You are on page 1of 48

Caro(a) aluno(a), Neste Caderno voc ter a oportunidade de ampliar seu repertrio intelectual a partir da compreenso de vrios fenmenos

humanos abordados pela reexo losca. As diferentes perspectivas de cada um dos lsofos apresentados nas Situaes de Aprendizagem tm o objetivo de proporcionar alguns pontos de vista sobre temas que envolvem nosso cotidiano. A variedade temtica mostra como a Filosoa se distingue da cincia, da religio e da arte e, ao mesmo tempo, encontra nessas formas de conhecimento a manuteno do seu exerccio. Vinculados tradio losca, os temas so apresentados por meio de uma criteriosa seleo de textos, o que possibilita uma reviso do repertrio cultural e losco j produzido e, assim, um olhar mais elaborado sobre o mundo contemporneo. Neste Volume procuramos tambm vincular a tradio losca a temas como cincia, religio, cultura e arte. Assim, voc ter a oportunidade de entender as questes da produo cientca e de seus fundamentos para que possa conhecer o homem e o mundo. Adentrar nos domnios do sagrado e ter a chance de entender como a religio um aspecto frtil da cultura para discutir diferenas e semelhanas, e exercitar o entendimento de diferentes modos de pensar, agir e sentir do que voc pode estar acostumado. Nesse caminho do exerccio em relao ao diferente e a suas manifestaes, voc entrar em contato com a dimenso simblica da cultura e da condio esttica e existencial do homem. A diversidade dos assuntos abordados neste Caderno atende necessidade comum de ler, interpretar e dar signicado ao mundo que nos rodeia. nesse mundo rico de possibilidades que devemos aprender a viver, conviver e cotidianamente valorizar a diversidade.
Coordenadoria de Estudos e Normas Pedaggicas CENP Secretaria da Educao do Estado de So Paulo Equipe Tcnica de Cincias Humanas

Filosoa - 1a srie - Volume 2


?

SITUAO DE APRENDIZAGEM 1 INTRODUO FILOSOFIA DA CINCIA

Para comeo de conversa PESQUISA INDIVIDUAL


Para estudar os temas deste Caderno, importante comear com uma pesquisa sobre o signicado de algumas palavras. Pesquise na internet, em dicionrios de Filosoa, na biblioteca da escola ou da sua cidade o signicado dos termos relacionados a seguir. Quanto mais aprofundada sua pesquisa, melhor. a) Cincia:

b) Termo cientco:

c) Hiptese:

d) Tese:

e) Induo:
3

Filosoa - 1a srie - Volume 2

f ) Deduo:

Exerccios
1. Qual a diferena entre os dois blocos de informaes apresentados no quadro a seguir? Bloco 1 Todos os homens vivos respiram. Meu irmo um homem vivo. Portanto, meu irmo respira. Bloco 2 Meu irmo respira. Meu irmo um homem vivo. Portanto, todos os homens vivos respiram.

2. Apresente um exemplo de seu cotidiano no qual voc pode utilizar deduo e induo.

Filosoa - 1a srie - Volume 2

3. O quadro a seguir apresenta um exemplo de induo e deduo.

Induo, ou dados obtidos a partir de experincias Criao da lei ou teoria

O livro de Matemtica tem exerccios com fraes. Exerccios com fraes so difceis. Logo, os livros de Matemtica so difceis, porque tm exerccios com fraes.

Exerccio de deduo

Com base no exemplo, complete os quadros seguintes com novos exemplos de induo e deduo. Induo, ou dados obtidos a partir de experincias Criao da lei ou teoria Exerccio de deduo

Induo, ou dados obtidos a partir de experincias Criao da lei ou teoria Exerccio de deduo
5

Filosoa - 1a srie - Volume 2

Induo, ou dados obtidos a partir de experincias Criao da lei ou teoria Exerccio de deduo

Desao! A seguir, sero apresentados testes de concursos pblicos que se utilizam do raciocnio lgico como forma de seleo de candidatos. Voc aceita o desao de resolv-los? 1. (Prefeitura Municipal de Pacajus/2007) cargo de sioterapeuta Se Carlos mais velho do que Pedro, ento Maria e Jlia tm a mesma idade. Se Maria e Jlia tm a mesma idade, ento Joo mais moo do que Pedro. Se Joo mais moo do que Pedro, ento Carlos mais velho do que Maria. Ora, Carlos no mais velho do que Maria. Ento, a) Carlos no mais velho do que Jlia, e Joo mais moo do que Pedro. b) Carlos mais velho do que Pedro, e Maria e Jlia tm a mesma idade. c) Carlos e Joo so mais moos do que Pedro. d) Carlos mais velho do que Pedro, e Joo mais moo do que Pedro. e) Carlos no mais velho do que Pedro, e Maria e Jlia no tm a mesma idade.
IEPRO Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da UECE. Disponvel em: <http://www.iepro.org.br/concurso/provas/sioterapeuta.pdf>.

2. (Fundao Carlos Chagas/2006) Uma turma de alunos de um curso de Direito reuniu-se em um restaurante para um jantar de confraternizao e coube a Francisco receber de cada um a quantia a ser paga pela participao. Desconado que Augusto, Berenice e Carlota no tinham pagado as suas respectivas partes, Francisco conversou com os trs e obteve os seguintes depoimentos: Augusto: No verdade que Berenice pagou ou Carlota no pagou. Berenice: Se Carlota pagou, ento Augusto tambm pagou. Carlota: Eu paguei, mas sei que pelo menos um dos dois outros no pagou.
6

Filosoa - 1a srie - Volume 2

Considerando que os trs falaram a verdade, correto armar que: a) apenas Berenice no pagou a sua parte. b) apenas Carlota no pagou a sua parte. c) Augusto e Carlota no pagaram suas partes. d) Berenice e Carlota pagaram suas partes. e) os trs pagaram suas partes. 3. (Nossa Caixa Nosso Banco Vunesp/2002) Todo torcedor do time A fantico. Existem torcedores do time B que so fanticos. Marcos torce pelo time A e Paulo fantico. Pode-se, ento, armar que: a) Marcos fantico e Paulo torce pelo time A. b) Marcos fantico e Paulo torce pelo time B. c) Marcos tambm torce pelo time B e Paulo torce pelo time A. d) Marcos tambm torce pelo time B e o time de Paulo pode no ser A nem B. e) Marcos fantico e o time de Paulo pode no ser A nem B.

Leitura e Anlise de Texto A cincia uma atividade racional e, por isso, vale-se das regras da lgica para fundamentar seus conhecimentos. No entanto, a induo no parte das regras lgicas para se legitimar. Ela parte da experincia. Vejamos como David Hume prope o problema: Parte II [...] 28. Mas ns ainda no atingimos algo minimamente satisfatrio com relao questo primeiramente proposta. Cada soluo ainda levanta uma nova questo to difcil quanto a que a precede, e nos leva a mais questionamentos. Quando se pergunta, Qual a natureza de todos nossos argumentos com relao a fatos reais? a resposta adequada parece ser a que eles so baseados na relao de causa e efeito. Quando novamente se pergunta, Qual a fundamentao de todos os nossos argumentos e concluses referentes a tal relao? pode-se responder em uma s palavra: Experincia. Mas se ainda quisermos dar continuidade a nosso humor investigativo, e perguntarmos Qual a fundamentao de todas as concluses baseadas na experincia? isso implicaria uma nova questo, que pode ser de mais difcil soluo e explicao. Filsofos, que se do ares de sabedoria e sucincia superiores, tm uma rdua tarefa quando encontram pessoas com disposio investigativa, que os empurram para fora de todos os cantos em que se recolhem, e que certamente trazem a eles algum dilema perigoso. O
7

Filosoa - 1a srie - Volume 2

melhor expediente para prevenir essa confuso sermos modestos em nossas pretenses; e at mesmo descobrir a diculdade ns mesmos antes de esta nos ser direcionada. Desse modo, podemos fazer de nossa ignorncia uma espcie de mrito.
HUME, David. Ensaio sobre o entendimento humano. Traduo Maria Eloisa Pires Tavares. Disponvel em: <http://gutenberg.org/dirs/etext06/7echu10.txt>. Acesso em: 13 nov. 2009.

1. Sublinhe no texto as palavras que voc desconhece. Depois, investigue uma por uma e coloque os signicados na seo Meu vocabulrio losco, disponvel no nal deste Caderno. 2. Com base no texto, responda s questes: a) Qual a natureza de todos os nossos raciocnios sobre os fatos, segundo Hume?

b) De acordo com Hume, qual o fundamento de todos os nossos raciocnios e concluses sobre a relao de causa e efeito?

3. Por que Hume v um problema na fundamentao das concluses por meio da observao da experincia?

Exerccios
1. Veja um exemplo dado por Bertrand Russell, e adaptado por ns, sobre a induo. Certo peru foi alimentado durante um ano s 9 horas (dado). Ele criou, ento, uma lei: sou alimentado todos os dias s 9 horas (teoria). Amanh, s 9 horas, serei alimentado (previso). No entanto, houve um problema com a previso do peru, pois, no dia seguinte sua previso, ele foi degolado, porque era vspera de Natal e ele seria servido na ceia.
8

Filosoa - 1a srie - Volume 2

Por que a previso do peru falhou? Leis e teorias so questionveis ou, ao contrrio, so verdades absolutas?

2. Arma-se, constantemente, que da observao das experincias tiramos os conhecimentos. Mas ser que cada um de ns observa da mesma maneira? Ser que nossa viso, nossa audio, nosso paladar, nosso tato e nosso olfato so iguais aos dos outros seres humanos? As pessoas podem observar uma mesma situao de modos diferentes. Analise as seguintes imagens e responda questo: Quais os limites da observao?

Album/akg-images-Latinstock

SPL-Latinstock

Plano ou profundo? H um corte na imagem?

Esttico ou em movimento?

O cho ou o teto?

Vertical ou horizontal?

Plano ou ondulado?

David Parker/SPL-Latinstock

SPL-Latinstock

SPL-Latinstock

Filosoa - 1a srie - Volume 2

PESQUISA EM GRUPO
Em grupo, observe pequenos fenmenos na sala de aula. Depois, anote essas observaes, tais como o sol atravessa o vidro e aquece a carteira, procurando perceber as relaes que acompanham essa armao. Por exemplo, o sol quente e emite calor; o vidro transparente e permite a passagem de calor e de luz; a carteira recebe calor e ca aquecida. Essas hipteses so um exemplo de como elaboramos conceitos. Elaboramos conceitos interpretando informaes e as relacionando umas com as outras. Nessa perspectiva, podemos dizer que a Cincia tambm contempla interpretao. Voc dever chegar a um resultado semelhante ao do quadro seguinte. Observao: Hiptese 1: Hiptese 2: Hiptese 3: O sol atravessa o vidro e aquece a carteira. O sol quente e emite raios de calor. O vidro transparente e permite a passagem de calor e luz. A carteira recebe calor e ca aquecida.

Com base no quadro anterior, complete os quadros seguintes com novas proposies a respeito de fenmenos observados no espao da escola.

Observao: Hiptese 1: Hiptese 2: Hiptese 3:

10

Filosoa - 1a srie - Volume 2

Observao: Hiptese 1: Hiptese 2: Hiptese 3:

Observao: Hiptese 1: Hiptese 2: Hiptese 3:

Exerccios
1. De acordo com as explicaes de seu professor, escreva ao lado das imagens, os critrios para uma boa teoria cientca segundo Karl Popper.
Patrcia Paulozi/Maps World

11

Filosoa - 1a srie - Volume 2

2. Observe o modelo:
Patrcia Paulozi/Maps World

Hiptese: Se eu soltar esta borracha, ela cair no cho e rolar para a esquerda. Falsicaes possveis: Se soltar esta borracha, ela no cair no cho nem rolar para qualquer lado. Se soltar esta borracha, ela cair para cima. Se soltar esta borracha, ela cair para a parede. Se soltar esta borracha, ela car suspensa no ar. Se soltar esta borracha, ela cair no cho e rolar para a direita. Se soltar esta borracha, ela cair no cho e rolar para cima. Se soltar esta borracha, ela cair no cho e rolar para baixo. Se soltar esta borracha, ela cair no cho e no rolar. Se soltar esta borracha, ela cair no cho e desaparecer.

Agora, proceda da mesma forma, criando suas hipteses e, para cada uma delas, cinco falsicaes possveis: Hiptese: Falsicaes possveis:

Hiptese: Falsicaes possveis:

12

Filosoa - 1a srie - Volume 2

Hiptese: Falsicaes possveis:

VOC APRENDEU? 1. Assinale a frase que no falsearia a seguinte lei de Newton: Todo corpo continua em seu estado de repouso, a menos que seja forado a mudar aquele estado por foras aplicadas sobre ele. a) Uma bola (corpo) est parada no meio de campo e, ao ser chutada pelo zagueiro (foras aplicadas), foi parar na rea adversria. b) Uma folha de papel (corpo) cou imvel sobre a mesa, mesmo recebendo uma forte venta nia (foras aplicadas). c) O carrinho de supermercado (corpo) comea a se mover, sem nenhum tipo de fora que o zesse sair do lugar. d) O carro na garagem de casa (corpo) no se moveu, mesmo quando foi puxado por um potente guincho (foras aplicadas), por meio de uma corda, compatvel com sua massa. e) O aparelho celular (corpo) cou suspenso no ar ao ser atirado (foras aplicadas) no cho. 2. Segundo a ordem do desenvolvimento da cincia proposta por Thomas Kuhn, enumere sequencialmente: ( ) Crise ( ) Cincia normal
13

Filosoa - 1a srie - Volume 2

( ) Revoluo cientca ( ) Nova cincia normal ( ) Pr-cincia 3. Assinale a frase que no diz respeito ao conceito de paradigma de Thomas Kuhn. a) Paradigma o modelo da cincia normal. b) A cincia normal determinada forma histrica de fazer cincia. Esta forma de fazer ou pensar a cincia o paradigma. c) A anomalia ocorre quando um paradigma no consegue explicar alguns fenmenos. d) A partir das anomalias, inicia-se uma crtica do paradigma cientco e, com isso, possvel a ocorrncia de uma revoluo cientca. e) Cada cientista tem um paradigma particular e pessoal, que nunca partilha com outro cientista.

PARA SABER MAIS


Sites SOCIEDADE BRASILEIRA para o Progresso da Cincia (SBPC). Disponvel em: <http://www.sbpcnet.org.br>. Acesso em: 13 nov. 2009. Nele voc encontra aspectos e debates da cincia feita no Brasil. Acompanhe-os tambm pelos sites das melhores universidades do Brasil e das seguintes instituies que apoiam a cincia: CONSELHO NACIONAL de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq). Disponvel em: <http://www.cnpq.br>. Acesso em: 13 nov. 2009. COORDENAO de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior (Capes). Dis ponvel em: <http://capes.gov.br>. Acesso em: 13 nov. 2009. FUNDAO de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo (Fapesp). Dis ponvel em: <http://www.fapesp.br>. Acesso em: 13 nov. 2009. SCIENTIFIC Electronic Library Online (SciELO). Disponvel em: <http://www. scielo.br>. Acesso em: 13 nov. 2009.

14

Filosoa - 1a srie - Volume 2

SITUAO DE APRENDIZAGEM 2 INTRODUO FILOSOFIA DA RELIGIO DEUS E A RAZO

Apresentaremos, nesta Situao de Aprendizagem, o uso da racionalidade relacionada existncia de Deus. Seria possvel conhecer Deus sob o ponto de vista da razo? Como a razo pode saber sobre a existncia de Deus? H limites?

PESQUISA INDIVIDUAL
Pesquise na internet, em dicionrios de Filosoa, na biblioteca da escola ou da sua cidade o signicado das palavras relacionadas a seguir. Quanto mais aprofundada sua pesquisa, melhor. a) F e razo:

b) Tolerncia:

c) Religio:

d) Alteridade:

Debate
Debata com seus colegas as questes a seguir. No se esquea de anotar a sua opinio e a deles.
15

Filosoa - 1a srie - Volume 2

Como podemos provar racionalmente que existe Deus? Nome dos colegas Resposta de cada colega

Qual a diferena entre pensar e sentir? Nome dos colegas Resposta de cada colega

Muitos ateus, espritas, catlicos, evanglicos, budistas, hindustas, muulmanos e membros de cultos afro-brasileiros morreram e mataram por causa de sua f, mas muitos deles lutaram e lutam para que seja respeitada a liberdade religiosa dos outros. Como podemos valorizar a religio dos outros, mesmo quando somos membros de outra religio? Nome dos colegas Resposta de cada colega

16

Filosoa - 1a srie - Volume 2

Leitura e Anlise de Texto Uniformidade e diferena Existem certas ideias de uniformidade que algumas vezes ocorrem aos gnios, [...] mas que infalivelmente causam grande impresso s pequenas almas. Estas descobrem no interior de tais ideias uma espcie de perfeio; porque quase impossvel no v-la: os mesmos pesos, as mesmas medidas no comrcio; as mesmas leis do Estado, a mesma religio em toda parte. Mas ser isso sempre verdadeiro, sem excees? Ser o mal da mudana constante menor que o do sofrimento? E a grandeza de um gnio no consiste, precisamente, em distinguir entre os casos em que a uniformidade um requisito, e aqueles em que h necessidade de diferenas?
MONTESQUIEU, Charles-Louis de Secondat. O esprito das leis. Traduo Maria Eloisa Pires Tavares. Disponvel em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=3906>. Acesso em: 13 nov. 2009.

Observando nossa sociedade, o que preciso uniformizar e o que preciso manter e respeitar quando se trata de diferenas culturais?

17

Filosoa - 1a srie - Volume 2

Exerccios
Com base nas explicaes de seu professor, responda: 1. Segundo Kant, quais so as provas da existncia de Deus?

2. Por que a existncia de Deus no pode ser provada teoricamente pela razo, segundo Kant?

PESQUISA INDIVIDUAL
Pesquise informaes sobre uma religio diferente da que voc professa ou sobre os argumentos de quem no acredita em nenhuma divindade. Procure dados, entrevistando pessoas e pesquisando em livros ou sites. Em seguida, responda: 1. Sobre qual religio pesquisou? 2. O que voc aprendeu com essa pesquisa sobre a religio?

18

Filosoa - 1a srie - Volume 2

3. O que mais chamou a sua ateno na religio pesquisada?

4. Cole ou desenhe imagens ou smbolos que voc considera representativos da religio pesquisada.

19

Filosoa - 1a srie - Volume 2

5. Depois da pesquisa, houve alguma mudana na sua concepo sobre a maneira como devemos nos relacionar com pessoas de religies diferentes da nossa? Argumente.

VOC APRENDEU? 1. Por que Kant arma que no podemos chegar certeza da existncia ou da no existncia de Deus a partir da razo? Assinale as alternativas que respondem a essa questo, segundo o pensamento do lsofo. a) O homem um ser que no consegue explicar teoricamente a existncia de Deus. Deus estaria fora e alm das categorias humanas para a reexo terica, por isso no poderamos provar sua existncia. b) Quando vemos uma grande obra, pensamos que algo ou algum a construiu. No entanto, apenas podemos supor isso. A prova da existncia de Deus, que se refere causa inicial, no pode ser uma prova; ela a suposio de que algo ou algum fez o mundo. Uma suposio no uma prova. c) O homem no pode conhecer Deus, porque no dispe de recursos tecnolgicos para faz-lo. d) No se pode provar a existncia de Deus, porque no h provas escritas deixadas sobre sua vida. e) Apesar de a racionalidade humana ser muito ampla, para Kant, Deus esconde-se dela nos mistrios mais profundos e, por isso, o homem no pode provar sua existncia.
20

Filosoa - 1a srie - Volume 2

2. Como Kant justica a existncia de Deus? a) Teoricamente no se demonstra a existncia de Deus, portanto, no possvel provar a sua existncia. b) Para provar a existncia de Deus, Kant recorreu s provas da existncia de Deus, como o motor imvel e a causa inicial, que so causas baseadas na experincia inicial. c) Para Kant, a razo terica no prova a existncia de Deus. Mas, em termos prticos, no campo da razo prtica, possvel provar a existncia de Deus. d) Kant prova a existncia de Deus a partir dos graus de perfeio do mundo. Induzimos, ento, que Deus existe porque ele o grau mximo desse bem que vemos na Terra. e) Kant no aceita as provas da existncia de Deus, porque ele era ateu e no procurou demonstrar sua existncia. Todo o seu trabalho foi construdo para destruir a religio e provar que as pessoas estariam melhor se no se preocupassem com os seus deveres.

21

Filosoa - 1a srie - Volume 2

SITUAO DE APRENDIZAGEM 3 INTRODUO FILOSOFIA DA CULTURA MITO E CULTURA

Nesta Situao de Aprendizagem, vamos problematizar aspectos simblicos e loscos da cultura.

PESQUISA INDIVIDUAL
Pesquise na internet, em dicionrios de Filosoa, na biblioteca da escola ou da sua cidade o signicado das palavras relacionadas a seguir. Quanto mais aprofundada sua pesquisa, melhor. a) Mito:

b) Cultura:

c) Linguagem:

d) Natureza:

22

Filosoa - 1a srie - Volume 2

e) Determinismo:

Leitura e Anlise de Texto O banquete (o amor, o belo) [...] Quando nasceu Afrodite, banqueteavam-se os deuses, e entre os demais se encontrava tambm o lho de Prudncia, Recurso. Depois que acabaram de jantar, veio para esmolar do festim a Pobreza, e cou pela porta. Ora, Recurso, embriagado com o nctar pois vinho ainda no havia penetrou o jardim de Zeus e, pesado, adormeceu. Pobreza ento, tramando em sua falta de recurso engendrar um lho de Recurso, deita-se ao seu lado e pronto concebe o Amor. Eis por que cou companheiro e servo de Afrodite o Amor, gerado em seu natalcio, ao mesmo tempo que por natureza amante do belo, porque tambm Afrodite bela. E por ser lho, o Amor, de Recurso e de Pobreza foi esta a condio em que ele cou. Primeiramente ele sempre pobre, e longe est de ser delicado e belo, como a maioria imagina, mas duro, seco, descalo e sem lar, sempre por terra e sem forro, deitando-se ao desabrigo, s portas e nos caminhos, porque tem a natureza da me, sempre convivendo com a preciso. Segundo o pai, porm, ele insidioso com o que belo e bom, e corajoso, decidido e enrgico, caador terrvel, sempre a tecer maquinaes, vido de sabedoria e cheio de recursos, a losofar por toda a vida, terrvel mago, feiticeiro, sosta: e nem imortal a sua natureza nem mortal, e no mesmo dia ora ele germina e vive, quando enriquece; ora morre e de novo ressuscita, graas natureza do pai; e o que consegue sempre lhe escapa, de modo que nem empobrece o Amor nem enriquece, assim como tambm est no meio da sabedoria e da ignorncia. Eis com efeito o que se d. [...] (p. 21).
PLATO. O banquete (o amor, o belo). Disponvel em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2279>. Acesso em: 13 nov. 2009.

1. Destaque no texto as palavras das quais voc no sabe o signicado. Depois investigue uma por uma e coloque os signicados na seo Meu vocabulrio losco, disponvel no nal deste Caderno. 2. Com base no texto apresentado e nas explicaes do professor, explique o que um mito.

23

Filosoa - 1a srie - Volume 2

3. Escreva sobre um mito que voc conhea. Se preferir, pesquise algum.

4. Os smbolos so partilhados por vrias pessoas, mas tambm podem ser muito pessoais, e o mesmo acontece com os signicados. Lembre-se de que o signo a representao aos nossos sentidos de algo que existe: pode ser uma imagem, um som, um cheiro, um sabor, um gesto, uma temperatura, uma dana. O significado o contedo desse signo, a ideia que est por trs daquilo que se apresenta para as pessoas ou para si mesmo. Complete o quadro a seguir, escrevendo o signicado ou desenhando um signo. Signo Signicados Signo Signicados

Algo legal.

24

Filosoa - 1a srie - Volume 2

Signo

Signicados Tristeza, dor, sofrimento.

Signo

Signicados

Carinho, afeto.

Vitria, conquista.

Trabalho em equipe.
Patrcia Paulozi/ Maps World

Amizade, companheirismo.

Romntico, galanteador.
Patrcia Paulozi/ Maps World

Proibido pescar.
Patrcia Paulozi/ Maps World

Viagem, passeio.

25

Filosoa - 1a srie - Volume 2

LIO DE CASA 1. Qual a relao entre cultura e natureza?

2. Qual o papel do Estado em relao cultura? Exemplique.

26

Filosoa - 1a srie - Volume 2

Leitura e Anlise de Texto [...] Efetivamente, fcil ver que, entre as diferenas que distinguem os homens, muitas passam por naturais, quando so, unicamente, a obra do hbito e dos diversos gneros de vida adotados pelos homens na sociedade. Assim, um temperamento robusto ou delicado, a fora ou a fraqueza que disso dependem vm muitas vezes mais da maneira dura ou efeminada pela qual foi educado do que da constituio primitiva dos corpos. Acontece o mesmo com as foras do esprito, e a educao no s estabelece diferena entre os espritos cultivados e os que no o so, como aumenta a que se acha entre os primeiros proporo da cultura; com efeito, quando um gigante e um ano marcham na mesma estrada, cada passo representa nova vantagem para o gigante. Ora, se se comparar a diversidade prodigiosa do estado civil com a simplicidade e a uniformidade da vida animal e selvagem, em que todos se nutrem dos mesmos alimentos, vivem da mesma maneira e fazem exatamente as mesmas coisas, compreender-se- quanto a diferena de homem para homem deve ser menor no estado de natureza do que no de sociedade; e quanto a desigualdade natural deve aumentar na espcie humana pela desigualdade de instituio. [...]
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens. Disponvel em: <www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do? select_action=&co_obra=2284>. Acesso em: 13 nov. 2009.

1. Sublinhe no texto as palavras que voc desconhece. Depois, investigue uma por uma e coloque os signicados na seo Meu vocabulrio losco, disponvel no nal deste Caderno. 2. Para Rousseau, qual a importncia da educao?

3. Qual a sua atitude pessoal em relao educao?

27

Filosoa - 1a srie - Volume 2

Leitura e Anlise de Texto Etnocentrismo uma viso do mundo onde o nosso prprio grupo tomado como centro de tudo e todos os outros so pensados e sentidos atravs dos nossos valores, nossos modelos, nossas denies do que a existncia. No plano intelectual, pode ser visto como a diculdade de pensarmos a diferena; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade etc. Perguntar sobre o que etnocentrismo , pois, indagar sobre um fenmeno onde se misturam tanto elementos intelectuais e racionais quanto elementos emocionais e afetivos. No etnocentrismo, estes dois planos do esprito humano sentimento e pensamento vo juntos compondo um fenmeno no apenas fortemente arraigado na histria das sociedades como tambm facilmente encontrvel no dia a dia das nossas vidas.
ROCHA, Everardo P. Guimares. O que etnocentrismo. So Paulo: Brasiliense, 1988. (Coleo Primeiros Passos). <http://editorabrasiliense.com.br>

Como podemos perceber o etnocentrismo em nosso dia a dia?

VOC APRENDEU? 1. O que relativismo cultural? Selecione a resposta correta. a) Ensinar aos outros que a melhor cultura a nossa. Dessa maneira, eles aprendero e aceitaro nossos valores, porque estes so superiores a todos os outros.
28

Filosoa - 1a srie - Volume 2

b) Perceber o que h de bom na cultura dos outros e destruir o que ruim. c) Olhar os outros sabendo que nosso juzo est submetido aos nossos valores. d) Ignorar as pessoas que ns no entendemos. e) Saber separar, de acordo com nossos valores, o que ruim ou bom nas outras culturas e aceitar apenas aquilo que valorizamos. 2. Qual das frases a seguir apresenta um exemplo de alteridade? a) No h nada naquele pas que me interesse. b) Eu aprendi, com nossas diferenas, quanto tenho de crescer. c) No gosto de pessoas roqueiras. d) Pessoas tatuadas so assustadoras. e) Homem no chora. 3. Segundo Cassirer, o homem um ser simblico porque: a) gosta de desenhar. b) tem uma compreenso intuitiva do mundo. c) compreende o mundo e os outros, por meio de smbolos, ritos, gestos, mitos e religio. d) quer ver tudo mais bonito, razo que o levou a desenvolver a arte. e) consegue descrever a realidade apenas a observando.

29

Filosoa - 1a srie - Volume 2

30

Filosoa - 1a srie - Volume 2

SITUAO DE APRENDIZAGEM 4 Introduo Filosofia da Arte Nietzsche

Nesta Situao de Aprendizagem, vamos discutir, acompanhando Nietzsche, a formao do pensamento esttico, relacionando-o com a mitologia e a cultura.

PESQUISA INDIVIDUAL
1. Pesquise na internet, em dicionrios de Filosoa, na biblioteca da escola ou da sua cidade o signicado das palavras relacionadas a seguir. Quanto mais aprofundada a sua pesquisa, melhor. a) Dionsio:

b) Apolo:

c) Esttica:

d) Arte:

31

Filosoa - 1a srie - Volume 2

Exerccio
Para pensar a arte, Nietzsche recorreu mitologia da religio grega antiga, principalmente aos deuses Dionsio (o deus do vinho e do prazer) e Apolo (o deus da perfeio, da cura e do Sol). De acordo com as orientaes do professor, complete os quadros a seguir com as caractersticas do dionisaco e do apolneo. Dionisaco

Apolneo

PESQUISA INDIVIDUAL
Faa uma pesquisa sobre as artes apresentadas nos quadros a seguir, e responda s questes. Siga primeiramente as orientaes do professor.
32

Filosoa - 1a srie - Volume 2

No cinema: nomes dos lmes encontrados em sua pesquisa.

Caractersticas dionisacas e/ou apolneas observadas por voc nesses lmes.

33

Filosoa - 1a srie - Volume 2

Na fotograa: cole aqui as fotos pesquisadas.

Caractersticas dionisacas e/ou apolneas observadas por voc nessas fotos.

34

Filosoa - 1a srie - Volume 2

Na dana: espetculos pesquisados.

Caractersticas dionisacas e/ou apolneas observadas por voc nesses espetculos.

35

Filosoa - 1a srie - Volume 2

Na escultura: obras pesquisadas.

Caractersticas dionisacas e/ou apolneas observadas por voc nessas esculturas.

36

Filosoa - 1a srie - Volume 2

Na pintura: obras pesquisadas.

Caractersticas dionisacas e/ou apolneas observadas por voc nessas pinturas.

37

Filosoa - 1a srie - Volume 2

Na literatura: obras pesquisadas.

Caractersticas dionisacas e/ou apolneas observadas por voc nessas obras.

38

Filosoa - 1a srie - Volume 2

Na msica: obras pesquisadas.

Caractersticas dionisacas e/ou apolneas observadas por voc nessas msicas.

39

Filosoa - 1a srie - Volume 2

40

Filosoa - 1a srie - Volume 2

Biograas dos lsofos


Sempre que o professor apresentar um lsofo ou uma lsofa, voc poder escrever a respeito desses pensadores neste espao. Aqui j esto alguns lsofos que sero fundamentais para a compreenso dos conceitos trabalhados neste Caderno. No se esquea de que no h nada de divino ou espiritual nesses conceitos. Eles foram elaborados por pessoas parecidas com cada um de ns, mas, no entanto, caram famosas, porque resolveram pensar a respeito do mundo em que viveram. Muitos lsofos tiveram uma vida engraada, eram cheios de hbitos estranhos, como todo mundo, mas cada um, sua maneira, ajuda-nos a ter uma vida mais plena. Voc pode adiantar as aulas, procurando saber mais sobre essas pessoas. Que tal uma pesquisa por conta prpria?
Bettmann/CorbisLatinstock

Friedrich Nietzsche Vida:

Principais ideias:

Principais escritos :

41

Filosoa - 1a srie - Volume 2

Montesquieu Vida: Cole aqui uma imagem de Montesquieu Principais ideias:

Principais escritos:

Bill Pierce/Time Life PicturesGetty Images

Thomas Kuhn Vida:

42

Filosoa - 1a srie - Volume 2

Principais ideias:

Principais escritos:

David Levenson/Getty Images

Karl Popper Vida:

Principais ideias:

43

Filosoa - 1a srie - Volume 2

Principais escritos:

Album/akg-imagesLatinstock

Ernst Cassirer
Vida:

Principais ideias:

Principais escritos:

44

Filosoa - 1a srie - Volume 2

Bettmann/CorbisLatinstock

David Hume Vida:

Principais ideias:

Principais escritos:

Outro lsofo indicado pelo professor Vida: Cole aqui a imagem

45

Filosoa - 1a srie - Volume 2

Principais ideias:

Principais escritos:

Meu vocabulrio losco

46

Filosoa - 1a srie - Volume 2

Meu vocabulrio losco

47

Filosoa - 1a srie - Volume 2

Meu vocabulrio losco

Respostas do Desao pginas 6 e 7 1E 2A 3E


48

You might also like