You are on page 1of 53

Bruno Oliveira Rocha

Distribuio espacial da arborizao urbana: Uma anlise da rea central do Municpio de Viosa - MG

VIOSA MG OVEMBRO / 2008

U IVERSIDADE FEDERAL DE VIOSA CE TRO DE CI CIAS HUMA AS, LETRAS E ARTES DEPARTAME TO DE ARTES E HUMA IDADES CURSO DE GEOGRAFIA

Distribuio espacial da arborizao urbana: Uma anlise da rea central do Municpio de Viosa - MG

Monografia apresentada ao Departamento de Artes e Humanidades da Universidade Federal de Viosa como parte das exigncias para a obteno do ttulo de Bacharel em Geografia.

Autor: Bruno Oliveira Rocha Orientador: Andr Luiz Lopes de Faria

VIOSA MG OVEMBRO / 2008

Monografia defendida e aprovada em Viosa-MG, no dia 14 de novembro de 2008, perante banca examinadora composta por:

Andr Luiz Lopes de Faria DAH

Wantuelfer Gonalves DEF

Ronan Eustquio Borges DAH

RESUMO

O surgimento e o desenvolvimento das cidades se deu em um processo que as relaes entre a sociedade e a natureza foram gradativamente pesando mais a favor da sociedade e menos da natureza. Diante de uma nova realidade, conseqncia de diversos ciclos econmicos ocorridos em nossa sociedade, as cidades atualmente desempenham diferentes funes e possuem configuraes espaciais bem diversas. No Brasil esta situao no diferente se compararmos com a urbanizao de pases da Europa, que ocorreu de forma gradual e organizada. Esta situao criou um cenrio urbano diversificado, conflituoso e desorganizado na maioria das vezes, com problemas socioespaciais de toda ordem, sendo os ambientais um dos principais. Tais problemas atingem de forma desigual o espao urbano, os espaos das classes sociais menos favorecidas geralmente so mais atingidos do que as classes mais abastadas. Com o surgimento e o crescimento das cidades, a vegetao natural vai gradativamente sendo substituda por elementos da infra-estrutura urbana, constitudos basicamente por concreto, cermica, metais, vidro e asfalto. Este trabalho teve como objetivo analisar a distribuio, os conflitos e a disposio da vegetao na rea urbana central do Municpio de Viosa.

LISTA DE FIGURA, QUADROS, GRFICOS E FOTOS

Figura 1 Quadro 1 Quadro 2 Grfico 1 Grfico 2 Grfico 3 Grfico 4 Grfico 5 Grfico 6 Grfico 7 Grfico 8 Grfico 9 Grfico 10 Grfico 11 Grfico 12 Grfico 13 Foto 1 Foto 2 Foto 3 Foto 4 Foto 5 Foto 6 Foto 7 Foto 8 Foto 9 Foto 10 Foto 11 Foto 12 Foto 13 Foto 14 Foto 15

9 22 30 24 30 32 32 33 33 34 34 35 35 36 36 38 19 21 21 22 25 26 26 27 27 28 29 29 39 40 41

Foto 16 Foto 17 Foto 18 Foto 19 Foto 20 Foto 21 Foto 22

42 43 44 45 46 47 48

SUMRIO

Introduo

Caracterizao da rea

Reviso bibliogrfica

11

Metodologia

17

Resultados e discusses

18

Concluses

50

Referncias bibliogrficas

Anexo

1 INTRODUO

O surgimento e o desenvolvimento das cidades se deu em um processo que as relaes entre a sociedade e a natureza foram gradativamente pesando mais a favor da sociedade e menos da natureza. No entanto, as cidades antigas no tinham a importncia que conferimos atualmente s modernas, lcus de decises polticas, administrativas e econmicas, de fortes contradies sociais e graves problemas socioambientais. Diante de uma nova realidade, conseqncia de diversos ciclos econmicos ocorridos em nossa sociedade, as cidades atualmente desempenham diferentes funes e possuem configuraes espaciais bem diversas. No Brasil esta situao no diferente se compararmos com a urbanizao de pases da Europa, que ocorreu de forma gradual e organizada. Esta situao criou um cenrio urbano diversificado, conflituoso e desorganizado na maioria das vezes, com problemas socioespaciais de toda ordem, sendo os ambientais um dos principais. Tais problemas atingem de forma desigual o espao urbano, os espaos das classes sociais menos favorecidas geralmente so mais atingidos do que as classes mais abastadas. De acordo com Kirchner et al (1990, p. 72), com o surgimento e o crescimento das cidades, a vegetao natural vai gradativamente sendo substituda por elementos da infraestrutura urbana, constitudos basicamente por concreto, cermica, metais, vidro e asfalto. As cidades, principalmente as mais desenvolvidas, ao terem seus componentes urbanos construdos com estes materiais, tm como resultante grandes superfcies com elevado grau de reflexo, bem como a impermeabilizao quase total dos solos. Este trabalho teve como objetivo analisar a distribuio, os conflitos e a disposio da vegetao na rea urbana central do Municpio de Viosa.

2 CARACTERIZAO DA REA

Para a realizao deste trabalho foi escolhida a rea central do espao urbano da cidade de Viosa-MG. A escolha se justifica pela realidade prxima e pelo centro de Viosa ser bastante urbanizado e verticalizado, sendo exposto a problemas ambientais e socioespaciais. Viosa est localizada na Zona da Mata mineira (Figura 1), reconhecida principalmente por ser uma cidade universitria. Sua expanso populacional se deu, sobretudo, nos anos 80 com a expanso da universidade federal, novos cursos superiores e, conseqentemente, a expanso do comrcio e da prestao de servios, estes aspectos contriburam para uma forte migrao para o municpio.

Figura 1: Localizao do Municpio de Viosa-MG. Em decorrncia dessa expanso, a cidade comeou a se verticalizar, principalmente na rea central. Esta situao pode ser em funo da concentrao do setor de prestao de servios e da proximidade com a universidade. Seu espao urbano expandiu e tomou

propores alarmantes em certos casos no que diz respeito falta de estrutura e planejamento. Soares et al (2006, p. 3) afirma que

Neste contexto, pode-se citar o municpio de Viosa, situado na Zona da Mata Mineira, pode ser citado como exemplo, uma vez que vem crescendo de forma espontnea, sem planejamento e, ou diretrizes urbansticas prvias, criando situaes de confronto entre o suporte natural e os objetos construdos.

Ainda nesse sentido, Pereira (2005, p.201) acrescenta

A universidade, que j podia ser considerada elemento centralizador das atividades urbanas em Viosa, no incio da dcada de 80 duplicou o nmero de alunos matriculados, inserindo no espao urbano novas demandas por servios e mesmo uma renovao material no que diz respeito a determinadas infraestruturas. O stio urbano, marcado pelo relevo tpico das reas dos mares de morros, conhece uma expanso considervel, e entre as dcadas de 70 e 80 inicia-se um processo de verticalizao urbana, no sentido de extrair maior lucratividade dos empreendimentos, principalmente nas reas central e em bairros valorizados.

Assim, em funo deste crescimento desordenado, problemas socioespaciais diversos so impulsionados, como afirma Carneiro e Faria (2005, p. 123)

O processo de ocupao em Viosa, de modo geral, vem se caracterizando por no obedecer a qualquer critrio de planejamento, ocorrendo de forma desordenada, levando em conta somente os interesses financeiros e imediatistas. Este processo impulsiona a ocupao de reas inadequadas para urbanizao por parte dos mais carentes e gera os impactos socioambientais no sistema urbano, conseqncia da segregao scio-espacial e das desigualdades econmicas.

Dessa maneira, um dos problemas socioambientais a ser analisado no projeto, a maneira como a arborizao urbana est disposta espacialmente no centro de Viosa. A cidade possui uma configurao espacial diversificada, desprovida de planejamento em alguns aspectos, como notado no centro, cuja rea muito urbanizada (adensada). Os espaos arborizados em Viosa so diversificados e h uma diferenciao gritante entre eles, em

10

funo deste crescimento muitas vezes sem planejamento, da contradio entre os espaos pblicos e privados e tambm em funo do fenmeno da verticalizao, em que possvel verificar aglomerados altamente urbanizados e verticalizados, sobretudo no centro, onde h espaos sem arborizao ou qualquer contato com elementos naturais.

3 REVISO BIBLIOGRFICA A presena das reas verdes no espao urbano pode ser considerada como um elemento importante, pois, dentre outros aspectos pode contribuir para melhoria da qualidade de vida das cidades. Segundo Grey e Deneke apud Kirchner et al (1990, p.73)

Entende-se por arborizao urbana o conjunto de reas pblicas ou privadas com cobertura arbrea que uma cidade apresenta. Outros autores incluem neste contexto as reas livres em geral no impermeabilizadas, ou seja, reas gramadas, lagos, jardins, entre outras. Pode ser dividida em trs reas: reas verdes pblicas, reas verdes privadas e arborizao de ruas.

A vegetao pode ser entendida como o conjunto de plantas, que se encontra em qualquer poro de terra, desde que na localidade haja condies para seu desenvolvimento. Para Vidana (2004, p. 114)

O estudo da vegetao se reveste de valor, em virtude da expresso que a cobertura vegetal imprime paisagem, pois constitui um componente de fcil observao, na superfcie terrestre. Em funo das conexes com o clima, relevo, solo e hidrografia, a vegetao pode assumir fisionomias singulares, que permitem interpretaes bem fundamentadas.

Assim, a arborizao urbana um elemento importante para melhorar o ambiente urbano. Vrias so as vantagens da vegetao em reas urbanas, apontadas por diversos autores, como a estabilizao e melhoria microclimtica, benefcios econmicos na valorizao de propriedades, controle de poluio atmosfrica, acstica e visual, por sua ao benfica sade fsica e mental do homem, dentre outros benefcios sociais. Ela pode se 11

tornar essencial tambm para a produo de oxignio, estocagem de gs carbnico, beleza cnica e organizao esttica, manuteno da qualidade do solo e sua boa utilizao, e tambm para o equilbrio da fauna. Existem opinies diversas e bem fundamentadas de especialistas da rea que estudam a arborizao urbana. De acordo com Nowak et al (1998, p. 18), existem vrios benefcios fsico-biolgicos que as rvores urbanas podem proporcionar. Para estes, as rvores urbanas podem mitigar muitos dos impactos ambientais provenientes do desenvolvimento urbano, como: amenizar o clima; conservar a energia, dixido de carbono e gua; melhoram a qualidade do ar; diminuem o escoamento pluvial e as inundaes; reduzem os nveis de rudo; e viabilizam o hbitat para a fauna silvestre. Os autores salientam que em alguns casos, estes benefcios podem ser parcialmente eliminados devido aos problemas provocados pelas mesmas rvores, tais como a produo de plen, emisses de compostos orgnicos volteis que contribuem com a formao de oznio e consumo de gua. Atravs de adequada plantao, desenho e manejo da vegetao, o meio fsico urbano, e conseqentemente a sade e o bem estar dos habitantes urbanos, podem ser melhorados. Ainda para Nowack et al (1998, p. 18), sobre as modificaes microclimticas, ao evapotranspirar gua, alterar as velocidades dos ventos, sombrear superfcies e modificar o balanceamento e intercmbio de calor entre superfcies urbanas, as rvores afetam o clima local e conseqentemente o uso de energia dos edifcios, assim como o conforto trmico humano e a qualidade do ar. A respeito da conservao da energia, estes mesmos autores vo dizer que, as rvores podem reduzir as necessidades de energia para amenizar e esfriar os edifcios sombre-los no vero, reduzindo com isto as temperaturas do ar nesta estao e bloqueando os ventos do inverno.

12

Sobre a remoo de contaminantes do ar, segundo Nowack et al (1998, p.22), as rvores removem a contaminao dos gases do ar, primariamente tomados pelos estomas das folhas, ainda que alguns gases sejam removidos pela superfcie da planta. As rvores servem para interceptar as partculas transportadas pelo ar, e assim, evitar a contaminao. Em relao hidrologia urbana, os autores afirmam que, ao interceptar e reter ou diminuir o fluxo da precipitao pluvial que chega ao solo, as rvores urbanas (juntamente com os solos) podem exercer uma importante funo nos processos hidrolgicos urbanos. Podem reduzir a velocidade e o volume do escoamento de uma chuva, os danos por inundaes, os custos de tratamento de gua de chuva e os problemas de qualidade de gua. Por ltimo, Nowack et al (1998, p. 26), apontam que muitos benefcios adicionais esto associados com a vegetao urbana, que contribui tambm para o funcionamento dos ecossistemas urbanos em longo prazo e ao bem estar da populao urbana. Na viso de Milano e Dalcin (2000), a presena da arborizao no espao das cidades tem ao significativa na reduo da poluio atmosfrica, sonora e visual. Para estes, a presena da vegetao urbana atende a vrias necessidades para melhorar a qualidade de vida das sociedades urbanas. Duas delas seriam a estabilizao e melhoria microclimtica, no sentido em que os elementos climticos como a intensidade de radiao solar, a temperatura, a umidade relativa do ar, a precipitao e a circulao do ar, podem ser afetados pelas condies de artificialidade do meio urbano. Dessa maneira, grupos de rvores ou mesmo muitas rvores espalhadas podem ser muito eficientes na melhoria microclimtica.
A sensao pessoal de conforto sombra deve-se ao fato de no haver aquecimento provocado pela radiao solar direta. A contribuio das rvores como protetoras significativa: as rvores e outros vegetais interceptam, refletem, absorvem e transmitem radiao solar, melhorando a temperatura do ar no ambiente urbano. J as rvores isoladas tm efeitos mais restritos no meio urbano. (GREY; DENEKE apud MILANO; DALCIN, 2000, p. 25)

13

As cidades contribuem para a alterao do balano de energia, gerando bolses sobre as guas urbanas, denominadas ilhas de calor. Na viso de Lombardo (1990, p. 2), este fenmeno reflete a interferncia do homem na dinmica dos sistemas ambientais. Nos espaos urbanos ocorre o mximo de atuao humana sobre a organizao da superfcie terrestre. Nesse sentido, Lombardo (1990, p.5) diz que

As rvores e outros vegetais, interceptando, absorvendo, refletindo e transmitindo radiao solar (diminuem a ilha de calor da cidade) captando e transpirando gua e interferindo com a direo dos ventos podem ser extremamente eficientes na melhoria do clima urbano. Este papel fundamental das reas verdes se refere no somente dinmica ambiental urbana, mas qualidade de vida da sociedade, no que diz respeito principalmente aos efeitos fsicos e psicolgicos nos indivduos.

Guzzo (2008), por meio do Programa Pr Cincias da USP, que discute, dentre outros assuntos, alguns aspectos da arborizao urbana, salienta que existem muitos problemas provenientes da inadequao de rvores com o meio urbano. Segundo estas informaes

Muitos so os problemas causados pelo confronto de rvores inadequadas com equipamentos urbanos, como fiaes eltricas, encanamentos, calhas, calamentos, muros, postes de iluminao, etc. Estes problemas so muito comuns de serem visualizados e provocam, na grande maioria das vezes, um manejo inadequado e prejudicial s rvores. comum vermos rvores podadas drasticamente e com muitos problemas fitossanitrios, como presena de cupins, brocas, outros tipos de patgenos, injrias fsicas como anelamentos, caules ocos e podres, galhos lascados, etc. Frente a esta situao comum nas cidades brasileiras, soma-se o fato da escassez de rvores ao longo das ruas e avenidas. Neste sentido, fundamental considerarmos a necessidade de um manejo constante e adequado voltado especificamente para a arborizao de ruas. Este manejo envolve etapas concomitantes de plantio, conduo das mudas, podas e extraes necessrias. Para que seja implementado um sistema municipal que d conta de toda essa demanda de servios, necessrio considerar a necessidade de uma legislao municipal especfica, medidas administrativas voltadas a estruturar o setor competente para executar os trabalhos, considerando, fundamentalmente, mo-de-obra qualificada e equipamentos apropriados, bem como o envolvimento com empresas que ajudem a sustentar financeiramente os projetos e aes idealizados, e com a populao em geral. Este ltimo poder acontecer, preferencialmente, atravs de programas de educao ambiental voltados para o tema, procurando envolver de fato os moradores no processo de arborizao ou rearborizao da cidade.

14

Dessa forma, para o Programa Pr Cincias (2008), a escolha das espcies a serem plantadas na frente das residncias de suma importncia. Para tanto, essencial que seja considerado o espao disponvel, a presena ou ausncia de fiao area e de outros equipamentos urbanos, a largura da calada e o recuo predial. Para facilitar na escolha das rvores a serem implementadas nas ruas e avenidas, elas so classificadas como rvores de pequeno, mdio e grande porte. De acordo com o texto produzido por Perei Guzzo (2008), do Programa Pr Cincias da USP, assim so classificadas as rvores aptas a fazerem parte da malha urbana:

- RVORES DE PEQUENO PORTE So aquelas cuja altura na fase adulta atinge entre 4 e 5 metros e o raio de copa fica em torno de 2 a 3 metros. So espcies apropriadas para caladas estreitas (< 2,5m), presena de fiao area e ausncia de recuo predial.

Murta, Falsa-murta, Murta de cheiro Murraya extica; Ip-de-jardim Stenolobium stans; Flamboyantzinho, Flamboyant-mirim Caesalpinia pulcherrima; Manac-de-jardim Brunfelsia uniflora; Hibisco Hibiscus rosa-sinensis; Resed ano, Extremosa, Julieta Lagerstroemia indica; Grevlea an Grevillea forsterii; Cssia-macrantera, manduirana Senna macranthera; Rabo-de-cotia Stifftia crysantha; Urucum Bixa orelana; Espirradeira, Oleandro erium

oleander; Calistemon, Bucha-de-garrafa Callistemon citrinum; Algodo-da-praia Hibiscus pernambucencis; Chapu-de-Napoleo Thevetia peruviana.

- RVORES DE MDIO PORTE So aquelas cuja altura na fase adulta atinge de 5 a 8 metros e o raio de copa varia em torno de 4 a 5 metros. So apropriadas para caladas largas (> 2,5m), ausncia de fiao area e presena de recuo predial.

15

Aroeira-salsa, Falso-choro Schinus molle; Quaresmeira Tibouchina granulosa; Ip-amarelodo-cerrado Tabebuia sp; Pata-de-vaca, unha-de-vaca Bauhinia sp; Astrapia Dombeya wallichii; Cssia imperial, cacho-de-ouro Cassia ferruginea; Resed-gigante, Escumilha africana Lagerstroemia speciosa; Magnlia amarela Michaelia champaca; Eritrina, Suin, Mulungu Erytrina verna; Ligustro, Alfeneiro-do-Japo Ligustrum lucidum; Sabo-de-soldado Sapindus saponaria; Canelinha ectandra megapotamica.

- RVORES DE GRANDE PORTE So aquelas cuja altura na fase adulta ultrapassa 8 metros de altura e o raio de copa superior a 5 metros. Estas espcies no so apropriadas para plantio em caladas. Devero ser utilizadas prioritariamente em praas, parques e quintais grandes. So elas:

Sibipiruna Caesalpinia peltophoroides; Jambolo Eugenia jambolona; Monguba, Castanheira Pachira aquatica; Pau-ferro Caesalpinia frrea; Sete-copas, Amendoeira Terminalia catappa; Oiti Licania tomentosa; Flamboyant Delonix regia; Alecrim-de-Campinas Holocalix glaziovii; Ip-roxo Tabebuia avellanedae; Ip-amarelo Tabebuia chrysotrica; Ipbranco Tabebuia roseo-alba; Cssia-grande, Cssia-rsea Senna grandis; Cssia-de-Java Senna javanica; Jacarand-mimoso Jacaranda mimosaefolia; Figueiras em geral Ficus sp.

Na viso de Nowack et al (1998, p.31), selecionar a rvore adequada para o local adequado, um ponto crtico para o xito dos programas de plantao. Para estes, devem ser selecionadas espcies de rvores que sejam tolerantes ao clima, umidade, exposio e condies do solo, e que alcancem todos os benefcios pensados no ato do planejamento. Ressalta tambm que, ainda que algumas pessoas defendam a plantao de espcies de rvores nativas da regio, algumas vezes as espcies nativas podem no ser a opo mais apropriada. Dependendo do nvel das alteraes que o stio urbano j sofreu do seu estado

16

original, este no mais possui condies adequadas de crescimento para muitas dessas espcies. Assim, a sobrevivncia das rvores urbanas est estreitamente relacionada com sua capacidade de suportar s presses que o meio as proporciona. Sob a anlise de uma nova tica, Dantas e Souza (2004, p. 12), observam uma outra vantagem da arborizao urbana. Para estes, a arborizao ainda contribui agindo sobre o lado fsico e mental do homem, diminuindo o sentimento de opresso frente s grandes edificaes. Assim como outros autores, em outras palavras, eles colocam que a arborizao constitui-se em um eficiente filtro de ar e de rudos, exercendo ao purificadora por fixao de poeiras, partculas residuais e gases txicos, ajudando na depurao de microorganismos na reciclagem do ar por meio da fotossntese. Influencia o balano hdrico, ameniza as temperaturas e a luminosidade, amortiza o impacto das chuvas e serve de abrigo fauna. Dessa maneira, nota-se que, ajustar os benefcios da arborizao urbana com os equipamentos que compem a infra-estrutura da malha urbana de utilidade pblica no tarefa das mais fceis. Plantar rvores certas nos lugares certos a prtica mais recomendada e, para isso, requer planejamento.

5 METODOLOGIA

A realizao deste trabalho passou por algumas etapas, que so colocadas a seguir. Num primeiro momento foi feita a reviso bibliogrfica, que deu o suporte para o desenvolvimento do trabalho. Todo o referencial terico foi levantado para dar sentido e coerncia s demais etapas do trabalho. Num segundo momento, para se identificar as diferentes espcies arbreas presentes foi feito o inventrio das espcies. O inventrio foi realizado por meio de fichas levadas a campo compostas indicadores que contribuem para identificar e caracterizar rvore por

17

rvore. Nestas se colocavam o nome das espcies, as principais medidas das rvores como circunferncia altura do peito (CAP), altura dos ramos, dimetro da copa, altura total do estrato arbreo; alm de variveis que servem para avaliar a condio geral dos ramos, do tronco, das folhas e das razes. Na mesma ficha eram apresentados todos os conflitos que as rvores possuam junto s suas respectivas vias. Dessa maneira, foi utilizada uma ficha por via analisada, para inventariar as rvores. Atravs dessa identificao, verificaram-se as condies destas espcies nas diferentes reas e vias e foram identificados todos os conflitos existentes com a malha urbana, como trfego, fiao, prdios e gola/calamento. Vencida essa etapa, foram realizadas visitas Prefeitura Municipal de Viosa onde foi estabelecido contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), em que se colheu informaes sobre as polticas pblicas especficas para a arborizao urbana de Viosa por meio de entrevistas.

6 RESULTADOS E DISCUSSES

A rea central do municpio de Viosa possui em mdia 70 vias pblicas, reunindo ruas, avenidas, becos, travessas e praas. De acordo com a Prefeitura Municipal e o IPLAM (Instituto de Planejamento Municipal), a rea central, definida enquanto bairro, na forma de diviso poltico administrativa, no possui delimitao espacial precisa. Isso se deve ao fato de que nunca foi feito um trabalho minucioso de delimitao dos limites dos bairros, ficando a critrio de cada um, por meio do bom senso, definir tais limites. Portanto, o Centro de Viosa no possui sua rea definida, mas pode ser caracterizado devido a algumas caractersticas, porm, no que diz respeito s suas reas limtrofes com os outros bairros, utilizou-se do bom senso para defini-las. A foto 1 mostra a fotografia area da rea central e alguns bairros

18

limtrofes, adquirida no Laboratrio de Geoprocessamento do Departamento de Solos da UFV.


Vereda do Bosque

Lourdes

CENTRO

Vila Giannetti

Ramos

UFV Cllia Bernardes Bela Vista

Foto1: rea central de Viosa, destacada no polgono, e alguns bairros vizinhos. Identificou-se, que das 70 vias percorridas e observadas, aproximadamente a metade, arborizada. Das vias que so arborizadas, no foi possvel identificar um padro para elas. Possivelmente o plantio se deu de forma a no seguir um planejamento. Alm disto, a distribuio das rvores est aleatria, ou seja, existem ruas e avenidas bem arborizadas, enquanto outras possuem apenas uma ou duas rvores. O mesmo ocorre para as espcies, que no possuem um critrio de ocorrncia nas vias, mesmo que vrias delas se repitam na maioria das ruas arborizadas.

19

Numa anlise geral, pode-se dizer que o Centro de Viosa no possui to poucas rvores como muitos pensam de forma genrica, visto que so encontradas, hoje, em toda rea central, um total de 548 rvores (somente nas vias pblicas, sem contar reas privadas), num ambiente em que o adensamento urbano fica evidenciado. Em se tratando de um local onde quase no h privilgio para os elementos naturais ou do meio fsico, foi detectada uma quantidade considervel de espcies arbreas nos espaos observados, totalizando 38 espcies diferentes reconhecidas nas vias em anlise, (ver tabela utilizada para o inventrio das rvores em anexo). Nas 548 rvores inventariadas nas vias pblicas do Centro de Viosa, foram detectadas espcies bem diversificadas, a maioria estratos arbreos tipicamente brasileiros, ou seja, espcies nativas, alm de outras poucas nem tanto comuns da nossa terra. Dessa maneira, as espcies encontradas, de acordo seus nomes populares foram: oiti, murta, alfeneiro, cupresso, espatdea, fixo, Julieta, quaresmeira, sibipuruna, flamboyan, hibisco, bouganvillea, magnlia, goiabeira, abacateiro, mangueira, mogno, pata-de-vaca, escova-de-garrafa, chapude-sol, pau-de-formiga, pau-brasil, escumilha africana, ip mirim, ip branco, ip rosa, ip amarelo, palmeira bananeira (rvore do viajante), palmeira leque, palmeira fnix, palmeira cariota, palmeira jeriv e palmeira imperial. Algumas rvores no foram possveis de ser identificadas devido ao estado de poda, encontrando-se apenas com o tronco. Outras trs rvores de espcies diferentes tambm no foram identificadas, mostradas nas fotos a seguir 2, 3 e 4.

20

Foto 2: Espcie desconhecida.

Foto 3: Espcie desconhecida.

21

Foto 4: Espcie desconhecida.

Diante das rvores identificadas e das espcies encontradas, o quadro 1 nos apresenta os dados de forma quantitativa. Pode-se notar o total de rvores distribudas nas vias pblicas arborizadas do Centro de Viosa e os principais conflitos que elas apresentam no meio urbano. Quadro 1: Apresentao dos dados.

Apresentao dos dados Vias Praa do Colgio Viosa Gomes Barbosa Santa Luzia Tv. Irm Francisca Ana Koester Augusta Siqueira Praa Cristvo L. Carvalho Santa Rita Albano Braga Praa Cemitrio D. Vioso Padre Serafim N rvores 13 82 1 2 9 26 17 44 14 4 4 Conflitos N espcies Fiao Trfego Prdios Gola 5 1 13 0 0 8 82 82 62 9 1 1 0 0 0 1 2 2 2 2 2 3 9 0 3 2 15 26 6 9 4 17 17 2 1 14 12 44 6 7 5 4 11 4 0 2 0 4 0 0 1 0 4 0 0

22

Praa da Bueno Brando Prof. Sebastio L. Carvalho Praa Silviano Brando Praa do Rosrio Benjamin Arajo Alameda Fbio R. Gomes lvaro Gouveia Dr. Brito Dona Gertrudes Afonso Pena Praa Senhor dos Passos Tv. Tancredo Neves Dr. Milton Bandeira Av. Castelo Branco Estudantes Feij Behering Antnio Rodrigues Praa das Quatro Pilastras Verano Faria Dr. Frederico Machado Ver. Jos da Cruz Reis Av. Bueno Brando TOTAL

14 15 19 49 1 12 27 1 10 1 6 5 17 2 18 5 19 22 3 4 5 76 547

5 3 8 12 1 1 7 1 2 1 1 2 6 2 3 3 3 4 1 1 1 2

0 11 4 0 1 12 0 1 0 1 0 1 12 2 6 3 14 0 0 0 0 0 205

14 15 19 49 1 12 27 1 10 1 6 5 17 2 18 5 19 22 3 4 5 76 543

0 0 0 0 1 0 0 1 1 1 0 0 9 0 0 5 1 0 3 0 5 0 109

6 0 0 0 0 0 0 1 9 1 0 5 2 0 0 5 0 0 0 0 0 71 131

No quadro possvel perceber o contraste na quantidade de rvores que cada via pblica possui como, por exemplo, verifica-se que a rua Benjamin Arajo e Afonso Pena possuem apenas uma rvores cada, enquanto que, a rua Augusta Siqueira possui 26 e a avenida Bueno Brando 75 rvores. Tal diferena , de certo modo, comum, considerando que existem vias bem mais extensas que outras e com mais espao disponvel para a arborizao. Porm, o quadro mostra que essa discrepncia para as ruas do Centro bem notvel, diante do total de rvores e de sua m distribuio. Isso fica ainda mais evidente se lembrarmos que as vias apresentadas representam praticamente a metade de todas as vias do Centro. Os conflitos analisados das rvores com o meio urbano foram separados em: fiao, trfego, prdios e gola (calamento). Tais conflitos esto descritos de acordo com as fichas utilizadas em campo para identificao e caracterizao das rvores. Atravs do quadro notam-se os conflitos que foram mais freqentes quantitativamente. De acordo com a distribuio arbrea associada ao nmero de rvores por via, notou-se que, no total, o conflito

23

por trfego foi o que teve maior ocorrncia, seguido por fiao, gola (calamento) e prdios, respectivamente. Assim, o grfico 1 mostra a freqncia absoluta dos conflitos encontrados no campo entre a arborizao e a urbanizao.

Grfico 1: Freqncia absoluta dos conflitos. Frequncia absoluta de conflitos


600 N de rvores 500 400 300 200 100 0 Fiao Trfego Prdios Gola

Frequncia absoluta de conflitos Conflitos

possvel inferir que o conflito estabelecido por trfego foi, em nmero bem mais elevado que os demais, sendo o mais freqente nas vias analisadas. Isso se deve pelo fato de que, o trfego pode ser expresso tanto pela movimentao de pessoas como por qualquer veculo que transita pelas vias e que, de alguma forma, atrapalhe na relao entre arborizao e urbanizao. Como a rea central de Viosa possui uma presso urbana muito grande por parte de pessoas, veculos e construes, est dentro do esperado que o conflito por trfego seja o mais notrio neste estudo de caso. Como h falta de espao para que haja uma relao harmnica entre esses elementos do meio urbano, as rvores dividem o mesmo espao com as pessoas e sofrem, muitas vezes, com a poluio dos veculos. Outro grande problema proveniente da relao entre o trfego e a arborizao so os elementos que se soltam das rvores, dependendo da espcie, causando acidentes. Um exemplo, neste caso, a palmeira

24

(foto 5), que, quando desprende um de seus ramos da copa, caem podendo acertar as pessoas ou danificar veculos que estiverem embaixo. Assim, praticamente todas as rvores analisadas se conflitam com o trfego nas vias pblicas do Centro de Viosa.

Foto 5: Conflito por trfego na avenida Bueno Brando, em que a calada estreita e ainda obstruda pela queda do ramo da palmeira.

O segundo conflito que mais ocorreu foi por fiao. Algumas rvores que foram identificadas nas vias so consideradas de mdio ou grande porte como o caso, por exemplo, da quaresmeira e do ip amarelo, rvores essas que aparecem com bastante freqncia. Geralmente, essas rvores de porte maior, fatalmente acabam por cruzar as fiaes eltricas da cidade quando plantadas em locais imprprios. No Centro de Viosa este problema evidente em vrios momentos, justamente por falta de critrio na arborizao e tambm de planejamento nas instalaes urbanas, o que gera tal conflito, que traz at mesmo risco para a populao provocando curtos, incndios ou apages. As fotos 6 e 7 mostram conflitos por fiao.

25

Foto 6: Conflito por fiao, em que o poste de luz se encontra entre duas sibipurunas na rua Feij Behering.

Foto 7: Conflito entre um alfeneiro e os fios de alta tenso, na avenida Santa Rita.

Em seqncia, nota-se o conflito por gola como 3 o mais presente. Gola o espao aberto que existe entre a base do tronco da rvore at a parte cimentada da calada. Geralmente deixa-se esse espao livre para o desenvolvimento das razes e aumento da espessura do tronco da rvore. Dessa forma, chamamos esse conflito de gola (calamento), uma vez que, quando no h espao para a gola ou para a calada, em funo do crescimento

26

da planta, gerado um grande problema, em que se danifica ou a rvore ou a calada. Como em Viosa muitas ruas so desprovidas de planejamento, muitas delas no se podem dizer nem mesmo que possuem calamento, ou as que possuem caladas, so arborizadas aleatoriamente, causando tal problema. Este, por sua vez, aparece com o trfego de pedestres, que, s vezes, tm que caminhar no meio das ruas em funo da obstruo das caladas. Outro problema da gola que as razes podem acabar arrebentando a estrutura de cimento em sua volta, destruindo o calamento, como nas fotos 8, 9 e 10 a seguir.

Foto 8: Conflito por gola com a pata-de-vaca na alameda Fbio R. Gomes. A rvore no possui gola nem espao para suas razes desenvolverem.

Foto 9: Conflito por gola(calamento) na rua Gomes Barbosa. No h espao para a gola do alfeneiro devido ao estreitamento da calada.

27

Foto 10: Outro conflito por gola na rua lvaro Gouveia com uma flamboyant. rvore imprpria para a calada.

O ltimo conflito que ocorre com grande freqncia o que chamamos aqui por prdios. Como este o nico conflito em que se analisa o problema existente entre a arborizao e a construo civil de fato, considerou-se no apenas os prdios, mas tambm casas, muros e outras situaes similares. Como o Centro de Viosa bem verticalizado em funo dos prdios e bem adensado de construes civis, muitas sem planejamento, foi possvel verificar tal conflito diversas vezes. Notou-se um grande nmero de rvores plantadas em lugares imprprios, em que dividem espao com essas construes, estabelecendo presso no estabelecimento, ou vice-versa. Tal presso pode contribuir para destruir fachadas de casas, derrubar muros, e em alguns casos, os ramos at invadem as janelas dos apartamentos. Por outro lado, para evitar tais problemas, as pessoas promovem a poda drstica da copa das rvores, e as danificam profundamente. As fotos 11 e 12 ilustram situaes de conflito por prdios.

28

Foto 11: Conflito das quaresmeiras com um prdio e uma casa na rua Augusta Siqueira, em que h certa disputa por espao.

Foto 12: Conflito de um hibisco com uma residncia na rua Gomes Barbosa. Sua copa j quase invadindo o segundo pavimento.

Neste sentido, o grfico 2 mostra a freqncia relativa dos conflitos, em percentual, entre a arborizao e a urbanizao encontrada na rea central de Viosa. Como j citado, o conflito por tutor no foi encontrado e o por grade no foi significativo, no chegando a totalizar 1% das ocorrncias.

29

Grfico 2: Freqncia relativa de conflitos.


Frequncia relativa de conflitos

Gola 13% Prdios 11%

Fiao 21%

Trfego 55%

Numa outra perspectiva, agora de acordo com a relao entre as espcies identificadas e os conflitos existentes, o quadro 2 mostra como fica a distribuio total das rvores nas vias analisadas a partir das espcies encontradas. Nessa nova tica, a tabela nos aponta a distribuio e a relao das rvores com os conflitos de forma qualitativa, ou seja, para a variedade de espcies que foram encontradas somente no Centro e seus respectivos conflitos. Quadro 2: Conflitos por espcie.
Conflitos por espcie Fiao Trfego 9 56 2 21 66 94 1 3 1 4 5 5 5 11 21 42 26 33 1 3 0 3 1 1 1 3 5 5 1 1 1 1 1 1 0 2

Espcie oiti murta alfeneiro cupresso espatdea fixo julieta quaresmeira sibipuruna flamboyan pinheiro hibisco bouganvillea magnlia goiabeira abacateiro mangueira mogno

Prdios Gola 1 5 4 1 58 19 1 1 0 0 5 0 2 2 11 12 6 2 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 1 0 1 0 0 0 0

30

pata-de-vaca escova-de-garrafa chapu-de-sol pau-de-formiga escumilha africana pau-brasil ip mirim ip branco ip rosa ip amarelo palmeira bananeira palmeira leque palmeira fnix palmeira cariota palmeira geriv palmeira imperial espcie x espcie y espcie w no identificada TOTAL

13 1 0 0 7 2 2 1 0 9 1 5 0 10 7 0 0 0 0 0 205

20 5 3 2 38 5 6 1 3 32 1 3 4 9 90 21 1 1 1 8 543

1 0 0 0 3 0 5 0 0 1 0 0 0 0 10 0 0 0 0 0 109

1 1 0 0 3 0 4 0 0 1 0 3 0 0 74 0 0 0 0 0 131

possvel inferir que foi encontrada uma quantidade considervel de espcies arbreas para uma rea delimitada pouco extensa, muito urbanizada e que no possui padres de arborizao. Apesar de que, tal variedade no quer dizer que todos os espaos arborizados sejam heterogneos em tipos de rvores. Na maioria das vias a variedade de rvores pequena, ou seja, possuem apenas uma, duas ou no mximo trs rvores diversas que se repetem por toda ela. A grande variedade de espcies apresentada na tabela se deve, principalmente, s praas e algumas poucas vias. Portanto, a maioria das espcies apresentadas aparecem pouqussimas vezes, algumas chegando a ter apenas uma representante em toda rea central. Assim, de acordo com a quantidade de rvores por espcie apresentada na tabela, nota-se que as espcies que foram mais freqentes so, popularmente, o oiti, a murta, alfeneiro, quaresmeira, sibipuruna, patade-vaca, escumilha africana, ip amarelo, palmeira jeriv e a palmeira imperial. Essas dez espcies se repetem constantemente nas vias em anlise, portanto, se tornam as mais importantes para o nosso trabalho diante da expressividade que possuem no local em estudo.

31

A seguir, os grficos 3 ao 12 mostram a freqncia relativa dos conflitos, em percentual, do total de rvores de cada uma das dez espcies mais encontradas nas vias pblicas do Centro de Viosa. Grfico 3: Freqncia relativa dos conflitos em relao ao Oiti.
Oiti

Prdios 1%

Gola 7%

Fiao 13%

Trfego 79%

Nota-se que o conflito por trfego muito freqente, sendo quase a totalidade. Entretanto, os conflitos se dividem com fiao e gola/calamento, estes com freqncia bem inferior e baixa representatividade. Grfico 4: Freqncia relativa dos conflitos em relao Murta.
Murta

Prdios 14%

Gola 4%

Fiao 7%

Trfego 75%

Os conflitos da murta por trfego representam 3/4 de sua totalidade. Os demais conflitos se dividem em gola, fiao e prdios, sendo prdios os mais representativos.

32

Grfico 5: Freqncia relativa dos conflitos em relao ao Alfeneiro.


Alfeneiro

Gola 8% Prdios 24%

Fiao 28%

Trfego 40%

Em relao ao alfeneiro, h uma diversificao na freqncia dos conflitos. Mesmo sendo o trfego o conflito dominante, os conflitos por fiao e prdios tambm so significantes. O conflito por gola s representa 8% do total. Grfico 6: Freqncia relativa dos conflitos em relao Quaresmeira.
Quaresmeira

Prdios 13%

Gola 14%

Fiao 24%

Trfego 49%

A quaresmeira possui metade dos seus conflitos por trfego. O segundo mais freqente fiao, seguido por gola e prdios.

33

Grfico 7: Freqncia relativa dos conflitos em relao Sibipuruna.


Sibipuruna

Prdios 9%

Gola 3% Fiao 39%

Trfego 49%

Os conflitos da sibipuruna ficam divididos praticamente em trfego e fiao, sendo os mais freqentes, representando 49% e 39%, respectivamente. Grfico 8: Freqncia relativa dos conflitos em relao Pata-de-vaca.
Pata-de-vaca

Prdios 3%

Gola 3% Fiao 37%

Trfego 57%

A pata-de-vaca tambm tem seus conflitos concentrados no trfego e na fiao, sendo 57% e 37%. Conflitos por prdios e gola tambm aparecem, porm de forma discreta.

34

Grfico 9: Freqncia relativa dos conflitos em relao Escumilha africana.


Escumilha africana

Prdios 6%

Gola 6%

Fiao 14%

Trfego 74%

A escumilha possui 73% de conflitos por trfego. O segundo conflito mais presente fiao, seguido por gola e prdios, e grade por ltimo. Grfico 10: Freqncia relativa dos conflitos em relao ao Ip amarelo.
Ip amarelo

Prdios 2%

Gola 2%

Fiao 21%

Trfego 75%

O ip amarelo possui basicamente conflitos com trfego e fiao, sendo que o primeiro possui 75% de freqncia.

Grfico 11: Freqncia relativa dos conflitos em relao Palmeira Imperial.

35

Palmeira imperial
Gola 0%

Prdios 0%

Fiao 0%

Trfego 100%

A palmeira imperial, diferente das outras espcies, apresenta 100% dos seus conflitos expressos em forma de trfego. O conflito unnime para essa espcie na rea central de Viosa. Grfico 12: Freqncia relativa dos conflitos em relao Palmeira jeriv.
Palmeira geriv

Gola 41%

Fiao 4%

Trfego 49% Prdios 6%

A ltima espcie muito freqente no centro de Viosa, a palmeira jeriv, tem seus conflitos praticamente divididos em trfego e gola (calamento). Fiao e prdios tambm so expressos de forma pouco significativa. De modo geral, a maioria das rvores que foram identificadas, aqui representadas por essas dez espcies dos grficos 3 ao 12, acompanham a tendncia da freqncia relativa dos conflitos como um todo, como no grfico 1. Sempre atentando para algumas excees, como o caso da Palmeira Imperial (grfico 11), em que todas as rvores analisadas de sua espcie na nossa rea de estudo s

36

tiveram como conflito o trfego. Isso pode ser explicado por ser essa uma rvore mais alta e diferenciada, portanto, muitas vezes plantada em locais onde possua espao, da entende-se a no existncia de outros conflitos como fiao, prdios e gola. Outro destaque a freqncia dos conflitos dos estratos arbreos da Palmeira geriv. Neste caso, se tratando da rea central de Viosa, todas as rvores dessa espcie foram encontradas praticamente na mesma via, a avenida Bueno Brando. Da entende-se o porqu dos 41% de conflito com gola (calamento). A calada da avenida Bueno Brando tem pouco espao para suportar rvores como palmeiras, ainda mais se tratando do nmero de palmeiras geriv que ali existem. No mais, os grficos das espcies restantes se encontram dentro da lgica da freqncia dos conflitos existentes entre as rvores e o meio urbano nas ruas do Centro de Viosa, sendo o trfego o conflito mais acentuado, seguido de fiao, prdios e gola. Das dez espcies que totalizam o maior nmero de rvores nas ruas do Centro, foi estimado uma medida da altura total e do dimetro da copa de cada uma dela (grfico 13). A tabela e o grfico servem para apontar caractersticas das rvores dessas espcies em nvel de dimenses. Vale ressaltar que as dimenses que elas apresentam so para o espao urbano de Viosa, assim, algumas espcies podem no estar com suas medidas reais, em funo do seu nvel de desenvolvimento ou o tratamento que recebem.

Grfico 13: Medidas estimadas das principais espcies encontradas nas vias.

37

Medidas estimadas das principais espcies encontradas nas vias


14 12 10 8 6 4 2 0

Medida (m)

As espcies mais ocorrentes na rea central de Viosa possuem suas caractersticas intrnsecas. Assim, para entender melhor os conflitos e o relacionamento dessas rvores com o espao urbano viosense, elas so, a seguir, melhor detalhadas e caracterizadas atravs de suas informaes mais relevantes.

O Oiti, Licania tomentosa, (foto 13), de acordo com Lorenzi (2002, p. 101), uma espcie em que suas rvores possuem altura entre 8 e 15m. comum de ocorrer em Minas

M ur ta Al fe ne Q ua i ro re sm ei Si ra bi pu P ru na Es ata -d cu em va ilh ca a af ric an Ip a am Pa lm are lo ei Pa ra lm je ei riv ra im pe ria l


Espcie

iti

Altura total em mdia (m)

Dimetro da copa em mdia (m)

38

Gerais, sobretudo na regio do Vale do Rio Doce. Produz grande quantidade de frutos muito procurados pela fauna em geral, que amadurecem geralmente entre janeiro e maro. Para o caso de Viosa, o conflito com o trfego justificvel, j que a queda de seus frutos pode causar danos a veculos e s pessoas. Como se enquadra nas rvores de mdio para grande porte, tambm gera muitos conflitos com fiao e com prdios.

Foto 13: Exemplo da rvore oiti prximo praa do Silviano Brando.

A Murta, Murraya extica, tambm comum nos locais analisados, possui rvores de pequeno a mdio porte. Segundo o mesmo autor, comum em diversos estados brasileiros e tambm na regio amaznica. uma rvore ornamental e atrai muitos pssaros que apreciam 39

seus frutos. bem indicada para arborizao de ruas e praas. Floresce durante os meses de setembro-novembro e seus frutos amadurecem em novembro e dezembro. Se bem instalada no gera muitos conflitos com o meio urbano, tanto que, mesmo em Viosa, seus poucos conflitos so mais em funo do trfego. A foto 14 mostra uma murta no centro de Viosa.

Foto 14: Uma murta na praa prxima avenida Bueno Brando.

A Quaresmeira, Tibouchina granulosa, uma espcie que suas rvores chegam a ter de 8 a 12m de altura. Lorenzi (2002, p. 253), coloca que sua ocorrncia, tambm em Minas Gerais, est principalmente na floresta pluvial da encosta atlntica. Floresce geralmente duas 40

vezes no ano, em junho-agosto e dezembro-maro, produzindo flores rseas. Seus frutos amadurecem de junho at agosto, e abril-maio. Seus conflitos vistos no Centro de Viosa aparecem basicamente por no ser uma rvore de pequeno porte, conflitando com fiaes e prdios, alm dos problemas com o trfego. Em funo disso, s vezes recebem poda irregular na porta das residncias para evitar tais conflitos. Exemplo de quaresmeira na foto 15.

Foto 15: Quaresmeiras na rua Augusta Siqueira.

Outra espcie comum, a Sibipuruna, Caesalpinia peltophoroides, s vezes confundida com o pau-brasil, uma rvore de grande porte, com altura variando entre 8 e 16m. Para Lorenzi (2002, p. 164), uma rvore muito comum na mata atlntica, floresce a partir do final do ms de agosto at novembro. Apresenta copa bastante ornamental, sendo atualmente uma

41

das essncias nativas mais cultivadas na arborizao de ruas do Sudeste. Em Viosa, tambm apresenta muitos conflitos com trfego e fiao, sobretudo, em funo de suas dimenses. Na foto 16, uma representao da rvore sibipuruna.

Foto 16: Copa tpica das sibipurunas, floridas no alto.

A pata-de-vaca, Bauhinia fortificata, uma rvore de mdio porte, tendo em mdia 5 a 9m de altura. Lorenzi (2002, p. 159), diz que uma planta espinhenta e de tronco tortuoso, comum em Minas Gerais e Rio de Janeiro. Floresce entre outubro e janeiro e a maturao de seus frutos ocorre entre julho e agosto. Seus conflitos com trfego so mais em funo de suas

42

caractersticas morfolgicas, que tambm acarreta muitos conflitos com fiao, no caso de Viosa. A foto 17 exemplifica a pata-de-vaca.

Foto 17: Ao fundo, uma patade-vaca na praa do Silviano Brando.

O Ip amarelo, Tabebuia chrysotrica, (foto 18), muito comum nas praas e canteiros centrais de Viosa, tem uma altura que pode variar entre 4 e 10m. Segundo Lorenzi (2002, p. 64), a rvore extremamente ornamental, principalmente quando em flor, por isso, muito cultivada em praas e ruas de nossas cidades. Seus conflitos em Viosa decorrem,

43

principalmente, por estarem em muitos lugares, at mesmo nos imprprios. Sua altura e grande copa muitas vezes geram conflitos com trfego, e tambm com fiao.

Foto 18: exemplo de ip amarelo fora da poca de florescimento, na praa Sebastio L. Carvalho.

A Palmeira jeriv, Syagros romanzoffiana, outra rvore de grande porte, tem a altura variada entre 10 e 15m. Muito comum nas ruas de Viosa, tpica de vrios estados, entre eles Minas Gerais. Floresce quase o ano inteiro, segundo Lorenzi (2002, p. 305), porm com maior intensidade de setembro a maro. Os frutos amadurecem entre fevereiro e agosto. Em 44

Viosa, a palmeira jeriv tem como conflitos freqentes com o meio urbano, o trfego e a gola (calamento). Isso se deve pelo fato de que a palmeira jeriv necessita de espao e, como j dito, o seu lugar de maior ocorrncia repleto dessas rvores, na avenida Bueno Brando, totalizando 71 palmeiras, todas do mesmo lado da via. Assim, a calada fica comprometida se tratando de uma avenida de muito movimento. Outro problema da espcie com o trfego provm de seus ramos que se soltam quando esto mortos ou podres e despencam podendo danificar veculos e acidentar as pessoas que passam, j que eles chegam ao cho com muita fora devido altura que caem. A foto 19 um exemplo da palmeira jeriv.

Foto 19: exemplos de palmeiras jerivs por toda avenida Bueno Brando.

A Palmeira imperial, Roystonea oleracea, assim como a palmeira jeriv, pode apresentar os mesmos conflitos devido s caractersticas parecidas. Porm, a palmeira imperial a mais famosa do Brasil pela significncia histrica e por ser mais utilizada para

45

fins ornamentais. Ela tambm pode chegar a uma altura superior a palmeira jeriv, podendo atingir uns 35m. Na foto 20 podemos ver a palmeira imperial representada em Viosa.

Foto 20: Exemplo de palmeira imperial tambm vista na praa do Silviano Brando.

O Alfeneiro, Ligustrum lucidum, (foto 21), de origem asitica, muito comum e existe em nmero elevado nas ruas de Viosa. S na rua Gomes Barbosa, que uma das maiores do Centro, composta de ponta a ponta por essa rvore, e ainda nos dois lados da via. Ele chega a medir 15m de altura. Seu florescimento vai de outubro a dezembro e os frutos do de maio a 46

julho, sendo bem dispersados por aves. Essa espcie de fcil adaptao, por isso seu desenvolvimento rpido. Por ser uma rvore que desenvolve bem, apresenta conflitos de toda ordem. Na maioria dos casos em que foram encontrados, os alfeneiros alm de apresentarem muitos conflitos, no estavam em boas condies. Foi registrada muita poda nessas rvores para barrar os conflitos, uma vez que sua copa cresce e desenvolve bastante. Na foto 21 o alfeneiro est bastante podado, uma vez que, devido a seu estado de maturidade, sua copa era pra possuir dimenses bem maiores. .

Foto 21: Alfeneiro tpico da rua Gomes Barbosa, senil e podado.

A ltima das dez espcies muito freqentes nas ruas de Viosa a Escumilha africana, Lagerstroema speciosa, (foto 22), que tambm no de origem brasileira. No foram encontradas nem mesmo muitas informaes a respeito da espcie. Em Viosa, as escumilhas apresentam conflitos como as quaresmeiras, devido ao porte parecido. Possui muitos conflitos com trfego, seguido por fiao.

47

Foto 22: Exemplo das folhas e frutos da escumilha africana, rvore no comum no Brasil.

Na ltima parte do trabalho, foi feita visita Prefeitura Municipal, com intuito de identificar as aes pblicas que norteiam a arborizao da cidade. O setor que cuida da arborizao urbana a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), do Departamento de meio Ambiente. Identificou-se que em Viosa h ausncia de um plano de arborizao para a cidade. As aes efetuadas nessa rea so estabelecidas conforme a necessidade, e as situaes so tratadas caso a caso. Os critrios so estabelecidos na medida em que surgem os problemas ou existe a necessidade de sua organizao. Por meio de uma conversa informal com um funcionrio da secretaria de Meio Ambiente, ele forneceu informaes sobre como a gesto municipal nessa rea. Segundo ele, como j dito, no existe um plano real de arborizao para a cidade. Porm, ele disse que atualmente as rvores so plantadas segundo algumas normas. Uma delas seria manter uma 48

distncia mnima de 6 a 6,5m de distncia entre elas. Outra imposio a de plantar rvores cujas mudas tenham no mximo 1,5m de altura. Outro recurso que a prefeitura possui uma norma de compensao ambiental para o corte e poda das rvores. Toda rvore, para ser cortada ou podada deve se solicitar autorizao para a prefeitura. Uma vez autorizado o corte, o cidado que o fizer deve compensar essa perda com a implementao de cinco novas rvores em locais determinados pela prefeitura. Se for retirada uma rvore com menos de 3m, a compensao deve ser com cinco mudas, j se a retirada for com uma maior que 3m a compensao dever ocorrer com 10 mudas. Dessas novas mudas adquiridas para os novos plantios, a prefeitura indica as seguintes espcies: quaresmeira rosa, estremosa, espirradeira e ip mirim; consideradas rvores boas para serem implantadas em vias urbanas, por serem ornamentais e gerarem poucos conflitos. A prxima ao a ser efetuada pela prefeitura de Viosa em relao arborizao, segundo o funcionrio, ser trocar todas os alfeneiros da rua Gomes Barbosa por quaresmeiras rosas. Isso se deve em funo dos conflitos existentes, e pelas rvores atuais estarem em situaes consideradas regulares a ruins. Em outras palavras, alm da administrao pblica ter trabalho com a poda freqente desses alfeneiros, se tratando de uma rvore inadequada para o ambiente urbano, a maioria deles na Gomes Barbosa no est em boas condies, com sinais de senilidade e com muitos troncos podres.

49

7 CONCLUSES A anlise da distribuio espacial das rvores nas vias pblicas do Centro nos mostrou os diversos conflitos existentes e a sua distribuio. Vrios problemas foram identificados, como por exemplo: espcies e distribuio inadequadas das rvores para o ambiente urbano, com caladas, fiaes, dentre outros. Esta situao ocorre por uma falta de planejamento e gesto da arborizao urbana. A elaborao de polticas pblicas especficas para atender a esta demanda se faz urgente. Aspectos como tamanho de copa, tamanho da rvore, dimetro do tronco, comportamento de razes, folhagem, dentre outros, so muito importantes de serem considerados no planejamento e gesto da arborizao urbana. De acordo com os resultados alcanados, pode-se propor algumas solues para o caso especfico da arborizao urbana de Viosa. Em primeiro lugar reconhecer que, a partir da configurao do espao urbano viosense, muitas das vias do centro no comportam e so desapropriadas para serem arborizadas, da a necessidade, antes, de se planejar o espao, para que ele possa ser compatvel at mesmo com as espcies mais adequadas para esse tipo de uso. Resolvido este problema, a Prefeitura deve iniciar uma poltica de apenas implantar mudas de espcies adequadas para o espao urbano e que no gere conflitos com o mesmo. Assim, algumas espcies seriam mais indicadas para o Centro de Viosa visto as suas caractersticas e seu adensamento, como o ip mirim, a murta, a escumilha africana, quaresmeiras, o fixo, a escova-de-garrafa entre outras. Essas espcies esto menos sujeitas a conflitos, alm de contriburem para a beleza cnica e esttica da cidade por serem rvores ornamentais. As rvores de grande porte devem compor apenas as praas e os canteiros centrais mais largos, como j ocorre no Centro. Por fim, todas as rvores que se encontram em estado ruim devem ser trocadas por rvores jovens de espcies adequadas.

50

Assim, os conflitos existentes devem ser resolvidos, pois colocam patrimnio e vidas em risco. O aspecto paisagstico do ambiente urbano fundamental, pois quebra a monotonia gerada pela intensa ocupao do solo e sua impermeabilizao, tornando o ambiente mais agradvel e mesmo saudvel tanto para o homem como para o meio ambiente.

51

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CARNEIRO, P.A.S.; FARIA, A.L.L. Ocupao de Encostas e Legislao Urbanstica em Viosa-MG. Caminhos da Geografia. IG-UFU: Uberlndia, 2005, p. 121-138.

DANTAS, I. C.; SOUZA, C.M.C. Arborizao urbana na cidade de Campina Grande-PB: Inventrio e suas espcies. Revista de Biologia e Cincias da Terra. V. 4, n. 2, 2 semestre 2004.

GUZZO, P. Arborizao Urbana. PROGRAMA PR CINCIAS - UNIVERSIDADE DE SO PAULO. Disponvel em http://www.educar.sc.usp.br/biologia/prociencias/arboriz.html acesso em: 16 ago. 2008.

KIRCHNER, F.F.; DETZEL, V. A.; MITISHITA, E. A. Mapeamento da Vegetao Urbana. In: Encontro Nacional sobre Arborizao Urbana, 3, 1990. Anais... Curitiba: FUPEF/UFPR, 1990, p. 72-85.

LOMBARDO, M. A. Vegetao e clima. In: Encontro Nacional sobre Arborizao Urbana, 3, 1990. Anais... Curitiba, 1990, p. 1-13. LORENZI, L. rvores brasileiras: manual de identificao e cultivo de plantas arbreas no Brasil. 4. ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2002, 368p.

MILANO, M. S.; DALCIN, E. Arborizao de Vias Pblicas. Rio de Janeiro: Light, 2000, p. 23-42.

NOWAK, D. J.; DWYER, J. F.; CHILDS, G. Los beneficios y costos del enverdecimiento urbano. IN: KRISHNAMURTHY, L.; NASCIMENTO, J. R. (org). reas Verdes Urbanas en Latinoamrica y el Caribe. Chapingo Estado de Mxico: Librera de la Universidad Autnoma Chapingo, 1998, p. 17-38.

PEREIRA, M. F. V. Contradies de uma cidade cientfica: Processo de urbanizao e especializao territorial em Viosa (MG). Caminhos de Geografia UFU. p. 197-207, out, 2005.

SOARES, T. S.; CARVALHO, R. M. A.; VIANA, E. C.; ANTUNES, F. C. B. Impactos ambientais decorrentes da ocupao desordenada na rea urbana do municpio de Viosa estado de Minas Gerais. Revista Cientfica Eletrnica de Engenharia Florestal. Editora da FAEF, ano 4, n. 8, p.1-14, ago, 2006.

52

VIADANA, A. G. Biogeografia: Natureza, Propsitos e Tendncias. In: GUERRA, A. J. T.; VITTE, A. C. (org). Reflexes sobre a Geografia Fsica no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004, p. 111-127.

53

You might also like