You are on page 1of 4

ESCOLA BSICA INTEGRADA DE S.

JOO DE LOURE

Ficha de Avaliao de Cincia Naturais - 9 Ano


Nome: Enc. de Ed. Classificao: N Turma: A Prof. / /2012

Filhos da Cincia e da Tecnologia?


Anos atrs este prodgio no era possvel, pois os pais destas crianas encantadoras tinham problemas de infertilidade. Recorreram fecundao in vitro e, dos 5 embries introduzidos no tero da me, 4 tiveram sucesso. Neste caso, e ainda, embora de uma forma controversa, o homem interferiu na criao da prpria vida.
Fig. 1

1- A Gentica, mais propriamente a Engenharia Gentica foi a cincia responsvel pelo prodgio atrs referido. 1.1- Refere duas outras aplicaes dessa cincia.

1.2- Comenta a frase do texto: (...) e ainda, embora de uma forma controversa, o homem interferiu na criao da prpria vida, mencionando duas vantagens e duas desvantagens da manipulao gentica.

2- A figura 2 ilustra a hierarquia estrutural do material gentico. 2.1- Identifica a estrutura celular representada na figura 2.

2.2- Faz a legenda da Figura 2 123452.3- O gene hereditria:

uma unidade de informao

Fig. 2

a) Constituda por cromossomas; b) Constituda por ADN; c) Constituda por ADN e cromossomas; d) Constituda por pequenas sequncias de ADN. (Assinala a opo mais correta)

3- Classifica como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmaes. A- o ADN que determina a forma e a funo de todas as clulas, tecidos ou rgos. B- O gene a unidade molecular bsica do ADN. C- Cada indivduo recebe todo o ADN de um dos progenitores no momento da fecundao. D- O ADN encontra-se no citoplasma das clulas eucariticas.

4- Seleciona a opo que completa corretamente a afirmao seguinte. 4.1- A hereditariedade corresponde ao conjunto de processos biolgicos que asseguram que cada ser vivo receba e (A) transmita informaes genticas, atravs da reproduo. (B) escolha informaes genticas. (C) transmita genes, atravs do citoplasma do ovo ou zigoto. (D) escolha genes.

5- A figura 3 representa o par de cromossomas nmero 11 do caritipo humano em dois indivduos (I e II).

5.1- Refere quantos cromossomas possui o caritipo da maioria das clulas humanas. 5.2- Menciona qual o nmero de cromossomas de um ovcito. 5.3- Indica o que representam as letras A e a. 5.4- Refere qual o gene que se manifesta no indivduo I.
Fig. 3

6- Considera o seguinte cruzamento:

Progenitores

Plantas de caule longo X Plantas de caule curto

Descendentes

Plantas de caule longo e plantas de caule curto

6.1- Os descendentes deste cruzamento tm no seu conjunto: A- fentipos diferentes dos progenitores. B- todos o mesmo fentipo. C- todos o mesmo gentipo. D- fentipos iguais aos progenitores. (Assinala a opo correta)

6.1.1- Distingue fentipo de gentipo.

6.2- Se admitirmos que o gene que condiciona caules curtos recessivo em relao ao gene que condiciona caules longos, pode dizer-se que: . (Assinala a opo correta)

A- cada um dos progenitores homozigtico (ou puro). B- cada um dos progenitores heterozigtico (ou hbrido). C- um progenitor homozigtico dominante e o outro heterozigtico. D- um dos progenitores homozigtico e recessivo e o outro heterozigtico 6.3- As plantas descendentes que apresentam caule longo tm: A- todas dois genes iguais. B- todas dois genes diferentes. C- umas dois genes iguais e outras dois genes diferentes. D- nenhuma das situaes anteriores. (Assinala a opo correta)

6.3.1- Fundamenta a escolha que efetuaste, fazendo o xadrez mendeliano, utilizando os smbolos seguintes: L- para o gene responsvel por plantas de caule longo e l- para o gene responsvel por plantas de caule curto

7- Na espcie humana, o albinismo uma anomalia ou alterao hereditria que se manifesta pela falta de pigmentao, nomeadamente na pele. S quando um indivduo apresenta os dois genes determinantes da anomalia no seu gentipo que albino. Observa a figura 4, que se refere a uma famlia com casos de albinismo.

Fig. 4

7.1- Denomina o esquema representado na figura 4. 7.2- Refere quantas geraes esto representadas. 7.3- Menciona qual o gene recessivo.

7.4- Classifica como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmaes, relativas transmisso do gene do albinismo na famlia considerada na figura 4. A. O gene para o albinismo manifesta a sua informao, quando um indivduo recebe o gene de cada progenitor. B. O indivduo 7 apresenta o gene para o albinismo. C. O indivduo 8 no apresenta o gene para o albinismo. D. O gene para o albinismo manifesta sempre a sua informao. E. A pele do indivduo 3 despigmentada. F. A pele do indivduo 8 despigmentada. G. A cor da pele do indivduo 2 normal. H. O indivduo 6 pode apresentar o gene para o albinismo. 7.5- Indica dois indivduos da famlia que so, certamente, heterozigticos. 7.6- Elabora o xadrez mendeliano do casamento efetuado entre os indivduos 7 e 8, identificando o indivduo 11.

FIM

Bom Trabalho! Sofia Ribeiro

You might also like