You are on page 1of 56

www.autoresespiritasclassicos.

com Cairbar Schutel Espiritismo para as Crianas (1918)

Cairbar Schutel Espiritismo para as Crianas 30 Edio 10.000 exemplares

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

Dezembro de 2000 Casa Editora o Clarim Mato !" #rasil Composto e Impresso por: Grfica da Casa Editora o Clarim $"ropriedade do Ce%tro Esp&rita '(ma%tes da "obreza)* C.+.C. ,2313-.0/0001023 1%scr. Est. 221002-3-113 4o%e5 $0xx13* 2.201033 4ax5 $0xx13* 2.20 1326ua 6ui #arbosa 10-0 Cx. "ostal 07 CE" 1,7700000 Mato !" 8ome pa9e5 :ttp5//www.oclarim.com.br e0mail5 oclarim;oclarim.com.br

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

Sumrio Nota preliminar...............................................4 Deus...................................................................6 eli!i"o.............................................................# $ ora"o..........................................................%% & homem e a imortalidade...........................%' $ comunica"o com os Esp(ritos..................)) $ *ida no outro mundo.................................)6 +enas e !o,os futuros....................................)# -(cios e pecados..............................................% $s *irtudes.......................................................4 & trabalho......................................................./ $ moral esp(rita..............................................' $ reencarna"o...............................................# Di*ersidades de mundos...............................40 No1es do E*an!elho.....................................4. Espiritismo.....................................................4# +rece................................................................/. Carta a 2esus................................................../4

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

Nota preliminar 8< tempos al9u%s ami9os i%sistiram para =ue >iz?ssemos circular uma obri%:a =ue reu%isse em poucas p<9i%as li@es li9eiras sobre os princpios fundamentais do Espiritismo. "or >alta de tempo e de i%spirao %os detiAemos %o desempe%:o dessa i%cumbB%cia =ue %os parece de >ato de 9ra%de Aalor para a diAul9ao da Cerdade. C:e9ou a9ora o mome%to de cumprirmos esse deAer. Es>oramo0%os ta%to =ua%to poss&Ael para reu%ir %este liAri%:o de >eitio peda9D9ico ao alca%ce de todos os pri%c&pios mais populares do Espiritismo para =ue possam ao mesmo tempo em seu co%Eu%to dar aos leitores

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

uma id?ia suci%ta desta lumi%osa e co%soladora Doutri%a. "ara tal >im >izemos como o pescador de p?rolas tira%do desta e da=uela obra de abalizados escritores =ue em sua passa9em pela Ferra deixaram o trao lumi%oso da sua dedicao pela to 9ra%de causa =ue assi%alou a Misso extraordi%<ria do ilustre Esp&rito =ue c:amamos (lla% Gardec. Como a=ueles ami9os =ue %os lembraram a publicao deste liAri%:o estamos co%Ae%cidos de =ue ir< ele prestar bo%s serAios H propa9a%da e luzes aos novios =ue procuraram se orie%tar %o Cami%:o da Cida. Iue os +B%ios propulsores do pro9resso :uma%o abram a i%teli9B%cia de todos os =ue >ol:earem estas p<9i%as e a Doutri%a =ue elas e%cerram te%:a acesso %os

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

cora@es para =ue o 6ei%o de Deus possa baixar H Ferra e o !upremo Diretor do %osso pla%eta Jesus Cristo %os te%:a sob suas Aistas protetoras. Cairbar Deus Que Deus? K a i%teli9B%cia !uprema do L%iAerso e a Causa prim<ria de todas as coisas. Qual a prova da existncia de Deus? Fudo proAa a existB%cia de Deus5 as maraAil:as da Criao %Ds mesmos os %ossos se%tidos e o co%Eu%to dos %ossos Dr9os. Fudo o =ue o :omem %o >ez ? obra de Deus.

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

Deus tem forma humana? Mo. Deus ? Esp&rito est< em toda a parteN sua i%teli9B%cia irradia em todos os po%tos do L%iAerso. O que prova que Deus est em toda a parte? ( ordem e a :armo%ia admir<Aeis =ue se ma%i>estam %as m&%imas como %as m<ximas coisas. (s almas =ue %as asas da prece para Ele se eleAam se%tem a sua prese%a e o poder de seu amor ime%so =ue se este%de a todos os seres sem exceo. Deus ent!o a "onte #uprema da $ondade e da %ustia? !im ? o ma%a%cial o%de bebemos as >oras de =ue carecemos para o dese%AolAime%to das %ossas >aculdades i%telectuais e morais.

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

& mais de uma pessoa em Deus? ( razo %os diz =ue Deus ? um ser O%ico i%diAis&Ael. Iua%to mais pro9redirmos e %os reAestirmos de Airtudes mais compree%deremos Deus. Religio O que 'eli(i!o? K a ciB%cia =ue %os co%duz a Deus tor%a%do0%os co%:ecedores dos %ossos deAeres e dos %ossos desti%os depois da morte. ) 'eli(i!o pode ent!o nos esclarecer sobre os nossos destinos alm do t*mulo? "er>eitame%te5 ? este um dos pri%cipais e%si%os da 6eli9io Aisto como a sua ao %o se limita a este pe=ue%o mu%do em =ue %os ac:amos.

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

Em poucas palavras+ no que consiste a 'eli(i!o? (mar a Deus de todo o %osso corao e%te%dime%to e alma com todas as %ossas >oras e ao prDximo como a %Ds mesmos. Que se deve fa,er para amar a Deus? 1P 0 EleAar para Ele a alma em oraoN 2P 0 Fer co%>ia%a %a !ua bo%dade e %a !ua EustiaN 3P 0 !er caridoso isto ? aliAiar e co%solar os =ue so>rem e >azer aos i%>elizes todo o bem =ue se possa >azerN 2P 0 Dedicarmo0%os ao estudo da sua Qei =ue ? a 6eli9io.

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

10

Que devemos fa,er para amarmos a n-s mesmos? Estudar e %os tor%ar Airtuosos trabal:ar pelo %osso pro9resso espiritual e pela %ossa ma%ute%o %este mu%doN >i%alme%te ser bo%s :umildes leais e caritatiAos. Que devemos fa,er para amar o pr-ximo? 4azer ao %osso semel:a%te %a proporo das %ossas posses tudo a=uilo =ue deseEar&amos =ue os outros %os >izessem. . lcito odiar os que nos fa,em mal? Co%sisti%do a 6eli9io %a pr<tica da Caridade ? preciso perdoar sempre e pa9ar o mal com o bem.

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

11

A orao O que a Ora!o? ( orao ? a eleAao da %ossa alma para Deus5 ? por ela =ue e%tramos em comu%icao com Ele e dEle %os aproximamos. Deus atende /queles que oram com f e fervor? Deus e%Aia0l:es sempre bo%s Esp&ritos para os auxiliarem. Existem f-rmulas especiais de ora0es? Mo. ( diAi%dade pouco se preocupa com as >DrmulasN as i%te%@es do suplica%te ? =ue >azem peso %a bala%a da #o%dade DiAi%a.

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

12

1or que ent!o existem+ mesmo no Espiritismo+ ora0es ditadas por Espritos e que foram publicadas em livros? "ara e%si%ar os :ome%s a racioci%ar =ua%do se diri9em a Deus e >azB0lo %o sD por meio de palaAras como tamb?m pelo se%time%to e com i%teli9B%cia. Ent!o essas f-rmulas n!o comp0em um ritual? R Espiritismo %o tem 6itual. %em 4ormalismo. R i%tuito dos Esp&ritos da%do0%os uma coleo de "reces ? %os o>erecer um modelo de como deAe ser >eita a "rece sem =ue por isso se restri%Eam Hs palaAras escritas. K ai%da mais como se disse tor%ar a Rrao i%teli9e%te e compree%dida e dar o se%tido da petio =ue deAemos >azer ao !upremo Criador para apre%dermos a pedir o =ue %os co%A?m e o =ue %os ? Otil.

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

13

) Ora!o a(rad vel a Deus? !im por=ue ? um ato de :umildade ? o reco%:ecime%to das %ossas >ra=uezas e da %ossa i%>erioridade eAoca%do o aux&lio dos "oderes !uperiores sempre sol&citos em ate%der aos %ossos ro9os. O que di,er das ora0es repetidas in*meras ve,es? J< dissemos =ue a bo%dade de Deus %o est< Aoltada para as >Drmulas e o %Omero de palaAras mas sim para as i%te%@es de =uem ora. (s i%termi%<Aeis ladai%:as as '(Ae Marias) e '"adre Mossos) repetidos , ou - Aezes as rezas pro%u%ciadas com os l<bios =ue o corao %o se%te e a i%teli9B%cia %o compree%de %o tBm Aalor pera%te Deus. Jesus disse5 'Mo Aos assemel:eis aos :ipDcritas =ue pe%sam =ue pelo muito >alar sero ouAidos). R esse%cial ? orar bem e %o muito.

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

14

1or quem devemos orar? "or %Ds mesmos por %ossos pare%tes pelos %ossos ami9os e i%imi9os deste e do outro Mu%doN deAemos orar pelos =ue so>rem e por a=ueles por =uem %i%9u?m ora. . lcito receber pa(a por ora0es que se fa,em por outrem? ( razo est< %os dize%do =ue Deus %o Ae%de a sua misericDrdia %em tem parte com os tra>ica%tes =ue %e9ociam at? com as coisas diAi%as. Ent!o os ofcios e as ora0es pa(as n!o che(am a Deus? (bsolutame%te %o. ( prece ? uma ma%i>estao de amor e de :umildadeN a=ueles =ue se eleAam pela prece ao !upremo Criador deAem se reAestir de desi%teresse e :umildade.

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

15

Qual a Ora!o ao #enhor? Mosso "ai =ue estais %o i%>i%ito sa%ti>icado seEa o Aosso %omeN Ae%:a a %Ds o Aosso rei%o o rei%o do bemN seEa >eita a Aossa Ao%tade %a Ferra e %o espao assim como em todos os mu%dos :abitadosN dai0 %os o po da alma e do corpoN perdoai as %ossas o>e%sas como de todo o corao perdoamos aos =ue %os tBm o>e%didoN %o %os deixeis sucumbir H te%tao dos maus esp&ritos mas e%Aiai0%os os bo%s para %os esclarecerem. (mo0Aos D meu Deus de toda a mi%:a alma e =uero amar a todos os :ome%s =ue pelo Aosso amor so todos meus irmos. Qual a Ora!o ao )n2o da 3uarda? Esp&ritos bem amados (%Eos da +uarda ADs a =uem Deus em !ua i%>i%ita misericDrdia permite Aelar pelos :ome%s sede %ossos protetores %as proAa@es da

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

16

Aida terrestreN dai0%os a >ora a cora9em a resi9%ao i%spirai0%os tudo o =ue ? bomN reprimi a %ossa i%cli%ao para o malN =ue a Aossa suaAe i%>luB%cia pe%etre em %ossas almasN >azei =ue reco%:eamos =ue um ami9o deAotado est< Eu%to de %Ds Ae%do os %ossos so>rime%tos e participa%do das %ossas ale9rias. Mo %os aba%do%eisN %ecessitamos da Aossa proteo para suportarmos com >? e amor as proAas =ue aprouAer a Deus e%Aiar0%os. Como devemos orar pelos que sofrem+ encarnados e desencarnados? Deus todo "oderoso =ue Aedes as %ossas mis?rias di9%ai0Cos escutar >aAoraAelme%te os Aotos =ue Cos diri9imos por amor aos =ue so>rem e%car%ados ou dese%car%ados. Qa%ai para eles D meu Deus um ol:ar de piedade e misericDrdiaN abri suas almas ao

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

17

arrepe%dime%to e dai0l:es os meios de expiarem o seu passado. Este%da0se particularme%te o Aosso amor H=ueles =ue temos co%:ecido e amadoN e%Aiai Hs suas almas um raio de espera%a >aze%do0l:es e%treAer a 9ra%deza dos seus desti%os e a >elicidade de estarmos reu%idos um dia em mu%dos mel:ores. O homem e a imortalidade #endo a reli(i!o uma cincia que nos ensina os nossos destinos depois da morte+ qual a nature,a ntima do homem? O homem apenas corpo? Mo o corpo :uma%o %o ? mais do =ue o i%strume%to de =ue o Esp&rito se serAe %este mu%do para trabal:ar pelo seu adia%tame%to. "or ocasio da morte o ':omem espiritual) aba%do%a o corpo como %Ds >azemos H roupa Ael:a.

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

18

Ent!o ao 4homem espiritual5 que d!o o nome de Esprito? "er>eitame%te. Fodas as criaturas so Esp&ritos reAestidos de corpos car%ais. 6este caso+ o Esprito n!o nasceu quando o corpo nasceu? R Esp&rito AiAe a%tes %o espao e se e%car%a %o %osso e em outros mu%dos ta%tas Aezes =ua%tas >orem %ecess<rias ao adia%tame%to. E os animais tambm s!o Espritos? Famb?m mas muito mais atrasados =ue o :omem mas imortais e suscet&Aeis ao aper>eioame%to pois o "ro9resso ? uma lei de Deus e se%do os a%imais criaturas de Deus %o seria Eusto =ue Deus os criasse para deix<0los morrer para sempre.

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

19

Como pode um Esprito viver no outro mundo sem corpo? R Esp&rito tem corpo de uma mat?ria >lu&dica e =ua%to mais adia%tado ele ? ta%to mais >i%o e bril:a%te ? o corpo =ue o reAeste. 6este caso os Espritos reconhecem7se uns aos outros? !im Aisto =ue tBm corpo. 6eco%:ecem0 se como %Ds reco%:ecemos os pare%tes e ami9os. )t os Espritos dos animais tm corpo? FBm0%o semel:a%te %a aparB%cia ao corpo =ue ti%:am %a Ferra. K a esse corpo =ue damos o %ome de perisp&rito.

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

20

Os Espritos andam mais depressa do que n-s? Muito mais depressa do =ue os %ossos mais Aelozes Ae&culos e aAi@esN tra%sportam0se de um a outro lu9ar com uma Aelocidade i%cr&Ael como a do pe%same%to co%>orme o 9rau de adia%tame%to e a tare>a =ue tiAerem %o Espao. 1or que n!o vemos os Espritos? "ela imper>eio dos %ossos Dr9os Aisuais assim como %o Aemos tamb?m o ar =ue respiramos e as estrelas H luz i%te%sa do !ol. Os Espritos foram criados bons ou maus? Deus criou todos os Esp&ritos simples e i9%ora%tesN cada um c:e9a mais ou me%os

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

21

depressa H per>eio co%>orme o uso =ue >az da sua liberdade. Quer isto di,er que n!o existem an2os e diabos conforme ensinam as seitas reli(iosas? "er>eitame%te5 assim como %o existem pe%as eter%as e i%>er%o. E aqueles que praticam o mal aqui? !o>rem %a Rutra Cida o casti9o desse mal e se e%car%am %oAame%te para reparar as >altas cometidas. O Esprito pode ent!o durar 89::: ou ;9::: anos? Mil:ares de mil:ares de =uatril:@es de sextil:@es de a%os. R Esp&rito %u%ca morre o L%iAerso ? i%>i%ito e o Esp&rito ? imortal5 =ua%to mais AiAe mais s<bio e mais >eliz se tor%a mais liberdade tem para

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

22

ir o%de =uerN mais co%:ece e aprecia as obras da Criao. A comunicao com os Esp ritos Os Espritos podem entrar em rela!o conosco? Deus tem permitido =ue os Esp&ritos se comu%i=uem com os :ome%s para l:es dar a certeza da 1mortalidade. De que maneira os Espritos se manifestam aos homens? De A<rias ma%eiras5 tor%a%do0se Ais&Aeis >ala%do0%os diretame%te ou com o auxilio dos m?diu%s. MDs se >ormos mOsicos podemos para proAar =ue de >ato o somos assobiar ou ca%tar uma <ria. Mas se %o tiAermos Aoz ou %o pudermos assobiar podemos tomar um i%strume%to =ual=uer =ue co%:eamos

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

23

e tocar a mOsica =ue possa demo%strar a todos =ue somos mOsicos. (ssim os Esp&ritos5 u%s se ma%i>estam pessoalme%te outros o >azem por uma outra pessoa =ue seEa m?dium. Qe%do depois o 'QiAro dos M?diu%s) de (lla% Gardec compree%deremos o meca%ismo da comu%icao. <as di,em que n!o se deve invocar os Espritos? Mo se deAe i%Aocar um Esp&rito =ue %o se co%:ece ou e%to c:amar os Esp&ritos para >i%s i%Oteis. DeAemos sempre pre>erir os %ossos pare%tes ou ami9os em =ue depositamos co%>ia%a mas sempre para >i%s espirituais.

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

24

Ent!o peri(oso invocar qualquer Esprito? !er&amos capazes de c:amar =ual=uer :omem =ue %o co%:ecBssemos para >azer0 l:e per9u%tas ou trocar id?iasS 1%Ao=uemos de pre>erB%cia o %osso (%Eo da +uarda os %ossos Esp&ritos "rotetores e seremos bem sucedidos. & Espritos que velam particularmente por n-s? Deus em sua #o%dade !uprema deu a cada um de %Ds um Esp&rito "rotetor a =uem c:amamos (%Eo da +uarda e%carre9ado de %os Ai9iar de i%spirar0%os bo%s pe%same%tos aEudar0%os com seus co%sel:os co%solar0%os e suste%tar a %ossa cora9em %as proAas da Aida.

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

25

Os Espritos experimentam as mesmas necessidades e sofrimentos que n-s? Co%:ecem0%as por=ue passaram por elas mas %o as se%tem do mesmo modo =ue %Ds Aisto estarem ise%tos do corpo car%al. Os Espritos sentem cansao? MoN suas >oras se reparam %aturalme%te sem o es>oro dos Dr9os. Os Espritos necessitam de lu, para ver? CBem por si mesmos e %o outro mu%do sD :< treAas para a=ueles =ue esto em expiao. Ent!o os Espritos vem as coisas t!o distintamente como n-s? Mais disti%tame%te pois a sua Aista pe%etra o%de a %ossa %o pode pe%etrar.

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

26

Os Espritos ouvem os sons? RuAem e at? percebem so%s =ue os %ossos ouAidos %o podem perceber. A !ida no outro mundo Como formado o Outro <undo? R Rutro Mu%do ? um re>lexo deste Mu%do. Fem tudo o =ue este tem e muita coisa =ue este %o tem. Est ele lon(e de n-s? Mo ao co%tr<rio %os e%AolAe e %os pe%etra. 1or que n!o o vemos? DeAido H sua composio >&sica. Ele %o ? de mat?ria 9rosseira como o %osso mas de uma co%stituio delicada e rare>eita apropriada aos seus :abita%tes cuEos

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

27

corpos so tamb?m de mat?ria puri>icada rare>eita. Ent!o existem l casas+ rvores+ flores+ parques+ animais? E por =ue %oS Depois =ue l< c:e9armos Aeremos tudo isso e %a proporo do %osso adia%tame%to e%co%traremos al?m dessas es>eras outros mu%dos ai%da mais aper>eioados e rare>eitos. Em que consiste a =ida no Outro <undo? Mo trabal:o %o estudo %o dese%AolAime%to da arte e da ciB%cia %a adorao do bem %a Aerdadeira adorao a Deus. ( Aida %o Rutro Mu%do ? esse%cialme%te atiAa5 cada um tem uma tare>a cada =ual tem o seu trabal:o de

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

28

acordo com a sua per>eio co%:ecime%tos =ue possui.

os

Ent!o n!o h no outro mundo bomios e va(abundos como aqui? !im em 9ra%de =ua%tidade. !o esses Esp&ritos =ue esta%do mais prDximos de %Ds pela sua co%dio de materialidade %os aborrecem e atorme%tam. Mas eles %o podem perma%ecer por muito tempo %esse estado5 so lo9o c:amados H ordem e assumem uma respo%sabilidade. "enas e go#os $uturos Como compreender as penas e (o,os futuros? (s pe%as e 9ozos >uturos so co%se=TB%cia dos %ossos atos. ( razo %os diz =ue %a partil:a da >elicidade =ue todos

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

29

deseEam os bo%s e os maus %o podem receber o mesmo =ui%:o. 6o que consiste os (o,os no Outro <undo? ( maior de todas as >elicidades co%siste %o cumprime%to do deAer. Em se9u%do lu9ar est< o uso =ue podemos >azer de tudo =ue l< existe sem detrime%to da Qei DiAi%a. (l?m disso :< passeios a9radabil&ssimos Aia9e%s de recreio e de i%struo. Rs 9ozos %o (l?m %o se%do materiais como os do %osso mu%do so e%treta%to mais re=ui%tados do =ue os =ue poderemos experime%tar a=ui %a Ferra. 6o que consistem as penas? Ma priAao dos 9ozos %a >alta de liberdade %o remorso pelos crimes praticados e pelas m<s a@es %as

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

30

co%di@es de i%>elicidade em =ue >icam os relapsos =ue %o =uiseram estudar e praticar a Caridade %a i9%orU%cia a =ue se e%tre9aram pela sua i%dolB%cia. 6este caso n!o ha cu+ pur(at-rio+ ou inferno como ensinam as reli(i0es? ( razo %os diz =ue %o. R so>rime%to %o est< localizado a=ui ou aliN ? uma co%dio do Esp&rito =ue i%>ri%9e a Qei DiAi%a. Mo Aemos mesmo %este mu%do como o so>rime%to ? mais em u%s =ue em outros embora esteEam %o mesmo lu9arS Cada um col:e %a Rutra Cida o =ue semeou. 'Iuem semeia Ae%tos col:e tempestades).

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

31

% cios e pecados Quais s!o os pecados que nos tornam infeli,es na Outra =ida? Fodas as >altas tBm por causa o or9ul:o e o e9o&smo. ( estima desorde%ada de si mesmo com desprezo dos outros >aze%do o :omem se eleAar acima dos seus semel:a%tes e atribuir a si o =ue deAeria atribuir a Deus ? a raiz de todos esses A&cios =ue se alastram %os tro%cos do or9ul:o e do e9o&smo. O que se entende por or(ulho? K a mais terr&Ael das e%>ermidades da alma5 ? a prete%so =ue o :omem tem de sua superioridade sobre os outros. Da& se ori9i%am a ira a i%AeEa a pre9uia a luxOria e todos esses males =ue %os tor%am so>redores.

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

32

) ira deve ser mesmo um (rande defeito? Mais do =ue de>eito5 ? pre>er&Ael o :omem ser aleiEado =ue col?rico5 al?m de preEudicar o Esp&rito preEudica o corpo. E que fa,er para combater a ira? Exercitarmo0%os %a paciB%cia isto ? procurarmos suportar os so>rime%tos de co%>ormidade com os preceitos de Jesus reprimi%do os moAime%tos Aiole%tos da %ossa alma exercita%do0%os %a paz e es>ora%do0%os por ter calma. E a inve2a+ difcil combat7la? Mada ? di>&cil =ua%do se =uer. Comea%do por eAitar a cr&tica a murmurao a calO%ia termi%aremos exti%9ui%do a i%AeEa =ue %os >az so>rer. Mo ? i%AeEa%do os outros %em o =ue ?

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

33

dos outros deseEamos.

=ue

obteremos

=ue

) pre(uia + ent!o+ um (rande mal? K um abismo =ue %os separa dos be%s materiais e espirituais. R pre9uioso ? sempre um parasita =ue AiAe Hs custas dos outros. Que se entende por e(osmo? K o excessiAo amor ao bem prDprio sem ate%der aos outros. Este de>eito %eutraliza al9umas =ualidades boas =ue o :omem possa ter por=ue se tor%a i%compat&Ael com a Eustia o amor e a caridade. 4i%alme%te para co%:ecermos o mal >aamos o =ue Jesus recome%dou5 'Mo >aas aos outros o =ue %o =ueres =ue os outros te >aam). ( i%>rao desse preceito ? =ue co%stitui o pecado. Mo %os

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

34

e%tre9uemos H 9ula H se%sualidade H luxOria. !eEamos sDbrios e castos e cumpramos as %ossas obri9a@es. As !irtudes Que a =irtude? K um estado de alma =ue %os :abitua a ser bo%s e a >azer o bem. Quantas s!o as =irtudes? ( Cirtude ? uma sD e est< bem expl&cita Caridade. Ent!o a Caridade n!o fa,er esmolas e auxiliar os pobres e doentes? K tudo isso e mais al9uma coisa. K ser pacie%te submisso sem Aaidade e sem or9ul:o amar e praticar a Aerdade co%solar os a>litos e e%si%ar os =ue erram. E%>im o :omem Airtuoso ? o =ue cumpre

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

35

os seus deAeres para co%si9o mesmo para com o seu prDximo e para com Deus. O tra&alho O que pensar do trabalho? R trabal:o ? uma lei da %atureza i%dispe%s<Ael a todos. Deus n!o podia deixar de impor ao homem as condi0es do trabalho? Deus pode >azer tudo o =ue =uer e se impVs o trabal:o ? para =ue o Esp&rito pro9rida pelos seus prDprios es>oros e te%:a o m?rito das suas obras. Demais o =ue >ariam os Esp&ritos e os :ome%s se %o :ouAesse o trabal:oS 6o Outro <undo tambm se trabalha? J< dissemos =ue a Aida %o Rutro Mu%do co%siste %o trabal:o.

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

36

E o trabalho ser t!o penoso na Outra =ida como aqui? "or certo =ue %o assim como %os mu%dos mais per>eitos o trabal:o ? me%os material. Foda ao i%teli9e%te ? uma esp?cie de trabal:o. Ent!o o trabalho existe em todo o >niverso? Ma Matureza tudo trabal:a. (t? Deus como disse Jesus trabal:a sem cessar. #em o trabalho n!o haveria pro(resso? Rl:emos os Aadios e i%dole%tes do %osso mu%do ricos ou pobres e AeEamos o =ue sabem eles5 exami%a%do0os sob o po%to de Aista moral e espiritual Aeremos %o =ue se resumem esses i%diA&duos.

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

37

A moral esp rita O que a moral? K o co%Eu%to de re9ras =ue se deAem praticar para >azer o bem e eAitar o mal. Qual a <oral ensinada pelo Espiritismo? K a mesma Moral de Jesus a moral crist =ue se resume em '>azer o bem a todos i%clusiAe aos =ue %os >azem mal). 6o que consiste a pr tica da <oral Esprita? ( moral esp&rita tem por base o perdo por=ue o Ddio e a Ai%9a%a deAem ser desco%:ecidos das almas boas. #- nisso consiste a <oral? MoN esta co%dio ? a pri%cipalN mas a moral se este%de H be%e>icB%cia H

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

38

a>abilidade H 9e%erosidade H :umildade H i%dul9B%cia ao trabal:o e H ordem. A reencarnao #er exato que n-s+ depois que morremos+ reencarnamos novamente na ?erra? !e assim %o >osse como explicar as di>ere%as materiais i%telectuais e morais =ue se %otam %os :ome%s5 da >ortu%a da saOde da co%>ormao >&sica do 9rau de i%teli9B%cia dos 9raus de Airtude e de A&cio de cada umS (s aptid@es i%atas proAam muito bem a ree%car%ao. O que s!o aptid0es inatas? 6ecorda@es Aa9as de e%car%a@es a%teriores como Mozart compo%do mOsica com a idade de - a%os "ascal matem<tico aos 12 a%os e muitos outros.

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

39

Ent!o esses homens que sabem muito e s!o muito bons provam que 2 viveram muitas ve,es na ?erra? "er>eitame%te assim como os selAa9e%s so Esp&ritos cria%as =ue sa&ram :< pouco das raias da a%imalidade. Esses selva(ens s!o seres como n-s? !o e apDs sucessiAas existB%cias sero s<bios e sa%tos pois =ue o pro9resso ? dado a todos. E quando formos s bios e puros precisaremos ainda encarnar na ?erra? Est< Aisto =ue %o salAo se Aiermos em misso para e%si%ar aos =ue a=ui estiAerem.

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

40

#- na ?erra que os espritos se encarnam? E%car%am0se %a Ferra e %outros mu%dos =ue c:amamos pla%etas. 1or que n!o nos lembramos das encarna0es passadas? "or causa da co%>ormao do %osso c?rebro preparado para tratar sD desta existB%cia. Demais ? uma 9raa =ue Deus %os co%cede o es=uecime%to dos %ossos crimes passados. Mas =ua%do Aoltarmos para o Rutro Mu%do %os lembraremos das %ossas existB%cias %a Ferra. Fudo obedece a um pla%o DiAi%o. Di!ersidades de mundos Existem muitos mundos habitados? 1%umer<Aeis. !D %o %osso sistema solar co%tamos mais prDximos de %Ds5 MercOrio

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

41

CB%us Marte JOpiter !atur%o Lra%o Metu%o e "luto. Esses mundos s!o maiores que a ?erra? Lra%o ? -2 Aezes maior do =ue a FerraN Metu%o ? 100 Aezes maiorN !atur%o .32 e JOpiter 1.300N CB%us e MercOrio so me%oresN e Marte ? mais ou me%os i9ual H Ferra. E a @ua? K um sat?lite da Ferra. Os outros mundos tambm tm luas? Mem todos mas Lra%o tem ci%co Marte tem duas !atur%o dez al?m de dois ime%sos a%?is lumi%ososN Metu%o tem duas "luto tem uma JOpiter tem catorze. Este mu%do colossal JOpiter %o est< como a Ferra suEeito Hs Aicissitudes das

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

42

esta@es %em Hs bruscas alter%atiAas da temperatura5 favorecido com uma primavera constante. O que s!o as estrelas? !o sDis como o =ue %os alumia e se al9u%s deles %o obsta%te serem mil:@es de Aezes maiores do =ue o %osso parecem pe=ue%os ? por=ue esto a ime%sas distU%cias do %osso mu%do. Esses s-is alumiam ?erras como a nossa? Cada um deles ? ce%tro de um sistema pla%et<rio como %o caso o !ol do %osso sistema. ) constitui!o fsica dos mundos sempre a mesma? MoN Hs Aezes di>erem em tudo. Do mesmo modo se d< com os seres =ue os

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

43

:abitam. ( :armo%ia de >ormas >ortalece pela diAersidade dos meios a Qei da L%icidade DiAi%a. Os mundos se acabam? Com o tempo se tra%s>ormam como aco%tece %a %atureza a tudo =ue %o ? esp&rito. !D o esp&rito ? imortal. No'es do E!angelho O que quer di,er Evan(elho? #oa0MoAa MoAa de !alAao. Qual o fundador do Evan(elho? Jesus Cristo o Diretor do %osso sistema pla%et<rio =ue Aeio H Ferra com a especial misso de trazer a todos a 6eli9io do (mor.

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

44

Deve7se ler o Evan(elho? !em dOAida5 sD ele %arra a Cida de Jesus e os seus e%si%os. 6o que consistem esses ensinos? Ma pr<tica da Caridade e %os deAeres =ue temos para co%osco para com Deus e para com o %osso prDximo. O Evan(elho ensina doutrina diferente da do Espiritismo? Mo poderia e%si%ar Aisto como a misso do Espiritismo ? a pre9ao do EAa%9el:o em Esp&rito e Cerdade. Quais s!o os trechos dos ensinos de %esus que se acham no Evan(elho? Rs e%si%os de Jesus >oram orais e pr<ticos. Ele %o se limitaAa a >alar e%si%aAa pratica%do. Mo !ermo do Mo%te por exemplo Jesus resumiu a !ua doutri%a.

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

45

(o termi%ar o discurso =ua%do desceu do mo%te aproximou0se dEle um leproso e o adorou ro9a%do0l:e5 '!e%:or se =uiseres bem podes tor%ar0me limpo). E Jesus este%de%do a mo tocou0o dize%do5 'Iuero >ica limpo.) E %o mesmo i%sta%te >icou ele liAre da lepra $Mateus Cap. C111 1 a 2*. E assim co%secutiAame%te o Mestre a9ia >aze%do e%trar em todos a !ua palaAra %o sD pelos ouAidos como tamb?m pelos ol:os. "ara =ue todos o compree%dessem mel:or Ele expu%:a em >orma de par<bolas a 6eli9io =ue deAiam abraar. K assim =ue Aemos por exemplo %a "ar<bola do !emeador o meio de apre%dermos os !eus e%si%os %a >i9ura da terra boa =ue recebe a seme%te e produz >rutos em abu%dU%cia $Mateus W111*.

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

46

( "ar<bola do Fesouro Esco%dido e a da "?rola e%si%am o meio de procurarmos as coisas espirituais ou seEa o 'rei%o dos c?us) e assim por dia%te. %esus ensinou a reencarna!o? !im %o colD=uio =ue teAe com Micodemos cap. 111 de Joo. Jesus disse a Micodemos =ue este precisaAa %ascer de %oAo para Aer o rei%o dos c?us. Depois da tra%s>i9urao =ua%do desciam do Mo%te a%u%ciou a ree%car%ao do pro>eta Elias =ue recebeu o %ome de Joo #atista. E o que di,ia %esus sobre a comunica!o com os Espritos? ( !ua doutri%a ? a sa%o desta Cerdade. !e assim %o >osse Ele %o eAocaria os Esp&ritos de Mois?s e de Elias =ue Q:e apareceram %o Fabor e com Ele co%Aersaram %a prese%a dos !eus

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

47

disc&pulos5 "edro Fia9o e Joo. E o prDprio Jesus %o apareceria e %o se comu%icaria com todos os seus disc&pulos depois da morte %o +Dl9ota. E %esus disse tambm al(uma coisa sobre os outros mundos habitados? Iuere%do dar aos !eus disc&pulos a e%te%der =ue assim ? a>irmou5 '8< muitas moradas %a casa de meu "ai). ) doutrina esprita tem+ ent!o+ a san!o divina? J< se Aiu =ue sim e por este trec:o do EAa%9el:o Aeri>icou0se bem clarame%te =ue o Espiritismo >oi predito e prometido por Jesus5 'Eu Aos te%:o >alado estas coisas esta%do ai%da co%Aosco5 mas o Co%solador o Esp&rito !a%to a =uem o "ai e%Aiar< em meu %ome Aos e%si%ar< todas

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

48

as coisas e Aos >ar< lembrar de tudo o =ue eu Aos disse) $Joo cap. W1C 23*. Espiritismo O que o Espiritismo? K uma 6eAelao diAi%a =ue abra%9e todos os co%:ecime%tos :uma%os e promoAe0l:es o pro9resso sob as bases de uma ciB%cia superior =ue trata da %atureza ori9em e desti%o dos Esp&ritos bem como de suas rela@es com o mu%do corporal. Existe ou existir mais tarde outra revela!o que nos d mais verdades ou tra(a mais conhecimentos do que o Espiritismo? Mo por=ue o Espiritismo %o paralisar< a sua aoN ele disse a primeira palaAra mas Eamais dir< a Oltima.

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

49

O que pensar desses que afirmam ser o Espiritismo um de(rau para che(ar7se a uma verdadeira teosofia? Mo sabem o =ue dizemN desco%:ecem o EspiritismoN %o o estudaram em suas diAersas ma%i>esta@es. E uma nova cincia que apareceu com o nome de <etapsquica+ n!o vir ultrapassar os princpios espritas? Mo os pode ultrapassar Aisto como essa ciB%cia %o passa de uma ':ipDtese de estudo) =ue Aai al?m da :ipDtese ps&=uica ou seEa da a%ti9a psicolo9ia.
1

( per9u%ta :oEe >az se%tido para a "arapsicolo9ia. $Mota da Editora*

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

50

<as a <etapsquica constata como verdicas as manifesta0es que o Espiritismo di, serem espritas e anmicas? Mais uma razo para o Espiritismo exercer a sua ao e%tre os s<bios e letrados. Qual o motivo das reli(i0es combaterem o Espiritismo? (pe9o Hs id?ias arrai9adas i%sti%to de co%serAao do dom&%io =ue possuem sobre multid@es i%teresse pelos be%s materiais em umas respeito :uma%o e preco%ceito em outras e em boa parte m< >?. Mo aco%teceu a mesma coisa ao Cristia%ismo =ua%do o !eu >u%dador Aeio trazer ao mu%do a MoAa da 6ede%oS 1sso >B0lo dizer5 '%i%9u?m =ue bebe o Ai%:o Ael:o =uer o %oAo por=ue diz =ue o Ael:o ? mel:or).

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

51

O Espiritismo acessvel a todos? !im por=ue %o tem do9mas %em mist?rios %em subter>O9ios. 6!o haver peri(o de ensin 7lo /s crianas e aos i(norantes? R Espiritismo ? uma Aoz maraAil:osa =ue >ala em todas as l&%9uas de modo =ue possam compree%dB0loN aos s<bios >ala a +ala*ra da Ci3ncia aos pe=ue%i%os e :umildes a +ala*ra do $mor. O que di,er desses que afirmam n!o poder o Espiritismo ser abraado por pessoas in beis e iletradas+ pois correriam (rande risco? Mo te%do o =ue dizer e %o pode%do re>utar uma doutri%a =ue mal comeam a e%treAer Ao dize%do o =ue l:es Aem H cabea e isso para serem tidas por pessoas criteriosas e escrupulosas.

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

52

Ent!o os que invocam espritos sem conhecimento+ por mera divers!o+ n!o correm o risco de se pre2udicar? 1sto ? outro caso e e%to o Espiritismo %e%:uma respo%sabilidade tem. 1%Aocar Esp&ritos %o ? ser esp&rita %em estudar o Espiritismo assim como >azer estro%dos com pDlAora comprimida %o ? ser >o9ueteiro %em estuda%te de pirot?c%ica. Lma coisa ? o uso. outra ? o abuso. De modo que podemos+ sem susto+ estudar o Espiritismo? "odemos %o deAemos estudarX !eEa =uem >or e%co%trar< %o Espiritismo o =ue %o e%co%tra em parte al9uma em %e%:um col?9io em %e%:uma academia %e%:uma i9reEa e assim se orie%tar< %o mu%do de i%certezas em =ue se ac:a. R Espiritismo ? o lao =ue u%e os Esp&ritos li9a%do0os todos a Deus.

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

53

Fomemos parte %esta assembl?ia %esta escola reAestidos de boas i%te%@es com o deseEo de %os i%struirmos. (ssim estaremos sob a proteo dos Esp&ritos #o%s =ue diri9em este moAime%to de espiritualizao :uma%a e perma%eceremos sob a "ater%idade de Deus. "rece "ai %osso =ue estais %os c?us !a%ti>icado seEa o Aosso %omeX Ce%:a a %Ds o Aosso rei%oX !eEa >eita a Aossa Ao%tade assim %a terra como %o c?uX R po %osso de cada dia %os dai :oEeX "erdoai as %ossas d&Aidas assim como %Ds perdoamos aos %ossos deAedores.

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

54

"erdoai as %ossas o>e%sas assim como %Ds perdoamos aos %ossos o>e%soresX Mo %os deixeis cair em te%ta@es mas liArai0%os do malX (ssim seEaX Carta a (esus Meu mestre e !e%:or Jesus. QouAado seEa o Feu ilumi%ado Esp&ritoX Mos mome%tos pe%osos da mi%:a Aida te%:o0me ape9ado co%ti9o e %u%ca deixei de merecer a Fua misericDrdia. Mos mome%tos de ale9ria e abu%dU%cia da mi%:a Aida %u%ca deixei de Fe re%der 9raas e ca%tar louAores ao Feu i%compar<Ael Esp&rito. (Euda0me !e%:or %as mi%:as de>iciB%cias pree%c:e as mi%:as >al:as

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

55

e%c:e os meus claros com o Feu be%epl<cito e %o permitas =ue pelos meus de>eitos seEa a Fua Doutri%a esca%dalizada e a Fua palaAra maculada. !ou Feu disc&pulo e Fe amo como o co >iel ama ao seu do%o. !ou cria%a i9%ora%te. Fem compaixo de mimX (be%oa a todos os Esp&ritos meus irmos =ue me suste%tam e d<0l:es >oras para =ue operem comi9o o Feu amor. QouAado seEa Deus o %osso "ai Celestial a =uem co%:eo !e%:or por Feu i%term?dio e a =uem amo e adoro se 9uardo o Feu preceito. Cairbar #chutel A8: hs9 da noite de 8B de maro de 8BCDE9

Cairbar Schutel - Espiritismo para as Crianas

56

$mi!o4a5 6eitor4a57 !e AocB leu e 9ostou desta obra colabore com a diAul9ao dos e%si%ame%tos trazidos pelos be%>eitores do pla%o espiritual. (d=uira um bom liAro esp&rita e o>erea0o de prese%te a al9u?m de sua estima. R liAro esp&rita al?m de diAul9ar os e%si%ame%tos >ilosD>icos morais e cie%t&>icos dos esp&ritos mais eAolu&dos tamb?m auxilia %o custeio de i%Omeras obras de assistB%cia social escolas para cria%as e EoAe%s care%tes etc. Frm!o G9 )"or*ue n+s somos cooperadores de Deus,"aulo. $1 Ep&stola aos Cor&%tios 357.*

You might also like