You are on page 1of 4

O apelo da sabedoria

1 A sabedoria est clamando, o discernimento ergue a sua voz; 2 nos lugares altos, junto ao caminho, nos cruzamentos ela se coloca; 3 ao lado das portas, entrada da cidade, portas adentro, ela clama em alta voz: 4 "A vocs, homens, eu clamo; a todos levanto a minha voz. 5 Vocs, inexperientes, adquiram a prudncia; e vocs, tolos, tenham bom senso. 6 Ouam, pois tenho coisas importantes para dizer; os meus lbios falaro do que certo. 7 Minha boca fala a verdade, pois a maldade causa repulsa aos meus lbios. 8 Todas as minhas palavras so justas; nenhuma delas distorcida ou perversa. 9 Para os que tm discernimento, so todas claras, e retas para os que tm conhecimento. 10 Prefiram a minha instruo prata, e o conhecimento ao ouro puro, 11 pois a sabedoria mais preciosa do que rubis;

nada do que vocs possam desejar compara-se a ela. 12 "Eu, a sabedoria, moro com a prudncia, e tenho o conhecimento que vem do bom senso. 13 Temer o Senhor odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogncia, o mau comportamento e o falar perverso. 14 Meu o conselho sensato; a mim pertencem o entendimento e o poder. 15 Por meu intermdio os reis governam, e as autoridades exercem a justia; 16 tambm por meu intermdio governam os nobres, todos os juzes da terra. 17 Amo os que me amam, e quem me procura me encontra. 18 Comigo esto riquezas e honra, prosperidade e justia duradouras. 19 Meu fruto melhor do que o ouro, do que o ouro puro; o que ofereo superior prata escolhida. 20 Ando pelo caminho da retido, pelas veredas da justia, 21 concedendo riqueza aos que me amam e enchendo os seus tesouros.

22 "O Senhor me criou como o princpio de seu caminho, antes das suas obras mais antigas; 23 fui formada desde a eternidade, desde o princpio, antes de existir a terra. 24 Nasci quando ainda no havia abismos, quando no existiam fontes de guas; 25 antes de serem estabelecidos os montes e de existirem colinas eu nasci. 26 Ele ainda no havia feito a terra, nem os campos, nem o p com o qual formou o mundo. 27 Quando ele estabeleceu os cus, l estava eu; quando traou o horizonte sobre a superfcie do abismo, 28 quando colocou as nuvens em cima e estabeleceu as fontes do abismo, 29 quando determinou as fronteiras do mar para que as guas no violassem a sua ordem, quando marcou os limites dos alicerces da terra, 30 eu estava ao seu lado e era o seu arquiteto; dia a dia eu era o seu prazer e me alegrava continuamente com a sua presena.

31 Eu me alegrava com o mundo que ele criou, e a humanidade me dava alegria. 32 "Ouam-me agora, meus filhos: Como so felizes os que guardam os meus caminhos! 33 Ouam a minha instruo e sero sbios. No a desprezem. 34 Como feliz o homem que me ouve, vigiando diariamente minha porta, esperando junto s portas da minha casa. 35 Pois todo aquele que me encontra, encontra a vida e recebe o favor do Senhor. 36 Mas aquele que de mim se afasta, a si mesmo se agride; todos os que me odeiam amam a morte".

You might also like