You are on page 1of 3

RECONHECIMENTO E AES DE GRAAS I Cr. 29.

10-15 10 Davi louvou o Senhor na presena de toda a assembleia, dizendo: Bendito sejas, Senhor, Deus de Israel, nosso pai, de eternidade a eternidade. 11 Teus, Senhor, so a grandeza, o poder, a glria, a majestade e o esplendor, pois tudo o que h nos cus e na terra teu. Teu, Senhor, o reino; tu ests acima de tudo. 12 A riqueza e a honra vm de ti; tu dominas sobre todas as coisas. Nas tuas mos esto a fora e o poder para exaltar e dar fora a todos. 13 Agora, nosso Deus, damos-te graas, e louvamos o teu glorioso nome. 14 Mas quem sou eu, e quem o meu povo para que pudssemos contribuir to generosamente como fizemos? Tudo vem de ti, e ns apenas te demos o que vem das tuas mos. 15 Diante de ti somos estrangeiros e forasteiros, como os nossos antepassados. Os nossos dias na terra so como uma sombra, sem esperana. OBJETIVO: Levar cada pessoa presente a reconhecer as bnos contnuas de Deus sobre sua vida e tributar toda glria somente a Ele na pessoa de Jesus Cristo, a bno maior. INTRODUO: Quantos aqui tem motivos de gratido a Deus? (Perguntar motivos a algumas pessoas). CONTEXTO: Davi estava no final de seu reinado e tambm no final de sua vida. Preparara projeto e materiais para a construo de um mega e suntuoso templo para adorao a Deus. Incentivara toda a nao a contribuir tambm com doaes de materiais finos como ouro, prata, pedras preciosas e metais nobres. A quantidade de materiais recolhida era assustadora. Ainda assim Davi tinha a conscincia de que se utilizasse todo aquele material e construsse o mais majestoso templo a Deus, estariam apenas apresentando a Ele coisas que eram dele mesmo. TRANSIO: Como apresentar a Deus toda a nossa gratido? Quero refletir brevemente sobre o tema RECONHECIMENTO E AES DE GRAAS.

I RECONHECIMENTO DA MAJESTADE DE DEUS. a O majestoso criador. 1. Tudo foi criado por meio dele e para Ele. 1.1 Rm. 11.33-36 profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quo insondveis so os teus juzos, e quo inescrutveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a Ele

para que lhe venha a ser restitudo? Porque dele, e por meio dele e para ele so todas as coisas. A ele, pois, a glria eternamente. Amm. 2. O mundo material. 2.1 Sl. 24.1 Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contm, o mundo e os que nele habitam. 3. O mundo espiritual. 3.1 Cl. 1.16 Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos cus e sobre a terra, as visveis e as invisveis, sejam tronos, soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para Ele. 4. Sem Ele nada do que foi feito se fez. b O majestoso sustentador. 1. Tudo subsiste nele. 1.1 Hb. 1.1 ... sustentando todas as coisas pela fora do seu poder .... 2. Cada criatura, desde a mais nfima e invisvel aos olhos humanos ao mais gigantesco corpo celestial, tudo continua a existir e a funcionar porque Ele sustenta todas as coisas. c O majestoso soberano. 1. Ele governa sobre tudo. 1.1 O reino dos homens est sob seu governo soberano de modo que qualquer poder e qualquer autoridade que se levante, tem sua provenincia em sua vontade. 1.2 Dn. 2.20-21 Seja bendito o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque dele a sabedoria e o poder; Ele quem muda o tempo e as estaes, remove reis e estabelece reis; Ele d sabedoria aos sbios e entendimento aos inteligentes. Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que est em trevas, e com Ele mora a luz. 2. O reino espiritual com suas hostes e poderes de altssimo nvel de conhecimento e inteligncia, embora boa parte deles voltados para a maldade; todos esto sob o poder e governo de nosso Deus. II RECONHECIMENTO DE QUEM SOMOS. a Somos estrangeiros e forasteiros. 1. Dada nossa transitoriedade. 2. Tudo passa rapidamente e ns voamos. b Somos desesperanados.

1. Dada ao caos instalado em nosso ser devido ao nosso estado pecaminoso. 2. Dado ao caos instalado no mundo a nossa volta devido ao pecado. c Somos resgatados. 1. Deus nos ama e nos preserva para a converso. 2. Em Cristo muitos de ns j fomos libertos da condenao do pecado, estamos sendo libertos do poder e seremos num tempo futuro seremos libertos da presena do pecado. III AES DE GRAAS DIANTE DE DEUS. a Gratido pelas bnos temporais. 1. Deus nos cerca com toda sorte de bnos temporais. 2. Sua graa comum faz com que derrame bnos gerais sobre todos os seres humanos, quer o reconheam, respeitem e o adore, quer o ignore ou at mesmo blasfemem contra Ele. b Gratido pelas bnos eternas. 1. Deus nos abenoa com toda sorte de bnos espirituais e eternas. 2. Nem sequer possumos a compreenso plena de todas as riquezas que esto reservadas para aqueles que vivero eternamente no Reino de Deus. 3. Temos motivos de sobra, para rendermos graas ao nosso Deus, no usando um dia como sendo o Dia de Aes de Graas, mas fazendo de cada dia um Dia Especial de Aes de Graas. CONCLUSO: No apresentamos a Deus aes de graas com nada que temos de ns mesmos, mas com aquilo que Ele mesmo nos tem dado. Toda a glria, toda a honra, adorao e louvor pertencem exclusivamente a Ele.

You might also like