You are on page 1of 22

AMITRIPTILINA

(antidepressivo tricclico) Nome comercial: Amytril, Tryptanol Apresentao: comprimidos de 25 mg ou 75 mg. Cuidados de enfermagem: Instrua o paciente a tomar a medicao con orme recomendado e no interromper o tratamento, sem o con!ecimento do m"dico, ainda #ue mel!ore. In orme ao paciente as rea$es adversas mais re#%entes relacionados ao uso da medicao. A medicao deve ser administrada a noite para evitar sonol&ncia durante o dia. ' uso da medicao no deve ser suspenso su(itamente ou sem o con!ecimento do m"dico. A medicao tem um orte e eito anticolin"rgico. 's pacientes idosos podem no tolerar regimes de dose )nica. *ecomende #ue o paciente mude lentamente de posio para minimi+ar a !ipotenso postural, durante a terapia. *ecomende ao paciente o uso de protetor solar e de roupas mais ade#uadas para evitar as rea$es de otossensi(ilidade, durante a terapia. *ecomende ao paciente a adoo de uma dieta rica em i(ras e maior ingesto de l#uidos para minimi+ar a constipao, durante a terapia. ,ode causar (oca seca. -n./g%es orais re#%entes, (alas ou gomas de mascar sem a)car podem minimi+ar este e eito. ,ode causar tontura e sonol&ncia. *ecomende #ue o paciente evite o uso de /lcool e o uso concomitante de outros depressores do 012.

ADR
1ome comercial: Drenalin 2uidados de en ermagem:

NALINA

(simpaticomim"tico)
Apresentao: ampolas de 3ml. 4idros de 5ml para ne(uli+ao. Instrua o paciente a tomar a medicao con orme recomendado e no interromper o tratamento, sem o con!ecimento do m"dico, ainda #ue mel!ore. In orme ao paciente as rea$es adversas mais re#%entes relacionados ao uso da medicao. A medicao no deve ser usada em crianas 62anos nem durante a gestao (terceiro trimestre) ou lactao. ,ode causar tontura ou sonol&ncia. *ecomende #ue o paciente evite o ta(agismo ou outros irritantes respirat7rios e o consumo de /lcool.

Inalao: instrua o paciente #ue so necess/rios intervalos de 382min entre as inala$es9 #ue, #uando em uso concomitantes de glicocortic7ides ou inala$es de ipatr7pio, o (roncodilatador deve ser administrado primeiro e outros medicamentos 5min ap7s, para evitar to.icidade pela inalao de propulsores de luorocar(ono9 so(re a t"cnica correta de inalao. -ndotra#ueal: se o paciente estiver entu(ado, a droga poder/ ser e:etada diretamente na /rvore (ron#uial, atrav"s do tu(o endotra#ueal, e.ecute 5 insu la$es r/pidas, administre vigorosamente 3;ml diretamente no tu(o9 prossiga com 5 insu la$es r/pidas. 02 ou I<: a suspeno s7 deve ser administrada por via 029 no use soluo #ue apresentem altera$es em sua cor original ou #ue conten!am partculas9 a droga pode causar irritao ao tecido9 alterne os locais de aplicao para evitar necrose do tecido9 logo ap7s a administrao, massageie o local de aplicao para aumentar a a(soro da droga e diminuir a vasocontrio local9 evite administrao I< no gl)teo9 agite (em a suspenso antes de administrar e in:ete rapidamente. I4: no use soluo #ue apresentem altera$es em sua cor original ou #ue conten!am partculas9 ap7s seu preparo, #ual#uer soluo no usada dentro de 2=! deve ser descartada9 direta: administre cada 3mg em, pelo menos, 3min9 administra$es mais r/pidas podem ser usadas durante ressuscitao cardaca9 intermitente, em c!o#ues ana il/ticos severos, a dose de ;,38;,25mg pode ser repetida a cada 5835min9 administre al"m de 583;min9 contnua: administre 38 =mcg>min.

!CID" TRAN
1ome comercial: ?emo(loc@, Aransamin 2uidados de en ermagem:

#$MIC"

(anti i(rinoltico)
Apresentao: comprimidos de 25;mg ou 5;;mg. Ampolas de 5ml de soluo in:et/vel. A medicao deve ser administrada e.atamente con orme recomendado. 1o caso de gravide+, ou ainda se a paciente estiver amamentando, o m"dico dever/ ser comunicado imediatamente. In orme ao paciente as rea$es adversas mais re#%entes relacionado a medicao. 1os casos de sangramento por traumas ou com indicao cir)rgica, manten!a vigilBncia em uso de !emost/ticos. ,ode causar tontura. *ecomende o uso de /lcool e uso concomitante de outros depressores do 012, como tam("m #ual#uer outra medicao. 4': a medicao deve ser administrada com um pouco de /gua ou ap7s as re ei$es. I4: dilua em solu$es de glicose, soro isiol7gico, ringer lactato ou outros9 administre lentamente para evitar !ipotenso ou (radicardia9 instale em circuito e.clusivo9 no misture a soluo com outras drogas.

AMI"DAR"NA
(antiarrtmico Cclasse IIID)

1ome comercial: Amio(al, Ancaron, Atlansil, 2or mio, <iodaron Apresentao: comprimidos de 3;;mg ou 2;;mg. Erascos de F;ml de soluo. Ampolas com Fml de soluo in:et/vel. 2uidados de en ermagem: ' uso da medicao deve ter incio no !ospital e so( monitori+ao contnua por -2G, devido ao incio ser lento e o risco de arritmias. Instrua o paciente a tomar a medicao con orme recomendado e no interromper o tratamento, sem o con!ecimento do medico, ainda #ue mel!ore. A medicao no deve ser usada em criana, nem durante a gestao ou lactao. *ecomenda8se cautela tam("m nos casos de I22, dis un$es tir7idianas e doena pulmonar ou !ep/tica grave. In orme ao paciente (e>ou amiliares) as rea$es adversas mais re#%entes relacionadas ao uso da medicao e #ue, diante a ocorr&ncia de #ual #ue uma delas, principalmente a#ueles incomuns ou intoler/veis, o medico devera ser comunicado imediatamente.

*ecomende #ue o paciente veri i#ue diariamente o pulso e, #ue diante de #uais#uer altera$es signi icativas, comuni#ue imediatamente ao m"dico. *ecomende ao paciente o uso de protetor solar e de roupas mais ade#uadas para evitar as rea$es de otossensi(ilidade, durante a terapia. *ecomende #ue o paciente in orme ao m"dico o es#uema de medicao anterior ao tratamento ou / cirurgia. ,ode causar tontura. *ecomende ao paciente #ue evite o uso de #ual#uer outra droga ou medicao, sem o con!ecimento do m"dico. -n ati+e para o paciente a importBncia da reali+ao regular dos e.ames de acompan!amento para determinar o e eito do tratamento e monitorar os e eitos colaterais. 1o incio da terapia ou durante o a:uste da dose, monitore: a ,A, re#%&ncia e o ritmo cardaco e, diante de #ual#uer alterao comuni#ue ao m"dico imediatamente. Hurante a terapia, monitore: a uno pulmonar, possveis sinais de pneumonite, dispn"ia, tosse no8produtiva e pleurite. 4': a medicao deve ser administrada durante as re ei$es, para diminuir a tolerBncia GI. I42: durante a in uso: monitore a uno cardaca.

AMIN"%ILINA
((roncodilatador)
1ome comercial: Amino ilina, minoton. Apresentao: comprimidos de 3;;mg ou 2;;mg. Erasco com 3;ml (2=;mg>ml)de soluo oral. Ampolas com 3;ml (2=mg ou 25mg>ml)de soluo in:et/vel. 2uidados de en ermagem Instrua o paciente a tomar a medicao con orme recomendado e no interromper o tratamento, sem o con!ecimento do medico, ainda #ue mel!ore.

In orme ao paciente as rea$es adversas mais re#%entes relacionadas ao uso da medicao e na ocorr&ncia de #ual#uer uma delas, principalmente a#uelas incomuns ou intoler/veis, o medico devera se comunicado. ' paciente devera rece(er !idratao ade#uada, durante a terapia. ,ode causar tontura. *ecomende #ue o paciente evite dirigir e outras atividades #ue re#uerem estado de alerta, durante a terapia. *ecomende ao paciente #ue evite o ta(agismo, a ingesto de ca einados (2a ", c!/s c!ocolate ou re rigerantes a (ase de cola), o uso de #ual#uer outra droga ou medicao (inclusive vacinas) ,sem o con!ecimento do medico, durante a terapia. Antes da administrao: manten!a dia+epan prontamente disponvel. Hurante a terapia, monitore: as re#%&ncias respirat7rias e cardacas9 o possvel desenvolvimento de rea$es adversas (principalmente convulso)9 a resposta clinica, a tolerBncia e a uno pulmonar e in orme ao medico para possi(ilitar, con orme necess/rio, o a:uste da dose. Intera$es medicamentosas: ateno durante o uso concomitante de outras drogas. 4': os comprimidos devem ser ingeridos com um copo de /gua, durante as re ei$es, para evitar descon orto ou dor no estomago. I4: in unda lentamente o(serve as rea$es (#ueimao no local da in uso).

&AMI%ILINA
((roncodilatador)
1ome comercial: Iami i. Apresentao: comprimidos de F;;mg (in antil) ou 5;;mg (adulto). 2uidados de en ermagem: A medicao deve ser administrada e.atamente con orme recomendado e o tratamento no deve ser interrompido, sem o con!ecimento do m"dico, ainda #ue alcance a mel!ora. In orme ao paciente as rea$es adversas mais re#uentemente relacionadas ao uso de medicao e #ue, diante a ocorr&ncia de #ual#uer uma delas. ,ode causar vertigem. *ecomende ao paciente #ue evite o uso de /lcool e o uso concomitante de outros depressores do 012, como tam("m de #ual#uer outra droga ou medicao, sem o con!ecimento do m"dico. Alerte #uanto ao uso concomitante com outras drogas.

C"D
1ome comercial: 2odein, 0etu., Tyle(

'NA

(analg"sico entorpecente, antitussgeno)


Apresentao: comprimidos de F;mg ou 5;mg. Erascos com 32;ml de soluo oral. Ampolas de 2ml. 2uidados de en ermagem:

Instrua o paciente a tomar a medicao con orme recomendado e no interromper o tratamento, sem o con!ecimento do m"dico, ainda #ue mel!ore. In orme ao paciente as rea$es adversas mais re#%entes relacionados ao uso da medicao. A medicao deve ser usada com cautela em gestantes e lactantes. *ecomenda8se cautela tam("m em casos de asma, (ron#uite, anore.ia, IA<, I22 e durante o tra(al!o de parto. 's pacientes idosos devem rece(er doses (ai.as e em intervalos maiores. *ecomende ao paciente o aumento da ingesto de l#uidos e de alimentos ricos em i(ras, durante a terapia. ,ode causar (oca seca. ,ode causar tontura e sonol&ncia. *ecomende o paciente #ue evite o uso de /lcool e o uso concomitante de outros depressores do 012.

CIM

TIDINA

(antagonista dos receptores ?2 de !istamina, anti8)lcera p"ptica)


1ome comercial: 2imetidan, 2imetival, 2limatidine, ,ristonal, Tagamet, Jlcerase, Jlcitrat Apresentao: ampolas com 2ml. 2omprimidos de 2;;mg, =;;mg ou K;;mg. Erascos com 3;;ml ou 35;ml de soluo oral. 2uidados de en ermagem: Instrua o paciente a tomar a medicao con orme recomendado e no interromper o tratamento, sem o con!ecimento do m"dico, ainda #ue mel!ore. In orme ao paciente as rea$es adversas mais re#%entes relacionados ao uso da medicao. -n ati+e para o paciente a necessidade de uma dieta ade#uada. ,ode causar tontura e sonol&ncia. 'riente ao paciente #ue evite o ta(agismo, o consumo de /lcool, de ca einados ou de condimentos picantes, como tam("m o uso concomitante de /cido acetilsaliclico ou de #ual#uer outra droga ou medicamento sem o con!ecimento do m"dico, durante a terapia. Hurante a terapia, monitore: as un$es !ematol7gica e !ep/tica. -.ames la(oratoriais: aumento de creatinina e transaminase.

CAPT"PRIL
(!ipotensor arterial Cini(idor da -2AD, vasodilatador coronariano)
1ome comercial: Capoten, 2apotrat, 2aptolin, 2aptoptec, ?ipoten Apresentao: comprimidos de 32,5mg, 25mg ou 5;mg. 2uidados de en ermagem:

Instrua o paciente a tomar a medicao con orme recomendado e no interromper o tratamento, sem o con!ecimento do m"dico, ainda #ue mel!ore. In orme ao paciente as rea$es adversas mais re#%entes relacionados ao uso da medicao. Hurante a terapia o paciente dever/ rece(er !idratao ade#uada. 'riente o paciente #ue monitores regularmente a ,A e #ue, diante a o(servao de #ual#uer alterao signi icativa, comuni#ue imediatamente ao m"dico. ,ode causar ce al"ia ou !ipotenso postural, principalmente durante os primeiros dias da terapia. *ecomende o paciente mude de posio lentamente para minimi+ar esses e eitos. ,ode causar tontura. *ecomende #ue o paciente evite o uso de #ual#uer outra droga ou medicao.

CIPR"%L"#ACIN"
(anti(acteriano C luor#uinolonaD)
1ome comercial: 2i lo., Cipro, 2iproglen, Elo.en, ,ro lo. Apresentao: comprimidos de 25;mg, 5;;mg ou 75;mg. Erascos8ampolas com 3;;ml ou 2;;ml de soluo para in uso. 2uidados de en ermagem: A medicao no deve ser usada para pacientes 63K anos, nem durante gestao e lactao. *ecomenda8se cautela nos casos de dist)r(ios no 012 (arteriosclerose cere(ral, convulso), devido ao maior risco de convuls$es, e em associao com teo ilina. *ecomende ao paciente a ingesto de 3,5 litros>dia de l#uidos, durante o tratamento, para evitar dep7sito de cristais na urina. *ecomende ao paciente o uso de protetores solares e roupas mais ade#uadas para prevenir possveis rea$es de otossensi(ilidade, durante a terapia. ,ode causar desmaio ou tontura. Assim, recomende #ue o paciente evite dirigir e outras atividades #ue re#uerem estado de alerta. *ecomende ao paciente #ue evite o consumo de ca ena (ca ", c!/, c!ocolate, re rigerantes a (ase de cola). 4': a medicao deve ser administrada 3! antes ou 2! ap7s as re ei$es, com um anti/cido. I4: dilua a droga em soros isiol7gicos ;,LM ou glicosado 5M (concentrao:3mg>ml)9 in unda lentamente, no mnimo em 3!, numa eia de grosso cali(re.

C
1ome comercial: 2ema., <a.ce Apresentao: in:et/vel.

% PIMA

(anti(i7tico Cce alosporinaD)


rascos8ampolas de 5;;mg, 3g ou 2g de p7 est"ril para soluo

2uidados de en ermagem: A medicao deve ser administrada e.atamente con orme recomendado e o tratamento no deve ser interrompido, sem o con!ecimento do m"dico, ainda #ue o paciente alcance a mel!ora. A medicao no deve ser usada durante a lactao. In orme ao paciente as rea$es adversas mais re#%entes relacionados ao uso da medicao. *ecomende #ue o paciente in orme ao m"dico o es#uema de medicao anterior ao tratamento ou / cirurgia. ,ode causar tontura. *ecomende ao paciente #ue evite o consumo de /lcool (durante a terapia e nos F primeiros dias ap7s a suspenso do medicamento), como tam("m o uso de #ual#uer outra droga ou medicao, sem o con!ecimento do m"dico, durante a terapia. Antes da administrao: documente as indica$es para o tratamento e os sintomas e relacione as drogas prescritas e os resultados o(tidos9 e avalie os antecedentes de !ipersensi(ilidade / penicilina, as ce alosporinas ou aos outros anti(i7ticos, dis uno renal e lactao. Hurante a terapia, monitore: uno !ep/tica9 uno !ematol7gica9 uno renal. -.ames la(oratoriais: dentre pacientes #ue rece(em ce alosporina, =;875M apresentam resultados also8negativo de 2oom(s direto. I<: dilua em soros isiol7 icos ;,LM ou glicosado 5M, lidocana ;,5M ou 3M de /gua est"ril ou (acteriost/tica para in:eo com para(eno ou /lcool (en+lico. I4: pode !aver dor e in lamao no local da in uso9 o(serve a presena de ras!9 a:uste a dose para insu ici&ncia renal9 dilua em 5;83;;ml de 0E;,LM ou glicosado 5M ou 3;M, administre al"m de F;min.

%TRIA#"NA

(antimicro(iano Cce alosporinaD)


1ome comercial: Amplospec, Iioteral, 2e itria., 2e tria.im, 2e tria.ona, *oce in, Aria.in, Aria.ona. Apresentao: 3g ( rasco8ampola N solvente) 2uidados de -n ermagem: A medicao deve ser administrada e.atamente con orme recomendado e o tratamento no deve ser interrompido, sem o con!ecimento do m"dico, ainda #ue alcance a mel!ora. ,ode causar desmaio. *ecomende ao paciente #ue evite o uso de #ual#uer outra droga ou medicao, sem o seu con!ecimento. Hurante a terapia, monitore: as un$es !ep/tica ou renal9 a coagulao sangunea9 e avalie os sinais e sintomas de le(ite e de trom(o le(ite. 4eri icar o resultado da cultura e anti(iograma antes de administrar a droga. Jse cuidadosamente em pacientes com dis uno !ep/tica e renal.

I.<.: administre pro undamente no m)sculo gl)teo. I.4.: dilua 3 g em 3; ml /gua (idestilada e 2 g 2; ml de /gua (idestilada e in unda em F a 5 minutos. 1o misture a droga a outros anti(i7ticos9 a esta(ilidade das solu$es " vari/vel de acordo com o diluente utili+ado.

DIM
1ome comercial: Dramin

NIDRAT"

(anti8!istamnico ?3, anticinet7tico, antiem"tico)


Apresentao: comprimidos de 5;m! ou 3;;mg. Erascos com 32;ml de .arope. Erascos com 32;ml de soluo oral. 2uidados de en ermagem: Instrua o paciente a tomar a medicao con orme recomendado e no interromper o tratamento, sem o con!ecimento do m"dico, ainda #ue mel!ore. In orme ao paciente as rea$es adversas mais re#%entes relacionados ao uso da medicao. ,ode causar (oca seca. -n./g%es orais re#%entes, (oa !igiene oral e o consumo de (alas ou gomas de mascar sem a)car podem minimi+ar este e eito. *ecomende ao paciente o uso de protetor solar e de roupas mais ade#uadas para evitar as rea$es de otossensi(ilidade, durante a terapia. ,ode causar tontura e sonol&ncia. *ecomende ao paciente #ue evite o consumo de /lcool e o uso concomitante de outros depressores do 012, como tam("m de #ual#uer outra droga ou medicao. 2inetose (pro ila.ia): avalie a presena de n/usea, vOmito e dor a(dominal, administre pelo menos em F;min, e pre erencialmente em 382! antes da e.posio a condi$es #ue podem precipitar a cinetose. Hurante a terapia, monitore: o (alano !drico, incluindo &mese, sinais de desidratao. -.ames la(oratoriais, pode causar: reao also8negativo de testes cutBneos.

DIA)

PAM

(0edativo8!ipn7tico)
1ome comercial: Ansilina, calmociteno, dia+epam, dienpa., @iatrium, menostres, uni dia+epa. e valium. Apresentao: 2omprimido de 5mg ou 3;mg. Ampolas de 2ml (3;mg) de soluo in:et/vel. 2uidados de en ermagem: Instrua o paciente a tomar a medicao con orme recomendado e no interromper o tratamento, sem o con!ecimento do medico, ainda #ue mel!ore. ' uso da medicao no deve ser suspenso su(itamente, principalmente ap7s terapias prolongadas, devido risco de desenvolvimento de sintomas de

a(stin&ncia. As doses devem ser redu+idas lenta e gradualmente, durante o tratamento. A medicao " recomendada para o controle de estresse di/rio. A medicao no deve ser usada durante a gestao ou lactao. 1o caso de gravide+ (con irmada ou suspeita) ou, ainda, se a paciente estiver amamentando, o medico devera ser comunicado imediatamente. *ecomende / paciente o emprego de m"todos contraceptivos seguros e ade#uados, durante a terapia. In orme ao paciente as rea$es adversas mais re#%entes relacionadas ao uso da medio e na ocorr&ncia de #ual#uer uma, principalmente as incomuns ou intoler/veis, o medico devera ser consultado. 's pacientes idosos ou de(ilitados so mais suscetveis a ocorr&ncia de rea$es adversas. ,ode causar sonol&ncia. *ecomende #ue o paciente evite dirigir, e outras atividades #ue re#uer estado de alerta, durante a terapia.
*ecomende ao paciente #ue evite o ta(agismo, o consumo de /lcool e o uso de

outros depressores do 012, como tam("m de #ual#uer outra droga e medicao, sem o con!ecimento do medico, durante a terapia.

Hurante e ap7s a administrao, monitore os sinais vitais (a cada 35min)9 ap7s a administrao o paciente devera permanecer em repouso, durante F!9 #uando administrado em am(ulat7rio, no permiti #ue o paciente saia nem diri:a veculos9 e avalie: diariamente sinais de le(ite no local da in uso. Hurante terapias !ematopoi"tica. prolongadas monitore as un$es renal, !ep/tica e

-.ames la(orat7rios pode causar elevao das en+imas PH?, AG' e AG, e da os atase alcalina. Interao medicamentosa: ateno durante o uso concomitante de outras drogas. 4': a medicao deve ser administrada com alimentos para evitar pro(lemas GI. I<: uso no recomendado devido a a(soro irregular, lenta e dolorosa9 se or realmente necess/ria administre pro undamente no m)sculo.
I4: a medicao no deve ser administrada em veias de ino cali(re (dorsos da

<ao e pulso)9 administre lentamente 5mg>min.9 evite o e.travasamento9 a droga no deve ser arma+enadas em seringas pl/sticas e nem misturada com outras su(stBncias devido a incompati(ilidade.

DI*"#INA
(2ardiotonico digit/lico)
1ome comercial: Higo.en, Higo.ina. Apresentao: 2omprimidos de ;,25mg. Erascos de 5;ml (;.;5mg>ml) de eli.ir. Erascos de 3;ml (;.5mg>ml) de soluo (gotas).Ampolas de 2ml (;.5mg). 2uidados de en ermagem: Instrua o paciente (e>ou os seus amiliares) a tomar a medicao, e.atamente con orme recomendado, e a no interromper o tratamento, sem o con!ecimento do medico, ainda #ue alcance mel!ora . 1os casos em #ue " necess/rio cardioverso, o uso da medicao deve ser suspenso durante 382 dias. In orme ao paciente (e>ou seus amiliares) so(re a ao e a dose da medicao, a t"cnica correta para veri icar, anteriormente sua administrao , o

pulso e os sinais de into.icao (pulsoQ5;(pm) e #ue durante o sues desenvolvimento o medico devera ser comunicado imediatamente. In orme ao paciente (e>ou amiliares) as rea$es adversas mais re#%entes relacionadas ao uso da medicao e #ue, diante a ocorr&ncia de #ual #ue uma delas, principalmente a#ueles incomuns ou intoler/veis, o medico devera ser comunicado imediatamente. *ecomende ao paciente (e>ou amiliares) a ingesto de alimentos ricos em pot/ssio durante a terapia. ,ode causar viso turva, ce al"ia ou desmaio.recomende ao paciente (e>ou amiliares) #ue solicite au.ilio para sua deam(ulao ou seu transporte e #ue evite dirigir e outra atividade #ue re#uere estado de alerta durante a terapia. *ecomende ao paciente (e>ou amiliares) #ue evite o uso de #ual#uer outra droga ou medicao, sem o con!ecimento do medico durante a terapia. Ante do inicio da terapia, avalie: uso recente (28F semanas) de digit/licos9 os sinais vitais o eletr7litos os pulsos apical e radial (durante 3min) e, diante #uais #uer altera$es (ta#uicardia, (radicardia, arritmia), comuni#ue imediatamente ao medico. Intera$es medicamentosas: ateno durante o uso concomitante de outras drogas. 4': a medicao deve ser administrada em intervalos de K!.

DIPIR"NA
(anagesico, antitermico)
1ome comercial: Algirona, Anador, Iaraugin m, conmel, di e(ril, dipirona, dorostil, dorpinon, indor, magnopirol, ma.iliv, novalgina. Apresentao: comprimidos de F2;mg e 5;;mg. Erasco com 3;ml, 35ml ou 2;ml (5;;mg>ml) de soluo oral (gotas). Erasco com 3;;ml (5;mg>ml) de soluo oral mais medida graduada (2.5ml, 5ml, 7,5ml 3;ml). 0uposit7rio com F;;mg (in antil) e 3g (adulto). Ampolas de 3ml, 2ml, ou 5ml (5;;mg>ml) de soluo in:et/vel. 2uidados de en ermagem: A medicao de ser administrada e.atamente con orme o recomendado e o tratamento no deve ser interrompido, sem o con!ecimento do medico, ainda #ue o paciente alcance mel!ora. A medicao no deve ser usada em doses altas ou durante perodos prolongados sem controle medico. A resposta terap&utica, nos casos de dor ou e(re, pode ser o(servada geralmente em F;min., ap7s a administrao. A medicao no deve ser usada em crianas 6 F meses de idade ou 6 5@g de peso corporal nem durante a gesto ou lactao. 1o causo de gravide+ (con irma ou suspeita) ou a ainda, se a paciente estiver amamentando o medico devera ser comunicado imediatamente. 's paciente dia("ticos no deve rece(er a orma soluo oral por#ue contem a)car. In orme o paciente (ou ao seu respons/vel) as rea$es adversas mais re#%entemente relacionada ao uso da medicao e #ue, diante a ocorr&ncia de #ual#uer uma delas, principalmente descon orto respirat7rio, como tam("m a#uelas incomuns ou intoler/veis, o medico devera ser comunicado imediatamente.

1os casos de !ipertermia, pode ser indicados (an!os ou esta(ili+ao da temperatura.

envolt7rios ate a

,ode causar tontura e sonol&ncia. *ecomende #ue o paciente evite dirigir e outras atividades #ue re#uerem estado de alerta, durante a terapia. *ecomende ao paciente #ue evite consumo de /lcool e o uso concomitante de outros depressores do 012, como tam("m de #ual#uer outra droga ou medicao, sem o con!ecimento do medico durante a terapia. Ante da administrao: documente as indica$es para a terapia9 o inicio e durao dos sintomas9 relacione as outras tentativas de tratamento e os resultados o(tidos9 e avalie: rea$es de !ipersensi(ilidade, uma ve+ #ue os pacientes mais sensveis podem apresent/8las independentemente da dose. Hurante a terapia, avalie: 3.os sinais vitais9 2.a uno cardaca (disrritmias, aumento da re#%&ncia cardaca, palpita$es) 9 F.a uno renal (dist)r(ios renais transit7rios com oliguria ou anuria, proteinuria, ne rite intersticial) principalmente em pacientes com !ist7rico de doena renal pree.istente ou no causo de super dosagem9 =.a uno respirat7ria ( crises de asma) principalmente em pacientes pr" dispostos a tal condio9 5.as rea$es de !ipersensi(ilidade,como: 5.3.c!o#ue e discrasias sanguneas (agranulocitose, leucopemia, trom(ocitopenia) as #uais, em(ora (astante raras, sempre representam um #uadro muito grave9 5.2.na pele (urtic/ria), con:untiva ou mucosa naso aringea, as #uais muito raramente, progridem para rea$es cutBneas (ol!osas, algumas ve+es, ate com risco de vida, geralmente com comprometimento da mucosa (sndrome de 0tevens8Ro!nson ou sndrome de PS-PP)9 na presena de tais rea$es cutBneas suspenda imediatamente o uso da medicao e comuni#ue ao medico9 5.rigorosamente os pacientes com !istoria de reao de !ipersensi(ilidade a outras drogas ou su(stBncias, pois estes podem constituir um grupo de maior risco e apresentar e eitos colaterais mais intensos, ate mesmo c!o#ue9 nesse caso, suspenda imediatamente o tratamento e adote as providencias medicas ade#uadas, como: 5.3.colo#ue o paciente deitado com as pernas elevadas e as vias /reas livres9 5.2.dilua 3ml de epine rina a 3:3.;;; para 3;ml e apli#ue por via I4 e, a seguir, uma dose alta de glicocortic7ide9 5.F.con orme necess/rio, aa a reposio do volume sanguneo ( plasma, al(umina ou solu$es eletrolticas). Intera$es medicamentosas: ateno durante o uso concomitante de outras drogas. -ndovenosa: apli#ue lentamente9 no adicione outras su(stancias na mesma seringa.

+PIR"N"LACT"NA (diur"tico poupador de pot/ssio Cantogonista da aldosteronaD)


1ome comercial: Aldactone, Aldosterin, 0piroctan Apresentao: comprimidos de 25mg, 5;mg ou 3;;mg. 2uidados de en ermagem: A medicao deve ser administrada e.atamente con orme recomendado e o tratamento no deve ser interrompido, sem o con!ecimento do m"dico, ainda #ue alcance a mel!ora. A medicao no deve ser usada em crianas nem durante a gestao ou lactao. ,ode causar tontura.

*ecomende o paciente #ue evite o ta(agismo, o consumo de /lcool, dos su(stitutos do sal e de alimentos #ue contem altas concentra$es de pot/ssio ou s7dio, como tam("m o uso de #ual#uer medicao sem o con!ecimento do m"dico. ?ipertenso: re orce a necessidade do emprego de medidas adicionais para o controle da !ipertenso9 a medicao a:uda a controlar, mas no cura a !ipertenso. 4': a medicao deve ser administrada todos os dias no mesmo !or/rio.

NALAPRIL, M LAT" (!ipertensor arterial Cini(idor da -2AD)


1ome comercial: Arilin, Atens, -nalaprila, -upressin, 1eolapril, ,ressotec, *enalapril, *enipress, *enitec, 4asopril. Apresentao: comprimidos de 2,5mg, 5 mg, 3; mg e 2;mg. Erascos8ampolas de 5ml (3mg>ml). 2uidados de -n ermagem: A medicao deve ser administrada e.atamente con orme recomendado e o tratamento no deve ser interrompido, sem o con!ecimento do m"dico, ainda #ue alcance a mel!ora. A medicao no deve ser usada em crianas, gestantes ou lactantes. 2omuni#ue ao cirurgio #ue o paciente a+ uso de enalapril, devido ao risco de !ipotenso. *ecomende #ue o paciente mude lentamente de posio para minimi+ar a !ipotenso. ,ode causar tontura. *ecomende ao paciente #ue evite o uso de #ual#uer outra droga ou medicao, sem o seu con!ecimento. ?ipertenso: monitore a ,A e o pulso perisdicamente. <onitori+e presso sangunea. '(serve situa$es #ue podem levar ao paciente a !ipotenso, tais como transpirao e.cessiva, desidratao, vOmito e diarr"ia. 1a insu ici&ncia renal a dose deve ser redu+ida. I.4.: diluir em 5; ml de soro isiol7gico ;,LM ou glicosado 5M. In undir lentamente acima de 35 minutos. 4': uma #ueda a(rupta na ,A, durantes as primeiras 38F!, ap7s a administrao da primeira dose, pode re#uerer e.panso de volume com soluo salina normal.

%-R"+
2uidados de en ermagem:

MIDA

(Hiur"tico depletor de pot/ssio , diur"tico de ala)


1ome comercial: Eurosan urosem, urosemida, urosetron, uro+i., lasi.. Apresentao: 2omprimido de =;mg. Ampolas com 2ml (3;mg>ml) de soluo in:et/vel.

A medicao deve ser administrada e.atamente con orme recomendado e o tratamento no deve ser interrompido, sem o con!ecimento do medico, ainda #ue o paciente alcance mel!ora. A medicao no deve ser usada em crianas nem durante a gestao ou lactao. 1o caso de gravide+ (con irmada ou suspeita) ou, ainda se a paciente estiver amamentando, o medico devera ser comunicado imediatamente. *emende a paciente o emprego de um m"todo contraceptivo seguro e ade#uado, durante a terapia. *emenda8se cautela tam("m nos casos de doena !ep/tica grave associada com cirrose ou ascite (possvel precipitao de coma !ep/tico), depresso idreletrolitica, dia(etes melliticos, aumento de a+otemia e em paciente geri/tricos (di iculdades na avaliao da condio auditiva9 maior risco de diurese e.cessiva, ocorr&ncia de complica$es trom(oem(olstica e !ipotenso). In orme a paciente as rea$es adversas mais re#%entes relacionadas ao uso da medicao em #ue, diante a ocorr&ncia de #ual#uer uma delas, principalmente sinais de to.icidade (+um(idos, dor a(dominal, dor de garganta, e(re). 2omo tam("m a#uelas incomuns ou intoler/vel, o medico devera ser comunicado imediatamente. In orme tam("m, #ue a medicao pode causar dist)r(ios idreletrolicos. -n ati+e a importBncia da mudana de !/(itos (a(andono do ta(agismo e do consumo de /lcool, evitar situa$es de estresse). estimule o paciente a praticar e.erccios regulamente (!idrogin/stica, camin!ada, natao) ingerir 3,582 litros>dia de l#uidos e a seguir na dieta ade#uada e rica em pot/ssio ( rutas ctricas, tomate,(anana), con orme prescrita pela nutricionista. *ecomende #ue o paciente evite a pratica de e.erccios sicos, em dias #uentes, durante a terapia. *ecomende #ue o paciente mude lentamente de posio, para minimi+ar a !ipotenso postural, durante a terapia. *ecomende #ue o paciente in orme ao medico o es#uema de medicao anterior ao tratamento ou a cirurgia. *ecomende ao paciente o uso de protetores solares e de roupas ade#uada, para evitar rea$es de otossensi(ilidade, durante a terapia. ,ode causar (oca seca. -n./g%es orais re#%entes, cu(os de gelo, (alas ou gomas de mascar sem a)car podem minimi+ar este e eito. ,odem causar tontura. *ecomende #ue o paciente evite de dirigir e outras atividades #ue re#uerem estado de alerta, durante a terapia. *ecomende ao paciente #ue evite o ta(agismo e o consumo de /lcool, com tam("m o uso de #ual#uer outra droga ou medio, sem o con!ecimento do medico, durante a terapia Hurante a terapia, monitore o (alano !drico, o peso (diariamente), a !idratao e a uno !ep/tica9 a glicose (em pacientes dia("ticos)9 avalie: sinais de !ipocalemia ( ra#ue+a e ci(ras musculares). Intera$es medicamentosas: ateno durante o uso concomitante de outras drogas. 4': a medicao deve ser administrada pela man!a e com alimentos para aumentar a e.creo urinaria e evitar descon orto GI . I4 dilua em soro glicosado 5M9 in unda lentamente em 28Fmin. 9 diante #ual#uer alterao em sua cor, no administre9 ap7s a diluio, a droga deve ser usada dentro de 2=!9 arma+ene em temperatura am(iente e ao a(rigo da lu+, para evitar descolorao.

IN+-LINA
(antidia("tico)
2uidados de en ermagem: Instrua o paciente a tomar a medicao con orme recomendado e no interromper o tratamento, sem o con!ecimento do m"dico, ainda #ue mel!ore. In orme ao paciente as rea$es adversas mais re#%entes relacionados ao uso da medicao. Instrua o paciente so(re a sua doena, a importBncia de seguir os regimes terap&uticos e alimentar recomendados9 as medidas de preveno de in ec$es, os sinais e sintomas da !iperglicemia e de !ipoglicemia e o #ue a+er diante de sua ocorr&ncia. Instrua o paciente so(re a automonitori+ao glic&mica e de cetonas. Hurantes os perodos de estresse, tenso ou en ermidades, esses testes devem ser rigorosamente controlados, e diante de #uais#uer altera$es signi icativas, o m"dico devera ser comunicado imediatamente. 's pacientes est/veis em um es#uema dia("tico, mas e.postos a estresse, tenso, e(re, trauma, in eco ou cirurgia, podem re#uerer rea:uste de dose. ,ode ocasionalmente causar tontura. 2etoacidose grave ou coma dia("tico: administre por via I4 ou I<. Hurante a terapia, monitore: a glicose no sangue e urina. 02: no agite o rasco de insulina9 role o rasco de insulina levemente pelas mos9 alterne os locais de aplicao para evitar !ipertro ia, a dose de manuteno deve ser administrada por esta via, a droga deve ser arma+enada em local resco e ao a(rigo da lu+9 a droga no deve ser colocada no re rigerador. 4': a administrao de ser eita 3! antes ou 2! ap7s as re ei$es ou o uso de anti/cidos.

L"+ARTAN"
(!ipotensor arterial, antagonista dos receptores de angiotensina II)
1ome comercial: Aradois, 2orus, Posatal, Aorl7s Apresentao: comprimidos de 32,5mg, 25mg ou 5;mg. 2uidados de en ermagem:

A medicao deve ser administrada e.atamente con orme recomendado e o tratamento no deve ser interrompido, sem o con!ecimento do m"dico, ainda #ue alcance a mel!ora. A medicao no deve ser usada em crianas nem durante a gestao ou lactao. In orme ao paciente as rea$es adversas mais re#uentemente relacionadas ao uso de medicao e #ue, diante a ocorr&ncia de #ual#uer uma delas. *ecomende #ue o paciente monitore regularmente a ,A e #ue, diante a o(servao de #ual#uer alterao signi icativa, comuni#ue imediatamente ao m"dico.

*ecomende ao paciente o uso de 7culos escuros, protetores solares e de roupas mais ade#uadas para evitar rea$es de otossensi(ilidade, durante a terapia. ,ode causar tontura. *ecomende #ue o paciente evite o uso de ta(aco e de /lcool, como tam("m de #ual#uer outra droga ou medicao, sem o con!ecimento do m"dico, durante a terapia. Hurante a terapia, avalie: !ipotenso e dese#uil(rio !idroeletroltico.

Tleo mineral (la.ante lu(ri icante) 1ome comercial: <iner7leo 3;;M, 1u:ol, 'ilatum Apresentao: rascos com 3;;ml, 32;ml e 2;;ml. Iarras de 3;;g. 2uidados de en ermagem: Instrua o paciente a tomar a medicao con orme recomendado e no interromper o tratamento, sem o con!ecimento do m"dico, ainda #ue mel!ore. ' uso prolongado da medicao pode causar perda do tOnus intestinal. A resposta terap&utica pode ser o(servada pela diminuio da constipao. A medicao no deve ser usada na presena de dor a(dominal, n/usea ou vomito nem durante a gestao. *ecomende #ue evite a ingesto de alimentos ou vitaminas simultaneamente a administrao da medicao. Hurante a terapia, avalie: cuidadosamente os pacientes idosos9 a cor, a consist&ncia e o volume das e+es9 a perda l#uida. 4': a medicao no deve ser administrada com alimentos para sua mel!or a(soro.

M"R%INA
(anlg"sico entorpecente)
1ome comercial: Himor , <0 Pong, <0A 2ontinus. Hiluio: Hiluir 2mg a 3; mg em 5 ml de /gua destilada e in undir acima de = minutos. ,ara administrao contnua aa na concentrao de ;,3 mg>ml a 3 mg>ml. 2uidados de en ermagem:

Administrar lentamente para evitar rea$es adversas9 *ecomende #ue o paciente mude lentamente de posio para minimi+ar a !ipotenso postural9 *ecomende ao paciente o consumo de alimentos #ue conten!am diminuir a constipao9 Hurante a terapia, monitori+e a uno renal do paciente9 ,ode causar tontura ou sonol&ncia. *ecomende #ue o paciente evite dirigir ou outras atividades #ue re#uerem estado de alerta, durante a terapia9 *ecomende #ue o paciente evite o consumo de /lcool ou de outros depressores do 012, durante a terapia9 i(ras para

A medicao no deve ser usada na gestao ou tra(al!o de parto9 Antes da administrao avalie cuidadosamente a dose, a concentrao e a via de administrao, para evitar rea$es atais devido a erros na administrao da medicao. Aempo de in uso: administre lentamente para evitar reao adversa, cerca de

T"CL"PAMIDA (Antiem"tico)

1ome comercial: ,lasil,4onel, ,lage., <etoclopramida Apresentao: comprimidos de 3;mg. Ampolas com 2ml de soluo in:et/vel. Erascos com 32;mlde .arope. 0uposit7rios de 5mg ou 3;mg 2uidados de -n ermagem:

A administrao endovenosa deve ser lenta, cerca de 28F minutos9 *ecomenda8se o uso criterioso durante a gestao e lactao9 *ecomenda8se cautela nos casos de cBncer de mama9 ,ode causar tontura e sonol&ncia. *ecomende #ue o paciente evite dirigir ou reali+ar outras atividades #ue re#uerem estado de alerta durante a terapia9 *ecomende #ue o paciente evite o consumo de /lcool e o uso concomitante com outros depressores do 0129 2omuni#ue o m"dico em caso de rea$es e.trapiramidais. I4: in undir lentamente acima de 2 a F minutos. Hiluir em soro glicosado 5M ou isiol7gico ;,LM na concentrao de 3; mg em 5; ml e in undir em 35 minutos.

M
1ome comercial: <epeno., <eronem 2uidados de en ermagem:

R"P N M

(anti(i7tico (etalactBmico)
Apresentao: rascos8ampolas com 5;;mg ou 3g. A medicao deve ser administrada e.atamente con orme recomendado e o tratamento no deve ser interrompido, sem o con!ecimento do m"dico, ainda #ue alcance a mel!ora. Anteriormente ao inicio do tratamento, o paciente dever/ in ormar ao m"dico so(re #ual#uer medicamento #ue este:a usando ou #ue pretenda usar, como tam("m se tem ou :/ teve outros pro(lemas de sa)de ou reao al"rgica. A medicao no deve ser usada em criana 6Fmeses nem durante a gestao ou lactao. In orme ao paciente as rea$es adversas mais re#uentemente relacionadas ao uso de medicao e #ue, diante a ocorr&ncia de #ual#uer uma delas. ,ode causar tontura. *ecomende #ue o paciente evite o uso de #ual#uer outra droga ou medicao, sem o con!ecimento do m"dico, durante a terapia.

NI%

DIPIN"

(!ipotensor arterial, C(lo#ueador dos canais de c/lcioD vasodilatador coronariano)


1ome comercial: Adalat,cardalin,Hila lu.,1i edipina,4asicor Apresentao: c/psulas de 3;mg, 2;mg e =;mg. 2omprimidos de 2;mg, F;mg ou 5;mg. 2omprimidos de li(erao gradativa de 3;mg ou 2;mg. 2uidados de en ermagem: A medicao deve ser administrada e.atamente con orme recomendado e o tratamento no deve ser interrompido, sem o con!ecimento do m"dico, ainda #ue alcance a mel!ora. A medicao pode ser usada em associao com (eta(lo#ueadores, mas re#uer o(servao #uanto a intolerBncia medicamentosa. A medicao no deve ser usada durante a gestao e lactao. In orma ao paciente as rea$es adversas mais re#uentemente relacionadas #uanto a medicao, e #ue diante da ocorr&ncia, deve comunicar ao m"dico. <onitori+e ,A, ritmo cardaco e de(ito cardaco. Avalie: edema pulmonar, altera$es do -2G e palpita$es. ,ode causar tontura. ,aciente #ue a+ia uso de (eta(lo#ueador pode mani estar sintomas de angina devido ao ato de a ni edipina aumentar a gravidade da angina. ?idrate ade#uadamente o paciente. 4': a mediocao pode ser administrada com ou sem alimentos. A c/psula no deve ser mastigada ou divididas9 a medicao deve ser arma+enada em local seco, ao a(rigo da lu+ e em temperatura am(iente.

"NDAN+

TR"NA

(antiem"tico Cantagonista da serotoninaD)


1ome comercial: Nausedron, Ansentron, <odi ical, 'ntra., Uo ran Apresentao: comprimidos de =mg ou Kmg. Ampolas ou rascos8ampolas com 2ml ou =ml. 2uidados de en ermagem: A medicao deve ser administrada e.atamente con orme o recomendado. A medicao deve ser usada cuidadosamente em gestantes e lactantes. In orme ao paciente as rea$es adversas mais re#%entes relacionados ao uso da medicao. I4: a droga deve ser arma+enada em temperatura am(iente9 dilua 2mg>ml em 5;ml de soro glicosado 5M ou isiol7gico ;,LM e in unda em 35min, ap7s a diluio, a soluo de mant"m est/vel durante =K!.

"M

PRA)"L

(anti8)lcera p"ptica Cini(idor da (om(a de pr7tonsD)


1ome comercial: -stomape, Gaspiren, Gastrium, 'mep,'mepra+in

Apresentao: c/psulas de 3;mg, =;mgVamploas de 3;ml de diluente. 2uidados de -n ermagem:

2;mg

=;mg.

Erascos8ampolas

com

A medicao deve ser administrada e.atamente con orme recomendado e o tratamento no deve ser interrompido, sem o con!ecimento do m"dico, ainda #ue alcance a mel!ora. A medicao no deve ser usada em crianas, gestante ou lactante. 'riente paciente a parar de usar contraceptivo. ,ode causar viso turva.

*ecomende ao paciente #ue evite o uso de #ual#uer outra droga ou medicao, sem o con!ecimento do m"dico, durante a terapia.

Administre a droga antes das re ei$es. 1o mastigar nem macerar a c/psula. 2omuni#ue ao medico caso ocorra diarr"ia.

PARAC

TAM"L

(analg"sico, antit"rmico)
1ome comercial: H7rico, Eerve., Aermol, Aylenol, Ari en Apresentao: comprimidos de 325, 25;, F25, 5;;, 55; ou 75;mg. Eracos com 3;ml, 35ml de soluo oral. 0ac!es de 5g. Erascos com 35;mg>5ml de suspenso (in antil). -nvelopes com 5g de p7 para soluo oral. 2uidados de en ermagem: Instrua o paciente a tomar a medicao con orme recomendado e no interromper o tratamento, sem o con!ecimento do m"dico, ainda #ue mel!ore. 1o caso de gravide+, ou se ainda estiver amamentando, o m"dico dever/ ser comunicado imediatamente. In orme ao paciente as rea$es adversas mais re#uentemente relacionadas ao uso de medicao e #ue, diante a ocorr&ncia de #ual#uer uma delas. *ecomende o paciente #ue evite o consumo de /lcool e o uso concomitante de /cido8acetilsaliclico ou de outros AI1-s9 dis uno !ep/tica ou renal. 4': a medicao pode ser administrada com alimentos para evitar descon orto GI.

R
2uidados de -n ermagem:

DNI+"NA

(2orticoster7ide Cglicocortic7ideD)
1ome comercial: Artini+ona,2orticorten,<eticorten,,redicorten, ,rednisona Apresentao: comprimidos de 5mg, 2;mg e 5;mg. A medicao deve ser administrada e.atamente con orme recomendado e o tratamento no deve ser interrompido, sem o con!ecimento do m"dico, ainda #ue alcance a mel!ora.

' uso do medicamento no deve ser suspenso su(itamente ou sem o con!ecimento do m"dico. A medicao no deve ser usada durante a gestao ou lactao. Hurante a terapia, o paciente no dever/ rece(er #ual#uer orma de imuni+ao, sem o con!ecimento do m"dico. 's glicocortic7ides causam imunossupresso e podem mascarar sintomas de in eco. *ecomende #ue o paciente evite o consumo de /lcool e o uso concomitante de outros AI1-s, como tam("m de #ual#uer outra droga ou medicao, sem o con!ecimento do m"dico, durante a terapia. ,rincipalmente durante terapias prolongadas: estimule o paciente a adotar uma dieta rica em protenas, c/lcio de pot/ssio, redu+ir a ingesto de s7dio e car(oidratos. Aumente a dose se o paciente esta so(re estresse.

*elate e comuni#ue ao medico gan!o de peso, edema de e.tremidades, dor de garganta, e+es escuras, ra#ue+a muscular. 4': a medicao deve ser administrada 3 ve+ ao dia antes das L!, ap7s des:e:um.

RANITIDINA
(anti8)lcera p"ptica Canti8!istamnico !2D)
1ome comercial: Antagon, Anta., Antandina, Pa(el, Pogat, 1eo+ac, *adan, *anitidina, *antil, Aa+epin, Jlcoren, Uadine, Uylium Apresentao: comprimido de 35; mg, F;; mg. Ampolas de 2 ml ou 5 ml com 5; mg. Warope de 35; mg>3; ml. 2uidados de en ermagem: Administre as drogas Xs re ei$es e antes de dormir. A medicao deve ser administrada e.atamente con orme recomendado e o tratamento no deve ser interrompido, sem o con!ecimento do m"dico, ainda #ue alcance a mel!ora. 'riente ao paciente para no ingerir (e(idas alco7licas, (e(idas contendo ca ena. 'riente o paciente a no umar, pois inter ere na cicatri+ao e diminui o e eito da droga. ?idrate ade#uadamente o paciente. ,ode causar tontura ou sonol&ncia. Hurante a terapia, avalie: as rea$es adversas e, na presena de rea$es !ep/ticas ou renais, considere a reduo da dose. I.4.: diluir 5; mg em 2; ml de soro isiologioco ;,LM9 in undir em 5 minutos9 in uso contnua: dilua 5;mg em 3=;;ml de 0G 5M e in unda em 3582;min Ap7s a diluio a droga permanecer/ est/vel durante =K!rs a temperatura am(iente.

= minutos.

+ACC.AR"M/C
1ome comercial: %loratil, Elora+in, Pactipan 2uidados de en ermagem:

+ &"-LARDII

(antidiarreico inespec ico Cpro(i7ticoD)


Apresentao: envelopes com 3mg de p7 oral. 2/psula de 3;;mg ou 2;;mg. Instrua o paciente a tomar a medicao e.atamente con orme a prescrio, e a no interromper o tratamento, sem o con!ecimento do m"dico, ou mesmo #ue mel!ore. A resposta terap&utica pode ser o(servada geralmente de 28F dias, ap7s o inicio do tratamento, mas, diante a persist&ncia dos sintomas ap7s 5 dias, deve8se rever o diagn7stico, e con orme necess/rio modi icar a terapia. In orme o paciente as rea$es adversas mais medicamento. re#%entes relacionados ao

*ecomende #ue o paciente evite o consumo de /lcool e uso concomitante de derivados de imida+ol, como tam("m de #ual#uer outra droga ou medicamento. 4': as c/psulas devem ser ingeridas inteiras, sem mastigar, com um pouco de l#uido9 em caso de necessidade, as c/psulas podem ser a(ertas e o seu conte)do misturado a pe#uenas #uantidades de l#uidos ou alimentos semi8s7lidos, o #ue tam("m deve ser eito com o conte)do dos envelopes de p78oral9 o preparo deve ser administrado pre erencialmente em :e:um ou F;min antes das re ei$es9 no caso de pacientes so( uso de anti(i7ticos e #uimioter/picos, a medicao deve ser administrada um pouco antes desses agentes9 ap7s a a(ertura das c/psulas e do envelope, a medicao deve ser ingerida imediatamente, pois o contato com o ar e a umidade altera o pra+o de validade.

T
Hiluio: 1o deve ser diludo. 2uidados de en ermagem:

N"#ICAN

(antiin lamat7rio no8esterde CAI1-D)


1ome comercial: In lagel, Pegil, Ae lan, Aenotec, Aeno.en, Tilatil, Ailo.ican.

Instrua o paciente a tomar a medicao con orme recomendado e no interromper o tratamento, sem o con!ecimento do m"dico, ainda #ue mel!ore. In orme ao paciente as rea$es adversas mais re#%entes relacionados ao uso da medicao. Ateno especial aos pacientes #ue este:am tomando outros antiin lamat7rios ou salicilatos, devido ao risco de rea$es adversas no trato gastrintestinal9 -m pacientes #ue este:am tomando anticoagulantes e>ou !ipoglicemiantes orais, devido X interao medicamentosa9 -m pacientes idosos ou com doenas do rim, gado e corao, deve8se controlar ade#uadamente a uno renal. -sta medicao " inativada por contato com poliestireno, desta orma a droga deve ser administrada imediatamente ap7s o preparo9 Administre lentamente na veia9

A droga no deve ser administrada por in uso9 1a preveno da cinetose, a medicao dever/ ser administrada F;85; min. antes das viagens9 Hurante a terapia, o(serve se o paciente apresenta dist)r(ios GI, renais e !emorr/gicos (ini(io da agregao pla#uet/ria) ou #uais#uer outras rea$es adversas9 's pacientes #ue estiverem usando concomitantemente antidia("ticos orais e anticoagulantes, devem ser monitori+ados cuidadosamente, durante a terapia9 A medicao no deve ser usada durante a gestao e lactao9 Antes da administrao avalie cuidadosamente a dose, a concentrao e a via de administrao, para evitar rea$es atais devido a erros na administrao da medicao.

TRAMAL
(Analg"sico entorpecente)
1ome comercial: Aramal,Uamadol Anangor,Horless,0ensitram,0ylador, Aimasen. Aramadon,

Apresentao: c/psulas de li(erao prolongada de5;mg ou 3;;mg. Ampolas com 3ml ou 2mlde soluo in:et/vel. Erascos com 3;ml de soluo oral. 2omprimidos de 5;mg ou 3;;mg. 0uposit7rios de 3;;mg. 2uidados de -n ermagem: A medicao deve ser administrada e.atamente con orme recomendado e o tratamento no deve ser interrompido, sem o con!ecimento do m"dico, ainda #ue alcance a mel!ora. Administre 3 !ora antes ou 2 !oras depois das re ei$es. Administre cuidadosamente em pacientes !ipersensveis a opi7ides, idosos, dist)r(io respirat7rio, ,I2 aumentada, !ist7ria de convulso. <onitori+e o lu.o renal e !ep/tico. 'riente o paciente para no e.ercer atividades perigosas. ,ode causar (oca seca. ,ode causar tontura e sonol&ncia. ,ode ocorrer agitao, ansiedade, nervosismo, insOnia, !ipercinesia, tremor e sintomas HI. '(serve sintomas de superdosagem, #ue so: nvel redu+ido de consci&ncia at" o coma, epis7dios epil"pticos generali+ados, !ipotenso, ta#uicardia, dilatao ou contrio da pupila, depresso respirat7ria at" parada cardaca9 A 5; mg>mP incompati(ilidade com in:e$es de dia+epam, diclo enaco s7dico, indometacina, mida+olam, piro.icam, enil(uta+ona se misturados na mesma seringa. Incompatvel com aciclovir e clindamicina #uando misturados. Aempo de in uso: in undir em F; a 5; minutos.

Jniversidade de 2uia(/ Y J1I2 Eaculdade de -n ermagem

5Z 0emestre>matutino ,ro essora: 0ueli ,adil!a Acad&mica: I/r(ara <elissa 0a)de do Adulto 8 2lnica <"dica

Medicamentos

Cuidados de

nfermagem

2uia(/8<A <aio>2;3;

You might also like