You are on page 1of 24

1

INDSTRIA TXTIL NA BAHIA O APOGEU NO SCULO XIX E TENDNCIAS ATUAIS

Webber Stelling 1 Orientador: Prof. Dr. Fernando Pedro 2

Resumo
Este artigo tem como escopo realizar uma abordagem histrica sobre a indstria txtil na Bahia, enfocando sua importncia para a economia estadual no sculo XIX e os fatores que a levaram decadncia no sculo seguinte. Objetiva tambm discutir as oportunidades de reativao do setor, ressaltando suas possibilidades de dinamizar a economia estadual.

Palavras-chave: indstria txtil, Bahia, economia baiana.

Abstract
This paper aims to do an historic approach at the textile industry of Bahia, analyzing its importance to the economy of this state in the 19th century and the facts that cause his decline in the following century. It also discusses the opportunities of textile sector reactivating, considering the possibilities of local economic increase.

Key-words: textile industry, Bahia, economy of Bahia (Brazil).

Economista formado pela Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS e Especialista em Economia Baiana pela Universidade Salvador UNIFACS; trabalha na Desenbahia Agncia de Fomento do Estado da Bahia S/A, email: webber@desenbahia.ba.gov.br . 2 Livre-docente da Universidade Federal da Bahia UFBA, Diretor do Instituto de Pesquisas Sociais, Professor do Mestrado em Anlise Regional da Universidade Salvador UNIFACS.

Introduo

A indstria txtil tradicionalmente uma das pioneiras na industrializao de uma regio ou pas; por longo tempo, manteve significativa importncia na histria econmica da Bahia. O estudo de sua evoluo contribui para a compreenso das causas da estagnao e decadncia de um Estado que foi um dos mais industrializados do Brasil na segunda metade do sculo XIX e dcadas iniciais do sculo XX, poca em que os avanos obtidos levavam a crer que a antiga provncia manteria sua posio de destaque na indstria nacional.

Fontes sobre indstria txtil na Bahia so muito escassas em geral, pode-se contar apenas com dados quantitativos esparsos em jornais, arquivos de fbricas e rgos pblicos, bem como breves comentrios em publicaes sobre temas mais amplos, como indstria txtil nacional ou desenvolvimento econmico da Bahia.

A trajetria da indstria txtil baiana do sculo XIX ao terceiro quartel do sculo XX, todavia, minuciosamente descrita na tese de mestrado Evoluo de Uma Empresa no Contexto da Industrializao Brasileira, em que as atividades da Companhia Emprio Industrial do Norte, fundada em 1891 e representativa do auge do setor txtil baiano, so discorridas em detalhes. Constantes crises a partir da dcada de 1950 culminaram com o fechamento da empresa, em 1973.

Essa tese fo i a principal fonte utilizada na segunda seo deste artigo (A Velha Indstria Txtil), pois o comportamento da companhia e do setor txtil revelou em que medida os diversos condicionantes externos e internos foram favorveis industrializao baiana nos perodos abordados.

A terceira seo (A Indstria Txtil Baiana nos Primrdios do Sculo XIX) consagrada s mudanas que se observaram com o advento da Repblica, poca em que, se por um lado a Bahia ainda se destacava na indstria nacional, j se mostravam presentes os fatores que prenunciavam sua involuo.

Dedica-se a quarta e ltima seo s concluses, buscando-se compreender os motivos que levaram o ramo txtil baiano, que foi o mais importante da indstria estadual de 1830 a 1950, a um processo de decadncia que acompanhou a contnua perda de importncia da economia nordestina em relao ao Centro-Sul do Pas, regio em que se processou uma industrializao mais duradoura. Apontam-se tambm nesta seo tendncias e possveis vantagens da criao de cadeias produtivas txteis com utilizao do algodo e fibras sintticas, hiptese que seguiria as diretrizes para o desenvolvimento econmico previstas no Plano Plurianual do Governo do Estado.

A Velha Indstria Txtil

Para se compreender a histria da indstria txtil na Bahia, faz-se necessrio rever os fundamentos da economia brasileira nos perodos colonial, imperial e da Repblica Velha, o que se pretende expor resumidamente neste artigo, na medida em que for explicitada a evoluo desse ramo industrial, outrora expressivo no cenrio econmico baiano.

Ciclos de mdia e longa durao, ligados a atividades primrias voltadas para o mercado externo culturas de cana-de-acar, fumo, algodo, cacau e caf, por exemplo predominaram na histria econmica brasileira e baiana. Como conseqncia, variveis exgenas, depreciando esse produtos nicos de exportao, freqentemente afetaram de forma negativa as frgeis economias nacional e local.

Os anos anteriores Independncia foram particularmente crticos: a decadncia da economia aucareira, sem competitividade para enfrentar a concorrncia das Antilhas, e a exausto das minas de ouro e pedras preciosas no sculo XVIII resultaram em uma longa recesso. O enfraquecimento do principal setor econmico brasileiro, o agroexportador, entre fins do sculo XVIII e a primeira metade do sculo XIX, consistiu em forte desestmulo para a industrializao no Brasil, inibindo a formao de poupana em um ambiente econmico com crnica escassez de capitais.

A produo txtil no perodo colonial, ainda sob a forma de artesanato, foi reprimida por diversos decretos que, entre 1766 e 1785, proibiram a fabricao de tecidos de algodo na colnia, conseqncia direta das presses inglesas sobre Portugal. Apesar de constantemente burlados, esses decretos determinaram, em conjunto com a prpria estrutura social, atrasos na transio para formas mais modernas de produo.

A transferncia da famlia real em 1808 trouxe consigo a revogao desses decretos; adicionalmente, o Alvar de 28/04/1809 criou isenes e privilgios para os pioneiros da indstria brasileira. Surgiram fbricas privilegiadas, que, todavia, no suportaram a concorrncia inglesa, mormente a partir do Tratado de 1810, instrumento de poltica imperialista que concedeu imensos privilgios Inglaterra no comrcio com o Brasil, atrofiando sua incipiente industrializao.

Celso Furtado aponta a forte queda nos preos dos txteis ingleses nos primeiros decnios do sculo XIX como obstculo subsistncia do artesanato txtil ento existente. Segundo o mesmo autor, nos perodos compreendidos entre 1821/1830 e 1841/1850, enquanto os preos dos produtos importados permaneceram estveis, houve decrscimo de cerca de 40% nos preos de produtos de exportao brasileiros basicamente acar, fumo e algodo , origem de constantes dficits na balana comercial da jovem nao.

Cabe assinalar que os txteis ingleses tiveram seus preos minorados por reduo de custos de produo atravs da incorporao de novas tecnologias; a queda dos preos das commodities brasileiras deveu-se concorrncia de outras praas coloniais, como as Antilhas, para onde haviam emigrado os judeus produtores de acar expulsos do Brasil, ento colnia portuguesa, no sculo anterior. Enquanto a Inglaterra firmava-se como a grande potncia econmico- militar do mundo, o Brasil perdia progressivamente a competitividade de seus produtos de exportao.

Medidas protecionistas, como a elevao de alquotas de importao, no seriam suficientes para estancar a crise que assolava a economia brasileira ps-independncia. Somente com a ascenso do caf, incrementada na segunda metade do sculo, o setor agroexportador, base da economia (perifrica) brasileira, recuperar-se- ia, gerando uma acumulao de capitais que, muito mais que as polticas protecionistas lanadas poca,

possibilitaria o surgimento de um surto de industrializao mais duradouro que o observado na dcada de 1840.

Costuma-se apontar o ano de 1844 como marco inicial do desenvolvimento industrial brasileiro no sculo XIX, embora anteriormente algumas poucas indstrias tenham sido fundadas. Segundo Nelson de Vincenzi, a primeira fbrica de tecidos nacional foi criada no ano de 1814, em Vila Rica (MG). Heitor Ferreira Lima sustenta que entre 1822 e 1841 o total de fbricas brasileiras alcanou 14 unidades, sendo apenas duas sociedades annimas; presume-se, atravs da anlise de documentos da poca, que a maioria dessas plantas fosse txtil.

Acredita-se que as primeiras fbricas de tecidos baianas datam da dcada de 1830, hiptese baseada em registros histricos como a fala do Presidente da Provncia da Bahia Joo dos Reis de Souza Dantas (1882) e a do tambm Presidente da Provncia da Bahia Francisco Gonalves Martins (1849), que informam, respectivamente, sobre a criao de uma fbrica em Santo Antnio do Queimado (1834) e uma denominada fbrica da Conceio, que segundo o texto original, trabalhou em propores menores nos anos de 1835 a 1837.

As primeiras indstrias txteis brasileiras predominantemente se instalaram em cidades, pois assim se localizavam prximas a fatores de produo como mo-de-obra e energia, bem como se beneficiavam da infra-estrutura pr-existente. Outras caractersticas dessa fase foram desconcentrao regional o mercado consumidor estava distribudo de forma relativamente homognea e explorao de faixas de mercado marginais, pouco interessantes para o capital externo.

Destarte, essas pioneiras indstrias produziram fazendas grosseiras, destinadas confeco de embalagens de produtos para exportao e roupas para os escravos, bens produzidos artesanalmente desde os tempos coloniais. A especializao local em tecidos grosseiros explicada pelos altos preos que os tecidos finos e luxuosos atingiam, mesmo antes da Revoluo Industrial, o que fez com que a esmagadora concorrncia inglesa no ocupasse essa fatia menos rentvel do mercado. Essa primitiva indstria txtil foi estimulada atravs da concesso de descontos na tributao de produtos exportados em sacos de fabricao nacional, fato que comprovadamente ocorreu na

Provncia da Bahia em 1846.

A prxima indstria txtil a se instalar na Bahia da qual se tem conhecimento foi a Todos os Santos, na cidade de Valena. Sobre sua data de fundao, h controvrsias, porm os registros mais confiveis a prpria documentao da empresa apontam o ano de 1844. Foi a maior e mais importante fbrica de tecidos do sculo XIX e, segundo Rmulo Almeida, ficou conhecida como a melhor do Imprio e, talvez, da Amrica do Sul.

A Fbrica de Tecidos Todos os Santos foi a primeira indstria nacional movida por energia hidrulica, ocupando at 300 operrios, em sua maioria mulheres. Marco da industrializao baiana contempornea, foi visitada por D. Pedro II em 1860. Consistia em um complexo industrial formado por barragem, comportas, canais, edifcios, fornos de fundio e oficinas, dos quais s restam atualmente as runas do edifcio principal (originalmente com cinco pavimentos), barragem, canais e algumas pontes. Projetada e implantada pelo engenheiro norte-americano Carson, era acionada por rodas dgua localizadas no subsolo, para onde foi deslocado parte do caudal do Rio Una.

As duas rodas dgua, com potncias mximas de 45 e 35 cavalos mecnicos trabalhando efetivamente com 30 e 20 cavalos mecnicos, respectivamente transmitiam a fora hidrulica aos filatrios e aos teares, instalados nos pavimentos superiores. Sua produo mdia era de 4.000 varas 3 de tecidos por dia.

Essa grande indstria funcionou durante trinta anos com alta ociosidade, devido a problemas com o abastecimento de matrias-primas e na colocao de seus produtos no mercado. Aps ser incorporada pela Valena Industrial, em 1887, sua produo integrou-se com a da Fbrica Nossa Senhora do Amparo no ltimo quartel do sculo XIX, comunicadas atravs de um complexo sistema de comportas extremamente avanado para a poca que possibilitava a transposio da segunda cachoeira do Rio Una (contada a partir da foz).

A mdia eletrnica Dicionrio Aurlio Sculo XXI apresenta, dentre outras, as seguintes acepes para vara: Antiga unidade de medida de comprimento, equivalente a cinco palmos, ou seja, 1,10metro. Poro de tecido com o comprimento dessa medida.

Existiu tambm por essa poca uma fbrica denominada So Carlos do Paraguass, de cuja existncia, em 1857, faz-se referncia em um ofcio ao Presidente da Provncia, este ltimo datado de 1861.

O perodo de 1840 a 1846 foi marcado pela recuperao econmica na Bahia: estabeleceram-se a Associao Comercial e a Companhia para Introduo e Fundao de Fbricas teis na Provncia da Bahia, bem como foram implantadas fbricas de papel e tecidos, alm de novos engenhos. Outrossim, foram descobertas jazidas de diamantes na Chapada Diamantina e fundou-se o Banco Comercial da Bahia em 1845.

Apesar dessa recuperao econmica, o breve ciclo de expanso industrial de 1844 foi rapidamente impactado por vrios fatores negativos: concorrncia externa e entre provncias, altos impostos, custos elevados de matria-prima, dependncia externa para aquisio de maquinrio, combustveis e outros insumos e instabilidade das polticas alfandegrias. Conseqentemente, em 1846 as fbricas de tecidos de Valena e os engenhos da Conceio e do Queimado entraram em srias dificuldades.

A fragilidade dessas fbricas pioneiras era evidenciada quando ocorriam mudanas na tecnologia de transportes, reduzindo custos de importao, que freqentemente alteravam as condies de equilbrio com a concorrncia estrangeira e entre regies/provncias, de forma que para proteger sua fatia de mercado os industriais da poca reivindicavam a criao de tarifas alfandegrias interprovinciais e o protecionismo.

A dcada de 1840 tambm assistiu ao trmino da vigncia dos acordos comerciais firmados nos primrdios do sculo, principalmente com a Inglaterra. As tarifas alfandegrias passaram ento a oscilar entre 2% e 60%, frustrando as expectativas dos setores industrialistas. A maioria dos produtos estrangeiros, inclusive os txteis, foi taxada em apenas 30%; o prprio Ministro da Fazenda, Alves Branco, reconhecia a ineficcia dessas barreiras para proteger a nascente indstria nacional, reflexo da subordinao do protecionismo brasileiro do sculo XIX s exigncias fiscais, predominantes nessa primeira reforma tarifria e em todas as subseqentes, abrangendo o fim do Imprio e princpios da Repblica Velha.

As polticas alfandegrias merecem ateno mais acurada na anlise do processo de industrializao brasileira do sculo XIX. A c obrana de tarifas sobre produtos importados era a principal fonte de receitas para o setor pblico durante aquele sculo, especialmente em sua segunda metade, fato que se poderia esperar de um pas cuja principal atividade econmica era a grande lavoura de exportao. Com o controle do Estado, os grandes fazendeiros da poca repassavam os custos da manuteno de polticas de defesa do setor agrrio sociedade como um todo os crescentes gastos governamentais com subsdios e acumulao de estoques eram financiados pelo aumento de tarifas alfandegrias.

Embora em alguns momentos houvesse uma certa conciliao de interesses entre industriais e agricultores, pois estes forneciam localmente matrias-primas queles o que levou ao surgimento dos conceitos de indstria natural e artificial, em funo do fornecimento de matrias-primas ser local ou no , prevaleceram os interesses dos agricultores nas reformas tarifrias do Imprio e da Repblica Velha, ou seja, pequena tributao sobre o setor agrrio compensada por tarifas alfandegrias que freqentemente encareciam a importao de mquinas, equipamentos e insumos em geral para a indstria.

Ao contrrio dos fazendeiros e comerciantes, grupos relativamente coesos, os prprios industriais em ascenso freqentemente se desuniam, afastados por interesses contraditrios, como os fabricantes de fios e industriais do ramo de tecelagem: estes buscavam facilitar a importao de fios estrangeiros, mais baratos que os nacionais, enquanto os primeiros, obviamente, eram favorveis implantao de fortes barreiras entrada desses insumos.

Outro componente da Velha Indstria Txtil baiana foi a Fbrica Nossa Senhora do Pilar, registrada na Junta Comercial em 1873. No h mais provas de continuidade de suas atividades; todavia, os nomes dos mesmos scios fundadores da fbrica do Pilar constam em outro documento de venda de uma fbrica chamada Bonfim ou Progresso todas as trs denominaes aparecem em diversos textos de autores fidedignos, com os mesmos fundadores, capital inicial e endereo, o que faz supor tratar-se do mesmo empreendimento, mais citado como fbrica Bonfim.

Entre 1870 e 1875 surgiram quatro fbricas de tecidos, quantidade jamais atingida em perodo semelhante no Estado. Aps esse boom txt il, somente foi fundado novo estabelecimento fabril do ramo em 1890, com a implantao da Companhia Fabril dos Fiaes, que utilizou a juta como principal matria-prima. Apesar da aparente calmaria desses 25 anos, a partir de 1887 o setor foi marcado por u m processo de concentrao, com o surgimento de sociedades annimas que protagonizaram fuses: a Companhia Unio Fabril da Bahia consistia de seis unidades fabris; a Companhia Progresso Industrial da Bahia reunia duas fbricas; e a empresa Valena Ind ustrial incorporou duas fbricas em 1887.

Atualmente denominada Valena Txtil, a Valena Industrial permanece em atividade at os dias hodiernos, aps vrias modificaes em seu controle acionrio. Localizada margem do Rio Una, na altura de sua primeira cachoeira, era acionada por rodas dgua e foi visitada por D. Pedro II, ocasio em j havia sido construda uma comporta para embarcaes de porte mdio transporem a queda dgua. Posteriormente, houve a instalao de turbinas geradoras de energia eltrica, que alm de abastecer a fbrica, iluminavam a cidade de Valena. Seu crescimento, em paralelo ao crescimento populacional do municpio, determinou a construo da Usina Hidreltrica do Candengo, em 1922, ampliada na dcada de 1930.

Em 1891, fundou-se a Companhia Emprio Industrial do Norte, com instalaes inteiramente novas, que se tornou a maior da Bahia. Maiores detalhes sobre essa empresa sero expostos na prxima seo, aps uma breve anlise sobre o setor txtil e a conjuntura econmica baianos na segunda metade do sculo XIX.

As unidades fabris da Velha Indstria Txtil baiana eram de pequeno porte: a fbrica de Santo Antonio do Queimado possua em 1848 somente 10 teares e 700 fusos; a fbrica Todos os Santos em 1841 tinha 48 teares mesmo nmero apresentado pela Nossa Senhora de Amparo em 1860 e 1.500 fusos. Nmeros semelhantes so observados em outros empreendimentos baianos contemporneos.

Embora

classificadas

como

de

pequeno

porte

em

comparao

empreendimentos congneres da Europa e da Amrica do Norte, essas fbricas eram de grande envergadura para a realidade do Brasil da poca: a tecelagem baiana era a grande

10

indstria nacional do sculo XIX e manteve-se importante na economia baiana durante a primeira metade do sculo XX.

Inicialmente, a maior parte da matria-prima era local, oriunda do provncia: entre 1875 e 1876 o consumo de algodo deve ter atingido de 800.000 a 900.000 quilogramas, situao que no se manteve aps essa data, quando outros estados nordestinos passaram a forne cer o algodo. H indcios que a precariedade dos transportes dificultava o escoamento do algodo para o Recncavo; outrossim, as lavouras de algodo so altamente suscetveis a pragas, o que as torna itinerantes.

Existem poucos dados comparativos da produo baiana em relao nacional; estima-se, todavia, que no ano de 1875, a produo local, avaliada em cerca de 3.700.000 metros, equivalia a um tero da produo nacional, hiptese coerente com a participao da Bahia no nmero de estabelecimentos nacionais (vide Tabela 1).

O forte declnio da lavoura aucareira, acentuado na segunda metade do sculo XIX, foi parcialmente compensado na Bahia por dois novos produtos agrcolas: o cacau, que representou 1,5 % do valor das exportaes brasileiras na dcada de 1890, e o fumo, com crescente aceitao no mercado europeu. Essa substituio de plantations, entretanto, no foi suficiente para devolver a hegemonia da agricultura baiana, pois o centro da economia nacional j se havia deslocado para o Sudeste.

Por outro lado, na dcada de 1860 dois eventos isolados indiretamente incentivaram a indstria txtil baiana: as dificuldades financeiras motivadas pela Guerra do Paraguai, que foraram a elevao das tarifas alfandegrias de modo generalizado, e a Guerra Civil Americana, que, com a paralisao da cotonicultura dos estados sulistas americanos, incentivou a cultura do algodo no Brasil, barateando a principal matriaprima txtil da poca.

No foram esses eventos bastantes para sustentar o crescimento da econo mia local. Sem condies climticas e geolgicas para aderir onda cafeicultora, que deslocou o centro da economia brasileira para o eixo Rio/So Paulo, a Bahia foi perdendo sua proeminncia no setor txtil enquanto em 1866, ainda sob os benficos efeitos da Guerra de Secesso sobre as exportaes baianas, mais de 50 % do parque

11

industrial estava na Provncia, em 1875, de um total de 30 estabelecimentos, apenas 11 eram baianos, como pode ser observado na tabela a seguir.

TABELA 1 DISTRIBUIO GEOGRFICA ESTIMADA DAS FBRICAS BRASILEIRAS DE TECIDOS 1866, 1875, 1885

PROVNCIA Maranho Pernambuco Alagoas Bahia Rio (estado e D.F.) So Paulo Minas Gerais TOTAL

1866

1875 1 1

1885 1 1 1 12 11 9 13 48

1 5 2

1 11 5 6

1 9

5 30

Fonte: Furtado, Celso. Formao Econmica do Brasil. So Paulo: Nacional, 1972.

O crescimento do consumo mundial de caf tambm foi responsvel pela melhoria econmica do Pas no ltimo quartel do sculo XIX; nas duas ltimas dcadas desse sculo era o produto mais exportado pelo Brasil. A acentuada expanso da cafeicultura culminou por criar mercados regionais, principalmente aps a Abolio, atravs do crescimento da fora de trabalho livre gerando maior demanda de produtos de consumo, como alimentos para subsistncia da nova classe trabalhadora e da maior procura por servios de transporte para escoamento da produo. Conseqentemente, aumentou tambm a demanda por fazendas grosseiras para o ensacamento do caf e para as roupas dos escravos e trabalhadores livres.

12

Por outro lado, a recuperao da economia atravs de um produto primrio de exportao reforou a ideologia do destino agrrio do Brasil, fortalecendo politicamente os grupos ligados grande lavoura baseada no trabalho escravo. Assim, a ideologia e a prxis liberais, que se traduziam na Europa como o desenvolvimento do capitalismo industrial, na sociedade brasileira eram convertidas pelas foras conservadoras em idias fundamentadas no binmio exportao de produtos primrios, importao de manufaturados.

No havendo uma classe industrial com expressividade poltica, predominaram portanto os interesses fiscais em todas as reformas tarifrias no Brasil da economia cafeeira. Assim, novamente os interesses agrrio-comerciais sufocaram os anseios dos setores industrializados da sociedade brasileira; o liberalismo perifrico tupiniquim era o oposto do pragmatismo de jovens naes como os Estados Unidos e o Japo, que, com populaes mais homogneas quanto distribuio da renda, adotaram, desde essa poca, polticas firmes e coerentes de incentivo indstria.

Ainda assim, apesar de tantos ciclos de queda e ascenso, o final do sculo XIX revelava uma Bahia com industrializao ainda destacada dentro do contexto nacional, porm em processo de contnua perda de importncia a nvel nacional: em 1890, a proporo de fbricas na Bahia era a nona parte do total nacional. A indstria baiana, segundo Ges Calmon, registrava a presena de 123 fbricas em atividade na Bahia em 1892, principalmente concentradas na agroindstria do acar e nas fbricas de tecidos, estas predominantemente instaladas na capital e no Recncavo razes da concentrao espacial verificada at a atualidade e responsveis pela criao de uma economia urbano- industrial, em paralelo com o comrcio e a exportao de produtos agrcolas.

O final do sculo foi marcado pela relativa abundncia de fbricas de tecidos, modernizadas e ampliadas, pelas novas fundies e fbricas de charutos no Recncavo, pela abertura de novas vias de transporte para o interior, com destaque para as estradas de ferro conectando os rios Paraguau e So Francisco capital. Embora existisse esse ambiente de prosperidade, persistiram as crises financeiras e a decadncia nas lavouras de cana e algodo, e, prenncio da decadncia no sculo seguinte, a Abolio da Escravatura e a Proclamao da Repblica desorganizaram a economia local, fundamentada no trabalho escravo, e enfraqueceram politicamente a Bahia no cenrio

13

nacional, por sua ativa defesa da Monarquia.

A Indstria Txtil Baiana nos Primrdios da Repblica Velha

Com o advento da Repblica, a poltica alfandegria permaneceu essencialmente fiscal, a servio dos interesses dos cafeicultores. Entretanto, com o intuito de conquistar o apoio dos setores industrialistas necessrio para a consolidao do novo regime a reforma promovida por Rui Barbosa trouxe alguns benefcios indiretos para a indstria txtil: entrada livre para produtos qumicos destinados a adubos ou corretivos para culturas agrcolas ligadas indstria; iseno e/ou reduo de tarifas para importao de mquinas, ferramentas e outros bens de capital; diminuio de taxas sobre importao de matrias-primas para a indstria nacional, em paralelo a um acrscimo dos direitos sobre manufaturados que j fossem produzidos internamente.

As contas externas no estavam equilibradas: os estoques de divisas, provenientes da exportao de produtos agrcolas, eram insuficientes para as necessidades de importao consumo e formao de capital e para o pagamento do servio da dvida externa. A poltica econmica deflacionista adotada por Campos Sales, em cumprimento ao Funding- Loan, provocou inmeras falncias, incluindo 17 bancos.

Como conseqncia da retrao geral da atividade econmica, somou-se escassez de moeda estrangeira a insuficincia de meio circulante nacional, agravada pela abolio da escravatura, que ampliou necessidades de pagamento de salrios.

Assim, em 1889, a execuo de uma lei de 1888 promulgada ainda no Imprio que permitia aos bancos emitir moeda, iniciou um processo de expanso monetria, que ficou conhecido na histria do Brasil como Encilhamento nome dado poca

14

ao local do hipdromo do Rio de Janeiro em que eram realizadas as apostas , gerando um surto inflacionrio sem precedentes. As emisses, que em princpio tinham como finalidade o aquecimento das atividades econmicas, prejudicadas no Nordeste tambm por uma grande seca na dcada de 1890, cederam em pouco tempo espao para atividades puramente especulativas, tais como sociedades fabulosas que pouco tempo depois tiveram seu capital social esvado.

Na Bahia, essa bolha especulativa fez surgir 32 companhias entre 1890 e 1891. Em 1891 a bolha especulativa estourou: ttulos de crdito perderam seu valor e multiplicaram-se as falncias, com o agravamento do processo inflacionrio.

Por outro lado, como j foi mencionado, ao final do sculo XIX a economia baiana exibia sinais de uma industrializao expressiva para o Brasil da poca: havia 123 fbricas no Estado, sendo 12 de tecidos, todas em atividade. O perodo compreendido entre o final do sculo XIX e a dcada de 1930 considerado o auge da indstria txtil baiana. Houve uma concentrao de empresas, exemplificada pelas Companhia Unio Fabril da Bahia (resultante da fuso de cinco fbricas em 1891) e Companhia Progresso Industrial da Bahia, que incorporou as fbricas Todos os Santos e Nossa Senhora do Amparo em 1887. Data tambm desse perodo a criao da Companhia Emprio Industrial do Norte.

Nessa fase observado o ingresso de capitais ingleses nas fbricas baianas, reflexo da expanso do capitalismo internacional caracterstica dessa fase da histria contempornea. Um exemplo a Companhia Fabril dos Fiaes, que possua, dentre seus fundadores, Archibald Mac Nair, Arthur Henry Willcox, Charles Vaughan e James Scott Withnall, todos comerciantes ingleses de Manchester, o primeiro radicado na Bahia.

Em 1891 foi fundada a Unio Fabril da Bahia, sociedade annima fruto da reunio de seis fbricas: Santo Antnio do Queimado, Nossa Senhora da Conceio, So Carlos do Paraguassu (em Cachoeira), Modelo, So Salvador e Nossa Senhora da Penha. Esse conjunto de plantas empregava 805 empregados, 358 teares e 15.885 fusos. Nesse mesmo ano foi fundada a Companhia Progresso Industrial, incorporando as unidades fabris de So Braz e do Bonfim. Seus empregados somavam 500 almas; havia

15

208 teares e 7.997 fusos.

O apogeu da indstria txtil na Bahia bem representado atravs da Companhia Emprio Industrial do Norte, fundada em 04/03/1891, maior e mais importante de seu setor poca, destacando-se pela modernidade e progressividade. Foi fundada por Luiz Tarqunio, Leopoldo Jos da Silva e Miguel Francisco Rodrigo de Moraes, ricos comerciantes que possuam largas viso e competncia, comprovadas pelo planejamento minucioso da fbrica e pelo sucesso nas primeiras dcadas do empreendimento, que esteve entre as 11 maiores fbricas de tecido do Brasil.

Corroborando essa viso progressista, destacava-se a excelente assistncia dispensada aos operrios: boas casas na Vila Operria, escola para seus filhos, com turno noturno para os adultos, servios mdicos e farmacuticos gratuitos, abastecimento de gua e coleta de esgotos, armazns e creche.

Tantos benefcios causaram espanto nesses anos ps-abolio, gerando at suspeita de iniciativas socialistas, embora o prprio Luiz Tarqunio justificasse essas medidas como geradoras de maior eficincia e lucro, atravs de clculos que demonstravam que os gastos com a Vila seriam menores que o prejuzo econmico gerado pelo absentesmo maior, se os operrios morassem longe de seu local de trabalho.

Embora entre suas leituras constassem autores socialistas, suas idias e concepo de trabalho, de forte inspirao britnica, eram as de um liberal. Seus pontos de vista foram divulgados, entre outros pblicos, na prpria fbrica, em um pequeno jornal, O Operrio, em que procurava imbuir o operariado de concepes tipicamente vitorianas: o valor do trabalho, a disciplina consciente, a poupana, a moralizao dos costumes, idias julgadas necessrias para a transio de uma sociedade escravocrata para uma industrial.

O operariado baiano era considerado adequado s lides industriais. Embora sem experincia prvia, muitos empresrios da poca fizeram elogios sua disposio e empenho no trabalho, desde que bem dirigidos e treinados; era uma sociedade com baixssimos nveis de educao e escassez de emprego: os trabalhadores recrutados,

16

esforavam-se para usufruir uma oportunidade real de melhorar suas condies de vida.

A fbrica, localizada em Boa Viagem, contava com 697 operrios e 899 teares em sua fundao. Foi uma das 29 companhias criadas na Bahia em 1891, em pleno Encilhamento a maioria dessas empresas no sobreviveu por muito tempo, exceto as que operaram nos ramos de fiao e tecelagem de algodo. Nessa poca a indstria txtil reunia quase a quarta parte dos capitais aplicados em novos empreendimentos; por sua vez, o capital da Companhia Emprio Industrial do Norte correspondia quinta parte do capital aplicado em seu setor. Aps dois anos de funcionamento, a unidade era responsvel pela tera parte da mo-de-obra empregada, por quase dois teros dos teares e quase a metade da produo da indstria txtil baiana.

Essa empresa resistiu a diversas crises, exportando produtos para quase todos os Estados brasileiros e tambm para o exterior, em pocas mais favorveis; foi fechada em 1973, em meio a diversas circunstncias negativas.

Outra empresa dessa poca foi a Companhia Valena Industrial (CVI), fundada em 1899 e sucessora da Empreza Valena Industrial, citada anteriormente. Opera at a atualidade no mercado nacional de tecidos de algodo, aps diversas mudanas de propriedade: hodiernamente pertence ao grupo cearense Txtil Unio, dedicando-se fabricao de tecidos de brim, com produo de cerca de 1,3 milho de metros/ms. uma das mais antigas fbricas de tecidos em operao no Pas e a nica a funcionar na Bahia.

Assim, tambm no incio da Repblica Velha a produo baiana de txteis mantinha-se em destaque no cenrio nacional, situao que foi progressivamente se deteriorando ao longo do sculo XX.

17

Concluses

Nos primrdios do sculo XIX, o Porto da Bahia era responsvel por mais de 80% do comrcio entre colnia e metrpole, com destaque para os tecidos como objeto de importao. Apesar de sua importncia para a economia colonial, ou justamente por causa dela vide a clebre frase de Eduardo Galeano, a importncia de no ser importante, referindo-se s diferenas de desenvolvimento das ex-colnias de povoamento em relao s colnias de explorao, estas importantes para as economias metropolitanas a Bahia perdeu sua posio no cenrio da industrializao brasileira ao longo do ltimo sculo, com o crescimento da monocultura do caf, que deslocou o centro da economia para o Vale do Paraba dizia se no final desse sculo o Brasil o Vale.

Assim, as primeiras indstrias txteis originaram-se de capitais acumulados pela lavoura canavieira e pela minerao atividades em franca decadncia no sculo XIX que dessa forma buscaram outras alternativas de valorizao. Em meados do mesmo sculo, a origem do capital industrial passou a ser predominantemente o capital comercial: os fundadores das indstrias txteis em geral eram comerciantes que buscavam diversificar suas atividades produzindo fios e tecidos, especialmente quando as oscilaes cambiais eram desfavorveis para as casas importadoras, que ento passavam a produzir localmente mercadorias anteriormente importadas. Passado o perodo de taxas altas de cmbio, essas indstrias evidenciavam suas fragilidades e freqentemente encerravam suas operaes.

Outra caracterstica desse processo de industrializao foi a concentrao espacial, fruto da necessidade imperativa de localizao prxima aos centros urbanos de maior porte, dada a precariedade dos meios de transporte: das dez fbricas baianas operando entre 1875 e 1889, sete situavam-se em Salvador e trs no Recncavo destas ltimas, duas em Valena e uma em Cachoeira. A Bahia at hoje ainda sofre os efeitos dessa concentrao de atividades econmicas na capital e no Recncavo, agravada pela escassez de alternativas para o desenvolvimento do semi-rido.

18

Alm dessa procura de atividades rentveis pelos capitais da velha economia canavieira e da intermediao comercial, a estruturao do setor txtil na Bahia deveuse tambm abundncia de matria-prima mormente o algodo, principal matriaprima txtil no mundo at hoje e recursos hdricos na Regio do Recncavo, utilizados inicialmente como fonte direta de energia (hidrulica) e necessrios para o funcionamento de hidreltricas construdas pelas prprias indstrias txteis.

Encarada como atividade marginal, secundria, a industrializao baiana no foi duradoura, pois a economia estadual sempre se baseou em uma agricultura sem sustentabilidade. O capitalismo perifrico baiano fundamentava-se mais na especulao comercial os lucros da cana-de-acar foram predominantemente acumulados pelos intermedirios entre a colnia e a metrpole e, mesmo aps a ascenso de uma elite agrrio-exportadora, fenmeno observado no ciclo do cacau, a renda sempre foi muito concentrada, impedindo um desenvolvimento regional sustentado, com a aplicao dos lucros auferidos pelos latifundirios em outras regies.

Outrossim, as polticas governamentais do sculo XX privilegiaram os centros cafeicultores, localizados nos estados do Sudeste, como locais de desenvolvimento industrial do Pas. Ademais, quando o Sudeste se industrializou a economia mundial se encontrava em nova fase, com matriz industrial diferenciada da do sculo anterior, baseada na energia eltrica; os novos tempos eram movidos a petrleo e a indstria baiana, descapitalizada, no pde modernizar seus equipamentos, contnua e progressivamente perdendo sua competitividade da as inmeras falncias no sculo XX.

A economia brasileira na segunda metade do sculo XIX foi agraciada pela recuperao econmica, fundamentada no incremento na quantidade de produtos exportados e, principalmente, no aumento de preos dessas mercadorias primrias basicamente caf e borracha. Especificamente na Bahia, dois produtos substituram a decadente lavoura aucareira: o cacau, que chegou a atingir 1,5 % do valor total das exportaes brasileiras, e o fumo, graas elevao de seu consumo na Europa , apesar de sua produo ser considerada lavoura de pobre, realizada em pequenas propriedades. Entretanto, a ascenso desse produtos foi suficiente apenas para compensar a derrocada da monocultura da cana-de-acar.

19

A balana comercial brasileira, que entre o longo perodo compreendido entre 1823 e 1860 havia registrado apenas nove exerccios superavitrios, de 1861 a 1900 tornou-se sempre favorvel, excetuando-se trs exerccios deficitrios. Os emprstimos internacionais, que entre 1824 e 1852 destinavam-se preponderantemente cobertura de dficits, dvidas flutuantes, juros e amortizaes, entre 1858 e 1889 destinaram-se, em sua maioria, a obras de infra-estrutura, principalmente construo de estradas de ferro, que beneficiaram o novo eixo de prosperidade econmica nacional: a economia do caf.

Assim, nos sculos XIX e XX, a criao de um mercado regional, abrangendo as provncias do Rio de Janeiro, So Paulo e Minas Gerais, com implantao de uma malha ferroviria e ampliao do mercado consumidor graas aos incentivos imigrao, mesmo minorados pela explorao a que esses imigrantes eram submetidos pelos bares do caf contrastava com a estagnao do capitalismo baiano; dados apresentados por Celso Furtado demonstram que houve perda de renda per capita em relao ao Sudeste j em meados do sculo XIX.

Como exemplo de insustentabilidade do desenvolvimento com renda extremamente concentrada, tpico da realidade baiana, a monocultura do cacau na regio de Ilhus/Itabuna, sem maior diversificao de atividades produtivas, impediu o desenvolvimento da economia local, pois, como caracterstico de regies monocultoras, houve uma evaso da maior parte dos lucros para as metrpoles nacionais; o exe mplo clssico a permanncia do subdesenvolvimento na regio cacaueira aps 100 anos de intensa atividade somam-se os casos de famlias decadentes da regio que nos tempos de fartura aplicaram seus lucros em imveis no Rio de Janeiro e em So Paulo, sem se preocupar em modernizar suas plantaes.

Atualmente, a busca do desenvolvimento econmico e social da Bahia deve contemplar investimentos na indstria txtil. No obstante o Plano Plurianual em vigor no fazer referncia explcita ao setor, nele definida como uma de suas diretrizes a criao e o adensamento de cadeias produtivas. Assim, estimular a implantao de fiaes e tecelagens de pequeno e mdio porte na Bahia, voltadas inicialmente para o mercado interno h uma abundncia de confeces no Estado, em sua maioria informais, que importam tecidos principalmente do Centro_Sul do Pas seria o ponto

20

de partida para essa ao.

Dados da FIEB Federao das Indstrias do Estado da Bahia informam a presena de 83 empresas envolvidas na cadeia produtiva txtil no Estado: seis beneficiadoras de algodo, 14 beneficiadoras de outras fibras txteis naturais, treze fiaes (trabalhando com algodo, outras fibras txteis naturais e fibras artificiais ou sintticas), uma fbrica de linhas e fios, dez tecelagens, uma indstria especializada no acabamento de fios, tecidos e artigos txteis e 38 confeces, indstrias de vesturio e similares, em sua maioria micro e pequenas empresas.

O setor txtil extremamente diversificado em sua composio empresarial, corroborando a possibilidade de insero de pequenas e mdias empresas no Estado. Segundo dados da ABIT Associao Brasileira da Indstria Txtil, em 1997, havia no Pas 550 fiaes, 700 tecelagens, 2.960 empresas dedicadas produo de malhas e 370 ao acabamento; quanto ao porte, 3 % so grandes empresas (mais de 200 funcionrios), 43 % so mdias empresas (de 51 a 200 funcionrios), 36 % so pequenas (de 11 a 50 funcionrios) e os restantes 18 % so microempresas (at 10 funcionrios).

A Valena T xtil a maior tecelagem em atividade no Estado, com 60 modernos teares a jato de ar e capacidade de produo de 1.300.000 metros/ms de brim 100 % algodo (dados da Gazeta Mercantil BA, de 22 de junho de 2001) absorveu desde 1998, ano em que foi adquirida pelo grupo cearense Txtil Unio, R$ 20.000.000,00 em diversos processos de modernizao. Pretende investir mais R$ 25.000.000,00 em 2002/2003, passando a produzir tambm peas de vesturio em nova planta.

O grupo paulista Quatro K assinou protocolo de intenes com o Governo do Estado visando implantar uma fiao em Barreiras. A empresa decidiu estabelecer-se no Oeste do Estado para aproveitar a potencialidade da regio: a Bahia o segundo maior centro nacional de produo de algodo em pluma. Alm disso, o nico Estado em que h previso de crescimento na safra de 2002, da ordem de 16% a 20%, segundo dados fornecidos pela CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento. A publicao "Bahia Anlise e Dados - Retrospectiva 2000 e Perspectivas" (SEI - Superintendncia de Estudos Econmicos e Sociais da Bahia, 2000), utilizando dados do IBGE, destaca a expanso da safra baiana de algodo no perodo 1999/2000, da ordem de 160 %, graas

21

ao incremento da produo mecanizada no cerrado.

A regio de Barreiras recebeu muitos imigrantes nas ltimas dcadas, principalmente agricultores oriundos do Sul do Pas. Esses produtores rurais possuem alto grau de profissionalizao e incorporam tecnologias de ponta originrias da EMBRAPA e da EBDA. A publicao "A Agricultura na Bahia - Relatrio 2000" (SEAGRI - Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia, 2000) informa que a disseminao de tecnologia de ponta e condies climticas favorveis, alm de um controle fitossanitrio adequado, resultaram em uma produtividade mdia superior a 200 arrobas/hectare, o dobro da mdia nacional. Alm dessas vantagens comparativas, a produo de Barreiras, inserida na regio do Cerrado, tem como caracterstica o algodo de fibra longa, mais resistente que o produto do Sul, segundo agricultores e industriais do ramo. A implantao da fbrica na regio de Barreiras garantir ao agricultor local o consumo regular de sua produo anual, de 12.000 toneladas de algodo em pluma, correspondentes a 60 % do consumo da planta.

Os planos da Quatro K incluem a gerao de 600 empregos diretos segundo dados do IBGE, o setor txtil, incluindo todas as etapas da produo, o terceiro maior empregador de mo-de-obra no Brasil, atrs apenas dos setores da construo civil (1) e de alimentos (2) o que certamente contribuir para a prosperidade da regio. A capacidade de produo da fbrica ser de 690.000 kg / ms de fios de algodo de diversas titulagens (parmetros ligados espessura do fio), variando de Ne 8/1 a Ne 40/1. A capacidade tecnolgica da fbrica incluir tambm fios cardados, penteados e do tipo open end estes ltimos fabricados segundo processo mais moderno e eficiente, que reduz o nmero de etapas produtivas , destinados produo de tecidos planos ou malhas, para vesturio em geral, incluindo tecidos de uso tcnico, entre outras possveis aplicaes.

Contribuindo tambm para o adensamento dessa cadeia produtiva, priorizando a produo de bens finais o Relatrio "A Agricultura na Bahia" (Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia - SEAGRI, 2000) prev investimentos da ordem de R$ 6.000.000,00 para implantao do Condomnio de Confeces Bahia Txtil, reunindo 23 empresas em Salvador.

22

Assim, outro mrito da reativao do setor txtil na Bahia constituir-se em uma etapa necessria para a implantao de um futuro plo exportador em Salvador, contribuindo dessa forma para a melhoria do saldo da balana comercial, varivel fundamental para o equilbrio das contas externas e sustentabilidade da economia brasileira, em uma conjuntura internacional marcada pela alta volatilidade dos capitais estrangeiros fenmeno que ameaa com nefastas conseqncias particularmente os pases em desenvolvimento. A utilizao do algodo como matria-prima se insere na tendncia, verificada principalmente no mercado externo, de ampliao do mercado consumidor de tecidos de fibras naturais; segundo informaes da Revista Veja (29/05/2002), "A indstria txtil brasileira nunca exportou tanta camiseta. O supervit do setor no primeiro trimestre deste ano foi trs vezes superior ao do mesmo perodo de 2001".

Cabe ressaltar que o Brasil ocupava a stima posio no ranking mundial de produtores de malhas (dados do BNDES, de 1999); entretanto, sua participao no comrcio internacional ainda pouco expressiva, evidenciando a necessidade de maior apoio governamental para alavancar as exportaes.

Caso essas hipteses se concretizem, haver grande ampliao e modernizao do setor na Bahia. O uso de mo-de-obra nessas instalaes intensivo, muito embora o setor tenha incorporado nos ltimos anos muitos automatismos ao processo produtivo, necessrios para garantir melhorias na qualidade. Alm disso, o Plo Petroqumico de Camaari, cujas atividades e pessoal ocupado sofreram sensvel queda nos ltimos 20 anos, poderia fornecer as fibras sintticas necessrias fabricao de tecido planos e malhas que as mesclem com o algodo, abrindo mais uma oportunidade de escoamento de sua produo dentro do Estado.

23

Bibliografia
ALMEIDA, Rmulo. Traos da Histria Econmica da Bahia no ltimo Sculo e Meio, in Revista de Economia e Finanas, IV (4), p. 70-78. Salvador, 1952. BAHIA. Desenbahia Agncia de Fomento do Estado da Bahia. Economia Baiana: Desempenho e Perspetivas /Edmundo Vieira/Ricardo Cavalcante/ Walter Macedo. Disponvel na INTERNET via URL:

http://www.desenbahia.ba.gov.br/files/Economia_Baiana_Desempenho_e_Persp ectivas.pdf . Arquivo capturado em 15/08/02. BAHIA. Secretaria da Agricultura, Irrigao e Reforma Agrria. A Agricultura na Bahia : Relatrio 2000. Salvador, 2001. BAHIA. Secretaria da Indstria, Comrcio e Minerao. Trinta Anos da Indstria, Comrcio e Turismo na Bahia IPA/UNIFACS, 1997. BAHIA. Secretaria do Planejamento, Cincia e Tecnologia/Fundao Centro de Projetos e Estudos. Cotonicultura Baiana e Indstria Txtil /Marlene Arajo Hurst/Vitor Luis Curvelo Sarno. Salvador: CPE, 1994. COMPANHIA Valena investe R$ 25 milhes para atender demanda. Gazeta Mercantil Jornais Regionais, 22 jun. 2001. Disponvel na INTERNET via URL: http://www.gazetamercantilne.com.br/jornal/12665.htm . FIEB Federao das Indstrias do Estado da Bahia. Guia Industrial do Estado da Bahia 2002. Disponvel na INTERNET via URL: 1966/1996. Salvador:

http://www.fieb.org.br/fiebnet/desenvolvimento/guiaba/default.htm . FURTADO, Celso. Formao Econmica do Brasil. So Paulo: Nacional, 1972. HAGUENAUER, Lia; PROCHNIK, Victor. Identificao de Cadeias Produtivas e Oportunidades de Investimento no Nordeste . Fortaleza: Banco do Nordeste, 2000. MONTEIRO FILHA, Dulce Corra; SANTOS, ngela Maria Medeiros M.. Cadeia Txtil : estruturas e estratgias no comrcio exterior. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 15, p. 113-136, mar. 2002. MARIANI, Clemente. Anlise do Problema Econmico Baiano in

24

Planejamento. Salvador, 5 (4), p. 55-121, out/dez, 1997. (Original 1957). SAMPAIO, Jos Luis Pamponet. Evoluo de Uma Empresa no Contexto da Industrializao Brasileira : a Companhia Emprio Industrial do Norte 1891/1973. Dissertao (Mestrado de Cincias Humanas) Universidade Federal da Bahia, 1975.

Dados sobre o autor:

Nome: Webber Stelling Titulao: Especialista em Economia Baiana pela UNIFACS e graduado em Economia pela UEFS. Atividade atual: Analista de Desenvolvimento da Desenbahia. Endereo comercial: Avenida Tancredo Neves, 776 Caminho das rvores / Salvador (BA). CEP: 41.823-900 Telefone comercial / fax: (71) 340-2317 / (71) 341-9331 Telefone celular: (71) 9972-9153 Endereo residencial: Rua do Timb, 600 / 303 Caminho das rvores / Salvador (BA). CEP: 41.820-660 Correio eletrnico (comercial e residencial): webber@desenbahia.ba.gov.br e webber_st@uol.com.br .

You might also like