You are on page 1of 2

Anotaes de Roudinesco - Dicionrio Metapsicologia

Freud usou o termo em 1896, em um carta a Fliess, para caracterizar a sua aborda gem e diferenci-la da psicologia. Consiste na elaborao de modelos tericos que no esto ligados a uma experincia prtica ou uma observao clnica, pela considerao simultnea dos ntos de vista dinmico, tpico e econmico.

!898: Carta a Fliess sobre a interpretao dos sonhos: Parece-me que a explicao atravs d a realizao de um desejo fornece uma soluo psicolgica, mas no uma soluo biolgica, e s tapsicolgica. E acrescentou entre parnteses: Alis, preciso que me digas seriamente se posso dar minha psicologia, que desemboca no pano de fundo do consciente, o nom e de metapsicologia.

A determinao causal dos fenmenos psicolgicos no biolgica (como queria a psicologia cl ica), mas de fenmenos psicolgicos inconscientes, uma psicologia profunda. Metafsica como modelo de uma metapsicologia: O conhecimento obscuro dos fatores e fatos psquicos do inconsciente (em outras palavras, a percepo endopsquica desses fat ores e fatos) reflete-se (...) na construo de uma realidade supra-sensvel que a cinc ia retransforma numa psicologia do inconsciente. Poderamos atribuir-nos a tarefa de decompor, colocando-nos nesse ponto de vista, os mitos relativos ao paraso e a o pecado original, ao mal e ao bem, imortalidade etc., e de traduzir a metafsica em metapsicologia. Esses questionamentos deram ensejo a um enfraquecimento da teoria psicanaltica, i lustrado, em particular, pela corrente norte-americana da Ego Psychology*. E foi em reao a esses desvios que Jacques Lacan* empreendeuseu retorno a Freud, que acaba ria desembocando na substituio do apoio biolgico freudiano pelo recurso lingstica mod erna e, mais tarde, lgica formal e topologia matemtica. /*O que seria uma metapsic ologia com apoio na msica?*/ Freud: Sem especular nem teorizar eu quase diria fantasiar metapsicologicamente, no se um d passo adiante. conscincia: "Termo empregado em psicologia e filosofia para designar, por um lado , o pensamento em si e a intuio que a mente tem de seus atos e seus estados, e, po r outro, o conhecimento que o sujeito* tem de seu estado e de sua relao com o mund o e consigo mesmo. Por extenso, a conscincia tambm a propriedade que tem o esprito h umano de emitir juzos espontneos". Filosofia: universalidade e uma singularidade da subjetividade humana, isto , um sujeito da conscincia, quer essa conscincia seja emprica, transcendental, fenomnica ou dividida numa conscincia reflexa e numa subconscincia de natureza automtica. Sob esse aspecto, o termo conscincia no faz parte do vocabulrio da psicanlise. Autismo: Segundo Roudinesco e Plon (???), Jung relatou a Freud em uma carta em 1907, as c ondies pelas quais Bleuler cunhou o termo autismo. Buscando evitar a palavra autoerotismo, empregada primeiramente por Havelock Ellis e depois extensamente usada por Freud, dada a sua referncia sexualidade, ele teria recorrido a uma contrao que aglutinasse auto e erotismo, resultando por fim no neologismo. A outra alternat iva seria ipsismo, derivada do latim. Ele apareceria posteriormente em seu livro "Dementia praecox ou grupo das esquizofrenias", no qual iniciaria seu percurso clssico como um distrbio tpico da esquizofrenia em pacientes adultos.

1943: Leo Kanner - observao de onze crianas com autismo (autismo infantil). Kanner descreveu um quadro clnico diferente do da esquizofrenia infantil e encarou o aut ismo como uma afeco psicognica, caracterizada por uma incapacidade da criana, desde o nascimento, de estabelecer contato com seu meio. Cinco grandes sinais clnicos p ermitiriam, segundo ele, reconhecer a psicose* autstica: o surgimento precoce dos distrbios (logo nos dois primeiros anos de vida), o extremo isolamento, a necessidade de imobilidade, as estereotipias gestuais e , por fim, os distrbios da linguagem (ou a criana no fala nunca, ou emite um jargo d esprovido de significao, incapaz de distinguir qualquer alteridade). A partir de 1980, e apesar da evoluo da psiquiatria para o biologismo, o cognitivi smo e a gentica, nenhum trabalho de pesquisa conseguiu comprovar (como de resto no o fez em relao esquizofrenia e psicose manaco-depressiva) que o autismo verdadeiro (quando no existe nenhuma leso neurolgica anterior) seja de origem puramente orgnic a. Por conseguinte, somente a doutrina psicanaltica (em qualquer de suas tendncias ) foi capaz, nesse campo, sem excluir a priori a eventualidade de auto-anlise causas mltiplas, de explicar a dimenso psquica dessa doena e, acima de tudo, de romp er com o niilismo teraputico dos adeptos do organicismo, assim permitindo cuidar das crianas autistas em escolas, clnicas e centros especializados. "Mas o reconhecimento da primazia da experincia no acesso ao exterior tambm no deve nos enganar quanto verdadeira origem e funo desta. A tese freudiana diz essencial mente que o interesse por conhecer no primordial; deriva, na verdade, da busca po r realizar um desejo: se admitimos a existncia do mundo, se a ele nos voltamos a fim de experienci-lo, porque esperamos encontrar entre seus objetos aquele que no s falta e cuja obteno traria satisfao." (p. 374)

`epistemologia freudiana': o nico conhecimento legtimo o cientfico, e de que este no po e ser obtido seno atravs da experincia. Assim, a contundente afirmao de que a psicanli se uma investigao emprica Kant: experincia o ato condicionado por regras universais mediante o qual acedemo s aos objetos A experincia (Erfahrung) , de modo geral, `um produto dos sentidos e do entendimento' (Kant, 1973, p.133), ou seja, no se compe exclusivamente da recepo imediata de um mlt iplo sensvel, da qual se tem conscincia, ou seja, da percepo (Wahrnehmung) pelos sen tidos, mas tambm da atividade que conecta entre si um tal mltiplo. Portanto, a exp erincia no se esgota na passividade da percepo sensvel (muito embora esta lhe seja im prescindvel); pertence-lhe ainda um julgar sobre o percebido juzos de percepo (Wahrnehmungsurteile): conectam entre si as percepes sensveis de um m odo tal que no concordam seno com o estado atual de um sujeito pensante, portanto, no valem necessariamente para este num momento diverso, nem para outros sujeitos juzos de experincia (Erfahrungsurteile): estabelecem uma conexo entre percepes sensvei s a partir de regras universalmente vlidas, de modo a se exigir seu acordo com todos os juzos feitos sob as mesmas con dies. Ora, quando os juzos devem sempre valer pessoa que os profere e a quaisquer outras, ento porque no apenas cor respondem determinao de seu estado subjetivo, mas tambm de algo existente fora dela isto , concordam com u ma disposio do objeto

You might also like