You are on page 1of 10

A guardi das tradies: a Histria e o seu cdigo curricular The guardian of traditions: History and its curricular code

Katia Maria Abud1


RESUMO
Este trabalho estuda a permanncia de contedos da Histria do Brasil nos programas escolares. Considera desde as primeiras formulaes curriculares da disciplina nos programas do Colgio Pedro II at as propostas curriculares surgidas no final do sculo XX, para analisar a concepo da Histria escolar. Fundamenta-se no conceito de cdigo curricular formulado por Raimundo Cuesta Fernndez, que o entende como uma tradio social composta por ideias e princpios e por um conjunto de prticas profissionais que contribuem para fixar a Histria como disciplina escolar. Palavras-chave: Didtica da Histria; ensino de Histria; contedos de Histria.

ABSTRACT
This paper studies the permanency of some contents of Brazils History in school programs. It refers to the first formulations of curricular programs in the discipline of the Pedro II Secondary School to the curriculum proposals raised in the late twentieth century, to analyze the schools conception of History. It is based on the concept of code curriculum formulated by Raimundo Cuesta Fernndez, who understands how a social tradition consists of ideas and principles and practices of a group professionals practices who help to set school history as a discipline. Keywords: Didactic of History; History teaching; History contents.

1 Doutora em Histria Social. Professora de Metodologia do Ensino de Histria e do Programa de Ps-Graduao da Faculdade de Educao da Universidade de SP. e-mail: kmabud@gmail.com

Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 42, p. 163-171, out./dez. 2011. Editora UFPR

163

ABUD, K. M. A guardi das tradies...

Desde o surgimento de um campo de conhecimento identificado como Histria, na Antiguidade Clssica, ele vem ocupando um lugar definido na formao dos jovens. Quando as formas de educao existentes eram reservadas exclusivamente aos jovens da elite, a Histria que lhes era ensinada visava sua formao como provveis futuros lderes militares e chefes de governo. Por isso, ao conhecimento histrico se atribuam objetivos relacionados oratria, ordenao, memria e formao moral dos sujeitos. A persistncia de tais objetivos notada nos relatos medievais, que nos contam sobre a formao dos jovens no perodo e no prprio quadro de disciplinas das primeiras universidades no mundo ocidental. Fundamentada na histria bblica, a construo de uma memria histrica oficial foi paginada pelo Estado e pela Igreja, mantidos que foram seus objetivos originais por todo o perodo moderno (CUESTA FERNNDEZ, 1997, p. 20). O surgimento e o desenvolvimento da burguesia, a partir do final do sculo XVIII, estenderam o alcance da escolaridade aos jovens daquela classe, ao mesmo tempo em que se expandiam as escolas organizadas, fossem as de primeiras letras, fossem as secundrias, que se consolidaram j no incio do sculo XIX, quando a Histria passou a ter um lugar especifico no currculo e um cdigo curricular definido. De acordo com Raimundo Cuesta Fernndez (1997), cdigo disciplinar se entende como uma tradio social composta por ideias e princpios (cientficos, pedaggicos, polticos etc.) sobre o valor da matria de ensino e por um conjunto de prticas profissionais que contribuem para fixar a imagem social da Histria como disciplina escolar. Tanto o lugar especfico no currculo como o cdigo disciplinar se definiram pelos interesses da burguesia. De acordo com Furet, o surgimento da Histria como campo de conhecimento coincidiu com a expanso do nacionalismo no continente europeu e com a imposio de se fazer a genealogia da nao. Como mtodo cientfico e como concepo de evoluo, ela se desenvolveu buscando o fortalecimento do Estado, tido como a conformao material da nao (FURET, s/d., p. 193). No Brasil, ainda na primeira metade do sculo XIX, tiveram incio as formas institucionais de escolarizao e ensino, sob a responsabilidade do Estado: as escolas de primeiras letras e o curso secundrio, este materializado pela criao, em dezembro de 1837, do Colgio D. Pedro II. Nesta segunda forma de escolarizao, pretendemos nos ater para colocar em discusso o ensino de Histria organizado pelos documentos curriculares, que iniciaram sua existncia a partir de ento. A Histria e seu ensino, no Brasil, encontram suas razes mais longnquas na historiografia francesa. Surgiram ao mesmo tempo e com os mesmos
164 Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 42, p. 163-171, out./dez. 2011. Editora UFPR

ABUD, K. M. A guardi das tradies...

pressupostos: positividade e linearidade dos acontecimentos histricos. O nascimento da Histria no Brasil coincide temporalmente com o nascimento do curso secundrio e a incluso da Histria como uma de suas matrias**. Alguns meses depois da criao do Colgio D. Pedro II, foi inaugurado o Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro, que passou a congregar pensadores em busca da identidade nacional brasileira. Desse grupo saram os primeiros professores de Histria para a instituio escolar. A criao da nossa primeira escola pblica contempornea expanso da escola francesa, ps-Revoluo. Nela encontrou o apoio necessrio para a formao curricular, por meio dos programas e dos manuais didticos. Os programas elaborados pelos lentes do Colgio D. Pedro II, a quem cabia tal incumbncia, pouco se modificavam de um ano para outro (VECCHIA, A.; LORENZ, K. M, 1998). Alm de dirigir os professores do Pedro II, tinham tambm a finalidade de orientar os professores dos cursos preparatrios para que seus alunos conseguissem a aprovao nos exames preparados pela escola oficial para obter o certificado de concluso do Curso Ginasial. Por isso, podemos ter os programas como uma fonte importante para entender o percurso do ensino de Histria, no que diz respeito s concepes predominantes na organizao da matria na escola, at a reforma da educao elaborada em 1931, conhecida como reforma Francisco Campos. A partir da criao do curso secundrio seriado, as escolas passaram a ter autonomia para realizar seus prprios exames, bem como a ter seu currculo e programas produzidos pelo recm-criado Ministrio da Educao e Sade Pblica. Sem entrar na anlise da disposio na grade curricular e no nmero de aulas de Histria, o que se pode perceber pela anlise dos programas a permanncia de um cdigo curricular desde o incio da Histria na escola. Primeiramente, destaca-se a cronologia. Elza Nadai nos lembra da importncia da influncia francesa na criao do Pedro II na elaborao dos programas de Histria e na centralizao do seu ensino nos manuais franceses, traduzidos ou no, para uso dos alunos.
A Histria ptria surgia como seu apndice [da Histria da Europa Ocidental], apresentada como a verdadeira Histria da Civilizao.
** Segundo Andr Chervel, as disciplinas escolares so entidades epistemolgicas relativamente autnomas e deslocam o acento das decises, das influncias e de legitimaes exteriores em direo escola, inserindo o saber por ela produzido no interior de uma cultura escolar. As disciplinas escolares se formam no interior dessa cultura, tendo objetivos prprios e muitas vezes irredutveis s cincias de referncia. (BITTENCOURT, Circe Maria F. Disciplinas escolares: histria e pesquisa. In: OLIVEIRA, M. A. T. de; RANZI, S. M. F. Histria das disciplinas escolares no Brasil: contribuies para o debate. Bragana Paulista: EDUSP, 2003. p. 9-19.)

Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 42, p. 163-171, out./dez. 2011. Editora UFPR

165

ABUD, K. M. A guardi das tradies...

Relegada aos anos finais dos ginsios, com nmero nfimo de aulas, sem uma estrutura prpria, consistia em um repositrio de biografias de homens ilustres, de datas e batalhas (NADAI, 1992/1993).

Mais tarde, aproximadamente um sculo depois, na escola republicana a Histria do Brasil adquiriria uma estrutura emprestada aos programas da escola europeia, adotando dessa maneira o cdigo curricular que vinha se estabelecendo naquele continente. Procurou-se adaptar os perodos da histria nacional brasileira aos perodos da Histria da Civilizao. A cada um dos perodos da histria europeia correspondia um equivalente do Brasil. Os programas passaram a ser compostos pela histria dos indgenas americanos, correspondentes PrHistria e Antiguidade, e a partir da chegada dos europeus e do incio da colonizao se aprofundavam as tentativas de aproximao com a Histria europeia: o Brasil colonial equivaleria a dois dos perodos da Histria da Civilizao: ao medieval e ao moderno. Havia propostas de anlise das instituies coloniais que partiam de conceitos adequados anlise da histria europeia. O exemplo mais conhecido a comparao do sistema de capitanias, criado para colonizao e povoamento portugus em 1532, ao sistema feudal, predominante na Europa entre os sculos VI e XV. Devo enfatizar que, excetuando as situaes de evidente exagero como a citada, tem prevalecido nos currculos, com curtos perodos de modificao, a mesma periodizao. Os primeiros programas de Histria, elaborados para o Pedro II, seguiam com rigidez as proposies de Von Martius, vencedoras do concurso do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro, que indicavam como se devia escrever a Histria do Brasil (VON MARTIUS, 1845). Seguiam as indicaes do pesquisador europeu, mas j elaboradas pelo trabalho de Francisco Adolfo Varnhagen, na Histria Geral do Brasil, em 1857, que por sua vez foi modelo para os programas da disciplina Histria do Brasil no colgio. Os primeiros livros didticos produzidos pelos professores do Pedro II seguiam a mesma forma de organizao dos contedos. Em relao Histria Universal, os idealizadores do Colgio admitiam que havia sido necessrio buscar no exterior a experincia que faltava aos dirigentes nacionais. Por esse motivo, imps-se o modelo francs cujos compndios foram traduzidos para uso dos estudantes brasileiros (NADAI, 1992/1993). A produo histrica brasileira herdou seus elementos constitutivos da historiografia francesa e os adequou necessidade de construo da identidade nacional brasileira. Segundo Furet, no incio de sua construo como conhecimento a histria era tida como a rvore genealgica das naes europeias e da civilizao de que so portadoras (FURET, s. d., p. 136). A ideia de nao, no

166

Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 42, p. 163-171, out./dez. 2011. Editora UFPR

ABUD, K. M. A guardi das tradies...

contexto intelectual e poltico do sculo XIX, enlaada de cidadania, se embasava na crena de uma identidade comum dos indivduos de variados grupos tnicos e/ou classes sociais. A histria dos grupos dominantes, poltica e economicamente, seria necessariamente a mesma daqueles que eram por eles governados. Aliava-se ainda concepo de histria dominante a narrativa dos feitos daquela classe, comprovados pelos documentos (nicas fontes admitidas) que os mesmos protagonistas produziam. Nesse contexto, nasceu a Histria como disciplina escolar. Os programas de estudo traziam a mesma datao e a seleo dos fatos a serem estudados era feita a partir das listas de acontecimentos selecionados pelos historiadores acadmicos, que com frequncia eram os mestres escolares. A Histria escolar no nasceu no Brasil, aqui ela foi caudatria da europeia, tal como o foi na verso acadmica. Nos rumos de institucionalizao traados, seguiu os roteiros j trilhados pelos estabelecimentos escolares na Europa e, em especial, na Frana. Na primeira metade do sculo XX, se assistiu expanso das escolas secundrias no Brasil. No mesmo perodo, foram criadas as primeiras universidades, responsveis pela produo da Histria brasileira. Apesar de terem, em princpio, alm da pesquisa cientfica o encargo da formao dos professores secundrios, a primeira foi assumida como sua funo primordial, seguindo o modelo das universidades europeias. A formao de professores deveria ficar a cargo dos institutos de educao. Isto de fato ocorreu relativamente aos professores dos primeiros anos escolares. Os professores especialistas nas disciplinas curriculares do ensino secundrio eram formados pelos cursos universitrios. Completavam a formao pedaggica nos institutos de educao, nos anos iniciais de funcionamento das universidades brasileiras. O desenvolvimento do ensino de Histria no curso secundrio no correu paralelamente ao dos cursos universitrios, que trouxeram para a pesquisa as inovaes de grupos de historiadores europeus, como ocorreu na Universidade de So Paulo, cujo curso de Histria contou com a presena de historiadores dos Annales. O sistema de ensino dominante desde a criao da primeira escola secundria oficial, que vigorou at 1931, ano da Reforma Francisco Campos (Decreto 19.890/31), manteve, at aquela data, o Colgio Pedro II como escola padro, da qual saam os programas para todos os exames, para eliminao das cadeiras e obteno do certificado de concluso do curso. A Reforma Francisco Campos transformou radicalmente o sistema de ensino e deu s escolas secundrias reconhecidas oficialmente autonomia para expedir seus prprios diplomas de concluso do curso secundrio e aos sistemas escolares estaduais a autorizao para elaborar seus prprios programas. Este fato no trouxe
Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 42, p. 163-171, out./dez. 2011. Editora UFPR 167

ABUD, K. M. A guardi das tradies...

grandes mudanas. A leitura dos programas elaborados pelas escolas estaduais autnomas no fugia aos cnones j consagrados pelo Pedro II, mantendo para o ensino secundrio as concepes de Histria que vinham do sculo anterior, que continuavam a ser do interesse das elites governantes. A expanso da escola secundria era considerada de importncia capital para a formao de setores da sociedade que estavam em expanso, como as classes mdias urbanas. A escolarizao seria um instrumento de preparao das novas camadas dirigentes, dos cidados que iriam governar o pas. A escola deveria transmitir um tipo de saber civilizatrio, para formar aquela categoria social que fica entre o povo e os dirigentes do pas, tanto na poltica como na cincia. As ideias, por meio deles, filtram-se, descendo continuamente das camadas superiores at os mais humildes: so eles que mantm coeso o corpo da nao (NADAI, 1988, p. 235). A Histria da Civilizao passou a incorporar toda a Histria que conhecemos como geral, mais ainda a Histria da Amrica e do Brasil, distribuindo os contedos igualmente por todas as sries do curso ginasial, ento em nmero de cinco. Divididos em itens I e II, o primeiro listava os contedos da Histria europeia e o segundo os contedos de Histria do Brasil e da Amrica, que ficavam em ntida desvantagem quanto ao tempo disponvel para seu ensino. Essa distribuio, segundo Amlia Domingues de Castro (1955), pretendia estabelecer uma estreita vinculao entre o estudo do passado nacional e americano com o passado europeu. Contudo, demonstrava a concepo predominante em relao Histria e ao seu ensino: no existiria para ns, se no fosse precedida da Histria do Ocidente com algumas poucas inseres do Oriente Prximo. As reformas curriculares que sucederam Reforma Campos, entre as quais se destaca, pela sua amplitude, a realizada pelo Ministro da Educao do Estado Novo, Gustavo Capanema, em 1942, no modificaram os aspectos essenciais dos programas de Histria para o curso ginasial: a relao de subalternidade da Histria do Brasil em relao Histria da Europa Ocidental; a permanncia da linha do tempo e da sequncia cronolgica na organizao dos contedos e a predominncia dos contedos de natureza poltica, secundarizados pelos fatos da Histria Econmica. A Lei 4.024/61, de Diretrizes e Bases da Educao Brasileira, alterou a organizao curricular em todos os seus sentidos: criou e eliminou disciplinas, alterou sua distribuio pelas diferentes sries e modificou a carga horria de cada uma delas. As disciplinas escolares relativas s Cincias Humanas sofreram cortes que as mutilaram para atender s necessidades provocadas pela entrada de disciplinas profissionalizantes no currculo Histria e Geografia perderam
168 Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 42, p. 163-171, out./dez. 2011. Editora UFPR

ABUD, K. M. A guardi das tradies...

espao em uma das sries do curso ginasial: no se ensinava Histria na 3. srie e no se ensinava Geografia na 4. srie. Influenciados por ideias da Escola Nova, tendncia pedaggica que se desenvolvera a partir das primeiras dcadas do sculo XX, os programas escolares se curvaram aos cnones e ao predomnio das ideias da Psicologia da Educao como bases de apoio para a distribuio dos contedos. Houve ento uma troca de contedos e nas primeiras duas sries passou-se a ensinar a Histria do Brasil e na 4.a srie ginasial distribuiu-se a chamada Histria Geral. Uma dcada aps a promulgao da Lei 4.024, nova legislao atingia a educao, trazendo novamente mudanas estruturais por meio da Lei 5.692/ 71. O curso ginasial foi incorporado ao curso primrio e com isso foi criado o curso integrado de primeiro grau. Histria e Geografia desapareciam como disciplinas independentes e seus contedos surgiam diludos nos contedos de uma nova disciplina imposta ao primeiro grau: Estudos Sociais. Como os sistemas escolares estaduais gozavam de uma relativa autonomia quanto organizao e distribuio curricular, cada Estado brasileiro buscou solues prprias para a implantao da Lei 5.692/71. De modo geral, rejeitava-se Estudos Sociais como disciplina das ltimas quatro sries do primeiro grau, pois entendia-se que, ao retirar de Histria e Geografia a autonomia como disciplina escolar, seus mtodos de produo de conhecimento tambm seriam excludos do seu ensino. Que o ensino de Histria fosse produzido como o conhecimento cientifico era o desafio que grupos de professores enfrentavam no magistrio. A concepo da disciplina escolar como produtora de conhecimento novo se tornou um ponto de concordncia, na medida em que se consideravam os suportes pedaggicos como auxiliares no somente na construo do conhecimento escolar, mas tambm na produo de conhecimento. O ensino de Histria, pensava-se, poderia trazer novos aportes ao conhecimento histrico e os seus mtodos de ensino poderiam ser mtodos de produo de conhecimento. Os contornos da Histria continuaram, porm, definidos na mesma linha cronolgica que tinham traado a organizao dos programas do Pedro II. Mesmo quando, com o incio do processo de redemocratizao em meados dos anos 1980, despontaram propostas curriculares com formas de organizao de contedos inspiradas em diferentes correntes de pensamento, ora priorizando o cotidiano como tema, ora as formas econmicas ou as sociais, notou-se a permanncia das formas de periodizao que vinham do sculo XIX. A permanncia da periodizao tambm um fato a ser notado nos Parmetros Curriculares Nacionais e nas mais recentes propostas estaduais (sempre lembrando das honrosas excees).

Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 42, p. 163-171, out./dez. 2011. Editora UFPR

169

ABUD, K. M. A guardi das tradies...

Jean Chesneaux (1984), ao propor o presente como ponto de partida para reconstruo do passado, analisa a periodizao da Histria tal como a conhecemos Pr-Histria, Histria Antiga, Histria Medieval, Histria Moderna e Contempornea e que inspirou nossos historiadores ao periodizarem a Histria do Brasil. Lembra-nos que a periodizao foi elaborada no sculo XIX para atender aos interesses da escola burguesa e moldar o pensamento dos jovens estudantes, para quem aquela Histria era produzida. A diviso em perodos (que os programas no conseguem romper) preconiza a existncia de uma nica forma de histria, que se representa na Histria Poltica. Ao assumir os marcos divisrios de fatos polticos, toda a narrativa passa a ser conduzida por eles, mesmo quando se inserem temas da Histria Econmica, Social, da Arte, entre outros. O peso de conhecimentos que se tornaram obrigatrios por fora da tradio escolar vem, dessa forma, anulando as possibilidades de inovao no ensino de Histria. Ao obedecer s regras impostas por um cdigo curricular que aglutina as formas consagradas e vem fechando as possibilidades de renovao, cada vez mais a Histria se consagra como guardi das tradies.

REFERNCIAS
CASTRO, Amlia Domingues de. A Histria no curso secundrio brasileiro. Revista de Pedagogia, So Paulo, v. 2, n. 1, p. 57-78, jan.-jun. 1955. CHESNEAUX, Jean.?Hacemos tabla rasa del pasado? A propsito de la historia y de los historiadores. Buenos Aires: Siglo veintiuno editores, 1984. CUESTA FERNNDEZ, Raimundo. Sociogenesis de una disciplina escolar: la Histria. Barcelona: Ediciones Pomares-Corredor, 1997. FURET, Franois. A oficina da histria. Trad. Adriano D. Rodrigues. Lisboa: Gradiva, s/d. NADAI, Elza. A ideologia do progresso e o ensino superior brasileiro. So Paulo: Loyola, 1988. ______. O ensino de Histria no Brasil: trajetria e perspectiva. Revista Brasileira de Histria, So Paulo, v. 13, n. 25-26, p. 143-162, set. 92/ago. 93. SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Histria com pedagogia: a contribuio da obra de Jonathas Serrano na construo do cdigo disciplinar da Histria no Brasil.
170 Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 42, p. 163-171, out./dez. 2011. Editora UFPR

ABUD, K. M. A guardi das tradies...

Revista Brasileira de Histria, So Paulo: ANPUH, v. 24, n. 48, p. 189-212, jul.-dez. 2004. (Produo e Divulgao de Saberes Histricos e Pedaggicos.) VECCHIA, Aricl; LORENZ, Karl Michael. Programa de Ensino da Escola Secundria Brasileira (1850-1951). Curitiba: s/e., 1998. VON MARTIUS, Karl. Ph. Como se deve escrever a histria do Brasil. Revista do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 6, n. 24, p. 381-403, 1845.

Recebido em 05 de abril de 2011. Aprovado em 18 de junho de 2011.

Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 42, p. 163-171, out./dez. 2011. Editora UFPR

171

172

You might also like