You are on page 1of 7

17

4. A FREI ANTNIO CORNIATTI, OFMConv


- Como tratar a gravidade dos pequenos defeitos - Como trabalhar o tema Ecologia inspirando-se em So Francisco

Rondinha, 20. 03. 94, Paz e Bem! Prezado frei Antnio!

Desculpe esta escrita a lpis. que estou atualmente na indigncia penal


e como esse lpis made in Japan muito cmodo para escrever e apagar, estou-lhe a rabiscar uma tentativa de resposta sua fraternal carta. 1) Em primeiro lugar, no que toca ao que voc denomina de seu defeito principal, talvez se possa dizer o seguinte: No se trata de um defeito nem muito grande nem muito feio. Tratase, dizemos usualmente, de um defeito que vem do temperamento. S que, como voc mesmo deve estar percebendo, ele pode estragar uma poro de coisas. E no somente isso, defeito bem feio e grande, no difcil corrigir. Pois, quando a coisa grave, a conscincia e o sentimento da necessidade de lutar e corrigir tambm so grandes e ntidos. Quando o defeito pequeno, o mais difcil, sim o quase impossvel, a gente estar realmente convencido que deve lutar muito e que o caso grave. interessante observar que, por ex. nos exerccios chineses do Do-in, Chi-kung, Tai-Chi-Chuan, etc. as pessoas que foram desenganadas e praticam esses exerccios como a ltima chance de salvao, so as pessoas que realmente assimilam e entram no segredo mais profundo desses exerccios e se curam. Ao passo que as pessoas que apenas esto doentes de doenas no-mortais, em geral praticam os exerccios mais ou menos como uma das coisas que fazem entre outras coisas, etc. E assim, por mais tempo que as pratiquem, no se curam. O mesmo parece poder se dizer dos defeitos pequenos.

18

Por isso, a primeira coisa a fazer nessas coisas de defeitos pequenos e digamos crnicos, realmente se convencer da gravidade desse defeito. que, esses defeitos pequenos no so pequenos. Parecem pequenos, porque a totalidade de sua estrutura no aparece. O que aparece e parece pequeno um fiapo da rede de toda a estrutura, como uma ponta da mola do sof que aparece no meio do assento do sof. Por isso, primeiro analisar-se melhor e ver bem onde est o ponto nevrlgico. Aqui, algumas elucubraes que podem no ter nada a ver com voc e sua dificuldade: Voc muito rpido nos julgamentos. E isto tambm na reflexo. Examinar se o seu modo de compreender as coisas no mais um compreender tcnico do fazer do que de um contemplar. Por exemplo: quando voc joga ou est vendo o jogo, voc de uma perspiccia muito grande e v as seqncias das jogadas etc. com grande rapidez. Sabe antecipar. E me parece que faz o mesmo tambm em muitas reflexes. Esse modo de pensar na realidade o modo lgico funcional. til e muito bom para agir. E agir com sistema, com jogo, com coisas manipulveis, enfim, com coisas. H, porm, tambm um outro modo de pensar, do qual tambm emana um modo todo prprio de julgar e agir. Denominaremos por convenincia esse outro modo de pensar de pensar contemplativo. Esse modo de pensar no julga, pois, ele apenas (isto , limpidamente = apenas, somente) ausculta, isto , escuta. passivo. Passivo no duro. Passivo literalmente. Se age, se julga, s depois de ter sido afetado, atingido. lento pois na re-ao. Alis, no reage. atingido. Sofre. Aos poucos assimila. E s ento fica dinmico, no como algum que corrige ou comanda, mas como algum que descobriu um novo princpio.

19

Uma das causas do que voc denomina de seu pavio curto, no est nisso que o seu modo de pensar predominantemente tcnico funcional e lgico e no muito reflexivo, ponderativo, teortico (= contemplativo)? Se isto que coloquei de alguma forma corresponde ao seu caso, vai ter que ter muita pacincia. E a primeira coisa que tem que cuidar no tanto de tentar resolver a questo muito rapidamente, mas sim de tentar exercitar com maior conscincia no modo de pensar-contemplao. Mas exatamente para criar para voc mesmo a condio da possibilidade de fazer em tudo esses exerccios do pensar ponderativo que voc deve ser bem prtico em determinar para voc tcnica de comportamento exterior, por exemplo, ao entrar em campo de jogo no entrar para ganhar, mas para jogar bem; se empenhar, cuidando, custe o que custar, de no corrigir o outro, nem criticar nem resmungar com o outro, mas apenas de jogar bem e ajudar os outros, etc. etc. Experimente pensar e se analisar nessa direo. Pois se voc quer um flego de respirao existencial mais longnime, lento, profundo e imenso, necessrio entrar no ritmo de respirao diferente ao do rpido, superficial e curto da nossa existncia cotidiana da prxis. O problema no de temperamento, a meu ver. O problema do pensar, de como voc se v e v o mundo, isto , a Vida. Quando um rio tem muito volume de gua e bem dinmico, se o leito do rio raso, o rio transborda, vai para os lados e traz muitos danos. O jeito de evitar a enchente para os lados, aprofundar, afundar, fazer mais profundo o leito do rio. Se o leito do rio se torna fundo, o volume de gua em vez de sair para fora agressivamente, flui grande e firme dentro do leito profundo.

20

Esse assunto muito interessante. S que assim numa carta fica um tanto cabreiro. Quando houver mais tempo podamos conversar. 2) Outro ponto seria Ecologia e So Francisco 17. Acho til primeiro distinguir ecologia e ecologias. O termo ecologia pode estar indicando uma cincia que uma parte da parte biologia, isto , parte da biogeografia. Pode estar indicando uma outra cincia, a antropologia. E aqui a Antropologia no no sentido da antropologia filosfica, mas sim antropologia como cincia positiva que possui suas ramificaes, subdivises, escolas e estilos, etc. Cf. a folha, Verbo, enciclopdia, etc. Quando ns clericais falamos da ecologia, estamos pensando mais na antropologia de cunho filosfico-teolgico reflexivo. Portanto reflexo acerca do homem e sua relao com o meio ambiente sob o enfoque filosfico ou teolgico. Cf. a folha com o texto do verbete ecologia do Dicionrio de Moral. I. Introduo O nosso tema se chama ecologia e So Francisco de Assis Tema vasto e vago Quando o tema vasto e vago podemos dizer qualquer coisa que de alguma forma sempre acertamos com o tema, mas o que assim pensamos acertar no diz nada pois muito indeterminado e vasto. Da a necessidade de determinar melhor o tema. A palavra Ecologia pode indicar vrias coisas. Num sentido mais estrito e tcnico, ecologia indica cincia. Pode indicar nesse

Fui convidado a orientar o encontro dos frades da Provncia So Francisco de Assis dos OFMConv. do Brasil, sobre o tema Ecologia e So Francisco, que se realizaria na Casa Kolbe, em Caapava, SP.

17

21

sentido: (Cf. as folhas anexas com verbete Ecologia, do Verbo Enciclopdia, etc.) a) Cincias positivas. (Cf. o Verbete da folha anexa, Verbo enciclopdia, etc.) b) Pode indicar reflexes sistematizadas de cunho filosfico religioso ou teolgico-pastoral, etc. (Cf. verbete da folha anexa do Dicionrio da Moral) c) Pode indicar num sentido muito geral uma conscincia e atitude da sociedade responsvel hodierna de reao contra um sistema, cujo abuso e dominncia ameaa a vida humana e a vida em geral como tal da terra dos homens. No nosso tema Ecologia e So Francisco, evidentemente, no nos interessa abordar o assunto no sentido de ecologia a). Para ns de mais interesse abordar o assunto no sentido da ecologia b) e c). Mas, qual o nosso interesse em tudo isso? Por que querem relacionar Ecologia no sentido b) e c) com So Francisco? a) b) c) - moda? - mostrar que So Francisco era precursor da ecologia? - tentar ver primeiro a viso de So Francisco e deixar que essa viso nos faa refletir acerca de ns mesmos. Usualmente tratar o tema So Francisco por ser moda (a) no nos interessa. Pois a nossa busca deve ser mais engajada e sria. H hoje entre ns franciscanos um interesse de estudo de So Francisco que domina, interesse este que poderamos denominar, seguindo um recente livro do autor alemo chamado Flasch, Kurt, porque pesquisamos a filosofia medieval, 1990, de: Prcurseur-Modell (francs).

22

exatamente esse esquema de ir averiguar que o nosso passado j era precursor de algo que hoje achamos o mximo por ser tudo novo. o slogan: So Francisco j naquele tempo tinha uma viso que s hoje comeamos a perceber etc., etc. Flasch critica esse ocular de busca perguntando: que interesse existe em averiguar que o medieval j pensava como ns? Hoje? Resta-nos ver o interesse assinalado acima com letra c) - Colocao do tema e sua delimitao Sob o ttulo muito vasto e indeterminado Ecologia e So Francisco, ns apenas vamos ver, no o que So Francisco tem a dizer a ns no referente Ecologia. Pois Ecologia um interesse e fenmeno nosso, mas sim o que e como So Francisco entendia o relacionamento do homem com a Natureza. Para isso vamos ler e estudar juntos o seguinte texto: Cntico do Irmo Sol 18 II. O Corpo da reflexo 1. 2. Ler e analisar os textos Descobrir ali seguintes caractersticas: a) So Francisco v e aborda a Natureza dentro de uma concepo do Discipulado e Filiao Divina = Jesus Cristo Filho de Deus Pai: SS. Trindade = efuso e difuso do Amor Misericordioso de Encontro Criao como Bonum difusivum sui, os diferentes nveis e dimenses do ser (Esprito, Homens, animais, plantas, matria) como diferente intensidade da comunicao e presena de Deus, etc. Da tudo no universo = mesmo sangue do Pai = Irmos e Irms. Da o carinho, cuidado e responsabilizao por cada ente, etc. etc.
18

Fontes Franciscanas, Editora: Mensageiro de Santo Antnio, Santo Andr - SP, 2005, p. 123124.

23

III. Concluso O que essa concepo nos pode ensinar a ns hodiernos? Frei Antnio, no sei se um esquema como o de cima serve. Envio-lhe um resumo dessa concepo do Universo como os medievais o viam. Talvez sirva. A voc todo o Bem e bom trabalho. De seu HH.

You might also like