You are on page 1of 26

Uso da ferramenta Dude para monitoramento de uma rede de pequeno porte geograficamente distribuda.

Giales Fischer Grtzmann Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas (FATEC) Faculdade de Redes de Computadores Rua Gonalves Chaves, 602 Centro
giales@gmail.com

Resumo. Este artigo tem como objetivo demonstrar o uso da ferramenta de monitoramento de rede The Dude, software desenvolvido pela Mikrotik, mas distribuda de forma gratuita. Sero demonstradas caractersticas da mesma, bem como seu uso em uma rede em produo. Palavras-chave: Monitoramento de rede; Mikrotik; Dude; Abstract. This article aims to demonstrate the tool by network monitoring The Dude, software developed by Mikrotik, but distributed for free. It will demonstrate the same characteristics as well as its use in a production network.
Keywords: Network monitoring; Mikrotik, Dude;

1. Introduo
A ferramenta de monitoramento de rede Dude uma aplicao que pode melhorar a maneira de como voc gerencia um ambiente de rede. Ela vai verificar automaticamente todos os dispositivos dentro de uma rede, fazer um layout de um mapa das redes, alm de verificar os servios de dispositivos e alertar caso algum servio apresente problemas.

2. Ser usada esta ferramenta em um ambiente de rede real, para demonstrar o


funcionamento da mesma. Sero estudadas e testadas as suas funcionalidades, tambm ser gerado o layout da rede j existente, sendo aplicada para a mesma, boa parte das funcionalidades do programa. Caractersticas do Dude
A Mikrotik disponibiliza o Dude em seu site, visando o uso conjunto com os dispositivos fabricados por ela, mas nada impede de utiliz-lo com qualquer tipo de dispositivo. Importante relatar algumas informaes sobre ele:

O Dude gratuito; Auto descoberta de dispositivos de rede; Descobre qualquer tipo ou marca de aparelho; Possui monitoramento de links e faz notificaes; Fcil instalao e utilizao; Permite que voc desenhe seus prprios mapas personalizados e adicione dispositivos;

Suporta SNMP, ICMP, DNS e TCP; Monitoramento de uso de links com grficos; Suporta servidor remoto e cliente local;

Executado em ambiente Linux atravs do Wine, Darwine MacOS e Windows.Como pode-se ver abaixo, o Dude tem uma interface amigvel, porm cheia
de detalhes.

Figura 1 Tela de funcionamento do software.

3. Requisitos do sistema
O programa executado na maioria das verses do Microsoft Windows. Recomenda-se usar o Windows 2000 ou superior. Tm-se utilizado com sucesso o Dude em mquinas de potncia muito baixa O programa tambm pode ser usado no Linux e MacOS, se usar o Wine ou Darwine respectivamente.

4. Processo de instalao
1- Baixar o software no site da Mikrotik.

Figura 2 Site da Mikrotik. 2- Aps, execute a instalao

Figura 3 Tela de instalao. 3- Ento s executar o programa.

5. Breve explicao do menu da ferramenta

Figura 4 Menu da ferramenta.O painel de menu no lado esquerdo da interface do Dude d acesso a vrios painis. Clicando duas vezes em um item de menu para abri-lo, ou se voc tiver vrios painis abertos, voc tambm pode arrastar um item de menu para o painel de um dos painis abertos.

Address lists - Lista de endereos IP para ser usado em Lista de Bloqueios e outros lugares. Admins - Usurios que podem acessar esse servidor Dude. Charts - Permite configurar grficos de estatisticas de dispositivos da rede. Devices - Lista de todos os dispositivos presentes no programa. Files - Lista dos arquivos enviados para o servidor, como imagens de fundo mapa de rede e som. Functions - Funes que podem ser usadas, inclui os scripts e consultas avanadas. History Actions - Histria de tarefas realizadas pelo administrador, como a adio ou remoo de dispositivos, etc. Links - Lista de todos os links (enlaces) em todos os mapas. Logs - Registos de status dos dispositivos. O Dude tambm inclui um servidor Syslog, que pode receber logs de outros dispositivos. MIB nodes - Informaes sobre MIBs. Network maps - Todos os mapas. Networks - Lista de todos os segmentos da rede. Notifications - Diferentes formas de alertar o administrador. Panels - Permite configurar entidades separadas, para o uso em vrios monitores, etc. Probes - Servios disponiveis para monitoramento dos dispositivos. Services - Lista os servios atualmente monitorados em todos os dispositivos. Tools - Configura as ferramentas que podem ser executados em cada dispositivo (ou seja, contato com winbox, telnet, ftp, etc).

6. Interface Web

possvel conectar ao servidor Dude atravs de uma interface web se no tiver o programa Dude disponvel em uma determinada mquina. O acesso Web est desativado por padro. Acessando a interface web Depois que o servidor estiver ativado, pode-se acessar o servidor digitando http://127.0.0.1:8080 em um navegador da web. No seu caso o endereo IP e a porta pode ser diferente, dependendo do que foi setado nas configuraes do servidor Web, e qual o endereo IP do servidor de Dude. Depois de ter introduzido as suas credenciais de acesso Dude servidor, pode-se ver a interface web em seu navegador:

Figura 5 Interface web.

7. Dispositivos
Algumas configuraes gerais do mapa de dispositivos

Figura 6 Opes do dispositivo.


Enable Habilita as configuraes para todos os dispositivos no mapa. Probe Interval Intervalo de pesquisa dos dispositivos. Probe Timeout - quanto tempo deve passar para o status do servio fique como timeout. Probe Down Count numero de vezes que deve haver falha para o servio fique como indisponvel. Use notifications - que ao o programa deve tomar se um dos servios atinge Timeout. As notificaes podem ser escolhidos a partir da lista predefinida, e podem ser criados novos no painel de notificaes , que est disponvel no painel de menu principal, ou na mesma janela, clicando no boto . Pode haver beeps do sistema, flashes no monitor, janelas popup etc

Figrua 7 Opes do dispositivo. Na figura acima, servios que esto sendo monitorados em um dispositivo em questo. Note que o servio de ping est timeout, e a cor do objeto no mapa est laranja, acusando alguma indisponibilidade no dispositivo.

8. Interrupes de todo o mapa


Mostra questes atuais e do passado do mapa especfico. Pode filtrar por status do dispositivo, ou do servio.

Figura 8 Indisponibilidades do dispositivo. Dica Passando o cursor do mouse sobre um item dispositivo ir mostrar-lhe um grfico rpido da disponibilidade do servio:

Figura 9 Grfico rpido do dispositivo.

9. Descoberta de rede

O Dude pode automatizar a busca de faixas de endereos IP para descobrir dispositivos ativos em suas redes. Aps a primeira utilizao do Dude, a janela aberta automaticamente, no entanto, tambm pode-se abrir a interface de descoberta mais tarde, clicando no boto Discover no boto do painel principal.

Figura 10 Tela do dispositivo.

10. Adicionando um novo dispositivo


Para adicionar um novo dispositivo, pode-se usar a interface do Discovery , o dispositivo ser adicionado automaticamente, sem definies, ou tambm pode-se adicionar um dispositivo manualmente, clicando no boto Add Item acima do mapa janela. Depois de clicar no boto Add Item, a janela do novo dispositivo ser aberta:

Figura 11 Adicionando um novo dispositivo.

Nota: Pode-se tambm adicionar novos dispositivos no painel de dispositivos, neste caso, ser solicitado a especificar o mapa no qual gostaria de acrescentar o dispositivo. Em seguida, ter de fornecer as seguintes informaes:

Address - O endereo IP ou nome DNS do dispositivo que est prestes a adicionar. Deve ser acessvel a partir do servidor Dude. User name - Nome de usurio para usar ferramentas como o winbox (no caso de RouterOS), FTP, Telnet, etc Password - senha para o mesmo Secure Mode - Para usar o modo seguro ao se conectar a um dispositivo RouterOS. Usa-se uma conexo TLS. RouterOS - se esse dispositivo est executando o RouterOS. Decide se quer mostrar opes de configurao especfica do RouterOS. Esta opo tambm assegura que os dispositivos podem ser agrupados em grupos, para permitir atualizaes em massa.

Depois de clicar em Avanar , ser solicitado para selecionar quais servios deseja monitorar no dispositivo recm criado. Tambm possvel fazer a varredura de servios com o boto Discover.

Figura 12 Adicionando um novo dispositivo. Depois de clicar em Concluir, o dispositivo ir aparecer na janela do Mapa e tambm na lista de dispositivos. Ele acessado clicando duas vezes nele para abrir suas configuraes. Tambm possvel clicar com o boto direito do mouse e selecionar as configuraes .

11. Configuraes do dispositivo

Figura 13 Configuraes do dispositivo. Geral Esta janela permite-lhe configurar as definies mais importantes do dispositivo:

Name - qualquer nome, por exemplo, nosso servidor de email principal Address - os endereos IP do dispositivo. DNS Names - Nomes de DNS do dispositivo, se houver. DNS Lookup - Realizar pesquisa automtica de DNS, se necessrio. DNS Lookup Interval Intervalo para a pesquisa de DNS. MAC Addresses - endereos MAC do dispositivo. MAC Lookup -Realizar a pesquisa do endereo MAC, se necessrio. Type - Tipo de dispositivo seleciona o cone a ser usado no mapa. Um dispositivo (genrico) usado por padro. Perents - Qual dispositivo o pai hierrquico deste, cria dependncias de acessibilidade para evitar notificaes mltiplas em caso de falha do dispositivo principal (em que os dispositivos filhos caso tambm estejam inacessveis). Custom Fields - Ppodem ser usados campos personalizados, como endereo, coordenadas ou informaes de contato. Agent - Agente a ser utilizado para alcanar e monitorar esse dispositivo especfico. Os agentes so outros servidores Dude que tenham acesso s redes que o servidor atual no pode alcanar. SNMP profile - perfil de SNMP a ser utilizada para este dispositivo. Padro de seleo entre SNMP1 e 2, pode-se adicionar SNMPv3 abrindo a janela de edio. Username e password - Como acessar o dispositivo a partir do menu Ferramentas (winbox, telnet, etc). Secure Mode - Utiliza uma ligao segura TLS para Winbox, no RouterOS. RouterOS - Mostrar menus especficos RouterOS. Dude Server - Se for outro servidor Dude que poderia ser usado como um agente. Dispositivos marcados como servidores Dude voc pode visualizar diretamente os seus mapas, clicando sobre o dispositivo, sem desligar-se da abertura do servidor atual.

Aes especficas do dispositivo

Figura 14 Aes especficas do dispositivo.

Ack - Este boto reconhece que existe um problema, e um administrador est trabalhando nisso para resolver.Isto ir parar as notificaes. O cone do dispositivo vai ficar azul. Unack - Este boto remove a definio de Ack, para verificar se a soluo foi eficaz. Se o servio ainda down, o cone do dispositivo ir novamente ficar vermelho. Reprobe Verificar manualmente a disponibilidade do dispositivo. Notes - Adicionar comentrios sobre o dispositivo. Reconnect - Para dispositivos RouterOS, possvel reconectar ao recarregar as configuraes. Reboot - reinicia o dispositivo fisicamente.

Aba SNMP do dispositivo Mostra informaes sobre a configurao do dispositivo, se o SNMP est disponvel ou no. Todos estes parmetros esto disponveis a partir do RouterOS. Se o dispositivo no RouterOS, ele ainda pode fornecer algumas informaes, porm algumas abas podem estar em branco. A informao somente leitura.

Figura 15 Aba SNMP do dispositivo.

12. Links

Figura 16 - Links O painel Links mostra todas as conexes entre os dispositivos que so mostrados no mapa. Novas ligaes podem ser adicionadas ao mapa clicando em Add e em seguida, escolhendo Link . Ao usar a interface do Discovery, os links so adicionados automaticamente, mas podem ser visualizados e editados aqui.

Figura 17 - Links Adicionando ou editando


Device - endereo IP do dispositivo que o capito deste link. Mastering Type - A forma como a informao de trfego ser recebida. Interface - a interface que est conectada ao link . Speed Velocidade maxima possvel, utilizadas em grficos e relatrios de velocidade. Type - tipo de link, podem ser selecionados de uma lista pr-definida, ou adicionar novos tipos. Dependendo do tipo, pode usar a representao grfica diferente no mapa. Visualizando o histrico

Com um duplo clique em um link, a opo History vai mostrar os grficos de velocidade deste link. possvel desativar a representao grfica por aqui.

Figura 18 Grfico do link. Tipos de Link

Vrios tipos de links so predefinidos no Dude, cada um com a sua velocidade mxima e estilo prprio de visualizao. Pode-se fazer novos tipos na aba Types.

Figura 19 Tipos de link.

13. Viso geral dos servios


O painel de servios (Services) d uma viso rpida de todos os servios monitorados atualmente e seu status. A guia Services mostra uma tabela que pode ser classificada por dispositivo, tipo, status e observao e tambm lhe d a habilidade para filtrar por estado, tipo e mapa.

Figura 20 - Servios

Assim como nas configuraes de dispositivo, pode-se adicionar novos servios com o boto Add.

14. Interrupes Por servio


A guia Outages mostra os servios que esto ou estiveram indisponveis, a sua hora de incio, durao e status. Esta lista pode ser classificada e filtrada

Figura 21 - Indisponibilidades

15. Notificaes

Figura 22 - Notificaes O painel de Notificaes configura as aes que podem ser tomadas quando ocorre uma mudana de status do dispositivo. As notificaes predefinidos so os seguintes:

Beep - Faz um sinal sonoro pelo alto-falante do PC do computador do servidor. Flash - Flashes do menu da barra de tarefas Dude. Log to events - Salva as informaes de log de eventos locais. Log to Syslog - Salva as informaes para o syslog. Popup - Abre uma pequena janela de notificao.

Pode-se tambm adicionar novas notificaes, mais tipos esto disponveis na adicionar dilogo.

E-mail - Envia e-mail, necessidade de especificar o endereo do servidor. A autenticao no suportada. Executar localmente - Execute o comando na mquina local do Windows (cliente Dude). Execute no servidor - Execute o comando na mquina do servidor Dude. Som Tocar sons. Os arquivos de som podem ser enviados e escolhidos aqui. Grupo - Executa um conjunto de aes. Fala - Usa a capacidade de fala do Windows para dizer uma mensagem de voz computadorizada. Log - Salva no arquivo de log Dude local. Syslog - Salva no servidor syslog remoto.

Figura 23 Nova notificao. Cada notificao pode ser configurado para rodar apenas em determinados momentos do dia. Por exemplo, pode-se no querer jogar o som da sirene durante a noite, se o servio no to crtico.

Figura 24 Horrios das notificaes Tambm possvel configurar quantas vezes uma notificao deve ser executada, em que periodicidade e em que mudana de estado especfico.

Figura 25 Opes de notificaes.

Nota: Para comportamentos de notificao diferentes para diferentes grupos, crie vrios tipos de notificaes. Por exemplo, pode-se ter sirene para servidores e sirene para impressoras e uma delas iria repetir 3 vezes e os outros s funcionariam no perodo diurno.

16. Adicionando novos grficos

Figura 26 Adicionando novos grficos. O painel de grficos (charts) permite configurar grficos para representar todos os dados que esto disponveis no Dude. Clique no boto Add para fazer um novo grfico. O Dude mostrar automaticamente as fontes de dados existente que so conhecidos a partir dos dispositivos que voc criou. Basta escolher uma ou mais fontes de dados para o novo grfico e clique em OK para finalizar a instalao. Todos os grficos criados sero listados no painel de grficos. Pode-se abrir qualquer grfico para visualizao no menu do lado esquerdo ou a partir da lista no painel de grficos.

Figura 27 - Grficos

17. Ns MIB

Figura 28 Ns MIB O painel Mib Nodes no The Dude exibe os arquivos MIB que so conhecidos por ele. Para adicionar mais arquivos MIB para este painel, faa o upload do arquivo MIB no painel de arquivos que ele vai aparecer automaticamente. Arquivos MIB Um Management Information Base (MIB) um mapa de a ordem hierrquica de todos os objetos gerenciados ou variveis MIB. Cada sistema em uma rede (estao de trabalho do servidor, ponte, roteador, e assim por diante) mantm uma MIB que reflete o status dos recursos geridos naquele sistema. Um arquivo de MIB um banco de valores que podem ser visualizados atravs do SNMP. OIDs so

organizados em uma rvore como estrutura que comea com uma raiz e se expande para baixo em ramos. Cada ponto em uma rvore MIB conhecido como um n. Nota: um arquivo de MIB que uma espcie de dicionrio ou livro de cdigos que usado para montar e interpretar as mensagens SNMP. O valor de cada OID consiste de uma seqncia de nmeros inteiros. A representao da linha pontilhada numrica de uma OID separa seus subidentificadores com os perodos, por exemplo, 1.2.3.4.5.6. Uma varivel MIB referenciado pelo seu OID, bem como pelo seu identificador de instncia, como inteiro, string, contador etc.

18. Algumas configuraes do servidor


Geral Permite configurar servidores DNS primrio e secundrio a ser usado para resolver nomes de domnio em todas as configuraes de painis Dude.

Figura 29 Aba geral SNMP Definies para portas de acesso padro SNMP e tempos limite de conexo. Permite adicionar novos perfis, com base em SNMP V1, V2 e V3.

Figura 30 Aba SNMP Pooling Definies para o comportamento padro do servio. Opes semelhantes aos Servios e Notificaes

Figura 31 Aba Pooling

Server
Configuraes para o servidor Dude local. As seguintes opes so modificveis:

Port - porta de acesso para conexes remotas. Secure Port - porta quando utiliza a ligao encriptada. Allowed Networks - intervalos da rede que podem se conectar a esse servidor Dude.

Web Access

Habilitar o acesso Web - Roda A interface web, por padro, acessvel atravs de HTTP na porta TCP 80. Port - Porta do servidor web. Secure Port - porta da interface segura HTTPS. Allowed Networks - rede que pode se conectar ao servidor web. Session Timeout - Depois de quanto tempo o Dude ir considerar que a sesso seja encerrada. Refresh Timeout Intervalo de atualizao da pgina. Certificate Quando h o uso de certificados.

Figura 32 Aba server

Admins O painel de administrao permite que se configure as contas que podem se conectar ao servidor Dude. As contas podem ter diferentes tipos de permisses do usurio, dependendo de qual grupo a que pertencem.

Figura 33 Aba Admins Adicionando novo administrador


Na caixa de dilogo Adicionar, ser solicitado o seguinte:

Name - Nome da conta. Password - senha da conta. Group - Grupo de Usurios a que ele vai pertencer. Allowed Address - a partir do qual sub-rede IP a conta capaz de se conectar. Allow More Than One - Se logins simultneos so possveis. Separate Panels - se cada usurio ver seus prprios painis, e no afetar os outros usurios, alterando o layout dos painis.

Grupos de Usurios Os seguintes grupos existem no The Dude por padro:


Full - tem todos os direitos. Read - no pode alterar as configuraes, apenas v-los. Write somente permisso de escrita, com algumas restries.

Tambm pode-se fazer novos grupos, com permisses personalizadas. History Actions O Painel History Actions mostra as interaes do usuario conectado com o servidor no momento. Ao contrrio do registro, que mostra as mudanas de status do dispositivo

e problemas, o painel Histrico mostra se um administrador adicionou ou alterou algumas configuraes, criou um novo tipo de notificao, etc.

Figura 34 History Actions

19. Uso do Dude na rede proposta


Foi aplicado o uso do Dude em uma rede em produo. Foram mapeados os pontos de acessos e os enlaces foram configurados para trabalhar com SNMP, gerando grficos de utilizao dos mesmos. Abaixo, exemplos de utilizao do Dude, usado na rede local proposta.

Figura 35 Viso geral de uma das redes

Figura 36 Detalhe dos enlaces

Figura 37 Detalhe do grfico de um link, por dia.

20. Concluso
Este trabalho teve como objetivo implantar um software de monitoramento de redes em uma rede que no possua esse tipo de ferramenta. Na vida de um administrador de redes no pode faltar um bom software de gerenciamento e monitoramento de redes, assim sendo o Dude revelou-se bastante promissor e til na utilizao na rede proposta, sendo bastante completo, e oferecendo uma vasta lista de opes e customizaes, conseguindo auxiliar que problemas possam ser evitados ou solucionados mais rapidamente.

A implantao dele na rede tornou o seu monitoramento gil e constante, problemas so evitados antes mesmos de aparecerem.

21. Referncias Bibliogrficas


Mikrotik (2011) Mikrotik Routers and Wireless, http://www.mikrotik.com/thedude.php. Maro.

You might also like