You are on page 1of 20

Interpretao de

300
Textos (FCC/CESPE/ESAF)

Interpretao de

300
Textos (FCC/CESPE/ESAF)

Para adquirir a apostila de Interpretao de 300 textos (FCC/CESPE/ESAF) acesse o site:

www.odiferencialconcursos.com.br

SUMRIO
Apresentao..........................................................................................3 Textos e Questes..................................................................................4 Respostas............................................................................................564 Bibliografia...........................................................................................772

Interpretao de

300
Textos (FCC/CESPE/ESAF)

APRESENTAO
O hbito da leitura fundamental durante a preparao para qualquer concurso pblico. Principalmente no que diz respeito a interpretar textos, pois, alm de outros importantes motivos, os organizadores sabem que interpretao de texto o ponto fraco de muitos candidatos. Portanto, aprimorar a competncia no sentido de analisar minuciosamente um texto requisito bsico para a eficcia dos resultados. Apesar de muitos textos serem extrados de jornais e revistas e mesmo que o candidato esteja habituado a ler esses artigos e reportagens, muitas vezes ele se perde entre as assertivas de cada questo. Isso decorrncia da falta de treino, portanto, fundamental que o candidato faa exerccios de interpretao todos os dias durante o estudo. A apostila de INTERPRETAO DE 300 TEXTOS (ESAF, FCC, CESPE) mais um instrumento colocado disposio do concursando para auxili-lo no alcance de seu objetivo, ou seja, aprovao num concurso pblico. Nunca demais lembrar que a prtica de exerccios que fixa o conhecimento e prepara o candidato para reconhecer as armadilhas preparadas pelas bancas organizadoras dos certames, pois muitas vezes conhecer determinado assunto no suficiente para assimilar a forma como este conhecimento cobrado nas provas. A quantidade de textos e questes juntamente com a qualidade, rapidez no envio e ao compromisso de conduzir o candidato ao sucesso representam todo nosso diferencial.

Wilma G. Freitas

Interpretao de

300
Textos (FCC/CESPE/ESAF)

TEXTO 1
Durante dezenas de milhares de anos, as sociedades baseadas na caa e pesca dependeram do mundo natural ao seu redor para obter alimentos. Hoje em dia, alguns povos indgenas ainda vivem dessa forma e consomem elementos da vida selvagem de uma maneira sustentvel. Seria uma idiotice da parte deles destrurem as florestas e as plancies que lhes proporcionam vveres. Mas, ironicamente, na nossa sociedade avanada, fazemos exatamente isso. No mar, cada vez mais so empregadas tcnicas de pesca indiscriminadas, negligentes e completamente insustentveis. Essas tcnicas destroem os habitats que produzem e reabastecem os recursos. A pesca comercial tem causado danos significativos a ecossistemas martimos em grande parte desconhecidos, exaurido inmeras espcies de peixes, pssaros e mamferos marinhos e condenado muitas outras extino. Com o esgotamento de reservas pesqueiras costeiras no mundo inteiro, como a pesca do bacalhau no nordeste dos Estados Unidos, a indstria da pesca se transferiu para os altos-mares os 64% do oceano que se estendem alm das jurisdies nacionais. Imensas redes de arrasto presas a traineiras indicam a escala colossal do ataque e o dano infligido. Redes instaladas em macios roletes so arrastadas atravs do leito do mar, varrendo tudo em seu percurso, deixando um deserto submarino estril e desolado. Um relatrio da ONU, divulgado h pouco, analisa medidas para proteger os altos-mares e observa que o uso de redes de arrasto de particular preocupao, por danificar ecossistemas vulnerveis. Na preservao, muitas vezes a ao s vem depois que ocorreu a destruio. Nesse caso, a ONU est numa posio privilegiada para atuar antes que danos irreparveis sejam feitos. Com essa deciso, podemos prevenir a extino de incontveis espcies e ecossistemas que somente agora comeam a ser descobertos e que ainda no so compreendidos.

1. A afirmativa correta, de acordo com o texto, : a) Nos Estados Unidos a pesca transferiu-se para o alto-mar para evitar a destruio das reservas costeiras, como a do bacalhau, no mundo todo. b) Hbitos de consumo de alguns povos indgenas levaram destruio de florestas que lhes ofereceriam alimentos, comprometendo sua sobrevivncia. c) A nica maneira de preservar as reservas pesqueiras em todo o mundo interrompendo as atividades de pesca, mesmo as que se desenvolvem de modo sustentvel. 4

Interpretao de

300
Textos (FCC/CESPE/ESAF)

d) A ONU mostra-se preocupada com a preservao do ecossistema marinho atualmente em risco devido a prticas como o uso de redes de arrasto no fundo do mar. e) A pesca comercial, atualmente, tem-se desenvolvido de forma a preservar o ecossistema marinho, apesar de retirar dele grande quantidade de recursos naturais.

2. Mas, ironicamente, na nossa sociedade avanada, fazemos exatamente isso (incio do 2 pargrafo). De acordo com o texto, o segmento grifado acima significa, em outras palavras: a) Estamos destruindo os recursos naturais que nos proporcionam alimentos. b) Dependemos do mundo natural para sobreviver, pois nele encontramos alimento; c) Ficamos mais preocupados com os possveis danos causados ao ambiente marinho. d) Desenvolvemos tcnicas mais seguras de explorao sustentvel do meio ambiente. e) Vivemos hoje em dia como os povos indgenas, que conservam elementos da vida selvagem.

3. O uso das aspas na palavra avanada (incio do 2 pargrafo). a) Indica utilizao de palavras de origem estrangeira no contexto. b) Aponta emprego de gria no contexto redigido em norma culta. c) Assinala reproduo fiel de uma opinio alheia ao contexto. d) Refora o sentido prprio da palavra, referente ao mundo moderno. e) Assinala no contexto o sentido irnico atribudo a ela.

4. ... Analisa medidas para proteger os altos-mares... (inicio do 4 pargrafo) A palavra composta que faz o plural da mesma forma que a grifada acima est tambm grifada na frase: a) Ave ocenica e migradora, o albatroz-de-nariz-amarelo encontrado no litoral do sudeste e do sul do Brasil. b) O leo-marinho uma das vrias espcies ameaadas de extino, por danos provocados a seu habitat. c) O peixe-boi-da-amaznia um mamfero encontrado em rios e lagoas dessa regio brasileira. 5

Interpretao de

300
Textos (FCC/CESPE/ESAF)

d) Andorinha-do mar o nome dado a uma espcie de aves marinhas, conhecida popularmente por trinta ris. e) Temida pelos efeitos de seu ataque, a arraia-de-fogo aparece tanto no Brasil quanto no Paraguai.

5. O verbo flexionado corretamente est grifado na frase: a) Tornou-se necessrio proteger o ecossistema marinho para que no lhe sobrevissem danos irreparveis. b) Policiais de defesa do meio ambiente reteram as redes que seriam usadas pelos pescadores. c) Povos indgenas sempre sobreviveram dos recursos naturais, sem destruio do meio ambiente. d) Autoridades responsveis pela preservao de refgios marinhos receiavam sua explorao comercial predatria. e) Somente um dos pescadores obteu a devida licena para permanecer mais tempo naquele local.

6. H palavras escritas de modo INCORRETO na frase: a) O uso indiscriminado e criminoso de redes de arrasto em alto-mar constitui uma ameaa ambiental preocupante. b) Quilmetros abaixo da superfcie marinha, na ausncia de luz solar, animais retiram energia de orifcios vulcnicos. c) A suspenso provisria de redes de arrasto no mar profundo conta com o respaldo de pases em desenvolvimento. d) necessrio a preveno da ocorrncia de danos irreversveis ao equilbrio ambiental existente no mar profundo. e) Alguns pases querem restrinjir a expano da pesca no fundo do mar, porm essa atividade parece ampliar-se por interesses comerciais.

7. A frase inteiramente clara e correta : a) Com espcies que ainda no est bem conhecida, o extermnio feito em seu ecossistema pelas redes de arrasto da pesca comercial no mar profundo. b) Provoca-se muitos danos no ecossistema do mar profundo, pelas espcies que no se conhece bem ainda, feito com redes de arrasto usadas na pesca comercial. c) As redes de arrasto que se utiliza na pesca comercial do mar profundo, acaba com espcies que ainda nem bem se conhecem,causando danos. 6

Interpretao de

300
Textos (FCC/CESPE/ESAF)

d) A pesca comercial, feita com imensas redes de arrasto, provoca danos colossais ao ecossistema do mar profundo, exterminando espcies ainda nem bem conhecidas. e) Com o extermnio das espcies do mar profundo, que ainda no est bem conhecida, temos a pesca comercial que so feitas com redes de arrasto.

TEXTO 2
A vida humana como valor jurdico
Vivemos sob a gide de uma Constituio que orienta o Estado no sentido da dignidade da pessoa humana, tendo como normas a promoo do bem comum, a garantia da integridade fsica e moral do cidado e a proteo incondicional do direito vida. Essa proteo de tal forma solene que o atentado a essa integridade eleva-se condio de ato de lesa-humanidade: um atentado contra todos os homens. Afirma-se que a Constituio do Brasil protege a vida e que tudo aquilo que soa diferente contrrio ao Direito e por isso no pode realizar-se. Todavia, dizer que a vida depende da proteo da Carta Maior superfetao porque a vida est acima das normas e compe todos os artigos, pargrafos, incisos e alneas de todas as constituintes. A cada dia que passa, a conscincia atual, despertada e aturdida pela insensibilidade e pela indiferena do mudo tecnicista, comea a se reencontrar com a mais lgica de suas normas: a tutela da vida. Essa conscincia de que a vida humana necessita de uma imperiosa proteo vai criando uma srie de regras que se ajustam mais e mais com cada agresso sofrida, no apenas no sentido de se criar dispositivos legais, mas como maneira de estabelecer formas mais fraternas de convivncia. Este, sim, seria o melhor caminho. Tudo isso vai sedimentando a ideia de que a vida de todo ser humano ornada de especial dignidade, o que deve ser colocado de forma clara em defesa da proteo das necessidades e da sobrevivncia de cada um. Esses direitos fundamentais e irrecusveis da pessoa humana devem ser definidos por um conjunto de normas que possibilitem que cada um tenha condies de desenvolver suas aptides e suas possibilidades. 1. Considerando as ideias e a estrutura do texto acima, julgue os itens de 1 a 5.

Interpretao de

300
Textos (FCC/CESPE/ESAF)

1. O texto defende que a sociedade brasileira, apesar de vtima da violncia do contexto tecnolgico atual, tem por valor superafetado a proteo do direito vida, garantido constitucionalmente. 2. Entre os pilares que sustentam a Carta Magna brasileira a dignidade da pessoa, o respeito ao cidado, a garantia da sua integridade, o fortalecimento do bem comum e o resguardo do direito vida , sobreleva-se este ltimo, pela qualidade de incondicional. 3. redundante afirmar que a Constituio do Brasil d especial nfase defesa existncia no pas, uma vez que a vida sobreleva-se a constituies sociais e est pressuposta em vrios dispositivos legais. 4. O texto argumenta que universal e incontestvel a conscincia de que urge o estabelecimento de formas mais fraternas de convivncia no mundo atual. 5. O texto estrutura-se de forma dissertativa, com lxico predominantemente denotativo, apesar de haver palavras empregadas em sentido conotativo, a exemplo de soa e ornada.

TEXTO 3
BUROCRATAS CEGOS
A deciso, na sexta-feira, da juza Adriana Barreto de Carvalho Rizzoto, da 7 Vara Federal do Rio, determinando que a Light e a Cerj tambm paguem bnus aos consumidores de energia que reduziram o consumo entre 100 kWh e 200 kWh fez justia. A liminar vale para todos os brasileiros. Quando o Governo se lanou nessa difcil tarefa do racionamento, no contou com tamanha solidariedade dos consumidores. Por isso, deixou essa questo dos bnus em suspenso. Preocupada com os recursos que o Governo federal ter que desembolsar com os prmios, a Cmara de Gesto da Crise de Energia tem evitado encarar essa questo, muito embora o prprio presidente da Repblica, Fernando Henrique Cardoso, j tenha dito que o bnus ser pago. Decididamente, os consumidores no precisavam ter lanado mo da Justia para poder ter a garantia desse direito. Infelizmente, o permanente desrespeito ao contribuinte ainda faz parte da cultura dos burocratas brasileiros. Esto constantemente preocupados em preservar a mquina do Estado. Jamais pensam na sociedade e nos cidados. Agem como se logo

Interpretao de

300
Textos (FCC/CESPE/ESAF)

mais na frente no precisassem da populao para vencer as barreiras de mais essa crise.
(Editorial de O Dia, 19/08/01)

1. De acordo com o texto: a) A juza expediu a liminar porque as companhias de energia eltrica se negaram a pagar os bnus aos consumidores. b) A liminar fez justia a todos os tipos de consumidores. c) A Light e a Cerj ficaro desobrigadas de pagar os bnus se o governo fizer a sua parte. d) O excepcional retorno dado pelos consumidores de energia tomou de surpresa o Governo. e) O Governo pagar os bnus, desde que as companhias de energia eltrica tambm o faam.

2. S no se depreende do texto que: a) os burocratas brasileiros desrespeitam sistematicamente o contribuinte. b) o governo no se preparou para o pagamento dos bnus. c) o chefe do executivo federal garante que os consumidores recebero o pagamento dos bnus. d) a Cmara de Gesto est preocupada com os gastos que ter o Governo com o pagamento dos bnus. e) a nica forma de os consumidores receberem o pagamento dos bnus apelando para a Justia.

3. De acordo com o texto, a burocracia brasileira: a) Vem ultimamente desrespeitando o contribuinte. b) Sempre desrespeita o contribuinte. c) Jamais desrespeitou o contribuinte. d) Vai continuar desrespeitando o contribuinte e) Deixar de desrespeitar o contribuinte.

4. A palavra que justifica a resposta ao item anterior : a) Infelizmente b) Constantemente c) Cultura d) Jamais e) Permanente

Interpretao de

300
Textos (FCC/CESPE/ESAF)

5. Os burocratas brasileiros: a) ignoram o passado. b) No valorizam o presente. c) Subestimam o passado. d) No pensam no futuro. e) Superestimam o futuro.

6. Pode-se afirmar, com base nas ideias do texto: a) A Cmara de Gesto defende os interesses da Light e da Cerj. b) O presidente da Repblica espera poder pagar os bnus aos consumidores. c) Receber o pagamento dos bnus um direito do contribuinte, desde que tenha reduzido o consumo satisfatoriamente. d) Os contribuintes no deveriam ter recorrido Justia, porque a Cmara de Gesto garantiu o pagamento dos bnus. e) A atuao dos burocratas brasileiros deixou a Cmara de Gesto preocupada.

TEXTO 4
Policiais paulistanos Sempre fui f de romances policiais. Conheo pessoas para quem a leitura s pode ser sria, para quebrar a cabea. Penso o contrrio. Um bom livro tambm ajuda a relaxar. At agora fs de mistrios como eu eram obrigados a deglutir penhascos ingleses ou correrias por Los Angeles e Nova York. H algum tempo surgiu uma safra de romances policiais cujo cenrio So Paulo, com seus bairros e tipos humanos. O ltimo Morte nos Bzios, de Reginaldo Prandi. No nego. Conheo o Reginaldo h uns... puxa, trinta anos! ( nessas horas que vejo como o tempo passa.) Para mim, sempre foi o tipo acabado do intelectual. Professor titular de sociologia da USP, passou anos estudando as religies afro-brasileiras. Fez teses. H uns meses, encontrei-me com ele em um evento literrio. Vou lanar um policial! contou-me. Estranhei. Intelectuais em geral no confessam sequer que leem histrias de detetives. Quanto mais escrever! Assim que saiu, enviou para minha casa. No nego, sou exigente. Adolescente, j era f de Sherlock Holmes. Mas adorei Morte nos Bzios. Reginaldo misturou seus conhecimentos sobre as religies afras com a imaginao. Os crimes acontecem a partir das previses de uma me-de-santo da Freguesia do . 10

Interpretao de

300
Textos (FCC/CESPE/ESAF)

Aos poucos, o delegado Tiago Paixo comea a descobrir suspeitos entre os frequentadores do terreiro.
.

1. Assinale a alternativa correta quanto concordncia verbal. a) H algum tempo surgiu vrios romances policiais cujo cenrio So Paulo. b) J fazem uns trinta anos que conheo o Reginaldo! c) nessas horas que vejo com que rapidez passa os dias. d) At agora, obrigavam-se fs de mistrios a deglutir penhascos ingleses. e) Conheo pessoas para quem a leitura tm de ser sria.

2. Quanto ao emprego de pronome, segundo a norma culta, a frase ... encontrei-me com ele em um evento literrio. pode ser reescrita da seguinte forma: a) ...encontrei-no em um evento literrio. b) ...encontrei ele em um evento literrio. c) ...encontrei-o em um evento literrio. d) ...encontrei-lhe em um evento literrio. e) ...encontrei-lo em um evento literrio.

3. Assinale a alternativa em que o termo em destaque tem a mesma funo sinttica que a expresso destacada na frase: - Vou lanar UM POLICIAL! a) Penso o contrrio. b) ... contou-me. c) Sempre fui f de romances policiais. d) ... surgiu uma safra de romances policiais. e) Um bom livro tambm ajuda a relaxar.

4. Articulando as duas oraes do perodo No nego, sou exigente. obtm-se, sem perda do significado: a) No nego, mas sou exigente. b) No nego que sou exigente. c) No nego em que sou exigente. d) No nego de que sou exigente. e) No nego qual sou exigente.

5. Analise os perodos. 11

Interpretao de

300
Textos (FCC/CESPE/ESAF)

I. II.

nessas horas que vejo como o tempo passa. Assim que saiu, enviou para minha casa.

A orao destacada em I exerce funo sinttica de_________ ; a destacada em II expressa circunstncia de _________. Os espaos devem ser preenchidos, respectivamente, com a) b) c) d) e) sujeito ... consequncia complemento nominal ... conformidade aposto ... causa predicativo ... condio objeto direto ... tempo

6. Analise as afirmaes. I. O substantivo f tem o mesmo emprego que o substantivo vtima na forma masculina e na feminina. II. Est correta, quanto grafia, a frase: Um bom livro tambm ajuda a relaxar, mas se fosse um mal livro, isso no aconteceria. O plural de me-de-santo mes-de-santo.

III.

Est correto o que se afirma apenas em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.

7. Intelectuais em geral no confessam sequer que leem histrias de detetives. Quanto mais escrever! Assinale a alternativa em que a frase, reescrita numa linguagem formal, mantm os sentidos propostos no texto. a) Intelectuais em geral no confessam sequer que leem histrias de detetives, tanto que no lhes escrevem. b) Intelectuais em geral no confessam sequer que leem histrias de detetives, mas que no as escrevem. c) Intelectuais em geral no confessam sequer que leem histrias de detetives, embora que no lhes escrevem. d) Intelectuais em geral no confessam sequer que leem histrias de detetives, porque no as escrevem.

12

Interpretao de

300
Textos (FCC/CESPE/ESAF)

e) Intelectuais em geral no confessam sequer que leem histrias de detetives, muito menos que as escrevem.

8. ... passou anos estudando as religies afro-brasileiras. Os termos que fazem o plural da mesma forma que religio (religies) so a) capito e mamo. b) cirurgio e negao. c) limo e po. d) mo e po. e) mamo e cidado.

9. Assinale a frase correta quanto ao uso do sinal indicativo da crase. a) Reginaldo associou seus conhecimentos sobre as religies afras imaginao. b) To logo o livro foi publicado, chegou mim. c) Pouco pouco, o delegado Tiago Paixo descobriu suspeitos entre os frequentadores do terreiro. d) No acreditei que Reginaldo se dedicasse um livro policial. e) vida passa rpido, j conheo Reginaldo h uns trinta anos.

10. Assinale a alternativa correta quanto regncia verbal. a) No sabia que Reginaldo aspirava por uma carreira de escritor de policiais. b) Ansiava a ler logo o policial de Reginaldo. c) Pensei que Reginaldo preferisse mais temas acadmicos do que histrias de detetive. d) No residimos a lugares do exterior para que os policiais os tenham como ambiente. e) Assistia ao delegado Tiago Paixo o direito de investigar os frequentadores suspeitos do terreiro.

TEXTO 5

A binica, cincia pouco conhecida, pesquisa as caracterstica dos organismos vivos para reproduzi-las nas formas e mecanismos de novos produtos. Os exemplos de sua aplicao esto por toda parte: da engenharia 13

Interpretao de

300
Textos (FCC/CESPE/ESAF)

medicina, passando pela rea militar, de tecnologia e de materiais. s reparar bem para identific-los. Foi no campo militar, na dcada de 1960, que a binica nasceu oficialmente, com o termo criado pelo major norte-americano J. E. Steele. Uma das aplicaes mais conhecidas da binica na rea militar a camuflagem. A inspirao veio da capacidade que alguns animais tm de se misturar natureza, como o camaleo. A tcnica foi usada pela primeira vez na Primeira Guerra Mundial, quando navios norte-americanos e britnicos foram pintados com listras semelhantes s das zebras, o que dificultava sua visualizao pelo inimigo. A arquitetura e o design esto entre os principais campos de aplicao da binica. Um dos exemplos mais conhecidos so as nadadeiras modernas aquelas que possuem uma abertura no meio. O formato do rabo das baleias inspirou o projeto, que facilita a passagem da gua, reduzindo o esforo do mergulhador. Qual a ligao entre a vitria-rgia e a arquitetura? A resposta uma obra revolucionria, o Palcio de Cristal, construdo na Inglaterra, em l85l, para hospedar a Primeira Exposio Universal de Londres na qual mais de 30 pases reuniram representantes de suas indstrias para apresentar as ltimas inovaes tecnolgicas. O prdio, construdo em ferro e vidro, foi idealizado pelo arquiteto e jardineiro ingls Joseph Paxton. Ele descobriu que a fora da vitria-rgia, que suporta o peso de uma criana, estava nas nervuras centrais de suas folhas, interligadas em forma de cruz, e usou o mesmo princpio para construir o Palcio de Cristal. O projeto causou polmica entre os engenheiros da poca, que no acreditavam que o edifcio fosse suportar o peso de milhares de pessoas. Prova de que estavam errados que o prdio no s sobreviveu aos 6 milhes de visitantes que participaram da exposio, como permaneceu intacto por mais de 80 anos. No final de 1936, foi destrudo por um incndio.

1. A informao que encerra o texto: a) Contraria o que havia sido afirmado, dando razo aos que criticaram a segurana da obra. b) Confirma as informaes a respeito do projeto do palcio, destrudo por um fator inesperado. c) Comprova o fato de que projetos de engenharia s devem basear-se em estruturas slidas e confiveis. d) D razo aos engenheiros da poca, porque o prdio era inadequado ao grande nmero de visitantes. e) Responde questo colocada no incio do pargrafo, de que no possvel unir planta e arquitetura.

2. A Primeira Guerra Mundial citada, no texto.

14

Interpretao de

300
Textos (FCC/CESPE/ESAF)

a) Como exemplo de desrespeito e maus tratos a animais em situao de conflito armado. b) Para indicar o mau uso que pode ser feito de uma proposta cientfica, que buscar o progresso e a paz. c) Para registrar a necessidade de um controle das atividades cientficas que envolvem animais e seus hbitos. d) Para situar o uso de uma caracterstica animal como elemento auxiliar de segurana nas aes militares. e) Como uma crtica inovao ttica do disfarce, no apenas de soldados, mas tambm de equipamentos.

3. aquelas que possuem uma abertura no meio . (3 linha do 3 pargrafo). A frase colocada aps o travesso acrescenta ao contexto a noo de: a) Proporcionalidade. b) Finalidade. c) Explicao. d) Condio. e) Concluso.

4. ... para reproduzi-las nas formas e mecanismo de novos produtos . (1 pargrafo). A forma de pronome grifada na frase acima substitui, no texto: a) As caractersticas dos organismos vivos. b) As cincias pouco conhecidas. c) As formas e mecanismos de novos produtos. d) Novas vidas em inmeras reas. e) Novas tecnologias e novos produtos.

5. O prdio no s sobreviveu aos 6 milhes de visitantes que participaram da exposio, como permaneceu intacto por mais de 80 anos. (final do texto). O trecho acima est reescrito de outra maneira, mas conservando o sentido original do texto, em: a) O prdio no sobreviveu exposio, e continuou fechado por mais 80 anos. b) O prdio permaneceu aberto para os visitantes da exposio, ainda durante mais 80 anos. c) As condies do prdio previam somente os visitantes da exposio, mas ficou aberto por mais de 80 anos. 15

Interpretao de

300
Textos (FCC/CESPE/ESAF)

d) Os visitantes que participaram da exposio mantiveram o prdio intacto por 80 anos. e) O prdio suportou o peso dos milhes de visitantes e continuou em perfeitas condies por mais de 80 anos.

TEXTO 6
A carteira de crdito do Banco do Brasil destinada ao agronegcio atingiu R$ 35,7 bilhes em 2005 crescimento de 18,9% em relao ao ano anterior. _1_ mostra que o banco manteve a parceria com o setor atingido no ano passado pela perda de produo _2_ longos perodos de seca, _3_ baixa cotao no preo das commodites (produtos agropecurios e minrios cotados internacionalmente, como soja e suco de laranja) e pela valorizao do real _4_ dlar. O banco ainda prorrogou dvidas do setor no valor de R$ 2,7 bilhes. Para os agricultores familiares o BB liberou R$ 4,3 bilhes ano passado pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). _5_ programa do governo federal financia o custeio e o investimento de atividades produtivas de pequenos agricultores em todo o pas. 1. Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto acima: 1 2 3 4 5 Esse incremento em decorrncia de pela em relao ao Esse Essa ampliao por causa de frente o Tal Tal aumento em conseqncia de na diante do Cujo Esse crescimento j que houve da em frente o Um Tal incremento uma vez que houve de diante o O

a) b) c) d) e)

16

Interpretao de

300
Textos (FCC/CESPE/ESAF)

RESPOSTAS

TEXTO 1
Fonte:
Agente de Protocolo e Tramitao- TCU PB/2006 FCC

Respostas: 1. D 2. A 3. E 4. B 5. C 6. E 7. D

TEXTO 2
Fonte:
Agente da Polcia Federal DPF/DGP UnB CESPE

Respostas: 1. E-C-E-E-C

TEXTO 3
Respostas: 1. D
Comentrio: A letra a pode parecer a resposta, mas contm um erro: as companhias de energia eltrica no se negaram a pagar os bnus. Segundo o texto, ... os consumidores no precisavam ter lanado 17

Interpretao de

300
Textos (FCC/CESPE/ESAF)

mo da Justia para poder ter a garantia desse direito , ou seja, as pessoas ficaram com medo de no receber, por isso apelaram; mas o texto no diz que as companhias se negaram a fazer o pagamento. A letra b extremamente sutil e capciosa; no se trata de todos os tipos de consumidores, mas apenas dos consumidores de energia eltrica. As letras c e e no tem nenhum respaldo no texto. O gabarito s pode ser a letra d . Veja o que o texto diz a respeito do governo: ... no contou com tamanha solidariedade dos consumidores.

2. E
Comentrio: A resposta desta questo est expressa no seguinte trecho:Decididamente, os consumidores no precisavam ter lanado mo da justia para poder ter a garantia desse direito., ou seja, os bnus seriam pagos de qualquer forma, mesmo porque o prprio presidente da Repblica garantiu isso.

3. B
Comentrio: A palavra-chave para responder a essa questo permanente, na linha 15. Permanente algo que sempre ocorre.

4. E
Comentrio: Ver comentrio da questo anterior

5. D
Comentrio: A resposta aparece, clara, no trecho: Agem como se logo mais na frente no precisassem da populao... ; esse logo mais na frente refere-se a um futuro prximo.Eles no esto preocupados com o que vir, pensam apenas no presente.

6. C
Comentrio: A Cmara de Gesto defende os interesses do governo, no das companhias de energia. O presidente no espera pagar, como afirma a opo b: o bnus, segundo ele, ser pago. A letra d tambm est errada, porque no foi a Cmara de Gesto que garantiu o pagamento dos bnus,mas o presidente da Repblica. A letra e no encontra nenhum apoio no texto. A resposta a letra c. Basta reunir duas coisas: a reduo do consumo de energia (1 pargrafo) e o trecho: ... para poder ter a garantia desse direito .

TEXTO 4
Fonte
VUNESP-TJSP/Escrevente Tcnico Judicirio

Resposta:
18

Interpretao de

300
Textos (FCC/CESPE/ESAF)

1. 2. 3. 4. 5.

D C A B E

6. C 7. E 8. B 9. A 10. E

TEXTO 5
Fonte
TEC. JUD. TRE. AM. FCC.

Resposta:
1. 2. 3. 4. 5. B D C A E

TEXTO 6
Fonte:
ESAF MP/ENAP/SPU Comum a todos os Cargos.

Resposta: 1. A

19

Interpretao de

300
Textos (FCC/CESPE/ESAF)

BIBLIOGRAFIA

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramtica Portuguesa. 37.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 1999. INFANTE, Ulisses. Curso de Gramtica Aplicada aos Textos. So Paulo. Editora Scipione, 2003. RODRIGUES, Vera Cristina. Dicionrio Houaiss Verbos . 1 Ed. Rio de Janeiro. Editora Objetiva. 2003. CUNHA, Celso. Nova Gramtica do Portugus Contemporneo. 3 Ed. Rio de Janeiro. Editora Nova Fronteira. 2001. HOUAISS. Antonio e VILLAR, Mauro de Sales. Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro. Objetiva, 2001.

ATENO: O envio dessa apostila somente via e-mail

20

You might also like