-los que mesmo no podendo curar, eles podem cuidar. Eles discutem a importncia do atendimento domiciliar, pois o ambiente hospitalar pode representar para o paciente a perda da sua autonomia e da sua identidade, provocando sentimentos de tristeza, medo e solido, e esses sentimentos podem se agravar quando o paciente terminal, e quando o enfermo se encontra no ambiente domiciliar, ele pode resgatar sua identidade e seu convvio dirio. A presena da famlia e da equipe de sade indispensvel nesse momento, pois estes podero proporcionar ao paciente um cuidado, uma escuta para que ele possa vivenciar a fase terminal de uma melhor forma. Refletindo sobre esse momento de crise na vida do sujeito, de grande importncia discutir o acolhimento e a presena do acompanhante nesse processo de hospitalizao, pois poder proporcionar ao paciente uma melhor aproximao do seu cotidiano familiar e social, j que atravs da hospitalizao o paciente se afasta de suas rotinas, dos seus amigos e familiares (SZARESKI, BEUTER, BRONDANI, 2012, p.4).

3. O Acolhimento Oferecido pelo Acompanhante e sua Importncia na Hospitalizao


O acolhimento segundo Schneider et al (2008) um apoio, uma escuta mais atenta as necessidades e desejos de quem recebe a assistncia em sade,e isso deve ser realizado, na viso dos autores, com a inteno de favorecer o vnculo entre o profissional e o paciente e sua famlia, trazendo para esses um sentimento de maior tranquilidade no processo de hospitalizao. Os autores afirmam ainda que o acolher humanizaria as relaes entre o cuidador e quem recebe o cuidado em sade. Assim, a presena do acompanhante pode oferecer esse acolhimento ao paciente e ser uma presena muito significativa para um melhor bem estar do mesmo.
Acredita-se que no hospital o acolhimento adquire um carter especial,

pois a hospitalizao ocorre quando o usurio do sistema de sade necessita de teraputica e cuidados mais complexos, o que o torna vulnervel tanto ao nvel fsico quanto emocional (PROCHNOW et al, 2008, p.12).

Hennington (2005) ao discutir acolhimento cita o Programa Interdisciplinar de Promoo e Ateno Sade (PIPAS) atendendo crianas, adolescentes e adultos, fazendo entrevistas de acolhimento, interveno psicolgica, ateno nutricional, ateno em sade, atividades em grupos, entre outros. O acolhimento que feito nesse programa atravs de alunos que tem uma graduao e so vinculados ao referido programa, e esses alunos acolhem o sujeito, levando o caso para a equipe interdisciplinar, para que possa ser discutido e criar um protocolo de atendimento individual que melhor se encaixe para o sujeito. Refletindo sobre esse modelo de acolhimento podemos perceber que no ambiente hospitalar este atendimento acolhedor por parte da equipe, poder levar ao paciente uma melhora emocional. E ao pensar em acolhimento no meio hospitalar, importante pensar em quem estaria envolvido no processo de doena e hospitalizao de cada paciente. A atividade profissional em sade e o acolhimento tem sido alvo de discusses e de reflexes na formao profissional (PROCHNOW et al, 2009). O outro ponto desta discusso seria o acompanhante do paciente, que geralmente algum da famlia ocupando um lugar de cuidador. A literatura afirma que a maioria desses acompanhantes/cuidadores so mulheres, pois elas j tm o costume de cuidar da casa, dos filhos e acabam tambm cuidando quando algum familiar ou amigo est enfermo. (EUZBIO e RABIONOVICH, 2006). E o desejo de cuidar, segundo Pena e Diogo (2005) est relacionado motivao intrnseca, ao vnculo afetivo e a natureza da atividade (p.3), demonstrando pacincia e condies emocionais de ser cuidador. importante ressaltar que o vnculo afetivo entre acompanhante e paciente faz com que o acompanhante tenha maiores possibilidades de ajudar, acolher, escutar o paciente e at mesmo ajudar a equipe de sade em relao singularidade do paciente, pois a patologia pode ser a mesma, mas cada paciente lidar de uma forma diferente, e o acompanhante por perto, poder fazer uma boa ponte entre paciente e equipe de sade. Skareski, Beuter e Brondani (2010) ao referir-se equipe de enfermagem afirmam que:
Os membros da equipe de enfermagem refletem sobre a presena do familiar como uma forma de proporcionar companhia ao doente, diminuindo a solido inerente a hospitalizao, apoiando-o, escutandoo, consolando-o assim somando com o trabalho da equipe. (p.718)

O acompanhante precisa ter uma grande sensibilidade e respeito pelo paciente, pois, na hospitalizao, o paciente muitas vezes perde sua autonomia e essa ateno do acompanhante para com o paciente pode fazer com que ele se sinta mais cuidado. (WALDOW, BORGES, 2008). A esse respeito, Silva, Bocchi e Bousso (2008), apontam que primordial o desejo do acompanhante de exercer esse papel e compreender que o estar junto com o paciente nesse processo de hospitalizao gera uma interdependncia emocional, portanto, a boa relao entre ambos poder representar uma melhora significativa na hospitalizao do paciente. E sempre sabendo qual a funo que o acompanhante exerce no hospital, pois, Pena e Diogo (2005) no seu estudo sobre o idoso, referem que o acompanhante no pode ser visto como um ajudante da equipe de sade e o papel dele seria poder ficar perto do paciente, proporcionando uma melhor ateno e cuidado. Contudo, tambm, destaca-se a importncia desse acompanhante ter uma boa relao com a equipe, pois o mesmo, conhecendo melhor o paciente, poder informar seus gostos e caractersticas pessoais podendo levar para o paciente uma melhora emocional.

Szareski, Beuter e Brondani (2010) destacam que para a equipe de enfermagem, a presena do acompanhante de extrema importncia para a recuperao do paciente, e os que no tm acompanhante apresentam humor hostil, triste e pouco colaborativo com os procedimentos necessrios. Refletindo sobre esse papel do acompanhante no hospital, pode-se perceber que o paciente quando se encontra na presena de uma pessoa do seu convvio se sente mais acolhida acarretando em uma melhora no seu humor e na crise que a hospitalizao geral. Shiotsu e Takahashi (2000) analisam em seu estudo, os benefcios que o acompanhante pode trazer para o paciente quando os ajudam e se mostram cuidadores, superando junto com o mesmo as dificuldades impostas pela hospitalizao, sempre se mostrando atencioso, estabelecendo um bom vnculo com a equipe de sade, pois se o paciente se sentir mal, sentir dores, o acompanhante pode ter um melhor acesso para falar sobre suas queixas, mostrando-se realmente presente. Destaca-se, ainda, a importncia do acompanhante poder perceber o seu valor e o quanto sua presena reconfortante e faz a diferena no processo de hospitalizao.

4. Consideraes Finais
O presente estudo teve como objetivo compreender a importncia da presena do acompanhante junto ao paciente hospitalizado, o que possibilitou a reflexo em relao ao cuidado e acolhimento que este pode receber de quem o acompanha nesse momento to mpar. Assim, como foi exposto no texto, o processo de adoecimento e o ambiente hospitalar pode gerar no sujeito uma situao de crise, uma vez que trazem mudanas na vida do indivduo, alterando sua rotina e muitas vezes o estilo de vida. Isso porque desde a escolha da dieta alimentar at hbitos antigos de vida precisam ser abandonados, como o uso de bebida alcolica, fumo e outros. Desta forma, o acolhimento oferecido pelo acompanhante ao seu paciente pode vir a ser primordial para sua recuperao, uma vez que contribui para uma melhora tanto da condio clnica quanto do estado emocional do mesmo. Schineider et al (2008) em seu estudo refere-se ao acolhimento como um apoio, uma escuta mais atenta s necessidades e desejos de quem recebe a assistncia em sade. A literatura mostra que a maioria dos acompanhantes so mulheres (EUZBIO E RABIONOVICH, 2006) e isto parece ser cultural, pois, em nossa realidade observa-se geralmente que as mulheres j tm em sua histria de vida o costume de cuidar e os homens de ser um sujeito provedor, que leva para casa o sustento da famlia. Porm, este dado precisaria ser melhor estudado em estudos futuros, pois, mais importante que definir um perfil de quem estar nesse lugar de acompanhante, parece ser necessrio valorizar um bom vnculo afetivo, disponibilidade e a vontade de exercer o papel de acompanhante para que essa relao entre eles seja benfica e traga ganhos a sade do paciente. Sugere-se, ainda, mais estudos e pesquisas que aprofundem a discusso em torno do papel do acompanhante diante do seu paciente e at mesmo da equipe de sade, pois foi observado neste estudo bibliogrfico uma limitao quanto a variedade de perspectiva de olhares sobre o tema.

You might also like