You are on page 1of 14

Aula

DETERMINAO DO CALOR ESPECFICO DE METAIS


META
Determinar o calor especfico de metais.

OBJETIVOS
Ao final desta aula, o aluno dever: a partir do primeiro princpio da termodinmica estudar nesse captulo o uso da calorimetria para determinar o calor especifico de alguns metais e a Lei de Dulong-Petit. Para isso veremos o que um calormetro e como este dispositivo nos ser til para o desenvolvimento desse experimento.

PR-REQUISITOS
Ter estudado todo o contedo do primeiro princpio da termodinmica (Aula 4).

(Fonte: http://www.gettyimages.com).

Fsico-Qumica Experimental

INTRODUO
A experincia nos diz que se uma pea quente de metal imersa em gua a temperatura ambiente, a temperatura da gua ir aumentar. Se diferentes metais de mesma massa so aquecidos a mesma temperatura e so imersos numa mesma quantidade de gua, a temperatura final do sistema (gua + metal) ser a mesma? No comeo do sculo XIX, dois cientistas franceses anunciaram uma lei que mais tarde levaria seus nomes. Em 1919, Alexis-Thrse Petit e Pierre-Louis Dulong publicaram um artigo intitulado Investigao sobre alguns aspectos importantes da teoria do calor (traduo do autor de: Recherches sur quelques points importants de la Thorie de la Chaleur) no jornal cientifico Annales de Chimie et de Physique. A Lei de Dulong e Petit, como ficou posteriormente conhecida, relaciona a capacidade calorfica dos elementos com sua massa atmica. Para uma dezena de metais, eles encontraram que c, a capacidade calorfica proporcional a massa atmica para um valor constante de aproximadamente 25 J mol-1 K-1. Esta relao foi mais tarde reconhecida como unidade de Dulong-Petit. Posteriormente, seria utilizada para esclarecer os pesos atmicos e as frmulas atmicas de muitos materiais. Na pratica, A Lei de Dulong-Petit est longe da exatido, visto que muitos para muitos elementos o valor excede 10% do valor real. No entanto, possvel refinar os dados de valores de capacidade calorfica podem ser refinados com outros tipos de analises qumicas.

Figura 1: Foto de Pierre-Louis Dulong (2 Fevereiro de 1785 19 Julho de 1838). (Fonte: http://upload.wikimedia.org).

58

Determinao do Calor Especfico de metais

Aula

O QUE CALOR ESPECFICO OU CAPACIDADE CALORFICA?


A habilidade de qualquer material reter calor chamado de capacidade calorfica (do material). Para medir a capacidade calorfica, ou a quantidade de calor necessrio para aumentar a temperatura de um grama da substncia por um grau Celsius, representado pelo smbolo c, Cp ou mesmo s. No sistema internacional de unidades (SI), a unidade para capacidade calorfica dado por J g-1 K-1, no entanto, comum encontrar valores de capacidade calorfica em cal g-1 K-1, sendo que 1 cal = 4,184 J. A capacidade calorfica de algumas substncias so apresentadas na Tabela 1. Tabela 1: Calor especficos de algumas substncias metais.

Compare as capacidades calorficas do concreto e da Madeira. Uma vez que a capacidade calorfica da madeira duas vezes maior que a do concreto, necessrio aproximadamente duas vezes mais calor para aumentar a temperatura da madeira em relao ao concreto. Isto pode ser verificado de maneira bem simples, comparando a sensao de caminhar de ps descalos no concreto ou na madeira em um dia quente e ensolarado. O concreto parecer mais quente. O sol fornece energia na forma de calor o qual absorvido pelo concreto e pela madeira igualmente. No entanto, visto que a madeira possui uma maior capacidade

59

Fsico-Qumica Experimental

calorfica, esse material capaz de absorver mais calor antes que sua temperatura aumente, e consequentemente, faz que sintamos o concreto mais quente que a madeira. Podemos assim assumir de maneira geral: Quanto maior o calor especifico, menor a variao de temperatura quanto uma dada quantidade de calor absorvida . Mas o calor especifico no nos informa somente quanto calor deve ser absorvido por uma substancia antes que sua temperatura varie, ele tambm descreve a habilidade da substncia liberar calor para esfriar um objeto. Assim, quanto menor a capacidade calorfica, maior a habilidade da substncia liberar calor para que ela se esfrie. Por exemplo, imagine-se segurando duas peas quentes feita de metais desconhecidos X e Y, com capacidade calorfica de 2 J g-1 K-1 e 3 J g-1 K1 , respectivamente. O metal X, que possui uma capacidade calorfica menor que a do metal Y, far com que a mo que a esteja segurando aquea mais prontamente que a mo que segura o metal Y.

PORQUE DIFERENTES MATERIAIS POSSUEM DIFERENTES CAPACIDADES CALORFICAS?


Uma razo para a variao que cada substancia feita de tomos que possui diferentes massas. A massa de cada tomo de cobre maior que a massa de cada tomo de alumnio, por exemplo. No entanto, uma dada massa de cobre possui menos tomos que a mesma massa de alumnio. Quando calor adicionado a essa massa de cobre, menos tomos precisaro ser postos em movimento (lembrem-se que temperatura est relacionado com a energia cintica). Assim, menos calor necessrio para aumentar a energia cintica dos tomos presentes na amostra, e consequentemente, aumentar a temperatura em um grau Celsius. Como resultado, a calor especifico do cobre menor que a do alumnio. Note que cobre e zinco possui os mesmos valores de capacidade calorfica, isso devido a massas atmicas de ambos ser bastante similares. (Zn: 26,98 g mol -1 e Cu: 63.55 g mol -1). De um modo geral podemos dizer que quanto maior a massa atmica do tomo, menor o calor especifico desse tomo.

DETERMINAO DA CAPACIDADE CALORFICA DE UM MATERIAL


Sabemos que o fluxo de calor acontece sempre em uma direo de uma regio de mais alta temperatura, para uma de menor temperatura

60

Determinao do Calor Especfico de metais

Aula

at que o equilbrio trmico seja atingido. E que o fluxo de calor (q) nesse processo dado por: (Eq.1) Sendo m a massa do material, c seu calor especifico e a variao da temperatura durante o processo. Neste experimento, calor transmitido de uma amostra de metal aquecido para uma determinada quantidade de gua a temperatura ambiente. Uma vez que cada metal possui um valor de capacidade calorfica, quando em contato com a gua, o metal causar um variao da temperatura especifico para cada metal. A transferncia de energia pode ser detectada pela medida da variao de temperatura T , de acordo com a Eq. 2: (Eq.2) Para o objeto mais quente, ou seja, o metal, a quantidade de calor ) liberada pelo metal ser igual a massa do metal ( ) multipli( cada pelos sua capacidade calorfica ( ) e tambm pela variao de temperatura T. Essa relao matemtica, pode ser escrita: (Eq.3) Para o objeto mais frio, a gua, a quantidade de calor absorvido pela gua igual a massa de gua multiplicada pelo calor especifico da gua e tambm pela variao da temperatura. Esta relao nos leva a Eq.4: (Eq.4) Por conveno, o sinal de q nos diz em que direo o calor est sendo transferido. Quando um material libera calor, o sinal negativo, o que nos diz que a energia interna do material diminuiu. De modo inverso, quando o material absorve calor, q positivo. Os sinais de q, junto com a variao de temperatura, esto indicados na Tabela 2. Tabela 2: Direo da transferncia de Calor.

61

Fsico-Qumica Experimental

ATIVIDADES
216 J de energia so necessrios para aumentar a temperatura de uma amostra de alumnio de 15o para 35oC. Calcule a massa da amostra. Dados: calumnio: 0,902 J K-1g-1). Resoluo: pela Eq.2, sabemos quanto de calor necessrio para variar a temperatura de uma amostra de massa m e capacidade calorfica c. Assim:

Auto-Teste: Calcule a capacidade calorfica do cobre, dado que 204,75 J de energia leva a um aumento de temperatura de 25 oC to 60oC de uma amostra de 15g de cobre. Resp: 0.39 J K-1 g-1 De acordo com a lei de conservao de energia, o calor liberado pelo metal aquecido, deve ser igual ao calor absorvido pela gua e tambm pelas vizinhanas, ou seja, o calormetro. Assim, considerando os sinais mostrados na Tabela 2, podemos escrever: (Eq.5) Considerando as Eq.2 e Eq.3, podemos reescrever a Eq.5: (Eq.6) Sendo C a constante do calormetro, que determinaremos para cada experimento. Nesta prtica experimental, a Eq.5 usada para calcular a capacidade calorfica do metal aquecido quando imerso em um calormetro com gua. Mais uma vez, devemos ressaltar que ao adicionar o metal na gua, a temperatura final de ambos os materiais ser o mesmo.

O QUE UM CALORMETRO E PARA QUE SERVE?


O Calormetro um objeto projetado para fornecer um isolamento trmico perfeito de modo que no haja trocas de calor entre o que est

62

Determinao do Calor Especfico de metais

Aula

em seu interior e as vizinhanas. No entanto no existe um calormetro ideal a no deixar escapar nem permitir entrada de calor, o que existe so dispositivos que minimizem ao mximo dessas perdas. Por exemplo, num calormetro ideal quando preenchido com um lquido, solido ou gs a uma determinada temperatura no permitir que o calor escape, e o material permanecer a mesma temperatura indefinidamente. Um equipamento bastante conhecido e que satisfaz razoavelmente essas caractersticas o vaso de Dewar ( Nome dado em homenagem a seu inventor James Dewar). Veja Figura 2.

Figura 2: Representao esquemtica de um vaso de Dewar.

A constituio de um vaso de Dewar uma garrafa ou recipiente de vidro ou metal com uma dupla camada, entre as quais se faz vcuo para prevenir o fluxo de calor por conduo ou conveco de seu interior ou para seu interior. O uso desse tipo de recipiente usado por ns diariamente quando depositamos o caf recm preparado numa garrafa trmica. No entanto para realizar nosso experimento no precisamos nos desfazer da nossa garrafa trmica, existem modos mais baratos e razoavelmente confiveis para trabalharmos. Para isso um simples isopor daqueles que usamos para revestir as latas de refrigerante ou cerveja pode funcionar muito bem. Mas para isso necessrio uma tampa, tambm feita de isopor, que encaixe ao isopor com um pequeno orifcio na sua parte superior para introduzir o termmetro.

63

Fsico-Qumica Experimental

Figura 3: Recipientes de isopor como exemplo para construo de um calormetro. Fonte: http://www.chem.ufl.edu/~itl/2045/lectures/lec_9.html

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL MATERIAIS NECESSRIOS


Amostras de metais (Ferro, Cobre ou alumnio) Balana analtica Bquer Calormetro Termmetro Proveta

PARTE 1 DETERMINAO DA CONSTANTE DO CALORMETRO


Para determinar o fluxo de calor de um processo, o calormetro preenchido com conhecida quantidade de gua. O processo que libera ou absorve calor ento realizado dentro do calormetro e a temperatura da gua monitorada com um termmetro. Pela quantidade de gua presente dentro do calormetro e pela mudana de temperatura da gua a quantidade de calor transferido pelo processo pode ser determinada. No caso de determinar a Constante do calormetro, partiremos de duas amostras de gua a diferentes temperaturas. Uma vez que se conhece o calor especfico e a quantidade de cada amostra de gua podemos determinar a constante o calormetro utilizando a seguinte equao: (Eq.7)

64

Determinao do Calor Especfico de metais

Aula

Utilizando a Eq. 1, a Eq 7 se torna: (Eq.8) Aqui temos que tomar cuidado ao diferenciar as variaes de temperatura, j que diferente de . Rearranjando a Eq.8: (Eq.9) Vale ressaltar que a Eq.7 nada mais que o enunciado da primeira lei da Termodinmica. Como no h trabalho realizado pelo sistema (w=0) toda variao de energia s pode ser dado por troca de calor. No caso do calormetro como no h troca, pelo menos a princpio, com as vizinhanas, a energia do sistema no se altera e toda a energia do sistema se mantm constante. Dessa maneira, todos os componentes do sistema, no caso: gua quente, gua fria e calormetro, trocam calor entre si, mas no final a energia do sistema tem que se conservar. Ou seja, a somatria de todos os calores num sistema isolado igual a zero: (Eq.10) O importante aqui saber determinar a variao de temperatura do processo. Em muitos casos difcil determinar diretamente a variao de temperatura, DT, com preciso. Em conseqncia, necessrio acompanhar a variao da temperatura com o tempo, atravs de leituras peridicas da mesma. Para isso anota-se a temperatura do sistema a cada 30 segundos por 5 minutos. Dessa maneira podemos organizar os dados em um grfico como mostrado na Figura 2:

Figura 2 - Variao da temperatura em funo do tempo.

65

Fsico-Qumica Experimental

A partir da Figura 2 pode ser obtido graficamente o valor correto para DT. No caso desta experincia, como as temperaturas rapidamente ficam constantes em funo do tempo, os valores de DT podem ser obtidos facilmente atravs dos valores estacionrios das temperaturas da gua fria, gua morna e de equilbrio. Assim, para determinar a constante de um calormetro, calorfica de um metal, faz-se necessrio o uso de um calormetro. Siga o seguinte roteiro: 1. Colocar no calormetro 100 mL de gua destilada a temperatura ambiente. 2. Agitar moderadamente e iniciar rapidamente o registro da temperatura do sistema a cada 30 segundos at que a mesma se mantenha constante, por pelo menos dois minutos. 3. Com uma proveta tomar uma amostra de 100 mL de gua destilada de temperatura rigorosamente conhecida, cerca de 20 C acima da temperatura ambiente. Esta amostra de gua morna deve ser em seguida rapidamente adicionada no calormetro. 4. Agitar levemente a mistura e anotar a temperatura a cada 10 segundos, at que a mesma permanea constante; 5. Repetir o procedimento mais 3 vezes.

PARTE 2 DETERMINAO DA CAPACIDADE CALORFICA DE METAIS


Pese aproximadamente 30 g de um metal anotando a massa exata no seu caderno de anotaes. Em seguida, preencha com gua um bquer de 500 mL, introduza a amostra de metal e aquea o sistema at a ebulio da gua (aproximadamente 100 C).Veja Figura 2.

Figura 2 :Aparato para aquecimento da amostra de metal.

66

Determinao do Calor Especfico de metais

Aula

Enquanto isso adicione ao calormetro 25 mL de gua, tape-o e mea a temperatura a cada 1 minuto. Aps alcanar uma temperatura estvel, transfira a amostra de metal para dentro do calormetro. Mas lembre-se de anotar a temperatura da gua em ebulio. Vamos considerar que a temperatura do metal a mesma que a da gua em ebulio. Feche o calormetro imediatamente e comece a anotar a temperatura do sistema (gua+metal+calormetro) a cada 30 segundos durante 5 minutos. No utilize o termmetro para agitar a gua, pois pode quebrar. Descarte a gua e seque a amostra e o calormetro com papel toalha. Repita o experimento por mais duas vezes para o mesmo metal e para outras amostras metlicas. AVISO!: Manuseie sempre os materiais quentes com luvas para evitar queimaduras.

CLCULOS
1 - Para todos os experimentos possvel determinar o fluxo de calor q pela medida de variao de temperatura T que ocorre durante o processo. Use os espaos reservados ao final dessa aula (Apndice A) para representar graficamente os dados de Temperatura vs. Tempo a fim de determinar a variao de temperatura T que ocorreu durante o processo. 2 - Em posse dos valores de variao de temperatura obtidos em cada experimento e a massa de cada amostra metlica, determine a capacidade calorfica de cada metal, utilizando para isso a (Eq.5). Para melhor organizar a grande quantidade de dados obtidos construa uma Tabela, como indicado na Tabela 3: Tabela 3: Valores de Variao de Temperatura, massa da amostra metlica e capacidade calorfica das amostras metlicas.

67

Fsico-Qumica Experimental

Mostre tambm todo o seu trabalho em detalhes para os clculos de calor e capacidade calorfica. Preste ateno para os sinais matemticos, que uma fonte de erros muito comum em calorimetria. 3 - Note que para cada amostra a capacidade calorfica foi determinada em triplicata. Por isso, para encontrar um nico valor mdio para cada metal, faa a mdia aritmtica. (Eq.6) Mostre os dados em uma tabela: Tabela 4: Capacidades Calorficas mdia das amostras de metais

4 - Baseado na Lei de Dulong-Petit que diz que capacidade calorfica por massa atmica de aproximadamente 25 J mol-1 K-1: (Eq.7) Encontre a Massa Atmica (MMmetal) aproximada da amostra de cada metal e determine a porcentagem de erro levando em considerao os valores de massa atmica dos metais indicados na tabela peridica. (Eq.8) Mostre os resultados numa tabela: Tabela 5: Valores da Massa Atmica determinados pela Lei de DulongPetit, e a porcentagem de erro relativos as medidas obtidas.

68

Determinao do Calor Especfico de metais

Aula

ATIVIDADES
1. Este experimento possui algumas fontes de erros. Discuta duas das mais possveis fontes sistemticas de erros. Como esses erros podem influenciar na determinao da capacidade calorfica dos metais? 4 2. Os valores de capacidade calorfica dos metais (alumnio, ferro e cobre) determinados nesse experimento se assemelham aos j apresentados na literatura? Verifique atravs da Tabela 1. 3. A partir dos valores de capacidade calorfica, e a porcentagem de erro determinado para esse experimento, como voc avaliaria a validade dos seus resultados? So confiveis ou no? Discuta. 4. Suponha que enquanto transferia a pea de metal para o calormetro, voc sem querer deixou que o metal casse de maneira brusca e parte da gua foi jogada para fora do calormetro. Explique como a perda de gua do calormetro pode afetar o calculo da capacidade calorfica do metal? 5. Se voc dobrasse a massa do metal, mantendo todo o sistema o mesmo, o que aconteceria com a variao de temperatura do sistema (metal+gua+calormetro)? 6. Se voc dobrasse a massa de gua mantendo todo o sistema o mesmo, o que aconteceria com a variao de temperatura do sistema (metal+gua+calormetro)? 7. Um estudante transfere uma pea de 138 g de um metal desconhecido a 99,6 C para 60,50g de gua a 22,1 C que est dentro de um calormetro ideal. Aps certo intervalo de tempo, todo o sistema alcana a temperatura uniformde de 31,6 C. Calcule o calor especifico do metal. 8. Se o valor correto do calor especifico do metal determinado no exerccio 1 0,25 J g-1 K-1, calcule a porcentagem de erro da medida. 9. Qual o calor especifico de 75 g de uma amostra metlica que necessita de 5 kJ de energia para mudar sua temperatura de 25C to 85C? 10. Qual ser a temperatura final se, a temperatura ambiente (25C), 5,4 kJ de energia absorvido por 76 g de uma amostra de ferro? Use a capacidade calorfica do Ferro. 11. Qual seria a variao de temperatura (DT)se 89 g de uma amostra de cobre necessitasse de 2,9 kJ de energia para aquec-lo?

69

Fsico-Qumica Experimental

CONCLUSO
Com o conhecimento da Lei de conservao de energia, pudemos com o auxilio do calormetro medir a quantidade de energia liberada por uma pea de metal aquecida e a partir da inferir os clculos de sua capacidade calorfica. Utilizamos para isso 3 diferentes metais, com diferentes massas atmicas o qual foi possvel estimar os valores das capacidades calorficas molares, e correlacion-los com a Lei de Dulong-Petit.

RESUMO
Comeamos a aula com um pouco da histria da termodinmica para introduzir o aluno ao conceito de calor especfico das substncias a partir da Lei de Dulong-Petit. Desenvolvemos ento os conceitos da primeira Lei da Termodinmica para ser utilizada na determinao dos calores especficos de diferentes materiais. Vimos que necessrio o uso de um dispositivo que impede a troca de calor do meio reacional para as vizinhanas se queremos determinar o fluxo de calor de um sistema fechado; chamamos esse dispositivo de calormetro. Por no ser ideal, necessrio determinar a constante do calormetro para ento encontrar o calor especifico dos metais. Para tanto, foi necessrio anotar a evoluo da temperatura em funo do tempo, a fim de determinarmos a variao de temperatura do processo para ento chegar aos valores dos calores especficos dos metais escolhidos.

PRXIMA AULA
Na prxima aula vamos estudar o calor de neutralizao de um cido forte com uma base forte.

REFERNCIAS
ALEXIS-THRSE, P.; PIERRE-LOUIS, D. Research on some important aspects of the theory of heat. Annales de Chimie et de Physique 10. p. 395-413, 1819. PILLA, L. Fsico-Qumica I. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos. Editora 1979. BALL, D. W. Fsico Qumica. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. ATKINS, P. W. Physical Chemistry. 6 ed. Oxford: Oxford University Press, 1998. __________.Fsico-Qumica e Fundamentos, 3 ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos. Editora 2003.

70

You might also like