You are on page 1of 99

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

58

Economia

Aula 2

Ol pessoal, como esto os estudos?

E a primeira aula? Muitas dvidas? Conseguiram fixar o contedo?

Iniciamos nossa aula 2 abordando primeiramente os pontos do edital pertinentes s estruturas dos mercados de bens. Estas estruturas representam a forma na qual as empresas atuam no mercado.

As empresas que operam sob o regime de concorrncia so aquelas tem os preos dos seus bens e servios definidos pelos mercados onde atuam - os chamados price to maker o que acaba por diminuir a margem de manobra destas em termos de aumentos nos ganhos com as vendas.

De forma contrria concorrncia perfeita, temos o monoplio, que se caracteriza como a estrutura de mercado com ganho poder de definio dos preos dos bens por ela fabricados. So chamados de price to taker.

Destacam-se

ainda

os

chamados

regimes

de

oligoplio,

que

so

representados por um pequeno nmero de empresas que agem em conjunto, que assim tm a capacidade de manipular preos e conseqentemente aumentarem os seus ganhos.

Previamente abordagem destas estruturas de mercado, precisamos conhecer a forma pela qual so compostos os custos destas empresas a partir de sua produo. Isto se faz necessrio pois diferentemente dos preos de vendas, os custos so decompostos em variveis e fixos, apresentando cada um destes impactos diferentes sobre os resultados auferidos pelas empresas. www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

59

Destaca-se que tambm utilizaremos nesta aula os conceitos referentes ao uso da derivada, considerando que nas ultimas provas foram solicitadas anlises de questes que partiram do pressuposto do conhecimento desta ferramenta.

Na segunda parte da aula 2 voltaremos ao mesmo assunto tratado na aula demonstrativa, com pequenas adies referentes ao conceito de externalidades, analisada dentro das chamadas falhas de mercado.

Aps a finalizao da aula 2 teremos uma bateria de exerccios baseados nos ltimos concursos que versaro sobre os temas abordados na aula.

Um abrao a todos e um timo estudo.

Francisco

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

60

2. A Teoria da Produo nas Empresas

Os princpios da Teoria da Produo constituem peas fundamentais para a anlise dos preos do emprego dos chamados fatores produo, assim como da alocao destes entre os diversos usos alternativos na economia.

Podemos dizer que a Teoria da Produo desempenha dois papis extremamente importantes: serve de base para a anlise das relaes existentes entre a produo de bens e servios e custos de produo destes bens: numa economia moderna, cuja tecnologia e os processos produtivos evoluem diariamente, o relacionamento entre a produo e os custos de produo muito importante na anlise da Teoria da Formao dos Preos dos bens e servios; serve de apoio para a anlise da procura das firmas com relao aos fatores de produo que utiliza. Para produzirem bens, as empresas dependem da disponibilidade de fatores de produo. A Teoria da Produo propriamente dita, preocupa-se com a relao tcnica ou tecnolgica entre quantidade fsica de produtos (outputs) e de fatores de produo (inputs), enquanto a Teoria dos Custos de Produo j relaciona a quantidade fsica de produtos com os preos dos fatores de produo. Ou seja, a Teoria da Produo trata apenas de relaes fsicas, enquanto a Teoria dos Custos envolve tambm os preos dos insumos.

Conceitos bsicos da teoria da produo Produo a transformao dos fatores de produo adquiridos pela empresa em produtos para a venda nos diversos mercados. importante ressaltar que o

conceito de produo no se refere apenas aos bens fsicos e materiais mas www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

61

tambm a servios, como transportes, intermedirios financeiros, comrcio e outras atividades.

Fatores de produo

So os fatores utilizados em um processo produtivo. Dentre estes, temos: Fator Terra, representa o local onde produtos e servios so produzidos1; Fator Capital2, representado pelas mquinas e equipamentos disponveis para a produo; Fator Trabalho, que nada mais que a mo de obra disponvel para o processo produtivo; e Fator Tecnologia, que define o grau tecnolgico da produo, melhorando, medida que este aumenta, o processo produtivo.

Funo de Produo

O empresrio, ao decidir o que, como, e quanto produzir, na medida das respostas advindas do mercado consumidor, variar a quantidade utilizada dos fatores de produo, para com isso variar a quantidade produzida do produto. A funo produo a relao que mostra qual a quantidade obtida de produto a partir da quantidade utilizada dos fatores de produo.

A funo produo, assim definida, admite sempre que o empresrio esteja utilizando a maneira mais eficiente de combinar os fatores e, conseqentemente, obter a maior quantidade produzida do produto. Todavia, a fim de que o empresrio possa realizar esse tipo de ao da maneira mais eficiente, ele precisa utilizar determinado processo de produo.

o conceito utilizado na economia para se referenciar ao local aonde bens e produtos so fabricados e posteriormente vendidos. Em economia, capital no representado pelas aplicaes financeiras, mas sim pelos disponibilidade de mquinas e equipamentos utilizadas no processo de produo.
2

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

62

Uma vez que o processo de produo a tcnica por meio da qual um ou mais produtos sero obtidos a partir da utilizao de determinadas combinaes de fatores de produo, se este for um processo simples, teremos um nico produto; quando, a partir da combinao dos fatores, for possvel produzir mais de um produto, teremos um processo de produo mltiplo ou uma produo mltipla.

A funo produo indica, portanto, o mximo de produto que se pode obter com as quantidades de fatores disponveis, uma vez escolhido o processo de produo mais conveniente.

possvel representar a funo produo, analiticamente, da seguinte maneira: q= f (x1, x2, x3, ..., xn)

"q" e a quantidade produzida do bem, num determinado perodo de tempo.

x1, x2, x3, ...,xn identificam as quantidades utilizadas de diversos fatores, respeitado o processo de produo mais eficiente escolhido.

Importante observar que: a funo de produo um fluxo de produto e de insumos, ao longo de um dado perodo de tempo (semana, ms, ano).

a funo de produo supe um dado nvel tecnolgico. Alteraes tecnolgicas podem provocar mudanas nas combinaes dos fatores de produo e consequentemente do produto.

O grfico abaixo uma boa representao de uma funo de produo:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

63

q= f (x1, x2, x3, ..., xn)

(x1, x2, x3, ..., xn)

Costuma ser comum, especialmente em provas de concursos, a representao da funo de produo, ou simplesmente produo Y, a partir da composio de apenas dois insumos, trabalho, no qual utiliza-se a letra L, e o capital, representado pela letra K.

Y = 3K 2L, sendo os nmero 3 e 2 constantes positivas associadas aos fatores de produo.

Muitas vezes os fatores de produo utilizados so acompanhados de expoentes diferentes de 1. Exemplo: Y = 4K0,5L0,5

Fatores fixos e fatores variveis: O curto e longo prazo na anlise econmica da produo

A anlise econmica considera dois tipos de relaes entre a quantidade produzida do produto e a quantidade utilizada dos fatores: Na funo de produo, alguns fatores so fixos e outros variveis. Este tipo de relao identifica o que a teoria denomina de curto prazo. A explicao embasa-se na idia de que alguns fatores no podem ser alterados em curto espao de tempo. Assim, como dizermos que no curto prazo o fator capital (K) fixo, enquanto o fator trabalho (L) pode ser alterado a qualquer momento do www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

64

processo produtivo, bastando para a empresa apenas resolver contratar mais mo-de-obra de um dia para outro.

Vejamos o caso da uma funo de produo acima, partindo do estoque de capital como sendo fixo e no valor igual a 25.

Y = 4 x 25 x L Y = 20 x L
0,5

0,5

Obs: No se esquecendo de que qualquer nmero elevado a meio a mesma coisa que a raiz quadrada deste nmero.

Mudanas na produo no curto prazo sero derivadas somente pela variao na quantidade do fator trabalho empregado no processo produtivo.

Diferentemente, no longo prazo todos os fatores da funo de produo so variveis, voltando ao exemplo dado anteriormente. Y = 4K0,5L0,5

Anlise de Curto Prazo (A Hiptese de existncia de Fatores Fixos e Variveis na Funo de Produo)

Tomemos uma funo de produo com trs fatores, sendo dois fixos, capital (K) e a tecnologia utilizada no processo produtivo (T), e o fator varivel trabalho (L).

Y = f ( L, K , T ) , sendo K , T representados como sendo fixos atravs da


barra superior sobre as letras. www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI A representao do grfico desta funo de produo :

65

Y Y Y
2

Y = f ( L, K , T )
A produo, composta dos fatores fixo capital K e tecnologia T , e do fator varivel trabalho L , aumenta a medida em que incorporado mais trabalho. L1 L2 L

A curva de tecnologia Conforme destacamos acima, um dos fatores de produo a tecnologia (T), fator este responsvel pela contnua melhorIa do processo produtivo. Toda produo utiliza determinado nvel de tecnologia (T1), o que, aliado com os demais fatores produtivos, gera como resultado a produo de bens e servios. Na medida em que a tecnologia se desenvolve (T2), melhor se torna o processo produtivo, fazendo com que um mesmo nvel de insumos (trabalho, capital) utilizados no processo produtivo, maior seja a produo.

Y Y2 Y1

Y = f ( L, K , T 2 )
Y = f ( L, K , T 1 )
Um aumento no nvel tecnolgico eleva a produo, mesmo mantendose constante o nvel de trabalhadores

L1

L www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Conceitos marginal de Produo, Produtividade mdia e

66

Produtividade

A Produo representada pela totalidade de bens e servios produzidos na economia durante um determinado perodo de tempo. Esta produo pode ser decomposta de acordo com o nmero de insumos utilizados no processo produtivo. Na anlise de curto prazo verificamos que o insumo varivel era aquele representado pelo fator mo-de-obra, que pode ser utilizado para se calcular a chamada Produtividade mdia do trabalho, representada pela produo econmica dividida pelo nmero de trabalhadores utilizados no processo produtivo.

Pme(L) =

Pr oduo(Y ) quant.de.trabalhadores( L)

A Produtividade mdia pode ser obtida para os demais fatores de produo, tal como a Pme do Capital (K).

Um conceito pertinente anlise da produo aquele conhecido como Produtividade marginal (Pmg). Este procura demonstrar qual ser o resultado sobre a Produo decorrente do aumento de uma unidade adicional de fator de produo. Perceba a sutiliza! No estamos falando de Produtividade mdia (Pme), que conforme vimos acima, o resultado da Produo dividida pelo nmero de unidades utilizadas de determinado fator de produo (Ex: Pme (L)).

O conceito da Produtividade marginal mais estrito, ou seja, se o processo produtivo utiliza 10 unidades de mo-de-obra produz 1000 unidades, em quanto este ser aumentado caso eu aumente em 1(um) o nmero de trabalhadores. o conceito de Produto na margem, ou seja, variei s uma unidade, em quanto ele ir acrescentar em termos de produo?

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

67

A definio matemtica da Produtividade marginal feita da seguinte maneira:

Y , sendo Y representado pela variao da Produo diante da L variao de uma unidade do fator trabalho L .
Pmg = Podemos ainda representar a Pmg atravs do conceito de derivada aprendido em nossa aula 1.

Pmg =

dY , sendo o ndice exposto representado pela derivada (variao) da dL

Produo em relao a derivada do fator trabalho (L).

Vejamos o resultado na funo de produo de curto prazo apresentada por ns anteriormente, em que apenas o fator trabalho varivel.

Y = 20 x L

0,5

De acordo com o aprendido por ns no clculo da derivada na aula 1, temos:

dY d (20 xL0, 5 ) 10 0 , 5 1 0 , 5 = = 0,5 x 20 xL = 10 xL = 0 , 5 dL dL L

Trata-se de um resultado meramente matemtico, mas que traz importantes conceitos associados, e que sero vistos em seguida.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Os Rendimentos Marginais na Produo

68

A anlise da Produtividade marginal est intimamente ligada com o rendimento obtido pelos fatores de produo dentro do processo produtivo. Esta questo e suas conseqncias podem ser demonstradas pelo que chamamos de Lei dos Rendimentos Marginais. Esta assim enunciada:

Aumentando-se

quantidade

do

fator

de

produo

varivel,

permanecendo fixa a quantidade dos demais fatores (anlise de curto prazo), a produo inicialmente crescer a taxas crescentes; a seguir, depois de certa quantidade utilizada do fator varivel, passaria a crescer a taxas decrescentes; continuando o incremento da utilizao do fator varivel, a produo total tende a decrescer.

Conforme exemplo de Vasconsellos (2002, pg. 124), podemos melhor compreender o significado dos Rendimentos Marginais.

Consideremos a atividade agrcola, tendo como fator fixo a rea cultivada e como fator varivel a mo-de-obra. Com o aumento da produo, no incio ela cresce substancialmente, porque tem poucos trabalhadores para muita terra. Aumentando o nmero de trabalhadores, e se a rea permanece a mesma, chega-se a um ponto em que a produo continua crescendo, mas a taxas decrescentes, em virtude do excesso de trabalhadores. Teoricamente, pode-se chegar a um ponto em que a absoro de mais um trabalhador provocar queda na produo. (Pmg trabalho negativa). Negrito nosso Para uma visualizao ainda mais clara dos chamados Rendimentos Marginais Decrescentes, analisemos a tabela abaixo, representativa da atividade de produo:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Tabela 4


Terra fator fixo 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Mo - de- obra fator varivel 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Produtividade Produtividade mdia da Marginal da Mo - de- Obra Mo-de-Obra 6,0 6 7,0 8 8,0 10 8,0 8 7,6 6 7,0 4 6,2 2 5,4 0 4,6 -2

69

Produto Total 6 14 24 32 38 42 44 44 42

Verifica-se que, de incio, podem ocorrer rendimentos crescentes, isto , os acrscimos de utilizao do fator varivel provocam incrementos na produo. Observa-se que, a partir da quarta unidade de mo-de-obra includa no processo produtivo, comeam a surgir os rendimentos decrescentes, coma produo ainda crescendo, mas a taxas decrescentes. A oitava unidade, associada a 10 unidades do fator fixo terra, maximiza o produto (44 unidades). Veja que a Produtividade Marginal desta oitava unidade nula, sendo que, da por diante, cada unidade do fator varivel mo-de-obra, associada s 10 unidades do fator fixo terra, passa a ser ineficiente, ou seja, as suas produtividades marginais tornam-se negativas, diminuindo a produo ao invs de aument-la.

A representao da tabela acima pode ser exposta de acordo como grfico que se segue3:

O grfico calculado a o resultado da anlise de variveis discretas e no contnuas, conforme na tabela utilizada. Procuramos dar um alisamento nas curvas de Produo, Produtividade mdia e Produtividade Marginal.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI


Y (Produo) Produo (Y) 44

70

32 24

Quantidade Trabalhadores (L) Y (Produo) Produtividade 10 8 Marginal (Pmg)

de

Produtividade Mdia (Pme)

Quantidade Trabalhadores (L)

de

Conforme pode ser observado, a curva do produto inicialmente cresce a taxas crescentes, isto devido ao fato de que a Produtividade marginal (Pmg) crescente at a terceira mo-de-obra adicional. A partir do quarto trabalhador a Pmg comea a cair (no negativa), mas aumentando de qualquer forma a produo total. At a oitiva unidade de mo-de-obra a Pmg positiva. A partir deste ponto a Pmg torna-se decrescente, diminuindo inclusive a produo total.

Em termos grficos, vemos que quando a curva de Pmg cruza a curva de Pme, esta ltima atinge seu valor mximo, o que facilmente percebido quando analisada a tabela acima.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI A anlise antecedente deixa claro que:

71

o formato das curvas do produto total e das produtividades explicado pela lei dos rendimentos decrescentes

essa lei tipicamente um fenmeno de curto prazo, com pelo menos um fator de produo fixo (no caso o fator capital (K)). Se no exemplo anterior a quantidade de terra tambm fosse varivel, o produto total teria um

comportamento completamente diferente. Desta maneira, samos da anlise de curto prazo e entramos na anlise de longo prazo.

Anlise de Longo Prazo Os Rendimentos de Escala

Na anlise de longo prazo todos os insumos de produo so variveis, de forma que a alterao de um ou conjunto dos fatores tende a impactar fortemente na produo.

Conforme vimos, uma funo de Produo de Longo Prazo pode ser representada pela seguinte frmula: Y = 4K0,5L0,5

Os chamados Rendimentos de Escala ou Economias de Escala representam a resposta na produo devido a uma variao da quantidade utilizada de todos os fatores de produo. A representao da produo no longo prazo feita pela denominada curva Isoquanta.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI A Isoquanta

72

O termo Isoquanta significa igual quantidade, sendo definida como uma linha na qual todos os pontos representam infinitas combinaes dos fatores de produo (trabalho e capital) que indicam a mesma produo. Vejamos o grfico abaixo:

Insumo capital

Y1 Y2 Y3

Isoquantas

Insumo trabalho

Para cada combinao de diferentes fatores de produo, variveis, uma vez que falamos de longo-prazo, produzem diferentes nveis de produo (Y1, Y2, Y3).

Considerando que as diferentes combinaes de fatores de produo geram nveis de produo diferenciados, necessitamos saber como as incluses de unidades adicionais de insumos provocam impactos sobre a produo. Os rendimentos de escala destacados no incio deste tpico, podem ser divididos em: rendimentos crescentes de escala (ou economias de escala): ocorrem quando a variao na produo mais do que proporcional a variao da quantidade utilizada dos fatores de produo. Por exemplo, aumentando-se a utilizao dos fatores em 10%, a produo cresce em 20%. Esta concluso equivale a dizer que a produtividade dos fatores aumentou uma vez que estes foram aumentados conjuntamente. Pode-se apontar como causas geradoras www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

73

dos rendimentos crescentes de escala: maior especializaro no trabalho, quando a empresa cresce; a existncia de indivisibilidades entre os fatores de produo (por exemplo, numa siderrgica, como no existe "meio forno", de forma que quando a empresa adquire mais um forno, deve ocorrer um grande aumento na produo de ao. rendimentos constantes de escala: ocorrem quando a variao da produo proporcionalmente igual variao da quantidade utilizada dos fatores de produo: aumentando-se a utilizao dos fatores em 10%, a produo tambm aumenta em 10%. rendimentos decrescentes de escala (ou economias de escala): ocorrem quando a variao (aumento) na produo menos do que proporcional a variao na utilizao dos fatores: por exemplo, aumenta-se a utilizao dos fatores em 10% e o produto cresce em 5%. Houve uma queda na produtividade dos fatores. Pode-se apontar como causa geradora dos rendimentos decrescentes de escala o fato de o poder de deciso e a capacidade gerencial e administrativa serem "indivisveis e incapazes de aumentar", ou seja, pode ocorrer uma descentralizao nas decises, que faa com que o aumento de produo obtido no compense o investimento feito na ampliao da empresa ( a chamada ineficincia administrativa e no operacional).

A homogeneidade das funes de produo

Os rendimentos de escala provenientes das variaes nos insumos utilizados no processo produtivo, podem ser representados pela anlise da homogeneidade da funo de produo.

Vamos entender um pouco mais este conceito, a partir de uma mera manipulao matemtica:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Imaginemos uma funo de produo com a seguinte cara:

74

Y = mK L , lembrando que esta funo em nada difere das funes


anteriormente vistas por ns, j que m uma constante e e representam os expoentes dos insumos da funo de produo.

Agora, imaginemos um acrscimo de a na quantidade dos fatores de produo (K e L). Qual ser o impacto na Produo? Ser mais que proporcional ao aumento a dado aos fatores de produo? Ser da mesma proporo? Ou ser menor?

Y + Y = m(aK ) (aL) ; desenvolvendo os parnteses:

Y + Y = ma K a L ; como se trata de uma multiplicao, podemos


separar os termos da seguinte forma:

Y + Y = a +b mK L , j que a elevado tanto a como a ;


perceba que o produto que ficou aps a separao de a assim pode ser substitudo:
+b

exatamente Y , que

Y + Y = a +bY ; passando-se o Y para o outro lado da equao, de forma a


dividi-lo, temos:

Y Y Y + = a + , ou 1 + = a + ; que igual a produo inicialmente ao Y Y Y


aumento nas quantidades dos fatores (1), mais a variao na Produo

Y . Y

Concluses:

Para que a variao na produo

Y seja exatamente igual s Y

variaes nas quantidades dos insumos capital (K) e trabalho (L), o somatrio expoentes de a, ( +

e , deve ser igual a 1 (um). A

este resultado chamamos de funo homognea de grau 1 (um);

) = 1;
www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

75

Para que a variao na produo

Y seja maior do que as Y

variaes nas quantidades dos insumos capital (K) e trabalho (L), o somatrio expoentes de a , e maior do que 1 (um); ( +

, deve ser maior do que 1

(um). A este resultado chamamos de funo homognea de grau

) > 1;
Y seja menor do que as Y

Para que a variao na produo

variaes nas quantidades dos insumos capital (K) e trabalho (L), o somatrio expoentes de a , e menor do que 1 (um); ( +

, deve ser menor do que 1

(um). A este resultado chamamos de funo homognea de grau

) < 1;

Custos de Produo

O custo dos fatores de Produo No fizemos at o momento qualquer referncia ao custo dos fatores de produo. Estes custos so muito relevantes para as empresas em suas decises em ofertar bens e servios.

O chamado custo total dos fatores de produo pode ser assim demonstrado:

CT = PK x K + PL x L, sendo: PK = preo do fator capital (mquinas e equipamentos); K = quantidade de capital empregado; PL = preo do fator trabalho (mo-de-obra); e L = quantidade de mo-de-obra.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

76

Conforme verificamos, na anlise de curto prazo um dos fatores de produo fixo, sendo ento o seu custo tambm fixo. Na nossa anlise consideramos que o fator fixo era representado pelo capital (K) empregado no processo produtivo.

O fator de produo varivel, representado na nossa analise anterior pela mo-de-obra (L), representa um custo varivel, j que este pode ter seu uso alterado (aumentando ou diminudo) conforme a inteno das empresas em aumentar a produo.

Chegamos ento a composio do custo total da produo, sendo este dividido em custo fixo e custo varivel.

CT = CF + CV

Assim, em linha com na Teoria da Produo e de acordo com o exposto acima, podemos dizer que a anlise dos custos totais de produo tambm dividida em curto e longo prazo: O Custo Total de curto prazo caracterizado pelo fato de ser composto por parcelas de custos fixos e de custos variveis.

O Custo Total de longo prazo, diferente do de curto prazo, apresenta apenas custos variveis, dado a possibilidade pelas empresas de alterarem o seu estoque de capital conforme a necessidade de aumento ou diminuio de produo.

Obs:Destaco a vocs que por mais que esta idia (de curto e longo prazo) merea uma anlise mais aprofundada, assim que a economia diferencia o uso dos fatores de produo e a interligao entre o curto e o longo prazo.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Custos de Curto Prazo

77

Conceitos de Custo Total Mdio, Custo Varivel Mdio e Custo Fixo Mdio Os custos de produo podem ser calculados por unidade de produo fabricada. So os chamados custos mdios por unidade produzida.

CMe =

CT q

CVMe =

CV q
CF q

CMe = CVMe + CFMe

CFMe =

A representao dos custos de produo pode ser ainda elucidada a partir da tabela abaixo. Nesta verificamos que o custo fixo, de acordo como a prpria palavra diz, fixo. No o que acontece, no entanto, com o custo fixo mdio, que se torna cada vez menor a medida que mais unidades de produo so fabricadas. O custo varivel sempre aumenta, na medida que mais unidades de mo-deobra so utilizadas na produo, tendendo a impactar o resultado do custo total. De forma diferente, o custo varivel mdio comea decrescendo, o que representado pelo excesso de espao de produo frente ao nmero de trabalhadores empregados no processo produtivo. Na medida que o espao, representado, por exemplo, pelo pagamento de aluguis se torna saturado, cada unidade adicional de mo-de-obra, elevar o custo varivel mdio e, conseqentemente, o custo total e total mdio.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Tabela 5


C. Varivel (CVT) 0 2,00 3,50 4,50 5,75 7,25 9,25 12,51 17,50 25,50 37,50 C.F. Mdio (CFMe) 15,00 7,50 5,00 3,75 3,00 2,50 2,14 1,88 1,67 1,50 C.V. Mdio (CVMe) 2,00 1,75 1,50 1,44 1,45 1,54 1,79 2,19 2,83 3,75

78

Qtd. Prod. (q) 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

C. Fixo (CFT) 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15

C. Total (CT) 15,00 17,00 18,50 19,50 20,75 22,25 24,25 27,51 32,50 40,50 52,50

C. Mdio (CTMe) 17,00 9,25 6,50 5,19 4,45 4,04 3,93 4,06 4,50 5,25

Qtd Prod. (q) 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

A tabela que representa os custos de produo pode ainda ser representada pelo grfico abaixo

Custos Totais

CT

CVT

CFT

Q (quantidade produzida)

Veja que a curva de custo total inicia-se no patamar representado pelo custo fixo, ou seja, mesmo que no haja produo, a empresa necessita arcar com os custos fixos.

A partir do grfico que demonstra as curvas de custos de uma empresa, , e da tabela acima, podemos chegar s curvas de Custo Mdio, ou tambm chamada de custo unitrio, custo varivel mdio e a de custo fixo mdio. www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

79

CMe CVMe

Obs: Como CFMe tende a zero, uma vez que esta cada vez menor com mais unidades sendo produzidas, o CVMe tende a se igualar ao CMe. CMe CVMe CFMe Lembre-se que CVMe + CFMe. CMe =

Valemo-nos agora de uma observao feita na anlise dos fatores de produo. Conclumos que os fatores de produo so afetados pelo que chamamos de rendimentos marginais decrescentes, o que torna cada unidade adicional de fator de produo menos eficiente que a unidade anterior a esta ltima.

A existncia de Rendimentos Marginais Decrescentes na utilizao de fatores de produo adicionais, leva ao que chamamos de Lei de Custos Crescentes. A sua ocorrncia assim se evidencia: Inicialmente, os custos mdios, conforme verificado no grfico acima, so declinantes, pois existe pouca mo-de-obra para um grande espao disponvel, o que, por si s, tende a levar a produo da empresa a rendimentos crescentes. A medida que mais mo-de-obra adicionada, o fator fixo tende a se tornar saturado, elevando o custo varivel mdio e o custo total mdio. Nessa condio, passa a valer a lei dos rendimentos decrescentes e dos custos crescentes. Ressaltamos que esta anlise essencialmente de curto prazo, dado a impossibilidade do aumento do fator capital.

Custos Marginais Ao falarmos dos custos crescentes, no podemos deixar de caracterizar o chamado marginal. www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

80

O custo marginal representado pelo custo adicional gerado pela incluso de uma unidade adicional de mo-de-obra.

A sua frmula de clculo segue a mesma sistemtica utilizada para o clculo da produtividade marginal, ou seja, qual ser o impacto sobre o custo total derivado da incluso de uma unidade adicional de mo-de-obra.

CMg =

CT ; pelo uso da derivada teremos: Qtrabalhador


dCT , sendo dCT a variao do custo total e dQ a variao de (1) dQ

CMg =

uma unidade na quantidade produzida.

Podemos verificar o resultado do custo marginal conforme a tabela que se segue:

Tabela 6
Qtd. Prod. (q) 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 C. Fixo (CFT) 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 C. Varivel (CVT) 0 2,00 3,50 4,50 5,75 7,50 9,25 13,20 17,50 25,50 37,50 C. Total (CT) 15,00 17,00 18,50 19,50 20,75 22,50 24,25 28,20 32,50 40,50 52,50 C.F. Mdio (CFMe) 15,00 7,50 5,00 3,75 3,00 2,50 2,14 1,88 1,67 1,50 C.V. Mdio (CVMe) 2,00 1,75 1,50 1,44 C. C. Mdio Marginal (CTMe) 17,00 9,25 6,50 5,19 4,50 4,04 2,00 1,50 1,00 1,25

1,50
1,54 1,79 2,19 2,83 3,75

1,50
2,00

3,93
4,06 4,50 5,25

3,93
5,00 8,00 12,00

Se levarmos em considerao a estrutura de custos das empresas, veremos que o custo marginal, assim como os custos varivel mdio e total mdio, inicialmente tende a cair (torna-se decrescente) a medida que aumenta a produo da empresa (devido ao excesso de capacidade ociosa). No entanto, considerando www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

81

que o custo marginal vlido para uma anlise pontual, ou seja, para cada unidade adicional de fator de produo, este passa a se tornar cada vez maior a medida que se aumenta a quantidade produzida, j que o fator fixo de produo (estoque de capital) tende a se tornar saciado. Com esta anlise, e a partir do grfico abaixo, podemos definir certos entendimentos a respeito dos custos de uma empresa no curto prazo.

CMe CVMe CFMe A curva de custo marginal CMg cruza as Curvas de Custo Varivel Mdio e Custo Mdio quando estes so CMe

Quando o custo marginal menor que o custo varivel mdio, o custo total mdio tende a cair. Essa explicao pode se dar da seguinte forma: Sabemos que o custo marginal CMg uma medida pontual que mede o custo adicional gerado sobre o custo total. No mesmo sentido, sabemos que o custo varivel mdio mede exatamente o custo de cada unidade adicional CVMe = CV/Qmo-de-obra, ou seja, se o custo de unidade adicional sobre a produo (Cmg) for maior que cada unidade de mo de obra, fator varivel, (CVMe), o custo total mdio (CTMe), que composto do custo fixo mdio (CFMe) + (CVMe), tende a aumentar certamente.

Custos no longo prazo

Conforme j foi dito, o longo prazo caracteriza-se pelo fato de todos os fatores de produo serem variveis, inclusive o tamanho ou dimenso da empresa. De

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

82

outra forma, os custos totais corresponde somente aos custos variveis, uma vez que no existem custos fixos no longo prazo.

importante destacarmos que o comportamento do custo mdio de longo prazo est intimamente correlacionado com o tamanho ou dimenso da planta escolhida pela empresa para operar no longo prazo. Tomando como exemplo a curva de custo mdio de longo prazo, ela tambm ter um formato em U, assim como o custo mdio de curto prazo, devido existncia de rendimentos ou economias de escala, j que a alocao dos fatores de produo capital (K) e trabalho (L), varivel em cada ponto da curva. A anlise de longo prazo e a alocao dos fatores de produo conduz novamente ao conceito de rendimentos de escala. No grfico abaixo, at o ponto A, o aumento da produo leva a diminuio do custo mdio (existem ganhos de produtividade), revelando a existncia de rendimentos crescentes ou economias de escala. Aps esse ponto, o custo mdio de longo prazo tende a crescer, revelando rendimentos decrescentes ou deseconomias de escala.

Custos

Ponto A - escala produo

tima de

(Rendimentos CMe

constantes de escala)

Q
Rendimentos crescentes de Rendimentos escala, ou decrescentes custos de escala, ou custos decrescentes, onde as incluses de unidades adicionais de fator de produo geram mdio. diminuio do custo crescentes,

onde a incluso de unidades adicionais de fator de produo geram aumentos do custo mdio.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

83

Receitas do processo produtivo

Retornamos agora anlise das receitas obtidas com a produo e venda de bens e servios pelas empresas nos mais diferentes mercados (concorrncia, monoplio, oligoplio).

A chamada Receita Total (RT) definida, conforme j estudamos, como sendo a receita proveniente de todas as unidades vendidas pela empresa em determinado perodo. Seu resultado obtido pela multiplicao entre o preo dos bens e as quantidades vendidas dos mesmos bens.

RT = pxq
A diviso entre a receita total (RT) e a quantidade de bens e servios vendidos caracteriza a chamada receita mdia (Rme). Podemos verificar que o seu resultado o prprio preo dos bens e servios vendidos.

RMe =

RT pxq = =p q q

Sabemos efetivamente que os preos dos bens e servios no so constantes, tendo seus valores alterados em funo de fenmenos como a inflao, o poder de mercado das empresas alm de outros fatores. Na teoria dos custos das empresas conceituamos o chamado custo marginal (Cmg), que a representao do custo adicional no Custo Total provocado pela utilizao de uma unidade adicional de mo-de-obra.

Na anlise das receitas obtidas pelas empresas, temos uma forma de mensurar qual seria o receita adicional incorporada na Receita Total, proveniente da venda de uma unidade adicional de um bem ou servio. A este conceito damos o nome de Receita Marginal.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Seu resultado pode ser expresso pela seguinte equao:

84

RMg =

RT , sendo RT a variao na receita total e q a variao de q

uma unidade adicional de bem que vendida.

Pela nossa frmula matemtica da derivada, a RMg ficar assim demonstrada:

RMg =

dRT dq

Sabemos que a Receita Total o resultado da multiplicao do preo do bem ou servio pela respectiva quantidade demandada do mesmo bem ( RT = pxq ). Na maior parte das provas so dadas informaes quanto a Receita Total ou na falta dela, as frmulas referentes curva de demanda e os preos dos bens (p).

Vamos a um exemplo:

Demanda = q = 100-5p; considerando o fato que a Receita Marginal calculada variando-se a quantidade demandada do bem, podemos estruturar a Receita Total tendo como varivel a mesma quantidade demandada. Invertendo-se a frmula da demanda temos:

q = 100 5p; -5p = q -100 ; 5p = -q +100; p = -(1/5)q + 20 ou p = 20 -0,2q. Se sabemos que RT = PxQ , logo RT = (20 -0,2q)xq = 20q -0,2q2

O clculo da RMg ser:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

85

d (20q 0,2q 2 ) d (20q 0,2q 2 ) dRT RMg = = = dq dq dq d (20q 0,2q 2 ) d (20q ) d (0,2q 2 ) RMg = = = 20 0,4q dq dq dq
O entendimento do conceito da Receita Marginal de efetiva importncia para as anlises de custos e receitas realizadas pelas empresas.

O objetivo de toda empresa o de maximizar o Lucro de sua atividade produtiva. Para isto, esta necessita buscar, ao mesmo tempo, a maximizao da receita total associada minimizao do custo total de produo.

Vejamos como isto se procede a partir do exame abaixo.

A Maximizao dos Lucros da Empresa

A teoria microeconmica tradicional parte da premissa de que as empresas tm como objetivo a maximizao de seus lucros, tanto no curto quanto no longo prazo.

Define-se Lucro Total como a diferena entre as Receitas Total de vendas da empresa e o Custo Total de produo. Assim temos: LT = RT CT, sendo: LT: Lucro Total RT: Receita Total de vendas; CT: Custo Total de produo A empresa, decidindo maximizar seus lucros, escolher o nvel de produo para o qual a diferena positiva entre a RT e CT ser a maior possvel (mxima).

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

86

Conforme estudado por ns, defini-se como Receita Marginal (RMg) o acrscimo da Receita Total da empresa quando esta vende uma unidade adicional de seu produto. No mesmo sentido, defini-se Custo Marginal (CMg) o acrscimo do Custo Total de produo da empresa quando esta produz uma unidade adicional de um produto.

Pode-se demonstrar que a empresa maximizar seu Lucro num nvel de produo tal que a receita marginal da ltima unidade produzida seja igual ao custo marginal desta mesma ltima unidade produzida. Podemos pensar assim:

Quando a receita adicional gerada por uma unidade a mais de fator de produo gerar aumento na Receita Total, maior que o aumento no Custo Total gerado pela incluso da mesma unidade adicional de fator de produo, vale a pena para a empresa aumentar o uso de fatores de produo. No ponto em que o aumento da receita total, for exatamente igual ao aumento do custo total, representado pelo ponto onde RMg = CMg, a empresa estar maximizando o uso dos recursos produtivos e, da mesma forma, o seu LUCRO.

PONTO DE MAXIMZAO DO LUCRO

RMg = CMg

Vejamos o exemplo de um empresrio ao decidir o quanto produzir para maximizar o lucro da empresa: O raciocnio da maximizao o seguinte: suponhamos RMg > CMg; o empresrio tem interesse em aumentar a produo porque sabe que cada

unidade adicional fabricada aumenta sua receita mais que proporcionalmente ao aumento adicional dos custos (CMg) com processo produtivo. Suponhamos agora www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

87

RMg < CMg; o empresrio ter interesse em diminuir a produo, pois cada unidade adicional que deixa de ser fabricada aumenta os lucros, j que seu custo marginal maior que a receita marginal. O empresrio fabricar a quantidade de seu produto no ponto em que RMg = CMg, pois nesse caso seu Lucro total ser mximo. O exemplo representado pela tabela abaixo, ilustra bem a questo:

Suponha uma empresa que fabrique um produto cujo preo isso$ 6,00. A estrutura de custos e receitas de produo desta empresa esto sumarizados na tabela a seguir: Tabela 7
Preo (P) $6,00 $6,00 $6,00 $6,00 Quant. (Q) 0 1 2 3 4 Receita Total (RT=PxQ) $0,00 $6,00 $12,00 $18,00 $24,00 Custo Total (CT) $3,00 $5,00 $8,00 $12,00 $17,00 Lucro (RT-CT) -$3,00 $1,00 $4,00 $6,00 $7,00 Receita Marginal (RMg) $6,00 $6,00 $6,00 $6,00 Custo Marginal (CMg) $2,00 $3,00 $4,00 $5,00

$6,00
$6,00 $6,00 $6,00

5
6 7 8

$30,00
$36,00 $42,00 $48,00

$23,00
$30,00 $38,00 $47,00

$7,00
$6,00 $4,00 $1,00

$6,00
$6,00 $6,00 $6,00

$6,00
$7,00 $8,00 $9,00

De acordo com o nosso estudo, verificamos que quando a produo for de 5 unidades, a empresa maximizar o seu lucro. Na linha negritada a RMg = CMg. Veja que na linha onde a quantidade igual a 4, a empresa tambm atinge um lucro mximo mas, neste nvel de produo, a RMg > CMg.

O que ocorre na verdade que as empresa no conhece perfeitamente a sua estrutura de custo, o que a impede de, uma vez estando na produo de 4 unidades, saber se vale a pena produzir mais uma unidade ou no. Da uma das grandes utilidades do ponto ideal onde RMg = CMg, o que sinaliza a empresa o ponto onde a empresa maximiza os lucros.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI A interpretao matemtica do Ponto de Maximizao do Lucro

88

Voltando ao ponto de maximizao do lucro das empresas, temos que:

LT = RT CT
Para se verificar se o Lucro alcanado pela empresa mximo, o aumento na Receita Total proveniente da venda de uma unidade adicional deve ser maior do que o aumento adicional no Custo Total. O ponto de maximizao de lucro ser aquele em que a RMg obtida pela empresa for igual ao CMg com a produo de mais uma unidade.

LT = RT CT
sendo:

LT a variao no lucro total;


RT a variao na receita total;

CT a variao no custo total


O ponto em que a variao no lucro total for igual a zero ( LT = 0) , representa o ponto em que a RMg igual ao CMg.

dLT dRT dCT dLT dRT dCT , se = 0, , ou, de outra forma: = = dq dq dq dq dq dq

RMg = CMg
Vamos a um exemplo: Suponhamos uma empresa cuja funo de Custo Total = 2q2 + 4q + 10. A demanda de mercado igual a p = 40 q.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI O primeiro passo chegarmos Receita Total = (40 q) x q = 40q q2

89

No ponto de maximizao dos lucros da empresa a RMg = CMg, ou seja:

dRT d (40q q 2 ) = = 40 2q RMg = dq dq dCT d (2q 2 + 4q + 10) CMg = = = 4q + 4 dq dq


No equilbrio RMg = CMg

40 2q = 4q + 4 q=6

substituindo a quantidade que maximiza os lucros na curva de demanda, chegamos ao preo de equilbrio:

p = 40 q p = 40 6 = 36

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

90

3. Estrutura dos mercados de bens: concorrencial, monopolista e oligopolista


Aps o entendimento do comportamento da produo, custos e receitas das empresas no curto e no longo prazo, nos voltamos agora anlise das estruturas dos mercados de bens, ou seja, a forma como so formados os mercados e as empresas que nestes atuam.

As estruturas dos mercados de bens dependem basicamente de trs fatores:

nmero de empresas que compem o mercado; tipo do produto (se as empresas fabricam produtos idnticos ou diferenciados); se existem ou no barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.

A maior parte dos modelos que explicam as estruturas de mercado existentes, pressupem que as empresas maximizam o lucro total, o que, conforme vimos no final do captulo anterior, corresponde ao nvel de produo no qual a receita marginal iguala o custo marginal.

O mercado Concorrencial ou chamado de concorrncia perfeita o tipo de mercado em que h um grande nmero de vendedores (empresas), de tal sorte que uma empresa, isoladamente, no afeta os nveis de oferta de bens e servios do mercado e, conseqentemente, o preo de equilbrio. Trata-se do conceito de mercado atomizado (muitas empresas). Alguns conceitos adicionais ajudam a melhor compreender o mercado concorrencial, tais como: no-diferenciao entre produtos ofertados pelas empresas concorrentes (conhecida como hiptese da homogeneidade);

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

91

atomicidade, que representa o mercado com infinitos vendedores e compradores, de forma que um agente isolado no tem condies de afetar o preo de mercado. Assim, o preo de mercado nico, sendo fixado para empresas e consumidores (price-takers ou tomadores de preo);

no-existncia de barreiras para o ingresso de empresas no mercado, ou seja, as empresas podem entrar e sair livremente do mercado;

Transparncia de mercado (todas as informaes sobre lucros, preos, etc., so conhecidas por todos).

No h na economia um mercado verdadeiramente de concorrncia perfeita, sendo o mercado de produtos hortifrutigranjeiros o que mais se aproxime.

A maximizao do lucro no mercado de concorrncia perfeita

As empresas atuantes no mercado de concorrncia perfeita visam maximizao dos seus lucros. O resultado de suas vendas representado pela Receita Total de vendas.

RT = pxq
O resultado da Receita Mdia ser igual a j estudada por ns.

RMe =

pxq =p q

Conforme podemos constatar, a Receita Mdia (Rme) obtida pela empresa igual ao preo do produto (p).

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

92

Se estamos falando de receitas, podemos nos perguntar: Qual seria a Rmg de cada unidade adicional vendida?

Considerando a hiptese de que as firmas so tomadoras de preos, j que existem uma srie de empresas que atuam no mercado, o preo do produto oferecido pela empresa ser sempre o mesmo. Como a Receita Marginal (ou adicional) representa o quanto a empresa ganha com cada unidade adicional vendida, podemos concluir que a RMg de cada unidade adicional vendida ser igual ao preo do bem ou servio que, conseqentemente, ser igual a Rme da empresa.

RMg = p = Rme

Podemos comprovar matematicamanete (atravs do uso da derivada) que a RMg de cada unidade vendida igual ao Preo do bem. Vejamos o resultado abaixo:

A RMg, conforme vimos, pode ser expressa pela variao (derivada) da Receita Total (dRT) diante da variao (na forma de venda) de uma unidade adicional do bem (dq). Matematicamante temos:

RMg =

dRT d ( pxq) dp dq = = qx + px = dq dq dq dq

A derivao acima procura separar as variveis preo e quantidade.

Primeiro calculada a variao (derivada) do preo em relao a quantidade, isolando-se a quantidade apenas como fator de multiplicao ( qx

dp ). Considerando que no regime de concorrncia perfeita o preo do bem dq


www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

93

dado, ou seja, sempre p, o resultado da variao do preo dado que ocorreu variao na quantidade (derivada do preo em relao a quantidade) (

dp ) igual a dq

zero. Do mesmo modo, o termo ( qx

dp ) ser igual a zero. dq


dq dq

O segundo termo da equao mais fcil de ser calculado. A diviso

igual a 1. Assim, o resultado da equao px

dq ser igual a p. dq

Assim sendo, verifica-se que o resultado da derivada acima comprova que a RMg ser igual ao preo do bem p.

RMg = p

Fica assim comprovado que no regime de concorrncia perfeita o preo p do bem vendido ser a Receita Mdia (Rme) auferida com a venda da cada unidade, que ser igual a Receita Marginal (RMg) com a venda de mais uma unidade.

De acordo com a anlise feita na aula 1, a curva de demanda negativamente inclinada, ou seja, quanto maior for o preo, menor ser a quantidade demandada e vice-versa. Esta interpretao vlida para os consumidores inclusive no mercado concorrencial, mas o problema que neste, conforme vimos, o preo sempre o mesmo, independente da quantidade vendida. Devido a isso, a curva de demanda individual pelo bem ser horizontal, representando sempre a continuidade do preo do bem vendido no mercado de concorrncia perfeita.

Vejamos o grfico abaixo:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

94

O
Demanda pelo bem X
P = Rme = RMg

Q(mercado)

A curva de demanda, do ponto de vista da empresa perfeitamente competitiva, dada pela demanda do bem x (b), ao nvel do preo estabelecido pelas foras de mercado. A esse preo, toda a produo da empresa ser absorvida pelo mercado. No h interesse em operar abaixo desse nvel e no h possibilidade de praticar preo superior a p.

A interligao do resultado da empresa concorrencial e o Custo Marginal (CMg) Conforme verificamos, toda firma busca maximizar o seu lucro, procurando para isso, aplicar a regra na qual a RMg com a venda da ltima unidade vendida seja exatamente igual ao CMg com a ltima unidade produzida.

Assim, como no mercado concorrencial a RMg igual ao preo p, que igual a RMe, podemos dizer que o Custo Marginal (CMg) igualar-se-a a esta duas, chegando a seguinte equao: RMe = p = RMg = CMg

Podemos re-analisar esta igualdade a partir da tabela disposta anteriormente:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

95

Tabela 8
Preo (P) $6,00 $6,00 $6,00 $6,00 Quant. (Q) 0 1 2 3 4 Receita Total (RT=PxQ) $0,00 $6,00 $12,00 $18,00 $24,00 Custo Total (CT) $3,00 $5,00 $8,00 $12,00 $17,00 Lucro Receita Custo (RT-CT) Marginal RMg Marginal CMg -$3,00 $1,00 $6,00 $2,00 $4,00 $6,00 $3,00 $6,00 $6,00 $4,00 $7,00 $6,00 $5,00

$6,00
$6,00 $6,00 $6,00

5
6 7 8

$30,00
$36,00 $42,00 $48,00

$23,00
$30,00 $38,00 $47,00

$7,00
$6,00 $4,00 $1,00

$6,00
$6,00 $6,00 $6,00

$6,00
$7,00 $8,00 $9,00

Em termos grficos, teremos a seguinte interpretao:

CMg

p* = 6

p = RMg = RMe = CMg

q* = 5

Vamos a resoluo de uma questo de concurso para fixarmos o contedo:

(EPPGG/MPOG ESAF/2002) Uma firma, em concorrncia perfeita, apresenta um custo total (CT) igual a 2 + 4 q + 2 q2, sendo q a quantidade vendida do produto por um preo p igual a 24. Assinale o lucro mximo que essa firma pode obter.

a) 46 b) 48 c) 50 d) 54 e) 60 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Resoluo da questo:

96

O lucro dado pela diferena entre a Receita Total e o Custo Total

L = RT CT

Sabemos que uma firma ou empresa maximiza seu lucro quando a RMg for igual ao CMg.

RMg = CMg

Sabemos ainda que no mercado de concorrncia perfeita, o preo p igual a RMg e ao CMg.

p = RMg = CMg

Como o preo j dado na questo, j sabemos o resultado da RMg e do CMg.

Assim, para resolvermos a questo, temos que encontrar a quantidade que maximiza o lucro. A melhor forma de chegarmos a varivel quantidade realizarmos a derivao da funo Custo Total, que exatamente o CMg. Alm disso, podemos igual-la ao preo vendido do bem, j que na concorrncia perfeita estes so iguais no equilbrio.

dCT d (2 + 4q + 2q 2 ) d (2) d (4q ) d (2q 2 ) = CMg = = + + = 0 + 4 + 4q ; dq dq dq dq dq


Obs: caso no se lembrem da frmula da derivada, consulte-a na aula 1.

Igualando o CMg ao preo, temos:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

97

4q + 4 = 24 q=5
Se ns j temos o preo pelo qual so vendidos os bens no mercado concorrencial, bem como a quantidade que equilbra o mercado, podemos calcular o lucro mximo que a empresa (firma) poe obter:

LT = RT CT; RT = 24 x 5 = 120 CT = 2 + 4 x (5) + 2 x (5)2 = 72

Logo o Lucro Total ser igual a 120 72 = 48.

Gabarito letra b.

O equilbrio no mercado concorrencial no Curto e no Longo Prazo

Sabemos que no mercado concorrencial, a curva demanda individual da empresa constante ao nvel de preos estabelecido no mercado. Neste equilbrio o CMg igual a RMg.

Considerando estes pontos, poderamos saber como se comporta a relao existente entre a curva de demanda do mercado concorrencial e as curvas de Custo Mdio e Varivel Mdio do mesmo mercado.

Fazendo-se a unio das curvas de custos das empresas com a curva de demanda individual no mercado de concorrncia perfeita, temos as seguintes interpretaes:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

98

CMg P

CMe CVMe

P* = 7 P* = 6 P* = 5

P = RMg = RMe = CMg

q* = 5

Quando o preo de venda igual ao Custo Mdio de Produo, representado pelo preo = 6, a empresa estar auferindo os chamados lucros normais. Essa afirmao importante, at mesmo porque no parece bvio, num primeiro momento, que vender um bem ou servio pelo mesmo valor que este custa empresa, possa trazer algum lucro.

A justificativa para isso o fato de que na economia, para todo capital empregado no processo produtivo, existe um custo implcito, o chamado custo de oportunidade. Este representa a remunerao mnima pela qual o capital empregado dever gerar, ou seja, caso a empresa obtasse, ao invs de aportar recursos financeiros na produo, colocar o dinheiro em uma aplicao financeira, este deveria ser remunerado na forma de juros. Para as empresas,

independetemente de qual mercado estas atuem, a contabilizao deste custo de oportunidade, que o custo implcito, deve ser adiconado aos custos explcitos, tais como os que ns j conhecemos (Cme, CVMe, CFMe).

De forma resumida, a existncia de lucros normais, mesmo que o preo do bem vendido seja igual ao Custo Mdio de produo, derivado dos chamados custos implcitos.

Na continuao de nossa anlise, toda vez que o preo de venda (p=7) for superior ao Custo Mdio de produo (Cme=6), as empresas que trabalham no

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

99

mercado concorrencial estaro auferindo os chamados lucros extraordinrios, de tal forma que a RT ser maior do que o CT.

A grande questo que isso s possvel no horizonte de curto-prazo. No longo-prazo, como o mercado aberto entrada de novas empresas, caso estas venham a tambm oferecer produtos, os preos tendero a cair, diminuindo os lucros da atividade concorrencial ao chamado lucro normal, j debatido anteriormente.

Ainda observando o grfico, temos o ponto no qual o preo menor do que o Custo Mdio mas maior do que Custo Varivel Mdio. Valeria a pena, a empresa ofertar bens no mercado? A resposta sim. A questo que, conforme vimos na anlise da produo das empresas, alguns fatores de produo so fixos, ou seja, no variam no curto prazo. o caso por exemplo do contrato de aluguel (leasing) de uma mquina. Este contrato representa para ele um custo fixo, de tal forma que independente da empresa produzir ou no, ela ter este custo. Se produzindo a empresa consegue vender o seu produto a um preo que seja o suficiente para pagar ao menos os custos variveis, esta deve continuar a operar, pois, parte do que sobrar com o pagamento do custo varivel, ir amortizar o custo fixo. Caso a empresa no operasse, ela teria que arcar com a integralidade do custo fixo.

No longo prazo, a empresa poder realizar mudanas na sua estrutura, de forma diminuir os impactos provocados pelo custo fixo, corrigindo as ineficincias existentes e assim poder passar a ter lucros na sua atividade.

De forma resumida, pontuamos:

No mercado de concorrncia perfeita o preo de venda igual ao Custo Mdio de Produo, sendo o lucro auferido representado pelo custo implcito (ou remunerao implcita) da atividade;

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

100

No curto prazo a empresa deve produzir desde que o preo de venda seja superior ao Custo Varivel Mdio, pois assim poder arcar com parte do custo fixo proveniente do processo produtivo;

Caso o preo seja igual ao Custo Varivel Mdio, independente para a empresa produzir ou no, especialmente porque ela estar trocado seis por meia-duzia;

Finalmente, caso o preo seja inferior ao Custo Varivel Mdio, a empresa dever fechar suas portas, pois assim s estar tendo prejuzo, j que a sua remunerao no paga sequer os custos que so alterveis no curto prazo.

O conjunto de empresas participantes do mercado concorrencial

At agora realizamos a discusso de qual o comportamento dos custos, receitas e preo de uma empresa no mercado de concorrncia perfeita. Considerando no entanto que neste mercado existe uma infinidade de empresa, devemos saber mensurar como ests se comportam em termos de estrutura de custos e receitas quando enfrentam uma demanda que tem sempre A mesma caracterstica, ou seja, quanto menor o preo, maior ser a quantidade consumida.

Para isso, retiramos uma questo da ltima prova para o cargo de fiscal de ICMS do estado de So Paulo, realizada em 2006.

(Fiscal de Rendas/SEFAZ FCC/2006) Num mercado de concorrncia perfeita, a curva de demanda por um bem X dada pela funo linear:

Qd = 500 10P Onde:

Qd = quantidade demandada do mercado; www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI P = preo do bem;

101

Nesse mesmo mercado, h 50 empresas cuja funo Custo Total igual para todas e expressa pela funo: CT = 20 + 2qe + 0,5qe2

Onde qe = quantidade ofertada por cada empresa

O preo de equilbrio desse mercado corresponder a:

a) 13 b) 12 c) 11 d) 10 e) 9

Vamos a resoluo:

A primeira considerao a ser feita de que a curva de demanda a de mercado, de tal sorte que ela representada pela letra maiscula Qd, ao invs de qd,que a demanda individual.

Se analisarmos a funo Custo Total de cada empresa, vamos constatar que na sua composio temos a quantidade ofertada de cada uma delas qe ao invs de Qe, que a quantidade ofertada do mercado.

Assim sendo, para encontrarmos o preo de equilbrio, temos que igualar a quantidade demandada de mercado Qd quantidade ofertada do mercado Qe.

No mercado de concorrncia perfeita, sabemos que o preo P igual ao custo marginal CMg. Como temos a funo Custo Total de cada empresa, podemos calcular o resultado do Custo Marginal (CMg) de cada uma destas. www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

102

dCT d (20 + 2qe + 0,5qe 2 ) d (20) d (2qe) d (0,5qe 2 ) CMg = = = + + = dqe dqe d (qe) d (qe) d (qe) CMg = 0 + 2 + qe = 2 + qe
Como estamos falando do Custo Marginal de cada empresa, para que possamos calcular o Custo Marginal do mercado, precisamos multiplicar o resultado pelo nmero de empresas atuantes, que neste caso igual a 50.

50 xCMg = 50 x(qe + 2) = 50qe + 100


O pulo do gato a partir da o de primeiro igualarmos o custo marginal ao preo, e tambm transformar o resultado 50qe, que a quantidade ofertada pelas empresas no mercado concorrencial, em simplesmente Qe. Seno vejamos:

50 xP = Qe + 100 ; isolando a quantidade ofertada do mercado, temos: Qe = 50 P 100


Finalmente, igualando-se a oferta demanda, temos:

50 P 100 = 500 10 P 60 P = 600 P = 10


Gabarito: letra d.

O Mercado Monopolista

Esse mercado se caracteriza pelas condies opostas ao mercado concorrencial. Nele existe apenas um nico vendedor (empresa) para muitos www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

103

compradores, fazendo com que este domine inteiramente a oferta. No existe portanto, concorrncia, nem produto substituto.

No regime de monoplio o comprador se submete s condies impostas pelo vendedor ou simplesmente deixar de consumir o produto4. No Brasil, os exemplos de monoplio so aqueles referentes ao regime de monoplio natural, tais como produo e transmisso de energia eltrica (em hidroeltricas), fornecimento de gua e esgoto bem como o refino de petrleo5.

Obs: No entraremos em maiores detalhes neste material, especialmente por no constar tal ponto no edital do concurso, mas cabe o comentrio a respeito do regime monopsonista ou tambm chamado de monopsnio, que se trata da questo inversa ao monoplio, ou seja, a existncia de apenas um comprador para vrios vendedores. Voltando ao nosso tema, no mesmo sentido do exposto no mercado concorrencial, destacamos algumas caractersticas dos monoplios: Apenas uma nica empresa a produtora de bens ou servios; O produto oferecido no apresenta substitutos prximos (tais como os vistos na anlise da aula 1); Existncia de barreiras entrada de outras empresas, o que aumenta o seu poder de mercado. Cabe-nos ainda destacar que no no regime monopolista no existe uma curva de oferta que se oriente de acordo com as variaes nos preos dos bens e servios oferecidos por este. Como ele o nico oferecedor do bem, a definio do preo feita de acordo com a sua inteno de venda no mercado.

Ressaltamos que sempre vlida a relao da demanda, ou seja, mesmo que o monopolista sendo o nico vendedor, ele no poder estabelecer qualquer preo, sob pena de no conseguir vender nenhuma unidade do bem ou servio produzido. 5 Existem excees, mas que no merecem maiores comentrios para fins deste material.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

104

A demanda pelo produto oferecido pelo Monopolista (RT, RMe, RMg e o Preo) No monoplio, a curva de demanda da empresa a prpria curva de demanda do mercado como um todo. Ao ser exclusiva no mercado, a empresa no estar sujeita aos preos vigentes. Pode a empresa estabelecer o preo que melhor lhe convenha. Veja que esta situao exatamente o inverso do regime de concorrncia onde, a existncia de muitas firmas, impede que o preo seja manipulado.

p A demanda de mercado a prpria curva de demanda do monopolista.

A liberdade do monopolista no significa que este pode estabelecer o preo do jeito que bem entender. Ele deve sempre considerar a elasticidadepreo dos consumidores onde a empresa atua.

A receita total auferida pelo monopolista dada pelo preo que este vende cada produto no mercado multiplicado pelo preo de cada produto. Assim temos que:

RT = PxQ , sendo Q a quantidade de mercado, j que o monopolista o


nico oferecedor.

A Receita Mdia o prprio preo do bem vendido:

RMe =

RT PxQ = =P Q Q

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

105

Mas, qual ser a relao existente entre a Receita Mdia (RMe) e a Receita Marginal (RMg)?

Como no mercado monopolista ele o nico vendedor, este deve vender cada unidade adicional segundo a racionalidade da demanda (quanto menor o preo maior ser a quantidade demandada).

Dessa maneira, cada unidade adicional vendida, ou seja, a Receita Marginal, ser menor do que a anterior, de tal forma que, no regime monopolista, a Receita Marginal ser menor do que a RMe.

Vejamos este resultado expresso atravs das curvas e frmulas que j conhecemos:

P = 10 2Q

A receita total ser:

RT = PxQ = (10 2Q) xQ = 10Q 2Q 2


A RMg a derivada da Receita Total em relao ao aumento da quantidade demandada:

dRT d (10Q 2Q 2 ) RMg = = = 10 4Q dQ dQ RMg < RMe


10 4Q < 10 2Q

Podemos ainda ilustrar este resultado, a partir dos resultados acima, associando-os ao grfico que demonstra as curvas de demanda (que a prpria www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

106

Receita Mdia por unidade vendida) e a curva de Receita Marginal de cada unidade adicional vendida.

O incio (origem) da curva de demanda aquele em que a quantidade demandada zero, devido cobrana de um preo acima da capacidade de pagamento de qualquer consumidor.

P = 10 2Q, como Q = 0; P = 10;

J quando o preo for igual a zero, a quantidade mxima consumida ser:

0 = 10 2Q; 10 = 2Q Q=5

Se alterarmos os parmetros 10 por a e 2 por b, teremos que:

Q = a/b

No caso da curva de RMg, temos:

Quando a quantidade demandada for igual a zero (ou seja, quando o preo mximo), este ser os mesmos 10.

P = 10 2Q, como Q = 0; P = 10;

No entanto, considerando a prpria curva de RMg, qual ser a quantidade encontrada?

0 = 10 4Q; 10 = 4Q www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Q = 2,5

107

Ou seja, representa a metade da quantidade encontrada para a curva de demanda. Se alterarmos os parmetros 10 por a e 4 por b, teremos que:

Q = a/2b Em termos grficos, temos:

P, RMg, RMe

Demanda

RMg

a/2b

a/b

A estrutura de custos do monopolista A estrutura de custos do monopolista a mesma existente no mercado concorrencial.

Conforme verificamos na anlise feita, a curva de Custo Marginal corta as curvas de Curva de Custo Mdio e Varivel Mdio nos pontos mnimos, ou seja, quando o Custo Mdio mnimo, este igual ao Custo Marginal, valendo o mesmo resultado para o Custo Varivel Mdio.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

108

P CMe CMg CVMe

A curva de custo marginal cruza as Curvas de Custo Varivel Mdio e Custo Mdio quando estes so

A Maximizao dos Lucros da empresa Monopolista no Curto e no Longo Prazo o ponto em que a RMg igual ao CMg

Conforme derivamos na anlise da estrutura de custo e receitas de uma empresa, o ponto em que esta maximiza o lucro aquele em que a RMg com a ltima unidade vendida igual ao CMg de produo da mesma unidade. Esta relao vlida tambm para o monoplio, podendo ser representada pela unio dos grficos de custos e receitas de uma empresa monopolista.

P, CMe

Lucro do Monopolista

O ponto maximizador do
CMe CMg P* Cme* CVMe

lucro do monopolista aquele no qual a RMg igual ao custo Marginal. O lucro do monopolista

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

109

O preo de venda que maximiza o lucro do monopolista ser aquele obtido a a partir da igualdade entre a RMg e o CMg. De acordo com o grfico, o preo maximizador do lucro de curto prazo obtido a partir do encontro da linha pontilhada (que demonstra a igualdade entre RMg e CMg) com a curva de demanda do monopolista. O monopolista, ao contrrio do mercado concorrencial, tem a capacidade de auferir lucro extraordinrios, ou seja, aqueles acima do custo de oportunidade.

Vamos a mais uma questo de prova para fixarmos o contedo.

(Economista/ENAP ESAF/2006) Considere o seguinte texto:

Um monopolista maximizar o seu lucro por meio da produo e comercializao daquele produto para o qual ______________ iguala-se ______________. Nesse caso, a existncia de lucro depender da relao entre ____________ e ______________.

Completam corretamente a frase:

a) o custo marginal / a receita marginal / preo / o custo mdio b) o custo marginal / a receita marginal / preo / custo marginal c) o custo marginal / ao preo / preo / custo mdio d) o custo total / a receita total / preo / custo marginal e) preo / a receita marginal / o custo total / a receita total

Resposta:

De acordo com o aprendido por ns anteriormente, e conforme o grfico anterior, o monopolista maximizar seu lucro quando o custo marginal da ltima unidade produzida for igual receita marginal obtida com a venda da ltima unidade.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

110

Ainda explicado pelo grfico, o resultado do lucro ser dado pela diferena existente entre o custo mdio de produo e o preo de venda do bem oferecido pelo monopolista.

Gabarito: letra a

No longo prazo, o Monopolista, por ser o nico oferecedor de bens e servios no mercado, continua a possuir a mesma estrutura de custos, podendo assim alterar os seus com o objetivo de maximizar os lucros extraordinrios.

Relao existente entre a RT do Monopolista e a elasticidade-preo da demanda

Conforme verificamos, a curva de demanda do monopolista a prpria curva de demanda estudada por ns na aula 1. Assim sendo, fica vlida a relao existente de que a receita total do monopolista alcanada quando a elasticidadepreo da demanda apresentada ao monopolista exatamente igual a 1.

Conforme podemos verificar, a receita


EpD > 1

total cresce at o ponto em que a demanda apresenta uma elasticidade maior do que 1. No ponto em que a
EpD = 1

P, RT

P*

elasticidade igual a 1, a receita total mxima. Finalmente, nos pontos em que

EpD < 1

demanda

apresenta

elasticidade

menor do que 1, a receita total decresce.

Demanda RMg

Q Q*

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI O Mercado Oligopolista

111

O Mercado Oligopolista caracteriza-se como a estrutura de mercado normalmente caracterizada por um pequeno nmero de empresas que dominam a oferta. Neste caso, tanto as quantidades ofertadas quanto os preos so facilmente manipulados por parte dos ofertantes. No Brasil, grande parte da estrutura de produo altamente oligopolizada, no sendo difcil encontrar inmeros exemplos: montadoras de veculos, setor de cosmticos, indstria de papel etc. Existem tambm oligoplios com um nmero significativo de empresas, mas onde poucas dominam (empresas lderes), no sentido de que estas fixam os preos e estabelecem cotas de produo. As empresas menores seguem as regras ditadas pelas lderes. Esse um modelo chamado de Liderana de Preos. Exemplo: indstria de bebidas (Refrigerantes da Coca Cola e AMBEV e os seguidores Schincariol e etc).

Podemos

caracterizar

tambm

tanto

oligoplios

com

produtos

diferenciados (como a indstria de celulares), como oligoplios com produtos homogneos (cimento).

Obs: Assim como destacado na anlise da estrutura de monoplio, existem na economia os chamados regimes oligopsnicos, que se caracterizam por um pequeno nmero de compradores para um extenso nmero de vendedores. O exemplo mais comum so as grandes redes de supermercado no pas.

No caso da caracterizao na estrutura de receitas e custos dos Oligopolistas, que se encontram entre Monoplios e o regime concorrencial, estes enfrentam maiores dificuldades em estabelecer o preo dos seus produtos de forma a fazer com que se obtenha a maximizao dos lucros via a relao de igualdade entre a receita marginal e o custo marginal.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

112

Uma forma alternativa encontrada por oligopolistas para definio dos preos de venda dos bens e servios oferecidos no mercado atravs do modelo de Mark-up, que definido como a margem cobrada a partir dos custos diretos (fixos e variveis) de produo.

Markup = Receita de Vendas - Custos Diretos


A frmula de calculo para o produto oferecido pela empresa em regime Oligopolista :

P = c(1 + M ) = c + cM
P = Preo no regime de oligoplio; c = Custo direto de Produo; M = percentual de Mark-up que a empresa exige ganhar. Essa taxa deve cobrir, alm dos custos diretos, os custos fixos, e atender uma certa taxa de rentabilidade desejada pela empresa.

Essa teoria repousa na constatao emprica de que as empresas no conseguem prever adequadamente suas receitas, mas conhecem muito bem seus custos. Como tem poder oligopolstico, podem, ento, fixar os preos com base nos custos.

Ressalta-se que em alguns mercados sob regime de monoplio, as empresas adotam o mesmo regime de Mark-up, muitas vezes por entenderem que se trata de uma forma mais simples e objetiva de estabelecimento de ganhos com a venda de sua produo.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Resumo e Concluses das Estruturas de Mercado

113

Caracterstica 1.Quanto ao nmero de empresas 2. Quanto ao produto 3. Quanto ao controle das empresas sobre os preos

Concorrncia Perfeita Muito grande Homogneo. No h quaisquer diferenas

Monoplio S h uma empresa

Oligoplio Pequeno Pode ser homogneo ou diferenciado Embora dificultado pela interdependncia entre as empresas, estas tendem a formar cartis controlando preos e cotas de produo. Vale a lei de Maximizao de lucros. No entanto, por no saber a exata noo dos preos, estrutura os mesmos a partir do markup onde:

No h substitutos prximos As empresas tm grande poder para preos elevados , sobretudo quando no h intervenes restritivas do governo leis anti-trustes

No h possibilidades de manobras pelas empresas

4. Quanto ao preo, Receitas, custos e lucro

P = Rme = RMg = CMg Maximiza o lucro quando RMG = CMg

P = Rme > RMg = CMg Maximiza o lucro quando RMG = CMg

p = (1 + M) *c
5. Quanto as condies de Acesso na indstria No h acesso) barreiras (livre Barreiras ao acesso de novas empresas. Barreiras ao acesso de novas empresas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Exerccios:

114

11 (EPPGG/MPOG ESAF/2001) A curva de demanda de uma empresa que opera num mercado de concorrncia perfeita :

a) negativamente inclinada b) positivamente inclinada c) vertical ou perfeitamente inelstica d) horizontal ou perfeitamente inelstica e) horizontal ou perfeitamente elstica

12 (ECONOMISTA/ENAP ESAF/2006) Define-se concorrncia perfeita como sendo um modelo econmico com as seguintes caractersticas, exceto o fato de que

a) h livre e fcil mobilidade de todos os recursos produtivos. b) cada agente econmico no consegue exercer influncia perceptvel sobre o preo. c) a inexistncia de lucro econmico decorre, entre outros fatores, do fato de os agentes econmicos no gozarem de completo e perfeito conhecimento das caractersticas de mercado, dado o tamanho que representa frente a um produtor individual. d) h livre e fcil entrada e sada de empresas. e) o produto homogneo.

13 (ECONOMISTA/ENAP ESAF/2006) Considere:

CT = 1 + 2.q + 3.q2 P = 14

Onde: CT = custo total; q = produo; www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI P = preo.

115

Para uma firma em concorrncia perfeita, o lucro total ser

a) 8. b) 14. c) 9. d) 15. e) 11.

14 - (ECONOMISTA/ENAP ESAF/2006) Sejam os conceitos de demanda, receita total e receita marginal, fundamentais para o entendimento do equilbrio de mercado em um regime de monoplio. Considerando tais conceitos, incorreto afirmar que

a) quando a receita marginal igual a zero, a receita total mxima. b) se a curva de demanda negativamente inclinada, a curva e a receita marginal tambm ser. c) a diferena entre a receita marginal e o preo depender da elasticidade preo da demanda. d) se a curva de demanda negativamente inclinada, a receita total atingir um mximo quando a diferena entre as curvas de demanda e de receita marginal for zero. e) se a curva de demanda negativamente inclinada, a receita marginal ser menor do que o preo em todos os preos relevantes.

15 - (EPPGG/MPOG ESAF/2002) Em monoplio, a curva da oferta:

a) dada pela curva da receita marginal. b) dada pela curva do custo marginal, acima do custo fixo mdio. c) dada pela curva do custo marginal, acima do custo varivel mdio. d) dada pela curva do custo varivel mdio. e) no existe.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

116

16 - (EPPGG/MPOG ESAF/2002) Indique, nas opes abaixo, o mercado no qual s h poucos compradores e grande nmero de vendedores.

a) Monoplio b) Monopsnio c) Oligoplio d) Oligopsnio e) Concorrncia Perfeita

17 - (EPPGG/MPOG ESAF/2001) Em um monoplio, onde a curva de demanda do produto Q = 300 2 P (sendo Q e P, respectivamente, quantidade e preo), qual dever ser a combinao de Q e P para que haja a maximizao da receita total ? a) Q = 250 e P = 25 b) Q = 200 e P = 50 c) Q = 150 e P = 75 d) Q = 100 e P = 100 e) Q = 50 e P = 125

18 (Fiscal de Rendas/Sc. Fazenda RJ FGV/2007) Uma empresa monopolista capaz de escolher o preo de seu produto. Para que seu lucro seja maximizado, a empresa monopolista deve escolher um preo que exceda seu custo marginal de produo. A diferena entre o preo escolhido e o custo marginal chama-se mark-up. Pode-se afirmar que o mark-up da firma monopolista ser to maior quanto:

a) maior for a elasticidade-preo da demanda. b) menor for a elasticidade-preo da demanda. c) maior for a elasticidade-renda da demanda. d) menor for a elasticidade-preo da oferta. e) menor for a elasticidade-preo cruzada da demanda. www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

117

19 - (Fiscal de Rendas/Sc. Fazenda RJ FGV/2008) A respeito dos custos de produo, assinale as alternativas a seguir:

I O custo varivel mdio cruza a curva de custo total mdio no mnimo. II Uma firma deve suspender a sua operao quando a receita total for inferior ao custo total mdio. III A curva de custo marginal intercepta as curvas de custo total mdio e custo varivel mdio no mnimo.

a) se somente a afirmativa III estiver correta. b) se somente a afirmativa I estiver correta. c) se somente a afirmativa II estiver correta. d) se nenhuma alternativa estiver correta. e) se todas as alternativas estiverem corretas.

20 - (Fiscal de Rendas/Sc. Fazenda RJ FGV/2008) A respeito das empresas monopolistas, correto afirmar que:

a) a firma monopolista maximiza o seu lucro igualando o custo marginal com a receita marginal. b) a empresa monopolista escolhe o preo do produto de forma que o preo seja igual ao custo mdio. c) a curva de receita marginal est acima da curva de demanda. d) a maximizao do lucro por parte das empresas monopolistas maximiza o bemestar da sociedade devido aos maiores lucros gerados. e) do ponto do vista do bem-estar total da economia, a discriminao de preos eleva o excedente do monopolista, mas reduz a eficincia medida pelo excedente total (consumidor + produtor).

Gabarito Comentado: www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

118

Questo 11: letra e

Conforme verificamos, a curva de demanda no mercado concorrencial horizontal em relao ao eixo das quantidades, o que obtido devido s empresas atuantes neste mercado serem consideradas tomadoras de preo, ou seja, o preo dado. Considerado este ponto, pode-se concluir que qualquer alterao no preo diferente do preo dado para o mercado, levar a um aumento ou diminuio do nvel de demanda pelo bem de forma ampla (elasticidade tendendo ao infinito).

Questo 12: letra c

No mercado de concorrncia perfeita consumidores e produtores possuem acesso a todas as informaes disponveis.

Questo 13: letra e

O lucro total obtido pela diferena entre a receita total e o custo total.

Sabe-se tambm que para se maximizar o lucro deve-se se igualar a receita marginal ou custo marginal que, no mercado concorrencial, ainda igual ao preo.

Partindo da frmula do custo total podemos calcular o custo marginal. CT = 6q + 2 Q

Cmg =

Igualando o custo marginal ao preo, temos:

14 = 6q + 2 q=2

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

119

A partir da obteno da quantidade de equilbrio possvel obter a receita total. Seno vejamos:

RT = p x q = 14 x 2 = 28

O custom total obtido mediante a aplicao do valor da quantidade na frmula do custo total:

CT = 17.

Sendo assim, temos que o lucro ser;

L = RT CT = 28 17 = 11

Questo 14: letra d

Conforme informaes do grfico da pgina 107, a receita total atingir um mximo quando a distancia entre a receita marginal e a demanda for mxima.

Questo 15: letra e

No monoplio a curva de oferta representada pela prpria demanda pelo produto vendido em mercado, uma vez que o monopolista como nico oferecedor do bem discriminador do preo, vendendo mais quanto menor for o seu preo de venda.

Questo 16: letra d

Trata-se da prpria definio de um monopsionista aprendido em aula.

Questo 17: letra c

O monopolista maximiza a receita total quando a receita marginal for igual a zero.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

120

De acordo com os dados da questo, temos as informaes referentes a curva de demanda. Para se obter a receita total deve-se multiplicar o preo do bem vendido pela quantidade. Se isso for feito com base na curva de demanda disposta na questo teremos a receita total em funo do preo, o que tende a inviabilizar a derivao desta para se chegar a receita marginal, uma vez que sua frmula tem como varivel o preo e no a quantidade.

A forma encontrada de se deixar a receita total em funo da quantidade isolando a varivel P da frmula, obtendo o seu valor a partir de Q.

Sendo assim, temos:

Q = 300 2P P = -0,5Q + 150

Para se encontrar a receita total, temos: RT = P x Q = (-0,5Q + 150) x Q = -0,5Q2 + 150Q

Conforme destacamos anteriormente, a maximizao da receita total se d quando a receita marginal igual a zero. Sendo assim, temos:

Calcula-se primeiramente a receita marginal: RT = - Q + 150 Q

Rmg =

Se Rmg igual a zero, temos:

0 = -Q + 150 Q = 150

Aplicando-se o Q na frmula do preo, temos: www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI P = -0,5(150) + 150 = 75

121

Questo 18: letra b

Quando menor for a elasticidade preo de demanda, maior a aceitao do consumidor a variaes positivas no preo, o que tende a aumentar a receita do monopolista.

Questo 19: letra a

Conforme a descrio da estrutura de custos das firmas.

Questo 20: letra a

Conforme aprendido na aula, tanto no mercado monopolista como no mercado concorrencial, as empresas maximizam o seu lucro quando a receita marginal for igual ao custo marginal.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Comentrios:

122

Acredito que todos vocs estejam bastante cansados com tantas informaes a serem fixadas, especialmente com a realizao dos exerccios baseados em questes de provas.

Por conta deste fato, resolvi deixar a abordagem da matria um pouco mais suave. O ponto do edital que se segue, em continuidade nossa aula, o mesmo abordado na aula zero, tendo sido a ele adicionado uma bateria de questes que versam sobre os temas estudados.

O objetivo da separao a sugesto de que vocs faam uma pausa de um dia no estudo, retornando aos trabalhos no dia seguinte. Acredito que assim ser possvel tornar mais eficiente o estudo, a fixao e o entendimento do contedo.

Um abrao

Francisco

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

123

4. Evoluo das funes do Governo As vises clssica e Keynesiana


Podemos dizer que as Funes do Governo e sua interveno na economia derivam de duas correntes de pensamento econmico. A viso clssica, advinda do sculo XIX, defendia o que poderamos chamar de Estado mnimo, ou seja, deveria a atividade estatal ser voltada apenas para o atendimento de demanda onde a atividade privada no pudesse se auto equilibrar, tal como a definio de oferta e demanda. A presena do Estado seria representada apenas pelo controle da segurana nacional do pas, a segurana pblica, bem como servios de natureza social no atendidas pelo setor privado.

Segundo a viso clssica, o Estado delimitaria a sua atuao aos chamados bens pblicos e semipblicos, que seriam os bens em que o consumo por parte de um indivduo no limitaria o consumo pelos demais indivduos. Um bom exemplo de bem pblico a segurana nacional, onde o servio disponibilizado a todos habitantes de determinado pas.

Da mesma forma, podemos nos ater anlise do servio de Educao Universitria Pblica. Trata-se de um bem semipblico ou tambm chamado de bem meritrio, de forma que, mesmo sendo restrito a pessoas capacitadas em processos seletivos, est disponvel a todos que nela desejarem entrar.

Em ponto posterior ao nosso estudo, teceremos comentrios adicionais sobre os bens oferecidos pelo Governo.

De volta nossa anlise sobre as funes do Governo, podemos dizer que com o grande crescimento da atividade privada j no sculo XIX, geradora de lucros, passaram a existir na Economia questionamentos referentes a distribuio da riqueza nas mos de poucos. Tratava-se do que chamamos pensamento marxista, fundamentado na idia de que deveria o Estado atuar diretamente na redistribuio igualitria da renda entre a populao mais e menos favorecida.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

124

Este pensamento teve grande eco em pases como a Frana, que passaram a conviver com o chamado Socialismo democrtico.

No obstante, no incio do sculo XX, mais especificamente com a chamada Grande Depresso, que foi o perodo em que a economia norte-americana passou por um grande perodo de recesso, com grande aumento do desemprego e queda na produo de bens e servios, uma nova defesa na dimenso da atuao do Estado passa a existir.

Adendo: Com a primeira grande guerra, os americanos ficaram responsveis em prover de bens e servios as economias europias arrasadas pela guerra. Esta proviso de recursos fazia com que toda a produo industrial tivesse destino, fosse pelo consumo interno do pas, fosse pelo consumo externo. Na medida em que as economias se reerguiam, diminua-se a necessidade por bens importados, o que culminou no excesso de oferta pelas empresas americanas. Este excesso levou a queda no preo das aes da empresas na bolsa de valores, ficando assim conhecido o chamado crash da bolsa, e o grande aumento do nvel de desemprego acompanhado de uma recesso profunda no pas.

Com o nvel de oferta agregada representada pela oferta de bens e servios pelas empresas - muito superior ao da demanda agregada consumo realizado pelas famlias - , John Maynard Keynes, afluente economista ingls, realizou a proposio, posteriormente chamada de viso keynesiana, que deveria o Estado deveria intervir na economia de forma a estimular a demanda agregada. Esta interveno se daria pelo o que hoje chamamos de Poltica Fiscal, na qual o Estado, antes apenas regulador e oferecedor de bens pblicos, deveria aumentar os seus gastos, comprando o excedente de produo, como forma de minimizar e, se possvel, contribuir para a gerao de emprego e renda.

De forma resumida, Keynes propugnou que o Governo deveria intervir de forma a evitar o aparecimento de crises sistmicas, atuando diretamente na

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

125

demanda agregada atravs da realizao de investimentos e no controle inflacionrio diante de excessos de procura por bens e servios pelos consumidores.

Vejamos duas questes respectivamente do ltimo (2008) e do penltimo (2005) concurso para a Secretaria do Tesouro Nacional STN, que abordou as funes do Governo dentro do processo econmico:

(AFC/STN ESAF 2008) Sobre a Escola Clssica (Liberalismo) correto afirmar:

a) trata-se de um sistema econmico baseado na livre-empresa, mas com acentuada participao do Estado na promoo de benefcios sociais, com o objetivo de proporcionar padres de vida mnimos, desenvolver a produo de bens e servios sociais, controlar o ciclo econmico e ajustar o total da produo, considerando os custos e as rendas sociais.

b) admite, por princpio, que a ao do Estado deve restringir-se ao mnimo indispensvel, como a defesa militar, a manuteno da ordem, a distribuio da justia e pouco mais, pois a iniciativa privada faz melhor uso dos recursos pblicos.

c) deu-se a partir das dcadas de 1980 e 1990, a reboque da crise fiscal, do incio do processo de globalizao da economia e da ineficincia do Estado na produo de bens e servios.

d) de carter nacionalista e intervencionista, preconiza para o Estado uma poltica econmica e financeira fundada na maior posse de dinheiro e metais preciosos, acreditando que nisso reside a base da prosperidade.

e) corresponde fundamentalmente s diretrizes estatais aplicadas nos pases desenvolvidos por governos social-democratas. Nos Estados Unidos, certos aspectos de seu desenvolvimento ocorreram, particularmente, no perodo de vigncia do New Deal.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Comentrios sobre as assertivas:

126

a) A Escola clssica no se trata de um sistema econmico, mas sim um pensamento econmico, que de fato defende a chamada livre-empresa, realizando negcios com consumidores de forma a gerar o equilbrio de mercado. Adiciona-se que segundo a Escola Clssica, deve-se ter um Estado mnimo, sem interveno no ciclo econmico e no controle da produo.

Resposta incorreta

b) Trata-se da prpria definio do pensamento econmico que defende a participao do Estado no processo econmico restringindo-se ao mnimo indispensvel.

Resposta correta

c) No se trata de uma viso econmica recente, advinda ainda do sculo XIX.

Resposta incorreta

d) No mesmo sentido, no se trata de uma poltica de carter nacionalista e to quanto intervencionista.

Resposta incorreta

e) Esta diretamente associado ao pensamento Keynesiano de interveno do Estado no processo econmico. O New Deal consistiu na srie de programas implementados nos EUA no incio da dcada de 1930, objetivado em promover a recuperao e a reforma da economia americana assolada pela grande depresso.

Resposta incorreta

Gabarito: letra b www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

127

(AFC\STN ESAF 2005) Baseada na viso clssica das funes do Estado na economia, identifique a opo que foi defendida por J.M. Keynes.

a) As funes do Estado na economia deveriam ser limitadas defesa nacional, justia, servios pblicos e manuteno da soberania.

b) As despesas realizadas pelo Governo no teriam nenhum resultado prtico no desenvolvimento econmico.

c) A participao do Governo na economia deveria ser maior, assumindo a responsabilidade por atividades de interesse geral, uma vez que o setor privado no estaria interessado em prover estradas, escolas, hospitais e outros servios pblicos.

d) A economia sem a presena do governo seria vtima de suas prprias crises, cabendo ao Estado tomar determinadas decises sobre o controle da moeda, do crdito e do nvel de investimento.

e) A atuao do Governo se faria nos mercados onde no houvesse livre concorrncia e sua funo seria a de organiz-la e defend-la, para o funcionamento do mercado e para seu equilbrio.

Comentrios sobre as assertivas:

a) A afirmao de que o Estado deve limitar a sua atuao na economia apenas no defesa nacional, justia, servios pblicos e manuteno da soberania, vai de encontro viso clssica de interveno do governo na economia. Trata-se do chamado Estado mnimo, em que o governo deve pautar sua atuao apenas atravs do oferecimento de bens pblicos e semipblicos.

Opo incorreta

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

128

b) As despesas (gastos) do governo so um dos instrumentos propostos por Keynes para efetivao do estmulo demanda agregada e assim minimizar a ocorrncia de crises sistmicas.

Opo incorreta

c) Segundo a viso keynesiana de interveno do Estado na economia, est deve ser maior, no limitando-se somente aos bens no oferecidos pelo setor privado, tais como estradas, escolas e hospitais. No obstante, est participao no deve pautar-se de forma ampla e irrestrita, mas sim atravs da interveno via estmulos na demanda agregada, especialmente atravs do aumento dos gastos

governamentais.

Opo incorreta d) A assertiva d representa a prpria necessidade de interveno do governo na economia segundo a viso keynesiana. O controle da moeda e do crdito excessivo na economia, com o objetivo de conter piques inflacionrios, bem como a expanso dos investimentos pblicos, geradores de estmulos na demanda agregada, visa evitar que a economia seja refm das crises no controlveis pela simples interao entre compradores e vendedores.

Opo correta

e) Esta opo de resposta , num primeiro momento, a mais capciosa e que induz o concursando ao erro. verdadeira a interpretao de que o governo deve intervir nos mercados de forma a regul-los, promovendo assim a maior competio possvel entre os ofertantes de bens e servios. Destaca-se, no entanto, que no possvel o estabelecimento pelo governo de padres iguais nos diferentes mercados, j que no so em todos estes que a iniciativa privada teria interesse em desenvolver suas atividades. Um bom exemplo seria a chamada explorao de petrleo em guas profundas, em que o custo para tal atividade altssimo, impedindo a entrada de novos concorrentes. Este caso o que chamaramos de monoplio natural, derivados das chamadas falhas de mercado, ponto estudado por www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

129

ns em nossa primeira aula para Analista de Planejamento do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto.

Opo incorreta

Gabarito: letra d

A participao do Estado na Economia ampliou-se consideravelmente a partir do sculo XIX, ocasionado especialmente pela Guerras ocorridas ao longo do sculo XX. II Revoluo Industrial e pelas

O Estado que antes se voltava apenas ao atendimento das demandas que no encontravam oferta na atividade privada (viso clssica), tais como defesa, justia, sade, passa agora a ser importante ator Estado do processo Econmico (viso keynesiana), estimulando e contraindo a demanda agregada conforme as necessidades de estmulo ao processo econmico. A evoluo da atuao estatal ao longo do sculo XX permitiu o estabelecimento de funes bsicas a que os governos, responsveis pela adoo de polticas econmicas e sociais, deveriam direcionar suas atividades, buscando atuar diretamente no intuito de minimizar os impactos negativos gerados pelo que chamamos de falhas de mercado.

5. Papel do Governo na economia e as Polticas de Bem-Estar

Conforme tivemos oportunidade de constatar, o papel do governo teve um grande crescimento no sculo passado. Suas funes expandiram-se baseadas na necessidade de interveno no sistema econmico, conforme elucidou Keynes. Adicionado a esta caracterstica, destaca-se a ampliao das demandas da populao, especialmente aquelas relacionadas melhoria da distribuio da Renda Nacional.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

130

A depresso econmica ocorrida no fim dos anos de 1920, levou o governo a combater o desemprego da mo-de-obra, de forma que este se viu obrigado a aumentar sua atuao no sistema econmico via aumento de gastos. Ainda adicionado a este fato, destaca-se a passagem das duas grandes guerras mundiais, que trouxe no seu bojo a necessidade de ampliao das atividades vinculadas previdncia da populao.

Este conjunto crescente de atendimento s necessidades da populao deu origem classificao das funes do governo segundo suas atribuies:

Funo Alocativa

A funo alocativa aquela que atribui ao Estado a responsabilidade pela alocao dos recursos existentes na economia quando, pela livre iniciativa de mercado, isto no ocorrer. Um bom exemplo da funo alocativa representado pela iniciativa do Estado em realizar obras que traro grandes benefcios populao. Um caso polmico, mas revestido da funo bsica de alocao dos recursos pelo Estado a transposio do Rio So Francisco, que mesmo podendo trazer custos ambientais e sociais negativos para parte da populao do Serto Nordestino, resultar em um significativo aumento do bem-estar da prpria populao, levando gua, sade e riqueza a uma regio bastante castigada pela seca.

Funo Distributiva

A funo distributiva representada de fato pela melhoria na chamada distribuio da renda gerada na economia. Polticas de tributao progressiva da renda com a conseqente adoo por parte do governo de polticas como o programa Bolsa Famlia, representam claramente uma poltica distributiva do governo, retirando, a princpio, daqueles que ganham mais e repassando-os queles que ganham menos. www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Funo Estabilizadora

131

A funo estabilizadora visa manter constante o nvel de preos e estimular a gerao de renda e emprego. A funo exercida atravs do controle da demanda agregada (quantidade de bens e servios consumidos na economia), seja por meio de estmulos ao crescimento da renda, seja pelo adequado controle dos nveis de dficit e dvida pblica do pas. Realiza ainda o controle da oferta de moeda na economia, uma vez que este o principal instrumento de estmulo da demanda agregada via disseminao do crdito.

Adendo: A funo reguladora

Com a o processo de desestatizao implementado pelo Estado brasileiro no fim dos anos 70 e intensificado a parti dos anos 90, surgiu a necessidade a que este mesmo Estado passasse a controlar as atividades em que antes este atuava diretamente, constituindo para isso uma srie de Agncias Reguladoras que passaram a ter como misso a regulao dos servios pblicos concedidos iniciativa privada, nos moldes dos regimes de concesso de rodovias, portos, distribuio de energia eltrica e telefonia.

Vejamos agora a resoluo de algumas questes cobradas nos ltimos certames em que este matria foi cobrada de forma explcita, inclusive pela ESAF.

(AFC/STN ESAF/2008) A aplicao das diversas polticas econmicas a fim de promover o emprego, o desenvolvimento e a estabilidade, diante da incapacidade do mercado em assegurar o atingimento de tais objetivos, compreende a seguinte funo do Governo:

a) Funo Estabilizadora. b) Funo Distributiva. c) Funo Monetria. d) Funo Desenvolvimentista. www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI e) Funo Alocativa.

132

Resposta:

O conceito de polticas econmicas est estritamente associado ao uso das polticas fiscal ou monetria. No caso da poltica fiscal, esta visa estimular o crescimento da renda e do emprego por meio de estmulos demanda agregada, especialmente por meio ou do aumento dos gastos governamentais ou pela reduo da tributao, nos moldes do atualmente realizado pelo governo com a reduo do IPI sobre diversos bens industrializados. No caso da poltica monetria o estmulo se d pelo aumento da quantidade de moeda (crdito) em circulao, permitindo a populao o uso destes recursos para realizar a compra de bens e servios.

A partir destes conceitos podemos concluir que a funo destacada a partir do enunciado da questo refere-se funo estabilizadora.

Gabarito: letra a.

(APO/Sc. Plan./Econ./SP ESAF/2009) A atuao do governo na economia tem como objetivo eliminar as distores alocativas e distributivas e de promover a melhoria do padro de vida da coletividade. Tal atuao pode se dar das seguintes formas, exceto:

a) complemento da iniciativa privada. b) compra de bens e servios do setor pblico. c) atuao sobre a formao de preos. d) fornecimento de bens e de servios pblicos. e) compra de bens e servios do setor privado.

Resposta:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

133

Essa questo a princpio para ser pouco objetiva em termos das respostas disponveis, uma vez que algumas assertivas visam mais confundir o candidato do que ajud-lo a resolver a questo proposta. Vejamos a anlise de cada uma das assertivas:

a) O complemento da iniciativa privada pode estar ligado, por exemplo, participao do governo no processo de melhoria no processo produtivo implementado por determinada empresa. Ex: A implantao de um plo produtivo, em regio pouco explorada economicamente, imputa ao Estado a necessidade de complementar, em termos de infra-estrutura, a atividade privada. A construo de uma rodovia/ferrovia para escoamento da produo pode ser considerada como um atendimento por parte do governo dentro da sua funo alocativa.

Opo correta b) A compra de bens e servios do setor pblico no gera resultados em termos de estmulo atividade econmica uma vez que a prpria ao do gasto fica restrita atividade estatal. Uma segunda questo o fato de que a participao do Estado no processo econmico visa estimular a maior interao entre consumidores e produtores, o que, a princpio, no ocorreria na situao em anlise.

Opo Incorreta gabarito

c) O processo de atuao sobre a formao de preos est diretamente ligado a mais nova funo governamental, qual seja a funo reguladora. Nesta assertiva o termo formao de preos parece no estar associado subida ou queda de preos devido ao problema inflacionrio mas sim a formao de preos a partir das chamadas estruturas de mercado, tais como o monoplio, o oligoplio e outras. Adicionalmente, esta interveno pode ainda estar relacionada a participao das chamadas agncias reguladoras na formao dos preos que remuneraro a atividade exploratria concedida a iniciativa privada.

Opo correta www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

134

d) O fornecimento de bens e servios pblicos pode ser entendido como o oferecimento pelo Estado daquelas atividades associadas a prpria existncia de uma sociedade organizada, tais como justia, educao, servio policial e foras armadas.

Opo correta

e) A compra de bens e servios do setor privado a prpria caracterizao de uma poltica fiscal expansionista, na qual o Estado se utiliza dos recursos captados da sociedade por meio de tributos para realizar o aumento de gastos pblicos, o que tende a estimular a demanda agregada, gerando impactos positivos sobre a renda e o emprego.

Opo correta

A srie de funes imputadas ao Estado justificam a existncia do que definimos como Falhas de Mercado, situao na qual existe a ineficiente alocao dos recursos econmicos.

6. Falhas de Mercado
Podemos interpretar como falha tudo aquilo que acontece de modo ineficiente. No mesmo sentido, podemos interpretar mercado como o sendo o local onde indivduos e empresas transacionam bens e servios com o objetivo de atingir, respectivamente, o maior bem-estar possvel, derivado da sua renda de trabalhador, e a maximizao do lucro, obtido pela produo e venda dos mesmos bens e servios.

Temos a seguinte definio dada pela Organizao para Cooperao Econmica e Desenvolvimento (OCDE) para as Falhas de Mercado:

"Pode ser definida como a incapacidade de o mercado levar o processo econmico a uma situao social tima. Um aspecto importante disto que se deixa www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

135

de incluir, nos custos e nos preos, os efeitos externos (externalidades) ou a reduo dos lucros de outros agentes que no aqueles diretamente envolvidos nas transaes de mercado e atividades afins. Com relao aos bens e servios ambientais, podem-se destacar as externalidades referentes poluio, explorao dos recursos e degradao de ecossistemas. Assim, as falhas de mercado impedem o mercado de alocar os recursos no mais alto interesse da sociedade" (OECD, 1994). As Falhas de Mercado so representadas por toda alocao ineficiente de recursos econmicos, derivada das transaes ocorridas entre todos os

componentes da sociedade.

Assim sendo, como este deveria intervir na economia de forma a evitar distores prejudiciais a consumidores e produtores? A chamada teoria do bemestar econmico, conhecida como welfare economics, afirma que os mercados perfeitamente competitivos, sem interferncia governamental, promovem a alocao eficiente de recursos entre os agentes econmicos, de tal maneira que impossvel melhorar a situao de um indivduo sem piorar a de outro. Trata-se do conceito chamado timo de Pareto.

A grande questo no entanto que a definio da situao de timo de Pareto dificilmente alcanada, devida a prpria existncia das Falhas de Mercado. Estas so divididas em:

a) b) c) d) e) f) g) h)

Poder de Mercado; Bens Pblicos; Externalidades; Assimetria de Informaes; Monoplios Naturais; Mercados Incompletos; Desemprego e Inflao; Riscos Pesados.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Poder de Mercado

136

O poder de mercado pode ser interpretado com a posio dominante exercida por uma empresa ou grupo destas em um determinado mercado, seja ele de bens ou de servios.

De forma a sermos mais claro em termos do significado de poder de mercado, podemos citar a posio exercida pela Microsoft no que se refere produo e venda de softwares (sistema operacional, aplicativos) utilizados em computadores. A concentrao nas mos de uma nica empresa tende a diminuir a capacidade de barganha dos consumidores, impactando diretamente no bem-estar da sociedade.

O poder exercido por uma nica empresa no , por si s, a caracterizao de poder de mercado em termos de prejuzos sociedade. Torna-se necessrio considerar o mercado em que determinada empresa ou grupo de empresas atua, e assim estabelecer a forma de atuao, em termos de regulao, a que as empresas estaro obrigadas a seguir.

A definio do poder de mercado pode ser retirada a partir da definio dada pelo departamento de justia americano, fazendo assim uma relao com o caso Microsoft:

Um mercado definido como um produto ou um grupo de produtos e uma rea geogrfica na qual ele produzido ou vendido tal que uma hipottica firma maximizadora de lucros, no sujeita a regulao de preos, que seja o nico produtor ou vendedor, presente ou futuro, daqueles produtos naquela rea, poderia provavelmente impor pelo menos um pequeno mas significativo e no transitrio aumento no preo, supondo que as condies de venda de todos os outros produtos se mantm constantes. Um mercado relevante um grupo de produtos e uma rea geogrfica que no excedem o necessrio para satisfazer tal teste. A definio acima envolve o possvel efeito anticompetitivo, expresso em termos de poder de mercado sobre os preos, derivados de operaes que acarretem aumento de concentrao econmica, ou de condutas praticadas por empresas presumidamente detentoras de tal poder, em mercados que so economicamente significativos. www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

137

A interveno governamental deve buscar inibir a formao de estruturas de mercado que eliminem o poder de barganha da populao consumidora. Ressaltase que na se trata de inibir a gerao de lucros por estas atividades produtivas, at porque se assim fosse, no haveria estmulos por estas empresas em oferecer bens e servios. A regulao interposta pelo governo, com vistas correo desta falha de mercado, deve objetivar a gerao de lucros considerada normal para a atividade produtiva, de forma que o Estado exera o seu papel de gerador de bem-estar econmico a toda a sociedade, via o atendimento de suas funes alocativa, distributiva e estabilizadora.

Bens Pblicos

Os bens pblicos so aqueles normalmente oferecidos pelo governo, tendo a caracterizao de que o seu consumo por um indivduo ou por um grupo de indivduos no prejudica o consumo pelos demais indivduos. Destaca-se que mesmo que alguns se beneficiem mais do que outros, todos podem desfrutar do bem.

De outra forma, pode-se afirmar que os bens pblicos so aqueles em que o seu consumo indivisvel ou mesmo no rival, dado que no existe rivalidade quanto a quem consumir mais de um ou outro bem.

So exemplos de bens pblicos tangveis (que podem ser tocados), as praas, a iluminao pblica, as ruas. De bens pblicos intangveis temos a segurana pblica, a justia e a defesa nacional.

Uma questo importante sobre os bens pblicos que de o seu consumo no pode estar passivo de excluso princpio da no-excluso -, de tal forma que, quando colocado disposio da populao de um determinado bairro o policiamento extensivo, todos sero beneficiados pela deciso governamental.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

138

A existncia do princpio da no-excluso no consumo dos bens pblicos que leva a existncia das Falhas de Mercado. Isto ocorre pelo fato de que como o governo no consegue mensurar o quantum do bem pblico est sendo consumindo por cada indivduo, ele no conseguir repartir o nus imposto sociedade na forma da tributao, que justamente a fonte de recursos para o oferecimento de bens pblicos.

Devido ainda ao princpio da no-excluso, passam a existir na economia os chamados free riders ou tambm chamados de caronas, que se beneficiam dos bens pblicos sem pagar nada por isso, alegando que no precisam do bem oferecido ou simplesmente por no pagarem a tributao imposta a estes.

Assim sendo, podemos afirmar que, para que o mercado possa funcionar adequadamente, um dos quesitos ser a validade do princpio da excluso, podendo o consumo ser mensurado para cada um dos consumidores.

Adendo: O Bem Privado (No caracterizado como uma Falha de Mercado)

Considerando as informaes descritas acima, podemos conceituar o chamado bem privado, que seria aquele cujo consumo no pode ser compartilhado simultaneamente por quaisquer dois ou mais usurios, em funo dos direitos de propriedade bem demarcados. De outra forma, passa a ser vlido o princpio da excluso.

Um bom exemplo de um bem privado seria a contratao de uma empresa de vigilncia privada que atenderia a determinado condomnio de moradores. Considerando que a segurana deve atender somente um circulo restrito de moradores, caso ocorra assaltos na redondeza do condomnio, mas sem impactos para este, de nada se poder cobrar da empresa de vigilncia.

aquele velho ditado, s desfruta quem paga!

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Bens Semi Pblicos ou Meritrios

139

Os chamados bens semi-pblicos so aqueles bens que possuem associados a si o princpio da excluso.

Nas palavras de Viceconti e Neves (2007, pg. 412) encontramos uma outra definio para os bens semi-pblicos:

So os bens que, embora possam ser explorados economicamente pelo setor privado, devem ou podem ser produzidos pelo governo para evitar que a populao de baixa renda seja excluda de seu consumo, por no poder pagar o preo correspondente: o caso de educao e sade.

Os bens semi-pblicos so tambm chamados de meritrios pelo fato de ser disponibilizados (oferecido) as pessoas que adquirem mrito para tal. Um bom exemplo a Universidade Pblica. Somente aqueles que possuem o mrito de passar no vestibular que tero a si concedidos o mrito de cursar gratuitamente o ensino superior.

Importante considerar, conforme vemos no dia-a-dia que o ensino superior tambm oferecido pela a iniciativa privada, sendo, no entanto, passvel de cobrana, ficando assim garantido o princpio da excluso. Outrossim, o objetivo lgico do governo o garantir o direito ao ensino pblico gratuito populao, exigindo, em contrapartida, o mrito de passar no vestibular.

Externalidades

As externalidades representam a forma como as aes de determinado indivduo ou empresa impactam os demais indivduos. A existncia de

externalidades implica que os chamados custos e benefcios privados ocorridos em funo da ao da iniciativa privada sejam diferentes dos custos e benefcios sociais destas mesmas aes. www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

140

O que estamos dizendo que os preos negociados entre consumidores e produtores refletem apenas a negociao privada, sendo assim necessria a presena do Estado imputando, por exemplo, a tributao ou subsdios fiscais como forma de corrigir as externalidades ocorridas.

As externalidades se subdividem em positivas e negativas. Um bom exemplo de externalidade positiva, e que nos dias de hoje to importante, seria o caso da realizao de uma limpeza geral da casa por parte de um indivduo que visasse eliminao de possveis focos de reproduo dos mosquitos transmissores da dengue. Nesta situao, o benefcio privado ser superior ao custo privado, da mesma forma que o conseqente benefcio social ser muito maior do que o custo social de adoo da medida.

De forma contrria, as externalidades negativas so representadas por determinadas aes que de forma direta ou indireta prejudicam os demais indivduos participantes da sociedade. Um caso clssico de externalidade negativa representado pelo despejo por parte de empresas, de produtos poluentes nos rios. Esta ao tende a tornar o custo social superior ao custo privado, especialmente pelo fato de que as comunidades ribeirinhas s margens do rio sero diretamente atingidas.

A existncia destas falhas justifica a atuao do governo que deve coibir a externalidade negativa atravs da aplicao de uma tributao desestimuladora da poluio, da mesma forma que deve oferecer subsdios s atividades geradoras de externalidades positivas.

Assimetria de Informaes

As informaes assimtricas representam um grande problema ao bom funcionamento do mercado. Exemplos claros de assimetria esto presentes em todos os ramos de negcios que envolvem consumidores e produtores. Um bom exemplo aquele referente aos componentes de determinados alimentos www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

141

industrializados. A omisso ou o excesso de informaes que so na verdade inverdicas, tornam o consumidor passivo s manipulaes das empresas. O resultado natural a perda de bem-estar do consumidor.

Outra atividade econmica onde a existncia de informaes assimtricas perversa o mercado financeiro. O mascaramento dos balanos de empresas que possuem aes negociadas em bolsas tende a provocar a incorreta precificao destas, lesando assim os investidores em valores mobilirios.

A regulamentao imposta por leis - e regulao governamental tribunais, secretarias e conselhos - devem inibir esta pratica ilegal, procurando tornar o mercado o mais perfeito possvel.

Monoplios Naturais

Partimos do princpio de que os mercados competitivos so os mercados que melhor representam as inter-relaes entre consumidores e produtores com o objetivo de atingir o maior nvel de bem estar econmico e social. Estes mercados seriam aqueles menos propcios a existncia de falhas de mercado, pela prpria noo de atomizao, ou seja, nem os consumidores nem to quanto as empresas, possuem poder de barganha para impor custos adicionais aos demais participantes.

Os mercados competitivos so caracterizados por apresentarem baixos custos entrada de novas empresas, de tal maneira que nenhuma empresa tenha condies de manipular os preos dos bens e servios oferecidos.

De forma contrria, existe na economia os chamados monoplios naturais, que seria o mercado em que apenas uma nica empresa produzindo geraria custos mais baixos para a formao dos preos de venda do que vrias empresas produzindo.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

142

O que ocorre na verdade que no caso dos monoplios naturais, os custos de entrada no mercado so altssimos, de forma que o custo por unidade de produo, o chamado custo mdio, diminui medida que aumenta a escala de produo da empresa.

Setores de produo de gs, energia e telefonia so bons exemplos desta estrutura de mercado.

No que concerne s falhas de mercado, a existncia de monoplios naturais leva o governo a adotar medidas no intuito de evitar abusos na formao dos preos de vendas. Segundo Giambiagi e Alm (2000, pg. 26), o governo pode exercer apenas a regulao dos monoplios naturais, evitando assim uma perda ainda maior de bem-estar da sociedade. Ainda segundo os autores, o governo pode responsabilizar-se diretamente pela produo do bem ou servio caracterizado com sendo monoplio natural.

A responsabilidade pela produo deriva-se muitas vezes no s pela questo de evitar abusos na formao de preos de produtos, mas tambm por estas atividades produtivas serem estratgicas para o pas.

Destaca-se, conforme podemos ver nos dias de hoje, que o Estado tem adotado a linha do enxugamento das suas atividades atpicas, de tal maneira que os controles dos monoplios naturais tm sido repassados iniciativa privada, passando o mesmo Estado a limitar a sua atuao atravs da regulao dos setores (Eltrico, Telecomunicaes e etc).

Mercados Incompletos

Um mercado completo definido com sendo o mercado onde o custo de produo inferior aos preos que consumidores esto dispostos a pagar. De outra forma, trata-se do mercado onde existe a possibilidade de ganhos por parte dos produtores. www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

143

O mercado incompleto caracterizado como sendo o mercado em que mesmo que os custos de produo estejam abaixo dos preos que consumidores esto dispostos a pagar, os bens ou servios no so ofertados.

A falha de mercado representada pelos mercados incompletos existente principalmente em pases em desenvolvimento, onde o sistema financeiro no suficientemente desenvolvido, em termos de riscos, para financiar no longo prazo as atividades produtivas. Perceba que para todo investimento deve existir um prazo mnimo de carncia para que o produtor possa gerar caixa e honrar seus compromissos. Caso o sistema financeiro no aceite a tomada de risco da carncia dos investimentos, ser inexistente o oferecimento de fundos para as empresas produzirem.

No Brasil a interveno governamental nos mercados incompletos feita pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social - BNDES, que realiza a concesso de crdito de longo prazo objetivado no financiamento das atividades produtivas.

Desemprego e Inflao

funcionamento

dos

mercados

atravs

das

inter-relaes

entre

consumidores e produtores insuficiente para que sejam evitados os problemas de inflao, caracterizado pelo aumento geral contnuo dos preos, e o desemprego, definido como a parte da populao economicamente ativa que se encontra desempregada involuntariamente.

As presses de demanda realizada pelos consumidores tende a suplantar a oferta de bens e servios, ocasionado assim elevao dos preos. Polticas de controle do crdito ou de aumento das taxas de juros so bons instrumentos de interveno governamental para corrigir a falha de mercado chamada inflao.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

144

O desemprego existente em toda a economia, ocorrendo pelo fato de que o mercado no capaz de gerar vagas suficientes para todos aqueles que entram no mercado de trabalho a cada dia. No entanto, destaca-se que o governo pode minimizar tais problemas, realizando atividades interventivas que visem colocao de novos trabalhadores no mercado de trabalho. Programas como o primeiro emprego do governo federal, que trazem em contrapartida benefcios s empresas, especialmente em termos de carga tributria, so aes voltadas minimizao dos problemas da falha de mercado chamada desemprego.

Riscos Pesados

Sabe-se que o setor privado tem como objetivo a gerao de lucro. No obstante, determinadas atividades, mesmo potencialmente geradoras de lucro futuro, no so efetivadas. O problema em si muito parecido com o ocorrido nos mercados imperfeitos, mas com uma conotao diferenciada.

As existncias de riscos nos negcios so associadas ao grande custo envolvido no projeto, de tal maneira que mesmo podendo obter benefcios futuros, esta no se arriscar. A partir do exemplo de Viceconti e Neves (2007, pg. 413), podemos melhor ilustrar o problema. Segundo os autores, um bom exemplo seria o caso da produo de energia eltrica a partir da energia atmica. O custo total de pesquisa ser enorme, vrios anos sero necessrios antes mesmo de o projeto ser oferecido em nvel econmico e, mesmo que a empresa se dispusesse a correr o risco, teria dificuldade em colher os benefcios, por possivelmente no obter o monoplio de uma patente, e assim recuperar o investimento feito.

Alm do fato do risco econmico pesado com a realizao do investimento, as empresas no pas tem sempre a preocupao com a chamada insegurana jurdica dos contratos, especialmente no que se refere a quebra de patentes. A interveno governamental no sentido de quebra de direitos s dever existir caso os benefcios sociais gerados com a ao sejam superiores aos custos ocorridos com a medida.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

145

De forma complementar anlise, destacamos que as aes tomadas pelo governo de forma a contornar esta falha de mercado, seriam aquelas relacionadas aos programas de Parcerias Pblico Privadas PPPs e ao Programa de Acelerao do Crescimento PAC, que representam as propostas de parceiras em investimentos feitos pelo governo federal, especialmente atravs de suas empresas estatais, de forma a mitigar os pesados riscos associados aos projetos de grande vulto financeiro.

Vamos a uma questo de concurso que abordou o tema referente as flahas de mercado ultimamente.

(AFC/STN ESAF/2008) Sob determinadas condies, os mercados privados no asseguram uma alocao eficiente de recursos. Em particular, na presena de externalidades e de bens pblicos, os preos de mercado no refletem, de forma adequada, o problema da escolha em condies de escassez que permeia a questo econmica, abrindo espao para a interveno do governo na economia, de forma a restaurar as condies de eficincia no sentido de Pareto. Nesse contexto, incorreto afirmar:

a) externalidades ocorrem quando o consumo e/ou a produo de um determinado bem afetam os consumidores e/ou produtores, em outros mercados, e esses impactos no so considerados no preo de mercado do bem em questo. b) consumidores podem causar externalidades sobre produtores e vice-versa. c) a correo de externalidades, pelo governo, pode ser feita mediante tributao corretiva, no caso de externalidades positivas, ou aplicao de subsdios, no caso de externalidades negativas. d) um exemplo de bem pblico puro o sistema de defesa nacional, cujo consumo se caracteriza por ser no-excludente e no-rival. e) falhas de mercado so fenmenos que impedem que a economia alcance o estado de bem-estar social, por meio do livre mercado, sem interferncia do governo.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Comentrios:

146

a) Trata-se da prpria de definio de externalidades, podendo se dar tanto pelo lado dos consumidores como pelo lado dos produtores.

Opo correta

b) Conforme apontado na aula, as externalidades podem ser geradas tanto por consumidores quanto por produtores, impactando um ao outro.

Opo correta

c) Na verdade a tributao corretiva se d diante da existncia de externalidades negativas, sendo os subsdios derivados da existncia de externalidades positivas.

Opo incorreta

d) Assertiva que representa o prprio conceito da falha de mercado conhecida como bem pblico.

Opo correta

e) Trata-se de definio em linha com o conceito que definimos com falha de mercado.

Opo correta

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Concluses

147

A participao do Estado na Economia ampliou-se consideravelmente a partir do sculo XIX, ocasionado especialmente pela Guerras ocorridas ao longo do sculo XX. II Revoluo Industrial e pelas

Do Estado que se voltava apenas para o atendimento das demandas que no encontravam oferta na atividade privada (viso clssica), tais como defesa, justia, sade, para um Estado interventor do processo Econmico (viso keynesiana), que deve estimular e contrair a demanda agregada conforme as necessidades de estmulo ao processo econmico ou conteno da inflao, sempre tendo acima de sua cabea a chamada Espada de Dmocles6.

atravs de suas funes bsicas (alocativa, distributiva e estabilizadora) que o governo procura corrigir as falhas de mercado (existncia de bens pblicos, externalidades, assimetria de informaes, mercados incompletos, monoplios naturais e riscos pesados), de forma a promover a melhoria do bem-estar da sociedade.

Na prxima aula, a de nmero 3 (dois), nos voltaremos mensurao do da atividade econmica do pas, atravs dos chamados agregados macroeconmicos, que tem o seu resultado afetado de ano para ano, devido as constantes intervenes do Estado na economia.

Bom descanso e at a prxima aula!

Francisco

Espada de Dmocles uma expresso derivada da Grcia antiga, que significa a situao de que algo muito ruim pode acontecer a qualquer momento.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Exerccios:

148

21 - (AFC/STN ESAF/2005) Devido a falhas de mercado e tendo em vista a necessidade de aumentar o bem-estar da sociedade, o setor pblico intervm na economia. Identifique a opo correta inerente funo alocativa.

a) O setor pblico oferece bens e servios pblicos, ou interfere na oferta do setor privado, por meio da poltica fiscal. b) O setor pblico age na redistribuio da renda e da riqueza entre as classes sociais. c) Adotando polticas monetrias e fiscais, o governo procura aumentar o nvel de emprego e reduzir a taxa de inflao. d) Adotando polticas monetrias e fiscais, o governo procura manter a estabilidade da moeda. e) O governo estabelece impostos progressivos, com o fim de gastar mais em reas mais pobres e investir em reas que beneficiem as pessoas carentes, como a educao e sade.

22 - (AFC/STN ESAF/2005) No que diz respeito aos bens pblicos, semi-pblicos e privados, indique a nica opo incorreta.

a) Bens pblicos so os bens que o mecanismo de preos no consegue orientar os investimentos a fim de efetuar sua produo. b) Bens pblicos tm a caracterstica de serem usados por todos, indistintamente, no importando o nvel de renda ou condio social. c) Bens semi-pblicos satisfazem ao princpio da excluso, mas so produzidos pelo Estado. d) O servio meteorolgico um exemplo de bem de consumo no rival. e) Servios de sade e saneamento so bens pblicos, uma vez que seus custos podem implicar preos muito altos para que as pessoas pobres possam ter acesso aos mesmos.

23 - (EPPGG/MPOG ESAF/2002) Tecnicamente ocorre uma externalidade quando www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

149

os custos sociais (CS) de produo ou aquisio so diferentes dos custos privados (CP), ou quando os benefcios sociais (BS) so diferentes dos benefcios privados (BP).

Uma externalidade positiva apresenta-se quando:

a) BS < BP b) BS = BP c) CS > CP d) CS = CP e) BS > BP

24 - (EPPGG/MPOG ESAF/2001)

As aes econmicas desenvolvidas por

produtores e consumidores exercem, necessariamente, efeitos incidentes sobre outros produtores e/ou consumidores que escapam ao mecanismo de preos, ainda que estes sejam determinados em regimes de mercado perfeitamente competitivos. Estes efeitos, no refletidos nos preos, so conhecidos por efeitos externos ou externalidades. Uma externalidade pode implicar tanto ganhos como perdas para os recipientes da ao econmica inicial. Quando o recipiente for um produtor, um benefcio externo tornar a forma de um acrscimo no lucro. A imposio de um custo externo, por outro lado, significar reduo no lucro. Quando o recipiente for um consumidor, sua funo de bem-estar que estar sendo afetada pelas externalidades, positiva ou negativamente. Percebe-se, economias ento, que as externalidades as positivas representam negativas sempre trazem

externas,

enquanto

externalidades

deseconomias externas.

(Trecho extrado do livro Economia do Setor Pblico de Alfredo Filellini, So Paulo, Atlas, 1989, p. 73) Uma empresa provoca uma deseconomia externa quando a) os benefcios sociais excedem os benefcios privados www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI b) os custos privados excedem os custos sociais c) no h diferena entre os custos sociais e os custos privados d) no h diferena entre os benefcios sociais e os benefcios privados e) os custos sociais excedem os custos privados

150

25 - (AFC/STN-ESAF/2000) Os bens econmicos podem ser classificados em bens pblicos e bens privados. Sobre a natureza dos bens econmicos, afirma-se que:

a) bens privados so divisveis e no sujeitos ao princpio da excluso. b) bens pblicos so indivisveis e sujeitos ao princpio da excluso. c) bens meritrios so divisveis ou indivisveis e no sujeitos ao princpio da excluso. d) a soberania do consumidor no preservada nos bens privados, nem nos bens pblicos. e) os bens demeritrios tm seu consumo inibido pela imposio de pesados impostos ou pela proibio direta.

26 - (AFC/CGU - ESAF/2002) De acordo com a Teoria das Finanas Pblicas, assinale a nica opo incorreta.

a) Os bens pblicos so aqueles cujo consumo ou uso indivisvel ou no-rival. b) O sistema de mercado s funciona adequadamente quando o princpio da excluso no consumo pode ser aplicado. c) No caso de ocorrncia de monoplio natural, a interveno do governo se d pela regulao de tal monoplio ou pela responsabilidade direta da produo do bem ou servio referente ao setor caracterizado pelo monoplio natural. d) A existncia de externalidades justifica a interveno do Estado. e) A crescente complexidade dos sistemas econmicos no mundo como um todo tem levado a uma reduo da atuao do Governo.

27 -(AFC/CGU ESAF/2004) Com base na Teoria das Finanas Pblicas, assinale a nica opo falsa.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

151

a) Um bem pblico puro caracterizado por ter seu consumo no rival e no excludente. b) Bens privados so aqueles cujo consumo tanto rival quanto excludente e so providos eficientemente em mercados competitivos. c) A excluso permite que o produtor do bem privado possa ser pago sempre que um consumidor fizer uso do mesmo. d) Um exemplo de bem pblico puro segurana nacional. e) H rivalidade no consumo de um bem se o consumidor desse bem por parte de uma pessoa aumenta a disponibilidade do mesmo para as outras.

28 - (AFC/CGU ESAF/2006) No mundo real, mercados perfeitamente competitivos so raros, existindo falhas de mercado que justificam a interveno do governo. Identifique a opo falsa.

a) So exemplos de falhas de mercado a existncia de bens pblicos e de externalidades. b) Os bens pblicos puros possuem as caractersticas de no-rivalidade e de impossibilidade de excluso de seu consumo. c) O sistema de preos reflete apenas os custos e os benefcios privados, sendo necessria a presena do governo para incorporar as externalidades ao custo privado, mediante, por exemplo, a tributao ou incentivo fiscal. d) Diz-se que uma externalidade tem lugar quando a atividade econmica dos indivduos, na produo, consumo ou troca, no afeta e no interfere com o interesse dos outros indivduos. e) H externalidades positivas que podem demandar a interveno do governo para que no haja uma suboferta.

29 - (AFC/STN ESAF/2008) A aplicao das diversas polticas econmicas a fim de promover o emprego, o desenvolvimento e a estabilidade, diante da incapacidade do mercado em assegurar o atingimento de tais objetivos, compreende a seguinte funo do Governo:

a) Funo Estabilizadora. www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI b) Funo Distributiva. c) Funo Monetria. d) Funo Desenvolvimentista. e) Funo Alocativa.

152

30 - (AFC/STN ESAF/2008) Sob determinadas condies, os mercados privados no asseguram uma alocao eficiente de recursos. Em particular, na presena de externalidades e de bens pblicos, os preos de mercado no refletem, de forma adequada, o problema da escolha em condies de escassez que permeia a questo econmica, abrindo espao para a interveno do governo na economia, de forma a restaurar as condies de eficincia no sentido de Pareto. Nesse contexto, incorreto afirmar:

a) externalidades ocorrem quando o consumo e/ou a produo de um determinado bem afetam os consumidores e/ou produtores, em outros mercados, e esses impactos no so considerados no preo de mercado do bem em questo. b) consumidores podem causar externalidades sobre produtores e vice-versa. c) a correo de externalidades, pelo governo, pode ser feita mediante tributao corretiva, no caso de externalidades positivas, ou aplicao de subsdios, no caso de externalidades negativas. d) um exemplo de bem pblico puro o sistema de defesa nacional, cujo consumo se caracteriza por ser no-excludente e no-rival. e) falhas de mercado so fenmenos que impedem que a economia alcance o estado de bem-estar social, por meio do livre mercado, sem interferncia do governo.

31 (AFC/CGU ESAF/2004) A necessidade de atuao econmica do setor pblico prende-se constatao de que o sistema de preos no consegue cumprir adequadamente algumas tarefas ou funes. Assim, correto afirmar que

a) a funo distributiva do governo est associada ao fornecimento de bens e servios no oferecidos eficientemente pelo sistema de mercado.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

153

b) a funo alocativa do governo est relacionada com a interveno do Estado na economia para alterar o comportamento dos nveis de preos e emprego. c) o governo funciona como agente redistribuidor de renda atravs da tributao, retirando recursos dos segmentos mais ricos da sociedade e transferindo-os para os segmentos menos favorecidos. d) a funo estabilizadora do governo est relacionada ao fato de que o sistema de preos no leva a uma justa distribuio de renda. e) a distribuio pessoal de renda pode ser implementada por meio de uma estrutura tarifria regressiva.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Gabarito Comentado:

154

Questo 21: letra a

b) Funo Distributiva c) Funo Estabilizadora d) idem e) Funo distributiva, retirando daqueles que ganham mais e repassando aos que ganham menos por meio do oferecimento de sade e educao.

Questo 22: letra e

Sade e educao tambm so ofertados pelo setor privado, o que, dessa forma, fere o princpio da no excluso caractersticos dos bens pblicos.

Questo 23: letra e

Trata-se pois da prpria definio de externalidade positiva, uma vez que o resultado gerado a sociedade superior ou resultado positivo gerado ao setor privado. Um caso bastante interessante representado por uma estrada construda para escoamento da produo de uma determinada empresa. Esta se instalar na regio da estrada construda, desfrutando assim de um benefcio considerado privado. Destaca-se no entanto que com a gerao de vagas de trabalho, ntida a gerao de um benefcio social, sendo este muitas vezes maior que o prprio benefcio obtido pela empresa.

Questo 24: letra e

Trata-se da mesma vertente de interpretao feita para a questo 24, s que agora associado aos custos. Trata-se do prprio exemplo da imposio de um tributo pela poluio de um rio feito por determinada empresa. Caso o tributo no seja capaz sequer de cobrir o custo com a despoluio, teremos obrigatoriamente um custo social superior ao privado. www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Questo 25: letra e

155

Um bem demeritrio a prpria produo de cigarros, uma vez que seu consumo prejudicial sade, fazendo assim com que o governo aplique um tributo no sentido de desestimular a sua produo.

Questo 26: letra e

De fato tem levado ao aumento da participao do governo no processo econmico, o qual pode ser comprovado diante da ultima crise financeira internacional, exigindo est forte participao do Estado via polticas fiscais.

Questo 27: letra e

Na verdade diminui a possibilidade de consumo pelas demais pessoas.

Questo 28: letra d

Conforme verificamos, a externalidade existe quando a produo econmica de indivduo altera as trocas, consumo e mesmo produo dos demais indivduos.

Questo 29: letra a

a prpria definio da funo estabilizadora.

Questo 30: letra c

a) Assertiva correta b) idem c) A tributao corretiva se d diante da existncia de externalidades negativas e os subsdios diante das externalidades positivas. d) Assertiva correta e) Assertiva correta. www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA P/ EPPGG - MPOG PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Questo 31: letra c

156

a) Funo Alocativa b) Funo Estabilizadora d) Funo distributiva e) Estrutura Tarifria Progressiva, ou seja, tributa-se mais aqueles que ganham mais, repassando a arrecadao adicional queles que ganham menos,

promovendo a redistribuio da renda.

www.pontodosconcursos.com.br

You might also like