You are on page 1of 9

1 MANUAL DE UTILIZAO COZINHA A QUALIDADE DEVIDA

PARABNS pela sua nova cozinha. Obrigada por termos sido os escolhidos. A cozinha, , provavelmente, o local da casa que mais est sujeito a uma utilizao intensiva e o que mais submetido a duras provas de resistncia. Vejamos: para alm dos vrios tipos de operaes de que protagonista, este espao tambm agredido, diariamente, pelos elemen tos naturais que nele intervm: o Fogo e a gua. Destes resultam ainda os seus deriv ados: o Fumo e os Vapores. Como se isto no bastasse, aparece ainda um conjunto in findvel de produtos de limpeza e manuteno, uns mais do que outros, igualmente muito agressivos. So as razes acima expostas que impem um critrio muito rigoroso na seleco das matrias-primas que so utilizadas na produo de uma cozinha. Da que, tanto a produo omo a instalao deste equipamento requeiram a interveno de verdadeiros especialistas. Mas, conseguiro os especialistas resolver todos os problemas decorrentes de uma utilizao menos cuidada deste equipamento? No, de todo! Podero, isso sim, procurar to dos os meios para minimizar os problemas... Ns fazmo-lo. Atravs deste manual, prete ndemos transmitir-lhe um pouco do nosso conhecimento, aconselhando-o, esclarecen do-o e informando-o sobre qual a melhor forma de lidar com a sua nova cozinha.

Cuidados Especiais de Limpeza e Manuteno MOBILIRIO DE COZINHA 1 Nunca utilize a sua cozinha nem o respectivo equipamento par a fins e actividade para os quais no esto vocacionados. 3 No manuseie produtos de limpeza e quaisquer produtos qumicos sobre o plano de tra balho. Alm de anti-higinicos e perigosos, podem danificar as superfcies do plano de trabalho e dos mveis e equipamentos. 2 Sempre que use uma faca no o faa directamente sobre o plano de trabalho. Proteja-o com um instrumento adequado (tbua de cortes) que previna danos no plano de traba lho e no gume do instrumento de corte. Tachos e/ou assadeiras retiradas da fonte de calor tambm no devem ser colocadas directamente sobre o plano de trabalho, evi tando assim o risco de se produzir um choque trmico no contacto directo com o tam po. Coloque-os sobre o escorredor do lava-loua ou use uma proteco isolante adequada .

4 Nunca utilize produtos abrasivos ou corrosivos na limpeza de mveis e equipamentos . As superfcies, seleccionadas em funo de uma fcil limpeza, so altamente resistentes numa utilizao racional na sua funo especfica mas podem, pela sua composio qumica, ser lnerveis a alguns qumicos que conferem a certos produtos de limpeza elevados ndices de eficcia. Use de preferncia gua simples, pontualmente com um pouco de sabo comum pH neutro. Para eliminar manchas persistentes e conferir um brilho mais homogneo s p ortas, use um pano macio humedecido em gua. Observando estes princpios poder limpar mveis e equipamentos com a assiduidade que mais lhe convier.

4|5 5 absolutamente desaconselhado o uso de escovas de ao ou de nylon, bem como todas a s lixvias, cidos e produtos cuja composio incluam amonacos e/ou diluentes. 8 Tenha em ateno o peso mximo que a sua cozinha suporta. As gavetas esto equipadas com corredias que podero suportar um peso mximo de 30 kg. 6 Sempre que abra e feche portas e gavetas, dever faz-lo suavemente e acompanhando c om a mo at finalizar cada uma destas operaes. 9 Crie o hbito de, 5 minutos antes de pr em funcionamento o seu fogo convencional ou placa de cozinhar, accionar o sistema de exausto. Assim, reduzir substancialmente a hiptese de acumulao de humidades e gorduras nas superfcies adjacentes. Este pr ocedimento garantir-lhe- ainda um melhor ambiente em toda a habitao. Pelas mesmas r azes mantenha o sistema de exausto ligado at 10 minutos aps a utilizao da placa ou for no. 7 Quando abrir os interiores dos armrios inferiores (bases) resista tentao de se apoi ar nas portas ou gavetas abertas para mais facilmente se baixar. Apoie-se antes no plano de trabalho (balco). Baloio para criana em porta de mvel de cozinha... NUNCA!

Cuidados Especiais de Limpeza e Manuteno 10 mais leve suspeita de anormalidade no funcionamento de mveis ou equipamentos a lerte o seu fornecedor/instalador. Mesmo que haja lugar a uma pequena despesa, p ode, assim, evitar gastos mais elevados. 13 A sua cozinha est equipada com rodap em PVC revestido a alumnio, fcil de retirar e limpar. 11 Trate sempre a sua cozinha com o mesmo carinho do primeiro dia.

14 As dobradias, executadas em ao niquelado, de origem alem, permitem regulao horizon tal e vertical para um melhor ajuste da porta e tm um ngulo de abertura de 110 gra us. Podero ser equipadas com o sistema de amortecimento hidrulico o que torna a forma de fechar as portas controlada, silenciosa e suave. Esto preparadas para mais de 150.000 aberturas. Esto sujeitas, periodicamente, a um controlo de acord o com as exigncias da norma DIN ISO 9001. 12 Todas as grelhas de ventilao devem estar desobstrudas e sempre limpas para que se verifique uma ventilao eficaz.

6|7 TAMPOS So conhecidas inmeras matrias primas susceptveis de serem utilizadas em plano s de trabalho de uma cozinha: madeira natural, madeira envernizada, mrmore, grani to, ardsia, vidro, azulejo, termolaminado, ao inox, composto acrlico-mineral, compo sto de quartzo, etc. Nenhum deles capaz de resistir eficientemente ao deslizamen to descuidado do gume de uma simples faca de cozinha. O exemplo atrs referido tal vez o mais eloquente e provavelmente o causador de maior nmero de dissabores a qu em tenha pago, quantas vezes um bom preo, por um equipamento que rapidamente v dan ificado... desnecessariamente. Ao contrrio do que se julga, as pedras naturais so porosas. isto significa que tm tendncia a absorver os lquido sem contacto com a sua superfcie. Sempre que entornar qualquer produto que manche, limpe rapidamente. P ara retirar manchas de vinho tinto, groselha, caf, coloque sobre a mancha uma mis tura fluda de bicabornato e gua. Deixe actuar durante alguns minutos e passe depoi s com sabo lquido e gua.

MQUINA DE LAVAR-LOUA O maior inimigo das mquinas de lavar-loua o calcrio. Para evitar , deve usar-se sal. A cada doze lavagens, deve verificar-se o contedo do depsito, procurando manter o mesmo sempre cheio. Lembre-se que deve tambm limpar regularme nte o filtro e os aspersores de gua da mquina, pois quando obstrudos impedem o seu bom funcionamento. Sempre que utilize a mquina de lavar-loua deve deixar os progra mas terminarem conforme indicado pelo fabricante. PLACA DE INDUO Caso tenha optado por uma placa de induo na sua cozinha, consulte o respectivo tcnico para que este verifique se dispe da ventilao necessria. FRIGORFICO Para limpar o frigorfico, usa gua morna e bicarbonato de sdio. Os cheiros persistentes podem ser eliminados colocan do no interior durante cerca de uma hora, uma chvena com leite quente. Limpe peri odicamente o furo de descarga das guas provenientes do descongelamento automtico. Verifique se no fundo do frigorfico no se encontram vestgios de fuga de gua ou lquido s. EXAUSTOR Os filtros metlicos devero ser lavados todos os 15 dias. Todos os filt ros que no so metlicos devero ser substitudos de dois em dois meses ELECTRODOMSTICOS LAVA-LOUAS DE AO INOXIDVEL Ao contrrio do que hbito, abstenha-se de sar esfreges verdes ou palha de ao. Se o fizer, vai destruir o acabamento da sua s uperfcie que conseguido mediante uma lixagem mecnica, impossvel de refazer manualme nte. Para limpar, use um suporte macio embebido em vinagre tpido. Verificar perio dicamente se existem humidades ou gua por baixo do lava-loua. FORNO Limpar o forno com frequncia enquanto ainda morno usando um pano ou camura embebido em gua quente e detergente. No deixar escorrer e secar com cuidado. Alguns fornos so providos d e painis interiores que se limpam automticamente. Estas recomendaes so o resultado da nossa pesquisa e experincia. No entanto, recomen damos vivamente que nunca deixe de ler atentamente as instrues do fabricante do eq uipamento que devem ser seguidas preferencialmente s nossas.

AGENTE REVENDEDOR COZINHA A QUALIDADE DEVIDA Rua do Fojo 189 4410-062 Serzedo VNG Porto PORTUGAL Phone (351) 22 753 7040 (10 linhas) Fax (351) 22 753 7045 info@osnofa.pt www.osnofa.pt

You might also like