You are on page 1of 40

TESE CONCURSOS TCNICO 2013

Prof. Platon Teixeira de Azevedo Neto

CRFB/88
1 de abril de 2013

Art. 92. So rgos do Poder Judicirio: I - o Supremo Tribunal Federal; I-A o Conselho Nacional de Justia; (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) II - o Superior Tribunal de Justia; III - os Tribunais Regionais Federais e Juzes Federais; IV - os Tribunais e Juzes do Trabalho; V - os Tribunais e Juzes Eleitorais; VI - os Tribunais e Juzes Militares; VII - os Tribunais e Juzes dos Estados e do Distrito Federal e Territrios.
Prof. Platon Teixeira de Azevedo Neto 2 de X slides

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA


1 de abril de 2013

103-B, 4, da CF/88 Compete ao Conselho o controle da atuao administrativa e financeira do Poder Judicirio e do cumprimento dos deveres funcionais dos juzes, cabendo-lhe, alm de outras atribuies que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura: (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) I - zelar pela autonomia do Poder Judicirio e pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura, podendo expedir atos regulamentares, no mbito de sua competncia, ou recomendar providncias; (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004)
Prof. Platon Teixeira de Azevedo Neto 3 de X slides

RGOS DA JUSTIA DO

TRABALHO (ART.111, CF/88)

TST TRTs JUZES DO TRABALHO

CF/88
Art. 111. So rgos da Justia do Trabalho: I - o Tribunal Superior do Trabalho; II - os Tribunais Regionais do Trabalho; III - as Juntas de Conciliao e Julgamento. III - Juzes do Trabalho.(Redao dada pela Emenda Constitucional n 24, de 1999)

CF/88
Art. 111-A. O Tribunal Superior do Trabalho compor-se- de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo: I um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministrio Pblico do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exerccio, observado o disposto no art. 94; II os demais dentre juzes dos Tribunais Regionais do Trabalho, oriundos da magistratura da carreira, indicados pelo prprio Tribunal Superior. 1 A lei dispor sobre a competncia do Tribunal Superior do Trabalho. 2 Funcionaro junto ao Tribunal Superior do Trabalho: I a Escola Nacional de Formao e Aperfeioamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funes, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoo na carreira; II o Conselho Superior da Justia do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a superviso administrativa, oramentria, financeira e patrimonial da Justia do Trabalho de primeiro e segundo graus, como rgo central do sistema, cujas decises tero efeito vinculante.

CF/88
Art. 115. Os Tribunais Regionais do Trabalho compem-se de, no mnimo, sete juzes, recrutados, quando possvel, na respectiva regio, e nomeados pelo Presidente da Repblica dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos, sendo: I um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministrio Pblico do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exerccio, observado o disposto no art. 94; II os demais, mediante promoo de juzes do trabalho por antiguidade e merecimento, alternadamente. 1 Os Tribunais Regionais do Trabalho instalaro a justia itinerante, com a realizao de audincias e demais funes de atividade jurisdicional, nos limites territoriais da respectiva jurisdio, servindo-se de equipamentos pblicos e comunitrios. 2 Os Tribunais Regionais do Trabalho podero funcionar descentralizadamente, constituindo Cmaras regionais, a fim de assegurar o pleno acesso do jurisdicionado justia em todas as fases do processo. Art. 116. Nas Varas do Trabalho, a jurisdio ser exercida por um juiz singular.

Tribunal Superior do Trabalho


1 de abril de 2013

rgo Interno
PLENO

Competncia

Composio

Quorum mnimo
14 ministros

Dec. Inc. Lei 27 ministros Aprov., mod. e rev. Smulas e PN MS x atos Pres. Rec. Adm Embargos Ag. Reg. Emb. CC/AI em ROAR e RO-MS 14 ministros 14 ministros
Obs.:SDI-Plena=21

RGO ESPECIAL SDI-I SDI-II

8 ministros 8 ministros 6 ministros

10 ministros

SDC
TURMAS

DC e RO-DC AI em RO-DC
AIRR, AgRegRR RR

9 ministros
3 ministros 3 x 8 Turmas

5 ministros
3 ministros
Prof. Platon Teixeira de Azevedo Neto 8 de X slides

RGOS DO TST
ART. 59, RI TST: Tribunal Pleno; rgo Especial; SDC; SDI; Turmas. rgos que funcionam junto ao TST: ENAMAT e CSJT

TST
TST 27 ministros, com mais de 35 anos e menos de 65 anos, nomeados pelo Presidente aps aprovao pela maioria absoluta do Senado Federal:
1/5 advogados com 10 anos de efetiva atividade profissional e MPT com mais de dez anos de efetivo exerccio; 4/5 juzes dos TRTs (desembargadores), oriundos da carreira, indicados pelo TST.

TRIBUNAIS DO TRABALHO
TST 27 MINISTROS (raciocnio = 26 Estados + DF, mas no h proporcionalidade); Idade: + de 35 e de 65 (raciocnio = mnimo equivale a metade da compulsria de 70 anos, revela mais experincia, mximo de 35 anos de permanncia; limite mximo para a entrada = 5 anos para a compulsria); 1/5 de advogados, com 10 anos de atividade e membros do MPT com 10 anos de exerccio, vindos de lista sxtupla das respectivas categorias. Tribunal Superior do Trabalho = 1 TST = 27; 35 + 65 = 100; 100/5 = 20 (10 + 10). TRTs mnimo de sete juzes Idade: + de 30 e de 65 (raciocnio = completa formao fsica e psicolgica do ser humano; limite mximo para a entrada = 5 anos para a compulsria); 1/5 da OAB e MPT = 10 e 10.

TRTs
1 de abril de 2013

24 regionais; Juzes: Carreira: Resoluo 104 do CSJT:


Art. 1 Os vocbulos de tratamento dos magistrados de 1 e 2 instncia no mbito da Justia do Trabalho so uniformizados em Juiz do Trabalho Substituto, Juiz Titular de Vara do Trabalho e Desembargador do Trabalho. Art. 2 Os Tribunais Regionais do Trabalho devero providenciar a substituio das expresses divergentes porventura constantes de seus Regimentos Internos e demais atos pelas denominaes definidas por esta Resoluo. Art. 3 Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao. Braslia, 25 de maio de 2012.

Prof. Platon Teixeira de Azevedo Neto 12 de X slides

1 de abril de 2013

Prof. Platon Teixeira de Azevedo Neto 13 de X slides

1 de abril de 2013

Prof. Platon Teixeira de Azevedo Neto 14 de X slides

PROMOO

1 de abril de 2013

Art. 93, CF/88. Lei complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, dispor sobre o Estatuto da Magistratura, observados os seguintes princpios: I - ingresso na carreira, cujo cargo inicial ser o de juiz substituto, mediante concurso pblico de provas e ttulos, com a participao da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as fases, exigindo-se do bacharel em direito, no mnimo, trs anos de atividade jurdica e obedecendo-se, nas nomeaes, ordem de classificao; II - promoo de entrncia para entrncia, alternadamente, por antigidade e merecimento, atendidas as seguintes normas: a) obrigatria a promoo do juiz que figure por trs vezes consecutivas ou cinco alternadas em lista de merecimento; b) a promoo por merecimento pressupe dois anos de exerccio na respectiva entrncia e integrar o juiz a primeira quinta parte da lista de antigidade desta, salvo se no houver com tais requisitos quem aceite o lugar vago; c) aferio do merecimento conforme o desempenho e pelos critrios objetivos de produtividade e presteza no exerccio da jurisdio e pela freqncia e aproveitamento em cursos oficiais ou reconhecidos de aperfeioamento; d) na apurao de antigidade, o tribunal somente poder recusar o juiz mais antigo pelo voto fundamentado de dois teros de seus membros, conforme procedimento prprio, e assegurada ampla defesa, repetindose a votao at fixar-se a indicao;
Prof. Platon Teixeira de Azevedo Neto

RGOS AUXILIARES DA JT
Ver arts. 710 e seguintes da CLT. Distribuidor (713); Diretor de Secretaria; Oficial de Justia Avaliador (721); Perito; Depositrio; Administrador (CPC, arts. 148, 646 e 677). Intrprete (CPC, 151).

RGOS AUXILIARES DA JT
DA SECRETARIA DAS JUNTAS DE CONCILIAO E JULGAMENTO (Vide Constituio Federal de 1988) CLT: Art. 710 - Cada Junta [Vara] ter 1 (uma) secretaria, sob a direo de funcionrio que o Presidente [Juiz Titular] designar, para exercer a funo de secretrio, e que receber, alm dos vencimentos correspondentes ao seu padro, a gratificao de funo fixada em lei. Art. 713 - Nas localidades em que existir mais de uma Junta de Conciliao e Julgamento [Vara do Trabalho] haver um distribuidor. Art. 721 - Incumbe aos Oficiais de Justia e Oficiais de Justia Avaliadores da Justia do Trabalho a realizao dos atos decorrentes da execuo dos julgados das Juntas de Conciliao e Julgamento e dos Tribunais Regionais do Trabalho, que lhes forem cometidos pelos respectivos Presidentes..

AUXILIARES

1 de abril de 2013

CPC: Art. 139. So auxiliares do juzo, alm de outros, cujas atribuies so determinadas pelas normas de organizao judiciria, o escrivo, o oficial de justia, o perito, o depositrio, o administrador e o intrprete. Art. 145. Quando a prova do fato depender de conhecimento tcnico ou ci Art. 148. A guarda e conservao de bens penhorados, arrestados, seqestrados ou arrecadados sero confiadas a depositrio ou a administrador, no dispondo a lei de outro modo. Art. 149. O depositrio ou administrador perceber, por seu trabalho, remunerao que o juiz fixar, atendendo situao dos bens, ao tempo do servio e s dificuldades de sua execuo. Pargrafo nico. O juiz poder nomear, por indicao do depositrio ou do administrador, um ou mais prepostos.
Prof. Platon Teixeira de Azevedo Neto 18 de X slides

AUXILIARES

1 de abril de 2013

CPC: Art. 139. So auxiliares do juzo, alm de outros, cujas atribuies so determinadas pelas normas de organizao judiciria, o escrivo, o oficial de justia, o perito, o depositrio, o administrador e o intrprete. Art. 145. Quando a prova do fato depender de conhecimento tcnico ou ci Art. 148. A guarda e conservao de bens penhorados, arrestados, seqestrados ou arrecadados sero confiadas a depositrio ou a administrador, no dispondo a lei de outro modo. Art. 149. O depositrio ou administrador perceber, por seu trabalho, remunerao que o juiz fixar, atendendo situao dos bens, ao tempo do servio e s dificuldades de sua execuo. Pargrafo nico. O juiz poder nomear, por indicao do depositrio ou do administrador, um ou mais prepostos.
Prof. Platon Teixeira de Azevedo Neto 19 de X slides

AUXILIARES

1 de abril de 2013

Art. 151, CPC. O juiz nomear intrprete toda vez que o repute necessrio para: I - analisar documento de entendimento duvidoso, redigido em lngua estrangeira; II - verter em portugus as declaraes das partes e das testemunhas que no conhecerem o idioma nacional; III - traduzir a linguagem mmica dos surdosmudos, que no puderem transmitir a sua vontade por escrito.
Prof. Platon Teixeira de Azevedo Neto 20 de X slides

Competncia
Jurisdio x legislao Jurisdio e competncia Competncia: Limite da jurisdio Competncia interna e internacional; Competncia interna Matria Pessoa Valor da Causa Territorial Funcional Jurisdio trabalhista - Individual - Normativa - Transindividual
Prof. Platon Teixeira de Azevedo Neto 1

Competncia
Competncia interna
Pessoa (ampla pelo artigo 114 da CF/88; o art. 109 da CF estabelece a competncia da JF em razo de pessoas, mas exclui as aes sujeitas competncia da JT); Valor da Causa (define procedimento, mas no determina competncia); Funcional (vrios juzes podem atuar no mesmo processo, mas em momentos distintos, conforme distribuio de competncia prevista na CLT arts. 652: VT e seguintes; arts. 678 e seguintes: TRTs); Observao: Smula 420, TST: COMPETNCIA FUNCIONAL. CONFLITO NEGATIVO. TRT E VARA DO TRABALHO DE IDNTICA REGIO. NO CONFIGURAO No se configura conflito de competncia entre Tribunal Regional do Trabalho e Vara do Trabalho a ele vinculada. Trata-se de hierarquia de jurisdio. Matria (contedo); Territrio (visa facilitar o ingresso em juzo, em decorrncia, pode otimizar a instruo).
Prof. Platon Teixeira de Azevedo Neto

Competncia
Material:
Artigo 114 da CF/88, com a redao da EC 45/04

Compete Justia do Trabalho processar e julgar: I - as aes oriundas da relao de trabalho, abrangidos os entes de direito pblico externo e da administrao pblica direta e indireta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios;

Prof. Platon Teixeira de Azevedo Neto

Competncia
Material:
Artigo 114 da CF/88, com a redao da EC 45/04 Relao de trabalho mais ampla que relao de emprego Competncia material da Justia do Trabalho:
Abarca: trabalhadores autnomos em geral, como personal trainers, eletricistas, pedreiros, estagirios, representantes comerciais, entre outros; indenizao em acidente de trabalho; No abrange: servidores estatutrios (STF); militares; matria criminal; relaes de consumo tpicas; e servios prestados por pessoa jurdica (salvo fraudes).

Prof. Platon Teixeira de Azevedo Neto

Competncia
ATENO:
Smula 366 do STJ foi CANCELADA Compete Justia estadual processar e julgar ao indenizatria proposta por viva e filhos de empregado falecido em acidente de trabalho.(*) (*) - Julgando o CC 101.977-SP, na sesso de 16/09/2009, a Corte Especial deliberou pelo CANCELAMENTO da Smula n. 366.
EM VIGOR SMULA 363 DO STJ Compete Justia estadual processar e julgar a ao de cobrana ajuizada por profissional liberal contra cliente. VER COMPETNCIA DA JF ART. 109, CF/88

Prof. Platon Teixeira de Azevedo Neto

Competncia material
ARTIGO 114, CF/88 II - as aes que envolvam exerccio do direito de greve;
Obs.: Smula Vinculante n 23, STF: JT competente para ao possessria decorrente do exerccio de direito de greve pelos trabalhadores da iniciativa privada.

III - as aes sobre representao sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, e entre sindicatos e empregadores; IV - os mandados de segurana, habeas corpus e habeas data, quando o ato questionado envolver matria sujeita sua jurisdio; V - os conflitos de competncia entre rgos com jurisdio trabalhista, ressalvado o disposto no art. 102, I, o [STF];
Obs.: Smula 367, STJ: A competncia estabelecida pela EC n. 45/2004 no alcana os processos j sentenciados.

ARTIGO 114, CF/88


VI - as aes de indenizao por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relao de trabalho;
Obs.: Smula Vinculante 22, STF: A Justia do Trabalho competente para processar e julgar as aes de indenizao por danos morais e patrimoniais decorrentes de acidente de trabalho propostas por empregado contra empregador, inclusive aquelas que ainda no possuam sentena de mrito em primeiro grau quando da promulgao da emenda constitucional n 45/04.

VII - as aes relativas s penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos rgos de fiscalizao das relaes de trabalho; VIII - a execuo, de ofcio, das contribuies sociais previstas no art. 195, I, a , e II, e seus acrscimos legais, decorrentes das sentenas que proferir; IX - outras controvrsias decorrentes da relao de trabalho, na forma da lei.
1 Prof. Platon Teixeira de Azevedo Neto

SMULA 368, TST


DESCONTOS PREVIDENCIRIOS E FISCAIS. COMPETNCIA. RESPONSABILIDADE PELO PAGAMENTO. FORMA DE CLCULO I. A Justia do Trabalho competente para determinar o recolhimento das contribuies fiscais. A competncia da Justia do Trabalho, quanto execuo das contribuies previdencirias, limita-se s sentenas condenatrias em pecnia que proferir e aos valores, objeto de acordo homologado, que integrem o salrio-decontribuio. II. do empregador a responsabilidade pelo recolhimento das contribuies previdencirias e fiscais, resultante de crdito do empregado oriundo de condenao judicial, devendo incidir, em relao aos descontos fiscais, sobre o valor total da condenao, referente s parcelas tributveis, calculado ao final, nos termos da Lei n 8.541, de 23.12.1992, art. 46 e Provimento da CGJT n 01/1996. III. Em se tratando de descontos previdencirios, o critrio de apurao encontra-se disciplinado no art. 276, 4, do Decreto n 3.048/1999 que regulamentou a Lei n 8.212/1991 e determina que a contribuio do empregado, no caso de aes trabalhistas, seja calculada ms a ms, aplicando-se as alquotas previstas no art. 198, observado o limite mximo do salrio de contribuio.

NOTCIA - STF
Quinta-feira, 11 de setembro de 2008 Smula Vinculante limitar competncia da Justia do Trabalho para cobrana de contribuio previdenciria Por unanimidade, o Plenrio do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quintafeira (11), editar uma Smula Vinculante determinando que no cabe Justia do Trabalho estabelecer, de ofcio, dbito de contribuio social para com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com base em deciso que apenas declare a existncia de vnculo empregatcio. Pela deciso, essa cobrana somente pode incidir sobre o valor pecunirio j definido em condenao trabalhista ou em acordo quanto ao pagamento de verbas salariais que possam servir como base de clculo para a contribuio previdenciria. A deciso foi tomada no julgamento do Recurso Extraordinrio (RE) 569056, interposto pelo INSS contra deciso do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que negou pretenso do INSS para que tambm houvesse a incidncia automtica da contribuio previdenciria referente a decises que reconhecessem a existncia de vnculo trabalhista. Por unanimidade, aquele colegiado adotou o entendimento constante do item I, da Smula 368 do TST, que disciplina o assunto. Com isso, negou recurso l interposto pelo INSS. .

JURISPRUDNCIA - TST
Smula 300: COMPETNCIA DA JUSTIA DO TRABALHO. CADASTRAMENTO NO PIS Compete Justia do Trabalho processar e julgar aes ajuizadas por empregados em face de empregadores relativas ao cadastramento no Programa de Integrao Social (PIS). Smula 389: SEGURO-DESEMPREGO. COMPETNCIA DA JUSTIA DO TRABALHO. DIREITO INDENIZAO POR NO LIBERAO DE GUIAS I - Inscreve-se na competncia material da Justia do Trabalho a lide entre empregado e empregador tendo por objeto indenizao pelo no-fornecimento das guias do seguro-desemprego. II - O no-fornecimento pelo empregador da guia necessria para o recebimento do seguro-desemprego d origem ao direito indenizao. OJ 26, SDI-1. COMPETNCIA DA JUSTIA DO TRABALHO. COMPLEMENTAO DE PENSO REQUERIDA POR VIVA DE EXEMPREGADO (inserido dispositivo) DJ 20.04.2005 A Justia do Trabalho competente para apreciar pedido de complementao de penso postulada por viva de ex-empregado, por se tratar de pedido que deriva do contrato de trabalho.

ARTIGO 114, CF/88


1 - Frustrada a negociao coletiva, as partes podero eleger rbitros. 2 Recusando-se qualquer das partes negociao coletiva ou arbitragem, facultado s mesmas, de comum acordo, ajuizar dissdio coletivo de natureza econmica, podendo a Justia do Trabalho decidir o conflito, respeitadas as disposies mnimas legais de proteo ao trabalho, bem como as convencionadas anteriormente.

1 Prof. Platon Teixeira de Azevedo Neto

COMUM ACORDO
Havendo recusa por uma das partes ao ajuizamento da ao de Dissdio Coletivo, esta deve ser fundamentada. A exigncia do comum acordo representa restrio ao acesso ao Judicirio, que, embora no signifique ofensa ao direito de ao, no pode ser usada por um dos sujeitos das relaes de trabalho como abuso de direito ou m-f em relao ao suscitante (Cdigo Civil, art. 187). Havendo recusa comprovadamente abusiva ou de m-f pela parte que se ope ao ajuizamento do Dissdio Coletivo, pode a parte interessada na soluo judicial do conflito coletivo de trabalho pedir suprimento judicial ao Tribunal competente.
Prof. Platon Teixeira de Azevedo Neto
32

PRESSUPOSTO PROCESSUAL
RECURSO ORDINRIO. DISSDIO COLETIVO. AUSNCIA DE COMUM ACORDO. ART. 114, 2, DA CONSTITUIO FEDERAL. EMENDA CONSTITUCIONAL N 45/2004. EXTINO DO PROCESSO SEM RESOLUO DO MRITO. A discordncia da Suscitada com o ajuizamento do dissdio coletivo, oportunamente manifestada em contestao, determina o decreto de extino do processo sem resoluo do mrito, por ausncia de pressuposto processual: comum acordo previsto no art. 114, 2, da Constituio Federal, com a redao conferida pela Emenda Constitucional n 45/2004. Inconstitucionalidade dessa exigncia, ante o disposto no art. 5, XXXV, da Constituio Federal, que no se verifica. Precedentes desta Corte. Recurso ordinrio a que se nega provimento. (Processo: RO - 27900-85.2009.5.12.0000 Data de Julgamento: 12/04/2010, Relator Ministro: Fernando Eizo Ono, Seo Especializada em Dissdios Coletivos, Data de Divulgao: DEJT 30/04/2010).

Prof. Platon Teixeira de Azevedo Neto

33

DISSDIO COLETIVO
Art. 114, 3 - Em caso de greve em atividade essencial, com possibilidade de leso do interesse pblico, o Ministrio Pblico do Trabalho poder ajuizar dissdio coletivo, competindo Justia do Trabalho decidir o conflito.

INDEPENDE DE COMUM ACORDO

Prof. Platon Teixeira de Azevedo Neto 34

DISSDIO COLETIVO
1 de abril de 2013

Art. 856 - A instncia ser instaurada mediante representao escrita ao Presidente do Tribunal. Poder ser tambm instaurada por iniciativa do presidente, ou, ainda, a requerimento da Procuradoria da Justia do Trabalho, sempre que ocorrer suspenso do trabalho. Art. 857 - A representao para instaurar a instncia em dissdio coletivo constitui prerrogativa das associaes sindicais, excludas as hipteses aludidas no art. 856, quando ocorrer suspenso do trabalho. Pargrafo nico. Quando no houver sindicato representativo da categoria econmica ou profissional, poder a representao ser instaurada pelas federaes correspondentes e, na falta destas, pelas confederaes respectivas, no mbito de sua representao.
Prof. Platon Teixeira de Azevedo Neto 35 de X slides

COMPETNCIA TERRITORIAL
Art. 651 - A competncia das Varas do Trabalho determinada pela localidade onde o empregado, reclamante ou reclamado, prestar servios ao empregador, ainda que tenha sido contratado noutro local ou no estrangeiro. 1 - Quando for parte de dissdio agente ou viajante comercial, a competncia ser da Vara da localidade em que a empresa tenha agncia ou filial e a esta o empregado esteja subordinado e, na falta, ser competente a Vara da localizao em que o empregado tenha domiclio ou a localidade mais prxima. 2 - A competncia das Varas do Trabalho, estende-se aos dissdios ocorridos em agncia ou filial no estrangeiro, desde que o empregado seja brasileiro e no haja conveno internacional dispondo em contrrio. 3 - Em se tratando de empregador que promova realizao de atividades fora do lugar do contrato de trabalho, assegurado ao empregado apresentar reclamao no foro da celebrao do contrato ou no da prestao dos respectivos servios. Obs.: INCOMPETNCIA RELATIVA

REFORO

1 de abril de 2013

Competncia material: todas as matrias decorrentes da relao de trabalho; greve; questes sindicais; aes constitucionais; conflitos de competncia entre rgos trabalhistas, ressalvada a do STF; indenizaes decorrentes das lides trabalhistas; multas impostas pela fiscalizao trabalhista; execuo de contribuies previdencirias, entre outras. Conflito coletivo: arbitragem; greve; dissdio coletivo (acordo ou sentena normativa).

Prof. Platon Teixeira de Azevedo Neto 37 de X slides

QUESTO
1 de abril de 2013

OAB

Antnio foi contratado, mediante concurso pblico e sob o regime da CLT, para trabalhar em empresa pblica estadual. Nessa situao, considerando a existncia de litgio a respeito de verbas rescisrias a serem pagas a Antnio, ser competente para julgar a demanda a: A) Justia Comum; B) Justia Federal; C) Justia do Trabalho; D) Justia Eleitoral.

Prof. Platon Teixeira de Azevedo Neto 38 de X slides

QUESTO
1 de abril de 2013

OAB

Antnio foi contratado, mediante concurso pblico e sob o regime da CLT, para trabalhar em empresa pblica estadual. Nessa situao, considerando a existncia de litgio a respeito de verbas rescisrias a serem pagas a Antnio, ser competente para julgar a demanda a: A) Justia Comum; B) Justia Federal;

C)Justia do Trabalho;
D) Justia Eleitoral.

Prof. Platon Teixeira de Azevedo Neto 39 de X slides

REFORO
REGRA GERAL: local da prestao de servios Excees: 1) Empregado viajante: 1.1) 1 hiptese empresa com agncia ou filial qual o empregado esteja subordinado. Regra aplicvel: Vara da localidade da agncia ou filial (art. 651, 1, CLT). 1.2) 2 hiptese na falta de agncia ou filial. Regra aplicvel: domiclio do empregado ou localidade mais prxima (art. 651, 1, CLT). 2) Empregador que realize atividades fora do lugar do contrato de trabalho. Regra aplicvel: o empregado pode apresentar reclamao no foro da celebrao do contrato OU no da prestao dos servios (art. 651, 3, CLT). 3) Trabalho de brasileiro no estrangeiro. Regra aplicvel: competncia brasileira (da Vara do Trabalho onde a empresa tiver sede ou filial no Brasil ou do local da contratao), ainda que se aplique a lei estrangeira do local da prestao dos servios, exceto se houver conveno internacional dispondo em contrrio em matria de competncia.

You might also like