You are on page 1of 7

NBR NM 33 (1998 )

Concreto - Amostragem de concreto fresco

Objetivo
Estabelecer o procedimento a seguir para a coleta e a preparao de amostras de concreto fresco sobre as quais sero realizados ensaios que permitam determinar suas propriedades.

Aparelhagem
Recipiente de material no absorvente, preferivelmente metlico, com volume e forma que permitam armazenar e homogeneizar a amostra coletada, evitando segregao (carrinho de mo).

Amostragem
Condies gerais: - As amostras devem ser obtidas aleatoriamente, logo aps terem sido completadas a adio e a homogeneizao de todos os componentes do concreto, principalmente aps a incorporao total da gua de mistura. - O tempo decorrido entre a obteno da primeira e da ltima pores de uma amostra composta ser o menor possvel, no devendo em nenhum caso ser superior a 15 min. Volume da amostra: - O volume da amostra deve ser pelo menos 1,5 vez a quantidade necessria para a realizao dos ensaios. Para ensaios de resistncia compresso, a amostra mnima ser de 30 L.

Coleta de amostras de betoneiras estacionrias - A coleta de amostras deve ser realizada durante a operao de descarga, aps a retirada dos primeiros 15% e antes de completar a descarga de 85% do volume total da betonada, devendo ser realizada em dois ou mais perodos regularmente espaados e dentro do limite de tempo indicado. - Para efetuar a coleta de amostras, interceptar com o recipiente a totalidade da seo do fluxo de concreto no ponto de descarga da betoneira ou desviar completamente a descarga para dentro do recipiente de amostragem. Proceder cuidadosamente de forma a no restringir o fluxo de concreto, a fim de evitar a segregao de seus componentes. Coleta de amostras de caminhes-betoneira - A coleta das amostras deve ser realizada de acordo com o descrito em coleta de amostras de betoneiras estacionrias. O concreto deve ser descarregado velocidade normal de operao da betoneira, atentando para que a descarga no seja obstruda ou retardada devido tampa da calha no totalmente aberta.

Coleta de amostras de concreto para pavimentos - Imediatamente aps a descarga, coletar as pores de concreto em cinco pontos diferentes, evitando contaminao com o material da sub-base. Coleta de amostras em caminhes abertos, caambas e misturadores dotados de agitador: - Deve ser adotado, entre os mtodos descritos em coleta de amostras de betoneiras estacionrias, o que for mais aplicvel a cada caso em particular. Coleta de amostras no final da tubulao de bombeamento - A amostra deve ser coletada em uma s poro, interceptando com o recipiente o fluxo lquido de descarga da tubulao, evitando o incio e o final do bombeamento.

Preparao das amostras


Transportar as amostras individuais at o local onde sero moldados os corpos-de-prova ou onde sero realizados os ensaios. As diferentes pores de uma mesma amostra devem ser remisturadas com uma concha metlica ou uma p, dentro de um recipiente ou sobre uma superfcie limpa e no absorvente, a fim de tornar a amostra uniforme. Os ensaios de abatimento e teor de ar incorporado devem ser iniciados 5 min aps a obteno da poro final da amostra composta, completando-se os ensaios de maneira acelerada. A moldagem de corpos-de-prova para ensaios de resistncia deve ser iniciada no mximo 15 min aps a obteno da amostra composta. Durante o intervalo de tempo decorrido entre a extrao e sua utilizao, a amostra deve ser protegida do sol, do vento e de qualquer outra fonte de evaporao ou contaminao.

You might also like