You are on page 1of 10

AMBIENTE: TERRA E VIDA I

1 Para responder esta questo voc pode consultar o captulo 03 do livro Ambiente, Terra e Vida, material impresso ou virtual. Vimos em nossos estudos que a Terra apresenta uma dinmica, estando constantemente em movimento. Leia e julgue as alternativas abaixo como verdadeiras e falsas: ( ) Muito do que a cincia sabe sobre a idade, densidade e outras informaes sobre a Terra se deu graas ao estudo de meteoritos encontrados na superfcie terrestre. ( ) Graas s buscas pelo conhecimento de outros planetas do Sistema Solar, o ser humano j conhece totalmente o relevo da Terra, inclusive o submarino. ( ) Internamente a Terra dividida em camadas que se diferenciam pela composio mineralgica. No interior da Terra a temperatura chega 5000C. ( ) As placas tectnicas so responsveis por movimentos e perturbaes na superfcie da Terra, pois se apoiam no ncleo externo, cujo material pastoso. ( ) O magma o material que deu origem Terra. Ocorre nas camadas internas do planeta, podendo formar corpos rochosos em profundidade ou na superfcie do planeta. A sequncia que preenche corretamente as lacunas acima : A) VFFFV B) VFVFV B) VVFFV C) FFVFV E) VFVFF

A atmosfera consiste em uma camada de gases de relativamente baixa temperatura, que envolve um corpo cuja gravidade alta o suficiente para ret-los. De acordo com nossos estudos sobre a configurao atual da atmosfera terrestre, assinale a alternativa CORRETA: A) A composio da atmosfera terrestre primitiva pouco se diferencia da atual. B ) correto afirmar que o gs mais abundante na atmosfera terrestre atual o oxignio. C) Se no existisse atmosfera a Terra teria vida, porm, no haveria ocorrncia de chuvas. D) As camadas da atmosfera so diferenciadas por dois critrios: trmico e qumico. E) As ondas de rdio so refletidas na troposfera, localizada entre 0 e 12 km de altitude.

1 Para responder esta questo voc pode consultar o captulo 02 do livro Ambiente, Terra e Vida, material impresso ou virtual. A atmosfera se originou com a consolidao do planeta Terra, h cerca de 4,5 bilhes de anos. Ao longo dos anos ela foi evoluindo e sofrendo grandes transformaes em sua composio qumica. De acordo com nossos estudos e seus conhecimentos sobre a atmosfera terrestre leia e analise as assertivas abaixo e veja quais esto corretas: I) A atmosfera a camada de gases que envolvem a Terra. Sua formao atual composta basicamente por nitrognio, oxignio e argnio. II) A atmosfera, de acordo com o critrio trmico, ou seja, conforme a temperatura que apresenta, dividida em homosfera, heterosfera e exosfera. III) A existncia da atmosfera fundamental para a vida na Terra. Nela acontecem todos os fenmenos climticos, e ela protege a vida da coliso com corpos rochosos. IV) A camada de oznio, fundamental pela proteo da Terra contra raios ultravioletas, situase na mesosfera, de acordo com a diviso trmica da atmosfera. V) Os avies circulam na estratosfera. Essa uma importante camada da atmosfera, pois nela ocorrem tambm as reflexes das ondas de rdio. Esto corretas as assertivas: A) B) C) D) E) Apenas I, II e V. Apenas I, II e III. Apenas III. Apenas III e IV. Apenas I e III.

2 Para responder esta questo voc pode consultar o captulo 02 do livro Ambiente, Terra e Vida, material impresso ou virtual. A Terra, formada por acreso planetria h cerca de 4,5 bilhes de anos, tem sua histria marcada por grandes eventos de transformao da sua configurao, alm de mudanas climticas e grandes extines de espcies. De acordo com nossos estudos sobre a histria e a atual configurao do planeta Terra, assinale a alternativa CORRETA:

A) H cerca de duzentos e vinte e cinco milhes de anos o planeta se dividiu em dois, formando os antigos continentes Laursia e Gondwana.

B) Os principais agentes de transformao da configurao atual dos contornos dos continentes so, sem dvida, os seres humanos. C) O continente que uniu todos os atuais continentes no passado era denominado Gondwana. No possvel que ele volte a existir. D) Desde cerca de sessenta milhes de anos o continente apresenta uma configurao esttica, estando os continentes imveis. E) Pangeia era o nome de um supercontinente que unia a atual frica, Amrica do Sul, Antrtida e Oceania.

QUESTO 01 Ateno: para resolver esta questo voc poder consultar o captulo 3, bem como sua aula 2, do componente curricular Ambiente, Terra e Vida.

No subttulo 17, do captulo 3, voc estudou sobre os quatro elementos do planeta Terra. Consulte, novamente, este trecho e d ao menos duas razes para que atmosfera seja fundamental para a vida na Terra.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO GEOGRFICO I

1 Quanto aos precursores da geografia crtica no Brasil, se destaca o gegrafo Milton Santos que escreveu entre outras a obra intitulada Por uma nova geografia. De acordo com seus estudos sobre as contribuies desse autor para a constituio da geografia crtica no Brasil, assinale a alternativa correta. A) Para o autor, a geografia crtica trabalha o conceito de espao e revaloriza o conceito de paisagem, regio e lugar, que so iguais em quaisquer pores continentais. B) Para o autor no existe nenhuma relao entre o social e o natural na conceituao de espao geogrfico. C) Milton Santos caracteriza o espao geogrfico como poro social e humanstica, deixando de lado a regionalizao do espao fsico, natural.

D) Para o autor, o espao s compreendido atravs da sociedade e a sociedade torna-se concreta por meio das relaes estabelecidas sobre o espao, o que ele chama de scioespacial. F) A estrutura espacial diz respeito natureza social e econmica de uma sociedade, segundo o autor, se modifica em determinados momentos histricos mas no evoluem como as estruturas civilizacionais.

2 Yves Lacoste, ao escrever sua obra clssica A geografia serve, em primeiro lugar para fazer a guerra, faz uma crtica incisiva ao pensamento majoritrio que permeava a cincia geogrfica. Assim, ele aborda temticas que apontam diversas facetas do conhecimento geogrfico. Sabendo disso, e de acordo com o que foi estudado sobre esse autor e sua obra, assinale nas afirmaes a seguir, V para as verdadeiras e F para as falsas.

A) Lacoste discute em sua obra o uso estratgico do conhecimento geogrfico para a guerra. F B) Lacoste enxergava a geografia como instrumento de construo de valores para a transformao social. F C) Lacoste lana bases para uma geografia crtica, a partir de sua maneira de pensar e enxergar o mundo. v D) Lacoste dava nfase somente a geografia fsica, com destaque nas questes ambientais. F E) Lacoste providencia a existncia de uma Geografia didtica e outra militar. F

3 A geografia crtica identificada em meados da dcada de 1970, com a obra de Yves Lacoste, intitulada A geografia serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Sua nfase estava pautada na criticidade e renovao do ensino em todos os nveis, alm da reconstruo do pensamento geogrfico e anlise dos modelos anteriores. Sabendo disso, assinale entre as alternativas abaixo aquela que estiver correta com relao aos pressupostos da geografia crtica.

A) A geografia crtica representa uma clara abertura para movimentos sociais e a luta pelos direitos da sociedade. Nesse sentido, seu foco principal se desvia de outras relaes sociais como a fome e a ordenao cultural e tnica. B) Tal maneira crtica de encarar a geografia se fundamentou na reviso de ideias como motivos para a guerra, expanso de movimentos revolucionrios, ecologismo, entre outros que eram e so at hoje importantes cones para o desenvolvimento do pensamento geogrfico. C) A geografia crtica buscou subsdios nos movimentos populares e sociais. Contudo, ela se desenvolveu de forma mais aberta e pluralista, tendo maior convvio com outras correntes de pensamento, excluindo as filosficas e as cincias naturais. D) A Geografia crtica insistia na revoluo escolar, na crtica escola, e a geografia tradicional, na necessidade de um novo ensino voltado para desenvolver o aprendizado no sentido amplo e humanista. E) A geografia crtica tm seus pressupostos baseados em estudos de grandes nomes como Ives Lacoste e Milton Santos, que so contrrios ao pensamento relacionado filosofia de Foucault e Marx.

De acordo com seus estudos sobre as escolas do pensamento geogrfico e seus precursores no Brasil, voc aprendeu que dentre outros, Rui Moreira, Ana Fani, Ariovaldo Umbelino e Milton Santos, so importantes nomes no campo da cincia geogrfica. Sabendo disso, assinale a seguir, a alternativa que apresenta a escola do pensamento geogrfico a que fazem parte esses autores.

A) B) C) D) E)

Escola pragmtica Escola teortico-quantitativa Escola crtica Escola tradicional Escola humanstica

A geografia crtica, estudada nesta quinzena apresenta uma descaracterizao de alguns argumentos das escolas tradicionais e pragmticas. De acordo com seus estudos, indique no que se apoia essa escola crtica.

LINGUAGENS E REPRESENTAES CARTOGRFICAS I

1 Durante os estudos da quinzena voc aprendeu que a cartografia um instrumento de carter ideolgico. Uma das formas de propagao ideolgica a visualizao dos mapas num plano vertical com o norte em cima e o sul embaixo. Nesse contexto, observe o mapa a seguir, leia as assertivas e marque a alternativa correta. I O mapa Dymaxion uma alternativa interessante para a visualizao do planisfrio, pois quebra a viso do norte em cima e do sul embaixo. II O mapa Dymaxion (figura) apresenta uma forma incorreta de representao terrestre, pois no dispe os pases desenvolvidos ao norte e os subdesenvolvidos ao sul. III Mapas como o Dymaxion devem ser trabalhados em sala de aula, pois fortalecem a ideia de que a Terra no tem lado e trazem novas referncias ao estudo da cartografia. IV A nica forma correta de representao do mundo pelo planisfrio elaborado a partir da projeo de Mercator, com o norte em cima, o sul embaixo e a Europa ao centro. A) B) C) D) E) Apenas as assertivas I e II esto corretas. Apenas as assertivas III e IV esto corretas. Apenas as assertivas I e III esto corretas. Apenas as assertivas II e IV esto corretas. Apenas as assertivas I e IV esto corretas.

2 Para Teobaldo Neto (2010) impossvel uma pessoa que no teve acesso aos contedos bsicos da cartografia interpretar um mapa de uma regio qualquer. Nessa perspectiva, fundamental que a alfabetizao cartogrfica seja trabalhada nas aulas de geografia. Sobre a temtica, leias as assertivas e, posteriormente, marque a alternativa correta. I Qualquer pessoa capaz de fazer a leitura e interpretao de mapas, mesmo sem passar pela alfabetizao cartogrfica. II A cartografia representa uma forma de comunicao que dispe de uma linguagem especfica. III Os mapas possuem uma linguagem semitica complexa, constituda por sistemas de signos, reduo e projeo. A) Apenas as assertivas I e II so corretas.

B) C) D) E)

Apenas a assertiva II correta. Apenas a assertiva III correta. Apenas a assertiva I correta. Apenas as assertivas II e III so corretas.

3 Com o auxlio de satlites e computadores, a cartografia tornou-se um verdadeiro sistema de informaes geogrficas. Sobre a cartografia na era digital, marque a alternativa correta. A) As novas tecnologias no contriburam para o desenvolvimento e informatizao da cartografia. B) As imagens de satlite so produzidas a partir da captura de fotografias areas quando se sobrevoa determinados espaos. C) As imagens de satlite so usadas exclusivamente para mapear reas urbanas, isto , cidades, no tendo nenhum uso na rea rural. D) As imagens de satlite no so teis cartografia, pois no conseguem obter informaes de reas com acidentes geogrficos. E) O Sistema de Informaes Geogrficas SIG, caracteriza-se pelas tecnologias para a aquisio, armazenamento, gerenciamento, anlise e exibio de dados espaciais. Os pontos cardeais definem direes, rumos ou caminhos. Usamos tais pontos para apontar direes de objetos, pessoas e outros fenmenos, alm de indicar um caminho que percorremos. Entretanto, os pontos cardeais tambm tm outras utilidades. Neste sentido, cite e comente pelo menos um outro tipo de uso desse sistema de localizao.

ESCOLA E SOCIEDADE I

1 Em algumas escolas, as atividades de aprendizagem so organizadas com a participao de alunos(as) como uma construo contnua e essencialmente ativa, supondo o uso de diferentes formas de mediao para essa construo acontecer. A partir desse princpio, entende-se que os mediadores instrumentos, signos, prticas culturais so carregados de significao cultural. Esta prtica pedaggica tem base em teorias hoje bastante divulgadas, conhecidas como: A) Humanistas (Carl Rogers) - porque valorizam fundamentalmente a realizao do educando enquanto pessoa. B) Cientficas - porque derivam de uma experimentao concreta realizada por pesquisas educacionais.

C) Cognitivista (Piaget) e sociocultural (Vygotsky) - porque exigem de cada um a participao efetiva na elaborao da aprendizagem. D) Comportamentais (Skinner) - porque esperam respostas segundo reforos oferecidos nas atividades. E) Tradicionais - porque esto baseadas na repetio de modelos utilizados durante algum tempo.

QUESTO 01 1 A presena dos movimentos sociais uma constante na histria poltica do pas, mas ela cheia de ciclos, com fluxos ascendentes e refluxos (alguns estratgicos, de resistncia ou de rearticulao em face da nova conjuntura e das novas foras sociopolticas em ao). O importante a destacar esse campo de fora sociopoltico e o reconhecimento de que suas aes impulsionam mudanas sociais diversas. O repertrio de lutas que eles constroem demarca interesses, identidades, subjetividades e projetos de grupos sociais. A partir de 1990, os movimentos sociais deram origem a outras formas de organizaes populares, mais institucionalizadas, em que se destacam os movimentos sociais dos Sem Terra, movimentos sociais de mulheres e os movimentos homossexuais, os movimentos dos afro-brasileiros e o movimento indgena (todos esses considerados movimentos identitrios e culturais). H, ainda, os movimentos culturais dos ambientalistas e dos ecologistas, que cresceram muito aps a ECO-92. Maria da Gloria Gohn. Movimentos sociais: espaos de educao no-formal da sociedade civil. Internet: <www.universia.com.br> (com adaptaes). possvel se depreender desse texto a imensa diversidade dos movimentos sociais ocorridos no Brasil. Mas, independentemente dessa diversidade, possvel apontar alguns traos comuns nesses movimentos. Que trao(s) so esses?

A) B) C) D) E)

A relao com a msica popular brasileira. A luta por direitos e a ampliao do exerccio da cidadania. A defesa da propriedade privada. O requerimento de melhorias materiais, apenas. A luta pela propriedade no campo.

QUESTO 02

Qual o Movimento de Educao que consiste em um trabalho poltico que entende a educao como produo, como criao, e no apenas como transmisso de conhecimento, que direciona a liberdade, pr-condio da vida democrtica, que rejeita o autoritarismo e sustenta o dilogo?

A) B) C) D) E)

Movimento de Educao Popular Movimento Escola Nova. Movimento da Revoluo de 30. Movimento de Educao de Base. Movimento de Cultura Popular

QUESTO 03 Conhecer, registrar e analisar as caractersticas da produo cultural e artstica popular so recursos importantes para a construo da memria e da identidade de um povo. Nesse sentido, analise as alternativas. I. No Brasil, existem diversas festas entendidas como manifestaes da tradio popular, como por exemplo, as festas juninas. II. As noes de cultura popular so construes utilizadas para diferenciar as crenas, os valores e os costumes do povo e das elites. Entretanto essas noes obscurecem os dilogos e as trocas entre os diferentes grupos existentes na sociedade. III. Para o senso comum, h uma hierarquia na definio da cultura popular brasileira. Desse modo, aquelas manifestaes culturais restritas a alguns grupos tnicos, religiosos ou regionais tendem a ser entendidas como de menor relevncia para a cultura nacional. So corretas:

A) B) C) D) E)

I e II II e III III, apenas I, II e III I e III

QUESTO 01

A professora Luci responsvel por uma classe de 32 alunos, que cursam h trs anos o Ensino Fundamental na Escola Lua. Ela fez a leitura dos relatrios dos professores dos anos anteriores sobre esses alunos, observou-os, avaliou-os e verificou que 15 alunos de sua classe esto muitos lentos na aprendizagem da leitura e da escrita. A proposta pedaggica da escola prev a progresso automtica dos alunos, mas recomenda que dificuldades especficas de alguns sejam trabalhadas de forma particular.

Pensando em resolver o problema da reprovao, e tornar o processo ensino-aprendizagem prazeroso e eficaz, responda: De que forma pode acontecer a relao professor-aluno e como pode ser entendido o processo ensino-aprendizagem, tendo como base a abordagem sociocultural?

You might also like