You are on page 1of 3

Trabalho de Introduo Sociologia Olivia Scurciatto Fernandes 1ano Cincias Sociais - Matutino

LWY, Michael. Ideologias e Cincia Social - Elementos para uma anlise marxista.

Resenha

Historicismo Considero importante insistir sobre o historicismo porque frequentemente a percepo que se tem do debate na cincia social do confronto entre o positivismo e o marxismo, que so duas correntes importantes, mas eu acho que um erro negligenciar ou ignorar a existncia de uma terceira corrente, que o historicismo. (pg.69) De acordo com Michael Lowy a corrente historicista no idntica ao positivismo e nem ao marxismo, mas podemos encontra formas de cincia social com vertentes em positivismo e historicismo, que o caso de Max Weber. Para Michael Lowy o historicismo parte de trs hipteses fundamentais: 1. qualquer fenmeno social, cultural ou poltico histrico e s pode ser compreendido dentro da histria, atravs da histria, e m relao ao processo histrico; 2. existe uma diferena fundamental entre os fatos histricos ou sociais e os fatos naturais. Em consequncia, as cincias que estudam estes dois tipos de fatos, o fato natural e o fato social, so cincias de tipos qualitativamente distintos; 3. no s o objeto da pesquisa histrico, est emergido no fluxo da histria, como tambm o sujeito da pesquisa , o investigador, o pesquisador, est, ele prprio, imerso no curso da histria, no processo histrico.(pg. 69,70)
importante conhecer o historicismo dentro de seu prprio processo histrico. Quando a corrente historicista surgiu na Alemanha carregava um carter conservador e at, segundo Lowy, retrgrado e reacionrio. Nesta poca, entre o fim do sculo XVIII e o comeo do sculo XIX, o historicismo condenava as revolues, em particular a Revoluo Francesa, e o capitalismo, que eram entendidos como forma de oposio s instituies econmicas, sociais e polticas da sociedade tradicional. Lowy chama de histrico-romantico uma etapa em que o historicismo torna-se novidade no que se refere viso histrica da sociedade, do direito e da poltica e partir disso surge os grandes historiadores modernos.

O problema da objetividade nesse primeiro momento no preocupava muito os cientistas sociais formados na escola histrica. S mais ou menos no fim do sculo XIX, na sua ultima parte, que comeam a aparecer as dvidas entre os historiadores e

comea a se colocar o problema da objetividade. Alguns desses historiadores comeam j a colocar o problema, sobre tudo Droysen, que era um historiador muito importante e que teve um texto, escrito em 1873, que um dos primeiros em que se coloca a perspectiva relativista, que (na minha opinio) a contribuio mais importante do historicismo.(pg. 71) Para Droysen a cincia histrica no pode ser completamente objetiva. Da, ento, o historicismo passa a assumir um carter relativista. Wilhelm Dilthey foi o primeiro representante do historicismo relativista. Ele dizia que o que o homem , ele experimenta ao longo da histria, criticando a pesquisa metafsica que aborda o homem como conceito. Para Dilthey as cincias sociais so diferentes das cincias naturais. Nas cincias sociais o homem se estuda a si mesmo, o esprito se estuda a se estuda a si mesmo, diferente das cincias naturais em que o objeto a ser estudad o pelo homem lhe exterior. Ele defende que nas cincias sociais os juzos de valores so inerentes ao homem, portanto o historiador no s explica como compreende os fatos sociais. Com essas observaes, Dilthey chega a concluso que as cincias sociais so produtos histricos e tm sua validez historicamente limitada. Suas verdades no so verdades absolutas como dois mais dois igual a quatro. As verdades, o conhecimento produzidos pela cincia do esprito no so desse tipo, so verdades e conhecimento historicamente relativos. E isso vala para o conjunto de produes culturais da sociedade. (pg. 74) Ao longo de suas pesquisas Dilthey se depara com o dilema da necessidade do alcance do conhecimento vlido em meio a obras cientficas permeadas e influenciadas por diferentes vises de mundo. Ele preferiu o dilema a aceitar ideia de juntar as diferentes verdades para se obter o conhecimento vlido por meio de sntese, o ecletismo. Contudo o seu seguidor Simmel (conhecido socilogo alemo) no comungou de seu pensamento at o fim e acabou por optar pelo ecletismo por ele rejeitado e manteve-se o problema. Lowy critica o ecletismo dizendo que as solues intermedirias, as snteses, so infinitas. Basta mencionar as tentativas de sntese entre o positivismo e o marxismo, existem dezenas, centenas talvez(...) Existe um quantidade infinita de snteses possveis entre os vrios pontos de vista, as vrias vises de mundo, as vrias teorias. (pg. 77) Lowy apresenta, depois de vrias criticas feitas ao pensamento de Simmel, a ultima forma do historicismo: a sociologia do conhecimento de Karl Mannheim. Mannheim foi aluno de Simmel e sua obra traz muitos temas deste, entretanto avana em dois importantes conceitos que culminam com a ideia de que toda a forma de conhecimento ou pensamento est vinculada ou depende de uma posio social determinada, ou de um ser social determinado. Isso nos remete ao materialismo histrico de Karl Marx. O pensamento de Mannheim assume um carter marxista ao mesmo tempo em que dialoga com as ideias de Simmel, haja vista sua tentativa de

encontrar uma base social para elaborar a sugerida sntese dos diferentes pontos de vista cientficos. Para ele o grupo encarregado dessa tarefa seriam os intelectuais flutuantes os quais representariam uma posio social dotada de caractersticas que possibilitariam a realizao da sntese. Alem das crticas de autores da poca incio do sculo XX - s ideias de Mannheim, Lwy salienta que cedo ou tarde, consciente ou conscientemente esses escolhidos para a sntese do conhecimento social acabariam tendendo para uma ou outra classe social. A custo de severas crticas, Mannheim abandona as ideias iniciais e busca uma nova soluo que foi encontrada na prpria sociologia do conhecimento, a qual mostra o carter limitado, socialmente condicionado de todos os pontos de vista. Assim, de acordo com Lwy, a grande contribuio desse pensador permitir ao cientista social o reconhecimento de suas limitaes ideolgicas para um conseqente autocontrole. Com essas colocaes, Mannhein d o problema da objetividade por resolvido, o que Lwy avalia como um recuo de teor positivista. A anlise do exerccio de pensamento de Mannhein exposta por Lwy permite a verificao de certa articulao entre as ideias positivistas, marxistas e historicistas qual se faz aluso no incio do texto. A partir de tais concepes, pode-se compreender que o historicismo no busca uma anlise objetiva do fato histrico, pois tal fato construdo e reconstrudo a partir de diferentes perspectivas. Na corrente historicista os fatos esto presos em seu tempo e sua anlise deriva no somente deles, mas tambm das crenas e ideologias particulares imbudas em todo observador que indiscutivelmente encontra-se imerso no curso da histria. Com isso, ainda que os fatos histricos sejam postos cronologicamente, no so necessariamente lineares, sofrendo diversas interpretaes ao longo do tempo por meio das mudanas sociais que afeta o protagonista do processo histrico, o ser social.

You might also like