You are on page 1of 2

MATHCAD CAPTULO 1. DECLARAO DE VARIVEIS.

Uma varivel definida pela smbolo := ; A definio de uma varivel sensvel ao uso de letras maisculas/minsculas; fontes diferentes e estilos diferentes; O primeiro caracter de uma varivel deve ser uma letra, podendo ser ou no seguida por um nmero; Subscritos podem ser adicionados a uma varivel ao teclar . aps a primeira letra da varivel. No deve ser confundida a adio de um subscrito com a notao matricial, que ser discutida mais adiante; Smbolos que representam funes do Mathcad no podem ser utilizadas para definio de variveis, a menos que se tecle CTRL + SHIFT + k aps ter sido teclada a primeira letra da varivel ou CTRL + SHIFT + j; A varivel pode ser uma string, desde que se tecle no campo vazio direita so smbolo := .

CAPTULO 2. CRIANDO E EDITANDO EXPRESSES. ALINHANDO EXPRESSES Ao clicar em RULER no menu VIEW uma rgua aparece na parte superior da rea de trabalho. Esta rgua pode ser dotada de pontos de parada e ao se teclar em TAB antes de se criar um expresso, a mesma pode ser alinhada com relao a um desses pontos de parada. Tais pontos de parada podem ser criados clicando-se na prpria rgua ou definindo suas coordenadas atravs da opo TABS no menu FORMAT; Para alinhar expresses pr-existentes, pode-se proceder em uma das seguintes maneiras: 1. Criar linhas guia nesses ponto de parada clicando com o boto direito nos mesmos e selecionando a opo guidelines; 2. Selecionar as expresses que se deseja alinhar e clicar em ALIGN REGIONS no menu FORMAT. ZONAS DE CLCULO O Mathcad l as informaes de cima para baixo e da esquerda para a direita, de modo que ao se definir uma varivel esta s poder ser utilizada por outra expresso se a mesma estiver abaixo e direita da primeira. ZONAS DE TEXTO Ao teclar SPACE depois que comear a escrever um texto, o Mathcad automaticamente reconhece a expresso como sendo um texto. Uma vez que uma zona de clculo

convertida em uma zona de texto no possvel a operao inversa, devendo-se clicar em undo se tal converso foi acidental; Para quebrar o texto deve-se teclar CTRL + ENTER. Ao teclar ENTER um novo pargrafo criado; Para que o contedo abaixo do texto se mova medida que o mesmo esteja sendo criado, deve-se clicar com o boto direito do mouse dentro da caixa de texto e selecionar a opo push regions down as you type; Para fechar a zona de texto, pode-se clicar fora dela ou teclar CTRL + SHIFT + ENTER.

CAPTULO 3. FUNES. FUNES PR-DEFINIDAS Todas as funes pr-definidas do Mathcad podem ser visualizadas clicando-se na opo FUNCTIONS no menu INSERT. FUNES DEFINIDAS PELO USURIO As funes definidas pelo usurio so criadas de maneira anloga declarao de uma varivel, devendo-se, no entanto, escrever entre parnteses o(s) argumentos da funo. Por exemplo, funo(x, ...) := ; Se uma varivel for redefinida a funo ainda utilizar o valor inicial de tal varivel; Se uma varivel declarada como parte de uma funo mesmo que se redefina a varivel a funo utilizar o valor inicial.

CAPTULO 4. UNIDADES. O sistema de unidades pode ser definido ao se clicar em WORKSHEET OPTIONS no menu TOOLS; Para atribuir uma unidade a um nmero basta escrever o smbolo dessa unidade aps o nmero. Caso o smbolo no seja conhecido, pode-se clicar em UNITS no menu INSERT e inserir a unidade desejada; Um exemplo de como exibir uma unidade diferente da padro para uma varivel dado a seguir. Suponha que a unidade o metro e deseja-se trabalhar em milmetros. Ento, digita-se varivel = [TAB]mm[ENTER] ; Para criar uma unidade, basta escrev-la como uma varivel em termos das unidades padro do Mathcad. A declarao pode ser local, desde que seja feita no comeo da planilha, ou global, podendo ser feita em qualquer lugar da planilha. A definio de varivel global dada pelo smbolo ; No caso de funes definidas pelo usurio, as unidades devem ser especificadas no(s) argumento(s); No caso de equaes empricas, em que os termos so elevados diferentes potncias, deve-se multiplicar/dividir tais termos pelas unidades correspondentes, de modo a no ocorrerem discrepncias na unidade de sada.

You might also like