You are on page 1of 2

diviso celular ocorre tanto nos seres vivos unicelulares como nos multicelulares.

Nos organismos unicelulares como os protozorios e as bactrias este o processo de reproduo assexuada. J nos organismos multicelulares esse processo pode levar formao dos esporos ou gametas, que daro origem ao novo indivduo, ou tambm ao crescimento do indivduo desde o zigoto at ao indivduo adulto, atravs do crescimento dos tecidos, ou apenas substituio de clulas antigas por novas.

A diviso celular dividida em duas etapas, onde em uma delas uma clula-me se divide em duas clulas-filhas, chamada de mitose ou em quatro clulas-filhas, chamada de meiose. As principais diferenas entre a mitose e a meiose so: a mitose se origina de duas clulas geneticamente iguais, enquanto que a meiose resulta quatro clulas geneticamente diferentes; na mitose no h reduo no nmero de cromossomos, enquanto que na meiose h; a mitose ocorre em clulas germinativas e a mitose ocorre em clulas somticas; uma clula produzida por mitose pode sofrer uma nova mitose, mas uma clula produzida por meiose no pode sofrer nova meiose. A mitose em clulas eucariticas permite que a distribuio dos cromossomos e das organelas citoplasmticas da clula-me seja igual entre as duas clulas-filhas. Esse processo responsvel pela multiplicao dos indivduos unicelulares e pelo crescimento dos pluricelulares. A mitose divide-se em quatro etapas: prfase, metfase, anfase e telfase.

Prfase nessa fase os cromossomos atingem seu grau mximo de condensao e se colocam no equador do fuso. Existem dois tipos de fibras no fuso: as contnuas que vo de centrolo a centrolo, e as cromossmicas que vo de centrolo a centrmero. Metfase h formao da placa equatorial, onde os cromossomos se dispem na posio mediana da clula, assim possibilitando a distribuio equitativa de informao gentica. Os cromossomos esto bem individualizados e fortemente condensados. As linhas do fuso surgem em forma de linhas centrais. Anfase ocorre a diviso longitudinal do centrmero e os cromossomos-filhos migram para os plos da clula, orientados pelas fibras do fuso.

Telfase a ltima etapa da mitose, onde as fibras do fuso desaparecem, ocorre a organizao da carioteca e do nuclolo, descondensao dos cromossomos e o fim da cariocinese e inicio da citocinese. Apesar de o processo ser o mesmo h algumas diferenas entre as mitoses de clulas vegetais e animais: na clula vegetal no h presena de centrolos, enquanto que na clula animal h; na clula vegetal ocorre a ausncia de ster, enquanto que na clula animal o ster est presente e a citocinese na clula vegetal ocorre de dentro para fora (centrfuga) enquanto que na clula animal ocorre de fora para dentro (centrpeta). A meiose ao contrrio da mitose da origem quatro clulas-filhas (embora nem todas sejam viveis), por isso o processo se torna mais complexo, apresentando 8 etapas: Prfase I fase de grande durao onde os cromossomos (com duas cromtides individualizadas) tornam-se mais condensados. Ocorre o emparelhamento dos cromossomos homlogos (sinapse). Durante a sinapse, podem surgir pontos de cruzamento entre as cromtides dos cromossomos homlogos, os quiasmas. Podendo ocorrer quebra das cromtides, levando a trocas de segmentos dos bivalentes, o Crossing-over. desaparece o nuclolo e a carioteca. Os centrolos migram para os polos da clula e forma-se o fuso acromtico. Metfase I - Os bivalentes ligam-se aos microtbulos do fuso acromtico pelo centrmero, com os quiasmas no plano equatorial e os centrmeros voltados para os plos opostos. Anfase I os emparelhamentos dos cromossomos so desfeitos. Ocorre disjuno dos pares homlogos duplicados. Cada cromossomo, com suas cromtides-irms, migra para os plos. Telfase I descondensao do nuclolo e formao de dois ncleos com metade do nmero de cromossomos. Prfase II - os cromossomos tornam-se mais condensados, desaparece a membrana nuclear e forma-se o fuso acromtico. Metfase II - os cromossomos ficam dispostos com os centrmeros no plano "equatorial" e com as cromtides voltadas cada uma para seu plo, ligadas s fibrilas do fuso. Anfase II - quebram-se os centrmeros, separando-se as duas cromtides, que passam a formar dois cromossomos independentes e ascendem para os plos opostos. Telfase II - ao atingir os plos, os cromossomos descondensam-se e forma-se de novo um ncleo em torno de cada conjunto, formando quatro clulas haplides.

You might also like