You are on page 1of 10

Anais do I Simpsio sobre Estudos de Gnero e Polticas Pblicas, ISSN 2177-8248 Universidade Estadual de Londrina, 24 e 25 de junho de 2010 GT 2.

Gnero e movimentos sociais Coord. Renata Gonalves

As conquistas do movimento feminista como expresso do protagonismo social das mulheres

Claudia Bragana Pedro Olegna de Souza Guedes

Resumo O artigo que ora apresentamos refere-se reflexo sobre aspectos histricos da naturalizao do poder dos homens sobre as mulheres na cultura ocidental. Sinaliza aspectos dessa naturalizao em perodos diferentes e mostra a importncia da construo do conceito de gnero para evidenciar que este poder figura como construo social. Mostra que, este conceito uma conquista do movimento feminista, situa este movimento como expresso do protagonismo social das mulheres e sinaliza a conquistas legais que advm desse protagonismo. 1. Relaes de gnero: aspectos da afirmao do poder dos homens sobre as mulheres na cultura ocidental

Acadmica do curso de Servio Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). E-mail: claudiapiraju@hotmail.com Professora Mestre e Doutora em Servio Social pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC), docente do curso de graduao de Servio Social e Mestrado em Poltica Social e Servio Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). E-mail: olegnasg@gmail.com

Na cultura ocidental, registra-se na Grcia, na descrio da Repblica feita por Aristteles descreve que a famlia que nela se inscreve, ou nas suas palavras o governo domstico, so assim constitudas: O senhor e o escravo, o marido e a mulher, o pai e os filhos (ARISTTELES, 1991, p. 11). Na descrio destas partes afirma: Em todas as espcies, o macho evidentemente superior fmea: a espcie humana no exceo (ARISTTELES, 1991, p. 13). E na descrio dos poderes, na famlia, diz Quanto ao sexo, diferena indelvel: qualquer que seja a idade da mulher, o homem deve conservar sua superioridade (ARISTTELES, 1991, p. 29). A fora de um homem consiste em se impor, a de uma mulher, em vencer a dificuldade de obedecer (ARISTTELES, 1991, p. 31). Submissas aos homens, aos quais cabia o provimento das necessidades materiais do lar, as mulheres tinham seu espao restrito esfera privada entendida como reino das necessidades e como espao prpoltico, no qual os homens se preparavam e supriam suas necessidades para poderem participar como cidados livres da esfera pblica. Sobre este fato Arendt, assim se posiciona:
O que distinguia a esfera familiar era que nela os homens viviam juntos por serem compelidos por suas necessidades e carncias (...). A comunidade do lar decorria da necessidade: era a necessidade que reinava sobre todas as atividades exercidas no lar (...). A esfera da polis, ao contrrio, era a esfera da liberdade, e se havia uma relao entre essas duas esferas era que a vitria sobre as necessidades da famlia constitua a condio natural para a liberdade na polis. (ARENDT, 1989, p. 40)

Outro exemplo histrico da desvalorizao da mulher e da limitao de seus espaos na esfera privada est na histria vivenciada por Abelardo e Helosa, na Idade Mdia1. Helosa em uma de suas cartas a Abelardo2 se culpabiliza por ter despertado em Abelardo, homem e filsofo, envolvimento em assuntos domsticos, como se uma mulher no pudesse se esposar de um homem dedicado filosofia que naquele contexto do nascimento das universidades tinha relevncia fundamental na consolidao do saber. A afirmao do lugar da mulher, ou de sua condio modelo de famlia institucionalizada, cristaliza-se com a propriedade privada e a
1 Heloza e Abelardo so os protagonistas de um romance que, no podia se consolidar na idade mdia, porque naquele tempo, no era permitido aos filsofos relacionar-se com mulheres e to pouco se apaixonar por elas. Posteriormente ambos se consagraram ao celibato, embora no acreditassem em Deus, e passaram o resto da vida a se comunicar atravs de cartas, onde consagraram um amor platnico, mas impossvel de se consumar naquela poca. 2 Ver ZUMTHOR. P. Correspondncias de Aberlardo e Helosa. So Paulo, Martins Fontes, 1998.

acumulao de bens, momento do qual o homem descobre sua colaborao na gestao do filho e sente a necessidade de que as relaes se tornem monogmicas (embora essa condio at nos dias de hoje delegada mais s mulheres do que aos homens), a fim de que o macho pudesse saber quem seria seu herdeiro. A partir desse perodo, a sociedade passa a se denominar como patriarcado, modelo no qual cabe mulher as incumbncias domsticas, e concomitantemente, ao homem representao da fortaleza emocional e fsica e quem deve apresentar o veredicto final de qualquer deciso a ser tomada. Nesta sociedade patriarcal, alicerada na propriedade privada, a famlia e a superioridade masculina, alm da natureza feminina que possibilita a reproduo, transformaram as mulheres em elementos de explorao e opresso (GRISCI,1994, p 34) As relaes de gnero presentes no patriarcado pressupem que o rgo sexual determina as funes sociais. Dessa forma, a sociedade constri uma identidade social, que construda atravs dos distintos papis que so atribudos a homens e a mulheres. A sociedade delimita com bastante preciso, os campos em que pode operar a mulher, da mesma forma como escolhe os terrenos em que pode atuar o homem. (SAFIOTTI, 1988, p 8) A anlise desse referencial histrico contradita a naturalizao das diferenas entre os sexos. possvel afirmar que os papis designados homens, ou mulheres, no so atribuies naturais ou biolgicas, mas sim construdos de acordo com as necessidades scio-econmicas de cada sociedade. Isso pode ser comprovado atravs de relatos de uma sociedade matriarcal, anterior origem da propriedade privada, na qual mulher detinha o poder, dominava as relaes, sendo o homem submisso ela, uma vez que se acreditava que esta (a mulher) era a nica detentora dos meios de reproduo, e por este motivo se acreditava que possusse algum poder divino e sagrado, merecendo o respeito do homem. Para Grisci, 1993, p. 33).
Nas civilizaes mais antigas, embora no seja uma idia unnime entre antroplogos e historiadores, a sociedade era matriarcal. Caracterizava-se como um sistema organizado e dirigido por mulheres, na qual a maternidade, considerada um dom da natureza, imbua-as de poder.

Diante disso, Heller (1970) afirma que, na relao entre causalidade e teleologia, a partir da qual se tece a histria humana, as mulheres sujeitos histricos, manifestam a luta pela mudana de determinismos a enclausuram na esfera privada e numa relao de subservincia em relao aos homens; momentos em que se afirmam como sujeitos histricos na luta por direitos humanos. A luta das mulheres, sobretudo por nascer e consubstanciar-se em meio a determinismos econmicos que insistem afirmarem-se como naturais, afirma-se como diria e difcil. Conquistar seu lugar numa

sociedade que possui uma forte resistncia quanto a novos conceitos de gnero tem sido uma tarefa muito difcil e de garra.
Ningum sofre uma opresso to prolongada ao longo da histria como a mulher. Mutiladas em pases da frica com a supresso do clitris, censuradas em pases islmicos onde so proibidas de exibir o rosto, subjugadas como escravas e prostitutas em regies da sia, deploradas como filha nica por famlias chinesas, so as mulheres que carregam o maior peso da pobreza que atinge, hoje, 4 dos 6 bilhes de habitantes da Terra. (CHRISTO, 2001)

Mulheres que protagonizam causas femininas e que comparecem na cena pblica para reivindicar sobre questes que lhes dizem respeito e para colocar em pauta a necessria discusso de gnero, possibilitaram muitos avanos nesse sentido. Um grande avano , sem dvida, a construo e afirmao do prprio conceito de gnero. A partir do momento em que o conceito de gnero passa a ser constatado, possvel verificar com maior clareza as discriminaes relativas a gnero, que, at ento eram vistas com naturalidade para a maior parte das sociedades e, atravs dessa naturalizao, cada sociedade emprega seus conceitos de comportamentos considerados adequados mulheres. Na maior parte delas, a mulher deve apresentar caractersticas como sensibilidade, protetora da prole e do lar, procriadora dentre outras que revelam o sexo frgil. Ao contrrio, aos homens so exigidas caractersticas como a de responsvel por solucionar problemas, provedor do lar e o insensvel. No permitido que o homem revele suas emoes ou que demonstre qualquer tipo de sensibilidade.
O homem ser considerado macho na medida em que for capaz de disfarar, inibir, sufocar, seus sentimentos. A educao de um verdadeiro macho inclui necessariamente a famosa ordem: Homem (com H maisculo) no chora. (SAFIOTTI, 1988, p. 25)

A partir do conceito de gnero, possvel entender como essas atribuies de caractersticas diferenciadas, colocam as mulheres em posio de desigualdade em relao ao homem, uma vez que, essas atribuies esto associadas afirmao do poder dos homens sobre as mulheres, fato que, pode ser observado concretamente na Histria, com a atribuio do gerenciamento da esfera pblica sendo delegada aos homens. Vejamos o que diz Aristteles (1994) a este respeito, na Grcia antiga:
a temperana e a justia diferem at entre pessoas livres, das quais uma superior e a outra inferior, por exemplo, entre o homem e a mulher. A coragem de um homem se aproximaria da pusilanimidade se fosse apenas igual de uma mulher, e a mulher passaria por atrevida se no fosse mais

reservada do que um homem em suas palavras (ARISTTELES, 1991, p. 44)

Saffioti (1988, p.10), afirma que, a atribuio de caractersticas especficas e diferenciadas homens e mulheres, so determinadas pelos diversos tipos de culturas e impostas por cada sociedade de forma especifica, e naturalizadas tanto por homens quanto por mulheres, tornam o ser homem ou ser mulher diferente em cada sociedade. Portanto, atravs dessa reflexo que possvel compreender a clssica frase de Simone de Beauvoir em O segundo sexo: ningum nasce mulher; torna-se mulher, ou seja, o corpo determinante nas relaes sociais, porm no capaz de definir algum enquanto homem, ou enquanto mulher. Ter cincia deste fato, uma conquista possvel com os estudos de gnero, pe a necessria luta na construo do prprio conceito de gnero que figura como um dos aspectos fundantes no protagonismo das mulheres na luta pela concretizao de seus direitos humanos e de cidadania. 2. Aspectos do movimento feminista na luta em defesa dos direitos da mulher: conquistas legais Para Telles (1997) a reflexo sobre os direitos no deve pautar-se nas suas ausncias e, muito menos, plasmar-se sobre polticas assistencialistas compensatrias que despotencializam a vitalidade dos sujeitos sociais na luta por seus direitos. Deve, ao contrrio, torn-los visveis da cena pblica, tal como fazem os movimentos sociais, no bojo dos quais os sujeitos sociais comparecem esfera pblica e instauram o dissenso, chamando ateno para questes que lhes dizem respeito. Estes movimentos so, portanto, interpretados como uma das possibilidades de defesa e ampliao de direitos. Dentre estes movimentos sociais, destaca-se, neste artigo, o das mulheres que, h sculos so desvalorizadas por serem do sexo feminino. A luta das mulheres est na libertao das amarras de um senso moral construdo pela cultura machista3, cristalizada durante sculos. No apenas pela igualdade econmica e poltica que as mulheres conquistam seu espao; mas so, tambm, na construo de uma sociedade livre de relaes preconceituosas e discriminaes. Trata-se de uma luta pela liberdade, para alm da equiparao de direitos, e pelo respeito alteridade.
Emancipar-se equiparar-se ao homem em direitos jurdicos, polticos e econmicos. Corresponde busca de igualdade. Libertar-se querer ir mais adiante, marcar a diferena, realar as condies que regem a alteridade
3 Na cultura machista, a mulher considerada inferior ao homem, que, atribui a figura masculina maior capacidade e reconhecimento social Colocando a mulher em posio desigual, pressup.

nas relaes de gnero, de modo a afirmar a mulher como indivduo autnomo, independente, dotado de plenitude humana e to sujeito frente ao homem quanto o homem frente mulher.(CHRISTO, 2001)

Neste protagonismo pela luta da liberdade, destaca-se o movimento feminista que, tem como marcos iniciais no final da dcada de 60, onde eclodiam grandes discusses da temtica nos EUA e na Europa. Um grande marco histrico do movimento feminista,foi o protesto que ficou conhecido como a queima os sutis, do qual as mulheres ativistas do movimento Wolmans Liberation Moviment dos EUA, pretendiam colocar fogo em objetos como sutis, maquiagens, espartilhos e outros que impunham a induo de uma ditadura da beleza, durante o concurso de Miss American. Entretanto, tal queima dos sutis no ocorreu literalmente, pois o local do concurso no tratava-se de um espao pblico, impedindo que o ato fosse consumado. Porm, com a ajuda da mdia, a atitude dessas mulheres teve uma repercusso a nvel mundial, que, trouxe consigo uma grande reflexo da questo de gnero, representando uma grande influncia pelo mundo, onde este ato simbolizava uma abertura da liberdade feminina. (CAVALCANTI,2008) No Brasil, segundo Goldenberg (GOLDENBERG,2001), o movimento feminista apresenta traos peculiares de vital importncia que, podem ser explicados pela formao histrica e a dependncia por blocos hegemnicos da qual esse pas foi subordinado desde a colonizao. Para esta autora, os colonizadores trouxeram consigo, o modelo patriarcal de famlia e a Igreja Catlica como fora poltica e instrumento de controle social, tendo como resultado, o patriarcalismo e conservadorismo da sociedade brasileira. Durante a dcada de 60, surgiram as primeiras organizaes femininas a se organizar no Brasil, que, ainda mantinham traos conservadores podendo ser observados na maior parte dos primeiros estatutos que defendiam apenas o espao no mercado de trabalho e a igualdade entre os sexos, repudiando a discusso a respeito da liberdade sexual, num contexto histrico em que se primava pela ordem pblica. No contexto scio-poltico que se instaura com o golpe de 64, registra-se um perodo em que criou uma barreira significativa na causa das mulheres, que se exprimia como dos movimentos sociais reprimidos pela ditadura. Registra-se, contudo, o protagonismo de grupos de mulheres em resistncia ditadura atravs de passeatas, manifestaes pblicas, organizaes clandestinas. Essa conjuntura poltica possibilitava que muitas mulheres refletissem melhor sua postura social. Em 1972, surgia em So Paulo o primeiro grupo organizado de feministas ps-Beauvoir sendo dirigido por Clia Sampaio, Walnice

Nogueira Galvo, Betty Mindlin, Maria Malta Campos, Maria Oscila Silva Dias e, mais tarde, Marta Suplicy (CHRISTO, 2001). Esse perodo representa um marco de uma nova era para o movimento feminista no Brasil. Segundo GOLDENBERG (2001)
Os anos 70 marcaram uma reviravolta no movimento feminista, que passou a colocar como um dos eixos da sua luta a questo da relao homem-mulher e a necessidade de reformulao dos padres sexuais vigentes.

A partir de ento, ocorreram diversos fruns de discusses em mbito internacional, que, viabilizaram uma maior abertura do tema e seus processos de redemocratizao. Nesta perspectiva, a partir 1975, registra-se um salto de qualidade: a reflexo a partir das categorias gneros. Porm, somente dez anos depois, que a Comisso de direitos Humanos da ONU (Organizao das Naes Unidas) na Reunio de Viena em 1993, exigiu que fossem inclusas medidas para coibir a violncia de gnero. Registram-se alguns avanos na consolidao dos direitos das mulheres. At ento, cdigo civil de 1830 previa que o assassinato de mulheres adlteras, era legtimo no havendo punio alguma para o cnjuge. O mesmo no ocorria para os homens que traiam suas mulheres. A legislao de 1916 alterou essa disposio, considerando o adultrio como razo de desquite, medida implantada para proteger as famlias das crises, as quais atribudas, sobretudo, a novas configuraes das mulheres no mercado de trabalho. Para Blay (2003)
Naquela poca, como hoje, afirmava-se que o trabalho feminino fora de casa provocava a desagregao da famlia. Da o Estado ter includo no Cdigo Civil (1916), para proteger a famlia (mesmo a pobre), que a mulher deveria ter autorizao do marido para poder trabalhar.

A constituio federal de 1969, ainda apresentava caracteres de uma sociedade machista e excludente onde, por exemplo, era dever da mulher, inscrito por lei, prestar servios sexuais para seu companheiro sempre que ele solicitasse. Com a Constituio de 1988, algumas conquistas foram alcanadas no mbito feminino atravs da formalizao da equidade de gnero prevista em lei, que nos termos da constituio dispe homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes. A partir de ento a mulher passa a ser igual ao homem perante a lei, o que no se mostra to eficaz na prtica. A criao da Secretaria Especial de Polticas pra Mulheres (SPM) possibilitou um avano muito grande para a luta feminista, onde o Brasil, at

ento, ocupava a 51 posio dentre 56 pases pesquisados no Frum Econmico de Davos, sobre pases que aplicam poltica pblica de equidade de gnero. Em 2006 foi sancionada a lei Maria da Penha, sendo mais uma conquista de grande relevncia, em um pas onde, segundo uma pesquisa realizada pela Fundao Perseu Abramo em 2001, 43% das mulheres j sofreram ou sofrem algum tipo de violncia. A criao da Lei Maria da Penha (11.240/06), possibilitou o esclarecimento perante a definio do que seria violncia. At ento, entendia-se por violncia, apenas agresses que deixassem marcas visveis como hematomas ou feridas. Nesta Lei discorre sobre as diversas formas da violncia: carter fsico, psicolgico, sexual, moral ou patrimonial. , portanto, uma lei na qual a compreenso da violncia refere-se a tudo aquilo que fere a integridade da pessoa. O movimento de mulheres, exerceram papel fundamental nas conquistas histricas como no mbito nacional em que, ocorreu o reconhecimento de igualdade entre homens e mulheres que, se torna obrigatrio a partir da constituio de 1988 e mais atualmente a Lei Maria da Penha, e no internacional, a implantao do dia internacional da mulher que rememora a importncia do movimento feminista, alm de colocar na agenda pblica a necessria ateno s polticas de gnero. Cabe, enfim, considerar que as polticas de gnero no ultrapassam os movimentos sociais, ao contrrio mostram a importncia da atuao desse movimento no que, tange ao protagonismo dos sujeitos sociais. Apesar das grandes conquistas femininas no ltimo sculo, sobretudo estas legais que apresentamos, ainda h muito que fazer para que se finde o quadro de submisso feminina. fundamental que o Estado invista cada vez mais nas Polticas Pblicas voltadas para mulheres, e que o protagonismo do movimento feminista amplie a presena das mulheres na cena pblica na luta pela garantia de direitos conquistados e ampliao de novos direitos. Trata-se, entretanto, de um movimento que no se consolida revelia da construo do conceito de gnero, uma conquista das mulheres, mas sim na consolidao das mulheres enquanto sujeitos sociais e protagonistas de sua histria . Bibliografia ARENDT, H. A condio Humana. Rio de Janeiro, Forense Universitria, 1989, 4. Edio. ARISTTELES. A Poltica. Traduo Roberto Leal Ferreira. So Paulo. Martins Fontes.1991. 1. Edio

BLAY, Eva Alteram. Violncia contra a mulher e polticas pblicas. Scielo Public Health. So Paulo, 2003.V.17 n.49. Disponvel na Internet: (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010340142003000300006). acesso em abril de 2009. CAVALCANTI, E. A Queima dos Sutis- a fogueira que no aconteceu. (http://anos60.wordpress.com/2008/04/07/aqueima-dos-sutias-a-fogueira-que-nao-aconteceu) acesso em setembro de 2009. CHRISTO, Carlos Alberto. Marcas de Baton. Revista Caros Amigos, 2001. Disponvel na internet: (http://pensocris.vilabol.uol.com.br/feminismo.htm) acesso em abril de 2009. HELLER, A. O cotidiano e a histria. Ed. Paz e Terra, 1972. GOLDENBERG, Mirian. Sobre a inveno do casal. Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia. Rio de Janeiro-RJ, 2001.V.1 N 1.(http://www.revispsi.uerj.br/v1n1/sumariov1n1.html) Disponvel na internet: (http://www.revispsi.uerj.br/v1n1/artigos/Artigo%207%20%20V1N1.pdf). Acesso em abril de 2009. GRISCI,Carmem L.I. Ser me, produo dele, reproduo dela. In: CARDOSO, Reolinas S.(Org.) uma mulher ...Petrpolis: Editora Vozes, 1994. MORAES, M. L. Q. O Encontro Marxismo-Feminismo no Brasil. In: RIDENTI, Marcelo; REIS, Daniel A.(Org.) A histria do Marxismo no Brasil. Campinas-SP: Editora UNICAMP, 2007. VENTURINI, Gustavo. Lula sanciona lei de violncia domstica. Fundao Perseu Abramo, 2001. Disponivel na internet: (http://www2.fpa.org.br/conteudo/lula-sanciona-lei-de-violenciadomestica)acesso em maio de 2009. SAFFIOTI, Heleieth. O Poder do Macho. So Paulo:Editora Moderna LTDA, 1988. SANTOS, Juliana Anacleto. Desigualdade Social e o Conceito de Gnero. Disponvel na internet: http://www.virtu.ufjf.br/artigo%203a7.pdf. acesso em maio de 2009. SCHLESENER, Ana Paula. Abelardo e Helosa: Consideraes sobre a situao da mulher na Idade Mdia. Analecta. Guarapuava-PR, 2003. V. 4 no 1. Disponvel na internet:(http://www.unicentro.br/editora/revistas/analecta/v4n1/arti

go%206%20abelardo%20e%20heloisa.pdf)acesso em setembro de 2009. TELLES, V. Direitos Sociais: Afinal de que se trata? USP. So Paulo, 1996. Disponvel na internet:(http://www.fflch.usp.br/ds/veratelles/artigos/1996%20Direi tos%20Sociais.pdf). Acesso em maio de 2010. ZUMTHOR. P. Correspondncias de Aberlardo e Helosa. So Paulo, Martins Fontes, 1998.

10

You might also like