You are on page 1of 27

Edital com as alteraes includas (DOU de 17 de dezembro de 2013, seo 3, pagina 105).

EDITAL DE ABERTURA SELEO EXTERNA 2013/002 EDITAL N. 02 - BB, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2013 CARREIRA ADMINISTRATIVA - CARGO ESCRITURRIO O BANCO DO BRASIL S.A. torna pblica a realizao de Seleo Externa regional para formao de cadastro de reserva para provimento de vagas, no nvel inicial da Carreira Administrativa, no cargo de Escriturrio, em dependncias situadas no s estados de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Gois, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais (exceto para as cidades constantes do Anexo I), Par, So Paulo e Tocantins.
1 - DAS DISPOSIES PRELIMINARES

1.1 - A Seleo Externa ser regida por este Edital sob a responsabilidade da FUNDAO CESGRANRIO e do BANCO DO BRASIL S.A e consistir de trs etapas, a saber: a) 1 Etapa - Avaliao de Conhecimentos, mediante a aplicao de provas objetivas de carter eliminatrio e classificatrio, sob a responsabilidade da FUNDAO CESGRANRIO; b) 2 Etapa - Prova de Redao de carter eliminatrio, sob a responsabilidade da FUNDAO CESGRANRIO; c) 3 Etapa - Percias Mdicas e Procedimentos Admissionais, de carter eliminatrio, sob a responsabilidade do BANCO DO BRASIL S.A. 1.2 - Os candidatos classificados nesta Seleo Externa, observada a necessidade de provimento e a ordem de classificao, sero convocados para a 3 etapa - Percias Mdicas e Procedimentos Admissionais, de carter eliminatrio, sob a responsabilidade do BANCO DO BRASIL S.A. 1.3 - A Tabela de Opes de UF/Macrorregio/Microrregio de Classificao, os municpios abrangidos e as cidades de realizao das provas, constam do Anexo II deste Edital. As provas sero aplicadas, simultaneamente, em todas as cidades. 1.4 - Havendo indisponibilidade de locais suficientes ou adequados nas cidades de realizao das provas, essas podero ser realizadas em outras cidades. 1.5 - Ficam asseguradas as admisses, conforme necessidade de provimento, dos candidatos classificados nas Selees Externas 2012/001, 2012/003 e 2013/001 at o termino de suas vigncias (07/05/2014, 15/04/2014 e 26/09/2014 respectivamente) ou o esgotamento da reserva de candidatos aprovados, prevalecendo o que ocorrer primeiro. 1.6 - A contratao dar-se- obedecendo rigorosamente ao Planejamento Estratgico e Oramentrio do Banco, a classificao obtida pelo candidato na Microrregio/Macrorregio/UF, em Unidade a ser definida pelo BANCO DO BRASIL S.A., que seja ou venha a ser vinculada Microrregio, observadas, ainda, as disposies normativas internas vigentes na data da contratao.
2 - DO CARGO

2.1 - DENOMINAO: ESCRITURRIO. 2.2 - REMUNERAO INICIAL: R$ 2.043,36 (dois mil quarenta e trs reais e trinta e seis centavos). 2.3 - REQUISITOS BSICOS: certificado de concluso ou diploma de curso de nvel mdio expedido por instituio de ensino reconhecida pelo Ministrio da Educao, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educao, e idade mnima de 18 anos completos at a data da contratao. 2.4 - DESCRIO SUMRIA DAS ATIVIDADES: comercializao de produtos e servios do Banco, atendimento ao pblico, atuao no caixa (quando necessrio), contatos com clientes, prestao de informaes aos clientes e usurios; redao de correspondncias em geral; conferncia de relatrios e documentos; controles estatsticos; atualizao/manuteno de dados em sistemas operacionais informatizados; execuo de outras tarefas inerentes ao contedo ocupacional do cargo, compatveis com as peculiaridades do BANCO DO BRASIL S.A. 2.5 - JORNADA DE TRABALHO: 30 (trinta) horas semanais. 2.6 - VANTAGENS: possibilidade de ascenso e desenvolvimento profissional; participao nos lucros ou resultados, nos termos da legislao pertinente e acordo sindical vigente; vale-transporte; auxlio-creche; ajuda alimentao/refeio; auxlio a filho com deficincia; plano odontolgico; assistncia mdica (planos de sade); e previdncia privada.

2.7 - CLASSIFICAO E APROVEITAMENTO 2.7.1 - O candidato classificado na Seleo Externa ter classificao por Microrregio/Macrorregio/UF de acordo com a sua opo no ato da inscrio. 2.7.2 - O candidato classificado na Seleo Externa ser convocado, em funo das necessidades do Banco, a assinar Contrato Individual de Trabalho com o BANCO DO BRASIL S.A., o qual se reger pelos preceitos da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT), sujeitando-se s normas do Regulamento de Pessoal e ao Plano de Cargos e Salrios da Empresa, obedecidas as ordens de classificao, de acordo com a sua opo no ato da inscrio, a saber: a) classificao na Microrregio; b) classificao na Macrorregio; e c) classificao na UF. 2.7.2.1 - Ser excludo do Certame o candidato que, ao ser convocado pela classificao da Microrregio de sua opo, no aceitar tomar posse na dependncia indicada pelo BANCO DO BRASIL S.A. 2.7.2.2 - O candidato poder ser convocado, uma nica vez, para Microrregio diferente daquela em que se inscreveu, desde que exista vaga e no haja candidato classificado para preench-la. Nesse caso, o BANCO DO BRASIL S.A. utilizar a ordem de classificao da Macrorregio. Se o candidato no aceitar tomar posse na dependncia fora da Microrregio em que se inscreveu, ser excludo da classificao por Macrorregio, mantendo, porm, a classificao na Microrregio em que se inscreveu. 2.7.2.3 - O candidato poder ser convocado, uma nica vez, para Macrorregio diferente daquela em que se inscreveu, desde que exista vaga e no haja candidato classificado para preench-la. Nesse caso, o BANCO DO BRASIL S.A. utilizar a ordem de classificao na UF. Se o candidato no aceitar tomar posse na dependncia fora da Macrorregio em que se inscreveu, ser excludo da classificao estadual, mantendo, porm, a classificao na Macrorregio em que se inscreveu. 2.7.2.4 - Aos candidatos abrangidos pela reserva de vagas, objeto do subitem 4.2 deste Edital (candidatos que se declararem pessoas com deficincia), sero aplicados os mesmos critrios de classificao e de aproveitamento definidos no subitem 2.7 deste Edital. 2.7.3 - O aproveitamento dar-se- exclusivamente em vagas existentes em dependncias localizadas nos municpios das Microrregies discriminadas no Anexo II, obedecidos os critrios objeto do subitem 2.7.2 e, conforme limite estabelecido no Anexo II-A constantes deste Edital, que sero os candidatos considerados classificados. 2.7.4 - A cidade de realizao das provas estar automaticamente vinculada UF/Macrorregio/Microrregio correspondente, conforme Anexo II deste Edital. O candidato, ao optar por concorrer a determinada UF/Macrorregio/Microrregio estar automaticamente vinculado a ela, para fins de realizao de provas, de classificao, de contratao, de demais condies deste Edital e de Contrato de Trabalho, resguardado o disposto no subitem 1.4 deste Edital.
3 - DOS REQUISITOS E DAS CONDIES PARA ADMISSO NO CARGO

3.1 - Ter sido aprovado em todas as etapas. 3.2 - Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos polticos, nos termos do pargrafo 1, artigo 12, da Constituio Federal e do Decreto n 70.436/72 e nos artigos 15 e 17 do Decreto n 3.927, de 19/09/2001. 3.3 - Estar em dia com as obrigaes militares, em caso de candidato brasileiro do sexo masculino. 3.4 - Estar em dia com as obrigaes eleitorais. 3.5 - Comprovar a concluso de curso de nvel mdio, exigido como requisito para o cargo. No ser considerado como curso concludo o perodo de recuperao ou de dependncia. 3.6- Possuir aptido fsica e mental para o exerccio das atribuies do cargo. 3.7- No estar em exerccio remunerado de qualquer cargo, funo ou emprego pblico em quaisquer dos rgos da Administrao Pblica direta ou indireta, bem como no receber proventos de aposentadoria que no sejam acumulveis quando em atividade, ressalvadas as hipteses legais de acumulao. 3.8 - Aderir e se comprometer a cumprir o Cdigo de tica e Normas de Conduta do BANCO DO BRASIL S.A. e os demais regulamentos da Empresa. 3.9 - Cumprir as determinaes deste Edital.
2

4 - DAS VAGAS DESTINADAS A PESSOAS COM DEFICINCIA

4.1 - assegurado o direito de inscrio na presente Seleo Externa s pessoas com deficincia que pretendam fazer uso da prerrogativa que lhes facultada no artigo 37 do Decreto Lei n 3.298, de 20 de dezembro de 1999. 4.2 - Do total de vagas ao cargo de Escriturrio que vierem a ser oferecidas durante o prazo de validade desta Seleo Externa, 5% (cinco por cento) sero reservadas s pessoas com deficincia, em cumprimento ao disposto na Lei n 7853, de 24 de outubro de 1989, e no Decreto n 3.298, de 20 de outubro de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto n 5.296, de dezembro de 2004. 4.3 - Ressalvadas as disposies especiais definidas, os candidatos com deficincia participaro desta Seleo Externa em igualdade de condies com os demais candidatos, no que diz respeito ao horrio de incio, aos locais de aplicao, ao contedo e correo das provas, aos critrios de aprovao e a todas as demais normas que regem esta Seleo Externa. 4.4 - Somente sero consideradas pessoas com deficincia aquelas que se enquadrem nas categorias discriminadas no artigo 4 do Decreto n 3.298, de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto n 5.296, de 2 de dezembro de 2004 e as contempladas pelo enunciado da Smula 377 do Superior Tribunal de Justia. 4.5 - No ato da inscrio, o candidato com deficincia que necessite de tratamento diferenciado no dia das provas dever requer-lo indicando as condies diferenciadas de que necessita para a realizao das provas (ledor, prova ampliada, auxlio para transcrio, sala de mais fcil acesso, intrprete de libras e/ou tempo adicional), apresentando justificativas acompanhadas de parecer emitido por especialista na rea de sua deficincia. 4.5.1 - O candidato com deficincia auditiva que necessitar utilizar aparelho auricular no dia das provas dever enviar laudo mdico especfico para esse fim, at o trmino das inscries. Caso o candidato no envie o referido laudo, no poder utilizar o aparelho auricular. 4.6 - O candidato com deficincia que solicitar condies diferenciadas e/ou optar por concorrer aos quantitativos reservados aos deficientes dever enviar correspondncia, via SEDEX ou por meio de Carta Registrada, ambas com Aviso de Recebimento (AR), para o seguinte endereo: Departamento de Concursos da FUNDAO CESGRANRIO, Rua Santa Alexandrina, 1011 - Rio Comprido - Rio de Janeiro - CEP 20.261-903 (mencionando Seleo Externa - BANCO DO BRASIL S.A. - CARGO ESCRITURRIO - EDITAL N 02 - 2013/002), impreterivelmente, at o dia 07/01/2014, confirmando sua pretenso, e anexando laudo mdico original ou cpia autenticada, emitido nos ltimos 12 (doze) meses a contar da data de publicao deste Edital, atestando a espcie e o grau ou nvel da deficincia, com expressa referncia ao cdigo correspondente da Classificao Internacional de Doenas - CID-10, bem como provvel causa da deficincia. Caso o candidato no envie o laudo mdico, no ser considerado como deficiente apto para concorrer aos quantitativos reservados, nem ter preparadas as condies especiais, mesmo que tenha assinalado tal(is) opo(es) no Requerimento de Inscrio. 4.7 - O candidato com deficincia que no a declarar no ato de inscrio e/ou o que no enviar laudo mdico, conforme determinado no subitem anterior, deixar de concorrer aos quantitativos reservados aos deficientes e/ou de dispor de condio diferenciada e no poder impetrar recurso em favor de sua situao. 4.8 - O candidato que declarar falsamente a deficincia ser excludo, se confirmada tal situao, em qualquer fase desta Seleo Externa, sujeitando-se s consequncias legais pertinentes. 4.9 - Os candidatos que no solicitarem, no prazo e na forma estabelecidos, as condies diferenciadas previstas no subitem 4.5, no podero dispor das mesmas. 4.10 - No sero aceitas outras formas de envio da documentao mencionada diferentes da descrita neste Edital. 4.11 - Os candidatos que, no ato da inscrio, declararem-se como pessoas com deficincia, se classificados nesta Seleo Externa, tero seus nomes publicados em lista parte por UF/Macrorregio/Microrregio e figuraro tambm na lista de classificao geral por UF/Macrorregio/Microrregio. 4.12 - Os candidatos classificados na condio de pessoa com deficincia sero submetidos avaliao por equipe multiprofissional, promovida pelo BANCO DO BRASIL S.A., que emitir parecer conclusivo sobre a sua condio de deficiente ou no e sobre a compatibilidade da deficincia com as atribuies do cargo, observadas: a) as informaes fornecidas pelo candidato no ato da inscrio; b) a natureza das atribuies e tarefas essenciais do cargo ou da funo a desempenhar; c) a viabilidade das condies de acessibilidade e de adequaes do ambiente de trabalho execuo das tarefas; d) a possibilidade de uso, pelo candidato, de equipamentos ou outros recursos que habitualmente utilize; e e) a Classificao Internacional de Doenas (CID-10).
3

4.13 - Os candidatos, quando convocados, devero comparecer percia mdica, munidos de laudo mdico original ou cpia autenticada emitido nos ltimos 12 (doze) meses, atestando a categoria e o grau ou nvel de deficincia, com expressa referncia ao cdigo correspondente da Classificao Internacional de Doenas (CID-10) e sua provvel causa ou origem. 4.13.1 - O laudo mdico original ou cpia autenticada ser retido pela FUNDAO CESGRANRIO por ocasio da realizao da percia mdica. 4.13.2 - O candidato que for considerado inapto para o exerccio do cargo na percia mdica, em razo da deficincia incompatibilizar-se com o exerccio das atividades prprias do cargo, ser eliminado da Seleo Externa. 4.13.3 - A deciso final da equipe multiprofissional ser soberana e definitiva. 4.14 - O candidato que, aps a percia mdica promovida por equipe multiprofissional designada pelo BANCO DO BRASIL S.A., no for considerado pessoa com deficincia, nos termos do Decreto n 3.298/99 e do Decreto n 5.296/04, permanecer somente na lista geral de classificao por UF/Macrorregio/Microrregio, deixando de figurar na lista dos candidatos com deficincia, sendo utilizada, para qualquer efeito, apenas a classificao geral na UF/Macrorregio/Microrregio. O candidato que no for considerado pessoa com deficincia, no momento da contratao, ser desclassificado da Seleo Exte rna, caso tenha sido aprovado em classificao superior ao limite estabelecido na Lista Geral do Anexo II-A. 4.15 - As vagas definidas no subitem 4.2 que no forem providas por falta de candidatos com deficincia classificados sero preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificao por UF/Macrorregio/Microrregio e os critrios de aproveitamento definidos no subitem 2.7 deste Edital. 4.16 - Aps a admisso do candidato, a deficincia no poder ser arguida para justificar a concesso de aposentadoria. 4.17 - As pessoas com deficincia que no optarem, no momento da inscrio, por disputar as vagas reservadas aos deficientes ou no cumprirem o disposto no subitem 4.6 no tero direito ao pleito das vagas a elas reservadas.
5 - DAS INSCRIES NA SELEO EXTERNA

5.1 - Antes de efetuar a inscrio, o candidato dever conhecer este Edital e certificar-se de que preencher todos os requisitos exigidos. 5.1.1 - Para efetuar a inscrio, imprescindvel os nmeros de Cadastro de Pessoa Fsica (CPF) e do Registro Geral (RG) do candidato. 5.1.2 - No momento da inscrio, o candidato dever optar pela UF/Macrorregio/Microrregio. Uma vez efetivada a inscrio no ser permitida, em hiptese alguma, a sua alterao. 5.2 - A inscrio dever ser efetuada somente via Internet, conforme procedimentos especificados a seguir. 5.2.1 - A inscrio dever ser efetuada, no perodo de 12/12/2013 a 07/01/2014, na pgina da FUNDAO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br). 5.2.2 - O recolhimento do valor de inscrio, expresso em reais, ser no valor de R$ 40,00 (quarenta reais). 5.2.3 - Objetivando evitar nus desnecessrio, o candidato dever orientar-se no sentido de recolher o valor de inscrio somente aps tomar conhecimento de todos os requisitos e condies exigidos para a Seleo Externa. 5.2.4 - O valor referente inscrio no ser devolvido, exceto em caso de cancelamento do Certame ou quando o candidato realiza uma nica inscrio e paga duas vezes o mesmo boleto. 5.3 - INSCRIES 5.3.1 - Para inscrio, o candidato dever obedecer aos seguintes procedimentos: a) estar ciente de todas as informaes sobre esta Seleo Externa. Essas informaes tambm esto disponveis na pgina da FUNDAO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br); b) cadastrar-se, no perodo entre 0 (zero) hora do dia 12/12/2013 e 23h e 59 min do dia 07/01/2014, observado o horrio oficial de Braslia/DF, por meio do formulrio especfico disponvel na pgina da FUNDAO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br); e c) imprimir o boleto bancrio e efetuar o pagamento do valor de inscrio em qualquer banco, obedecendo aos critrios estabelecidos nesses correspondentes bancrios, at a data de vencimento constante no mesmo. O banco confirmar o seu pagamento junto FUNDAO CESGRANRIO. ATENO: a) A inscrio s ser vlida aps a confirmao do pagamento feito por meio do boleto bancrio at a data do vencimento; e b) O pagamento aps a data de vencimento implica o no acatamento da inscrio. 5.3.2 - A FUNDAO CESGRANRIO no se responsabiliza por solicitaes de inscrio via internet no recebidas por quaisquer motivos de ordem tcnica ou por procedimento indevido do usurio.
4

5.4 - Havendo mais de uma inscrio pelo mesmo candidato, prevalecer a de data/hora de Requerimento mais recente. 5.5 - Os candidatos que prestarem qualquer declarao falsa ou inexata no ato da inscrio, ou caso no possam satisfazer a todas as condies enumeradas neste Edital, tero a inscrio cancelada e sero anulados todos os atos dela decorrentes, mesmo que classificados nas provas, exames e avaliaes. 5.6 - A no integralizao dos procedimentos de inscrio implica a insubsistncia da inscrio. 5.7 - Para os candidatos que no dispuserem de acesso Internet, a FUNDAO CESGRANRIO disponibilizar, nos dias teis, locais de inscrio credenciados com computadores, no perodo de 12/12/2013 a 07/01/2014, entre 09 e 16 horas, horrio oficial de Braslia/DF, nos endereos constantes no Anexo IV deste Edital. 5.8 - No haver iseno total ou parcial do valor da inscrio, exceto para os candidatos amparados pelo Decreto n 6.593, de 2 de outubro de 2008. 5.8.1 - Far jus iseno total de pagamento do valor da inscrio o candidato que, cumulativamente: a) comprovar inscrio no Cadastro nico para Programas Sociais do Governo Federal, de que trata o Decreto n 6.135, de 26 de junho de 2007, por meio de indicao do Nmero de Identificao Social - NIS, atribudo pelo Cadastro nico, conforme apontado no Requerimento de Inscrio disponvel na pgina da FUNDAO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br); e b) for membro de famlia de baixa renda, nos termos do Decreto n 6.135, de 26 de junho de 2007. 5.9 - A iseno tratada no subitem 5.8.1 dever ser solicitada durante a inscrio via Internet, de 12 a 16/12/2013, ocasio em que o candidato dever, obrigatoriamente, indicar o seu Nmero de Identificao Social - NIS, atribudo pelo Cadastro nico, bem como declarar-se membro de famlia de baixa renda, nos termos da alnea b do mesmo subitem. 5.10 - A FUNDAO CESGRANRIO ir consultar o rgo gestor do Cadastro nico, a fim de verificar a veracidade das informaes prestadas pelo candidato. A declarao falsa sujeitar o candidato s sanes previstas em Lei, aplicando-se, ainda, o disposto no pargrafo nico do artigo 10 do Decreto n 83.936, de 6 de setembro de 1979. 5.11 - O candidato interessado que preencher os requisitos descritos no subitem 5.8.1 e desejar solicitar iseno de pagamento do valor de inscrio nesta Seleo Externa dever faz-lo ao se inscrever, conforme descrito no subitem 5.9, no perodo de 12 a 16/12/2013. 5.11.1 - O simples preenchimento dos dados necessrios para a solicitao da iseno de pagamento do valor de inscrio, no perodo previsto, no garante ao interessado a iseno pleiteada, a qual estar sujeita anlise e deferimento da solicitao por parte da FUNDAO CESGRANRIO e do rgo gestor do Cadastro nico. 5.11.2 - No sero aceitos, aps o envio da documentao, acrscimos ou alteraes nas informaes prestadas. 5.11.3 - No ser aceita solicitao de iseno de pagamento do valor de inscrio via fax ou via correio eletrnico 5.11.4 - O no cumprimento de uma das etapas fixadas, a falta ou a inconformidade de alguma informao ou documentao, ou a solicitao apresentada fora do perodo determinado implicar a eliminao automtica deste processo de iseno. 5.12 - O resultado da anlise dos pedidos de iseno de pagamento do valor de inscrio ser divulgado no dia 19/12/2013, via Internet, na pgina da FUNDAO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br). 5.13 - O candidato poder, a partir da data de divulgao da relao citada no subitem anterior, contestar o indeferimento, at o dia 20/12/2013, por meio do campo de Interposio de Recursos, na pgina referente a esta Seleo Externa no endereo eletrnico (www.cesgranrio.org.br). Aps esse perodo, no sero aceitos pedidos de reviso. 5.14 - O resultado final da anlise dos pedidos de iseno de pagamento do valor de inscrio deferida, aps contestao, ser divulgado no dia 06/01/2014, via Internet, na pgina da FUNDAO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br). 5.15 - Para ter acesso ao resultado da referida anlise, os interessados podero, ainda, consultar a Central de Atendimento da FUNDAO CESGRANRIO, pelo telefone 0800 701 2028, no perodo de 19/12/2013 a 07/01/2014, nos dias teis, das 09 s 17 horas, horrio oficial de Braslia/DF. 5.16 - Os candidatos cujas solicitaes de iseno do valor de inscrio tiverem sido indeferidas podero efetuar a inscrio at o dia 07/01/2014 e efetuar o pagamento at a data de vencimento no boleto bancrio.

6 - DA CONFIRMAO DE INSCRIO

6.1 - Os candidatos devem verificar a Confirmao de Inscrio, a partir de 05/02/2014, na pgina da FUNDAO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br) e so responsveis por imprimi-la. 6.2 - O Carto de Confirmao de Inscrio ser enviado por via postal, pela Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos, exclusivamente para os inscritos nos locais de inscrio credenciados ( Anexo IV), para o endereo indicado pelo candidato no Requerimento de Inscrio. 6.2.1 - O Carto de Confirmao de Inscrio dos candidatos inscritos estar disponvel no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br), a partir de 05/02/2014, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obteno desse documento. 6.2.2 - No Carto de Confirmao de Inscrio sero colocados, alm dos principais dados do candidato, seu nmero de inscrio, UF/Macrorregio/Microrregio de opo; data, horrio e local de realizao das provas; e, quando for o caso, a informao de tratar-se de pessoa com deficincia que demande tratamento diferenciado para a realizao das provas e/ou esteja concorrendo (s) vaga(a) reservada(s) para pessoas com deficincia. 6.3 - obrigao do candidato conferir, no Carto de Confirmao de Inscrio ou na pgina da FUNDAO CESGRANRIO, os seguintes dados: nome; nmero do documento de identidade, sigla do rgo expedidor e Estado emitente; Cadastro de Pessoa Fsica (CPF); data de nascimento; sexo; UF/Macrorregio/Microrregio de opo; e, quando for o caso, a informao de tratar-se de pessoa com deficincia que demande tratamento diferenciado para a realizao das provas e/ou esteja concorrendo (s) vaga(a) reservada(s) para pessoas com deficincia. 6.4 - Caso haja inexatido na informao relativa opo de UF/Macrorregio/Microrregio e/ou em relao sua eventual condio de pessoa com deficincia que demande tratamento diferenciado para a realizao das provas e/ou esteja concorrendo (s) vaga(s) reservada(s) para pessoas com deficincia, o candidato dever entrar em contato com a FUNDAO CESGRANRIO pelo telefone 0800 701 2028, das 09 s 17 horas, horrio oficial de Braslia/DF, ou pelo e-mail concursos@cesgranrio.org.br, nos dias 06 ou 07/02/2014. 6.5 - Os eventuais erros de digitao no nome, nmero/rgo expedidor ou Estado emitente do documento de identidade, data de nascimento, sexo, devero ser corrigidos no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br), de acordo com as instrues constantes da pgina correspondente Seleo Externa do BANCO DO BRASIL S.A - Edital - 02 - 2013/002, at o terceiro dia til aps a aplicao das provas objetivas e de Redao. 6.6 - Caso o Carto de Confirmao de Inscrio dos candidatos inscritos nos locais de inscrio credenciados no seja recebido at 05/02/2014, o candidato dever entrar em contato com a FUNDAO CESGRANRIO pelo telefone 0800 701 2028, das 09 s 17 horas, horrio oficial de Braslia/DF, ou pelo e-mail concursos@cesgranrio.org.br, nos dias 06 ou 07/02/2014. 6.7 - As informaes sobre os respectivos locais de provas estaro disponveis, tambm, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br), a partir de 05/02/2014; sendo o documento impresso por meio do acesso pgina na Internet vlido como Carto de Confirmao de Inscrio. 6.8 - O candidato no poder alegar desconhecimento dos horrios ou dos locais de realizao das provas como justificativa de sua ausncia. O no comparecimento s provas, qualquer que seja o motivo, ser considerado como desistncia do candidato e resultar em sua eliminao desta Seleo Externa. 6.9 - No sero prestadas, por telefone, informaes a respeito de datas, locais e horrios de realizao das provas, exceto o disposto nos subitens 6.4 e 6.6.
7 - DA ETAPA DE QUALIFICAO TCNICA

7.1 - ESCRITURRIO (para todas as Microrregies com exceo da Microrregio 21 DF-TI) 7.1.1 - A seleo ser feita atravs da aplicao de provas objetivas ( 1 Etapa), de carter eliminatrio e classificatrio, e de prova de redao (2 Etapa), de carter eliminatrio. 7.1.2 - 1 Etapa - Constituda de provas objetivas (70 questes de mltipla escolha), sendo (25 questes) de Conhecimentos Bsicos e (45 questes) de Conhecimentos Especficos, de carter eliminatrio e classificatrio, totalizando 100,0 pontos. Cada questo apresentar cinco alternativas (A; B; C; D e E) e uma nica resposta correta. 7.1.2.1. A prova de Conhecimentos Bsicos, com valor total de 35,0 pontos, incluir as seguintes disciplinas:
6

a) Lngua Portuguesa: 10 questes com valor de 1,0 ponto subtotalizando 10,0 pontos; b) Raciocnio Lgico-Matemtico: 10 questes com valor de 2,0 pontos, subtotalizando 20,0 pontos; c) Atualidades do Mercado Financeiro: 5 questes com valor de 1,0 ponto, subtotalizando 5,0 pontos; 7.1.3. A prova de Conhecimentos Especficos, com valor total de 65,0 pontos, incluir as seguintes disciplinas: a) Cultura Organizacional: 5 questes com valor de 2,0 pontos, subtotalizando 10,0 pontos; b) Tcnicas de Vendas: 10 questes, sendo 5 com valor de 1,0 ponto e 5 com valor de 2,0 pontos, subtotalizando 15,0 pontos; c) Atendimento: 5 questes com valor de 1,0 ponto, subtotalizando 5,0 pontos; d) Domnio Produtivo da Informtica: 10 questes com valor de 1,5 pontos, subtotalizando 15,0 pontos; e) Conhecimentos Bancrios: 15 questes, sendo 10 com valor de 1,0 ponto e 5 com valor de 2,0 pontos, subtotalizando 20,0 pontos; 7.1.3.1 - O conjunto das provas objetivas ter por base os contedos programticos constantes no Anexo III deste Edital. 7.1.4 - Aps a 1 Etapa, os candidatos sero classificados por Microrregio/Macrorregio/UF e, de acordo com o total de pontos obtidos, sendo eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 50% (cinquenta por cento) do total da pontuao do conjunto das provas objetivas ou obtiver aproveitamento inferior a 40% (quarenta por cento) do total da pontuao da prova objetiva de Conhecimentos Bsicos ou obtiver aproveitamento inferior a 50% (cinquenta por cento) do total da pontuao da prova objetiva de Conhecimentos Especficos. 7.1.4.1 - Em caso de empate, ter preferncia, sucessivamente, o candidato que: a) tiver idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, at o ltimo dia de inscrio, conforme artigo 27, pargrafo nico do Estatuto do Idoso; b) obtiver o maior nmero de pontos em Conhecimentos Especficos; c) obtiver maior nmero de pontos em Conhecimentos Bancrios; d) obtiver maior nmero de pontos em Domnio Produtivo de Informtica; e) obtiver maior nmero de pontos em Conhecimentos Bsicos; f) tiver maior idade; g) tiver exercido efetivamente a funo de Jurado no perodo entre a data de publicao da Lei n 11.689/08 e a data de trmino das inscries. 7.1.5 - Ser considerado habilitado para a prova de Redao ( 2 Etapa) o candidato que esteja classificado, na 1 Etapa, em uma posio que no ultrapasse o dobro do nmero de vagas do cadastro de reserva da Microrregio para a qual se candidatou (conforme tabela do Anexo II-A). 7.1.6 - Os candidatos no habilitados, na forma deste Captulo, sero excludos da Seleo Externa. 7.1.7 - Para maior dinamizao da presente Seleo Externa, os candidatos prestaro as provas das duas etapas no mesmo dia e horrio, sendo somente corrigida a prova de Redao ( 2 etapa) dos candidatos classificados e habilitados segundo os critrios definidos nos subitens 7.1.4 e 7.1.5 deste Edital. 7.2 - ESCRITURRIO (exclusivamente para Microrregio 21 DF-TI). 7.2.1 - A seleo ser feita atravs da aplicao de provas objetivas ( 1 Etapa), de carter eliminatrio e classificatrio, e de prova de redao (2 Etapa), de carter eliminatrio. 7.2.2 - 1 Etapa - Constituda de provas objetivas (70 questes de mltipla escolha ), sendo (25 questes) de Conhecimentos Bsicos e (45 questes) de Conhecimentos Especficos, de carter eliminatrio e classificatrio, totalizando 100,0 pontos. Cada questo apresentar cinco alternativas (A; B; C; D e E) e uma nica resposta correta. 7.2.2.1. A prova de Conhecimentos Bsicos, com valor total de 35,0 pontos, incluir as seguintes disciplinas: a) Lngua Portuguesa: 10 questes com valor de 1,0 ponto, subtotalizando 10,0 pontos; b) Raciocnio Lgico-Matemtico: 10 questes com valor de 2,0 pontos, subtotalizando 20,0 pontos; c) Atualidades do Mercado Financeiro: 5 questes com valor de 1,0 ponto, subtotalizando 5,0 pontos. 7.2.3. A prova de Conhecimentos Especficos, com valor total de 65,0 pontos, incluir as seguintes disciplinas: a) Cultura Organizacional: 5 questes com valor de 2,0 pontos, subtotalizando 10,0 pontos;
7

b) Tcnicas de Vendas: 5 questes com valor de 1,0 ponto, subtotalizando 5,0 pontos; c) Atendimento: 5 questes com valor de 1,0 ponto, subtotalizando 5,0 pontos; d) Conhecimentos Bancrios: 10 questes com valor de 1,0 ponto, subtotalizando 10,0 pontos; e) Conhecimentos de Informtica: 20 sendo 15 com valor de 2,0 pontos e 5 com valor de 1,0 ponto, subtotalizando 35,0 pontos. 7.2.3.1 - O conjunto das provas objetivas ter por base os contedos programticos constantes no Anexo III deste Edital. 7.2.4 - Aps a 1 Etapa, os candidatos sero classificados por Microrregio/Macrorregio/UF, de acordo com o total de pontos obtidos, sendo eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 50% (cinquenta por cento) do total da pontuao do conjunto das provas objetivas ou obtiver aproveitamento inferior a 40% (quarenta por cento) do total da pontuao da prova objetiva de Conhecimento Bsico ou obtiver aproveitamento inferior a 50% (cinquenta por cento) do total da pontuao da prova objetiva de Conhecimentos Especficos. 7.2.4.1 - Em caso de empate, ter preferncia, sucessivamente, o candidato que: a) tiver idade igual ou superior a sessenta anos, at o ltimo dia de inscrio, conforme artigo 27, pargrafo nico do Estatuto do Idoso; b) obtiver o maior nmero de pontos em Conhecimentos Especficos; c) obtiver maior nmero de pontos em Conhecimentos de Informtica; d) obtiver maior nmero de pontos em Conhecimentos Bancrios; e) obtiver maior nmero de pontos em Conhecimentos Bsicos; f) tiver maior idade; g) tiver exercido efetivamente a funo de Jurado no perodo entre a data de publicao da Lei n 11.689/08 e a data de trmino das inscries. 7.2.5 - Ser considerado habilitado para a prova de Redao ( 2 Etapa) o candidato que esteja classificado, na 1 Etapa, em uma posio que no ultrapasse o dobro do nmero de vagas do cadastro de reserva da Microrregio para a qual se candidatou (conforme tabela do Anexo II-A). 7.2.6 - Os candidatos no habilitados, na forma deste Captulo, sero excludos da Seleo Externa. 7.2.7- Para maior dinamizao da presente Seleo Externa, os candidatos prestaro as provas das duas etapas no mesmo dia e horrio, sendo somente corrigida a prova de Redao ( 2 etapa) dos candidatos classificados e habilitados segundo os critrios definidos nos subitens 7.2.4 e 7.2.5 deste Edital. 7.3 - 2 ETAPA - Prova de Redao (para todos os candidatos). 7.3.1 - A seleo na 2 ETAPA ser feita por meio de Prova de Redao, de carter eliminatrio. 7.3.2 - A Redao deve ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, e valer at 100,0 (cem) pontos. 7.3.3 - Ressaltando-se que, em atendimento ao que est estabelecido no Decreto n 7.875, de 27 de dezembro de 2012, sero aceitas como corretas, at 31 de dezembro de 2015, ambas as ortografias, isto , a forma de grafar e de acentuar as palavras vigentes at 31 de dezembro de 2008 e a que entrou em vigor em 1 de janeiro de 2009. A Redao ser avaliada conforme os critrios a seguir: a) adequao ao tema proposto; b) adequao ao tipo de texto solicitado; c) emprego apropriado de mecanismos de coeso (referenciao, sequenciao e demarcao das partes do texto); d) capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto; e) pleno domnio da modalidade escrita da norma-padro (adequao vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordncia, de regncia e de colocao). 7.3.4 - A Redao dever ser feita com caneta esferogrfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e dever conter de 25 (vinte e cinco) a 30 (trinta) linhas. 7.3.5 - Ser atribuda nota ZERO Redao do candidato que: a) fugir ao tipo de texto em prosa dissertativo-argumentativo; b) fugir ao tema proposto;
8

c) apresentar texto sob forma no articulada verbalmente em lngua portuguesa (apenas com desenhos, nmeros e palavras soltas ou em forma de verso); d) for produzida com menos de 15 (quinze) linhas; e) for assinada e/ou apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificao do candidato; f) for escrita a lpis, em parte ou na sua totalidade. 7.3.6 - Sero eliminados os candidatos que obtiverem nota inferior a 60,0 (sessenta) pontos na prova de Redao. 7.3.7 - Aps a 2 Etapa, os candidatos no eliminados sero classificados, por Microrregio/Macrorregio/UF, em funo da colocao obtida na 1 Etapa, conforme limites estabelecidos no Anexo II-A constantes deste Edital.
8 - DAS NORMAS E DOS PROCEDIMENTOS RELATIVOS CONTINUIDADE DA SELEO EXTERNA

8.1 - As provas objetivas e de Redao tero a durao de 5 (cinco) horas, tendo por base os contedos programticos especificados no Anexo III. 8.1.1 - O BANCO DO BRASIL S.A. definiu apenas os contedos programticos referentes a esta Seleo Externa, ficando a critrio de cada candidato escolher a bibliografia que entender como mais conveniente. 8.2 - As provas sero realizadas, obrigatoriamente, nos locais previstos nos Cartes de Confirmao de Inscrio ou nas listas de alocao disponveis na pgina da FUNDAO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br). 8.3 - O candidato dever chegar ao local das provas com 1 (uma) hora de antecedncia do incio das mesmas, munido de Carto de Confirmao de Inscrio, impresso da pgina da FUNDAO CESGRANRIO na Internet, ou do documento de arrecadao com o comprovante de pagamento da inscrio; do documento de identidade original com o qual se inscreveu e de caneta esferogrfica de tinta preta fabricada em material transparente. 8.4 - No sero aplicadas provas em local, data ou horrio diferentes dos predeterminados em Edital, em Comunicado, ou constantes nos Cartes de Confirmao de Inscrio. 8.5 - No ser admitido no local de provas o candidato que se apresentar aps o horrio estabelecido para o incio das mesmas. 8.6 - Somente ser admitido sala de provas o candidato que estiver munido de documento oficial de identidade (com foto do candidato). Sero considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurana Pblica, pelos Institutos de Identificao e pelos Corpos de Bombeiros; carteiras expedidas pelos rgos fiscalizadores de exerccio profissional (Ordens, Conselhos); carto de identidade do trabalhador; passaporte brasileiro; certificado de reservista ou de dispensa de incorporao; carteiras funcionais do Ministrio Pblico; carteiras funcionais expedidas por rgo pblico que, por Lei Federal, valham como identidade; carteira de trabalho, carteira nacional de habilitao (somente modelo com foto aprovado pelo artigo 159 da Lei n 9.503, de 23 de setembro de 1997). Como o documento no ficar retido, ser exigida a apresentao do original, no sendo aceitas cpias, ainda que autenticadas. 8.6.1 - No sero aceitos como documentos de identidade: certides de nascimento, Cadastro de Pessoa Fsica (CPF), ttulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo sem foto), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, nem documentos ilegveis, no identificveis e/ou danificados. 8.6.2 - Caso o candidato esteja impossibilitado de exibir, no dia de realizao das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, dever ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrncia em rgo policial, expedido h, no mximo, 90 (noventa) dias, ocasio em que ser submetido identificao especial, compreendendo cole ta de dados, de assinatura e de impresso digital em formulrio prprio. 8.6.3 - A identificao especial ser exigida, tambm, do candidato cujo documento de identificao apresente dvidas relativas fisionomia ou assinatura do portador, ou que esteja com a validade vencida. 8.7 - No haver segunda chamada seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou a ausncia do candidato. 8.8 - Aps ser identificado, nenhum candidato poder retirar-se da sala de provas sem autorizao e acompanhamento da fiscalizao. 8.9 - Poder haver revista pessoal por meio da utilizao de detector de metais. 8.10 - Medidas adicionais de segurana podero ser adotadas. 8.11 - O candidato s poder ausentar-se do recinto de provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivos de segurana, o candidato no poder levar o Caderno de Questes, a qualquer momento.
9

8.12 - O candidato, no dia da realizao das provas, somente poder anotar as respostas para conferncia quando da divulgao dos gabaritos, no seu Carto de Confirmao de Inscrio . Qualquer outra anotao ou impresso no documento ser considerada tentativa de fraude, sujeitando o candidato infrator eliminao desta Seleo Externa. 8.12.1 As questes das provas estaro disposio dos candidatos, no primeiro dia til seguinte ao da realizao das mesmas, na pgina da FUNDAO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br), por um perodo mnimo de trs meses aps a divulgao dos resultados finais desta Seleo Externa. 8.13 - O candidato dever assinalar as respostas na folha prpria (Carto-Resposta) e assinar, no espao devido, caneta esferogrfica de tinta preta fabricada em material transparente, durante o tempo de realizao das provas. 8.13.1 - A Redao dever ser feita, exclusivamente, com caneta esferogrfica de tinta preta fabricada em material transparente. 8.14 - No sero computadas questes no assinaladas e/ou questes que contenham mais de uma resposta, emendas ou rasuras, ainda que legveis. 8.15 - O candidato ser sumariamente eliminado desta Seleo Externa no caso de: a) lanar mo de meios ilcitos para realizao das provas; b) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido ou descorts com qualquer dos aplicadores, seus auxiliares, autoridades ou outros candidatos; c) se atrasar ou no comparecer s provas; d) se apresentar em local diferente dos previstos nos Cartes de Confirmao de Inscrio ou nas listas de alocao disponveis no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO; e) se afastar do local das provas sem o acompanhamento do fiscal, antes de ter concludo as mesmas; f) deixar de assinar a Lista de Presena e o respectivo CartoResposta; g) se ausentar da sala portando o Carto-Resposta/Caderno de Respostas e/ou o Caderno de Questes; h) no entregar o material das provas ao trmino do tempo destinado para sua realizao; i) descumprir as instrues contidas nas capas das provas; j) for surpreendido, durante as provas, em qualquer tipo de comunicao com outro candidato ou utilizando mquinas de calcular ou similares, livros, cdigos, manuais, impressos ou anotaes; e/ou k) aps as provas, for constatado por meio eletrnico, estatstico, visual ou grafolgico, ter utilizado processos ilcitos na realizao das mesmas. 8.16 - So vedados durante as provas o uso de aparelhos sonoros, fonogrficos, de comunicao ou de registro, eletrnicos ou no, tais como: agendas, relgios no analgicos, notebook, transmissor de dados e mensagens, mquina fotogrfica, telefones celulares, "pagers", microcomputadores portteis e/ou similares. 8.16.1 - vedado tambm o uso de culos escuros ou de quaisquer acessrios de chapelaria tais como chapu, bon, gorro ou protetores auriculares. 8.16.2 - No ser permitida a entrada de candidatos, no ambiente de provas, portando armas. O candidato que estiver armado ser encaminhado Coordenao. O candidato que no atender solicitao ser, sumariamente, eliminado. 8.17 - Os candidatos devero colocar seus objetos pessoais de natureza eletrnica, inclusive celular, que dever estar desligado, alm de retirada sua bateria pelo prprio candidato, no envelope porta-objetos disponibilizado pela fiscalizao e guard-lo embaixo de sua carteira, sob pena de eliminao da presente Seleo Externa. 8.18 - Para todos os candidatos no ser permitida a consulta a livros, apostilas, cdigos ou qualquer outra fonte durante a realizao das provas. 8.19 - Os candidatos que terminarem suas provas no podero utilizar os banheiros destinados aos candidatos que ainda estiverem realizando as mesmas. 8.20 - A inviolabilidade das provas ser comprovada somente na Coordenao Local, no momento do rompimento dos lacres dos malotes de provas, mediante Termo de Abertura de Malotes, e na presena de, no mnimo, dois candidatos. 8.21 - A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realizao das provas, alm de solicitar atendimento diferenciado para tal fim, no perodo de inscrio, dever levar acompanhante adulto, no dia da prova, que ficar em sala reservada para essa finalidade e ser responsvel pela guarda da criana. A candidata que no levar acompanhante no realizar as provas. 8.21.1 - A FUNDAO CESGRANRIO no disponibilizar acompanhante para a guarda de criana. 8.22 - No sero concedidas recontagens de pontos, ou reconsideraes, exames, avaliaes ou pareceres, qualquer que seja a alegao do candidato.

10

8.23 - Ao final das provas, os 3 (trs) ltimos candidatos em cada sala s sero liberados juntos. No haver, por qualquer motivo, prorrogao do tempo previsto para a aplicao das provas em virtude de afastamento do candidato da sala de provas. 8.24 - No dia de realizao das provas, no sero fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicao das mesmas e/ou pelos representantes da FUNDAO CESGRANRIO, informaes referentes ao contedo das provas. 8.25 - O BANCO DO BRASIL S.A. e a FUNDAO CESGRANRIO se eximem das despesas com viagens e estadas dos candidatos nesta Seleo Externa.
9 - DOS RECURSOS E DAS REVISES

9.1 - Recursos quanto aos contedos das questes objetivas e/ou aos gabaritos divulgados - o candidato poder apresent-los, desde que devidamente fundamentados e encaminhados nos dias 10 e 11/02/2014. 9.1.1 - Para recorrer, o candidato dever encaminhar sua solicitao FUNDAO CESGRANRIO, por meio do campo de Interposio de Recursos, na pgina referente a esta Seleo Externa no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br). No sero aceitos recursos via postal, via correio eletrnico, via fax ou fora do prazo preestabelecido. 9.1.2 - As decises dos recursos sero dadas a conhecer, coletivamente, e apenas as relativas aos pedidos que forem deferidos, quando da divulgao dos resultados das provas objetivas e das notas preliminares de Redao, em 27/03/2014. 9.1.3 - O(s) ponto(s) relativo(s) (s) questo(es) eventualmente anulada(s) ser(o) atribudo(s) a todos os candidatos que realizaram as provas objetivas que contenha(m) aquela(s) questo(es). 9.2 - Reviso da nota de Redao - os candidatos podero solicit-la, dirigida Banca Examinadora, nos dias 27 e 28/03/2014. 9.2.1 - O pedido de reviso dever ser enviado FUNDAO CESGRANRIO, conforme orientao na pgina citada. 9.2.2 - A nota do candidato poder ser mantida, aumentada ou diminuda. 9.2.3 - As decises dos pedidos de reviso da nota de Redao sero dadas a conhecer, coletivamente, e apenas as relativas aos pedidos que forem deferidos e quando da divulgao dos resultados finais, em 29/04/2014. 9.3 - A Banca Examinadora da entidade executora da presente Seleo Externa constitui-se em ltima instncia para recurso ou reviso, sendo soberana em suas decises, razo porque no cabero recursos ou revises adicionais.
10 - DOS PROCEDIMENTOS ADMISSIONAIS E PERCIA MDICA

10.1 - Aps o trmino das etapas conduzidas pela FUNDAO CESGRANRIO, o BANCO DO BRASIL S.A. responsabilizarse- pelos Procedimentos Admissionais e pela percia mdica a ser realizada nos candidatos que se declararam deficientes, incluindo as solicitaes de exames mdicos (inspeo clnica e exames complementares), para todos os candidatos que sejam convocados para a contratao.
11 - DA CONTRATAO

11.1 - Os candidatos sero convocados para contratao, observando-se as necessidades do BANCO DO BRASIL S.A, a classificao obtida na Microrregio/Macrorregio/UF, na forma estabelecida no subitem 2.7 deste Edital, e o prazo de validade da Seleo Externa. 11.2 - Na contratao, os candidatos assinaro com o BANCO DO BRASIL S.A., Contrato Individual de Trabalho, a ttulo de experincia, pelo prazo de 90 dias, o qual se reger pelos preceitos da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT), fazendo jus s vantagens descritas no subitem 2.6 deste Edital. Nesse perodo, os admitidos sero avaliados sob o aspecto da capacidade e da adaptao ao trabalho e sob o ponto de vista disciplinar. 11.3 - Durante a vigncia do prazo de experincia, o candidato que no atender s expectativas do BANCO DO BRASIL S.A. ter rescindido o seu contrato de trabalho e receber todas as parcelas remuneratrias devidas na forma da lei. 11.4 - Aps o perodo de experincia, o contrato passar a viger por prazo indeterminado e o empregado integrar a Carreira Administrativa, resguardados os seus direitos retroativamente data de incio do contrato de trabalho para todos os fins. 11.5 - A contratao do candidato ficar condicionada sua classificao em todas as etapas e avaliaes da Seleo Externa, adeso ao Cdigo de tica e Normas de Conduta e ao fato de no possuir vnculo funcional ativo com rgo da Administrao Pblica Direta ou Indireta, salvo no curso de licena sem vencimento, bem como apresentao de original e cpia dos seguintes documentos: a) Carteira de Trabalho e Previdncia Social (CTPS); b) Comprovante de inscrio no PIS/PASEP, se possuir; c) Cadastro de Pessoa Fsica (CPF); d) Cdula de Identidade ou documento de identidade; e) Ttulo de Eleitor e ltimo comprovante de votao/justificativa; f) Certificado de Reservista, alistamento militar constando a dispensa
11

do servio militar obrigatrio ou outro documento hbil para comprovar que o tenha cumprido ou dele tenha sido liberado, se candidato do sexo masculino; g) Certido de nascimento ou de casamento; h) Comprovante de escolaridade; i) duas fotografias 3x4 (de frente, iguais e coloridas); j) Termo de Opo de Remunerao, para servidores pblicos aposentados e servidores pblicos militares reformados ou da reserva remunerada e apresentao do Termo de Responsabilidade, ambos conforme Decreto n 2.027, de 11 de outubro de 1996, e Instruo Normativa n 11, de 17 de outubro de 1996, do Ministrio da Administrao Federal e Reforma do Estado, no exigveis dos aposentados por tempo de servio pelo INSS, nas condies do Regime Geral de Previdncia Social (RGPS); k) Declarao de Bens e Rendas ou, inexistindo, declarao negativa; l) Certido Negativa de Antecedentes Criminais, fornecida pelos cartrios judiciais Federal e Estadual ou Distrital do domiclio do candidato; m) folha de antecedentes da Polcia Federal e da Polcia dos Estados/do Distrito Federal onde houver residido nos ltimos cinco anos, expedida no mximo, h seis meses, ou dentro do prazo da validade consignado no documento; e n) declaraes firmadas pelo candidato: 1 - de no ter sofrido, no exerccio profissional ou de qualquer cargo ou funo pblica ou privada, penalidade disciplinar por prtica de atos desabonadores de sua conduta ou condenao por crime ou contraveno; 2 - de que no existe contra sua pessoa processo crime, cvel ou outro de qualquer espcie em que tenha sido comprovada a prtica de atos ou fatos mencionados neste Edital como impeditivos de sua posse no emprego do BANCO DO BRASIL S.A.; 3 - de que no tem conduta incompatvel com a atividade bancria, assim considerada a comprovada prtica, nos dois anos anteriores data prevista para a posse, dos definidos na Lei n 9.613, de 3 de maro de 1998, como crime de lavagem de dinheiro ou ocultao de bens, direitos e valores; e outros atos legalmente definidos como crimes contra o Sistema Financeiro Nacional ou a Ordem Econmica Nacional; 4 - autorizao irrestrita e irrevogvel para que o Banco possa solicitar a terceiros e para que estes possam prestar esclarecimentos sobre todos os fatos relacionados s informaes prestadas, especialmente quanto s certides e declaraes anteriores. 11.5.1 - Sero desclassificados os candidatos cujas informaes demonstrarem a existncia de conflitos de interesses do candidato com os do Conglomerado BANCO DO BRASIL S.A., no solucionados ou conciliados, bem como conduta incompatvel com a atividade bancria ou com o trabalho em sociedade de economia mista assim considerada, por exemplo, a ilcita acumulao remunerada de cargos pblicos e empregos vedadas pelos incisos XVI e XVII do artigo 37 da Constituio Federal, e quaisquer outras incompatibilidades legalmente previstas. 11.6 - Uma vez convocado, o candidato ter o prazo de cinco dias teis aps o recebimento da comunicao do BANCO DO BRASIL S.A. para se apresentar na dependncia indicada e mais dez dias teis para concluir a qualificao, na qual se incluem a apresentao dos documentos e comprovao das providncias a que refere o subitem 11.5. A partir desta, o candidato ter ainda mais trinta dias para a posse. 11.7 - O candidato que der causa ao descumprimento de qualquer um dos prazos acima ser considerado desistente e excludo da Seleo Externa. 11.8 - No sero aceitos protocolos de documentos exigidos. Cpias no autenticadas devero estar acompanhadas dos originais, para efeito de autenticao. 11.9 - A falta de comprovao, at a data da posse, de qualquer dos requisitos para contratao ou a prtica de falsidade ideolgica em prova documental acarretar cancelamento da inscrio do candidato, sua eliminao da respectiva Seleo Externa e a anulao de todos os atos com respeito a ele praticados pelo BANCO DO BRASIL S.A., ainda que j tenha sido publicado o Edital de Homologao do resultado final, sem prejuzo das sanes legais cabveis. 11.10 - A classificao final gera, para o candidato, apenas a expectativa de direito contratao. Durante o perodo de validade da Seleo Externa, o BANCO DO BRASIL S.A. reserva-se o direito de proceder s contrataes em nmero que atenda ao interesse e s necessidades do servio, de acordo com a disponibilidade oramentria e at o nmero de Cadastro de Reserva existentes na macrorregio.
12 - DAS DISPOSIES FINAIS

12.1 - A inscrio do candidato implicar a aceitao das normas das presentes instrues e a aceitao das condies da Seleo Externa, tais como se acham estabelecidas neste Edital. 12.2 - de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a divulgao de todos os Atos, Editais e Comunicados referentes a esta Seleo Externa que forem publicados no Dirio Oficial da Unio e/ou informados no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br). 12.3 - O candidato poder obter informaes referentes Seleo Externa na Central de Atendimento da FUNDAO CESGRANRIO, pelo telefone 0800 701 2028, ou pelo e-mail concursos@cesgranrio.org.br.
12

12.4 - O prazo de validade desta Seleo Externa esgotar-se- aps 1 (um) ano a contar da data de publicao do Edital de Homologao dos resultados finais, podendo ser prorrogado, uma nica vez, por igual perodo, a critrio exclusivo do BANCO DO BRASIL S.A. 12.5 - O resultado final desta Seleo Externa ser publicado no Dirio Oficial da Unio (DOU) pelo BANCO DO BRASIL S.A. 12.6 - No sero fornecidos atestados, certificados ou certides relativos classificao ou notas de candidatos, valendo para tal fim os resultados publicados no Dirio Oficial da Unio (DOU). 12.7 - Para atender a determinaes governamentais ou a convenincias administrativas, o BANCO DO BRASIL S.A. poder alterar o seu Plano de Cargos e Salrios vigente. Todos os parmetros considerados para as presentes instrues se referem aos termos do Regulamento respectivo em vigor. 12.7.1 - Qualquer alterao porventura ocorrida no atual sistema, por ocasio do aproveitamento dos candidatos, significar, por parte destes, a integral e irrestrita adeso ao novo sistema de Plano de Cargos e Salrios. 12.8 - Caber ao candidato convocado para prover vaga arcar com as despesas de sua mudana. 12.9 - O candidato dever manter atualizado seu endereo na FUNDAO CESGRANRIO at 72 (setenta e duas) horas antes da divulgao e homologao dos resultados finais, exclusivamente por meio de fax, datado e assinado, a se r enviado Central de Atendimento da FUNDAO CESGRANRIO, atravs do nmero (21) 2502-1000. 12.10 - Aps a homologao dos Resultados, solicitar a atualizao dos dados cadastrais ao BANCO DO BRASIL S.A. por meio de correspondncia dirigida a qualquer agncia do BANCO DO BRASIL S.A. 12.11 - So de inteira responsabilidade do candidato os prejuzos decorrentes da no atualizao de seu endereo, extravio da correspondncia, correspondncia recebida por terceiros ou no entrega por ausncia do destinatrio, sob pena de quando for convocado para contratao, perder o prazo, caso no seja localizado. 12.12 - O BANCO DO BRASIL S.A. poder: a) Indeferir eventuais pedidos de transferncia, obrigando-se o candidato admitido a permanecer em sua lotao inicial pelo perodo mnimo de 18 meses, contados a partir de sua posse; e b) O BANCO DO BRASIL S.A. poder alterar o prazo acima a qualquer tempo. 12.13 - A qualquer tempo poder-se- anular a inscrio, provas e/ou tornar sem efeito a contratao do candidato, em todos os atos relacionados Seleo Externa, quando constatada a omisso, declarao falsa ou diversa da que devia ser escrita, com a finalidade de prejudicar direito ou criar obrigao . 12.14 - As ocorrncias no previstas neste Edital sero resolvidas a critrio exclusivo e irrecorrvel do BANCO DO BRASIL S.A., juntamente com a FUNDAO CESGRANRIO, no que couber. 12.15 - No sero objeto de avaliao nas provas da Seleo Externa Legislao com entrada em vigor aps a data de publicao deste Edital, bem como alteraes em dispositivos legais e normativos a ela posteriores. 12.16 - Quaisquer alteraes nas regras fixadas neste Edital s podero ser feitas por meio de outro Edital. 12.17 - Os casos omissos sero resolvidos pela FUNDAO CESGRANRIO juntamente com o BANCO DO BRASIL S.A.
VICE-PRESIDNCIA GESTO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL

Robson Rocha Vice-Presidente

Carlos Alberto Arajo Netto Diretor

13

ANEXO I - MUNICPIOS NO ABRANGIDOS

UF

MUNICPIOS NO ABRANGIDOS

Abadia dos Dourados, Araguari, Arax, Arinos, Bonfinpolis de Minas, Brasilndia de Minas, Buritis, Campina Verde, Campo Florido, Campos Altos, Canpolis, Capinpolis, Carmo do Paranaba, Centralina, Conceio das Alagoas, Coromandel, Estrela do Sul, Fronteira, Frutal, Guimarnia, Ibi, MG Indianpolis, Irai de Minas, Itapagipe, Ituiutaba, Iturama, Joo Pinheiro, Lagamar, Lagoa Formosa, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Paracatu, Patos de Minas, Patrocnio, Pedrinpolis, Perdizes, Planura, Prata, Presidente Olegrio, Riachinho, Rio Paranaba, So Gonalo do Abaet, Sacramento, Santa Juliana, Santa Vitria, So Gotardo, Serra do Salitre, Trs Marias, Tupaciguara, Uberaba, Uberlndia, Una e Vazante.

MACRORREGIO/MICROREGIO / 14

ANEXO II - UF/MACRORREGIO/MICROREGIO / MUNICPIOS ABRANGIDOS E CIDADES DE REALIZAO DAS PROVAS

UF

Macro

Micro

Municpios Abrangidos Anadia, Atalaia, Barra de So Miguel, Boca da Mata, Macei, Maragogi, Marechal Deodoro, Maribondo, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, Pilar, Porto Calvo, Rio Largo, So Lus do Quitunde, So Miguel dos Campos e Satuba. Campo Alegre, Coruripe, Penedo e Piaabuu. Colnia Leopoldina, Joaquim Gomes, Murici, Novo Lino, Paulo Jacinto, So Jos da Laje, Unio dos Palmares e Viosa. gua Branca, Batalha, Canapi, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Inhapi, Major Isidoro, Maravilha, Mata Grande, Olho Dgua das Flores, Olivena, Ouro Branco, Po de Acar, Pariconha, Piranhas, Poo das Trincheiras, Santana do Ipanema e So Jos da Tapera. Arapiraca, Cacimbinhas, Campo Grande, Coit do Nia, Crabas, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Igaci, Igreja Nova, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Palmeira dos ndios, Porto Real do Colgio, Quebrangulo, So Sebastio, Taquarana, Teotnio Vilela e Traipu. Camaari, Candeias, Dias D'Avila, Lauro de Freitas, Madre de Deus e Simes Filho. Alagoinhas, Aramari, Catu, Inhambupe, Mata de So Joo, Pojuca e So Sebastio do Passe. gua Fria, Amlia Rodrigues, Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal, Capela do Alto Alegre, Cidade Nova, Conceio da Feira, Conceio do Coit, Conceio do Jacuipe, Corao de Maria, Feira de Santana, Ipir, Irar, Retirolndia, Riacho do Jacupe, Santa Brbara, Santa Luz, Santanpolis, Santo Estevo, So Domingos, Serrinha, Tanquinho, Teodoro Sampaio, Teofilndia, Terra Nova, Tucano, Valente, Rafael Jambeiro e So Gonalo dos Campos. Amargosa, Brejes, Cachoeira, Castro Alves, Conceio do Almeida, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Jiquiria, Laje, Maragogipe, Muritiba, Mutupe, Nazar, Santo Amaro, Salinas da Margarida, Santo Antnio de Jesus, So Felipe, So Flix, So Francisco do Conde, So Miguel das Matas, Sapea, Tapero, Ubara, Valena, Vera Cruz e Cabaceiras do Paraguau. Acajutiba, Apor, Cardeal da Silva, Cip, Conde, Crispolis, Entre Rios, Esplanada, Itapicuru, Nova Soure, Olindina, Ribeira do Amparo, Rio Real e Stiro Dias. Alcobaa, Belmonte, Eunpolis, Guaratinga, Itabela, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrlia. Caravelas, Ibirapu, Itamaraju, Itanhm, Medeiros Neto, Mucuri, Posto da Mata, Nova Viosa, Prado e Teixeira de Freitas. Buerarema, Camacan, Camamu, Canavieiras, Coaraci, Gandu, Ibicara, Ibirapitanga, Ibirataia, Ilhus, Ipia, Itabuna, Itajupe, Itagib, Ituber, Itacar, Itap, Itapitanga, PauBrasil, Presidente Tancredo Neves, Ubaitaba, Ubat, Una, Uruuca e Wenceslau Guimares. Boa Nova, Itagi, Itaquara, Jaguaquara, Jequi, Jitana, Lajedo do Tabocal, Maracs e Poes. Anag, Barra do Choa, Belo Campo, Cndido Sales, Ibicu, Igua, Itamb, Itapetinga, Itarantim, Itoror Macarani, Nova Cana, Planalto, Tremedal, Vitria da Conquista e Encruzilhada. Angical, Baianpolis, Barreiras, Formosa do Rio Preto, Lus Eduardo Magalhes, Riacho das Neves, Sandra Regina, Santa Rita de Cssia, So Desidrio, Wanderley e Mansido. Bom Jesus da Lapa, Botupor, Ibotirama, Macabas, Oliveira dos Brejinhos, Paramirim, Paratinga, Riacho de Santana, Santana, Serra do Ramalho, Tanque Novo, Buritirama, Boquira, Ibipitanga e Igapor. Barra, Canpolis, Carinhanha, Ccos, Correntina, Iui, Malhada, Santa Maria da Vitria, So Flix do Coribe e Serra Dourada. Barra da Estiva, Brumado, Condeba, Dom Baslio, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas, Tanhau e Ituau. Cacul, Caetit, Candiba, Guanambi, Ibiassuc, Jacaraci, Lagoa Real, Licnio de Almeida, Mortugaba, Rio do Antnio, Sebastio Laranjeiras, Urandi e Palmas de Monte Alto. Amrica Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibitit, Irec, Joo Dourado, Jussara, Lapo, Presidente Dutra, Uiba, XiqueXique e So Gabriel. Baixa Grande, Boa Vista do Tupim, Ia, Itaberaba, Macajuba, Mairi, Mundo Novo, Ruy Barbosa, Varzea da Roa e Tapiramut. Abara, Boninal, Ibitiara, Ipupiara, Iramaia, Iraquara, Itaet, Lenis, Mucug, Seabra, Utinga, Brotas de Macabas e Piat. Cam, Caldeiro Grande, Capim Grosso, Jacobina, Miguel Calmon, Mirangaba, Morro do Chapu, Piritiba, Ponto Novo, Sade, Serrolndia, Vrzea Nova e Ourolndia. Andorinha, Campo Formoso, Filadlfia, Itiba, Jaguarari, Monte Santo, Nordestina, Pindobau, Queimadas, Senhor do Bonfim, Uau e Quijingue. Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Curac, Juazeiro, Pilo Arcado, Remanso, Sento S e Sobradinho. Adustina, Antas, Banzae, Canudos, Ccero Dantas, Coronel Joo S, Euclides da Cunha, Jeremoabo, Paripiranga, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Abar, Pedro Alexandre e Ftima. Salvador. RA VII Parano, RA XIV So Sebastio, RA XII Samambaia, RA VI Planaltina DF, RA II Gama, RA IV Brazlndia, RA XIII Santa Maria, RA XV Recanto das Emas, RA XVII Riacho Fundo I, RA XXI Riacho Fundo II, RA XXVIII Itapo e RA XXIII Varjo. RA XX Aguas Claras, RA I Braslia, RA XIX Candandogolndia, RA IX Ceilndia, RA XI Cruzeiro, RA X Guar, RA XXVII Jardim Botnico, RA XVIII Lago Norte, RA XVI Lago Sul, RA VIII Ncleo Bandeirante, RA XXIV Park Way, RA V Sobradinho, RA XXVI Sobradinho II, RA XXII Sudoeste/Octogonal, RA XXV SCIA, RA XXIX SIA, RA III Taguatinga e RA XXX Vicente Pires. RA VII Parano, RA XIV So Sebastio, RA XII Samambaia, RA VI Planaltina DF, RA II Gama, RA IV Brazlndia, RA XIII Santa Maria, RA XV Recanto das Emas, RA XVII Riacho Fundo I, RA XXI Riacho Fundo II, RA XXVIII Itapo e RA XXIII Varjo, RA XX Aguas Claras, RA I Braslia, RA XIX Candandogolndia, RA IX Ceilndia, RA XI Cruzeiro, RA X Guar, RA XXVII Jardim Botnico, RA XVIII Lago Norte, RA XVI Lago Sul, RA VIII Ncleo Bandeirante, RA XXIV Park Way, RA V Sobradinho, RA XXVI Sobradinho II, RA XXII Sudoeste/Octogonal, RA XXV SCIA, RA XXIX SIA, RA III Taguatinga e RA XXX Vicente Pires.

Cidade de Provas

1 AL 1 2

Macei, Penedo ou Unio dos Palmares

Arapiraca ou Santana do Ipanema

Alagoinhas ou Camaari

Feira de Santana

5 6 7 8 9 BA 2 10 11

Santo Antnio de Jesus

Esplanada Porto Seguro ou Teixeira de Freitas Itabuna Jequi ou Vitria da Conquista Barreiras Bom Jesus da Lapa ou Santa Maria da Vitria

12 13 14

Brumado ou Guanambi Irec Itaberaba ou Seabra

15 16 17 18 19 DF 3 20

Jacobina ou Senhor do Bonfim Juazeiro Paulo Afonso Salvador Braslia

Braslia

DF -TI

21

Braslia

15

UF

Macro

Micro

Municpios Abrangidos Bom Jesus de Gois, Buriti Alegre, Goiatuba, Itumbiara, Joviania, Morrinhos, Piracanjuba, Pontalina, Vicentinpolis, Edia, Jandaia, Indiara e Inaciolndia. Caldas Novas, Campo Alegre de Gois, Catalo, Corumbaba, Goiandira, Ipameri, Nova Aurora, Orizona, Pires do Rio, Silvnia, Trs Ranchos, Vianpolis e Bela Vista. Acrena, Apor, Bom Jardim de Gois, Cachoeira Alta, Cau, Caiapnia, Chapado do Cu, Doverlndia, Gouvelndia, Ipor, Itaja, Itarum, Aragaras, Jata, Maurilndia, Mineiros, Montes Claros de Gois, Montividiu, Palmeiras, Parana, Piranhas, Portelndia, Quirinpolis, Rio Verde, Santa Helena de Gois, So Simo e Serranpolis. Anpolis, Inhumas, Nerpolis, Anicuns, Carmo do Rio Verde, Ceres, Fazenda Nova, Firminpolis, Gois, Itabera, Itapaci, Itapirapu, Itapuranga, Jussara, Matrincha, Petrolina de Gois, Rubiataba, Sanclerlndia, So Lus de Montes Belos e Uruana Campinorte, Corumb de Gois, Crixs, Goiansia, Itaguaru, Jaragu, Mara Rosa, Minau, Niquelndia, Nova Crixs, Pirenpolis, Porangatu, Santa Terezinha de Gois, So Miguel do Araguaia, Uruau, Mozarlndia e Cocalzinho. Aparecida de Goinia, Bela Vista de Gois, Goinia, Senador Canedo e Trindade. guas Lindas de Gois, Alexnia, Cristalina, Luzinia, Valparaso de Gois, Santo Antnio do Descoberto e Novo Gama. Formosa, Padre Bernardo, Planaltina-GO e Cabeceiras. Alvorada do Norte, Campos Belos, Cavalcante, Divinpolis de Gois, Posse, So Domingos, Alto Paraso de Gois e Iaciara. Campo Grande, Sidrolndia, Ribas do Rio Pardo e Terenos. Coxim, Rio Verde de Mato Grosso, Camapu, Pedro Gomes, So Gabriel do Oeste, Bandeirantes, Rio Negro, Sonora, Alcinoplis e Figueiro. Ponta Por, Maracaju, Dourados, Nova Andradina, Rio Brilhante, Amambai, Glria de Dourados, Ftima do Sul, Caarap, Navira, Mundo Novo, Anglica, Aral Moreira, Iguatemi, Deodpolis, Itapor, Ivinhema, Sete Quedas, Bataypor, Laguna Carap, Douradina, Anaurilndia, Coronel Sapucaia, Itaquira, Jate, Juti, Tacuru, Vicentina, Nova Alvorada do Sul, Paranhos, Eldorado e Antnio Joo. Trs Lagoas, Paranaba, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Cassilndia, Brasilndia, Costa Rica, gua Clara, Inocncia, Chapado do Sul, Santa Rita do Pardo e Selvria. Corumb, Aquidauana, Bela Vista, Guia Lopes da Laguna, Miranda, Porto Murtinho, Bonito, Ladrio, Jardim, Nioaque, Bodoquena, Anastcio e Dois Irmos do Buriti. Belo Horizonte. Betim, Bonfim, Brumadinho, Caet, Contagem, Esmeraldas, Ibirit, Igarap, Nova Lima, Raposos, Ribeiro das Neves, Sabar, So Joaquim de Bicas, So Jos da Lapa e Sarzedo. Caetanpolis, Confins, Cordisburgo, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Matozinhos, Paraopeba, Pedro Leopoldo, Santa Luzia, Sete Lagoas e Vespasiano. Alto Rio Doce, Antnio Carlos, Barbacena, Barroso, Caranda, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Entre Rios de Minas, Itabirito, Lagoa Dourada, Mariana, Moeda, Ouro Branco, Ouro Preto, Resende Costa e So Joo Del Rei. Alvinpolis, Baro de Cocais, Catas Altas, Conceio do Mato Dentro, Dionsio, Dom Silvrio, Ferros, Itabira, Joo Monlevade, Nova Era, Rio Piracicaba, Santa Brbara, Santa Maria de Itabira e So Domingos do Prata. Abaet, Arajos, Arcos, Bambu, Bom Despacho, Bom Sucesso, Campo Belo, Candeias, Carmo da Mata, Carmo do Cajuru, Carmpolis de Minas, Cludio, Divinpolis, Dores do Indai, Formiga, Itaguara, Itapecerica, Itana, Juatuba, Lagoa da Prata, Luz, Martinho Campos, Mateus Leme, Morada Nova de Minas, Nova Serrana, Oliveira, Pains, Par de Minas, Passa Tempo, Piracema, Pitangui, Piunhi, Pompu, Santo Antnio do Amparo, Santo Antnio do Monte e So Tiago. Alm Paraba, Andrelndia, Astolfo Dutra, Bicas, Bom Jardim de Minas, Coronel Pacheco, Descoberto, Guarani, Juiz de Fora, Liberdade, Lima Duarte, Matias Barbosa, Pequeri, Piraba, Rio Novo, Rio Preto, Santos Dumont, So Joo, Nepomuceno e So Vicente de Minas. Barra Longa, Cataguases, Coimbra, Ervlia, Guidoval, Guiricema, Jequeri, Leopoldina, Mercs, Miradouro, Mirai, Muria, Piranga, Ponte Nova, Rio Pomba, Rodeiro, Senador Firmino, Teixeiras, Tocantins, Ub, Viosa e Visconde do Rio Branco. Bom Repouso, Borda da Mata, Bueno Brando, Braspolis, Cachoeira de Minas, Camanducaia, Cambu, Carmo de Minas, Caxamb, Conceio do Rio Verde, Cristina, Cruzlia, Estiva, Extrema, Gonalves, Heliodora, Inconfidentes, Ipuiuna, Itajub, Itamonte, Itanhand, Jacutinga, Lambari, Maria da F, Minduri, Monte Sio, Olmpio Noronha, Ouro Fino, Paraispolis, Passa Quatro, Pedralva, Poo Fundo, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapuca, So Gonalo do Sapuca, So Loureno, So Sebastio da Bela Vista, Sapuca Mirim e Silvianpolis. Andradas, Botelhos, Caldas, Campestre, Machado, Poos de Caldas e Santa Rita de Caldas. Alpinpolis, Alterosa, Arceburgo, Areado, Bom Jesus da Penha, Cabo Verde, Carmo do Rio Claro, Cssia, Conceio da Aparecida, Divisa Nova, Guaransia, Guaxup, Ibiraci, Itamogi, Ita de Minas, Jacu, Juruaia, Monte Belo, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Nova Resende, Passos, So Jos da Barra, So Pedro da Unio, So Sebastio do Paraso e So Toms de Aquino. Alfenas, Boa Esperana, Cambuquira, Campanha, Campo do Meio, Campos Gerais, Carmo do Cachoeira, Carrancas, Coqueiral, Cristais, Eli Mendes, Guap, Lavras, Luminrias, Monsenhor Paulo Nepomuceno, Paraguau, Perdes, Santana da Vargem, Trs Coraes e Trs pontas e Varginha. Aimors, Central de Minas, Conselheiro Pena, Coroaci, Galilia, Governador Valadares, Itabirinha de Mantena, Itanhomi, Mantena, Resplendor e Tarumirim. Belo Oriente, Coronel Fabriciano, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Mesquita, So Joo do Oriente e Timteo. Abre Campo, Bom Jesus do Galho, Capara, Carangola, Carantinga, Chal, Divino, Espera Feliz, Inhapim, Ipanema, Lajinha, Manhuau, Manhumirim, Matip, Mutum, Raul Soares, Rio Casca, Santa Margarida, So Pedro dos Ferros, Simonsia e Ubaporanga. gua Boa, guas Formosas, Almenara, Arauai, Atalia, Cara, Carlos Chagas, Comercinho, Itaip, Itambacuri, Itaobim, Itinga, Jacinto, Jequitinhonha, Joama, Jordnia, Ladainha, Malacacheta, Medina, Nanuque, Novo Cruzeiro, Padre Paraso, Pedra Azul, Pot, Rubim, Santa Maria do Suaui, Santo Antnio do Jacinto, So Sebastio do Maranho, Setubinha, Tefilo Otoni e Virgem da Lapa. Bocaiva, Braslia de Minas, Buritizeiro, Capito Enas, Corao de Jesus, Francisco S, Gro Mogol, Januria, Mirabela, Montes Claros, Pirapora, So Francisco, So Joo da Ponte, So Romo, Uba e Varzelndia. Espinosa, Itacarambi, Jaba, Janaba, Manga, Mato Verde, Montalvnia, Monte Azul, Porteirinha, Riacho dos Machados, Rio Pardo de Minas, Salinas, So Joo do Paraso e Taiobeiras. Berilo, Buenpolis, Capelinha, Chapada do Norte, Corinto, Curvelo, Diamantina, Felixlndia, Francisco Badar, Guanhes, Itamarandiba, Jenipapo de Minas, Minas Novas, Peanha, Rio Vermelho, So Joo Evangelista, Serro, Turmalina, Sabinpolis, Vrzea da Palma, Virginpolis e Virgolndia.

Cidade de Provas Itumbiara Caldas Novas Rio Verde

22 23 24 5 GO 25 26 27 28 6 29 30 31 32 33 34 8 35 36 37 38 39

Anpolis Uruau Goinia Valparaso de Gois ou Formosa Posse Campo Grande So Gabriel do Oeste

MS

Dourados

Trs Lagoas Bonito Belo Horizonte Contagem Sete Lagoas Conselheiro Lafaiete Joo Monlevade

40

Divinpolis

41 9 42

Juiz de Fora

Viosa

43 MG

Pouso Alegre

Poos de Caldas Passos

44

Varginha Governador Valadares ou Ipatinga Manhuau

45 46

10

47 48 49 50

Tefilo Otoni

Montes Claros Janaba Diamantina

16

UF

Macro

Micro

Municpios Abrangidos Abaetetuba, Acar, Baio, Barcarena, Breves, Camet, Igarap Miri, Mocajuba, Moju, Portel, Tailndia, Tom Au e So Sebastio Boa Vista. Ananindeua, Belm, Benevides, Marituba e Santa Isabel do Par. Castanhal, Curu, Igarap Au, Irituia, Marapanim, Santa Maria do Par, Santo Antnio do Tau, So Domingos do Capim, So Francisco do Par, So Miguel do Guam, Soure e Vigia. Augusto Correa, Bragana, Capanema, Capito Poo, Nova Timboteua, Ourm, Salinpolis e Viseu. Dom Eliseu, Ipixuna do Par, Me do Rio, Paragominas, Rondon do Par e Ulianpolis. Bom Jesus do Tocantins, Cana dos Carajs, Curionpolis, Itupiranga, Marab, Parauapebas So Domingos do Araguaia, So Geraldo do Araguaia e Serra dos Carajs. Breu Branco, Goiansia do Par, Jacund, Novo Repartimento e Tucuru. gua Azul do Norte, Ourilndia do Norte, Rio Maria, So Felix do Xingu, Tucum e Xinguara. Conceio do Araguaia, Floresta do Araguaia, Redeno e Santana do Araguaia. Alenquer, Almerim, Juruti, Monte Alegre, bidos, Oriximin e Santarm. Altamira, Brasil Novo, Gurup, Itaituba, Medicilndia, Novo Progresso, Porto de Moz e Uruar. lvares Florence, Cardoso, Jaci, Jos Bonifcio, Macaubal, Monte Aprazvel, Neves Paulista, Nhandeara, Nipo, Paulo de Faria, Planalto, Polnia, Riolndia, Valentim Gentil e Votuporanga. Auriflama, Estrela d'Oeste, Fernandpolis, General Salgado, Ilha Solteira, Indiapor, Jales, Ouroeste, Palmeira d'Oeste, Santa Clara d'Oeste, Santa F do Sul, Trs Fronteiras e Urnia. Alto Alegre, Araatuba, Bilac, Birigui, Buritama, Coroados, Glicrio, Guararapes, Penpolis, Piacatu, Rinpolis, Rubicea, Salmouro e Valparaso. Andradina, Castilho, Dracena, Flrida Paulista, Guaraa, Junqueirpolis, Mirandpolis, Nova Guataporanga, Pacaembu, Panorama, Pereira Barreto, So Joo do Pau d'Alho, Sud Mennucci e Tupi Paulista. Euclides da Cunha Paulista, Marab Paulista, Mirante do Paranapanema, Piquerobi, Presidente Epitcio, Presidente Venceslau, Rosana, Santo Anastcio e Teodoro Sampaio. Adamantina, Alfredo Marcondes, lvares Machado, Anhumas, Bastos, Iep, Inbia Paulista, Luclia, Maripolis, Martinpolis, Osvaldo Cruz, Parapu, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Prudente, Rancharia, Regente Feij e Sagres. Alvinlndia, Assis, Cndido Mota, Cruzlia, Echapor, Gara, Herculndia, Joo Ramalho, Luprcio, Maraca, Marlia, Ocauu, Oriente, Palmital, Paraguau Paulista, Pedrinhas Paulista, Platina, Pompia, Quat, Quintana, Tarum, Tup e Vera Cruz. lvaro de Carvalho, Avanhandava, Cafelndia, Getulina, Guarant, Irapu, Jlio Mesquita, Lins, Promisso, Sabino, Borborema, Iacanga, Ibitinga, Itpolis, Novo Horizonte, Piraju, Ponga e Reginpolis. Agudos, Arealva, Areipolis, Ava, Barra Bonita, Bauru, Duartina, Igarau do Tiet, Itapu, Ja, Lenis Paulista, Macatuba, Mineiros do Tiet, Pederneiras, Piratininga e So Manuel. guas de Santa Brbara, Bernardino de Campos, Cabrlia Paulista, Campos Novos Paulista, Chavantes, Fartura, Iaras, Ibirarema, Ipaussu, Lucianpolis, Manduri, Ourinhos, Piraju, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, So Pedro do Turvo, Sarutai, Timburi e Ubirajara. Avar, Botucatu, Cerqueira Cesar, Ita, Itatinga, Paranapanema e Taquarituba. Apia, Guapiara, Itaber, Itapeva, Itaporanga, Itarar e Ribeiro Branco. Angatuba, Buri, Capo Bonito, Guare, Itapetininga e So Miguel Arcanjo. Araoiaba da Serra, Boituva, Cabreuva, Capela do Alto, Iper, Itu, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Salto, Salto de Pirapora, So Roque, Sarapu, Sorocaba, Tatu e Votorantim. Cajati, Iguape, Jacupiranga, Juqui, Miracatu, Pariquera-Au, Pedro de Toledo, Registro e Sete Barras. Barretos, Colina, Franca, Guara, Guar, Igarapava, Ipu, Itirapu, Ituverava, Jeriquara, Miguelpolis, Morro Agudo, Nuporanga, Orlndia, Patrocnio Paulista, Pedregulho, Ribeiro Corrente, Sales Oliveira, So Joaquim da Barra, So Jos da Bela Vista e Viradouro. Agua, guas da Prata, guas de Lindoia, Amparo, Artur Nogueira, Conchal, Cosmpolis, Divinolndia, Engenheiro Coelho, Esprito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Holambra, Itapira, Jaguarina, Limeira, MogiGuau, Mogi Mirim, Nova Odessa, Pedreira, Santo Antnio de Posse, So Joo da Boa Vista, So Jos do Rio Pardo, So Sebastio da Grama, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul. Amrico Brasiliense, Araraquara, Ariranha, Bariri, Bocaina, Cndido Rodrigues, Dois Crregos, Fernando, Prestes, Guariba, Itaju, Jaboticabal, Lus Antnio, Mato, Monte Alto, Nova Europa, Pirangi, Pitangueiras, Rinco, Santa Adlia, Tabatinga, Taiuva, Taquaritinga e Vista Alegre do Alto. guas de So Pedro, Americana, Anhembi, Capivari, Cerquilho, Cesrio Lange, Charqueada, Conchas, Cordeirpolis, Elias Fausto, Iracempolis, Jumirim, Laranjal, Paulista, Pereiras, Piracicaba, Porto Feliz, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Brbara D'Oeste, Santa Gertrudes, So Pedro e Tiet. Araras, Brotas, Casa Branca, Corumbata, Descalvado, Ibat, Ipena, Itirapina, Leme, Mococa, Pirassununga, Porto Ferreira, Ribeiro Bonito, Rio Claro, Santa Cruz da Conceio, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo, So Carlos e Tamba e Torrinha. Altinpolis, Barrinha, Batatais, Brodosqui, Cajuru, Cravinhos, Dumont, Jardinpolis, Pontal, Pradpolis, Ribeiro Preto, So Simo, Serra Azul, Serrana e Sertozinho. Bady Bassitt, Balsamo, Bebedouro, Cajobi, Catanduva, Cedral, Guapiau, Ibir, Icem, Itajobi, Marapoama, Mirassol, Monte Azul Paulista, Nova Aliana, Nova Granada, Olmpia, Palestina, Paraso, Pindorama, Potirendaba, So Jos do Rio Preto, Severnia, Tabapu, Tanabi, Uchoa e Urups.

Cidade de Provas Abaetetuba/Barcarena Belm Castanhal Capanema Paragominas Marab Tucuru Xinguara Redeno Santarm Altamira Votuporanga Jales Araatuba Andradina Presidente Epitcio Presidente Prudente

51 52 53 54 55 PA 11 56 57 58 59 60 61 62 63 64 12 65 66 67 68 69 13 70 71 72 73 SP 14 74 75 76 77

Marlia Lins Bauru Ourinhos Botucatu Itapeva Itapetininga Sorocaba Registro Franca

78

Mogi Guau

79 15 80

Araraquara

Piracicaba

81 82 83

So Carlos Ribeiro Preto So Jos do Rio Preto

17

UF

Macro

Micro

Municpios Abrangidos Campinas, Nova Odessa, Paulnia, Sumar, Hortolndia, Monte Mor, Indaiatuba, Vinhedo, Louveira, Itatiba, Morungaba e Valinhos. Jundia, Itupeva, Jarinu, Vrzea Paulista e Campo Limpo Paulista. Bom Jesus dos Perdes, Bragana Paulista, Nazar Paulista, Atibaia, Piracaia, Joanpolis, Vargem Pinhalzinho, Pedra Bela, Monte Alegre do Sul, Socorro e Serra Negra. Santos, Bertioga, Guaruj, Cubato, So Vicente, Praia Grande, Mongagu, Itanham e Perube. Guarulhos, Mairipor, Aruj, Itaquaquecetuba, Po, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Suzano e Caieiras. So Bernardo do Campo, Diadema, Santo Andr, So Caetano do Sul, Mau, Ribeiro Pires e Rio Grande da Serra. Cajamar, Barueri, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Araariguama, Santana de Parnaba, Jandira, Itapevi, Juquitiba, Carapicuba, Taboo da Serra, Cotia, Embu, Vargem Grande Paulista, Ibina, Itapecerica da Serra, Embu-Guau e So Loureno da Serra. Bela Vista, Centro, Liberdade, Repblica, Santa Efignia e S. gua Branca, Barra Funda, Bom Retiro, Campos Elseos, Consolao, Higienpolis, Lapa, Luz, Pacaembu, Perdizes, Ponte Pequena, Sumar, Sumarezinho, Vila Buarque, Vila Pompia, Vila Romana e Vrzea Da Barra Funda. Aclimao, gua Funda, Bela Vista, Cambuci, Cerqueira Csar, Consolao, Indianpolis, Ipiranga, Jabaquara, Jardim da Sade, Jardim Paulista, Mirandpolis, Moema, Moinho Velho, Paraso, Parque Ibirapuera, So Joo Climaco, Vila Campestre, Vila Clementino, Vila GuaraniJabaquara, Vila Mariana, Vila Moinho Velho e Vila Parque Jabaquara. gua Rasa, Alto da Mooca, Anlia Franco, Belenzinho, Brs, Cidade Me do Cu, Mooca, Pari, Penha, Penha de Frana, Parque da Mooca, Parque So Jorge, Tatuap, Vila Carro, Vila Prudente, Vila Regente Feij e Vila Monumento. Artur Alvim, Cangaba, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, Jardim Aricanduva, Jardim Belm, Jardim Cotinha, Jardim Itapemirim, Jardim Norma, Jardim Planalto, Jardim Trs Marias, Ponte Rasa, Parque Boa Esperana, So Mateus, So Miguel Paulista, Sapopemba, Vila Alpina, Vila Aricanduva, Vila Carolina, Vila Diva, Vila Esperana, Vila Formosa, Vila Industrial, Vila Matilde, Vila Norma, Vila Paulo Silas, Vila Pintada Mirim, Vila Re, Vila Rica e Vila Santa Teresa gua Fria, Bairro Do Limo, Casa Verde, Freguesia do O, Imirim, Itaberaba, Jaan, Limo, Mandaqui, Parada Inglesa, Pirituba, Parque Novo Mundo, Santana, Santa Terezinha, Trememb, Tucuruvi, Vila Albertina, Vila Guilherme, Vila Maria, Vila Nova Cachoeirinha, Vila Pirituba, Vila Sabrina e Vila Santa Maria. Alto de Pinheiros, Butant, Cidade Universitria, Itaim Bibi, Jaguar, Jardim Amrica, Jardim Bonfiglioli, Jardim das Bandeiras, Jardim Europa, Jardim Paulista, Jardim Paulistano, Paraispolis, Pinheiros, Portal do Morumbi, Rio Pequeno, Vila Andrade, Vila Jaguara, Vila Leopoldina, Vila Nova Conceio, Vila Olmpia e Vila Snia. Alto da Boa Vista, Brooklin Paulista, Chcara Santo Antnio, Cidade Mones, Jardim Leonor, Jardim Santo Antnio, Jurubatuba, Morumbi, Santo Amaro Paulista, Campo Belo, e Vila So Francisco. Campo Grande, Campo Limpo, Chcara Flora, Cidade Dutra, Interlagos, Jardim Campo Grande, Jardim das Flores, Jardim Jabaquara, Jardim Petrpolis, Jardim Prudncia, Jardim So Lus, Parque Planalto, Socorro, Vila Mascote, Vila Prel e Vila Santa Catarina. So Jos dos Campos, Biritiba Mirim, Guararema, Mogi das Cruzes, Santa Branca, Paraibuna, Natividade da Serra, Salespolis, Caraguatatuba, So Sebastio, Ilha Bela, Ubatuba, Santa Isabel, Jacare, Jambeiro, Redeno da Serra, Igarat, Caapava e Monteiro Lobato. Taubat, Santo Antnio do Pinhal, Pindamonhangaba, Roseira, Trememb, Lagoinha, So Luiz do Paraitinga, Guaratinguet, So Bento do Sapuca, Campos do Jordo, Potim, Aparecida, Cunha, Piquete, Lorena, Canas, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Lavrinhas, Queluz, Areias, Silveiras, So Jos do Barreiro, Arape e Bananal. Anans, Araguana, Araguatins, Arapoema, Augustinpolis, Colinas do Tocantins, Filadlfia, Santa F do Araguaia, Tocantinpolis, Xambio, Wanderlndia, Babaculandia, Sitio Novo, Nova Olinda e Goiatins. Colmeia, Guara, Miracema do Tocantins, Miranorte e Pedro Afonso. Brejinho de Nazar, Cristalndia, Divinpolis do Tocantins, Ftima, Lagoa da Confuso, Paraso do Tocantins e Porto Nacional. Palmas. Aliana do Tocantins, Alvorada, Araguau, Figueirpolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Palmeirpolis e Peixe. Arraias, Combinado, Dianpolis, Paran, Silvanpolis e Taguatinga e Natividade.

Cidade de Provas Campinas Jundia Jundia Santos Guarulhos So Bernardo do Campo Osasco Bairro Liberdade Bairro Barra Funda Bairro Vila Mariana Bairro Tatuap

84 16 85 86 87 88 89 90 91 92 93 17 94

95

Bairro Itaquera

96 97 98 99 100 18 101 102 103


TO

Bairro Santana

Bairro Pinheiros Bairro Santo Amaro Bairro Chcara Flora

So Jos dos Campos

Taubat Araguana Guara Paraso do Tocantins Palmas Gurupi Dianpolis

19

104 105 106 107

18

ANEXO II/ A - QUADRO POR UF/MACRORREGIO/MICROREGIO/TOTAL DE CADASTRO DE RESERVA/AMPLA CONCORRENCIA/PCD

UF AL

MACRO 1

MICRO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

TOTAL DE CADASTRO DE RESERVA 100 100 70 55 55 40 35 50 40 30 35 25 35 45 30 20 45 200 100 900 450 50 50 70 50 50 50 50 50 50 80 80 80 80

AMPLA CONCORRNCIA 95 95 66 52 52 38 33 47 38 28 33 23 33 42 28 19 42 190 95 855 427 47 47 66 47 47 47 47 47 47 76 76 76 76

PCD 5 5 4 3 3 2 2 3 2 2 2 2 2 3 2 1 3 10 5 45 23 3 3 4 3 3 3 3 3 3 4 4 4 4

BA

2 11 12 13 14 15 16 17 18 19

DF DF - TI

3 20 4 21 22 23 24 5 25

GO 26 27 28 6 29 30 31 MS 7 32 33 34

19

UF

MACRO 8

MICRO 35 36 37 38 39

TOTAL DE CADASTRO DE RESERVA 400 100 50 50 50 50 50 50 50 80 50 50 80 80 80 80 80 30 30 50 60 50 40 30 30 50 50 40 40 50 50 40 50 60 50 60 40 40

AMPLA CONCORRNCIA 380 95 47 47 47 47 47 47 47 76 47 47 76 76 76 76 76 28 28 47 57 47 38 28 28 47 47 38 38 47 47 38 47 57 47 57 38 38

PCD 20 5 3 3 3 3 3 3 3 4 3 3 4 4 4 4 4 2 2 3 3 3 2 2 2 3 3 2 2 3 3 2 3 3 3 3 2 2

40 41 42

MG 43 44 45 46 47 10 48 49 50 51 52 53 54 55 PA 11 56 57 58 59 60 61 62 63 64 12 65 66 SP 67 68 69 13 70 71 72

20

UF

MACRO

MICRO 73 74

TOTAL DE CADASTRO DE RESERVA 40 40 60 40 40 40 40 40 40 40 40 100 100 50 50 150 150 150 100 200 100 100 100 100 100 300 300 100 50 50 40 40 40 40 40

AMPLA CONCORRNCIA 38 38 57 38 38 38 38 38 38 38 38 95 95 47 47 142 142 142 95 190 95 95 95 95 95 285 285 95 47 47 38 38 38 38 38

PCD 2 2 3 2 2 2 2 2 2 2 2 5 5 3 3 8 8 8 5 10 5 5 5 5 5 15 15 5 3 3 2 2 2 2 2

14 75 76 77 78 79 15 80 81 82 83 84 16 85 86 SP 87 88 89 90 91 92 17 93 94 95 96 97 98 99 100 18 101 102 103 104 TO 19 105 106 107

21

ANEXO III - CONTEDOS PROGRAMTICOS CONHECIMENTOS BSICOS - para todos os candidatos LNGUA PORTUGUESA: Ortografia oficial. Pontuao. Emprego das classes de palavras. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocao. Concordncia nominal e verbal. Regncia nominal e verbal. Crase. Construo frasal. Emprego de conectores. Compreenso de textos. ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO: Sistema financeiro nacional. Dinmica do mercado. Mercado bancrio. RACIOCNIO LGICO-MATEMTICO: Nmeros inteiros e racionais: operaes (adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao); expresses numricas; mltiplos e divisores de nmeros naturais; problemas. Fraes e operaes com fraes. Nmeros e grandezas proporcionais: razes e propores; diviso em partes proporcionais; regra de trs; porcentagem e problemas. Estatstica descritiva; distribuio de probabilidade discreta. Juros simples e compostos: capitalizao e descontos. Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente. Planos ou Sistemas de Amortizao de Emprstimos e Financiamentos. Clculo financeiro: custo real efetivo de operaes de financiamento, emprstimo e investimento. Taxas de Retorno. CONHECIMENTOS ESPECFICOS - ESCRITURRIO (para todas as Microrregies com exceo da Microrregio 21 DF-TI) CULTURA ORGANIZACIONAL: Conceito de Cultura Organizacional. Preceitos da Cultura Organizacional. Vantagens e desvantagens da Cultura Organizacional. Caractersticas da Cultura Organizacional. Cultura Empresarial. tica aplicada: tica, moral, valores e virtudes; noes de tica empresarial e profissional. A gesto da tica nas empresas pblicas e privadas. Cdigo de tica do Banco do Brasil (disponvel no stio do BB na internet). Cdigo de conduta da alta administrao pblica. Gesto da Sustentabilidade TCNICAS DE VENDAS: Noes de administrao de vendas: planejamento, estratgias, objetivos; anlise do mercado, metas. Tcnicas de Vendas de Produtos e Servios financeiros no setor bancrio: planejamento, tcnicas; motivao para vendas. Produto, Preo, Praa; Promoo. Vantagem competitiva. Noes de Imaterialidade ou intangibilidade, Inseparabilidade e Variabilidade dos produtos bancrios. Manejo de Carteira de Pessoa Fsica e de Pessoa Jurdica. Noes de Marketing de Relacionamento. Interao entre vendedor e cliente. Qualidade no atendimento a clientes. Satisfao e reteno de clientes. Valor percebido pelo cliente. Cdigo de Proteo e Defesa do Consumidor: Lei n 8.078/1990 (verso atualizada). ATENDIMENTO (focado em vendas): Marketing em empresas de servios. Satisfao, valor e reteno de clientes. Como lidar com a concorrncia. Propaganda e promoo. Venda. Telemarketing. Etiqueta empresarial: comportamento, aparncia, cuidados no atendimento pessoal e telefnico. Resoluo CMN n 3.849, de 25/03/10 - Dispe sobre a instituio de componente organizacional de ouvidoria pelas instituies financeiras e demais instituies autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. DOMNIO PRODUTIVO DA INFORMTICA: Editor de Texto: edio e formatao de textos (operaes do menu: Formatar, Inserir tabelas, Exibir - cabealho e rodap, Arquivo - configurar pgina e impresso, Ferramentas - ortografia e gramtica). Microsoft Windows 7 em portugus: Conhecimentos bsicos. Criao de pastas (diretrios), arquivos e atalhos, rea de trabalho, rea de transferncia, manipulao de arquivos e pastas. Conceitos de informtica, hardware e software. Sistemas operacionais Windows e Linux. Processador de texto (Word e BrOffice.orgWriter). Planilhas eletrnicas (Excel e BrOffice.org Calc). Editor de Apresentaes (PowerPoint e BrOffice.org Impress). Conceitos de tecnologias relacionadas Internet e Intranet, Protocolos Web, World Wide Web, Navegador Internet (Internet Explorer e Mozilla Firefox), busca e pesquisa na Web. Conceitos de tecnologias e ferramentas de colaborao, correio eletrnico, grupos de discusso, fruns e wikis. Conceitos de proteo e segurana, realizao de cpias de segurana (backup), vrus e ataques a computadores. Conceitos de organizao e de gerenciamento de informaes, arquivos, pastas e programas. Conceitos de educao a distncia. Conceitos de acesso a distncia a computadores. Conceitos de tecnologias e ferramentas multimdia, de reproduo de udio e vdeo. Conhecimentos gerais sobre redes sociais (twitter, facebook, linkedin). CONHECIMENTOS BANCRIOS: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: Conselho Monetrio Nacional; COPOM Comit de Poltica Monetria. Banco Central do Brasil; Comisso de Valores Mobilirios; (Noes gerais). Produtos Bancrios: Noes de cartes de crdito e dbito, crdito direto ao consumidor, crdito rural, caderneta de poupana, capitalizao, previdncia, investimentos e seguros. Noes do Mercado de capitais e de Cmbio. Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiana; penhor mercantil; alienao fiduciria; hipoteca; fianas bancrias; Fundo Garantidor de Crdito (FGC). Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas. Preveno e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei n 9.613/98 e suas alteraes, Circular Bacen 3.461/2009 e suas alteraes e Carta-Circular Bacen 3.542/12. Autorregulao Bancria.

22

CONHECIMENTOS ESPECFICOS - ESCRITURRIO (exclusivamente para Microrregio 21) CULTURA ORGANIZACIONAL: Conceito de Cultura Organizacional. Preceitos da Cultura Organizacional. Vantagens e desvantagens da Cultura Organizacional. Caractersticas da Cultura Organizacional. Cultura Empresarial. tica aplicada: tica, moral, valores e virtudes; noes de tica empresarial e profissional. A gesto da tica nas empresas pblicas e privadas. Cdigo de tica do Banco do Brasil (disponvel no stio do BB na internet). Cdigo de conduta da alta administrao pblica. Gesto da Sustentabilidade. TCNICAS DE VENDAS: Noes de administrao de vendas: planejamento, estratgias, objetivos; anlise do mercado, metas. Tcnicas de Vendas de Produtos e Servios financeiros no setor bancrio: planejamento, tcnicas; motivao para vendas. Produto, Preo, Praa; Promoo. Vantagem competitiva. Noes de Imaterialidade ou intangibilidade, Inseparabilidade e Variabilidade dos produtos bancrios. Manejo de Carteira de Pessoa Fsica e de Pessoa Jurdica. Noes de Marketing de Relacionamento. Interao entre vendedor e cliente. Qualidade no atendimento a clientes. Satisfao e reteno de clientes. Valor percebido pelo cliente. Cdigo de Proteo e Defesa do Consumidor: Lei n 8.078/1990 (verso atualizada). ATENDIMENTO (focado em vendas): Marketing em empresas de servios. Satisfao, valor e reteno de clientes. Como lidar com a concorrncia. Propaganda e promoo. Venda. Telemarketing. Etiqueta empresarial: comportamento, aparncia, cuidados no atendimento pessoal e telefnico. Resoluo CMN n 3.849, de 25/03/10 - Dispe sobre a instituio de componente organizacional de ouvidoria pelas instituies financeiras e demais instituies autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. CONHECIMENTOS BANCRIOS: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: Conselho Monetrio Nacional; COPOM Comit de Poltica Monetria. Banco Central do Brasil; Comisso de Valores Mobilirios; (Noes gerais). Produtos Bancrios: Noes de cartes de crdito e dbito, crdito direto ao consumidor, crdito rural, caderneta de poupana, capitalizao, previdncia, investimentos e seguros. Noes do Mercado de capitais e de Cmbio. Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiana; penhor mercantil; alienao fiduciria; hipoteca; fianas bancrias; Fundo Garantidor de Crdito (FGC). Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas. Preveno e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei n 9.613/98 e suas alteraes, Circular Bacen n 3.461/2009 e suas alteraes e Carta-Circular Bacen n 3.542/12. Autorregulao Bancria. CONHECIMENTOS DE INFORMTICA: 1) Conhecimento avanado de Lgica de Programao Estruturada: raciocnio lgico, interpretao de algoritmos, anlise de variveis, anlise de fluxogramas, tipos de dados (numrico, alfanumricos, lgico, etc), manipulao de matrizes e tabelas, interpretao de expresses numricas e lgicas. 2) Conhecimento avanado da linguagem de programao IBM Enterprise Cobol: estrutura da linguagem (rea de numerao, rea de indicao, uso de Copy Books), estrutura de um programa Cobol (divises e sees), tipos e declarao de variveis, definio e utilizao de matrizes e vetores bidimensionais/tridimensionais e dinmicos, operadores e expresses aritmticas e condicionais, operadores relacionais, instrues: aritmticas, de dados, terminadoras, de Input-Output, de desvio, de repetio e condicionais, manipulao e pesquisa em tabelas, definio e utilizao de subrotinas internas, utilizao de comandos Cobol para manipulao de arquivos sequenciais e/ou VSAM, utilizao de comandos Cobol para manipulao de Bancos de Dados. 3) Conhecimento intermedirio de IBM Cobol para IBM CICS: estrutura dos programas, instrues bsicas, variveis de sistema, tratamento de erro. 4) Conhecimento intermedirio de IBM Cobol SQL para IBM DB/2: manipulao de cursores, utilizao de funes e operadores, utilizao de clusulas SQL, tratamento de erros SQL. 5) Conhecimento intermedirio da linguagem JCL (Job Control Language) e Procedure: interpretao de trechos de cdigo, Cartes JOB e PROC: parmetros, definio e utilizao de simblicos, Carto EXEC: parmetros, Carto DD: parmetros, cartes especiais e definio e utilizao de arquivos sequenciais, Cartes especiais IF, ELSE e ENDIF. 6) Conhecimento intermedirio em Modelagem de Dados: normalizao de Banco de Dados, Projeto de Banco de Dados, Modelo Conceitual EntidadeRelacionamento (ER), ndices e Chaves Primrias, Notao James Martin (p de galinha).

CONTEDO PROGRAMTICO Observao: Considerar-se- a legislao vigente at a data da publicao do Edital de Abertura das Inscries.

23

ANEXO IV - LOCAIS CREDENCIADOS

UF
AL AL AL AL AL BA BA BA BA BA BA BA BA BA BA BA BA BA BA BA BA BA BA BA BA BA BA BA DF GO GO GO GO GO GO GO GO GO

CIDADE
Arapiraca Macei Penedo Santana do Ipanema Unio dos Palmares Alagoinhas Barreiras Bom Jesus da Lapa Brumado Camaari Esplanada Feira de Santana Guanambi Irec Itaberaba Itabuna Jacobina Jequi Juazeiro Paulo Afonso Porto Seguro Salvador Santa Maria da Vitria Santo Antnio de Jesus Seabra Senhor do Bonfim Teixeira de Freitas Vitria da Conquista Braslia Anpolis Caldas Novas Formosa Goinia Itumbiara Posse Rio Verde Uruau Valparaso de Gois UNEAL MICROLINS

LOCAL CREDENCIADO

ENDEREO
Rua Governador Luiz Cavalcanti s/n 82 - Centro. Avenida Moreira e Silva, 278 - Farol. Avenida Floriano Peixoto, 127, 2 andar loja 23 - Centro. Rua Coronel Lucena Maranho, 127- Centro. Rua Ablio Gomes, 25 - Centro. Praa Rui Barbosa, 105 - Centro. Rua So Sebastio, 1200 - Barreirinhas. Avenida Manoel Novaes, 800 - Centro. ROD BR 030, KM 300 - Vila de Catiboaba. Avenida Radial A, 420 - Centro. Rua Dr. Antnio Gomes de Oliveira, 32 Centro. Av. Joo Durval Carneiro, Caseb, Edifcio Multplace, sala 1711 e 1712 Rua Camerino Neves, 193 - Centro. Rua Aristides Moitinho, 69 - Centro. Rua Rubens Ribeiro, 238 - Centro. Rua Lafayete Borborema, 46 Centro. Rua Senador Pedro Lago, 104 - Centro. Rua Alves Pereira,13 - 1 Andar Centro. Rua Francisco Martins Duarte, 702 Centro. Avenida Apolnio Sales, 977 - Centro. Avenida Getlio Vargas, 38 - Centro. Av. Joana Anglica, 169 - Nazar. Rua Sebastio Laranjeira 17 - Centro. Rua Gorgnio Jos de Arajo, n 23, 1 andar - Centro. Rua Horcio de Matos, 74 - 1 andar - Centro. Rua Benito Gama, 65 - Mercado. Avenida Marechal Castelo Branco, 56 - Centro. Rua Ascendino Melo, 166/ 2 andar - Recreio. Avenida Central, 790/ Ncleo Bandeirante. Rua 1, Quadra 2, Lote 2 So Joo. Rua Coronel Gonzaga esq. c/ Bento de Godoy. Rua 07, 391 Setor Central. Avenida 85, 160 - Setor Sul. Avenida Modesto Carvalho, 1363 - Santos Dumont. Rua Antnio Marcos Gouveia, 405 - Centro. Avenida Presidente Vargas, 925 - Setor Central. Avenida Tocantins, 176 - Centro. Rua 7, QD.07, LT01, CS 01, SN. Edifcio E & F Center - Parque Valparaiso Etapa A.

PONTO COM INFORMATICA ASOCIAO COMERCIAL DE SANTANA DO IPANEMA MASTER PRINT ZAMBO MICROLINS MICROLINS DATA PROCESS INFORMATICA WIZONE INFORMATICA MICROLINS ASSOCIACAO EDUCACIONAL COMUNITARIA DE ESPLANADA ENGENHO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO LTDA MICKS INFROMATICA NOVA TEC INFORMATICA LAN HOUSE GIGA.COM MICROLINS MICROLINS MICROLINS BITPLAN INFORMATICA SCREP INFORMATICA MICROLINS SOS EDUCAO PROMATEC INFORMATICA MICROLINS INTERAGE INFORMTICA PONTO NET MICROLINS MICROLINS INSTITUTO MIX LAN HOUSE INFORMTICA MICROLINS WEPS INFORMTICA SERVIOS CYBER CAF CENTRAL NET POINT LAN HOUSE DIMENSO INFORMATICA MICROLINS POINT VIRTUAL CAPACITA MAIS

24

UF
MG MG MG MG MG MG MG MG MG MG MG MG MG MG MG MG MG MG MG MS MS MS MS MS PA PA PA PA PA PA PA PA PA PA SP SP SP SP SP SP SP SP

CIDADE
Diamantina Juiz de Fora Belo Horizonte Conselheiro Lafaiete Contagem Divinpolis Governador Valadares Ipatinga Janaba Joo Monlevade Manhuau Montes Claros Passos Poos de Caldas Pouso Alegre Sete Lagoas Tefilo Otoni Varginha Viosa Bonito Campo Grande Dourados So Gabriel do Oeste Trs Lagoas Altamira Belm Abaetetuba /Barcarena Capanema Castanhal Paragominas Redeno/Marab Santarm Tucuru Xinguara Andradina Araatuba Araraquara Bairro Barra Funda Bairro Chcara Flora Bairro Itaquera Bairro Liberdade Bairro Pinheiros

LOCAL CREDENCIADO
CONEXO ON LINE LAN HOUSE MICROLINS INSTITUTO MIX INSTITUTO MIX SOS COMPUTADORES ABIL COMPUTAO MICROLINS MICROLINS MICROLINS INFORPLAY INFORMATICA KADOSHI INFORMTICA MICROLINS INFORM COMPANY HELP INFORMATICA BRASIL TREINA INSTITUTO MIX ABSOLUTA INFORMTICA SOS VARGINHA MICROLINS ZAP INFORMATICA MICROLINS MICROLINS EGTEC INFORMATICA BOLSO INFORMTICA ELITE CYBER CAF MICROLINS MICROLINS MICROLINS MICROLINS MICROLINS MICROLINS MICROLINS MICROLINS MICROLINS PREPARA ANDRADINA MICROLINS PREPARA CURSOS CYBERCAFENA YESNET INTERLAGOS INSTITUTO MIX DIPROPSITO LAN HOUSE MICROLINS

ENDEREO
Rua Augusto Nelson, 116 B - Centro. Rua Halfeld, 316 - Centro. Avenida Afonso Pena, 867 - Sobreloja 24 Centro. Praa Baro de Queluz,116 - Centro. Avenida Joo Csar Oliveira, 1328 - Eldorado. Rua Rio de Janeiro, 405 - Centro. Rua Marechal Floriano, 794/ sala 102 Centro. Rua Diamantina, 29 - Centro. Rua Cirilo Barbosa, 47 - Centro. Rua Gomes Batista, 11, loja 2 - Carneirinhos. Rua Luiz Cerqueira, 75 - Centro. Rua Coronel Joaquim Costa, 380 - Centro. Rua Jernimo Neto, 111 - Centro. Rua Paraba, 794 - Centro. Avenida Getlio Vargas,151 - Centro. Rua Floriano Peixoto, 47 - Centro. Avenida Getlio Vargas, n 101 B - Centro. Av. So Jos - 197; Centro. Rua Dr. Milton Bandeira, 376 Loja 1 - Centro. Rua Nova Jerusalm, 1061 Sala 1 - Centro. Rua Cndido Mariano, 1780 - Centro. Rua Joo Cndido da Cmara, 675 A - Centro. Avenida Getlio Vargas, 757/ sala 208 - Centro Av. Dr. Eloy Chaves, 47 - Centro. Rua Manoel Unduzeiro, 1694 - Centro. Avenida Alcindo Cacela, 829 - Umarizal. Avenida Cnego Batista Campos, quadra 377, lote 10, Vila dos Cabanos. Rua Dom Pedro II, 500 - Centro. Avenida Baro do Rio Branco, 2035/ 106 a 117, Centro. Rua Fernando Gulhon, 85, Centro. Avenida VP-8, Folha 32, Quadra 02, Lote 04 A e B - Altos - Nova Marab. Avenida Rui Barbosa, 500 - Centro. Rua Lauro Sodr, 387- Centro. Rua Ceclia Meirelles, 635. Rua Doutor Orensy Rodrigues da Silva, Centro. Rua Floriano Peixoto, 614, Vila Mendona. Avenida Brasil, 614, Centro. Rua Alfonso Bovero, 1443 - Perdizes. Av. Sargento Geraldo Santana 1491 (Hipermercado Extra Interlagos), loja 04. Rua Gregrio Ramalho, 273 - Itaquera. Rua Colnia da Glria, 42 Vila Mariana. Rua Teodoro Sampaio, 2461-D S/L - Pinheiros.

25

UF
SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP TO TO TO TO TO TO

CIDADE
Bairro Santana Bairro Santo Amaro Bairro Tatuap Bairro Vila Mariana Bauru Botucatu Campinas Franca Guarulhos Itapeva Itapetininga Jales Jundia Lins Marlia Mogi Guau Osasco Ourinhos Piracicaba Presidente Epitcio Presidente Prudente Registro Ribeiro Preto Santos So Bernardo do Campo So Carlos So Jos do Rio Preto So Jos dos Campos Sorocaba Taubat Votuporanga Araguana Dianpolis Guara Gurupi Palmas Paraso do Tocantins MICROLINS AR CYBER NET

LOCAL CREDENCIADO
Rua Salete, 182 Santana. Rua Iguatinga, 347 - Santo Amaro.

ENDEREO

LAN HOUSE EVOLUTION UNIT ZERO NCLEO G3 CYBER CAF MICROLINS MICROLINS MICROLINS REMATELES INFORMTICA NET INFORMTICA MICROLINS CENAIC MICROLINS MICROLINS MICROLINS PEOPLE MICROLINS MICROLINS MICROLINS NET GAMES LAN HOUSE MICROLINS RADAR LAN HOUSE AGIL CURSOS MICROCAMP SPEED LAN MICROLINS MICROLINS MICROLINS EURODATA GIGA BYTE NET E GAMES MICROLINS INSTITUTO MIX ASSTEC INFOR ELYTE INFORMTICA GIRAFAS LAN HOUSE PEOPLE LAN HOUSE ACESSO COM

Praa Silvio Romero, 255 - Tatuap. Rua Domingos de Morais, 1877 - Vila Mariana. Av. Rodrigues Alves, 9-28 - Centro. Avenida Santana, 266 - Centro. Rua Ernesto Kulmann 136 Centro. Rua Augusto Marques, 1747-Centro. Rua Francisco de Paula Pereira Pacheco, 21 - Jardim Accio. Rua Mario Prandini, 341 - Centro. Rua Doutor Virglio de Rezende, 621- Centro. Avenida Francisco Jalles, 2645, Centro. Rua Vigrio J.J. Rodrigues, 634 trreo Centro. Rua Santo Antnio, 133 - Vila Alta. Avenida das Esmeraldas, no. 1225 - J. Tropical. Avenida 9 de Abril,669/ Centro. Rua Dona Primitiva Vianco, 353 - Osasco. Rua Dos Expedicionrios, 142 - Sala 03 - Galeria Vitria - Centro. Rua Rangel Pestana, 797. Avenida Presidente Vargas, n 1139- Centro. Avenida Coronel Jos Soares Marcondes, 353 - Vila Maristela. Rua gata 94, Vila So Francisco. Av. Independncia 572 - Centro. Rua Doutor Galeo Carvalhal, 54 Gonzaga. R Walter Carlos Zanini, 255 Assuno. Rua Nove de Julho, 858 - Centro. Rua Antnio de Godoy, 3277 - Centro. Rua Vilaa, 394 - Centro. Largo So Bento, 45 - Centro. Rua Dona Aranha, 147 - Jd. Ourilndia. Avenida Antnio Augusto Paes 3882 - Vila Paes. Rua Santa Cruz, 662 - Setor Central. Avenida 7 Setembro, 635, Setor Brasil. Avenida Bernardo Sayo 1912 - Setor Central. Rua A, QD 16,lt 11, N 09 - Setor Vila Guaraci. Avenida JK 106 Sul, lote 13 - andar superior; Plano Diretor Sul. Rua Amncio de Morais, 923.

26

ANEXO V - CRONOGRAMA

EVENTOS BSICOS

DATAS

Inscries. Solicitao de inscrio com iseno do valor de inscrio. Resultado preliminar dos pedidos de iseno do valor de inscrio. Prazo para contestao de candidatos que tiveram a solicitao de iseno do valor de inscrio indeferida. Divulgao da relao de candidatos que tiveram a solicitao de iseno do valor de inscrio deferida, aps contestao. Entrega dos Cartes de Confirmao de Inscrio (via ECT) exclusivamente para os inscritos nos locais de inscrio credenciados e obteno impressa do Carto de Confirmao de Inscrio no endereo eletrnico (www.cesgranrio.org.br). Atendimento aos candidatos com dvidas sobre os locais de provas, vagas reservadas ou tratamento diferenciado para realizao das provas. Aplicao das provas objetivas e de redao. Divulgao dos gabaritos das provas objetivas. Interposio de eventuais recursos quanto s questes formuladas e/ou aos gabaritos divulgados Divulgao dos resultados das provas objetivas e das notas preliminares de Redao. Vista da prova de Redao no site da FUNDAO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br) e pedido de reviso das notas. Divulgao dos resultados finais.

12/12/2013 a 07/01/2014 12 a 16/12/2013 19/12/2013 19 e 20/12/2013 06/01/2014 A partir de 05/02/2014

06 e 07/02/2014 09/02/2014 10/02/2014 10 e 11/02/2014 27/03/2014 27 e 28/03/2014 29/04/2014

27

You might also like