You are on page 1of 15

DIETA DUKAN

1 fase da dieta Dukan: fase de ataque


Na 1 fase da dieta Dukan s permitido comer os alimentos ricos em protenas. No permitida nenhuma fonte de carboidrato e nenhum doce.

Alimentos permitidos: carnes magras, grelhadas, assadas ou cozidas sem adio de gordura, kani, ovos cozidos, peito de peru defumado, iogurte natural ou desnatado, leite desnatado, queijo cotagge. Deve-se comer sempre 1 colher e meia de farelo de aveia por dia, pois ela sacia a fome, e 1 colher de bagas de Goji, pelo seu poder depurativo. Alimentos proibidos: todos os carboidratos como po, arroz, macarro, frutas e os doces.

Esta fase dura de 3 a 7 dias e nela perde-se de 3 a 5 kg.

Fase 1 da Dieta Dukan A fase das protenas puras (PP)


Fase de ataque: Durante a primeira fase da dieta dukan, que dura entre 2 a 4 dias, apenas se pode comer protenas puras. O consumo exclusivo de protenas ajuda a uma rpida perca de peso. Pode comer a quantidade que quiser destes ingredientes, deve ter o cuidado em no utilizar nenhum tipo de gordura na sua confeco. Prefira comer grelhados, a vapor, cozidos. Alimentos permitidos na primeira fase
vitela carne de vaca carne de aves sem a pele (excepto o pato e o gansos) fiambre ligth ovos tofu presunto todo o tipo de peixes e mariscos lacticnios magros Devemos beber 1,5 litros de lquidos por dia, pode beber gua, caf e ch, estas duas ltimas bebidas devem ser consumidas sem adio de acar.

2 fase da dieta Dukan

Na 2 fase da dieta Dukan se introduz na alimentao alguns legumes e verduras, mas no permitido comer nenhum carboidrato e nenhum outro doce alm da gelatina light, para no comprometer o emagrecimento. Os legumes e as verduras devem ser consumidos crus ou cozidos em gua e sal. Eles devem ser temperados com uma mnima quantidade de azeite e limo, com ervas finas ou com vinagre balsmico.

Alimentos permitidos: tomate, pepino, rabanete, alface, cogumelo, aipo, acelga, berinjela e abobrinha. Alimentos proibidos: alimentos ricos em carboidratos, doces e frutas.

Ateno: nesta 2 fase, deve-se intercalar 1 dia comendo s protena e outro dia comento protena, legumes e verduras, at completar 7 dias. No dia em que comer s protena coma tambm 1 colher de bagas de Goji e, nos outros dias, 2 colheres. Nesta fase, que dura at 1 semana, perde-se de 1 a 2 kg

Fase 2 da Dieta Dukan- Conhecida como a fase das protenas e legumes (PL)
Fase de velocidade: Nesta fase da dieta dukan pode consumir juntamente com protenas os legumes. A durao desta fase da dieta depende da quantidade de peso que pretende perder, se deseja perder menos de 10 kg, deve consumir 3 dias protenas puras, 3 dias protenas mais os legumes, se deseja perder mais de 10 kg, deve consumir 5 dias de protenas puras e 5 dias protenas mais os legumes. Nesta fase alterna-se um dia em que apenas de pode comer protenas puras com outro em que se junta as hortalias e as verduras s protenas. Nesta fase da dieta dukan ainda proibido comer leguminosas, cereais, batatas, ervilhas e abacate. Alimentos permitidos nesta fase
todos os alimentos da fase 1 legumes tomate pepino rabanete espinafre aipo erva-doce alface acelga beringela pimento

Alimentos proibidos nesta fase

batatas arroz milho leguminosas abacate

3 fase da dieta Dukan: etapa de manuteno


Na 3 fase da dieta Dukan se pode comer carnes, legumes, verduras e se acrescenta 2 pores de frutas por dia, 2 fatias de po de forma integral e 1 poro de 40g de queijo, de qualquer tipo. Pode-se comer 1 poro de carboidrato 2 vezes por semana, que pode ser: arroz integral, macarro integral ou feijo. Alm disso, pode-se ter 2 refeies completas onde se pode comer qualquer alimento que j tenha sido consumido nesta dieta, acompanhado de uma taa de vinho ou de cerveja.

Alimentos permitidos: protenas, legumes, verduras, 2 frutas por dia, po integral, queijo. Alimentos proibidos: arroz, macarro e feijo mais de 2 vezes por semana e todos os outros farinhceos. Frutas proibidas: banana, uva e cereja.

Esta fase deve durar 10 dias para cada 1kg que o indivduo queira perder. Ou seja, se o indivduo quer perder ainda mais 10 kg, esta fase dever durar 100 dias.

Fase 3 da Dieta Dukan


Fase de consolidao: A fase 3 da dieta dukan a fase da consolidao do peso perdido nas 2 primeiras fases da dieta dukan. Esta fase da dieta dukan tem a durao de 10 dias por cada quilo que se tenha perdido, ou seja, nas fases 1 e 2 voc perdeu 5 kg, a terceira fase tem obrigatoriamente de durar 50 dias. Com isto pretende-se evitar o efeito de recada. Nesta fase so reintroduzidos na sua alimentao alimentos que estavam proibidos. Os alimentos que so proibidos durante a sua durao so: po, queijo, batatas, arroz, milho e frutas, estes alimentos podem ser consumidos com moderao duas vezes por semana. Alimentos permitidos nesta fase
carne brancas ovos todos os peixes e mariscos lacticnios magros legumes cozidos e crus

1 pea de fruta por dia mas evitar as bananas, as uvas e as cerejas po integral (duas fatias por dia) 2 refeies por semana (massa, arroz, batatas, leguminosas)

O nosso conselho que o faa ao sbado noite a extravagncia alimentar .

4 fase da dieta Dukan: para manter a forma


Na 4 fase da dieta Dukan preciso ter 1 dia por semana no qual se come somente carnes magras e leite desnatado, fazer 20 minutos de exerccio fsico por dia, abandonar o elevador e subir e descer sempre de escadas, e ingerir 3 colheres de farelo de aveia por dia, sempre.

Alimentos permitidos: todos os j citados anteriormente e obrigatrio comer 3 pores de frutas por dia. Alimentos proibidos: doces e carboidratos mais de 2 vezes por semana.

Nesta dieta preciso beber, no mnimo, 2 litros de gua por dia, para garantir o bom funcionamento intestinal e conseguir eliminar bastante toxinas. Outros lquidos permitidos so ch, caf sem acar nem adoante e refrigerante zero, com moderao.

Fase 4 da Dieta Dukan


Fase de consolidao e estabilizao Esta a fase da dieta dukan mais duradoura e importante, deve ter os cuidados da fase anterior. Durante esta fase da dieta dukan deve consumir todos os dias , 3 colheres de sopa de farelo de aveia e 3 colheres de farelo de trigo, estes ajudam a regular o trnsito intestinal e eliminar toxinas do organismo. Volta-se a uma alimentao normal, sempre muito equilibrada. Deve-se escolher um dia por semana onde se leva a cabo a primeira fase da dieta dukan, ou seja, um dia onde s come protenas puras.

Passo a passo da dieta Dukan


Para saber quantos dias deve durar cada fase da dieta Dukan, o Dr. sugere:

Para quem quer perder 5kg: 1 dia na 1 fase; Para quem quer perder de 6 a 10 kg: 3 dias na 1 fase; Para quem quer perder de 11 a 20 kg: 7 dias na 1 fase. O tempo que vai demorar nas outras fases vai variar conforme a perda de peso do indivduo.

A dieta Dukan foi criada pelo mdico francs Dr. Pierre Dukan e encontra-se totalmente explicada em seu livro: 'No consigo emagrecer'. Essa uma boa opo para quem precisa perder peso rapidamente, mas no uma dieta que mude os hbitos alimentares do indivduo. Por isso, se o indivduo no tiver cuidado, pode recuperar todo o peso perdido em pouco tempo. Os nicos doces que se pode comer nesta dieta so o pudim de ovos com leite desnatado e a gelatina light sem acar.

Fase 1
a fase rpida e intensa da dieta, que faz voc enxugar at 3 quilos em seis dias, consumindo apenas protena magra e farelo de aveia uma vez por dia para saciar a fome. Mas no se preocupe para que no fique sem ideias eis aqui algumas dicas e opes de cardpio. Caf da manh. Opo 1: 2 fatias de peito de peru light + 1 taa de gelatina diet + 1 xcara de leite desnatado batido com 1 col. (sopa) de farelo de aveia. Opo 2: 1 pote de iogurte natural sem gordura + 1 xc. de ch vermelho com raspas de gengibre. Lanche da manh Opo 1: 2 fatias de queijo branco sem gordura. Opo 2: 3 fatias de presunto magro (ou blanquet de peru) Almoo Opo 1: 1 Fil de carne totalmente sem gordura, grelhado e temperado com pimenta-doreino e pouco sal + frango cozido e desfiado, temperado com salsa, cebola, pimenta e pouco + 2 fatias de queijo branco light. Opo 2: 1 posta grande de peixe (cao, badejo ou namorado,) assado e temperado com alecrim e organo + 3 col. (sopa) de carne de siri temperada com vinagrete e pouco sal. Lanche da tarde Opo 1: 2 fatias de peito de peru light + 2 fatias de queijo branco sem gordura + 1 xc. de leite desnatado, se preferir use adoante. Opo 2: 1 pote de iogurte natural 0% gordura + 2 fatias de blanquet de peru + 1 xc. de caf com leite desnatado, use adoante. Jantar Opo 1: 1 omelete de 2 claras e 1 gema com cubinhos de peito de peru, salsinha, cebola, alho e pouco sal + 7 cubos mdios de tofu temperados e grelhados Opo 2: 1 medalho de alcatra ou 2 postas mdias de peixe temperado com ervas finas e grelhado + 4 kanis kama. Ceia Opo 1: 250 ml de leite desnatado batido com 1 col. (sopa) de farelo de aveia Opo 2: 1 Polenguinho Light

Alimentos que podem substituir algo citado no cardpio aves, carne magra, todo tipo de peixe, camaro, marisco e lula, presunto magro, peito de peru light e blanquet, presunto de frango, ricota, Ovo, ideal apenas 2 por dia. Como em toda dieta a gua tem o seu papel fundamental ajudando a eliminar as toxinas, quando for refogar algum alimento use pouco azeite e diminua o consumo de sal, pois o excesso acarreta em reteno de lquidos e consequentemente inchao.

Fase 2
Agora voc pode acrescentar verduras e legumes, menos batata ao cardpio, porm alternadamente, mais ou menos assim: um dia segue o cardpio da fase 1 e no outro o da fase 2, continuando com a protena magra. Isso deve ser seguido por 9 dias, o resultado um emagrecimento 2,5 quilos. Quem quiser enxugar um pouco mais de peso pode permanecer nessa fase por mais tempo. Alimentos que podem ser includos: Cenoura Actimel Cacau em p sem acar Rosbife Sardinhas frescas Carne moda magra Macarro Chuchu cozido Palmito Gelatina

Fase 3
Caf da manh Opo 1: 1 copo de mingau de farelo de aveia e leite desnatado + enroladinhos de frios magros Opo 2: 200 ml de leite desnatado com 1 colher (ch) de cacau em p sem acar + 1 taa de gelatina + 1pote de iogurte natural sem gordura + 3 fatias de blanquet de peru. Lanche da manh Opo 1: 1 xcara de caf puro, use adoante se quiser. Opo 2: 2 ovos de codorna Almoo

Opo 1: 1 prato (raso) de salada de beterraba + 2 Tomates recheados com atum e cream cheese + 3 colheres (sopa) de chuchu refogado. Opo 2: 1 prato (raso) de salada de acelga com + 2 fatias mdias de lombo de porco assado com limo + 2 colheres (sopa) de couve-flor no vapor. Lanche da Tarde Opo 1: 1 fatia de po integral com 1 colher (sopa) de requeijo sem gordura Opo 2: 4 Kanis Kama. Jantar Opo 1: 1 prato (raso) de salada de agrio, repolho roxo e palmito + 1 pedao pequeno de lasanha de berinjela + 150g de pur de batata. Opo 2: 1 prato (raso) de salada de alface+ 200g de arroz integral com brcolis + 1 fil de merluza assado. Ceia Opo 1: 1 xcara de ch de gengibre com limo + 1 polenguinho + 2 ovos de codorna Opo 2: 3 fatias de peito de peru light +1 pote de iogurte de frutas light + 2 fatias de queijo branco.

Fase 4: estabilizao
Pronto! Voc finalizou o programa, agora pode voltar a ter uma alimentao normal, mas pelo menos 1 vez por semana dever seguir 1 dia do cardpio da fase 1.

CARNES

AVES

PEIXES

FRUTOS DO MAR

VERDURAS E LEGUMES (CRUZEIRO PL)

LATICNIOS

OUTROS

You might also like