You are on page 1of 2

Aveiro uma Capital de distrito e sede de concelho.

. A sua tradio est ligada ao mar no s pela sua proximidade a este, mas tambm devido Ria de Aveiro que se estende com os seus canais por vrias ruas da cidade. Aveiro tem uma gastronomia variada. Temos desde logo, os tpicos ovos moles, smbolo de Aveiro servidos em pequenas pipas de madeira decoradas com coloridas pinturas com temas regionais ou com revestimento de hstia imitando formas marinhas. Ovos moles um doce tpico da cidade de Aveiro. Mas no s em doaria rica a gastronomia da regio. Comecemos pelas receitas de peixe: a caldeirada de enguias ou as enguias de escabeche, a raia em molho pitau, as espetadas de mexilho e as caldeiradas de vrios peixes da Ria e do mar. Quanto s carnes temos o carneiro lampantana (assado na caoila de barro preto), o leito assado, a chanfana de borrego. O patrimnio culturtal e religioso de Aveiro constituido por vrios edifcios. A Cmara municipal um edifcio de sbria elegncia da ltima dcada do sculo XVIII, uma construo pombalina datada de 1797 (como se pode ler na frontaria). A Universidade de Aveiro uma universidade pblica, que foi fundada em 1973. A Universidade de Aveiro um importante plo de desenvolvimento tecnolgico em Portugal. O edifcio da Capitania do Porto de Aveiro, ou dos "Arcos foi construda inicialmente como moinho de mar, serviu em 1830 de apoio fbrica de porcelanas de Jos Ferreira Pinto Basto, fundador da Fbrica Vista Alegre. A Esttua que homenageia o descobridor do Benim (pas africano descoberto por Joo Afonso de Aveiro).

A Igreja da Misericrdia um edifcio renascentista, construdo em finais do sculo XVI e princpios do sculo XVII, durante a dominao filipina. O interior est revestido de painis de azulejo de padro tapearia. A igreja das Carmelitas um Templo do antigo Convento das Carmelitas, edificado no sculo XVII, est revestido de riqussima talha dourada de trs pocas diferentes e de belos painis de azulejos setecentistas. Para alm destas podemos visitar tambm a Capela de So Gonalinho, a Igreja de So Domingos e a Igreja do Carmo.

A Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto constituda por trs zonas de caractersticas diferentes e muito prprias: Mata ; Pateira e Dunas
Os jardins do Rossio so um pequeno espao de lazer, voltado para o Canal Central onde os visitantes podem encontrar no centro da cidade um ambiente tpico de Aveiro com espaos verdes. O Frum de Aveiro um espao central na cidade com uma diversificao de actividades: lojas, restaurantes, cinemas, livraria e aproveitamento do espao subterrneo para estacionamento. A funo comercial central para a dinmica de atraco desempenhada pelo Frum de Aveiro.

Aveiro uma cidade conhecida como a Pequena Veneza de Portugal.

You might also like