You are on page 1of 7

9Colquio de Moda Fortaleza(CE) - 2013

Possveis conexes entre diferentes conceituaes sobre o termo moda Possible connections between different conceptualizations about fashion

Brbara Cravo. Mestrado em andamento. EACH, USP. barbaracravo@usp.br Prof. Dr. Lus Cludio Portugal do Nascimento. EACH, USP. claudioportugal@usp.br

Resumo O presente artigo prope a anlise de diferentes perspectivas que influenciam conceituaes e definies sobre moda e apresenta uma possvel interao entre diferentes abordagens por meio da concatenao da argumentao de alguns de seus principais autores, como Lipovetsky (2009) e Simmel (2008), entre outros, visando contribuir com o debate plural e dinmico sobre moda. Palavras-chave: moda; conceitos; diferentes perspectivas.

Abstract This article proposes the analysis of different perspectives that influence concepts and definitions about fashion and presents a possible interaction between different approaches by concatenating the arguments of some of its principal authors, as Lipovetsky (2009) and Simmel (2010), among others, for a contribution to the plural and dynamic debate about fashion.

Keywords: fashion; concepts; different perspectives.

Introduo O termo moda apresenta diferentes interpretaes e, de fato, existem diversas acepes relacionadas palavra, variando pelo contexto e perspectiva adotados. geralmente associado ao suprfluo, ftil e efmero, sendo este um chavo de difcil transposio que rotula e estereotipa a moda, sobrepondo-se s possibilidades de se explorar e aprofundar outros pontos de vista, como suas interaes sociais, culturais e projetuais, o que possivelmente pode ter influenciado sua legitimao enquanto objeto de pesquisa acadmico. Por meio da concatenao de alguns de seus principais autores, pretende-se neste artigo analisar diferentes conceituaes sobre moda e possveis conexes, a fim de fomentar o estudo plural de sua trajetria, entrelaando diferentes perspectivas.

Esta pesquisa conta com o apoio do Programa Rumos - Ita Cultural.

9Colquio de Moda Fortaleza(CE) - 2013

Inicia-se o percurso analtico pela tambm recorrente conceituao da moda vinculada estratificao social, fundamentando-se na dinmica de distino e imitao entre classes, representada na tentativa de uma classe de poder aquisitivo mais elevado se manter a frente das demais, instaurando uma constante e dinmica troca de referenciais estticos e simblicos, tendo como marca o culto novidade:
Segundo um modelo cuja paternidade atribuda habitualmente a Spencer, (...) as classes inferiores, em busca de respeitabilidade social, imitam as maneiras de ser e de parecer das classes superiores. Estas para manter a distncia social e apagar suas marcas, veem-se obrigadas inovao, a modificar sua aparncia uma vez alcanada por seus concorrentes. (...) Desse duplo movimento de imitao e distino nasce a mutabilidade da moda. (LIPOVETSKY, 2009, p. 60)

Neste sentido, Simmel (2008, p. 170) argumenta que a essncia da moda consiste em que apenas uma parte do grupo a exera e que a coletividade se encontre a caminho. E que, a partir do momento em que todos adotam o que foi proposto como moda por determinado grupo de indivduos, isto deixa

automaticamente de ser moda. Exercendo, assim, a dupla funo de, por um lado, unir os pares e, de outro, por meio da excluso, reforar o no pertencimento ao grupo. Simmel (2008) defende ainda, que a moda somente se concretiza dentro da estrutura da sociedade dividida em classes, sendo dependente deste fator para se desenvolver:
Os cafres possuem uma hierarquia social ricamente articulada, e entre eles existe uma mudana de moda bastante rpida, embora roupas e adornos estejam sujeitos a certas limitaes legais; os bosqumanos, por sua vez, que no possuem uma formao em classes, no desenvolveram nenhuma moda, ou seja, entre eles no h interesse pela mudana de roupas ou adornos. So justamente essas razes negativas que impediram na ocasio, com total conscincia, a formao de uma moda na civilizao mais alta. (Simmel, 2008, p. 170)

Simmel (2008) faz referncia a dois acontecimentos que corroboram sua perspectiva. O primeiro em Florena, no ano de 1390, demonstra a ausncia de moda em relao ao vesturio masculino devido grande profuso e particularidade dos trajes, no havendo predominncia de um nico modelo. Aqui falta um dos momentos, a necessidade de unio, sem a qual no h moda (SIMMEL, 2008, p. 170). O seguinte refere-se ao premeditada da nobreza veneziana: a fim de no evidenciar seu menor nmero perante as massas, renuncia moda vigente e distino social por meio do vesturio. No havia aqui, portanto, nenhuma moda

9Colquio de Moda Fortaleza(CE) - 2013

porque faltava seu outro elemento constitutivo, pois a diferenciao em relao s camadas mais baixas era propositalmente evitada. (SIMMEL, 2008, p. 170). Lipovetsky (2009) argumenta que a definio da moda por sua vertente de estratificao social no deve ser a nica a ser considerada. Sob sua perspectiva, a moda tem origem determinada no final da Idade Mdia, com a manifestao da distino entre feminino e masculino no vesturio, no sculo XIV. E, a partir disto, declara a moda um fenmeno ocidental moderno, no existindo em todas as pocas e sociedades, pois somente este momento compartilha de todos os elementos necessrios para sua concretizao: culto novidade, aparncia e ao efmero, em conjunto movena precipitada das variaes (LIPOVETSKY, 2009, p. 37). Caractersticas estas que no se manifestam em outros tempos ou sociedades pelo apego tradio, ao passado representado pelas convenes ancestrais ditando as regras do presente. O autor afirma que moda , sobretudo, a quebra com o paradigma da tradio e a adeso ao paradigma da mudana. E isto se d porque somente neste momento, segundo Lipovetsky (2009), h a abertura propcia para a manifestao da individualidade e de traos da personalidade por meio da exacerbao de elementos do vesturio, vinculado ao efmero e ao frvolo:
A moda no o corolrio do consumo conspcuo e das estratgias de distino de classe, o corolrio de uma nova relao de si com os outros, do desejo de afirmar uma personalidade prpria que se estruturou ao longo da segunda Idade Mdia nas classes superiores. (Lipovetsky, 2009, p. 67)

Contudo, faz-se necessrio ressaltar o recorte da proposta de Lipovetsky (2009), uma vez que o autor delimita a moda em questo como exclusivamente aristocrtica, ou seja, da elite dominante deste perodo: a moda j revela seus traos sociais e estticos mais caractersticos, mas para grupos muito restritos que monopolizam o poder de iniciativa e criao (LIPOVETSKY, 2009, p. 27). possvel aferir que tal mudana de paradigma, da recusa da tradio pela busca da novidade intermitente a fim de expressar individualidade, de fato usufruda por uma restrita parcela da sociedade em questo, certamente, as inovaes permaneceram um privilgio de classe (LIPOVETSKY, 2009, p. 68). Pode-se afirmar, a partir da argumentao de Lipovetsky (2009), que a estrutura social em que a moda deste perodo est inserida crucial para seu desenvolvimento. medida que esta se estabelece enquanto prerrogativa de classe

9Colquio de Moda Fortaleza(CE) - 2013

torna-se dependente da manuteno da distino entre as classes, estabelecendo assim um paralelo com a conceituao da estratificao social proposta por Simmel (2008). No entanto, tais perspectivas no devem ser consideradas concorrentes, buscando uma suplantar a outra. Faz-se necessrio incentivar a constante interao entre as conceituaes. As dinmicas da imitao e distino e da singularidade e coletividade devem ser consideradas para o estudo da moda em sua totalidade. Neste sentido, Simmel (2008, p. 174) j abordara a questo da individualidade, proposta por Lipovetsky (2009), e expe os limites de tal expresso individual dentro da estrutura social:
No caso do bobo da moda, suas exigncias sociais atingem uma altura tal que tomam a aparncia de individualidade e de particularidade. O que o caracteriza que ele empurra a tendncia da moda para alm dos limites observados ordinariamente (...). Assim, ele apresenta uma individualidade que consiste no exagero quantitativo de elementos que, por sua qualidade, tambm so bens comuns do respectivo crculo. Ele vai na frente dos outros mas, exatamente, sobre a mesma via. Como representa a ltima extremidade do gosto pblico, parece que ele marcha na frente de todos. Mas, na realidade, vale para ele o que vale infinitas vezes para a relao entre o singular e a coletividade: que o guia , na verdade, guiado. (Simmel, 2008, p. 174)

Diante disto, possvel visualizar que nem toda frivolidade gerada apenas do gosto enfadonho de uma classe abastada, nem toda efemeridade autnoma e ingnua. Grumbach (2009) relata um importante momento que pontua esta perspectiva: no sculo XIX, o costureiro Charles Worth apresenta rendas de Lyon imperatriz Eugnia, que no aprecia e recusa a oferta. Porm, por intermdio de Napoleo III, Worth convence-a sob o pretexto de que isto estimularia a indstria txtil lionesa, trazendo ganhos efetivos economia francesa. O uso da referida renda no foi direcionado somente por frivolidade, mas tambm por conta da influncia exercida pelos monarcas na corte e, principalmente, pela conscincia dos mesmos sobre a persuaso que sua posio na hierarquia aristocrtica lhes proporcionava. Neste contexto, cabe ainda ressaltar o papel desempenhado pelas mulheres no lanamento de novas modas. A representatividade da mulher na elite aristocrtica do referido perodo se resume a uma presena ornamental. Sobre ela paira a funo de objeto de ostentao do poder financeiro de sua famlia ou marido, como evidenciado por Crane (2006):

9Colquio de Moda Fortaleza(CE) - 2013

[...] Este tipo de roupa indicava que a mulher que a usava tinha criados e no precisava desempenhar tarefas domsticas ou trabalhar fora de casa. A ociosidade aristocrtica era vista como um modo de vida apropriado para mulheres de classes mdia e alta. As roupas femininas consideradas elegantes na poca eram excepcionalmente restritivas e ornamentais. (Crane, 2006, p. 70)

O interesse pela vida poltica ou outros assuntos tidos como srios pela corte, no se aplicavam educao feminina. Nestas condies, segundo Simmel (2008), a mulher reivindica sua posio, at onde era permitido, dentro do domnio da moda:
No interior desse desenvolvimento da individualidade, porm, as mulheres no encontraram nenhum espao, a elas foi negada a liberdade de movimentao pessoal e desdobramento. Elas compensam a si mesmas por isso com as mais extravagantes e hiperblicas roupas da moda. (Simmel, 2008, p. 177)

Novamente a conceituao sobre a manifestao da individualidade e personalidade deste perodo posta frente a questes que delimitam sua amplitude, pois no exercida livremente, pelo contrrio, estritamente circundada pela formatao das convenes sociais do perodo, porm, no se tratando apenas da segmentao em classes, mas tambm tangenciando a distino de gnero. Um exemplo contundente desta nova perspectiva o surgimento dos trajes bloomers nos Estados Unidos, na dcada de 1850. Sua denominao provm de sua criadora, Amlia Bloomer, feminista e adepta da reforma do vesturio feminino passou a utilizar uma cala volumosa sobreposta por uma saia mais curta, proporcionando maior mobilidade e conforto. Contudo, o uso do traje era interpretado como afronta autoridade masculina, causando grande impacto, como evidenciado por Crane (2006):
As mulheres que o usavam atraam grandes multides, geralmente agressivas e formadas por homens. O grau de assdio era tal que a maioria delas parou de us-lo em pblico poucos meses depois de seu lanamento. Mas continuou defendido por feministas e outras mulheres, que alegavam ser ele saudvel, promover a independncia feminina e aumentar sua possibilidade de executar movimentos. (Crane, 2006, p. 229)

Apesar do sucesso como moda e da liberdade de movimentos que proporcionava s mulheres, tal manifestao de individualidade por meio do vesturio foi revogada, quando no proibida. Atitude um tanto contraditria ao paradigma em que se permitido e encorajado o apreo pela novidade, em que de bom tom a mulher de alta classe estar em dia com os novos ditames da moda.

9Colquio de Moda Fortaleza(CE) - 2013

Nesta ocasio, nota-se o carter de contraposio ordem social presente no uso, pela mulher, de uma pea destinada a homens, uma vez que a roupa vitoriana constitua uma forma de controle social que contribua para manter as mulheres em papis dependentes e subservientes. (CRANE, 2000, p. 229). Pode-se concluir a partir desta perspectiva que a expresso individual permitida e encorajada desde que no represente grande contradio ou afronta ao grupo dominante e suas regras j estabelecidas. A conjuno e interao das diferentes perspectivas abordadas neste artigo, assim como as demais aqui no mencionadas, formam esta moda dinmica e plural, considerando-a mais como uma sobreposio de diferentes camadas, sendo a mais explcita e superficial, a que encobre todas as outras, a da frivolidade e futilidade.

Consideraes Finais O atual momento da moda enquanto campo acadmico possibilita ampliar discusses para alm do efmero e da distino entre classes sociais. Para Fiorini (2008), a moda pode ser caracterizada como produto do contexto particular de cada poca e de um lugar determinado (FIORINI, 2008, p 103), que retrata e cristaliza por meio da vestimenta aspectos de um dado tempo e dada sociedade, elemento este destacado por Cunnington (1937 apud Souza, 1987, p. 45): A arte da vestimenta est intimamente associada aos princpios morais, um importante aspecto dos quais representa, por assim dizer, pictoricamente.. Ao se tratar em especfico do campo de moda no Brasil, uma importante discusso emerge do recente reconhecimento, por parte do Ministrio da Cultura, da moda como atividade artstica e manifestao cultural. A moda passa a ter representatividade no Conselho Nacional de Polticas Culturais, ampliando possibilidades de discusso de polticas culturais voltadas para a rea. Neste sentido, temas como responsabilidade social, manifestao cultural e sustentabilidade tambm se colocam como importantes perspectivas em

complemento conceituaes e definies j existentes e consolidadas, cabendo ao prprio campo incentivar a conexo entre diferentes abordagens, assim como suas possveis convergncias ou contradies.

9Colquio de Moda Fortaleza(CE) - 2013

Referncias CRANE, D. A Moda e seu papel social: Classe, gnero e identidade das roupas. So Paulo: Senac, 2006. FIORINI, V. Design de moda: abordagens conceituais e metodolgicas. In: Pires, D. B. (Org). Design de moda olhares diversos. Barueri: Estao das Letras e Cores, 2008. GRUMBACH, D. Histrias da moda. So Paulo: Cosac Naify, 2009. LIPOVETSKY, G. O Imprio do efmero: A moda e o seu destino nas sociedades modernas. So Paulo: Companhia das Letras, 2009. SIMMEL, G. A moda. Revista Iara: moda, cultura e arte. V.1 n 1. So Paulo, abr/ago de 2008. Traduo: Antonio Carlos Santos. SOUZA, G. M. O Esprito das roupas: A moda no sculo dezenove. So Paulo: Companhia das Letras, 1987.

You might also like