You are on page 1of 22

NADO SINCRONIZADO

CORPO HUMANO

O QUE H EM COMUM ENTRE AS DUAS IMAGENS?

CLULA

Todos os seres vivos so constitudos por clulas. O ser humano um organismo pluricelular formado por cerca de 10 trilhes de clulas.

A clula a menor unidade

viva de um organismo. Ela realiza muitas funes vitais que nele ocorrem, como digesto, respirao e reproduo.

a menor unidade dos seres vivos que realiza funes vitais. Slide 8

seres vivos formados por uma nica clula (seres unicelulares0, como as bactrias, ou formados por muitas clulas (seres pluricelulares) como os animais e as plantas. As clulas de um organismo pluricelular, podem varias em forma e tamanho, dependendo da funo que exercem. A maioria delas visvel somente com o auxilio microscpico.

As clulas que formam a maioria dos seres vivos apresentam uma membrana envolvendo seu ncleo, por isso, so chamadas de clulas eucariotas. Ela constituda por membrana celular (membrana plasmtica), citoplasma e ncleo. Figura1

Tambm temos clulas como


a das bactrias clulas procariotas. Essas clulas no tem no tm o ncleo delimitado por membrana nuclear como a clula eucariota tm.

ESTRUTURA CELULAR
- Membrana plasmtica; - Citoplasma; - Ncleo.

MEMBRANA PLASMTICA
o envoltrio da clula. No entanto, essa membrana no isola a clula do meio externo, j que permite a passagem controlada de algumas substancias, para dentro e para fora da clula.

MP a estrutura celular que atua como uma barreira seletiva, regulando a passagem de substncias que entram ou saem da clula.

NCLEO
o centro de controle da maioria das atividades da clula. Ele alm de conter o material gentico tambm possui as informaes necessrias para a produo de novas clulas.

O ncleo celular armazena o material gentico e atua como centro de controle das atividades celulares.

Na maior parte dos seres vivos, incluindo os seres humanos, o material gentico uma substncia denominada acido desoxirribonuclico (DNA). Nas fases do ciclo de vida de uma celula em que h diviso celular, o DNA se condensa e passa a ser chamado de cromossomo.

CITOPLASMA
formado por um material gelatinoso composto principalmente por gua e protenas, e pores menores de aucares e sais. Ele preenche o espao entre a MP e o ncleo; nele ficam imersos o ncleo e estruturas denominadas organelas celulares.

O citoplasma um material gelatinoso que preenche o espao entre a MP e ncleo. Nele, as organelas celulares e o ncleo ficam imersos.

As organelas celulares so estruturas que realizam diversas funes como a respirao e a digesto celular, armazena substncias, etc. O funcionamento da clula resultado da ao conjunta das organelas, as quais executam uma infinidade de transformaes qumicas denominadas, em conjunto, de metabolismo.

Viagem Fantstica Fantstico Parte 2/1

Viagem Fantstica Fantstico Parte 2/2

You might also like