You are on page 1of 15

1

Novelas como proto-interao, ou para uma critica dos estudos de recepo


Esther Hamburger
Critica e ensasta, Doutora em Antropologia pela Universidade de Chicago, com ps-doutoramento na Universidade do Texas, Austin. Professora Livre Docente de Histria e Teoria do Cinema e da Televiso na ECA USP e pesquisadora do CNPq. Entre diversas publicaes em livros e revistas especializadas, autora de O Brasil Antenado, a sociedade da novela, Rio de Janeiro: Zahar.

Resumo Este artigo discute os estudos de recepo, suas relaes com os estudos culturais e com os estudos de cinema e televiso. A idia problematizar as contribuies e os desafios postos por esses estudos no contexto da literatura ps-estruturalista. Ao deslocar o foco da pesquisa para contextos de recepo, esses estudos abriram um leque de possibilidades de investigao, tornando a definio de metodologias, e a prpria delimitao do contexto, um desafio em si mesmo. No mbito desse debate interdisciplinar, retomo a nfase na anlise flmica e resgato a relevncia da crtica, mas sem dispensar consideraes sobre o fazer, como e onde. Sugiro que o mapeamento das interlocues inclusive as interlocues imaginadas que se do a partir de obras audiovisuais elucida as principais convenes de linguagem, bem como os significados delas em determinados lugares e momentos histricos. Palavras-chave Estudos Culturais. Estudos de Recepo. Cinema. Televiso. Abstract This essay discusses reception studies, its relations with cultural studies as well as with cinema and television studies. The thesis here problematizes the contributions and the challenges presented by theses studies in the context of post-structuralist literature. As they displace the focus of research to "contexts" of reception, these studies offer a plethora of possibilities of investigation, turning into challenges the definition of methodologies and the delimitation of "context" proper. Within this interdisciplinar debate, I return to the emphasis on filmic analysis and the relevance of criticism, without disregard for the conditions of creation, the how and the where. I suggest that the mapping of "interlocutions" -- including the imagined ones -- which stem out of audiovisual works reveals the main conventions of language, as well as their meanings in determined historical places and moments. Keywords Cultural Studies. Reception Studies. Cinema. Television.

H cerca de 30 anos, os estudos de recepo vm alterando significativamente o panorama da pesquisa sobre a indstria cultural, especificamente sobre o cinema e a televiso. A nfase na recepo no campo dos Estudos de Cinema mais recente, e tal como o conjunto do campo, se apia, em larga medida, em bibliografia oriunda dos estudos literrios, que dificilmente despreza as especificidades prprias forma das obras. No campo dos estudos de televiso, sem a tradio do estudo das especificidades da linguagem que marca o legado da anlise flmica, a nfase na recepo oferece um sentido redentor que dispensa a ateno do analista ao texto. No campo dos estudos de cinema no Brasil a nfase na recepo em geral vem associada a preocupao com a superao de anlises formais que supostamente no levam em conta fatores sociais, polticos ou culturais extra-flmicos. A discusso muitas vezes reifica tendncias e pouco contribui para a compreenso critica de um campo complexo e diversificado, convergente no plano da realizao, mas ainda bastante divergente no campo da anlise critica. A reviso que se segue no pretende esgotar o tema, apenas oferece uma chave de leitura que sugere maneiras de articular formas do fazer com formas do ver e com formas estticas do cinema e do audiovisual. O texto recupera muito dos estudos de recepo de televiso, mas um estudo de cinema que inspira uma abordagem capaz de articular a problemtica da recepo com a anlise flmica, superando impasses, enfatizando a dimenso de interlocuo e recuperando o peso que o cinema e a televiso, cada qual a sua maneira - e as diferenas intrnsecas entre ambos constituem parte dos problemas a serem elucidados - possuem na produo de significados que definem os rumos da sociabilidade contempornea. Os Estudos Culturais estimularam a emergncia dos estudos de recepo. De certa forma, recuperam a abordagem da sociologia pluralista norte-americana, da qual Paul Lazarsfeld um dos expoentes e que inspirou o desenvolvimento de metodologias de quantificao e qualificao do pblico.1 No caso da televiso essas tcnicas so
1

Sobre a aproximao dos estudos culturais com o legado da sociologia pluralista ver Spitulnik, D. (1993). "Anthropology and Mass Media." Annual Review of Anthropology 22: pp. 293-315.

3 responsveis pela definio dos ndices de audincia, que constituem padro de medida da indstria, mediando relaes entre produtores, anunciantes, exibidores e espectadores. Essas tcnicas constituem tambm instrumental de realizao de pesquisas qualitativas, de opinio, que oferecem parmetros na formatao de filmes e programas. Os Estudos Culturais partem do reconhecimento do espectador, e de seu cotidiano, como elemento onde se realiza o significado de contedos miditicos, para desenvolver tcnicas qualitativas de investigao sobre as interpretaes de textos especficos, de rdio ou televiso. A partir de perspectiva diversa, os estudos sobre a indstria cultural enfatizaram a investigao de modos de produo como definidores de contedos, em geral definidos a priori como mensagens cujo significado refora alienao e reproduo de modelos ideolgicos dominantes. O deslocamento da investigao do mbito da produo para o estudo de contextos de recepo busca resistncias a esses modelos e se deu em meio emergncia dos estudos ps-estruturalistas que salientam a polissemia possvel dos significados de uma mesma obra. Embora a nfase na recepo no Brasil seja em geral associada aos estudos culturais inspirados na pesquisa Gramsciana iniciados Escola de Birmingham na Inglaterra, os estudos inspirados na teoria crtica associada a Frankfurt so bastante sugestivos. A ateno recepo surge tambm em conexo com a problemtica do Multiculturalismo que procura dar conta de diversidades de gnero, tnicas e geogrficas, inserindo teorias e autores de fora do eixo euro-ocidental no debate. De uma maneira ou de outra, seja no que se refere ao uso da etnografia como instrumento de pesquisa, ou seja como decorrncia de levar em conta a diversidade cultural, em contextos nacionais especficos e ou, mais recentemente, em panoramas transnacionais, ambos os movimentos implicam em uma aproximao dos estudos de cinema e televiso com repertrios, temas e abordagens, antropolgicos, uma relao nem sempre fcil. Ao deslocar o foco da pesquisa para contextos de recepo, esses estudos abriram um leque enorme de possibilidades de investigao, tornando a definio de
Ver tambm Hall, S. (1983). The redescovery of ideology. Culture, society and the media. M. Gurevitch, T. Bennet and J. Woollacott. New York, Methuen. .

4 metodologias, e a prpria delimitao do contexto, um desafio em si mesmo. O carter intrinsecamente interdisciplinar do tema torna a tarefa ainda mais complexa. No mbito desse debate, retomo a nfase na anlise flmica e resgato a relevncia da crtica, mas sem dispensar consideraes sobre o fazer, como e aonde. Sugiro que o mapeamento das interlocues inclusive as interlocues imaginadas que se do a partir de obras audiovisuais elucida as principais convenes de linguagem, bem como os significados delas em determinados lugares e momentos histricos. Nessa aproximao, o objeto audiovisual encarado como interface virtual. Uma reviso, ainda que selecionada, do amplo espectro de trabalhos em torno da recepo esclarece o percurso realizado e o partido proposto.

Etnografia de Recepo Estudos de recepo procuram entender como ver televiso ou, menos freqentemente, o ir ao cinema se situam entre as mltiplas atividades que constituem a vida cotidiana dos telespectadores. Essa literatura discute os sentidos peculiares que telespectadores enraizados em contextos especficos de recepo atribuem a obras televisivas ou cinematogrficas. Uma profuso de estudos empricos resultou desse foco na recepo. Pesquisadores usaram tcnicas qualitativas, como grupos focais2 ou cartas de fs em resposta a um anncio publicado em uma revista especializada,3 para analisar como os telespectadores interpretam programas de televiso estrangeiros. Esses trabalhos discutem como sentidos e imagens relativos a programas norte-americanos so apropriados em outros pases. Outros pesquisadores recorreram ao uso de entrevistas, mais ou menos extensas, para captar interpretaes de telespectadores sobre novelas na Amrica Latina.4
Liebes, T. and E. Katz (1990). The export of meaning. Cross-cultural readings of Dallas. Oxford, Oxford University Press. . 3 Ang, I. (1985). Watching Dallas: Soap opera and the melodramatic imagination. New York, Methuen. . 4 Ver diversos artigos em Fadul, A. (1993). Serial fiction in TV: the Latin American telenovelas. So Paulo, Ncleo de Pesquisa de Telenovelas, ECA-USP. .
2

5 Se por um lado os estudos de recepo foram bem-vindos por enriquecerem a compreenso da variao de sentidos que os programas assumem em contextos sociais e geogrficos distintos, por outro foram criticados pela fragilidade da pesquisa emprica realizada. Embora as tcnicas fragmentadas de pesquisa qualitativa possam ser suficientes para demonstrar que textos televisivos so interpretados de acordo com contextos e estruturas culturais locais, autores como John Tomlinson5 e Emile McAnany6 chamam a ateno para problemas de representatividade de amostras relacionados escolha dos entrevistados, definio do nmero ideal de entrevistas ou cartas e questo de como situar e interpretar dados de entrevistas no contexto mais amplo da vida cotidiana. Essas ressalvas metodolgicas questionam o poder de generalizao dos estudos de recepo. A chamada etnografia de recepo ofereceria uma alternativa capaz de fornecer uma descrio compreensiva sobre o que os espectadores vem em determinados programas. A observao participante em contextos de recepo seria capaz de ir alm do que espectadores falam ou escrevem quando perguntados, permitindo a abordagem de como a TV, ou determinados programas, se insere no cotidiano das pessoas que assistem. Estudiosos enfatizam a importncia da utilizao dessa prtica etnogrfica em pequenos grupos, em famlias ou individualmente.7 Tambm sugerem que a pesquisa no deve se limitar a questionrios e outras tcnicas quantificveis, devendo envolver a observao de campo e a imerso do pesquisador no universo pesquisado. Considerando a nfase de Michel de Certeau na relevncia da vida cotidiana, John Fiske8 aponta as conexes entre o ato de assistir televiso e as rotinas cotidianas dos telespectadores. As chamadas
5

Tomlinson, J. (1991). Cultural Imperialism. London, Printer Publishers. . 6 McAnany, E. G. and A. L. Pastina (1994). "Telenovela audiences: A review and methodological critique of Latin America research." Communication Research vol. 21(6 ): pp. 828-849. . 7 Ver, por exemplo, Williams, R. (1974). Television: Technology and Cultural Form. New York, Schoken Books. , Morley, D. (1986). Family television: cultural power and domestic leisure. London, Comedia. , Fiske, J. (1987). Television culture. London, Methuen. , Morley, D. (1991). "Where the global meets the local: notes from the sitting room." Screen vol. 32, n. 1. e Williams, R. (1974). Television: Technology and Cultural Form. New York, Schoken Books. . 8 Fiske, J. (1987). Television culture. London, Methuen. .

6 etnografias de recepo foram bem recebidas nas escolas de comunicao, onde se tornaram uma alternativa ao escopo limitado das tcnicas quantitativas de anlise de contedo e aos questionrios de pesquisa de audincia que marcaram os estudos pioneiros de filmes e programas televisivos. Os desdobramentos dos estudos de recepo contemplam crticas a noes fundantes na bibliografia ou na indstria. Estudos observam que a audincia, segundo concebida pelos pesquisadores de mercado, no existe como corpo social emprico. Nessa linha, abordada em sua inusitada especificidade brasileira no estudo das metodologias do Ibope, a audincia funciona como instrumento conceitual que alimenta as atividades da indstria televisiva, mas no possui realidade face a face, no podendo portanto ser estudada sob essa perspectiva. Nesse sentido audincias seriam categorias simblicas, no por isso menos relevantes. Alguns autores, como Tomlinson, Spitulnik e Nightingale, advertem contra a possvel reificao da noo de audincia tal como tratada em estudos de recepo. Apontam tambm possvel romantizao do carter popular presente no conceito de cultura ou subcultura de resistncia e que muitos desses estudos situam nos contextos de recepo.9 O movimento em direo ao estudo da recepo representou uma mudana terica positiva, que aprimorou a qualidade e a complexidade dos estudos especializados. O trabalho pioneiro de Stuart Hall10 em Birmingham sugeriu que significados codificados podem diferir de significados decodificados, abrindo portanto a possibilidade de o mesmo texto admitir leituras plurais. O significado aqui se torna uma dimenso crucial de um processo menos predeterminado do que o sugerido por autores que no consideram a possvel variao de interpretao dos mesmos textos. No entanto, nesse esquema, se
Ver por exemplo, John Tomlinson, op. cit.; Debra Spitulnik , op. cit.; Radway, J. (1988). "Reception Study: Ethnography and the Problems of Dispersed Audience and Nomadic Subjects." Cultural Studies 2(3): pp.359-376. ; Ien Ang, op. cit.; Nightingale, V. (1996). Studying audiences, the shock of the real. London, Routledge. e Nightingale, V. (1989). "What is ethnography about ethnografic audience research?" Australian Journal of Communications vol.16: pp. 50-63. . 10 Hall, S. (2003) Da dispora: identidades e mediaes culturais. Belo Horizonte/Braslia: Editora UFMG/Unesco. Liv Sovik (Organizao, reviso tcnica e prefcio) .
9

7 mantm a falta de ateno s especificidades formais das obras. A diversidade de significados est situada no plo da recepo. Mensagens permanecem reduzidas, a priori a ideologias dominantes predeterminadas, que podem, no entanto, estar sujeitas a interpretaes alternativas. A nfase na recepo no abalou o descaso com que a literatura especializada em televiso, em geral, aborda as obras propriamente ditas. Nesse sentido, possvel verificar nos estudos culturais a mesma ausncia de discusso sobre a forma especfica de produtos audiovisuais que marcou o trabalho de pesquisadores ligados sociologia pluralista. Esses consideravam, tambm a priori, e, com a indstria, que os valores veiculados nos meios de comunicao so definidos por consenso social, ou seja, s seriam veiculadas idias previamente legitimadas. Para uns e para outros, os veculos de comunicao esto reduzidos funo de difundir valores, reforando consensos. No h, nesses marcos, espao para associaes entre meios de comunicao e mudana de algum tipo. A crtica formalista de cinema vem sendo questionada por desprezar dimenses histricas e de poder especficas. Por outro lado, estudos que focalizam recepo tendem a tratar a televiso como um agente externo, que paira acima reproduzindo valores ou ideologias, que podem ser tomadas como consensuais ou encontrar resistncia de espectadores. Nessa perspectiva, alm de uma lgica comercial capitalista que determinaria contedos ideolgicos bsicos, programas televisivos no teriam especificidade prpria. Caberia aos espectadores absorver, resistir, ou interpretar de maneira especfica, significados dados a priori, pela estrutura de produo. Assim, filmes, seriados, programas, enfim, careceriam de especificidade prpria. Sua textura formal, sua organizao esttica, suas opes narrativas, em geral permanecem, no mbito dos estudos de recepo, desprovidos de maior relevncia. Mas ser que convenes especficas de articulao entre sons e imagens no fazem diferena? O caso da televiso brasileira sugere o contrrio. Filmes e programas televisivos fazem parte intrnseca da vida e como tal participam de transformaes, em geral imprevistas e no planejadas. H obras que reverberam, em geral porque trazem em si alguma diferena e outras que passam mais ou menos despercebidas em meio ao

8 turbilho de notcias e narrativas que satura a vida contempornea. H obras que permanecem restritas a segmentos do pblico para os quais foram pensadas. H obras que extravasam as fronteiras previstas, sensibilizando outros pblicos. Pensar nesses termos implica assumir a existncia de regies diferenciadas do espao pblico, que em certos eventos, ou em torno de certas obras se manifestam simultaneamente. Implica tambm atentar para articulaes entre mecanismos de produo e recepo e os prprios resultados audiovisuais. Estudos sobre recepo avanaram a pesquisa ao demonstrarem o carter polissmico que diferentes apropriaes e interpretaes de textos iguais em contextos diferentes implicam. O escopo da diversidade e o modo como essa diversidade est relacionada a ordens sociais difusas e/ou mutantes, s diferentes maneiras como a mdia se situa no seio de formas polticas e econmicas de organizao, a convenes estticas de produo e recepo de cinema e televiso, consolidadas ao longo do tempo, ainda esto por ser estudados, assim como as maneiras com que os prprios textos interferem na determinao de leituras diversas. O reconhecimento de que programas televisivos podem adquirir significados diferentes, e de que esses significados no so univocamente definidos no momento da produo, est relacionado aos questionamentos ps-estruturalistas sobre a multiplicidade invarivel do sentido e as questes tericas com as quais nos defrontamos refletem o estado atual desse debate. Anlises formais so insuficientes para acessar diferentes significados possveis de um mesmo texto, mas no so descartveis. Se contedo e significado no so redutveis a ideologias pressupostas, como defini-los e descobri-los? Se o significado depende principalmente de contextos de recepo, como delimitar esses contextos? Seriam textos redutveis a cones de posicionamento social em uma linha Bourdiana? Ou o texto detm especificidade? Se afirmativo, como alcan-la? No se trata aqui de defender a retomada de abordagens estruturalistas desenvolvidas a partir da lingstica para a anlise flmica. O desafio o de mapear conexes entre formas especficas e interlocues imaginrias que elas realizam. H trabalhos que reconhecem injunes especficas entre certas convenes narrativas e certos segmentos especficos do pblico como elementos relevantes para o entendimento

9 das configuraes que ordens scio-culturais especficas assumiram em momentos histricos determinados. Embora lidem com temticas de gnero e com recepo esses textos no necessariamente se definem no mbito dos Estudos Culturais. O trabalho Babel and Babylon, de Miriam Hansen11 por exemplo, se situa na linhagem da Escola de Frankfurt. Hansen entende o cinema em dilogo com o pensamento de Habermas e sua busca do espao pblico, mas tambm em conexo com o debate feminista que questiona a ausncia de problematizao da dimenso de gnero no conceito habermasiano de esfera pblica e levanta as implicaes do cinema e da televiso para as representaes das relaes de gnero.12 A autora situa sua problemtica em torno da anlise das relaes entre espectador e filme, ou melhor, as relaes entre o que o filme define para o espectador e o que ocorre com o espectador concreto, enquanto membro de uma audincia social. Ela aborda o papel do cinema nas mudanas nas definies dos domnios pblico e privado nos Estados Unidos dos ltimos anos do sculo XIX e primeiras duas dcadas do sculo XX. Durante esse perodo alguns domnios da experincia privada comeam a ser admitidos no espao pblico. E a presena das mulheres nas salas de cinemas justamente um dos indcios de que elas comeam a participar, ao menos de algumas dimenses, da esfera pblica. A pesquisa de Hansen particularmente interessante no momento em que vivemos uma outra transformao, desta vez operada com o advento da mdia digital. A autora focaliza disjunes entre o que identifica em sua pesquisa histrica com a perspectiva do espectador, a constelao de significados no interior do qual ele, ou ela, faz sentido do que v, e o espectador, ou a espectadora, tal como inscritos na textura mesmo dos filmes do perodo estudado. Sua perspectiva dialoga bem com a tentativa de pensar uma vertente de filmes como um jogo de interlocues entre pontos de vistas diferentes. Fica o desafio de equacionar disjunes entre pblicos imaginados por produtores e realizadores, espectadores inscritos na textura de filmes e programas televisivos e espectadores concretos.
11

Hansen, M. (1990). Babel & Babylon: spectatorship in American silent film. Cambridge MA, Harvard University Press.

Sobre o debate feminista do conceito de esfera pblica ver Fraser, Nancy. (1990). Rethinking the public sphere: a contribution to the critique of actually existing democracy. Social Text 25/26 p. 56-80. Para uma reviso da literature feminista ver Hamburger,E. 2007. Gnero e Mdia ou a expanso do espao pblico na novela. Revista de Estudos Feministas.v.15.

12

10 Sem abrir mo da anlise desses filmes propriamente ditos, ou melhor, a partir mesmo da anlise de convenes flmicas, Hansen busca conceituar o que denomina como um lugar para a dimenso pblica da recepo cinematogrfica (p.7). Em um outro trabalho, sobre filmes com o ator Rodolfo Valentino13 a autora lida com modos de organizar a viso e a narrativa que filmes utilizam para engajar espectadores, no caso, para engajar espectadoras. Para ela, esses filmes, e mais concretamente, o corpo do ator de origem italiana e portanto associado com um certo ideal de masculinidade, com uma sensualidade carregada, catalisam diversas contradies nos Estados Unidos do psguerra. No trabalho de Miriam Hansen o cinema expressa relaes sociais especficas, que a autora acessa atravs da anlise flmica historiogrfica atenta a eventuais ganchos entre espectadores tal como eles so construdos na textura do filme. Sua aproximao da recepo no se d na forma da observao participante de uma situao emprica. A autora observa a correspondncia entre filmes que construam a espectadora mulher, e freqentadora de matins, que adentrava assim um espao anteriormente definido como masculino. Seu trabalho prope a compreenso das conexes que se estabelecem a partir das imagens em momentos histricos com horizontes simblicos especficos. O cinema emerge aqui como espao pblico aonde se amplia o universo das imagens consideradas legtimas para exibio incluindo a corporalidade masculina. O cinema est em sintonia com a participao crescente da mulher no espao pblico. Talvez pela dificuldade de acesso a materiais de arquivo, a literatura sobre televiso brasileira desde o incio dos anos 70 conta com estudos de recepo. Os primeiros estudos sobre novela so pioneiros em dois sentidos: so estudos de recepo que tocam no problema das relaes de gnero. Estudos como os de Sonia Miceli; Ondina Fachel Leal, Jane Sarques e Rosane Manhes Prado14 so pesquisas que com
13

Hansen, M. (1991). Plasure, ambivalence, identification: Valentino and female spectatorship. Star Texts, image and performance in film and television. J. Butler. Detroit, Michigan University Press: 266-298. Micelli, S. M. P. d. B. (1974). Imitao da vida. Departamento de Cincias Sociais da Faculdade de Filosofia Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo. Leal, O. F. (1986). A leitura social da novela das oito. Petrpolis, Vozes. , Sarques, J. J. (1986). A Ideologia Sexual dos Gigantes. Goiania, Editora da Universidade Federal de Gois. , Prado, R. M. (1987). Mulher de Novela e Mulher de Verdade - Estudo sobre Cidade Pequena, Mulher e Telenovela, Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Kottak.C. Primie time society. (1990) California: Walsbourg Publishing House.
14

11 abordagens diferentes, etnogrfica e de entrevista, realizam estudos de caso em torno da recepo de uma novela, que estivesse no ar no momento da pesquisa, em So Paulo, Porto Alegre, e Braslia, respectivamente, as cidades em que as autoras de cada um dos estudos residia poca. O estudo de Rosane Manhes Prado foi conduzido na cidade de Cunha, local que inspirou estudos clssicos da antropologia do Brasil e como parte de um estudo mais amplo de Conrad Kottak sobre a televiso brasileira. Os estudos pioneiros de recepo de novela abordam representaes de relaes de Gnero investigando principalmente o pblico feminino. Lidam tambm com marcadores de classe, comparando leituras de telespectadoras pertencentes a diferentes classes sociais. A literatura sobre telejornais tambm contempla estudos de recepo.15 A baixa presena de pretos e mulatos na televiso foi notada desde cedo, mas estudos sistemticos sobre o assunto demoraram mais a surgir.16 Quando surgem privilegiam a investigao de filmes e programas e a maneira como eles expressam relaes tnicas e discriminao de cor. Estudos mais recentes, como os de Helosa Buarque de Almeida, Antonio LaPastina realizados em conjunto com meu estudo,
17

procuram relacionar os diversos

aspectos de uma novela com mudanas, especialmente nas relaes de gnero e padres de estrutura familiar. Esses estudos me levaram a indagar sobre as modificaes na forma da novela, gnero sistematicamente repetido diariamente no horrio nobre da televiso. Espectadores esto familiarizados com as convenes do folhetim eletrnico. Eles e elas possuem espectativas diferentes sobre o a transformao de personagens ao longo das tramas. A novela parte do cotidiano como um repertrio compartilhado por meio do qual espectadores atualizam suas afinidades e diferenas. Divergncias de interpretao se referem a diferentes posicionamentos na vida cotidiana. Dessa maneira, no h como compreender os significados associados ao gnero sem interpretar esse amplo repertrio consolidado ao longo da histria da televiso no Brasil, e especialmente durante o auge nos anos 1970 e 1980, em que a novela expressava interpretaes e reinterpretaes da
Lins da Silva, C.E. (1985). Muito Alem do Jardim Botnico. So Paulo: Summus. Vale mencionar o estudo pioneiro de Joel Zito, Arajo. (2000). A Negao do Brasil. So Paulo: SENAC que apresenta um criterioso mapeamento da apario de personagens negros na telenovela brasileira. 17 Almeida, H. B. (2003). Muitas mais cousas: telenovela, consumo e gnero. So Paulo, Anpocs/Edusc. La Pastina, Antonio. 1999. The telenovela way of knowledge: an ethnographic reception study among rural viewers in Brazil. PhD Dissertation. University of Texas, Austin. Hamburger , E, (1999) Telenovela reception in a So Paulo favela and upper middle class dwellings. Paper presented at ICA San Francisco.
16 15

12 comunidade nacional brasileira. A expanso da estrutura melodramtica18 multiplot, os cortes rpidos, a gravao externa pouco comum na telefico de ento, as referncias de tempo contemporneo e lugares marcantes na cultura nacional, o uso de critrios jornalsticos, so alguns dos elementos que sugerem o potencial do inventrio. Na

contramo dos estudos culturais, sugerimos que h uma sintonia entre as mudanas ocorridas ao longo do tempo nas convenes das novelas e as mudanas em curso nos anos 1970 e 1980. De maneira ainda mais contundente, reafirmamos a relao entre a expanso do consumo e a consolidao da televiso. Televiso no Brasil est ligada a mudana, no de modo de produo, mas de relaes de gnero, estrutura familiar, migrao para a cidade e uma srie de outros processos simultneos e correlatos, embora imprevistos, no planejados e em muitos casos perversos.

Embora a televiso brasileira tenha se distinguido pelo feito de se estabelecer como exportadora em uma poca em que os fluxos de mdia vinham do norte para o sul, e tenha merecido estudos estrangeiros, pouco se publicou sobre a forma televisiva propriamente dita no Brasil. Os estudos de cinema por sua vez desenvolveram a investigao das convenes formais e estticas, certamente impulsionados tambm pela intensidade de movimentos como o Cinema Novo e o Cinema Marginal. Ambos os campos se beneficiariam de uma abordagem capaz de entender as mltiplas interlocues envolvidas na realizao e na fruio de cinema e televiso tal como inscritas nas obras e percebidas no cotidiano. Mais do que uma recomendao de procedimento, o problema se pe como questo de substncia.

18

Xavier, I. (2003) Da moral religiosa ao senso-comum ps-freudiano: imagens da histria nacional na telefico brasileira. In O Olhar e a Cena. So Paulo: Cosac Naify.

13 REFERNCIAS

Almeida, H. B. (2003). Muitas mais cousas: telenovela, consumo e gnero. So Paulo, Anpocs/Edusc.

Ang, I. (1985). Watching Dallas: Soap opera and the melodramatic imagination. New York, Methuen.

Arajo, J. Z. (2000). A Negao do Brasil. So Paulo: SENAC

Fadul, A. (1993). Serial fiction in TV: the Latin American telenovelas. So Paulo, Ncleo de Pesquisa de Telenovelas, ECA-USP.

Fiske, J. (1987). Television culture. London, Methuen.

Hall, S. (1983). The redescovery of ideology. Culture, society and the media. M. Gurevitch, T. Bennet and J. Woollacott. New York, Methuen.

Hall, S. (2003) Da dispora: identidades e mediaes culturais. Belo Horizonte/Braslia: Editora UFMG/Unesco. Liv Sovik (Organizao, reviso tcnica e prefcio)

Hansen, M. (1990). Babel & Babylon: spectatorship in American silent film. Cambridge MA, Harvard University Press.

Hansen, M. (1991). Plasure, ambivalence, identification: Valentino and female spectatorship. Star Texts, image and performance in film and television. J. Butler. Detroit, Michigan University Press: 266-298.

Leal, O. F. (1986). A leitura social da novela das oito. Petrpolis, Vozes.

14 Liebes, T. and E. Katz (1990). The export of meaning. Cross-cultural readings of Dallas. Oxford, Oxford University Press.

Lins da Silva, C.E. (1985). Muito Alem do Jardim Botnico. So Paulo: Summus.

McAnany, E. G. and A. L. Pastina (1994). "Telenovela audiences: A review and methodological critique of Latin America research." Communication Research vol. 21(6 ): pp. 828-849.

Micelli, S. M. P. d. B. (1974). Imitao da vida. Departamento de Cincias Sociais da Faculdade de Filosofia Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo.

Morley, D. (1986). Family television: cultural power and domestic leisure. London, Comedia.

Morley, D. (1991). "Where the global meets the local: notes from the sitting room." Screen vol. 32, n. 1.

Nightingale, V. (1989). "What is ethnography about ethnografic audience research?" Australian Journal of Communications vol.16: pp. 50-63.

Nightingale, V. (1996). Studying audiences, the shock of the real. London, Routledge.

Prado, R. M. (1987). Mulher de Novela e Mulher de Verdade - Estudo sobre Cidade Pequena, Mulher e Telenovela, Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Radway, J. (1988). "Reception Study: Ethnography and the Problems of Dispersed Audience and Nomadic Subjects." Cultural Studies 2(3): pp.359-376.

Sarques, J. J. (1986). A Ideologia Sexual dos Gigantes. Goiania, Editora da Universidade Federal de Gois.

15

Spitulnik, D. (1993). "Anthropology and Mass Media." Annual Review of Anthropology 22: pp. 293-315.

Shoah, E. e Stam, R.(2006) Crtica da Imagem Eurocntrica. So Paulo: Cosac Naify.

Tomlinson, J. (1991). Cultural Imperialism. London, Printer Publishers.

Williams, R. (1974). Television: Technology and Cultural Form. New York, Schoken Books.

Xavier, I. (2003) Da moral religiosa ao senso-comum ps-freudiano: imagens da histria nacional na telefico brasileira. In O Olhar e a Cena. So Paulo: Cosac Naify.

You might also like