You are on page 1of 19

Sumrio

Apresentao . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3 Abrigo . . . . . . . . . . . . . . . . . O que abrigo . . . . . . . . Tipos de abrigos . . . . . . . Quem vai para o abrigo . . ................... ................... ................... ................... 4 4 4 4

O que precisa para funcionar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 Quem encaminha e/ou retira do abrigo . . . . . . . . . . . . 6 Como deve ser o atendimento s crianas e aos adolescentes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7 Atribuies e responsabilidades . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8 Papel do dirigente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8 Papel dos agentes institucionais . . . . . . . . . . . . . . . 8 Aes que devem ser desenvolvidas na entidade de abrigo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9 A fiscalizao das entidades de abrigamento . . . . . . . . 11 Endereos importantes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .12

Apresentao
Cientes da fragilidade da maioria dos abrigos que prestam atendimento a crianas e adolescentes vtimas da violncia e excluso social, a Promotoria de Justia de Defesa da Infncia e da Juventude do Distrito Federal elaborou esta cartilha no intuito de nortear os agentes institucionais quanto aos princpios preconizados pelo Estatuto da Criana e do Adolescente. Este trabalho destaca aes e procedimentos que devem ser adotados para o adequado funcionamento de uma entidade de abrigo, abordando desde os registros necessrios para incio das atividades at a identificao dos rgos responsveis pela sua fiscalizao. Pretende tambm orientar as instituies no sentido de evitar que crianas e adolescentes fiquem longos perodos abrigados, privando-os do exerccio do direito fundamental convivncia familiar. H necessidade de preservao dos vnculos familiares, atentando-se, por exemplo, ao no desmembramento de grupos de irmos e preparao gradativa para o desligamento. Com isso, visa-se minimizar os danos emocionais e psquicos j causados a crianas e adolescentes institucionalizados. Somente com a participao de todos os agentes institucionais, os direitos dessas crianas e adolescentes sero, efetivamente, garantidos. A sua colaborao para o cumprimento do Estatuto da Criana e do Adolescente muito importante!

Abrigo
O que abrigo um espao de proteo, provisrio e excepcional, destinado a crianas e adolescentes privados da convivncia familiar e que se encontram em situao de risco pessoal e social. O atendimento no abrigo deve ser realizado de forma personalizada, em pequenas unidades e grupos, privilegiandose as aes descentralizadas.

Tipos de abrigo Existem vrios tipos de abrigos, cada um com suas especificidades de atendimento. De maneira geral, caracterizam-se por oferecerem atendimento convencional ou atendimento especializado. Os de atendimento especializado acolhem crianas e adolescentes portadores de necessidades especiais e/ou com doenas infecto-contagiosas.

Quem vai para o abrigo Crianas e Adolescentes que se encontram desprotegidos, em situao de risco, vulnerabilidade, excluso social e que precisam de proteo, apoio e afeto.

O que precisa para funcionar

Quem encaminha e/ou retira do abrigo


Crianas e adolescentes podero receber medida protetiva de abrigamento aplicada pelo Juiz da Vara da Infncia e da Juventude ou pelo Conselho Tutelar. O desabrigamento da criana e/ou do adolescente ocorrer por determinao da autoridade competente. Artigo 93 do Estatuto da Criana e do Adolescente: "As entidades que mantenham programa de abrigo podero, em carter excepcional e de urgncia, abrigar crianas e adolescentes sem prvia determinao da autoridade competente, fazendo comunicao do fato at o 2 dia til imediato" .

Como deve ser o atendimento s crianas e aos adolescentes


As crianas e os adolescentes que so encaminhados s entidades de abrigamento apresentam um quadro de fragilidade fsica e/ou emocional, configurando a necessidade de um acolhimento que no se limite aos procedimentos administrativos, mas de ateno e cuidados para que no sejam revitimizados. A medida de abrigamento tem por objetivo assegurar os direitos fundamentais das crianas e jovens.

Atribuies e responsabilidades
Papel do dirigente De acordo com o Estatuto da Criana e do Adolescente no seu artigo 92, pargrafo nico: "O dirigente de entidade de abrigo equiparado ao guardio, para todos os efeitos de direito". Portanto, mais do que um administrador do abrigo, o dirigente o responsvel legal pelas aes de assistncia material, moral e educacional dos abrigados. Alm disso, deve propiciar apoio equipe tcnica e aos demais funcionrios nas suas atividades dirias.

Papel dos agentes institucionais Os agentes institucionais tm atribuies e responsabilidades diferenciadas, detalhadas no regimento interno. Porm, todos devem trabalhar com a finalidade de garantir o cumprimento dos direitos da criana e do adolescente e a efetivao do plano de trabalho. A Equipe Tcnica dever contar com equipe multidisciplinar, composta por assistentes sociais, psiclogos, pedagogos e outros profissionais. A Equipe de Apoio ser formada pelos educadores sociais: berarista, auxiliar de servios, motorista, jardineiro, cozinheira e outros.

Aes que devem ser desenvolvidas na entidade de abrigo


Acolher crianas e adolescentes, conforme deciso judicial ou do Conselho Tutelar. Nessa ltima hiptese, o abrigamento deve ser comunicado ao Juiz da Vara da Infncia e da Juventude; Tratar o abrigado pelo nome, evitando comentrios depreciativos; Apresentar a moradia, os novos companheiros e as pessoas com as quais o abrigado passar a conviver; Assegurar a integridade fsica dos abrigados; Oferecer instalaes fsicas adequadas, em condies de higiene, habitabilidade e segurana; Garantir assistncia mdica, psicolgica, odontolgica, farmacutica e outras aos abrigados; Garantir o encaminhamento educao infantil, ao ensino fundamental, mdio e profissionalizao; Garantir acesso cultura e ao lazer, mediante participao do abrigado em atividades da comunidade local; Proporcionar alimentao balanceada, em quantidade suficiente, e preparada de acordo com as necessidades de cada faixa etria. A manipulao, o preparo e a estocagem dos alimentos devem ser realizados em local apropriado e em observncia s condies de higiene, temperatura, ventilao, segurana, iluminao e organizao; Oferecer vesturio em bom estado de conservao, limpo e adequado faixa etria e ao clima. Roupas de cama e banho devem atender aos mesmos critrios; 9

Aes que devem ser desenvolvidas na entidade de abrigo


Viabilizar documentao necessria queles que no a tiverem; Apresentar plano de trabalho compatvel com os princpios preconizados pelo Estatuto da Criana e do Adolescente - ECA; Manter os registros atualizados da entidade e dos abrigados; Elaborar e remeter, periodicamente, relatrio tcnico de cada caso Vara da Infncia e da Juventude; Preparar crianas e adolescentes para o processo de desligamento; 10 Acompanhar egressos; Dar nfase dentre as aes propostas no plano de trabalho, quelas que visem a reintegrao familiar. Essas aes envolvem: Estudo psicossocial do caso; Visitas domiciliares; Formao de grupos interativos; Encaminhamentos a programas da comunidade; Acompanhamento aps a reintegrao (apoio teraputico, subsdios, bolsa de estudos etc.).

O trabalho de reintegrao visa ao re-investimento da famlia na criana. preciso que os esforos se dirijam famlia, potencializando-a para receber a criana.

A fiscalizao das entidades de abrigamento


A fiscalizao das entidades de abrigamento atribuio dos Conselhos Tutelares, da Vara da Infncia e da Juventude e do Ministrio Pblico. O artigo 97 do Estatuto da Criana e do Adolescente estabelece uma srie de medidas aplicveis s entidades que descumprirem suas obrigaes. Art. 97 ECA: "So medidas aplicveis s entidades de atendimento que descumprirem obrigao constante do art. 94, sem preju zo da responsabilidade civil e criminal de seus dirigentes ou prepostos: 11 I- s entidades governamentais: a- advertncia; b.- afastamento provisrio de seus dirigentes; c - afastamento definitivo de seus dirigentes; d - fechamento de unidade ou interdio de programa.

II- s entidades no-governamentais: a - advertncia; b - suspenso total ou parcial do repasse de verbas pblicas; c - interdio de unidades ou suspenso de programas; d - cassao do registro."

Endereos importantes
Centro de Abrigamento Reencontro (CEAR - I) (Abrigamento provisrio de crianas e adolescentes do sexo feminino) QNF Norte, rea Especial 24, Taguatinga Norte Taguatinga-DF Fones: 3562-8370 / 3563-4360 Centro de Abrigamento Reencontro (CEAR - II) (Abrigamento provisrio de adolescentes do sexo masculino) QNM 36/38, rea Especial n 9, Setor M Norte Taguatinga-DF Fone: 3491-2761 12 Conselho dos Direitos da Criana e do Adolescente (CDCA/DF) SETN 515, Lote 01, Bloco A, 2 andar, Sala 207 Edifcio Banco do Brasil Braslia-DF Fones: 3347-0078 / 3347-0076 Conselho de Assistncia Social do Distrito Federal Anexo do Palcio do Buriti, 5 andar, sala 509 Braslia-DF Fones: 3213-6263 / 3223-8221 / 3321-4818 Conselho Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente Esplanada dos Ministrios, Bloco T, Anexo II, Sala 508 Braslia-DF Fones: 3429-3535/3225-2327

Conselho Tutelar de Braslia (atende: Cruzeiro, Guar I e II, Ncleo Bandeirante, Candangolndia, Riacho Fundo I e II, Lago Norte e Lago Sul) Parque da Cidade (ao lado da Administrao do Parque, Estacionamento 12). Braslia-DF Fones: 3322-0565 / 3224-7487 / 3224-2487 Conselho Tutelar de Brazlndia rea Especial, Quadra 1 Norte, Lote K/L, Sala 19 - CDS Brazlndia-DF Fones: 3391-5809/ 3479-4412 Conselho Tutelar de Ceilndia QNM 13, Mdulo B, Sala 03, rea Especial - Centro Cultural. Ceilndia-DF Fones: 3372-4011/ 3371-8733 Conselho Tutelar do Gama EQ. 13/17, rea Especial, Setor Oeste Gama-DF Fones: 3484-4507 / 3556-9677 Conselho Tutelar do Parano (atende So Sebastio) Quadra 21, rea Especial - ao lado do Centro de Sade Parano-DF Fones: 3369-4991 / 3369-4885 / 3369-1010 Conselho Tutelar de Planaltina rea Especial 06, Mdulo H, Sala 11 - CDS Planaltina-DF Fones: 3389-5663 / 3389-8311 / 3389-6763 / 3388-8235

13

Conselho Tutelar de Samambaia (atende Recanto das Emas) QR 301/303, Conjunto 04, Lote 01, Setor Urbano Samambaia-DF Fones: 3358-8940 / 3358-4406 Conselho Tutelar de Santa Maria EQ. 209/309, rea Especial B (rea Institucional para Servio Social) Santa Maria-DF Fones: 3393-5727 / 3393-0572 / 3392-1886. Conselho Tutelar de Sobradinho Quadra 06, rea Especial 03 - CDS. Sobradinho-DF Fones: 3591-0660 / 3591-2203 / 3487-5301 14 Conselho Tutelar de Taguatinga C 12, rea Especial - Centro (antigo Posto de Identificao) Taguatinga-DF Fones: 3351-7133 / 3351- 7077 / 3352-2812 DCA - Delegacia da Criana e do Adolescente (Delegacia especializada em apurar atos infracionais praticados por criana ou adolescente) EQN 204/205 - Braslia-DF Fones: 3347-0100 / 3347-6978 DPCA - Delegacia de Proteo Criana e ao Adolescente (Delegacia especializada em apurar crimes praticados por adultos contra criana ou adolescente ) SAIN Sudoeste, Bloco D, Prdio DPE - Braslia-DF Fones: 3362-5642 / 3362-5943 / 3361-1049 / 3361-0992

SOS Criana Fones: 3346-1407 / 3349-1407 Ncleo de Assistncia Judiciria da Vara da Infncia e da Juventude Defensoria Pblica SGAN 909, Bloco C - Vara da Infncia e da Juventude Braslia-DF Fone: 3349-5000 Promotoria de Justia de Defesa da Infncia e da Juventude-MPDFT SEPN 711/911, Lote B, Asa Norte Braslia-DF CEP: 70.790-115 Fone: 3348-9000 Site: www.mpdft.gov.br e-mail: pdij@mpdft.gov.br Vara da Infncia e da Juventude do Distrito Federal - TJDFT SGAN 909, Bloco C Braslia-DF Fone: 3348-6600 Site: www.tjdf.gov.br/vij/

15

Ilustrao, editorao e arte

226 0907

You might also like