You are on page 1of 52

14

CAPTULO I - INTRODUO

1.1 CONTEXTO

Em uma plataforma de petrleo (figura 1) a logstica para alocao de mode-obra e peas de reposio, assim como envio de equipamento para manuteno em terra tem as suas complexidades. O meio de transporte via barco rebocador, sendo que o tempo de transporte da plataforma para Maca leva cerca de 12 (doze) horas, mas dependendo das condies metereolgicas, poder levar um tempo ainda maior.

Figura 1 Plataforma de petrleo fixa Para garantir a segurana das instalaes, pessoas e meio ambiente, os equipamentos monitorados utilizam limites de alarmes que so baseados em normas internacionais, sendo classificados pela severidade dos eventos. Em Manuteno Preditiva o alarme um (alerta) significa que o equipamento est em condio de operar por um perodo limitado de tempo, at que uma interveno seja

15

factvel, sendo acompanhado com intervalos mais curtos de monitoramento. No caso de alarme dois (perigo), o equipamento opera em condies perigosas e sujeito a danos, deve-se parar o equipamento e providenciar reparo, principalmente quando este ponto foi atingido rapidamente. Neste nvel, a operao torna-se perigosa, para o equipamento, segurana e meio ambiente, podendo elevar o custo de reparo expressivamente. Aps anlise dos grficos de tendncia e feedback do pessoal offshore sobre as intervenes efetuadas nas bombas de transferncia de petrleo, percebeu-se que os nveis de alarmes vibracionais para estes equipamentos no estavam adequados realidade dos mesmos. Havia uma necessidade de reajustlos, evitando intervenes e conseqentemente custos desnecessrios.

1.2 OBJETIVO

Este estudo tem o objetivo de apresentar como reduzir a quantidade de intervenes de manuteno nas bombas de transferncia de leo cru em uma plataforma de petrleo, e consequentemente, minimizar os custos envolvidos na manuteno, atravs de tcnica preditiva.

1.3 OBJETIVO ESPECFICO

Reduzir em 50% do custo da mdia gasta de 2006 a 2009, atravs de uma reviso nos nveis vibracionais estabelecidos para estes equipamentos, boas prticas e treinamento, proporcionando otimizao das manutenes e a atuao assertiva no incio da falha, fornecendo o retorno das condies normais de funcionamento antes de uma falha catastrfica, representando um maior custo e necessidade de manuteno em terra.

16

1.4 JUSTIFICATIVA

Ao avaliar o histrico de intervenes do SAP R3, foi observado que o nmero de intervenes era elevado e frequente quando comparados s outras bombas, gerando elevados custos de manuteno, apesar dos equipamentos estarem no ciclo de vida normal da curva da banheira (figura 3). Estas intervenes causavam grandes desgastes para a equipe de manuteno e exposio do mantenedor s condies insalubres da atividade. Assim sendo, reduzir o nmero de intervenes implica em ganhos tangveis e intangveis, que deve ser o objetivo principal de uma equipe de engenharia de manuteno.

17

CAPTULO II FUNDAMENTAO TERICA

2.1 HISTRIA DA MANUTENO

A manuteno uma ferramenta utilizada desde os tempos remotos, sendo citada em livros histricos e religiosos. O betume, por exemplo, era utilizado para impermeabilizar casco de barcos (Gnesis 6:14 Faze uma arca de tbuas de cipreste; nela fars compartimentos e a calafetars com betume por dentro e por fora.) [1]. Para resolver problemas de abastecimento de gua, atravs de bombeamento, os egpcios desenvolveram a Picota por volta de 1500 a.C. (figura 2a) e os chineses posteriormente inventaram a esteira com ps (figura 2b).

(a)

(b)

Figura 2 - Exemplos de engenharia de bombas na antiguidade Fonte: Extrado do livro Mecnica das Bombas [2].

Com o grande salto da industrializao e da necessidade de produo em massa, o homem de manuteno passou a exercer um papel importantssimo e ser cada vez mais exigido. No incio, a manuteno era ditada pela mquina, onde toda interveno era corretiva no-programada, gerando perda de produo e altos custos. No entanto, com o desenvolvimento tecnolgico dos equipamentos, principalmente aps a 2 grande guerra mundial e a crescente procura por produtos industrializados, a indstria passa a cobrar mais disponibilidade e confiabilidade das instalaes industriais, pois este fato j impactava na produtividade e qualidade de seus

18

produtos. A exigncia por produtos de qualidade e com entrega no prazo estabelecido promoveu o desenvolvimento de uma manuteno que no mais poderia aceitar a falha do equipamento. Assim, surge uma nova modalidade de manuteno que prometeria a garantia da continuidade operacional, a Manuteno Preventiva. [3] A manuteno preventiva se baseia na teoria da curva da banheira mostrada na figura 3, com isso procura-se efetuar as trocas antes do perodo onde estatisticamente ocorrem as quebras. a manuteno baseada no tempo.

h (t)

Mortalidade infantil

Falhas aleatrias

Falhas por desgaste

(t)

Figura 3 Curva de taxa de falha com aspecto de banheira Fonte: www.fontem.com/documentos/descargar/218.html

Contudo, as exigncias do mercado continuaram crescendo, assim como a competitividade. A manuteno passou a ser vista como fator decisivo para a reduo do custo e garantia de produtos de qualidade, devendo-se garantir maior disponibilidade e eficincia operacional com menos intervenes nos equipamentos, menor contingente de pessoal, maior qualidade dos produtos, maior produtividade. Inicia-se tambm a conscientizao com sade, meio-ambiente e sade (SMS). Desta forma, alm da Manuteno Preventiva, surge a necessidade de saber a condio real da mquina, ou seja, a sua sade. Sendo assim, a Manuteno

19

Preditiva estabelece-se com o intuito de maximizar a vida dos equipamentos atravs de intervenes programadas, baseadas em sua condio real, restabelecendo a vida da mquina, conforme figura 4.

Tempo de planejamento da interveno Desempenho Performance esperada Nvel de alarme Nvel admissvel procurado Acompanhamento Preditivo tempo t1 t2 t3 Manuteno corretiva planejada Figura 4 Grfico Ilustrativo da Manuteno Preditiva Fonte: www.dee.ufrn.br/~joao/manut/05%20-%20Cap%EDtulo%203.pdf

t0

O mercado permanece ditando a regra do jogo e mudanas continuam acontecendo. Cada vez mais as tecnologias avanam desenvolvendo equipamentos mais compactos e complicados. Certamente esta tecnologia avanada tem sido benfica ao homem de manuteno que tem seus sentidos desenvolvidos por equipamentos processadores de dados. Nesta busca por excelncia, todos so importantes e j no h espao para operadores que s operem as mquinas. Neste contexto torna-se imprescindvel a utilizao da Manuteno Autnoma, um dos pilares da TPM. Capacitando os operadores para perceberem irregularidades iniciais e tomarem pequenas aes no sentido de impedir o avano de falhas e degradao das mquinas. [4]

20

2.2 MANUTENO CORRETIVA

So tarefas efetuadas aps a ocorrncia de uma falha, destinadas a recolocar um item num estado no qual pode executar sua funo requerida. efetiva quando nenhuma manuteno preventiva for efetiva (eficiente + eficaz), quando o custo da falha menor que o custo da MP para evitar a falha ou quando a funo de muito baixa importncia. [5] 2.3 MANUTENO PREVENTIVA

So tarefas efetuadas a intervalos predeterminados conforme critrios prescritos e planejados, destinadas a reduzir a probabilidade de falha ou a degradao do desempenho de um item. De acordo com Lafraia [5], as tarefas de MANUTENO PREVENTIVA so divididas em: a) Baseada no Tempo Destinada preveno ou postergao da falha. Pode incluir: Substituio, Restaurao ou Inspeo. b) Baseada na Condio Destinada deteco do incio da falha ou do sintoma da falha. c) Teste para Descobrir a Falha Destinada a revelar falhas ocultas antes de uma falha operacional.

2.4 MANUTENO PREDITIVA a manuteno que permite garantir uma qualidade de servio desejada, com base na aplicao sistemtica de tcnicas de anlise, utilizando-se meios de superviso centralizados ou de amostragem, para reduzir ao mnimo a manuteno preventiva e diminuir a manuteno corretiva [6]. A tabela 1 apresenta um exemplo de benefcios da Manuteno Preditiva.

21

Tabela 1 Benefcios da Manuteno Preditiva [7] Benefcio Reduo de custos de manuteno Reduo de falhas em mquinas Reduo do estoque de sobressalentes Reduo de horas extras para manuteno Reduo do tempo de parada de mquinas Aumento da vida til das mquinas Aumento da produtividade Aumento do lucro Fonte: http://www.mtaev.com.br/download/mnt2.pdf Percentual 50% a 80% 50% a 60% 20% a 30% 20% a 50% 50% a 80% 20% a 40% 20% a 30% 25% a 60%

2.5 MANUTENO DETECTIVA a atuao realizada em sistemas de proteo buscando detectar falhas ocultas ou no perceptveis ao pessoal de operao e manuteno. [8]

2.6 ENGENHARIA DE MANUTENO Possibilita, atravs de metodologia, efetuar reparos mais rpidos, tornar as equipes mais eficientes, de melhores mtodos de trabalho em manuteno, de quantidade adequada de sobressalentes, de melhoria de locais de trabalho e das caractersticas das falhas e suas repeties [9].

2.7 MTP ou TPM a metodologia que promove a integrao homem e mquina, onde ocorre a conduo autnoma das instalaes pelos agentes de produo. Essa metodologia objetiva o zero defeito e a zero perda dos ativos de produo. Busca a melhoria permanente do desempenho dos equipamentos pelo envolvimento contnuo de todas as pessoas [10].

22

2.8 TCNICA DE MANUTENO PREDITIVA POR ANLISE DE VIBRAO

A tcnica de manuteno preditiva por anlise de vibrao uma ferramenta poderosa na identificao de falhas prematuras em equipamentos rotativos [11]. Pequenas aes, com custos reduzidos evitam que uma falha torne-se catastrfica. Porm, o ciclo do PDCA deve ser verificado sempre para que as intervenes ocorram no melhor momento possvel, sem riscos desnecessrios produo, meioambiente e sade dos trabalhadores e com custos baixos [12]. Neste estudo foram utilizados os analisadores de vibrao CMVA 55, 60 e 65 Microlog (figura 5), GX-70 e o software PRISM4 do fabricante SKF.

Figura 5 - Foto do Analisador CMVA 65 Microlog Fonte: Fotografia realizada por Anderson Jos Soares.

2.9 ANLISE DE VIBRAO

A mquina vibra em vrias frequncias e estas vibraes se propagam por

23

toda a mquina e estruturas prximas. O movimento vibratrio a resposta de uma mquina s foras dinmicas que a excitam. [11] Uma alterao nos sinais de vibrao da mquina pode indicar problemas com componentes da mquina ou desajustes de montagem. Vibraes severas induzem fadiga e desgaste resultando em quebras definitivas dos equipamentos.

2.9.1 ANLISE NO DOMNIO DA FREQUNCIA

A anlise das freqncias uma ferramenta eficiente para a identificao de defeitos em mquinas. feita, basicamente, atravs do sinal de espectro de frequncias coletado por um transdutor, processado em tempo real por meio das transformadas rpidas de Fourier (FFT). fundamental o conhecimento completo do projeto da mquina para que possamos calcular e determinar as freqncias de defeitos provveis que estaro presentes no espectro, e assim, definir o seu range de freqncia. [11]

2.9.2 ANLISE DO NVEL DE VIBRAO

Os nveis de vibrao globais so utilizados para determinar o nvel de criticidade vibracional da mquina. Esta amplitude quantificada atravs dos movimentos mecnicos de deslocamento, velocidade ou acelerao. Alm disso, cada um dos trs parmetros tambm quantificado pelas formas tradicionais de quantificao de sinais dinmicos, ou seja, zero a pico, pico a pico, valor mdio e valor eficaz (RMS). [13] As normas mais utilizadas para determinar as faixas de severidade de vibrao so a norma ISO 10816 e ISO 2372. A tabela 2, apresenta o exemplo de utilizao de faixas de severidades tiradas da norma ISO 2372.

24

Tabela 2 - Faixas de severidade retirada da ISO 2372 [14] CLASSIFICAO DOS EQUIPAMENTOS CLASSE I NVEL at 15kw (20CV) At 0,71 0,71 a 1,80 1,80 a 4,50 Acima de 4,50 CLASSE II 15 a 75kw (20-100CV) At 1,12 1,12 a 2,80 2,80 a 7,10 Acima de 7,10 CLASSE III CLASSE IV acima de 75kw acima de 75kw (base rgida) (base flexvel)

VALORES RMS DA VELOCIDADE DE VIBRAO (mm/s) A-Bom B-Satisfatrio C-Insatisfatrio D-Inaceitvel At 1,80 1,80 a 4,50 4,50 a 11,20 Acima de 11,2 At 2,80 2,80 a 7,10 7,10 a 18,00 Acima de 18,0

Fonte: Norma ISO 2372 - Zona A (bom): As vibraes de uma mquina nova comissionada deveria normalmente cair dentro dessa zona. - Zona B (satisfatrio): Mquinas com vibraes dentro dessa zona so normalmente consideradas aceitveis para um longo tempo de operao aceitvel. - Zona C (insatisfatrio): Mquinas com vibraes dentro dessa zona so normalmente consideradas no satisfatrias para operaes contnuas de longo tempo. Geralmente, a mquina pode ser operada por um tempo limitado nessa condio at que aparea uma oportunidade adequada para uma ao remediada. - Zona D (inaceitvel): Os valores da vibrao nessa zona so normalmente consideradas suficientemente severo para se causar um dano em uma mquina. A tabela 3 um exemplo de utilizao de faixas de severidades retiradas da norma ISO 10816. Tabela 3 - Classificao das zonas de severidade de vibrao para mquinas do Grupo 4: bombas com rotor multiestgio e com um difusor integrado - centrifugo, fluxo misturado ou fluxo no eixo - com energia acima de 15 KW. [15]

25

Classe do suporte

Limite da zona A/B

Deslocamento em Velocidade em r.m.s. mm/s r.m.s. 18 36 56 28 56 90 2,3 4,5 7,1 3,5 7,1 11

Rgido

B/C C/D A/B

Flexvel

B/C C/D

Fonte: Norma ISO 10816. As normas ISO 10816 e a ISO 2372 apresentam sugestes para o incio de um monitoramento preditivo por anlise de vibrao, porm os nveis de vibrao de cada equipamento devem ser revisados periodicamente atravs da anlise da tendncia vibracional de cada ponto monitorado, pois equipamentos do mesmo modelo so montados em bases diferentes e montados com tolerncias diferentes, gerando nveis de vibrao diferentes. O nvel de vibrao que pode ser normal em um equipamento montado numa base mais flexvel, mas pode no ser tolerado em uma base com maior rigidez. Portanto, avaliar o histrico de intervenes e suas reais necessidades, comparando com seus grficos de tendncia vibracionais so de suma importncia para um programa de manuteno preditiva eficiente. A figura 6 mostra um exemplo de grfico de tendncia de anlise de vibrao global em mm/s rms de uma bomba centrfuga num perodo de 5 anos, antes e aps uma interveno, retirados do software PRISM4 da SKF.

26

Aps interveno

Figura 6 Grfico de tendncia de anlise de vibrao global em mm/s rms Fonte: Extrado do software PRISM4 da SKF pelos autores.

2.10 IDENTIFICAO DAS FALHAS NAS MOTOBOMBAS ESTUDADAS

Pode-se associar cada defeito de uma mquina com uma frequncia de falha de um espectro de frequncia de vibrao. Os defeitos mais comuns so:

a) DESBALANCEAMENTO

A vibrao causada pelo desbalanceamento ocorre em uma frequncia de 1xrpm (uma vez a rotao do eixo da mquina), conforme figura 7. Contudo, nem toda frequncia de 1xrpm desbalanceamento. O desbalanceamento mostrado na figura 7, retirado do software PRISM4 da SKF, ocorre quando h uma desigualdade na distribuio de massa em relao linha de centro de um eixo. Este desbalanceamento pode ser residual ou conforme a alta amplitude vibracional, ser realmente um problema. [13]

27

Frequncia de desbalanceamento (1 x rpm)

Figura 7 - Espectro de frequncia do desbalanceamento (O pico predominante do espectro coincidiu com a rotao da mquina que de 3570 rpm, ou seja, 1xrpm, desbalanceamento). Fonte: Extrado do software PRISM4 da SKF pelos autores.

b) DESALINHAMENTO

Ocorre com frequncia em mquinas rotativas, principalmente devido montagem incorreta. Existem trs tipos de desalinhamento: angular, paralelo (OFFSET) e combinado. Mesmo utilizando acoplamentos flexveis, com desalinhamento dentro das tolerncias de flexibilidade, ocorrem duas foras, axial e radial. A frequncia caracterstica desta falha ocorre em 1 x rpm nas direes radial e axial dos mancais do lado acoplado da mquina. Quando o desalinhamento severo, predomina a segunda ordem (2 x rpm), podendo apresentar a terceira ordem tambm, conforme mostrado na figura 8, retirada do software PRISM4 da SKF. No caso de um eixo empenado, os sintomas so semelhantes. [11]

28

Frequncias de desalinhamento (2 x rpm) do mancal LA de gerador (mancal de deslizamento)

Figura 8 - Espectro de frequncia do desalinhamento (O pico predominante do espectro coincidiu com duas vezes a rotao da mquina que de 3600 rpm esta mquina roda a 1800rpm, ou seja, 2xrpm, desalinhamento). Fonte: Extrado do software PRISM4 da SKF pelos autores.

c) FOLGAS MECNICAS

Podem ocorrer folgas rotacionais que so caracterizadas por um espao excessivo entre a parte estacionria, como o suporte e a parte rotativa. Sua caracterstica a produo de frequncia caracterstica de 1 x rpm, podendo produzir harmnicos at a dcima ordem, conforme figura 9, retirada do software PRISM4 da SKF. Quando a folga est excessiva, pode aparecer 0,5 x rpm. As folgas estruturais ocorrem entre o p do suporte e sua base estrutural, Geram frequncias em 1 x rpm, principalmente na direo de menor rigidez, podendo excitar outros harmnicos, como no caso anterior. [11]

29

Frequncias de Folgas (1 a 15 x rpm) do mancal LA de uma bomba vertical

Figura 9 - Espectro de folgas acentuadas em mancal de rolamento (predominam vrios picos mltiplos da rotao, representando as folgas) Fonte: Extrado do software PRISM4 da SKF pelos autores.

d) PROBLEMAS HIDRODINMICOS

No caso de frequncia de passagem de ps diretrizes ou estacionrias, raramente so problemas srios, a no ser que excitem outras frequncias estruturais de carcaa, tubulaes, ps, pois podem gerar inconvenientes como trincas, afrouxamentos de parafusos e quebras. Pode ser resultado de um projeto inadequado entre rotor-estator-ps ou tubulao do sistema. Por exemplo, se uma bomba tem nove ps diretrizes apresentar-se-, como no espectro de freqncia da figura 10, retirada do software PRISM4 da SKF, uma frequncia de 9 x rpm. [11]

30

Frequncia de Passagem de Ps (9 x rpm)

Figura 10 - Espectro de frequncia de passagem de ps (o pico predominante do espectro de 534 Hz, ou seja, 9 vezes a rotao da bomba, que roda 59,3Hz). Fonte: Extrado do software PRISM4 da SKF pelos autores.

Tambm pode ocorrer cavitao, recirculao e turbulncia do fluxo. Sua caracterstica no possuir um espectro de frequncia determinstica. No caso da cavitao, apresenta um rudo caracterstico. Estas imploses aleatrias geram um sinal tambm aleatrio numa regio de alta frequncia.

e) ROAMENTO

O roamento ocorre entre as partes rotativas e estacionrias aumentando os nveis de vibrao da mquina. Seu sintoma semelhante ao de folgas. Podem ser intermitentes ou contnuos. Se contnuos, podem aumentar a corrente do motor devido carga adicional provocada pelo roamento. Alguns exemplos de roamento em moto-bomba so: falhas no selo mecnico, contato entre o rotor da bomba com a sua carcaa, ventoinha do rotor do motor em contato com a sua tampa de proteo. [11]

31

f) FALHA EM ROLAMENTO

Rolamentos avariados causam vibraes em altas frequncias e no so mltiplas da rotao do equipamento, sendo detectadas por parmetro de acelerao e envelope de acelerao (tcnica desenvolvida pela SKF). As amplitudes de vibrao medidas em acelerao se elevam. Neste momento uma lubrificao pode ajudar, mas no resolver o problema, retornando em seguida. Na anlise do envelope de acelerao, percebe-se que a amplitude aumenta e os picos de falha do rolamento se destacam. [16] Pode-se detectar falhas na pista externa, pista interna, gaiola e elemento rolante. Essas falhas excitam as frequncias naturais inerentes aos elementos do rolamento ou mesmo da carcaa do mancal. Nomenclatura dos defeitos tpicos de rolamento: defeito em gaiola: FTF (Fundamental Train Frequency); defeito em elemento rolante: BSF (Ball Spining Frequency); defeito em pista interna: BPFI (Ball Pass Frequency Inner); e defeito em pista externa: BPFO (Ball Pass Frequency Outer).

A figura 11 retirada do software PRISM4 da SKF, o exemplo de um espectro de envelope de acelerao do mancal lado acoplado de um motor eltrico com diagnstico de falha nos elementos rolantes (BSF), pista externa (BPFO) e pista interna (BPFI) de seu rolamento SKF 6309.

32

Figura 11 - Espectro de envelope de acelerao de rolamento avariado. Fonte: Extrado do software PRISM4 da SKF pelos autores.

g) LUBRIFICAO DEFICIENTE

Nas bombas lubrificadas por leo possvel que ocorra deficincia de lubrificao. Em motores eltricos com pino de lubrificao a graxa, este problema mais freqente. H deficincias de lubrificao por excesso ou falta de graxa. No caso de excesso, ocorre aquecimento do rolamento e possvel que boa parte do excesso da graxa fique depositada dentro do estator do motor causando baixa de isolamento eltrico. Por outro lado, o pino graxeiro pode estar entupido ou com graxa endurecida na caixa de mancal, causando aquecimento, vibrao e falha prematura do rolamento [16]. O sintoma desta falha uma elevao de amplitude no espectro de acelerao, mas que aps lubrificao adequada volta ao normal.

33

h) RESSONNCIA

Todo corpo possui uma freqncia natural caracterstica, devido sua forma construtiva e sua fixao no local de trabalho, s vezes torna-se necessrio identific-la [16]. A ressonncia ocorre quando uma frequncia de excitao coincide ou fica muito prxima de uma frequncia natural da mquina, carcaa ou estrutura. A figura 12, retirada do software PRISM4 da SKF, mostra um espectro de freqncia com sintomas ressonncia. Como a frequncia natural varia em relao a rigidez e a massa, quaisquer alteraes nestas duas variveis alteram a frequncia natural correspondente. Frequncia natural:

Frequncias de ressonncia (inter-harmnico) do mancal LA da bomba

Figura 12 - Espectro de freqncia de ressonncia

Fonte: Extrado do software PRISM4 da SKF pelos autores.

34

i) FALHAS ELTRICAS

Falhas eltricas que geram vibraes so resultados de foras magnticas desequilibradas, que agem sobre o rotor ou estator e podem ser devido a: mancais do rotor excntricos; rotor fora de centro em relao ao estator; furo do estator elptico; e barras da gaiola trincadas ou quebradas.

Problemas eltricos relacionados com o rotor geralmente ocorrem na frequncia de 1 x rpm, ladeadas por bandas laterais com espaamentos iguais de 2 x frequncia de escorregamento do rotor. No caso de estator, geram vibrao na frequncia de 2 x a frequncia da rede, ou seja, 120 Hz. [11]

35

CAPTULO III BOMBAS DE TRANSFERNCIA DE PETRLEO

3.1 BOMBAS DE TRANSFERNCIA DE LEO CRU HZZ-102-5321 DA SULZER

As bombas de transferncia de petrleo (figura 13) so responsveis por transferir o petrleo tratado, ou seja, o petrleo que passou pelo processo de retirada de gua, gs e contaminantes nos separadores.

Figura 13 Bombas de transferncia montadas no canteiro Fonte: Fotografia realizada por Anderson Jos Soares.

So utilizadas cinco bombas na Plataforma A ou quatro bombas na Plataforma B, em dois trens de transferncia de petrleo mostrado na figura 14, retirada da tela do computador de processo. Essas bombas operam com vazo de 67m3/h e presso de suco de 10,9 kgf/cm2 e descarga de 30,8 kgf/cm2. Utilizam rolamentos LOA NU313C3 e LA 7313BUA80. Seus motores so GE com potncia de 200cv, 3570rpm, 440v e rolamentos LOA 6315 e LA 6315. Estas bombas operam 24 horas por dia em regime ininterrupto, em uma rea classificada (risco de exploso). Com isso, a responsabilidade da manuteno ainda maior.

36

Figura 14 Diagrama do processamento do petrleo na Plataforma B Fonte: Tela do microcomputador da Estao de Superviso e Controle (ESC) da plataforma x.

A indisponibilidade destes equipamentos implica diretamente na perda de produo, impactando no plano de auto-suficincia brasileira na produo de petrleo. Logo, a manuteno e a operao destes equipamentos requerem um nvel de comprometimento de excelncia, caminhando lado a lado como uma equipe nica.

37

CAPTULO IV DESCRIO DO ESTUDO

Ao longo de 4 anos de monitoramento preditivo por anlise de vibrao em bombas de transferncia HZZ-102-5321 do fabricante Sulzer e avaliando o histrico de servios de manuteno existentes no SAP, que foram efetuados pela equipe de manuteno offshore, percebeu-se que estavam efetuando muitas intervenes desnecessrias devido aos limites de alarmes estabelecidos no atenderem a realidade verificada em campo. Como resultado desta avaliao, foi pesquisado com maior profundidade alguns conceitos sobre montagens de tubulaes e troca de anel de desgaste (bucha de sacrifcio).

4.1 DECISO DA ESCOLHA DO CANTEIRO

Foi

realizada

uma

pesquisa

adquirindo

dados

do

programa

de

armazenamento e gerenciamento SAP R3 e feita as anotaes de todos os custos de servios de manuteno para cada bomba de transferncia efetuados pela equipe de manuteno offshore nos anos de 2006 a 2009. Esta pesquisa, gerou alguns grficos (figuras 15,16 e 17) que auxiliaram na escolha do canteiro.
Custo Total de Manuteno OFF-SHORE das Motobombas (2006 a 2009)

R$ 140.000,00 R$ 120.000,00 R$ 100.000,00 R$ R$ 80.000,00 R$ 60.000,00 R$ 40.000,00 R$ 20.000,00 R$ 2006 2007 2008 Ano 2009

Figura 15 Grfico de Custo Total de Manuteno das Bombas (2006 a 2009) Fonte: Elaborado por Marcelo da Silva Valente.

38

Foi realizado um grfico de Pareto 80/20 de todas as intervenes em moto bombas de transferncia no perodo de 2006 a 2009 da plataforma B, conforme a figura 16, abaixo.
ANLISE 80/20 DAS INTERVENES REALIZADAS EM 2008
20 18 16 Ocorrncia 14 12 10 8 6 4 2 Alinhamento do conjunto rotativo. Troca dos rolamentos da Bomba. envio de bomba para reparo onshore Medir vibrao (suspeita alta vibrao) troca de motor para reparo onshore troca de rolamentos do motor troca de ventoinha do motor 0 Troca de leo da Bomba Troca de selo. reaperto de terminais de alimentao eltrica 39% 56% 22% 12 12 10 9 5 2 2 2 2 16 69% 100% 94% 97% 100% 92% 89% 82% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% % Acumulado

Figura 16 Grfico de Pareto X 80/20 das motobombas de transferncia [17] Fonte: Elaborado por Marcelo da Silva Valente.

Uma parcela considervel das intervenes foi gerada aps medio de vibrao efetuada pelos tcnicos da equipe de preditiva do Suporte Tcnico. Os prprios mecnicos offshore da plataforma eram solicitados a medir a vibrao do equipamento, pois o operador, em sua ronda diria (anexo 1), percebia anormalidades pela inspeo de cinco sentidos. O nvel global de vibrao do equipamento encontrava-se acima do alarme 2 (falha), ou seja, 8,0 mm/s rms, tentava-se baixar os nveis vibracionais efetuando alinhamento do conjunto rotativo ou trocando os rolamentos da bomba, mesmo sem o espectro indicar tais falhas.

39

Como a causa fundamental da elevao da vibrao no tinha sido sanada, era gerada nova medio de vibrao e nova interveno. Algumas intervenes no equipamento eram retrabalhos, ou seja, aps uma troca de selo, rolamento ou bomba, o equipamento era alinhado atravs de alinhador a laser, mas ao entrar em operao apresentava seu nvel acima do alarme 1 (alerta), ou seja, 5,0 mm/s rms de vibrao. Quando este fato ocorria, efetuava-se nova parada do equipamento para verificao e suposta correo do

desalinhamento, que na maioria dos casos no era necessria. Como so mais de duas equipes trabalhando em revezamento de 14 dias, uma nova equipe percebia a vibrao elevada no equipamento e tornava a coletar novos dados de vibrao e novo alinhamento desnecessrio, ou seja, novo retrabalho. Tambm foi estratificado, conforme figura 17, o custo total de manuteno do perodo de 2006 a 2009 e ocorreu a verificao de que o maior custo estava concentrado na bomba A, representando 42% dos gastos totais (R$ 195.427,88) das bombas de transferncia da plataforma B. Desta forma, a reduo de custos neste equipamento representa uma economia significativa.
CUSTO DE MANUTENO DAS BOMBAS DE TRANSFERNCIA DA PLATAFORMA B (2006 a 2009)

MB-A R$ 48.179,13 MB-B R$ 85.081,83 R$ 195.427,88 MB-C R$ 27.865,06 R$ 59.211,16 MB-D MB-E

Figura 17 Custo de manuteno em bombas de transferncia da Plataforma B Fonte: Elaborado por Marcelo da Silva Valente.

40

Ento a bomba A de transferncia de petrleo foi escolhida como canteiro. Toda boa prtica seria implantada primeiramente neste equipamento, sendo multiplicada para os demais.

4.2 ESTUDO DAS CURVAS DE TENDNCIA DE VIBRAO

Os alarmes usados nestes conjuntos moto-bomba eram: - alarme 1 (alerta): 5,00 mm/s rms - Linha amarela; e - alarme 2 (falha): 8,00 mm/s rms - Linha vermelha. Aps pesquisa exaustiva dos grficos de tendncia do nvel de vibrao global de cada ponto de medio do equipamento, percebeu-se que o equipamento sempre mantinha um nvel vibracional muito prximo ou em alarme 1 (alerta). Assim sendo, o desvio padro esperado colocava o equipamento em nvel de vibrao excessivo. Aqueles nveis de vibrao, na realidade, ainda eram satisfatrios no necessitando de maiores cuidados de manuteno. Segue abaixo os grficos de tendncia de vibrao global de velocidade medidos em mm/s rms (figuras 18, 19, 20, 21 e 22), no perodo de 2006 a 2009, antes da modificao dos limites de alarme. Pode-se verificar claramente o que foi explicado acima.

41

Figura 18 - Grfico de tendncia global mm/s rms do mancal LA da bomba A Fonte: Extrado do software PRISM4 da SKF pelos autores.

Figura 19 - Grfico de tendncia global mm/s rms do mancal LA da bomba B Fonte: Extrado do software PRISM4 da SKF pelos autores.

42

Figura 20 - Grfico de tendncia global mm/s rms do mancal LA da bomba C Fonte: Extrado do software PRISM4 da SKF pelos autores.

Figura 21 - Grfico de tendncia global mm/s rms do mancal LA da bomba D Fonte: Extrado do software PRISM4 da SKF pelos autores.

43

Figura 22 - Grfico de tendncia global mm/s rms do mancal LA da bomba E Fonte: Extrado do software PRISM4 da SKF pelos autores.

A maior parte das tendncias pesquisadas revelou que o nvel de vibrao, com o equipamento novo ou reparado, encontrava-se entre 3,5 mm/s rms e 6,0 mm/s rms, logo, com muitos casos de alarme 1, mostrando que estes nveis de alarmes adotados poderiam estar equivocados.

4.3 PESQUISA DAS NORMAS ISO 10816 E ISO 2372 E ADEQUAO

Ao confrontar os nveis de vibrao utilizados com os sugeridos pelas recomendaes da norma ISO 10816 (ISO 2372), foi constatado o que na prtica j era esperado: os equipamentos estavam classificados para um nvel de severidade maior que o sugerido pela norma. Pela norma ISO 2372 estes equipamentos pertenceriam CLASSE IV, pois so equipamentos com potncia de 90kw (125HP), montados sobre base flexvel, conforme tabela 2. Os alarmes recomendados seriam: - alarme 1 (alerta): 7,10 mm/s rms; e - alarme 2 (falha): 18,00 mm/s rms. [14]

44

J pela ISO 10816, os seguintes valores so sugeridos, conforme tabela 3: - alarme 1 (alerta): 7,10 mm/s rms; e - alarme 2 (falha): 11,00 mm/s rms. [15]

Decidiu-se utilizar as recomendaes da ISO 10816, logo os inputs para interveno devido aos nveis de vibrao elevados foram reduzidos. Em consequncia, os custos de manuteno tambm foram reduzidos. Apresenta-se abaixo, os grficos de tendncia atuais com os novos limites de criticidade vibracional adotados (figuras 23, 24, 25, 26 e 27) no perodo de 2006 a 2010.

Figura 23 - Grfico de tendncia global mm/s rms do mancal LA da bomba A, com novos alarmes Fonte: Extrado do software PRISM4 da SKF pelos autores.

45

Figura 24 - Grfico de tendncia global mm/s rms do mancal LA da bomba B, com novos alarmes Fonte: Extrado do software PRISM4 da SKF pelos autores.

Figura 25 - Grfico de tendncia global mm/s rms do mancal LA da bomba C, com novos alarmes Fonte: Extrado do software PRISM4 da SKF pelos autores.

46

Figura 26 - Grfico de tendncia global mm/s rms do mancal LA da bomba D, com novos alarmes Fonte: Extrado do software PRISM4 da SKF pelos autores.

Figura 27 - Grfico de tendncia global mm/s rms do mancal LA da bomba E, com novos alarmes Fonte: Extrado do software PRISM4 da SKF pelos autores.

47

Alm dos ajustes efetuados nos limites vibracionais das bombas de transferncia de petrleo HZZ-102-5321 do fabricante Sulzer para adequar e otimizar as intervenes que resultaram nesta reduo de custos, aproveitou-se para inserir algumas boas prticas que deram suporte para atingir este objetivo.

48

4.4 BOAS PRTICAS

a) TREINAMENTO DE PESSOAL OFFSHORE, EM ANLISE DE VIBRAO

Com intuito de efetuar um programa efetivo de manuteno preditiva mensal por anlise de vibrao, foram ministrados treinamentos para todos os mecnicos offshore da plataforma. A plataforma j possua um analisador de vibrao que foi utilizado para que o plano pudesse ser executado mensalmente. As medies eram feitas trimestralmente pelo pessoal do Suporte Tcnico e esporadicamente pelo pessoal a bordo, principalmente quando se percebia que uma bomba estava com rudo anormal ou vibrao excessiva, conforme a figura 28.

49

Figura 28 - Fluxograma de monitoramento quadrimestral de vibrao das motobombas de leo cru. Fonte: Elaborado pelo autor Anderson Jos Soares baseado em Moraes, 2010 [18].

50

Os tcnicos especialistas passaram a embarcar para continuar o treinamento de coleta e anlise dos resultados coletados, mas agora de quatro em quatro meses. Para que os equipamentos venham ter um monitoramento preditivo eficiente, as coletas de dados de vibrao passaram a serem mensais, pois os mecnicos foram treinados para coletar os dados de vibrao. No caso de um alarme vibracional, entram em contato com a equipe de preditiva que analisa os dados coletados, conforme fluxograma da figura 29.

51

Figura 29 Novo fluxograma de monitoramento mensal de vibrao. Fonte: Elaborado pelo autor Anderson Jos Soares baseado em Moraes, 2010 [18].

52

b) MONTAGEM DA BOMBA

Os equipamentos ao serem reparados em oficinas onshore devem retornar com laudo de balanceamento dinmico e ao serem instalados em suas bases devem ser respeitadas as tolerncias de desalinhamento admissvel de no mximo 0,05 mm, tanto o desalinhamento paralelo, quanto o angular. A base deve estar limpa, com calos padronizados evitando colocar mais de trs calos em cada p para evitar o efeito sanfona (soft foot), conferindo antes de tudo a existncia de pmanco que deve ser corrigido. Tambm antes da montagem das bombas, deve-se conferir o tensionamento das tubulaes de suco e descarga sobre a carcaa da bomba. Ao alinhar o conjunto rotativo, manter o alinhador a laser montado nos eixos e soltar a tubulao de suco de descarga da bomba para avaliar a influncia deste tensionamento e corrigi-lo, pois no adianta a bomba estar alinhada com o motor, mas com tenso na carcaa, pois esta fora desalinha os mancais da bomba causando elevadas vibraes e desgastes, levando falha dos rolamentos e quebra do selo mecnico. A frequncia caracterstica deste defeito de 1xrpm da bomba e confundida com desbalanceamento (ver figura 7). Lima [2] recomenda que o alinhamento entre os flanges sejam feitos seguindo as orientaes da tabela 4 e figura 30.

53

A B

Figura 30 Alinhamento de flanges Fonte: Livro Mecnica das Bombas [2]

Tabela 4 - Desalinhamento angular de flanges Dimetro nominal do flange (mm) D100 100150 150200 200250 250300 300D Fonte: Livro Mecnica das Bombas [2] Diferena de medio mxima (A-B) 0,2 mm 0,3 mm 0,4 mm 0,5 mm 0,6 mm 0,7 mm

54

A atividade de manuteno em bombas implica em recomendaes de SMS avaliados pelos tcnicos de segurana do trabalho, conforme tabela 5, retirado do padro de execuo da empresa x. Tabela 5 Aspectos e impactos da tarefa ASPECTOS Queda de altura superior a 2,0m. Resduos contaminados com leo. Esforo fsico e m postura. Manuseio ferramentas. Rudo. Vibrao. Perda auditiva, irritabilidade. Irritabilidade, cansao. problemas cardacos, incorreto de peas IMPACTOS Morte, fratura ou contuso. Poluio no mar, escorregamento. Contuso. e Contuso.

Fonte: Extrado do padro de execuo da Empresa x.

c) TROCA DA BUCHA DE DESGASTE DA SEPARAO ENTRE OS DOIS ROTORES

Na anlise espectral, percebeu-se uma frequncia inter-harmnica (entre 68 a 73 Hz) que se destacava no espectro de velocidade (ver figura 12) de algumas bombas chegando ao nvel de vibrao em alarme 2 (falha) ou bem acima. No princpio pensava-se que esta frequncia (aproximadamente 73 Hz) poderia ser devido ao tipo de fluido bombeado, pois o problema era muito freqente nas bombas do separador de teste, onde a mistura leo-gs-gua ocorria acima do esperado. No entanto, conforme o tempo foi passando, verificou-se que ocorria tambm em outras bombas. Com o tempo, testando outras bombas stand-by, com o mesmo fluido, contatou-se que no apresentava o mesmo sintoma. Em vrias ocasies, estas bombas eram enviadas para reparo onshore.

55

Quando o reparo era feito offshore (figura 31), geralmente era reparado o selo e substitudos os rolamentos, mas a causa fundamental da vibrao no era eliminada. Quando a bomba retornava de reparo, seu nvel vibracional diminua, mas rapidamente retornava a nveis de vibrao em alarme 2.

Figura 31 Foto da Montagem dos elementos internos da bomba na oficina offshore Fonte: Fotografia realizada por Anderson Jos Soares.

Um dos mecnicos mais experientes, ao efetuar a manuteno de uma destas bombas a bordo, percebeu que os anis de desgaste estavam muito gastos (figura 32) e como no existiam anis sobressalentes, confeccionou-os com ao inoxidvel 316. Aps este reparo, a frequncia de inter-harmnica citada foi reduzida drasticamente.

56

Figura 32 - Anel de desgaste interno do rotor com bastante ranhura e desgaste Fonte: Fotografia realizada por Anderson Jos Soares.

Logo aps a interveno citada acima, foi observado na plataforma A outra bomba na bancada para reparo, onde seriam trocados apenas os seus rolamentos. No entanto, aproveitou-se a oportunidade para solicitar a troca de seus anis de desgaste, principalmente o anel de desgaste que separa os dois rotores. Quando o anel de desgaste interno do rotor foi inspecionado, verificou-se que estava com desgaste acentuado (figura 33). Aps sua troca, os nveis de vibrao retornaram s condies normais.

57

Desnvel visvel a olho nu.

Figura 33 - Anel de desgaste interno do rotor com desgaste acentuado Fonte: Fotografia realizada por Anderson Jos Soares.

Esta descoberta recente, mas j foi confeccionada uma Lio Pontual de Manuteno (ANEXO 2), para trinar os nossos mecnicos e auxili-los nos prximos reparos de bombas de transferncia. J foram efetuados dois outros reparos com troca destas buchas na oficina a bordo com sucesso. O fabricante da bomba recomenda a medio das folgas dos anis de desgaste da bomba HZZ-102-5321 da seguinte forma: mea a folga entre os jogos correspondentes de anel de desgaste estacionrio e do rotor em vrios locais (figura 34). Calculo da folga: Folga = Dadc - ddar, onde Dadc o maior dimetro do anel de desgaste da carcaa Dadc menor dimetro do anel de desgaste do rotor

58

Anel de desgaste do rotor Anel de desgaste da carcaa (tampa) Anel de desgaste da carcaa Rotor Anel de desgaste do rotor Folga mnima em mm (com peas novas) Folga mxima em mm (com peas desgastadas)

0,7 1,4

Figura 34 Tolerncias dos anis de desgaste da bomba HZZ Fonte: Extrada do manual do fabricante Sulzer [19].

59

CAPTULO V ANLISE ECONMICA

Com a simples alterao nos nveis de vibrao utilizados, adequando-os as realidades da plataforma, diminuram o nmero de intervenes na mquina, reduzindo os custos de manuteno, alm de expor menos a mo-de-obra aos riscos das atividades na rea destas bombas (rudo elevado, rea classificada como explosiva, ergonomia, impactos), contribuindo para os ndices de SMS. Destas interaes, entre Suporte Tcnico e tcnico da plataforma, atravs de treinamento a bordo e consultas para anlise de dados coletados, surgiram s boas prticas que contriburam muito para atingirmos estes resultados.

REDUO DE CUSTOS EM 2010 (APS IMPLANTAO)

Com base no histrico de intervenes no SAP R3 foi elaborado o grfico da figura 35.
Reduo dos Custos de Manuteno OFF-SHORE das Moto-bombas em 2010 R$ 160.000,00 R$ 139.601,58 R$ 140.000,00 R$ 117.106,06 R$ 109.018,73 R$ 120.000,00 R$ 92.803,75 R$ 100.000,00 R$ 86.563,52 R$ 80.000,00 R$ 60.000,00 R$ 26.093,65 R$ 40.000,00 R$ 20.000,00 R$ 2006 2007 2008 2009 2010 Mdia 2006 a Anos 2009

Figura 35 - Reduo dos Custos Manuteno OFFSHORE Moto bombas em 2010 Fonte: Elaborado pelo autor Marcelo da Silva Valente.

R$

60

Somente no ano de 2010, foi constatada uma economia de R$82.925,08 com custos de manuteno em moto bombas de transferncia de leo cru, comparando com a mdia dos anos 2006 a 2009. E ainda ocorreu a diminuio no envio de bombas para reparo onshore, que alm dos custos com mo-de-obra e sobressalentes, contabiliza o custo de transporte martimo e rodovirio. Sendo assim, o objetivo de reduo acima de 50% dos custos de manuteno foi atingido, como mostrado na figura 35. Alm disso, houve ganhos intangveis, ou seja, diminuio dos riscos ambientais por contaminao com resduos e de exposio de mo-de-obra aos riscos inerentes a atividade.

61

CAPTULO VI CONCLUSO

Um programa de manuteno preditiva eficiente deve ser constantemente revisado. Os profissionais que atuam neste ramo devem ser treinados

constantemente. Na manuteno de rea no h espao para o trabalhador que s executa ordens, mas sim o profissional pr-ativo que participa da gesto da manuteno. Esta interao entre o tcnico especialista do Suporte Tcnico e o tcnico da rea a chave para o sucesso do programa de manuteno preditiva. atravs deste relacionamento que surgem as descobertas que contribuem para as solues dos problemas. Na maioria das vezes quem est inspecionando, substituindo peas, verificando o tcnico da rea, e neste momento ele faz o papel de olhos da preditiva. Por mais simples que possa ser uma informao passada ao tcnico especialista, pode ser o detalhe que faltava para a soluo do problema. A metodologia aplicada neste estudo j est sendo implantada em outros equipamentos e outras plataformas. Os ganhos obtidos por meio deste trabalho foram expressivos. Ocorreu ainda a reviso dos nveis de vibrao das outras plataformas que tambm utilizam as bombas HZZ-102-5321 da Sulzer. Alm disso, percebe-se que muitas bombas de outros fabricantes tambm tinham nveis vibracionais inadequados, que foram ajustados conforme a norma ISO 10816, sendo este nmero de equipamentos um universo muito maior.

62

REFERNCIAS: [1] ALMEIDA, Joo Ferreira (traduo em portugus). A Bblia Sagrada. Revista e Atualizada no Brasil, 2.ed, Barueri: Sociedade Bblica do Brasil, 1999. 1094 p. [2] LIMA, Epaminondas Pio Correia. Mecnica das Bombas. 2. ed, Rio de Janeiro: Intercincia, 2003. 610 p. [3] WYREBSK, Jerzy. Manuteno Produtiva Total Um Modelo Adaptado. Universidade Federal de Santa Catarina, 1997. Disponvel em http://www.eps.ufsc.br/disserta98/jerzy/cap2.htm [4] KARDEC, Alan; RIBEIRO, Haroldo. Gesto Estratgica e Manuteno Autnoma. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002. 136 p. [5] LAFRAIA, Joo Ricardo Barusso. Manual de Confiabilidade, Mantenabilidade e Disponibilidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001. 374 p. [6] BRASIL. Lei NBR 5462-94, 30/11/1994. Confiabilidade e Mantenabilidade. [7] ALMEIDA, Mrcio Tadeu de. Manuteno Preditiva: Benefcios e Lucratividade. Escola Federal de Engenharia de Itajub, 2008. Disponvel em http://www.mtaev.com.br/download/mnt2.pdf [8] SAVELLI, Jos Camilo, Administrao da Engenharia da Manuteno. Volta Redonda UNIFOA. 115 slides Microsoft Powerpoint . 2009. [9] BRANCO FILHO, Gil. A Organizao, o Planejamento e o Controle da Manuteno. Rio de Janeiro: Cincia Moderna, 2008. 257 p. [10] KELLY, Luiz Henrique Farias. Anlise da Implementao da Manuteno Produtiva Total Um Estudo de Caso. 146 p. Dissertao (Mestrado) Curso de Mestrado em Gesto e Desenvolvimento Regional, Departamento de Economia, Contabilidade e Administrao da Universidade de Taubat. 2006. Disponvel em: http://www.ppga.com.br/mestrado/2006/Kelly-Luiz Henrique Farias.pdf. Acesso em 01.fev.2011. [11] ALMEIDA, Mrcio Tadeu de; GZ, Ricardo Damio Sales. Apostila do Curso Anlise e Medidas de Vibrao. Itajub: FUPAI, 1993. 230p.

63

[12] PINTO, A. Kardec; XAVIER, J.A.Nascif. Manuteno: Funo Estratgica. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001. 384 p. [13] MELQUESEDEQUE Melo Arco-Verde. Identificao de Falhas em Sistemas Rotativos Empregando Tcnicas No-lineares. 135 p. Dissertao (Mestrado). Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, 2008. Disponvel em: http://www. ebah.com.br/content/ABAAAA5VAAJ/identificacao-falhasempregando-analise-vibracao. Acesso em 02.fev.2011.

[14] INTERNATIONAL STANDARDS ORGANIZATION. Mechanical Vibration Of Machines With Operating Speeds From 10 to 200 rev/s - Basis For Specifying Evaluation Standards: ISO 2372-1974: General Guidelines. ISO, 1995. [15] INTERNATIONAL STANDARDS ORGANIZATION. Mechanical Vibration Evaluation Of Machine Vibration By Measurements On Non-rotating Parts. ISO 10816-1: 1995 [16] Engenharia SKF do Brasil LTDA. Apostila do Curso de Analista de Mquinas II. So Paulo: 2005. 195 p. [17] GODOY, Adelice Leite de. Gesto da Qualidade. 2010. Disponvel em http://www.cedet.com.br/index.php?/Tutoriais/Gestao-da-Qualidade/grafico-depareto.html [18] MORAES, Juliano, Mapeamento da Cadeia de Valor. Volta Redonda UNIFOA. 76 slides Microsoft Powerpoint. 2010. [19] Manual de Instalao e Manuteno da Bomba HZZ. Sulzer Brasil, So Bernardo do Campo: 2000. 43 p. [20] CASTRO, Flvia Lages de; et al. Manual UNIFOA Para a Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Volta Redonda: FOA, 2008. 74 p.

64

ANEXOS: Anexo 1 - Rota do operador da bomba HZZ

65

Anexo 2 Lio Pontual

You might also like