You are on page 1of 8

Medindo as estrelas: seu brilho, luminosidade, magnitude, temperatura e raio

A lei do Inverso do Quadrado da distncia e o brilho aparente de uma estrela Os fsicos verificaram que existe uma lei relacionando a energia emitida por unidade de tempo por um objeto e o quadrado da distncia na qual o estamos observando. Essa lei chamada de lei do inverso do quadrado da distncia. Ela conseqncia do fato de que a radiao emitida por um corpo ou seja, sua energia, vai se espalhando uniformemente no espao medida que se afasta da fonte. Isso faz com que haja um decrscimo no brilho do objeto medida que a distncia aumenta. Assim, observamos a radia o emitida por uma fonte distante como sendo mais fraca por que a maior parte dela foi espalhada em direes que no sero registra das pelo observador.

Os astrnomos definem a energia emitida por unidade de tempo como sendo a luminosidade de um objeto, enquanto que a quantidade de energia emitida por unidade de tempo e por unidade de rea definida como sendo o fluxo de energia de uma estrela. Esse fluxo de energia que chega Terra tambm chamado de brilho aparente de uma estrela. Por meio dessas definies somos capazes de medir o brilho aparente de um objeto ou seja, quo brilhante ele parece ser para ns. Assim, o brilho aparente (fluxo) de uma estrela a quantidade de energia que ela emite por unidade de rea e por unidade de tempo na direo do observador. A uma distncia d de uma fonte luminosa a energia eletromagntica emitida por ela j se espalhou por toda uma esfera de raio d. Essa esfera tem uma rea superficial equivalente a 4 d2 e, portanto, o brilho aparente dessa fonte dado por

B = L/4 d2
Mas, para que serve essa expresso? Existe um equipamento chamado fotmetro que capaz de medir o brilho aparente de uma estrela ou seja, o valor de B na expresso acima. Se voc tem B e a distncia d poder facilmente calcular a luminosidade da estrela.

A luminosidade de um corpo celeste Se somarmos a energia luminosa emitida, em todos os comprimentos de onda, por um dado objeto celeste vamos obter a energia total radiante proveniente dele por unidade de tempo. A este valor total da energia por unidade de tempo damos o nome de luminosidade do corpo celeste. Para obter a luminosidade de uma estrela precisamos usar a chamada "lei de Stefan-Boltzmann". De acordo com essa lei se um determinado corpo aquecido a uma temperatura T, cada metro quadrado de sua superfcie irradia em um segundo uma quantidade de energia igual a

T4
A energia total que a estrela irradia por segundo ou seja, a sua luminosidade L, obtida multiplicando-se a energia irradiada por metro quadrado por segundo (T4) pelo nmero de metros quadrados de sua rea superficial. Supondo que a estrela esfrica sua rea dada por 4 R2, onde R seu raio. Assim a luminosidade dada por:

onde L a luminosidade, R o raio da rea visvel do objeto e T a temperatura medida em "Kelvins". A letra representa a constante de Stephan -Boltzmann cujo valor

= 5,67 x 10-8 W m-2 K-4


Aqui W a unidade de potncia chamada "watt" que o mesmo que joule por segundo. Vemos, portanto, que a luminosidade de um objeto depende, de uma maneira muito sensvel, da temperatura e tambm da rea de superfcie do objeto. A magnitude aparente de uma estrela O sistema de magnitudes que os astrnomos usam para representar o brilho das estrelas foi inventado na Grcia antiga pelo astrnomo Hiparcos. Por volta do ano 150 a.C. Hiparcos mediu o brilho aparente das estrelas no cu noturno usando unidades qu e ele chamou de magnitudes. Hiparcos chamou as estrelas mais brilhantes de estrelas de primeira magnitude. Aquelas que tinham aproximadamente metade do brilho dessas receberam a classificao de estrelas de segunda magnitude. Outras estrelas que tinham metade do brilho daquelas classificadas como segunda magnitude foram chamadas de estrelas de terceira magnitude e assim por diante. Essa classificao atingiu at a sexta magnitude, que englobava as estrelas mais fracas que podemos observar a olho n. Somente aps a inveno do telescpio que os astrnomos puderam estender a classificao criada por Hiparcos para as estrel as mais fracas do que a sexta magnitude ou seja, aquelas que s podiam ser observadas com o auxlio de instrumentos astronmicos. Essas magnitudes so adequadamente chamadas de magnitudes aparentes uma vez que elas descrevem quo brilhante um objeto parece ser para um observador situado na Terra. Assim, a magnitude aparente de uma estrela uma medida da quantidade de energia emitida por ela e que chega at um detector situado na Terra, seja ele o nosso olho ou um detector eletrnico. Note que a magnitude aparente de uma estrela depende da sua luminosidade e da sua distncia at ns. Uma estrela pode parecer fraca ou por que ela tem uma luminosidade pequena, e portanto no emite muita energia, ou porque ela est muito distante.

No sculo XIX foram desenvolvidas tcnicas bem mais apuradas para medir a energia luminosa que era emitida por uma estrela e que alcanava os nossos detectores. Os astrnomos procuraram ento definir a escala de magnitudes de modo mais preciso. As medies de brilho aparente realizadas mostraram que uma estrela de primeira magnitude cerca de 100 vezes mais brilhante do que uma estrela de sexta magnitude. Isso quer dizer que voc teria que reunir 100 estrelas de magnitude aparente + 6 para obter a mesma quantidade de energia luminosa emitida por uma nica estrela de magnitude aparente + 1. Baseado nisso a escala de magnitudes foi redefinida de modo que uma diferena de magnitude igual a 1 corresponde a um fator 2,512 de diferena na energia luminosa emitida pelos objetos que esto sendo comparados. Por exemplo, uma diferena de magnitudes aparentes igual a 5 corresponde exatamente a um fator de 100 na quantidade de energia luminosa recebida pelos nossos detectores uma vez que 2,512 x 2,512 x 2,512 x 2,512 x 2,512 = (2,512)5 = 100. Vemos, portanto, que 2 1/2 estrelas de terceira magnitude fornecem a mesma quantidade de energia que uma nica estrela de segunda magnitude. A tabela abaixo nos d exemplos do que representa a diferena de magnitude em funo da razo entre os brilhos das estrelas. Por exemplo, se duas estrelas tm uma diferena de magnitude aparente igual a 3 isso quer dizer que uma delas 2,512 x 2,512 x 2,512 = 15,85 vezes mais brilhante que a outra. Relacionando magnitudes com razes de brilho aparente diferena em magnitude 1 2 3 ... 5 10 20 razo entre os brilhos 2,512 : 1 (2,512)2 = 6,31 : 1 (2,512)3 = 15,85 : 1 ... (2,512) = 100 : 1 (2,512)10 = 104 : 1 (2,512)20 = 108 : 1
5

Preste bastante ateno nisso: As diferenas de magnitudes no correspondem a diferenas de brilhos e sim a razes entre brilhos.

Matemticamente, a expresso da magnitude dada como uma razo entre brilhos pela expresso

(b2/b1) = 100(m1 - m2)/5


ou ento

m1 - m2 = 5 log (b2/b1)
Vamos ver isso com mais detalhes. Medimos o brilho de uma estrela de magnitude 1 e ento o comparamos com o brilho de uma estrela de magnitude 6. Poderamos ser levados a pensar que a estrela de magnitude 6 seis vezes menos brilhante que a de magnitude 1 ou ento que a diferena de brilho entre elas dada pela diferena entre suas magnitudes, no caso 6-1=5. Isso est completamente errado! Uma estrela de magnitude 1 100 vezes mais brilhante do que uma estrela de magnitude 6. Assim, uma diferena de 5 magnitudes (6-1=5) corresponde a uma razo de brilhos igual a 100. Quando dizemos que uma estrela 5 magnitudes mais brilhante do que outra estamos afirmando que ela um fator 100 mais brilhante. Cada diferena de magnitude corresponde a um fator de 2,512 em brilho. Assim, uma estrela de primeira magnitude 2,512 mais brilhante do que uma estrela de magnitude 2 e 2,512 x 2,512 = 6,310 vezes mais brilhante do que uma estrela de magnitude 3, e assim por diante.

Devemos notar tambm que o sistema de magnitudes aparentes foi definido de uma forma que pode confundir o estudante. Preste bastante ateno: A escala de magnitudes est "ao contrrio"! Com isso queremos dizer que, em vez de magnitudes maiores indicarem estrelas mais brilhantes, o contrrio que acontece. Quanto menor o valor da magnitude aparente de uma estrela maior o seu brilho. Quanto maior o valor da magnitude aparente de uma estrela menor o seu brilho.

As medies modernas mostraram que Hiparcos havia subestimado as magnitudes aparentes das estrelas mais brilhantes e logo foi notado que as magnitudes aparentes associadas s estrelas mais brilhantes deveriam, em geral, ser representadas por nmeros negativos. Deste modo Quanto mais negativo for o valor da magnitude aparente de uma estrela mais brilhante ela .

A figura acima mostra a escala de magnitudes aparentes moderna. Note que as estrelas mais fracas que podemos ver atravs de u m par de binculos tm uma magnitude + 10 e as estrelas mais fracas que podem ser fotografadas em uma hora de exposio com um grande telescpio so de magnitude + 25. Note tambm que quanto mais brilhante o objeto no cu mais negativo o valor de sua magnitude aparente. Um objeto com magnitude -5 muito mais brilhante do que um objeto com magnitude +30 ! Por exemplo, vamos comparar o brilho aparente do planeta Vnus com a estrela Aldebaran. No seu maior brilho o planeta Vnus tem uma magnitude aparente de -4,2. A estrela Aldebaran tem uma magnitude aparente de 0,8. A diferena de suas magnitudes 0,8 - (4,2) = 5,0. Por conseguinte vemos que o planeta Vnus 100 vezes mais brilhante para o nosso olho do que a estrela Aldebaran.

A magnitude absoluta de uma estrela Os astrnomos tambm usam uma quantidade chamada magnitude absoluta para medir a luminosidade de uma estrela. Lembre-se que as magnitudes aparentes nos dizem quo brilhante uma estrela parece ser aos olhos de um determinado observador. fcil entender isso se lembrarmos que uma mesma estrela parecer brilhante se vista a pouca distncia mas se tornar fraca se for colocada a grande distncia. Isto nos diz que a magnitude aparente de uma dada estrela depende tambm da sua distncia ao observador.

No entanto, precisamos saber quo brilhantes as estrelas realmente so. Para esse propsito os astrnomos inventaram uma medida verdadeira do fluxo de energia de uma estrela, que chamado de magnitude absoluta. A magnitude absoluta de uma estrela definida como a magnitude aparente que ela teria se estivesse localizada a uma distncia padro de exatamente 10 parsecs da Terra.

Por exemplo, se o Sol fosse deslocado para uma distncia de 10 parsecs da Terra ele teria uma magnitude aparente de + 4,8. Assim, a magnitude absoluta do Sol + 4,8. As magnitudes absolutas das estrelas variam de cerca de - 10 para as estrelas mais brilhantes at + 15 para aquelas mais fracas. A magnitude absoluta do Sol est aproximadamente no meio desse intervalo, o que ns d a primeira pista de que o Sol uma estr ela mdia. A tabela abaixo ilustra como a magnitude absoluta est relacionada com a luminosidade de uma estrela. Relacionando Magnitude Absoluta com Luminosidade Magnitude Absoluta -5 0 5 10 Luminosidade aproximada (em unidades solares) 10000 100 1 0,01

O mdulo de distncia Usando a lei do inverso do quadrado da distncia os astrnomos deduziram uma equao bem simples que reflete o carter especi al da escala de magnitudes. Essa equao relaciona a magnitude aparente de uma estrela, chamada de m, sua magnitude absoluta, chamada M, e sua distncia Terra, chamada d, medida em parsecs. A equao :

m - M = 5 log d - 5

importante notar que se voc conhece duas das trs quantidades envolvidas nessa equao voc pode calcular a terceira quant idade. Assim, se voc conhece, por exemplo, a magnitude aparente e a distncia a uma estrela voc pode obter sua magnitude absoluta. Nesse caso o astrnomo poderia medir a magnitude aparente de uma estrela vizinha, encontrar a sua distncia pelo mtodo da paralaxe e ento calcular a sua magnitude absoluta. Tambm podemos escrever a equao acima como

d = 10(m-M+5)/5

quantidade m - M damos o nome de mdulo de distncia. Ela uma medida da distncia existente entre a estrela e a Terra. Quanto maior o mdulo de distncia, maior a distncia entre a estrela e a Terra. Mdulos de distncia m-M 0 1 2 3 4 5 10 15 20 distncia (em parsecs) 10 16 25 40 63 100 1000 10000 100000

Temperatura

Para medir a temperatura de uma estrela aplicamos os conceitos j estudados no mdulo anterior que envolvem a lei de Wien. Essa lei uma relao simples entre a temperatura de um corpo negro e o comprimento de onda mximo da energia que ele emite. A lei de Wien estabelece que o comprimento de onda no qual um determinado corpo irradia mais fortemente inversamente proporcional temperatura do corpo. Desse modo ficamos sabendo que corpos mais quentes irradiam mais fortemente em comprimentos de onda mais curtos.

O comprimento de onda do mximo da curva dado pela equao:

O termo max surge devido ao fato de que, embora todos os objetos emitam radiao em um amplo intervalo de comprimentos de onda, existe sempre um comprimento de onda caracterstico, representado por max, no qual a emisso de energia a maior possvel. Como j dissemos a cor de uma estrela est diretamente relacionada com sua temperatura da superfcie por intermdio da lei de Wien. A intensidade da luz emitida por uma estrela fria tem seu pico em comprimentos de onda longos, fazendo a estrela parece r mais vermelha. A curva de intensidade de uma estrela quente tem seu pico em comprimentos de onda mais curtos e, por essa razo, a estrela parece mais azul. A intensidade mxima de uma estrela com temperatura intermediria, assim como o Sol, ocorre aproximadamente no meio da regio visvel do espectro eletromagntico, o que d estrela uma cor amarelada. Para medir com preciso as cores das estrelas, os astrnomos inventaram uma tcnica chamada de fotometria. Essa tcnica coloca um equipamento sensvel luz, tal como um CCD, no foco de um telescpio e usa um conjunto padronizado de filtros coloridos. Os filtros mais comumente usados so os chamados filtros UBV. Cada um dos trs filtros UBV transparente em uma das trs largas bandas de comprimentos de ondas: o ultravioleta (U), o azul (B) (inicial da palavra inglesa blue) e o amarelo central (V) (inicial da palavra inglesa visual). A transparncia do filtro V copia a sensitividade do olho humano.

Para fazer fotometria o astrnomo aponta um telescpio para uma estrela e mede a intensidade da luz estelar que passa atravs de cada um desses filtros. Esse procedimento d trs medidas de magnitudes aparentes para a estrela, que so comumente designada s pelas letras U, B e V. Quanto menor o nmero dessas medidas mais brilhante a estrela nesse intervalo de comprimentos de ond a. O astrnomo ento compara a intensidade da luz estelar nos comprimentos de onda vizinhos subtraindo uma magnitude da outra pa ra formar as combinaes (B-V) e (U-B). A essas combinaes damos o nome de ndices de cor. Um ndice de cor nos diz quo mais brilhante ou mais fraca uma estrela em uma banda de comprimento de onda do que em outra. Por exemplo, o ndice de cor (B-V) nos diz quo mais brilhante ou mais fraca uma estrela aparece atravs do filtro B do que atravs do filtro V. O ndice de cor de uma estrela est diretamente relacionado com a sua temperatura da superfcie. Se a estrela muito quente, sua radiao mais intensa no ultravioleta, de comprimento de onda curto, o que faz a estrela brilhante atravs do filtro U, mais fraca atravs do filtro B e muito mais fraca atravs do filtro V. Um exemplo de estrela desse tipo Regulus. No entanto, se a estrela fria, a radiao emitida por ela tem seu pico em comprimentos de onda longos o que faz a estrela ser mais brilhante atravs do filtro V, mais fraca atravs do filtro B e mais fraca ainda atravs do filtro U. Dois exemplos de estrel as desse tipo so Aldebaran e Betelgeuse.

As magnitudes UBV e os ndices de cor de algumas estrelas Estrela Bellatrix ( Ori) Regulus ( Leo) Sirius ( CMa) Megrez ( UMa) Altair ( Aql) Sol Aldebaran ( Tau) Betelgeuse ( Ori) U o,55 0,88 -1,52 3,46 1,07 -26,06 4,29 4,41 B 1,42 1,24 -1,46 3,39 0,99 -26,16 2,39 2,35 V 1,64 1,35 -1,46 3,31 0,77 -26,78 0,85 0,50 (B-V) -0,22 -0,11 0,00 +0,08 +0,22 +0,62 +1,54 +1,85 (U-B) -0,87 -0,36 -0,06 +0,07 +0,08 +0,10 +1,90 +2,06 cor aparente azul azul-branco azul-branco branca amarelo-branco amarelo-branco alaranjado vermelho

A figura mostrada abaixo d a relao entre o ndice de cor (B-V) de uma estrela e sua temperatura.

Se voc conhece o ndice de cor (B-V) da estrela voc pode usar esse grfico para encontrar sua temperatura da superfcie. Por exemplo, o ndice de cor (B-V) do Sol + 0,62, o que corresponde a uma temperatura da superfcie de 5800 Kelvin. No entanto devemos ter cuidado com essas medidas. Veremos mais tarde que existe no espao interplanetrio gs e poeira que fazem com que estrelas distantes paream ser mais vermelhas do que realmente so. Os astrnomos tm que levar em conta esse avermelhamento interestelar sempre que estiverem determinando a temperatura da superfcie de uma estrela a partir de seus ndices de cor. Veremos tambm mais tarde que o espectro de uma estrela fornece uma medio mais direta da sua temperatura da superfcie. No entanto, mais rpido e mais fcil observar as cores de uma estrela com um conjunto de filtros UBV do que obter seu espectro com um espectrgrafo, o equipamento usado para isso. Raio Sabemos que dois objetos a mesma temperatura mas com diferentes tamanhos emitiro quantidades diferentes de energia: o maior deles emitir mais energia do que o menor. O mesmo ocorre com as estrelas. Se duas estrelas tm a mesma temperatura, a maior delas emitir mais energia e, consequentemente, ter uma luminosidade maior do que a outra estrela. Desse modo, se sabemos a temperatura de uma estrela podemos inferir o seu tamanho a partir da quantidade de energia que ela irradia. Usando a equao que nos d a luminosidade de uma estrela podemos deduzir seu raio. Se temos sua luminosidade e temperatura calculamos trivialmente o raio da estrela por meio da equao:

You might also like