You are on page 1of 9

Ambiente do Empreendedor - Plano de Negcio

http://campeche.inf.furb.br/empinf/empreendedor/index3.php?page=PN_publico_html&id_empresa=130

PLANO DE NEGCIO: Moa Bakana


Ademir Jos Taufenback (taufenback@brturbo.com.br) Ludmila Yared Kielw agen (ludyk@yahoo.com) Mauri Bodenmller (bodenmuller@cremer.com.br; boda.mb@ig.com.br) Vanderlei Ballmann (vanderlei@senior.com.br)

Foto - Socios
Foto dos Socios

1 de 9

18/03/2010 10:32

Ambiente do Empreendedor - Plano de Negcio

http://campeche.inf.furb.br/empinf/empreendedor/index3.php?page=PN_publico_html&id_empresa=130

Identificao da Empresa
Qual o hobby do empreendedor?
Estudar, observar as tendencias da moda feminina.

Criao da Empresa
Moa Bakana - Seu estlo de Vestir

2 de 9

18/03/2010 10:32

Ambiente do Empreendedor - Plano de Negcio

http://campeche.inf.furb.br/empinf/empreendedor/index3.php?page=PN_publico_html&id_empresa=130

Idia do Produto
A loja Moa Bakana atuar no ramo de vesturio e acessr ios femininos, oferecendo produtos com valor agregado. Sero comercializadas roupas femininas para adultos e acessrios tais como: bermudas, saias, calas, shorts, blusas, brincos, pulseiras, cintos e bolsas. O ponto forte sero os artigos em jeans e sarja, por serem pr odutos diferenciados dos demais concor rentes em estilo e qualidade, que estaro disponveis do tam anho 34 a 42. J as blusas estar o disponveis nos tam anhos P, M e G . A empresa ter como conceito de negcio: m oda. O atendim ento ser feito de form a per sonalizada. A sede da em presa ser localizada no Calado Praia Shopping, na cidade de Itapema, SC. A em pr esa ser enquadr ada como microem presa e optante do Sim ples, devido unificao dos impostos. O m er cado alvo ser composto por pessoas locais, turistas e ver anistas do sexo feminino, entre 15 e 35 anos, das classes B e C, que adotam um estilo despojado de vestir.

Uso de Hardware / Software / Servios


Em presa de servios, por m pretendem os criar um site com e- com merce para ter acesso a cadastro e infor maes de clientes.

Tecnologia
A loja ter com o vantagem com petitva do produto um a melhor aparncia (ser feito um investimento para que a loja possua layout e vitr ine diferenciada das demais lojas existentes no shopping)

Internet
Inicialmente criamos um e-mail para que os clientes tenham um canal aberto com a loja. Posterior mente, ser cr iado um site da loja para que todos tenham acesso as inform aes e novidades.

Quando aconteceu a motivao?


Aconteceu no ano de 2006.

Pontos fortes e fracos


Pontos fortes: - Localizao;

3 de 9

18/03/2010 10:32

Ambiente do Empreendedor - Plano de Negcio

http://campeche.inf.furb.br/empinf/empreendedor/index3.php?page=PN_publico_html&id_empresa=130

Flexibilidade no pagam ento; tim o relacionamento com o fornecedor; Diversidade de modelos; Pagamento de fornecedores a vista; Boa estrutura interna da loja;

Pontos Fracos: - Pr incipais concorr entes esto no mesmo shopping; - Muitas lojas do m esm o segmento situadas na avenida principal da cidade; - Horrio de funcionamento. Restrito ao horr io de funcionam ento do shopping;

Qual o ramo de atividade?


Sua empresa se enquadra na Indstria? Sua empresa se enquadra no Comrcio?
Comrcio de roupas fem ininas.

Sua empresa se enquadra em Prestao de Servios?

Amplitude da Empresa
Identificar nicho de mercado
O mercado alvo ser composto por pessoas locais, da cidade de I tapema/SC, tur istas e veranistas do sexo feminino, entre 15 e 35 anos, das classes B e C.

Amplitude - Curto Prazo


A curto prazo iremos atender somente a regio de Itapema em SC.

Amplitude - Mdio Prazo


A mdio prazo (1 ano) pretendemos atender tam bm o litoral norte de Santa Catarina, nas cidades de Balnerio Cambori, J oinville, Piarras.

Amplitude - Longo Prazo


A longo pr azo (3 anos) pr etendem os atuar nas principais cidades do estado de Santa Catarina, entre elas: Blum enau, Chapec, Flor ianpolis, Criciuma.

Relacionamento
A moa bakana tem um bom relacionamento com : Executivo: administrao do shopping Calado Praia Shopping e com a prefeitura do municpio. Poltica: como os scios so em presrios bem relacionados tem tim os contatos com inmeros polticos.

4 de 9

18/03/2010 10:32

Ambiente do Empreendedor - Plano de Negcio

http://campeche.inf.furb.br/empinf/empreendedor/index3.php?page=PN_publico_html&id_empresa=130

Os Dez Mandamentos
1 - Assumir riscos
O s riscos enfrentados : investim entos antes de abrir a loja, aluguel adiantado dos trs meses da temporada, mobilia e decorao da loja e a compra de toda a m ercadoria (estoque).

5 - Tomar decises

O que pesa na escolha?


Experincia
O s dois scios da empresa tem am pla experincia em administrao de em presas, com forte perfil de gerenciamento. A gerente da loja tem experincia em com rcio e m oda, sem pr e antenada as novas tendncias.

Mercado fornecedor
O fornecedor dos produtos que sero o carr o- chefe da em presa foi escolhido por possuir um pr oduto diferenciado e de alta qualidade. J nos fornecedores dos dem ais produtos, busca-se qualidade aliada ao m enor preo. Para o produto essencial da empresa foi desenvolvida parceria com o fornecedor , sendo m antida um a r elao de confiabilidade. Para os novos clientes deste fornecedor ser concedido apenas 5% de desconto vista, diferentem ente do desconto concedido nossa em pr esa e outras j cadastradas, que de 10%. Para os dem ais produtos os fornecedores sero diversificados, de acordo com a necessidade da loja no m om ento.

Mercado consumidor
a) Realidades do mercado Segundo dados do IBGE, o nmero de habitantes da cidade de Itapema est estimado em 34.448 (01/07/2006). O mercado potencial no foi clar am ente definido, em virtude de no se encontrar inform aes precisas sobr e o nm er o de turistas que costumam visitar o litoral de I tapema no vero. No entanto, sabe-se que a tem por ada de ver o no litoral de Itapem a est muito ligada a econom ia. Temos com o exemplo, a diminuio de turistas argentinos em funo do cm bio, assim como tam bm , no ano de 2005, houve um a significativa queda dos turistas de Mato Gr osso, em funo da febre aftosa. O utro ponto a ser ressaltado o fato da ainda precria estrutur a de abastecim ento de gua no perodo de maior concentrao de turistas. b) Nmero de possveis clientes: Segundo dados do prprio Calado Pr aia Shopping, o nmero de pessoas que circulam neste na temporada, em m dia de 4.000 pessoas/dia. Destas 4.000 pessoas/dia, em m dia 65% so mulheres, ou seja, 2.600 mulheres/dia. D estas 2.600 m ulheres/ dia, em m dia 60% tem entre 15 e 35 anos, ou seja, 1.560 mulheres/dia o nmero de possveis clientes. c) Nmero de provveis clientes: Utilizando com o concorr entes a RG .com, Meninas.com e Persona (que possuem o mesmo perfil e os fator es concorrncias tam bm so m uito par ecidos) o nmero de provveis clientes so:

5 de 9

18/03/2010 10:32

Ambiente do Empreendedor - Plano de Negcio

http://campeche.inf.furb.br/empinf/empreendedor/index3.php?page=PN_publico_html&id_empresa=130

1.560 / 4 = 390 clientes/dia. Vale ressaltar que este nmero poder se modificar caso novos concorrentes venham a aparecer.

Recursos financeiros e humanos


PROD UTO S E SERVIOS a) G arantia dos produtos e servios: Ser dada a garantia confor me o exigido pelo cdigo do consum idor b) For ma de resoluo dos problem as com garantia: Se em 30 dias o pr oblem a no for resolvido, troca-se por outra mercadoria igual ou similar, ou devolve-se o dinheir o ( conform e cdigo do consumidor) . Casos especficos ser o / podero ser tratados de forma difer enciada, por se tratar em de turistas. c) Previso de custos anuais com gar antia: Envio da pea para o fabr icante (So Paulo) e posterior envio par a o cliente (custo aproxim ado de 0,1% sobre o faturam ento). FORA DE VEND AS a) Equipe de vendas da empresa: A fora de vendas ser com posta pelos proprietrios e m ais dois vendedor es. b) O bjetivos dos vendedores: Alm de vender, as vendedoras tero como objetivo colher inform aes junto aos clientes, observar os concorrentes ao circular no shopping, montar vitrine e organizar a loja. c) Poltica de remunerao dos vendedores: A poltica de rem unerao ser mista ( fixo + varivel) . A com isso ser paga de form a pr ogressiva, variando de no mnim o 1% e m ximo 4% sobr e as vendas. d) Critrios para avaliao de desem penho dos vendedores: O s vendedores sero avaliados pela receita de vendas e m onitorados pelos proprietrios que estaro no am biente de trabalho. RECURSOS H UMANOS a) Recrutam ento de pessoal: O recr utamento ser realizado pela gerente da loja, atravs de indicao e anlise de currculos recebidos pelo shopping. b) Seleo do pessoal: A seleo das vendedoras ser feita pelos scios, com o acompanham ento da gerente, atr avs de entrevista e anlise de docum entos.

Localizao
A sede da em presa ser localizada no Calado Praia Shopping, na cidade de Itapema, SC. A oportunidade vizualizada pela em presa o grande fluxo de pessoas na temporada, com disponibilidade para gastos extras.

6 de 9

18/03/2010 10:32

Ambiente do Empreendedor - Plano de Negcio

http://campeche.inf.furb.br/empinf/empreendedor/index3.php?page=PN_publico_html&id_empresa=130

Ponto de venda
A loja ter com o fatores de diferenciao do negcio, a localizao (shopping em regio central com acesso pela avenida principal e beira-m ar) , a flexibilizao nas negociaes (valores e/ou prazos podero ser negociados, sendo isso uma exceo, no regra), colaboradores com experincia em vendas e um a administrao profissional. Alm disso, possui vr ios pontos for tes com o timo relacionam ento com o principal fornecedor, diversidade de m odelos, pagam ento de fornecedor es vista, boa estrutura interna da loja, facilidade nas formas de pagamento oferecidas aos clientes, adm inistrao participativa, alm dos j com entados, com o a localizao, form ao acadmica dos scios, colaboradores com experincia.

Plano Financeiro
Investimentos Iniciais
O s investim entos inicials, no total de R$ 6.000,00 sero utilizados em m veis, calculadoras, aparelho telefnico, ventiladores, m anequins e decorao.

Custo do Produto
O custo unitrio formado da seguinte forma: - Cala jeans : 60,00 a pea - Blusa : 25,00 a pea - Acessrio : 8,00 a pea D esta forma para formar um estoque inicial com 800 calas, 1000 blusas e 75 acessrios, o custo total fica em R$ 73.600,00

Despesas Operacionais
O s custos oper acionais se dividem em (valores em real): 1) Contabilidade : 350,00 2) Aluguel do imvel : 4.815,00 3) Taxas bancrias : 17,60 4) Aluguel de mquinas de carto : 120,00 5) Manuteno e conservao : 120,00 6) Material de expediente : 50,00 7) Material de limpeza : 15,00 8) Correio : 30,00 9) Telefonia : 100,00 10) Energia : 350,00 11) gua : 120,00 Total de despesas operacionais : R$ 5.859,60

Receitas
A receita m ensal com posta da seguinte form a: - Venda de calas jeans (800 peas a 120,00 cada) : R$ 96.000 - Venda de blusas ( 1000 peas a 55,00 cada) : R$ 55.000,00 - Venda de acessr ios (75 unidades a 30,00 cada) : R$ 2.250,00

7 de 9

18/03/2010 10:32

Ambiente do Empreendedor - Plano de Negcio

http://campeche.inf.furb.br/empinf/empreendedor/index3.php?page=PN_publico_html&id_empresa=130

TOTAL : R$ 153.250,00

Despesas Gerais
D espesas gerais que podero ocorrer no m s: - Em balagens : 2.000,00 - Insum os : 3.757,83 - Servioes terceirizados : 52,50 - Despesas tributrias : 573,45 - Despesas de comercializao : 599,75 Total despesas gerais: R$ 6.983,53

Ponto de Equilbrio
Para calcular o ponto de equilibrio necessrio ter os custos fixos, a r eceita total e custos variveis conforme abaixo: - Custos fixos ( A) : 20.719,29 - Receita total (B) : 153.250,00 - Custos variveis ( C) : 103.814,03 Para calcular o ponto de equilbrio utilizam os a seguinte fr mula: PE : _____A_____ (1-( C/ B)) Com isto chegam os ao ponto de equilibrio igual a R$ 64.201,27

Texto - Anlise Financeira


- O clculo e anlise do ponto de equilbrio so essenciais para um negcio, pois atravs do mesmo, a empresa tem um a noo apr oximada de quanto precisar vender para poder cumprir com todas as suas obrigaes. Ponto de equilbr io o ponto de faturamento onde a empresa no apr esenta nem lucro nem prejuzo. - A empresa necessita faturar R$ 64.201,27 par a atingir o ponto de equilbrio. Acredita-se que este valor seja facilm ente alcanado, levando-se em conta que a previso de venda de R$ 153.250,00.

8 de 9

18/03/2010 10:32

Ambiente do Empreendedor - Plano de Negcio

http://campeche.inf.furb.br/empinf/empreendedor/index3.php?page=PN_publico_html&id_empresa=130

9 de 9

18/03/2010 10:32

You might also like