You are on page 1of 15

FRONTEIRAS ENTRE DUAS ESFERAS DAS ATIVIDADES SOCIAIS: A EDUCAO E O TRABALHO

A N S
A sociologia no um discurso, no uma retrica, no um ensasmo: um trabalho de pesquisa, de comprometimento com a realidade. (Florestan Fernandes, 1960)

RESUMO: Como construir anlises de determinadas dimenses da realidade social que so tratadas, geralmente, de maneira separada, ora pela sociologia da educao, ora pela sociologia do trabalho? Para responder a esta questo a obra de Lucie Tanguy examinada. Ao propor a anlise crtica sobre um campo de conhecimento que objeto de debate e de discursos programticos, possvel relevar as tenses nas quais a educao prossional objeto. De forma geral, a educao prossional, seja aquela destinada formao de operrios, seja aquela destinada formao de tcnicos, desconhecida dos socilogos que estudam a educao escolar. A anlise permite romper com certos mitos sobre a formao prossional, entre os quais aqueles que representam a educao como instrumento de reproduo social. Palavras-chave: Lucie Tanguy. Sociologia. Educao e trabalho. Sociologia da educao. Sociologia do trabalho.

T :
ABSTRACT: How can we draw up analysis of certain social reality dimensions which are generally treated, separately, either by the sociology of education and by the labor sociology? To answer this question, the work by Lucie Tanguy is examined. By proposing a critical analysis of a eld of knowledge which is the object of debates and action plan speeches it is possible to overlook the tensions in which the professional education is the object. In general, professional education, either the one targeted to the formation of blue collar workers or the one targeted to the formation of technicians, is not known by

Doutora em Educao e professora da Faculdade de Educao da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). E-mail: anerisouza@uol.com.br

Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 81-95, jan.-mar. 2012


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

81

Fronteiras entre duas esferas das atividades sociais: a educao e o trabalho

the sociologists who study school education. The analysis allows us to break down certain myths about professional formation, among them the ones that refer to education as an instrument of social reproduction. Key words: Lucie Tanguy. Sociology. Education and work. Sociology of education. Labor sociology.

F :
RSUM: Comment construire les analyses de certaines dimensions de la ralit sociale qui sont traites, gnralement, de manire spare, soit par la sociologie de lducation, soit par la sociologie du travail? Pour rpondre cee question loeuvre de Lucie Tanguy est examine. La proposition dune analyse critique sur un champ de connaissance, qui est lobjet de dbats et de discours programmatiques, permet de relever les tensions lies lducation professionnelle. Souvent, lducation professionnelle, aussi bien celle destine la formation douvriers, que celle destine la formation de techniciens, est mconnue par les sociologues qui tudient lducation scolaire. Lanalyse permet de briser certains mythes sur la formation professionnelle, dont ceux qui reprsentent lducation comme instrument de reproduction sociale. Mots-cls: Lucie Tanguy. Sociologie. ducation et travail. Sociologie de lducation. Sociologie du travail.

Introduo

ste texto, ao analisar as relaes entre educao e trabalho, interroga sobre a contribuio de Lucie Tanguy no s para a formao de socilogos, como tambm para a singularidade de seu percurso na Sociologia que tem como objeto de estudos e pesquisas a educao e o trabalho. A sociologia de Lucie Tanguy encontra-se com Florestan Fernandes na recusa, de ambos, de que h sociologias especiais.
Como acontece com qualquer cincia, os mtodos sociolgicos podem ser aplicados investigao e explicao de qualquer fenmeno social particular sem que, por isso, se deva admitir a existncia de uma disciplina especial, com objeto e problemas prprios! Essa tendncia teve razo de ser no passado, enquanto pairavam dvidas sobre as questes essenciais, relativas ao objeto da Sociologia, natureza da explicao sociolgica e s tcnicas de investigao, recomendveis no estudo sociolgico dos fenmenos sociais. (Fernandes, 1960, p. 29-30)

As formas e modos de apresentao da Sociologia decomposta por domnios de especializao so recursos mais heursticos que cientcos. H uma originalidade sociolgica quanto ao mtodo e teorias que a diferenciam de outros campos de conhecimento cientco. A Sociologia no reinventada pela sua diversidade de temas educao, trabalho, prosses, religies, famlia, entre outros , mas ela

82

Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 81-95, jan.-mar. 2012


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Aparecida Neri de Souza

recriada nos mtodos, problemticas e teorias. O fato de que a produo de estudos e pesquisas sobre uma determinada temtica pode conduzir, inevitavelmente, a um processo de especializao ou domnio de uma vasta literatura sobre o mesmo tema, no se confunde com a diviso da Sociologia pelos seus objetos, pois no h teorias sociolgicas especcas para temticas particulares. Assim, a constituio de especialidades, as denies e fronteiras so histrica e socialmente construdas. Tomando um conjunto de textos selecionados da sociloga francesa Lucie Tanguy e aceitando a proposio desta autora de que as anlises de determinadas dimenses da realidade social, a exemplo do trabalho e da educao, no podem ser tratadas de forma dicotmica, este artigo se prope a compreender as possibilidades analticas da sociologia que interroga a prpria sociologia. A seleo dos textos de Tanguy ganha sentido se associada ao tema proposto, ou seja, s fronteiras (ou s ausncias destas) entre educao e trabalho. De forma geral, trata-se de estudos sobre duas atividades sociais educao e trabalho no mbito de um pas capitalista central, numa perspectiva scio-histrica que tem como recorte temporal o ps-guerra. Se, por vezes, o texto apresenta comparaes entre Brasil e Frana, elas devem ser lidas com os cuidados de salvaguardar as singularidades das duas formaes nacionais. Ressalto tambm a particularidade da produo sociolgica de Tanguy, herdeira de uma tradio intelectual e de modos de pesquisar que privilegiam no somente as pesquisas empricas, mas tambm, e sobretudo, o dilogo realizado com na vigilncia epistemolgica entre a sociologia e a histria. Os textos selecionados, pelas chaves tericas e metodolgicas apresentadas, nos permitem construir categorias sociolgicas como referncias analticas comuns. Neste artigo sero destacadas as noes de educao, formao, qualicao e competncias. Metodologicamente, Tanguy busca superar a correspondncia entre a objetividade das estruturas e as posies e disposies dos sujeitos de conhecimento nas anlises que realiza sobre as modalidades de percepo e de conhecimento dos fenmenos e grupos sociais. nesta direo que sua anlise sobre as transformaes sociais apreende elementos de indeterminao e incertezas nas relaes entre experincias e posies sociais, rejeitando assim, metodologicamente, a tentao s generalizaes sociolgicas. A anlise sociolgica deve se integrar na dimenso temporal, histrica, para reconstruir as relaes entre os fenmenos diferentes, seja o econmico, tcnico, trabalho ou a educao, que se movimentam em ritmos prprios. Ignorar o passado no afeta apenas o conhecimento do presente, mas compromete, no presente, a ao em si, nos informa Tanguy, em concordncia com Marc Bloch. Neste sentido, esse modo de fazer sociologia permite no s rejeitar a concepo de que a educao tcnico-prossional possa ser compreendida em termos de atrasos ou de inadequaes sociais e econmicas de diferentes grupos sociais (concepes caras s teorias da reproduo cultural e social); mas tambm possibilita

Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 81-95, jan.-mar. 2012


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

83

Fronteiras entre duas esferas das atividades sociais: a educao e o trabalho

rejeitar a concepo de que crise social se confunde com tenses ou conitos sociais. A anlise produzida por Tanguy permite romper com certos mitos sobre a formao prossional, entre os quais aqueles que representam a educao como instrumento de reproduo social, entendida, por vezes, como um movimento de adaptao dos homens e mulheres s mudanas tecnolgicas, ou ainda como um instrumento de democratizao das relaes sociais na empresa e na sociedade. H que interrogar, nesta perspectiva, o sentido das palavras e noes que escondem as tramas e conitos sociais em torno das fronteiras entre educao e trabalho. O ponto de partida da anlise aqui proposta a pesquisa publicada no livro L`enseignement professionnel em France des ouvriers aux techniciens.1 Na introduo a autora arma que sua pesquisa apresentada est localizada numa fronteira entre as esferas do trabalho e da educao.
Para construir e analisar um tal objeto, necessrio alcanar e colocar em evidncia as dimenses da realidade social que so geralmente tratadas de maneira separada pela sociologia da educao, de uma parte, e pela sociologia do trabalho de outra parte. Esta construo ainda mais difcil de ser realizada, pois o ensino tcnico um campo (um pouco) abandonado por este tipo de homologia j salientada pela pesquisa e seus objetos: abandonada pelos historiadores (...) e igualmente pouco abordado pelos socilogos. (Tanguy, 1991, p. 13; traduo da autora)

Ao propor a anlise crtica sobre um campo de conhecimento que objeto de debate e de discursos programticos e pragmticos, possvel revelar as tenses nas quais a educao prossional objeto. De forma geral, a educao prossional, seja aquela destinada formao de operrios, seja aquela destinada formao de tcnicos, pouco conhecida dos socilogos que estudam a educao e ou o trabalho. A abordagem adotada por Tanguy se difere sensivelmente daquela que privilegia os estudos das instituies ou das polticas, tal como encontramos na maioria dos estudos sobre a educao prossional, tanto no Brasil como na Frana. Nesse sentido, ela se prope a produzir menos uma sociologia das instituies de ensino prossional e mais uma sociologia histrica sobre uma atividade social a educao que parece no cessar de se autonomizar em relao s outras esferas de atividades sociais. Tanto no Brasil como na Frana observa-se um apelo generalizado educao e formao prossional para realizar e levar a bom termo as mudanas no mercado e nos processos de trabalho. Frequentemente, a educao compreendida como um remdio milagroso para resolver os problemas do mercado de trabalho e de adaptao ao posto de trabalho. As ltimas quatro dcadas so marcadas por transformaes considerveis no mundo do trabalho. Mundializao ou globalizao, competio, crise econmica e desemprego; transformao do trabalho em relao s novas

84

Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 81-95, jan.-mar. 2012


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Aparecida Neri de Souza

tecnologias de informao e comunicao; generalizao das atividades de servio; questionamento das formas taylorizadas de organizao do trabalho; individualizao das situaes de trabalho e de gesto dos trabalhadores colocam em evidncia as capacidades de adaptao destes. As competncias que determinam a empregabilidade e o questionamento do papel da educao so evidncias deste movimento que parece autonomizar a esfera da educao se comparada com as demais esferas.

Distino entre educao e formao


Lucie Tanguy tambm distingue as noes de educao e de formao. A noo de formao compreendida como uma atividade social de transmisso e aquisio de conhecimentos, comportamentos e atitudes. No mais reservada instituio escolar, ela associada formao da fora de trabalho.
Seria possvel mostrar que a noo de formao foi construda por diferena e em oposio noo de educao (...). A noo de formao enraza-se muito mais nas mudanas a promover na esfera econmica e prossional, enquanto a educao sustenta-se na evoluo das diferenas das formas de vida do indivduo (Tanguy, 2002, p. 20)

Na Frana, a educao aparece estreitamente vinculada forma escolar. No Brasil, as duas noes aparecem como sinnimos, da a necessidade de expor esta distino. Nesta direo necessrio ao pesquisador interrogar os sentidos das noes e dos processos de nomeao. Anal, nos pergunta Tanguy, o que est na base dos problemas sociais que as sociedades contemporneas conhecem e como estes problemas so nomeados historicamente? A formao uma categoria social irredutvel a outras modalidades educativas pelos objetivos que lhe so atribudos. A formao, na Frana, foi denida e implementada como parte de reformas econmicas, polticas e sociais realizadas aps a Segunda Guerra Mundial, uma noo associada ao processo de modernizao do pas. Como vetor de mudanas econmicas e sociais, a noo foi construda em oposio noo de educao, pois esta ltima refere-se s diferentes formas de vida de um indivduo e a primeira promoo da esfera prossional. A formao, denida pelos seus objetivos, compreendida como um instrumento de mudanas das relaes de trabalho nas empresas. E, nesta direo, colocada como condio para acesso ao emprego. Portanto, estabelece-se uma relao de equivalncia entre formao e emprego. Ao colocar em prtica sua concepo de pesquisa sociolgica, como atividade social, Tanguy indaga no somente sobre o contexto social e poltico em que emerge, no s, esta noo de formao, assim como as relaes improvveis entre formao

Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 81-95, jan.-mar. 2012


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

85

Fronteiras entre duas esferas das atividades sociais: a educao e o trabalho

e emprego; tambm interroga quem so os atores que impulsionam esta concepo de formao e como constroem os consensos. Assim,
(...) a vontade de promover a formao como fator de produtividade, de inovao social, de mobilidade, cedeu lugar (...) [ao estudo dos] obstculos ideia de formao e os empecilhos sua realizao. (...) Operao que exige elaborar uma denio consensual da formao. (Idem, ibid., p. 26).

Da a tendncia de conferir formao a representao de um bem comum e universal. As aes de formao so apresentadas como responsveis pela adaptao da fora de trabalho s mudanas tcnicas, pelo aumento da produtividade e dinamizao da economia, pelo enfrentamento do desemprego e manuteno da coeso social. Colocar em xeque as relaes entre formao e emprego impe, segundo Tanguy (1991; 1999), estabelecer metodologicamente a genealogia das ideias e prticas daqueles que construram polticas, estudos e pesquisas sobre estes campos de atividade: educao e trabalho. Aps minucioso trabalho de campo, Tanguy conclui que as representaes sobre a formao como uma conquista social respondendo s necessidades dos trabalhadores e resultantes de acordo entre o patronato e o movimento sindical foram construes ideolgicas. A formao, como direito, foi promovida pelos atores polticos como meio de controlar a luta poltica dos trabalhadores, isto , de passar do movimento de confrontao negociao. A formao tem um lugar central na sociedade francesa e ocupa um lugar equivalente educao. Diferentemente da educao escolar, que sempre foi uma poltica de Estado, a formao, embora induzida pelo Estado, uma poltica de parcerias com o setor empresarial. De forma geral, o Estado tem perdido sua importncia na organizao, na gesto e no nanciamento da formao para os parceiros; no nos esqueamos que a noo de parceria oculta a assimetria de posies, de recursos e de poder. Assim, Tanguy conclui que a formao, na Frana, tem sido um laboratrio de experimentaes sociais e polticas. Na Frana, segundo Tanguy, h uma riqueza de dados coletados que so analisados colocando em correspondncia, sem questionar, a formao e o emprego, embora tenham como origem a crtica sobre a adequao entre modos de formao e as expectativas de pers prossionais. Essas anlises indicam uma compreenso de que o mercado de trabalho pode ser ajustado s polticas e negociao entre diferentes atores sociais. As polticas que estabelecem relaes entre trabalho e emprego apresentam-nas como necessrias, ainda que coloquem em oposio os dois fenmenos (Tanguy, 1986). A articulao entre a formao e o emprego instvel e limitada. Para os trabalhadores, em especial para os jovens, o diploma no garante nem insero

86

Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 81-95, jan.-mar. 2012


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Aparecida Neri de Souza

prossional, nem segurana no trabalho, uma condio necessria, mas no suciente; e para os empregadores, os diplomas representam um recurso e uma restrio (Tanguy, 1986; Segnini, 2000). A lgica dos empregadores insiste sobre as carncias e as insucincias, o que permite, em perodos de crise, aumentar as exigncias de formao. Ao mesmo tempo desencoraja os jovens a se inserirem no mercado de trabalho, incitando-os a continuarem seus estudos, pois a sada da escola se traduz por desemprego, estgios, empregos precrios, entre outros. Assim, a relao entre formao e emprego um constructo ideolgico, ao propor funes de integrao social, de legitimao e de dissimulao das contradies sociais que ocultam as mudanas sociais e econmicas (Tanguy, op. cit.). As polticas educacionais na Frana, a partir dos anos de 1980, tm como caracterstica incorporar o emprego como um de seus objetivos. As relaes entre formao, qualicao e emprego transformaram a noo de educao e esta passou a assumir a concepo de qualicao. Este deslocamento oculta o fato de que a qualicao no um atributo conferido pelo sistema educacional, mas uma relao social que combina escolarizao, formao no/pelo trabalho com os atributos do posto de trabalho. A dinmica do mercado de trabalho evidencia que qualicao no est associada aos diplomas, sendo ela, entre outros, um sistema de classicao. Neste sistema classicatrio, um trabalhador qualicado para ocupar um posto de trabalho se ele prova que possui as qualidades requeridas pelo mercado de trabalho. Da mesma forma, um trabalhador considerado desqualicado se suas capacidades so desconhecidas ou no so valorizadas pelo mercado de trabalho. Portanto, a qualicao um constructo social (Kergoat, 1986).

Qualiicao e competncias
A noo de qualicao se fundamenta num conjunto de prticas sociais que buscam colocar em correspondncia os sistemas educativos e produtivos. Como prtica social, coloca em relao dois fenmenos separados histrica e institucionalmente: o sistema de educao, que objetiva a formao de trabalhadores, e o sistema produtivo, que emprega os trabalhadores. A qualicao, portanto, se coloca no ajuste da escolaridade e do emprego e, nesta direo, um sistema de classicao que estabelece as formas de recrutamento dos trabalhadores, a indicao para os postos de trabalho, os salrios e as promoes. A noo de qualicao emerge com uma das mais ambguas e controvertidas na sociologia do trabalho, pois, de um lado, pretendia-se construir uma noo de qualicao apoiada na qualidade do trabalho e, de outro, pretendia-se avaliar as transformaes da qualicao. A noo de qualicao, desde Naville (1956), considerada uma relao social e, como tal, expressa relaes de poder, tenses,

Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 81-95, jan.-mar. 2012


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

87

Fronteiras entre duas esferas das atividades sociais: a educao e o trabalho

conitos. Desta forma, a noo de qualicao ora se refere ao posto de trabalho, ora ao trabalhador. O questionamento da noo de qualicao forjado em contextos de desemprego. O desenvolvimento tecnolgico e a reestruturao das atividades produtivas impuseram no somente o desemprego, como tambm um processo de desqualicao de parte dos trabalhadores, e criaram um terreno frtil para germinar a noo de competncias. Se esta noo emerge como capacidade de constante adaptao s mudanas no mundo do trabalho, ela tambm estabelece limites para a noo de qualicao. As relaes entre educao e trabalho se transmutam para as relaes entre competncias, educao e trabalho. O deslocamento do espao ocupado pela qualicao para o de competncia permite a disputa na instituio escolar da noo de formao; esta se apresenta com novos atributos, dentre os quais se destacam aqueles referentes formao de indivduos exveis e polivalentes. Nesta direo, o espao ocupado na escola, outrora, pelos saberes disciplinares substitudo pelas competncias vericveis em situaes especcas. Desta forma, observa-se que tanto nas organizaes produtivas, como nas educacionais h uma centralidade nos atributos dos indivduos, sejam eles alunos ou trabalhadores. As competncias na esfera educativa se constituem no somente como teoria do conhecimento, mas tambm como pedagogia e modo de avaliao. Assim, como teoria do conhecimento a ao e conhecimento so indissociveis; como pedagogia, um modo de transmisso de conhecimentos; como modo de avaliao, uma lista de objetivos a serem vericados (estes objetivos so apresentados como capacidades de realizao de tarefas em determinadas situaes). A fora desta noo sua aparncia cientca, com dispositivos tcnicos, referenciais, categorizaes e classicaes universais e mensurveis. Apresenta-se como garantia de eccia econmica (mediante avaliaes nacionais), social (mediante a noo de equidade) e pedaggica (possibilita o controle de resultados). As competncias, como modelo, apresentam duas faces: uma que padroniza objetivos, mtodos e resultados contra a chamada pedagogia invisvel (Bernstein, 1975) e as teorias da reproduo (Bourdieu & Passeron, 1982; Bourdieu, 1998); a segunda se assenta numa racionalidade instrumental, que reduz os conhecimentos aos mtodos e ao saber fazer (Tardif & Lessard, 1999). uma nova forma de regulao que permite a validao da experincia prossional e reconverso de carreiras, alm de posicionar no mesmo patamar a escola, os diplomas e a validao de experincias. Desta forma, a noo de competncia emblemtica nas transformaes sociais nas esferas da educao e do trabalho. Se a noo de competncias emerge do estabelecimento de polticas de emprego orientadas pelas mudanas na organizao e na gesto do trabalho, estas polticas, tambm, se inscrevem na contrao dos empregos, nas mudanas tecnolgicas, na

88

Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 81-95, jan.-mar. 2012


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Aparecida Neri de Souza

concorrncia dos mercados, no declnio da ao sindical, entre outros. Nas empresas a formao passa a ser denida em termos de competncias, noo esta que explicitada em trs registros: saber (conhecimento), saber-fazer (habilidades) e saber-ser (comportamento); e denida por objetivos a serem atingidos. Assim, nas aes de reconverso prossional, a formao concebida como atividade individualizada, construda por percursos ou trajetrias prossionais, decompostas de mdulos que podem ser validados mediante a mensurao de ser capaz de. Embora Tanguy evidencie que a incorporao da noo de competncias s polticas de educao, emprego e trabalho est associada s mudanas econmicas e polticas implementadas a partir do ps-guerra, na Frana, esse movimento no se restringe somente aos pases centrais. No Brasil, com outras nuanas, a introduo da noo de competncias est associada reestruturao das atividades produtivas2 e s polticas de educao prossional, a partir dos anos de 1990. Foram inmeras as iniciativas governamentais de mudanas na educao prossionais: Lei n. 9.394/1996 sobre as diretrizes e bases da educao nacional (LDB), Decreto n. 2.208/1997, que regulamentou a LDB quanto educao prossional; a Portaria Ministerial n. 646, que organizou a rede federal de educao e o Programa de Expanso da Educao Federal (Proep). Segundo Moraes (2002), esse conjunto de mudanas estava inserido no projeto de modernizao do pas:
O uso indiferenciado das duas noes educao e formao (...) associa-se avaliao negativa do aparelho escolar formal que distante de um sistema produtivo em permanente e rpido processo de modernizao tem se mostrado incapaz de atender com agilidade a crescente demanda por nveis mais elevados de qualicao (...). A orientao conservadora da poltica educacional brasileira dene como objetivo prioritrio para o sistema educacional a produo da qualidade capaz de viabilizar o desenvolvimento de competncias para a produtividade. (Moraes, 2002, p. 2 e 4; grifo do original)

As mudanas, indicadas por Moraes (op. cit.), implicam a mobilizao dos indivduos, representados frequentemente em termos de carncias, de privao de recursos necessrios realizao das reformas preconizadas. Portanto, os destinatrios da qualicao so considerados menos qualicados. A formao, nestes termos, compreendida como uma obrigao e no um direito. No Brasil, como na Frana, os discursos governamentais constroem a noo de empregabilidade, indicando que o trabalhador responsvel por sua trajetria prossional; portanto, a formao e a educao no so mais projetos societrios, mas projetos individuais.

Trabalho e proisso
Outra distino importante para o debate sobre as fronteiras entre as esferas de duas atividades sociais a retomada da sociologia das prosses pelos socilogos

Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 81-95, jan.-mar. 2012


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

89

Fronteiras entre duas esferas das atividades sociais: a educao e o trabalho

franceses que estudam determinadas categorias de trabalhadores, em especial nas atividades de servios. A anlise sociolgica das prosses um campo com menor visibilidade na Frana, pois as noes de ocupao e prosso so similares e problemticas nas anlises sobre as relaes de trabalho. O distanciamento dos socilogos franceses deve-se ao fato, entre outros, de que as prosses, na sociologia anglo-saxnica, constituem segmentos particulares, hierarquizados, uma elite de trabalhadores muito qualicados, com forte autonomia e independncia para exercer suas atividades (Menger, 2003). A retomada, pela sociologia francesa, dos estudos das prosses as compreende como formas histricas no s de organizao social, mas tambm como possibilidades de classicar as atividades de trabalho, pois colocam em evidncia as relaes sociais e, portanto, polticas (Dubar & Tripier, 1998). As prosses signicam formas histricas de exerccio prossional, de identicao subjetiva de seus membros, de expresso de valores de ordem tica, plena de signicaes culturais (Segnini & Souza, 2003, p. 9). Como relao social, as prosses expressam contradies, antagonismos e tenses entre atores sociais e instituies, que procuram assegurar espaos de formao prossional, no mercado de trabalho, de reconhecimento social mediante direitos sociais. nesta perspectiva que Tanguy (1991) retoma a noo de prosso, no com a preocupao de conhecer um grupo prossional que tem um lugar no mosaico socioprossional, mas para analisar as prticas de transmisso de saberes e de socializao dos grupos prossionais. O estudo de Tanguy sobre os professores da educao prossional tem como foco a compreenso da morfologia e das identidades dos professores dos liceus prossionais, suas trajetrias, posies de classe, prticas e aprendizagem de uma prosso em constante renovao. Neste sentido, estabelece um estreito dilogo entre a sociologia do trabalho e das prosses nas anlises sobre a organizao social das atividades de trabalho, sua signicao subjetiva e os modos de estruturao dos mercados de trabalho do campo da educao. Assim, as tenses que se estabelecem em torno das prosses expressam tambm as tensas relaes entre educao e emprego. Tomando os professores como referncia, eles constituem uma categoria social que, assim como outras, denida pela sua formao e pelo carter do seu trabalho; eles so singulares pelo fato de que vivem (ou procuram viver) do trabalho que realizam. Compreender, sociologicamente, como se formam, como se organizam, como trabalham , entre outros aspectos, romper com a noo de que trabalho, formao e prosso so dimenses sociais distintas. A anlise sociolgica que Tanguy realiza sobre os professores no est dissociada, metodologicamente, das conguraes histricas que organizam as relaes de trabalho docente e da necessidade de dar visibilidade aos trabalhadores que,

90

Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 81-95, jan.-mar. 2012


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Aparecida Neri de Souza

muitas vezes, so invisveis ou no so ouvidos. Neste sentido, colocou os professores na cena, mais precisamente os professores da educao prossional, aqueles que se ocupam nos liceus prossionais da formao de operrios e tcnicos, os trabalhadores, compreendendo-os como categoria prossional composta por indivduos com trajetrias escolares e prossionais singulares e diversas. Os professores da educao prossional, na Frana, assim como no Brasil, so uma categoria prossional que se renova constantemente; as primeiras geraes de professores eram formadas por antigos operrios e tcnicos. Hoje, do conhecimento de todos que eles desapareceram da cena escolar. O recrutamento e a seleo de professores, no Brasil, deixaram de privilegiar, em parte, a insero no setor produtivo para priorizar os ttulos e diplomas universitrios dos candidatos aos postos de professores em escolas tcnicas (Souza, 2011). A partir de pesquisa focada nos professores, como sujeitos histricos e suas prticas prossionais, possvel iluminar certo nmero de relaes nas quais se inscrevem a educao prossional: o lugar no sistema educacional, as relaes entre a organizao do trabalho e as polticas pblicas, entre outros. Desmisticar uma tarefa das cincias sociais, difcil, pois as crenas resistem ao conhecimento dos fatos. Permite tambm romper com os discursos dominantes sobre a educao que postulam relaes lineares entre mudanas tecnolgicas, imperativos econmicos e novos modos de formao prossional, pois oferecem solues simples a problemas sociais complexos. H um encontro entre estes discursos e a ideologia que os sustenta. A anlise das relaes entre educao e trabalho indica como as demandas econmicas so traduzidas em termos de formao prossional. Neste sentido, h que compreender as signicaes dos termos que informam o debate aqui proposto.

Consideraes inais
No foi inteno deste artigo apresentar um estado da pesquisa sobre as relaes entre trabalho e educao, as fronteiras ou suas ausncias, a partir da obra de Lucie Tanguy, mas nomear o debate construdo por esta sociloga em torno da sociologia que tem como objeto de estudos e pesquisas o trabalho e a educao. Trata-se de um texto com sentido mais interrogativo que armativo. Nas anlises sociolgicas propostas por Tanguy constata-se a descoberta de uma variedade de formas e categorias de pesquisa, que nos permitem romper, primeiramente, com as fronteiras entre trabalho e prosses. A expanso das anlises sobre o trabalho em diferentes esferas de atividades sociais permite compreender problemticas encontradas nos professores, cientistas, artistas, cirurgies, entre outros, cujas pesquisas so priorizadas pelos socilogos que estudam prosses. Aos

Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 81-95, jan.-mar. 2012


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

91

Fronteiras entre duas esferas das atividades sociais: a educao e o trabalho

socilogos so colocadas provocaes intelectuais sobre como comparar o trabalho de carpinteiro com o de professor, superando as divises entre especialidades de pesquisa, ou seja, entre prosses, ocupaes ou trabalho. Decorrente da superao da clivagem entre prosso e trabalho, a anlise das diferentes esferas de atividades sociais se apresenta, relativamente, fecunda. Tomo como exemplo o trabalho docente, ao invs de procurar os atributos tpicos das prosses daqueles que trabalham em instituies que oferecem servios ao pblico. Tomo-os como trabalhadores, sem esquecer a dimenso deste trabalho, relativamente central, como relao de servio que se desenvolve com o avano do trabalho em servios em diferentes contextos societrios. A passagem de fronteiras envolve o deslocamento de objetos de pesquisa, mas no do lugar de investigao, que continua sendo a sociologia. A segunda ruptura de fronteiras aqui proposta entre sociologia da educao e do trabalho com objetos de pesquisas trabalho e educao tratados, grosso modo, separadamente. Acompanhando o raciocnio sociolgico de Tanguy, em primeiro lugar preciso examinar e interrogar os nomes, as noes que se utiliza, pois elas contribuem para a constituio da realidade social. Depois, o tipo de anlise sociolgica que se produz sobre as esferas de atividades sociais contribuem para dar forma s representaes e s polticas que buscam estabelecer relaes entre formao/educao e emprego/trabalho. Essas representaes e polticas apresentam as relaes entre formao e emprego como necessrias, ainda que o propsito seja estabelecer oposies entre elas. A formao aparece, nas representaes e polticas, como condio para o acesso ao emprego, ocultando as relaes sociais que informam as relaes entre diplomas e acesso ao mercado de trabalho; e com exceo das diferenas de gnero, as desigualdades sociais so apresentadas como desigualdades escolares. Adotar uma perspectiva analtica sociolgica que recusa a autonomizao das esferas de atividades sociais exige compreender as divergncias e contradies que permite colocar em evidncia a valorizao exacerbada da educao para resolver os problemas do trabalho, e mais especicamente do emprego. Concluo, repondo o problema que d origem ao artigo: as mudanas mais signicativas no sistema educacional brasileiro, nas ltimas dcadas, colocam o emprego no centro das polticas. Esta centralidade se traduz no somente em mudanas institucionais, mas tambm em modelos cognitivos e culturais difundidos pela escola. De forma geral, as pesquisas destes fenmenos so realizadas a partir de campos tericos distintos, nos quais a sociologia tem, ainda, pouca presena. Esta especializao dos estudos, de um lado, testemunha a vitalidade da pesquisa; de outro, evidencia uma pluralidade de quadros tericos e relativa ausncia de socilogos. Este debate no novo: Luiz Antonio Cunha advertia (em seminrio realizado professora Aparecida Joly Gouveia, em 1991, na USP), sobre o fato de que

92

Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 81-95, jan.-mar. 2012


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Aparecida Neri de Souza

a educao muito pouco valorizada como objeto de pesquisa e de especializao temtica pelos socilogos brasileiros. A atualidade da problemtica evidencia a importncia de Lucie Tanguy que, na melhor tradio cientca francesa, busca construir uma sociologia que, ao recusar as clivagens analticas das esferas de atividades sociais, permite que se interrogue como campo de conhecimento.

Notas
1. Este livro parte do relatrio da pesquisa desenvolvida junto com Catherine Agulhon e Arlete Poloni.

2.

Reestruturao das atividades produtivas fazia referncia a um cardpio de mudanas sociais que afetavam os chamados chos da fbrica, neles alterando a forma tecnolgica e organizacional de produzir, as estratgias de gerenciar as relaes de trabalho, e de negociar o consentimento face dos novos padres de produo, e atingindo o prprio perl dos trabalhadores (Guimaraes, 2004, p. 18).

Referncias
BERNSTEIN, B. Class, codes and control. London: Routledge, 1975. BOURDIEU, P. A escola conservadora: as desigualdades frente escola e cultura. In: NOGUEIRA, M.A; CATANI, A. (Org.). Pierre Bourdieu: escritos de educao. Petrpolis: Vozes, 1998. BOURDIEU, P.; PASSERON, J-C. A reproduo: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982. BRUCY, G. et al. Former pour rformer: retour sur la formation permanente (19452004). Paris: La Dcouverte, 2007. CACOUAULT, M.; OEUVRARD, F. Sociologie de lducation. Paris: La Dcouverte, 1995. DEMAILLY, L. La qualication ou la comptence professionnelle des enseigants. Sociologie du Travail, Paris, v. 29, n. 1, p. 59-69, 1987. DUBAR, C.; TRIPIER, P. Sociologie des professions. Paris: Armand Colin, 1998. FERNANDES, F. Ensaios de sociologia geral e aplicada. So Paulo: Pioneira, 1960. FRIEDMANN, G.; NAVILLE, P. Tratado de sociologia do trabalho. So Paulo: Cultrix; EDUSP, 1973. GAUDIN, J.- P. Gouverner par contrat, laction publique en question. Paris: FNSP, 1999. GUIMARES, N.A. Caminhos cruzados. So Paulo: Editora 34, 2004.

Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 81-95, jan.-mar. 2012


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

93

Fronteiras entre duas esferas das atividades sociais: a educao e o trabalho

JOBERT, A.; MARRY, C.; TANGUY, L. ducation et travail en Grande Bretagne, Allemagne et Italie. Paris: Armand Colin, 1995 KERGOAT, D. Em defesa da sociologia das relaes sociais: da anlise crtica das categorias dominantes elaborao de uma nova conceituao. In: KARTCHEVSKYBULPORT, A. et al. O sexo do trabalho. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1986. p. 69-94. MENGER, P-M. (Org.). Les professions et leurs sociologues. Paris: MSH, 2003. MORAES, C.S.V. Educao, trabalho e formao prossional. In: PRADO, M.L.C; VIDAL, D.G. (Org.). A margem dos 500 anos: reexes irreverentes. So Paulo: Edusp, 2002. NAVILLE, P. Essai sur le qualication du travail. Paris: Marcel Rivire, 1956. RAMOS, M.N. A pedagogia das competncias e a psicologizao das questes sociais. Boletim Tcnico do Senac, Rio de Janeiro, v.27, n. 3, p. 26-35, set./dez. 2001. ROP, F.; TANGUY, L. Le modele des comptences: systme ducatif et entreprise. LAnne Sociologique, Paris, v. 50, n. 2, p. 493-519, 2000. ROP, F.; TANGUY, L. (Org.). Saberes e competncias: o uso de tais noes na empresa e na escola. Campinas: Papirus, 2001. SEGNINI, L. Educao e trabalho: uma relao to necessria quanto insuciente. So Paulo em Perspectiva, So Paulo, v. 14, n. 2, p. 72-81, abr./jun. 2000. SEGNINI, L.; SOUZA, A.N. Trabalho e formao prossional no campo da cultura: professores, bailarinos e msicos. So Paulo: Fapesp, 2003. (Projeto de pesquisa). SOUZA, A.N. Mercado de trabalho e modos de vida: professores face s formas de desestabilizao de direitos. Braslia, DF: CNPq, 2011. (Relatrio de pesquisa). TANGUY, L. Lintrouvable relation formation/emploi: un tat de recherches en France. Paris: La Documentation Franaise, 1986. TANGUY, L. Lenseignement professionnel em France: des ouvriers aux techniciens. Paris: PUF, 1991. TANGUY, L. Regards sur lducation: introduction. Socits Contemporaines, Paris, n. 11/12, p. 5-11, sept./dc. 1992. TANGUY, L. La formation, une activit en voie de dnition? In: COSTER, M.; PICHAUT, F. (Org.). Trait de sociologie du travail. Bruxelles: De Boeck, 1994. TANGUY, L. Do sistema educativo ao emprego. Formao. Um bem universal? Educao & Sociedade, Campinas, v. 20, n. 67, p. 48-69, ago. 1999.

94

Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 81-95, jan.-mar. 2012


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Aparecida Neri de Souza

TANGUY, L. Histoire et sociologie de lenseignement technique et professionnel em France: um sicle em perspective. Note de synthse. Revue Franaise de Pdagogie, Paris, n. 131, p. 97-127, avr./juin. 2000. TANGUY, L. De la evaluation de los puestos de trabajo a las cualidades de los trabajadores; deniciones y usos de la nocin de competncias. In: TOLEDO, E.G.; NEFFA, J.C. (Coord.). El futuro del trabajo. Buenos Aires: Flacso, 2001. p. 111-128. TANGUY, L. Um movimento social para a formao permanente na Frana, 19451970. Pro-Posies, Campinas, v. 13, n. 37, p. 18-33, jan./abr. 2002. TANGUY, L. Les instituts du travail: la formation syndicale luniversit de 1955 nos jours. Rennes: PUR, 2006. TARDIF, M.; LESSARD, C. Le travail enseignant au quotidien: exprience, interactions humaines e dilemmes professionnels. Bruxelles: De Boeck, 1999.

Recebido em 26 de janeiro de 2012. Aprovado em 4 de abril de 2012.

Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 81-95, jan.-mar. 2012


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

95

You might also like