You are on page 1of 21

A introduo de um trabalho acadmico como um carto de visita, que dever ser claro, objetivo, limpo, direcionado temtica eleita.

a. interessante observar que a introduo deve estar em consonncia com o tamanho do trabalho proposto, ou seja, um trabalho de 30 laudas, no pode apresentar uma introduo de 5. O ideal que conte com 2 laudas, aproximadamente, o que ser suficiente para expor, de forma sucinta, a natureza da pesquisa elaborada. mister salientar que uma boa introduo, aborda a natureza do trabalho, a intencionalidade deste, pincelando de forma sutil as informaes contidas ao longo da pesquisa, sem aprofundamento demasiado, e nem distanciamento da temtica proposta. E por mais que parea estranho, aconselhvel que a introduo seja feita aps toda a confeco do trabalho, quando efetivamente o aluno estar sintonizado com tudo que abordou, podendo assim, descrever de forma clara e dominante os pontos relevantes, a importncia de sua pesquisa, o tipo de abordagem que efetuou. Em suma, sem delongas, a introduo do trabalho acadmico deve funcionar como um cardpio, que incentiva e motiva a leitura do trabalho acadmico, de forma a torn-lo interessante e eficiente aos olhos do professor/orientador que far sua avaliao.

A introduo a parte em que o autor vai mostrar o que o trabalho abordar, o propsito da pesquisa, os limites da abordagem, e todas as informaes relevantes para nortear o leitor. O desenvolvimento a maior parte do trabalho de monografia. aqui que ser feita, de maneira ordenada e detalhada da forma mais ampla e relevante possvel, a exibio do assunto do trabalho e do mtodo empregado. Esta parte poder ser dividida em sees e subsees. Este espao deve ser usado para as concluses finais do trabalho a partir de suas teses iniciais e objetivos.

Fazer um trabalho acadmico exige muito de qualquer pesquisador ou estudante. Alm de todo esforo em torno do tema do trabalho, fundamental ainda, adequ-lo s normas de apresentao. Afinal, de nada vai adiantar voc empenhar todos os seus esforos no desenvolvimento do tema se na hora de apresent-lo ele no estiver dentro dos padres estabelecidos pela ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas). Esses padres foram criados por Comisses de Estudo que so formadas por diferentes grupos com participao de universidades e laboratrios, alm de produtores e consumidores. Eles sero cobrados em quaisquer apresentaes de trabalhos acadmicos e no cumpri-los representa falta grave que levar sua apresentao ao fracasso.

Neste tutorial, o Universia pretende mostrar as caractersticas fundamentais para montar corretamente a

estrutura do trabalho acadmico e usar corretamente as formataes necessrias de acordo com aquilo que a ABNT estabelece. Boa Leitura!

A capa elemento obrigatrio na apresentao de trabalhos acadmicos. Embora algumas informaes sejam de presena opcional, como o nome da instituio, por exemplo, h dados que so indispensveis. Na capa da sua monografia indispensvel que conste seu nome, o ttulo do trabalho e, quando houver, o subttulo da obra. Alm disso, se o trabalho for composto de vrios volumes, isso precisa ser informado na capa. Para fechar a lista de informaes obrigatrias, no se pode esquecer do nome da cidade em que a instituio se localiza e o ano em que a obra ser entregue.

A Folha de rosto praticamente uma cpia da Capa. A diferena que ela traz algumas informaes obrigatrias que a capa no demanda. H descries mais detalhadas na folha de rosto. o caso da natureza do trabalho. Trata-se de um texto breve em que conste o tipo da apresentao - que pode ser uma tese, dissertao ou trabalho de concluso de curso -, alm do objetivo da realizao do mesmo - como obteno de grau ou aprovao em disciplina determinada nome da universidade e a rea de concentrao. Outros itens obrigatrios da Folha de Rosto so os nomes do orientador e, se houve, co-orientador do projeto.

Embora seja uma parte opcional no trabalho, a errata pode ser uma ferramenta valiosa para compensar algum escorrego que passou pelo processo de impresso. Ela deve ser posicionada logo depois da folha de rosto. Para localizar o erro preciso usar uma referncia em que se informe a pgina e a linha onde se encontre o erro. Em seguida expe-se o texto da errata e imediatamente ao lado a correo.

Mais um item obrigatrio, a Folha de Aprovao deve estar na seqncia da Folha de Rosto. aqui que ser feita a avaliao do trabalho por parte dos examinadores. Por isso, alm do nome do autor, ttulo e subttulo se necessrio -, natureza, objetivo do trabalho, nome da universidade e rea de concentrao, preciso constar o nome dos avaliadores, titulao e o nome das instituies das quais cada uma deles faz parte. A assinatura destes ser posta nesta folha, juntamente com a data da aprovao, to logo a avaliao esteja concluda.

Dedicatria, agradecimento e epgrafe

No so elementos obrigatrios, mas podem ser usados pelo autor caso queira dedicar o trabalho a algum, fazer algum agradecimento a pessoas que contriburam de maneira relevante com o trabalho ou adicionar alguma epgrafe antes do incio do trabalho, o que pode tambm ser feito na prpria folha inicial do texto.

Resumo da lngua vernculo

Esta parte, obrigatria, usada para que o autor faa uma breve sntese do trabalho. A ABNT aconselha que o Resumo tenha no mximo 500 palavras que devem ser distribudas em frases concisas e objetivas que descrevam o trabalho, desde sua elaborao, objetivo, metodologia e concluso. Recomenda-se que as frases estejam na terceira pessoa do singular e em voz ativa. Tambm aqui deve ser feita uma pequena lista de palavras (no mnimo trs palavras) para indexao.

Resumo da lngua estrangeira

O resumo em lngua estrangeira tem exatamente a mesma configurao do Resumo da Lngua Verncula e tambm obrigatrio. Deve estar numa pgina separada. Em ingls ABSTRACT, em espanhol RESUMEN, em francs RSUM. Da mesma forma, necessria a lista de no mnimo trs palavras (no idioma escolhido) para indexao.

Listas

Ilustraes A Lista de ilustraes deve ter os itens ordenados da forma como aparecem no trabalho com o respectivo nome e a pgina em que se localiza. No caso de haver vrios tipos diferentes de ilustraes (quadros, mapas, grficos, etc), aconselhvel que se use uma listagem para cada tipo para organizar melhor; Tabelas A Lista de tabelas segue esquema idntico ao de ilustraes; Abreviaturas A Lista de abreviaturas e siglas deve ser feita respeitando a ordem alfabtica das mesmas conforme uso no trabalho. Elas devem ter a expresses correspondentes escritas imediatamente ao lado;

Nenhuma dessas quatro listas obrigatria de acordo com a ABNT. Mas se voc decidir us-las, deve fazer da seguinte forma:

Sumrio

Trata-se de pea obrigatria no trabalho acadmico e deve ser disposto de maneira que as partes da monografia apaream descritas com o nome idntico quele que est contido no texto com o nmero exato da pgina.

Introduo, desenvolvimento e concluso

A introduo a parte em que o autor vai mostrar o que o trabalho abordar, o propsito da pesquisa, os limites da abordagem, e todas as informaes relevantes para nortear o leitor.

O desenvolvimento a maior parte do trabalho de monografia. aqui que ser feita, de maneira ordenada e detalhada da forma mais ampla e relevante possvel, a exibio do assunto do trabalho e do mtodo empregado. Esta parte poder ser dividida em sees e subsees.

Este espao deve ser usado para as concluses finais do trabalho a partir de suas teses iniciais e objetivos.

Referncias
12.1 - Monografia ou livro no todo 12.2 - Monografia ou livro no todo em meio eletrnico 12.3 - Publicao peridica como um todo 12.4 - Partes de revista 12.5 - Partes de jornal 12.6 - Legislao

As referncias podem aparecer em diferentes partes do trabalho: no rodap, no fim do texto ou de um determinado captulo, em lista de referncias ou antes de resumos e resenhas, por exemplo. Toda referncia alinhada esquerda e a referncia que diz respeito mesma obra separada pelo espao simples. Para separar uma referncia da outra, usa-se espao duplo. No rodap, as referncias so alinhadas esquerda a partir da segunda linha da referncia de maneira a ficar abaixo da primeira letra da primeira linha de maneira que destaque o expoente e sem espao entre elas.

Citaes Para usar informaes retiradas de outras fontes, voc precisa seguir orientaes especficas para esse fim. Elas abordam transcries textuais de parte de uma obra, citao direta ou indireta de texto da qual no se teve acesso aos originais, notas de referncia e de rodap.

Nas citaes, quando chamadas com o sobrenome do autor, instituio ou nome da obra, use letras maisculas e minsculas.

Somente quando a citao for feita entre parnteses voc deve usar todo o texto em caixa alta.

Glossrio O Glossrio opcional, mas seu uso indicado para a relao de palavras de uso especfico, como terminologias estritas de determinadas reas. As palavras devem ser listadas em ordem alfabtica acompanhadas das respectivas definies.

Apndices Apndices so documentos complementares ao trabalho acadmico, elaborados pelo autor. De uso opcional, apndices so nomeados com letras maisculas em seqncia que respeite a ordem alfabtica, seguidas de travesso e o ttulo do mesmo.

Se houver mais apndices do que letras no alfabeto, usa-se letras dobradas.

Anexos Anexos so textos ou documentos complementares ao trabalho acadmico, no desenvolvidos pelo autor. Tambm opcional, anexos so nomeados com letras maisculas em sequncia que respeite a ordem alfabtica, seguidas de travesso e o ttulo do mesmo.

Se houver mais anexos do que letras no alfabeto, usa-se letras dobradas.

ndice Listagem de palavras ou frases organizadas por critrios variados cujo objetivo localizar elementos dentro do trabalho. O ndice no um item obrigatrio na monografia.

Formato A ABNT estabelece tambm algumas diretrizes em relao ao formato da monografia. preciso utilizar papel no formato A4 (21cm x 29,7 cm) e o texto deve ser digitado em papel na cor branca no anverso da pgina. Somente a Folha de Rosto ter contedo impresso nas duas pginas da folha. indicado que o autor use fonte no tamanho 12 para o contedo regular da monografia. Para citaes, notas de rodap, legendas e paginao, recomenda-se o uso de fonte em tamanho menor e uniforme. Dever ser respeitado recuo de 4 centmetros em relao margem do papel para citaes com mais de trs linhas.

Fique atento
Para conhecer outros itens no obrigatrios da estrutura de apresentao de trabalhos acadmicos e ter acesso a todas as definies dessa estrutura, consulte a norma NBR 14724 da ABNT; Mais detalhes sobre citaes e acesso s diferentes variaes possveis para o rodap esto na norma NBR 10520 da ABNT; Se voc quer saber mais detalhadamente como deve fazer ao usar referncias de obras cujo autor desconhecido, ou o padro correto para obras com mais de trs autores, ou ainda a forma correta de fazer referncia a obras escritas sob pseudnimos, consulte a norma NBR 6023 da ABNT; Para mais informaes sobre numerao progressiva no trabalho, consulte a norma NBR 6024 da ABNT.

You might also like